Loulé celebra efemérides dedicadas ao Ambiente e aos Oceanos

03 de junho 2020

A Câmara Municipal de Loulé volta a assinalar o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) com um conjunto de iniciativas de caráter ambiental para os diversos públicos, com o objetivo comum de informar e sensibilizar a população para a ação climática, preservação do ambiente e salvaguarda dos oceanos e seus recursos naturais.

Assim, esta sexta-feira, dia 5, a Autarquia lança o concurso “Inspira-nos, partilha a tua eco vida”. Trata-se de uma iniciativa dirigida a todos os cidadãos e famílias do concelho, que consiste no lançamento de desafio online (via facebook Loulé Adapta) para dar a conhecer, estimular, divulgar e premiar as práticas de salvaguarda ambiental desenvolvidas pelas famílias em tempos de confinamento. A ideia é que a comunidade envie um registo fotográfico, acompanhado de uma mensagem sobre aquilo que tem sido o seu contributo para com o ambiente (máximo 400 caracteres incluindo espaços). Será atribuído um prémio às 3 propostas com o maior número de “gostos/likes”. O prémio será adaptado a cada agregado familiar, que não podendo ultrapassar 5 pessoas (exceto mediante comprovativo), e consiste num “Kit Loulé Adapta” que inclui cantil de 650ml, escovas de dentes em bambu, lápis com sementeira de coentros, agenda, banda desenhada “Reportagem Especial – Alterações Climáticas”, sacos em pano Loulé Adapta e a brochura “Alterações Climáticas em Loulé”.

Também neste dia, às 22h30, o Cineteatro Louletano irá disponibilizar online, gratuitamente, o filme “PLASTICUS MARITIMUS, uma espécie invasora”, que dá a conhecer o trabalho realizado pela Bióloga Ana Pêgo. Este faz parte de um amplo projeto que tem por objetivo informar e educar para o grave problema que é a acumulação de plástico nos oceanos.

Os trabalhadores do Município serão desfiados a utilizar o wallpaper “Ação Climática – o poder está nas nossas mãos”, apelando à sua utilização no visor dos seus computadores, como forma de mostrar o seu envolvimento nesta causa que é global.

A Autarquia de Loulé vem, uma vez mais, associar-se a duas celebrações que, ao longo dos anos, têm constituído momentos plenos de simbolismo para aquela que é a defesa da “casa comum”, o nosso Planeta Terra.

Para mais informações sobre o trabalho do Município nesta área siga-nos no facebook em @louleadapta e/ou @cambientaloule