Município de Loulé e associações assinam contratos-programa desportivos

12 de junho 2020

A Câmara Municipal de Loulé assinou os Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo para 2020 com 34 associações desportivas do município. Em sessão que decorreu no auditório do Convento Espirito Santo, presidida pelo edil Vítor Aleixo, foram protocolados os subsídios que a Autarquia irá atribuir às coletividades louletanas

Cerca de 821 mil euros serão distribuídos pelos clubes, com o objetivo de criar condições técnicas, logísticas, materiais necessárias e aquisição de equipamentos à prática desportiva proposto no Programa de Desenvolvimento Desportivo apresentado nas candidaturas. O valor de apoio à atividade dos clubes cresce, assim, 8% face a 2019.

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, foram aplicados vários critérios para uma distribuição transparente, rigorosa e imparcial das verbas, nomeadamente o número de atletas residentes no Concelho de Loulé, o número de equipas e o nível competitivo, número de treinadores e o grau de formação, número de elementos do gabinete médico e o número de viaturas.

Esta iniciativa abrangeu um total de 4.620 atletas federados, dos quais 70% são do sexo masculino e 30% do género feminino, 176 treinadores, 26 elementos do gabinete médico e 93 viaturas. Os clubes desenvolvem 38 modalidades desportivas.

Durante a cerimónia de assinatura, o presidente da Câmara Municipal de Loulé sublinhou a dinâmica associativa desportiva local, adiantando a importância deste apoio para o desenvolvimento das atividades desportivas no concelho que, cada vez mais, são uma referência no contexto regional e nacional.

VÍtor Aleixo salientou ainda o investimento que está a ser realizado e projetado ao nível da construção de novas infraestruturas, destacando a construção de uma Pista de BMX em Quarteira, do Pavilhão Multiusos em Almancil, do Pavilhão GimnoDesportivo de Quarteira e do Campo Municipal de Boliqueime.

Este responsável referiu ainda que a Autarquia encontra-se a realizar manutenções em vários equipamentos desportivos, nomeadamente no Complexo Desportivo de Salir, Pavilhão Desportivo Municipal de Boliqueime, Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé e Piscinas Municipais de Quarteira. Está previsto também a requalificação da Pista de Atletismo de Quarteira, substituição dos relvados sintéticos dos campos n.º 2 de Loulé e Quarteira e renovação dos balneários dessas instalações, assim como a execução de programas de sustentabilidade/eficiência energética e eficiência hídrica nas instalações desportivas.

Os contratos-programa foram assinados com os seguintes clubes: Associação Artes Marciais do Algarve, Associação Cultural de Salir, Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, Associação Desportiva Clube de Ténis de Quarteira, Associação Dinamika, Casa da Cultura de Loulé, Centro de Ciclismo de Loulé, Centro Desportivo de Quarteira, Club BTT Terra de Loulé, Clube BMX Asas da Cidade, Clube de Basket de Quarteira Tubarões, Clube de Golf de Vilamoura, Clube de Ténis de Loulé, Clube de Tiro de Loulé, Clube de Xadrez das Torres do Al-Gharb, Clube Desportivo Boliqueime, Clube Desportivo CHECUL, Clube Desportivo Recreativo Quarteirense, Clube Hípico de Loulé, Clube Internacional Marina de Vilamoura, Clube Petenca Escola de Loulé, Ginástica Clube de Loulé, Grupo Desportivo Barreiras Brancas, Grupo Desportivo Serrano, Internacional Clube de Almancil, Juventude Sport Campinense, Louletano Desportos Clube, Motoclube de Loulé, Quarteira Sport Clube, Rugby Clube de Loulé, Sakura – Academia Marcial de Loulé, Sport Clube Escanchinas de Almancil e União Shito Ryu Portugal.