Site Autárquico Loulé

Reconhecimento internacional para a Inframoura no setor da Energia

Reconhecimento internacional para a Inframoura no setor da Energia

Ambiente

10 de julho 2020

A INFRAMOURA é, atualmente, a única empresa do seu setor (serviços municipais) certificada para o conjunto total das suas atividades, através da norma internacional ISO 50 001.

A ISO 50 001 é uma norma internacional que ajuda a reduzir o consumo, minimizar a pegada de carbono e reduzir os custos ao promover um uso sustentável da energia.

A ISO 50 001 – Sistemas de gestão de energia obriga ao cumprimento de uma série de requisitos, nomeadamente o da monitorização constante de todos os consumos e atividades da gestão operacional diária e ainda um conjunto de obrigações ao nível da organização, na conceção dos sistemas, nas aquisições e no planeamento das tarefas.

Este é mais um passo, dado pela INFRAMOURA, para a concretização da sua estratégia de sustentabilidade, apostando na afirmação de Vilamoura como território ambientalmente responsável e com a melhor qualidade de vida.

Para os responsáveis da INFRAMOURA, os investimentos efetuados em novos equipamentos com a mais moderna e eficiente tecnologia, a formação dos colaboradores e a melhoria das práticas de trabalho são um contributo fundamental para as gerações vindouras e para manter a excelência do território que gere.

O presidente do Conselho de Administração da INFRAMOURA considera que “este foi um desafio que abraçamos com a forte convicção de que, com ele, iriamos consolidar um conjunto de investimentos que a empresa tem realizado, como as energias renováveis ou as viaturas elétricas, a aposta na eficiência e nas boas práticas operacionais e o reforço das competências internas das equipas, garantindo assim que os ganhos são duradouros e continuados”.

Já o presidente da Autarquia de Loulé, detentora da maioria do capital da empresa municipal INFRAMOURA, reforça que “as questões associadas à Eficiência Energética constituem ações de atuação prioritárias no âmbito da ação municipal, sendo uma matéria que se encontra a ser trabalhada transversalmente, em vários projetos e iniciativas do Município.”

Para Vítor Aleixo, “a recente concretização da certificação pela norma ISO 50001 – gestão de energia da INFRAMOURA, demonstra o compromisso desta empresa e foco contínuo para o melhor desempenho energético.”

A certificação contou com o apoio da Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, permitindo operacionalizar, de forma sistemática, o plano de descarbonização da INFRAMOURA que tem como objetivo reduzir, até 2028, 30% das suas emissões de gases com efeito de estufa.

A exigente certificação, recentemente alcançada, foi concedida pela SGS, Société Générale de Surveillance, líder mundial em inspeção, verificação e certificação, com sede na Suíça.

 

O que é a ISO 50 001?

A ISO 50 001 é uma norma que promove a melhoria contínua na gestão eficaz de energia, com vista a atingir melhorias no desempenho energético e promover boas práticas desse mesmo desempenho energético nos fornecedores.

Modus operandi para a obtenção da certificação

Para a obtenção desta certificação internacional a INFRAMOURA analisou, em detalhe, o modo como consome energia e identificou os consumos mais significativos, nomeadamente no processo águas de abastecimento, águas residuais e limpeza urbana, entre outros. Com base nesta análise a INFRAMOURA definiu e implementou um sistema de gestão de energia visando a eficiência energética e controlando a consequente redução de custos associados à parcela de energia na empresa.

Como a SGS procedeu à verificação deste modus operandi?

O reconhecimento da metodologia e respetivos resultados, com vista à certificação, foi feito através da comprovação da transparência e comunicação na gestão das fontes de energia e avaliação da implementação de novas tecnologias energéticas.

Apoios e parcerias

Neste processo de certificação a INFRAMOURA teve o apoio da Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve, cuja parceria permitiu operacionalizar, de forma sistemática, o plano de descarbonização da INFRAMOURA que pretende, até 2028, reduzir 30% das suas emissões de gases com efeito de estufa.

Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

Esta certificação é o reconhecimento do trabalho e esforço da INFRAMOURA no domínio da gestão eficiente de energia e permite que a empresa proceda a uma melhoria contínua do desempenho energético, diminuindo custos operacionais e a emissão de gases com efeito de estufa indo assim ao encontro da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé.

A Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Loulé (EMAAC de Loulé) foca-se na identificação de opções e ações de adaptação planeada que promovam a minimização dos efeitos das alterações climáticas. A partir da identificação e priorização das atuais vulnerabilidades e riscos climáticos e da sua projeção até ao final do século, o município de Loulé procura promover um conjunto integrado de opções de adaptação para responder não apenas ao clima futuro, mas igualmente aos diferentes impactos climáticos já observados.

Mais informação em: http://www.cm-loule.pt/pt/10440/emaac-de-loule.aspx