2ª FASE DO PARQUE MUNICIPAL DE LOULÉ ALIA CONVÍVIO E ATIVIDADE FÍSICA A ESPAÇO VERDE DE EXCELÊNCIA NO CENTRO DA CIDADE

Obras Municipais

13 de julho 2020

Perante vários representantes dos clubes e associações desportivas do concelho, foi inaugurada esta segunda-feira, 13 de julho, a obra referente à construção da 2ª fase do Parque Municipal de Loulé, mais um projeto relevante em termos da criação de espaços para o lazer e para a prática de atividade física na cidade de Loulé.

Esta intervenção teve em vista a ampliação do “pulmão” da cidade em cerca de 2 hectares, junto ao Skate Parque (inaugurado em 2015), na zona norte confinante com a Circular, onde se localizou em tempos o “Bairro de Stª Luzia”.

Procurou-se com este projeto da autoria do arquiteto Paulo Viegas, autor também da primeira fase, dar uma continuidade funcional e conceptual relativa à primeira fase, nomeadamente no que respeita à rede de caminhos, segurança, acessibilidade plena, às redes de infraestruturas, ao mobiliário e aos ajardinamentos.

Esta empreitada veio reforçar os equipamentos ligados à atividade física informal, ampliando as possibilidades de utilização por parte da população e aumentando a capacidade de resposta existente no parque. Assim, foi criado um relvado sintético, uma zona de “ workout”, pista de 100m com um pavimento em borracha mais amortecedora para os praticantes de corrida, uma plataforma para a prática de pétanca e um campo de basquete de uma tabela “street basket”, espaços que vêm enquadrar-se no “compromisso com o desporto” assumido pela Autarquia ao longo dos anos e na dinâmica desportiva que é uma imagem de marca do concelho

A intervenção passou ainda pela plantação de mais árvores, dando uma estrutura tridimensional ao parque. Arbustos e herbáceas foram colocados de forma a marginar limites, individualizar áreas e enquadrar esta ampliação do parque.

Os trabalhos contemplaram também uma pequena bolsa de estacionamento com 60 lugares para automóveis, 3 lugares para autocarros e 3 lugares destinados a pessoas com mobilidade condicionada.

Segurança e conforto num espaço verde de excelência para o lazer e para a prática prática desportiva, ponto de convívio e de contacto com a natureza, saem agora ainda mais reforçados com esta intervenção.

A obra significou um investimento público de 1.417.501,11€.

O presidente da Autarquia apelou a que os louletanos usufruam deste parque que, ao longo dos anos, tem sido alvo do investimento dos diversos executivos. “Com esta obra municipal os louletanos têm aqui uma enorme mais-valia para a sua qualidade de vida. É um espaço de convívio integeracional, há aqui propostas que vão ao encontro das necessidades de todos os escalões etários mas é sobretudo um espaço urbano, de convívio, num meio natural. E isso faz bem à saúde física e mental dos nossos concidadãos”, considerou Vítor Aleixo.

O autarca sublinhou ainda a importância de um equipamento com estas características, num concelho que integra a Associação Internacional de Cidades Educadora, a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, para além dos projetos europeus Vital Cities e Healthy Cities, todos eles com uma filosofia inerente que se encaixa na perfeição com o Parque Municipal de Loulé.