COMUNICADO – COVID-19

29 de agosto 2020

No passado dia 26 chegou ao conhecimento da Câmara Municipal de Loulé que um membro do corpo técnico do Louletano Desportos Clube tinha testado Covid-19 positivo. Tal facto causou natural preocupação, atendendo a que o clube estava a iniciar a sua época desportiva, utilizando de forma exclusiva uma instalação desportiva municipal. Neste mesmo dia o clube decidiu cancelar toda a atividade futebolística.

Ontem, dia 27, um outro elemento do corpo técnico testou positivo, pelo que, na sequência, todos os jogadores, equipa técnica e restante pessoal afeto ao grupo de trabalho foram submetidos a exames laboratoriais para se verificar se existia mais alguém que estivesse infetado com Covid-19.

Hoje, houve conhecimento que, da testagem efetuada, 31 deram resultado positivo o que, juntando aos positivos anteriores, perfaz um total de 33 casos positivos e 5 negativos.

Todos os positivos e negativos estão em confinamento obrigatório e em vigilância ativa, de acordo com as orientações do delegado de saúde e do médico do clube.

A Câmara Municipal de Loulé tem conhecimento que a Autoridade Regional de Saúde acompanha de forma muito próxima a situação, estando a proceder à identificação das pessoas que testaram positivo com o objetivo de estabelecer possíveis cadeias de contágio.

A autarquia encontra-se em permanente ligação com a Autoridade Regional de Saúde, com a ARS Algarve e com a Direção do Louletano Desportos Clube, colaborando com os meios e recursos que se julguem necessários no sentido de estancar o contágio.

Por outro lado e apesar da situação descrita, a autarquia reconhece os benefícios da atividade física para o bem-estar físico, psíquico e emocional das pessoas, pelo que a mesma deve continuar.

Por isso, podem ser desenvolvidas atividades em todas as instalações desportivas municipais onde não se verificou qualquer contacto com a equipa sénior de futebol do Louletano Desportos Clube. Isto sem prejuízo do cumprimento escrupuloso das orientações superiores da Direção Geral de Saúde e dos planos de contingência das instalações desportivas.

A autarquia está atenta à evolução da situação podendo a qualquer momento alterar esta decisão sempre que as circunstâncias assim o justifiquem ou aconselhem.