ESPAÇOS VERDES NA AVENIDA FRANCISCO SÁ CARNEIRO EM QUARTEIRA REQUALIFICADOS

Requalificação Urbana

14 de outubro 2020

Os trabalhos de requalificação dos espaços verdes do troço nascente da Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, em Quarteira, já estão concluídos. Este investimento, que rondou os 128 mil euros, teve como principal objetivo tornar o local mais sustentável a nível ambiental e económico, sem comprometer a sua atratividade visual.

A requalificação passou pela substituição de 27 árvores que se encontravam em condições deficitárias, assim como do relvado existente, e pela plantação de 70 novas árvores e de vários arbustos e herbáceas de espécies autóctones, melhor adaptadas ao clima algarvio.

As espécies escolhidas, a introdução de um sistema de rega inteligente e o revestimento com materiais inertes em substituição da relva permitirão uma maior retenção de humidade no solo, o que, consequentemente, diminuirá a quantidade de água gasta neste espaço verde, sem comprometer a sua estética e tornando toda a área mais fresca.

As melhorias implementadas neste espaço verde irão contribuir para a gestão mais eficiente dos recursos hídricos, indo, deste modo, ao encontro da política de ação climática do Município de Loulé. “Este é um projeto alinhado com o paradigma municipal relacionado com o uso eficiente dos recursos e gestão integrada do espaço público, contribuindo para o compromisso do Município de Loulé na resposta às Alterações Climáticas”, sublinha o presidente da Câmara, Vítor Aleixo.