Site Autárquico Loulé

TRADIÇÃO DO CARNAVAL DE ALTE VIVIDA EM 2021 ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS

TRADIÇÃO DO CARNAVAL DE ALTE VIVIDA EM 2021 ATRAVÉS DAS PLATAFORMAS DIGITAIS

Eventos

09 de fevereiro 2021

O Carnaval de Alte, considerado o mais tradicional do Algarve, vai ser celebrado online, no Domingo Gordo, 14 de fevereiro, numa emissão especial de 5 horas (das 16h00 às 20h00 e retoma às 21h00 com o baile), transmitida em multiplataforma (Facebook, Instagram e Canal Youtube da Junta de Freguesia de Alte, e página de Facebook “Eu Vivo o Carnaval de Alte”), permitindo o contacto interativo com os espetadores que, assim, serão também participantes.

 O Carnaval de Alte, sendo um dos mais antigos do Algarve, realiza-se há mais de 100 anos, é rico em histórias, sátira, folia, bailaricos, danças de mascarados, tradições e muito humor. Esta emissão percorrerá este século de história, partilhando vídeos, fotografias e entrevistas com muitos dos responsáveis, quer pela organização, quer pelos grupos de foliões e carros alegóricos.

Resultado de uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Alte e da Câmara Municipal de Loulé, a emissão em direto começará por contar a história do Carnaval de Alte, através de depoimentos dos intervenientes, vídeos e fotografias, dando a conhecer o Carnaval nos seus primórdios e a sua evolução.

O público que acompanhar esta iniciativa irá descobrir um pouco mais sobre a evolução das técnicas de construção dos carros (desde os velhinhos carros de bestas até aos tratores e viaturas atuais), a sátira social sempre presente na escolha dos temas e a tradição do envolvimento comunitário. A gravação desta primeira parte permitirá criar um registo audiovisual cuja informação ficará acessível às futuras gerações.

Num segundo momento decorrerá um baile interativo animado por Emanuel Martins e Válter Cabrita. Quem estiver a assistir poderá enviar fotos e vídeos a partir de suas casas que serão transmitidas em tempo real.

A emissão far-se-á a partir da Casa do Povo de Alte, onde apenas estarão os elementos da equipa técnica, o apresentador e os músicos que serão submetidos a testes rápidos da COVID-19 na manhã do evento.

Na típica aldeia de Alte, os festejos do Carnaval são fruto do empenho, imaginação e criatividade das pessoas da terra, o seu corso, marcado pela originalidade, atrai anualmente muitas pessoas a esta zona serrana do Algarve, enchendo a aldeia de Alte de muita folia e animação.