Site Autárquico Loulé

ANTIGA FÁBRICA DE CORTIÇA NO AMEIXIAL VAI SER TRANSFORMADA EM ESPAÇO DE INCUBAÇÃO

ANTIGA FÁBRICA DE CORTIÇA NO AMEIXIAL VAI SER TRANSFORMADA EM ESPAÇO DE INCUBAÇÃO

Economia

15 de abril 2021

Foi aprovada a obra de requalificação da antiga Fábrica da Cortiça do Ameixial. Esta intervenção, no valor de 1.167.154,84€, permitirá criar espaços de incubação de empresas e assim instalar uma nova dinâmica na freguesia de concelho de Loulé onde mais se sentem os problemas de interioridade.

Para combater a acentuada perda da população ao longo das últimas décadas nas zonas do interior do concelho, a Autarquia de Loulé aposta agora no apoio à dinamização e diversificação económica como atrativo para novos negócios que se queiram fixar nestas áreas. “O Ameixial dispõe de um conjunto de recursos e particularidades que podem favorecer a instalação de atividades económicas. Neste caso, iremos aproveitar e valorizar recursos já existentes para atrair empresas e criar emprego. Este é sem dúvida mais um passo importante em prol da coesão territorial”, sublinha o autarca Vítor Aleixo.

A cerca de um quilómetro do centro da aldeia do Ameixial, em Vale Redondo, o edifício com 700 m2 será alvo de trabalhos que visam criar condições básicas para ali fixar atividades económicas em regime de incubação e de acolhimento para empresas que se queiram relocalizar. Este investimento pretende criar, na área do imóvel onde funcionavam os escritórios, uma fração destinada a serviços e, na área destinada a “armazenamento e tratamento de cortiças”, seis frações destinadas a armazém e indústria.

No espaço exterior, serão melhorados os acessos e criada uma zona de estacionamento.