47º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL ASSINALADO EM LOULÉ COM MÚSICA E SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

18 de abril 2021

O Município de Loulé está a preparar um programa comemorativo dos 47 anos da Revolução dos Cravos que terá o seu momento alto na sessão solene da Assembleia Municipal, este ano com a presença da escritora Lídia Jorge como personalidade convidada.

A música será outro dos destaques das celebrações da data que marca a viragem na História portuguesa contemporânea e, logo no arranque do programa, o Cineteatro Louletano irá brindar o seu público com um espetáculo de Teresa Salgueiro. Uma das maiores vozes portuguesas, que com o projeto Madredeus marcou o panorama musical do pós-25 de Abril, sobe ao palco esta segunda-feira, 19 de abril, pelas 19h00. Trata-se de um concerto único para festejar esta efeméride e evocar os valores de abril, homenageando no repertório apresentado autores indissociáveis da Revolução e alguns dos seus temas mais emblemáticos.

Recorde-se que existem ainda dois motivos de celebração para o Cineteatro neste dia: a comemoração dos 91 anos de existência desta sala de espetáculos e a reabertura das portas após mais de dois meses de confinamento. Os bilhetes para o espetáculo poderão ser adquiridos em www.bol.pt, ou na bilheteira do Cineteatro que, excecionalmente, abrirá às 13h00, neste dia.

Já no dia 25 de abril, domingo, de forma a evitar a concentração de pessoas ou o não cumprimento do distanciamento social, todas as atividades serão transmitidas em streaming através do Facebook da Câmara Municipal de Loulé. Às 9h00, em frente aos Paços do Concelho, decorre a cerimónia do hastear da Bandeira Nacional, com a presença dos Bombeiros Municipais e ao som da Banda Filarmónica Artistas de Minerva pelos altifalantes da cidade.

A situação epidemiológica que o mundo vive há mais de um ano irá inspirar a sessão solene comemorativa do 25 de Abril da Assembleia Municipal de Loulé, a partir das 10h00.

“Liberdade em Tempos de Pandemia” é o tema que irá orientar as intervenções dos oradores neste momento – Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, Hugo Nunes, presidente da Assembleia Municipal de Loulé, e os representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal.

A escritora louletana Lídia Jorge, recentemente nomeada Conselheira de Estado, junta-se a esta sessão para uma reflexão sobre esta crise global de saúde pública através de um discurso que poderá ser acompanhado online.

Está previsto ainda um apontamento musical com a jovem cantora Catarina Cavaco.

O programa comemorativo do 47º aniversário do 25 de Abril encerra também com música, desta vez com o espetáculo “Cantar Abril”. Juntos em palco estarão Francisco Fanhais e Manuel Freire, dois nomes que fazem parte da música de intervenção, artistas que usaram a canção como forma de luta contra o regime. Fanhais, ex-sacerdote, tornou-se uma das vozes mais ativas dos chamados católicos progressistas que combateram a Ditadura; Freire, autor que popularizou “Pedra Filosofal”, um dos temas mais belos da música portuguesa com poema de António Gedeão e que tão bem espelha os ideias que estão na génese do 25 de Abril, um hino à liberdade.

Este concerto terá início às 17h00, no Facebook da Autarquia.

Refira-se que a sessão solene da Assembleia Municipal e o concerto de Francisco Fanhais e Manuel Freire não serão abertos ao público.

Todos os eventos irão respeitar as regras de prevenção da COVID-19 em vigor a partir da próxima segunda-feira, no âmbito da terceira fase do plano de desconfinamento.