Site Autárquico Loulé

CELEBRAÇÕES DA SEMANA DO MUNICÍPIO DE LOULÉ ARRANCAM ESTA SEXTA-FEIRA

CELEBRAÇÕES DA SEMANA DO MUNICÍPIO DE LOULÉ ARRANCAM ESTA SEXTA-FEIRA

Autarquia

06 de maio 2021

Profissionais de saúde vão receber Medalha de Honra. Proteção Civil também vai estar em destaque nestas comemorações que decorrem de 7 a 16 de maio.

 Vão ser dez dias de um programa recheado de atividades em diferentes áreas. A Semana do Município de Loulé vai integrar, este ano, mais dois momentos importantes – o Dia da Cidade de Quarteira (13 de maio, que em 2021 coincide com o Dia do Município) e o Dia da Proteção Civil de Loulé (12 de maio) – nestas comemorações, que arrancam já esta sexta-feira, dia 7, e se estendem até 16 de maio.

A inauguração da 1ª fase dos Passadiços Loulé Litoral, entre a Quinta do Lago (Ludo) e a Praia do Garrão, esta sexta-feira, marca o início das atividades. O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, vai descerrar a placa inaugural deste novo espaço enquadrado no Parque Natural da Ria Formosa, a partir das 9h30, no Ancão.

No dia 12, quarta-feira, noutro dos momentos importantes desta programação, assinala-se o Dia da Proteção Civil de Loulé. Às 10h30, serão condecorados 49 elementos do Corpo Municipal de Bombeiros. De seguida, serão apresentados os veículos entregues à GNR e juntas de freguesia (Salir e União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim), que operarão no verão, no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.

Para a “Quinta-Feira da Espiga”, 13 de maio, a celebração é dupla: Dia do Município e 22º Aniversário de Elevação de Quarteira a Cidade. E é precisamente nesta cidade que serão inauguradas, às 11h00 e 12h00, duas importantes intervenções em termos de reabilitação do espaço urbano - a Avenida da Alameda da Praia da Marina e a 2ª fase do Passeio das Dunas.

A Festa da Espiga, evento indissociável do Dia do Município, irá decorrer, pelo segundo ano consecutivo, em formato online. O contexto pandémico não permitirá o tradicional desfile etnográfico que atrai milhares de visitantes à vila; no entanto algumas atividades transmitidas em direto através das redes sociais irão trazer memórias sobre as tradições deste dia que se tornou, ao longo dos anos, um verdadeiro cartaz turístico da serra algarvia.

De volta ao litoral e a Quarteira, às 17h30, em frente ao antigo edifício da lota, é inaugurada a exposição “Com os Pés na Terra e as Mãos no Mar – 6000 anos de História de Quarteira”, uma iniciativa que nasce de uma parceria com a Direção Geral do Património Cultural / Museu Nacional de Arqueologia e a Direção Regional de Cultura do Algarve e que constituirá, certamente, um marco na vida cultural e identitária da comunidade quarteirense.

A noite é de homenagem aos homens e mulheres que se destacaram nas mais variadas áreas da vida do concelho. A cerimónia solene de atribuição das Medalhas de Honra e de Mérito do Município de Loulé acontece este ano no Cineteatro Louletano, às 20h30, e distinguirá, entre outros, os 210 profissionais do Serviço Nacional de Saúde no concelho de Loulé, que estiveram na primeira linha do combate à COVID-19.

Em Quarteira, também os munícipes naturais desta freguesia serão distinguidos pela sua terra e, na véspera do aniversário da cidade, a 12 de maio, pelas 18h00, no auditório do Centro Autárquico, acontece a cerimónia de prémios de “Reconhecimento Escolar” e “Cidadão de Mérito da Freguesia de Quarteira”.

Lídia Jorge, uma das mais ilustres louletanas da atualidade, será igualmente homenageada, mas desta vez com a atribuição do Grande Prémio de Crónicas e Dispersos Literários, galardão instituído pela Associação Portuguesa de Escritores e a Câmara Municipal de Loulé desde 2016. A escritora receberá o prémio numa sessão agendada para sábado, 15 de maio, pelas 10h30, na Sala da Assembleia Municipal.

Mas em termos culturais, da música ao cinema, passando pelo teatro ou património, são várias as propostas neste programa da Semana do Município de Loulé. No dia 8, sábado, a Mostra de Cinema Social MONSTRARE está de regresso, com a apresentação do filme “Submissão”, de Leonardo António, no Cineteatro Louletano. É também nesta sala de espetáculos que, no dia seguinte, 9 de maio, acontece o espetáculo “Faces do Acordeão”. Para dia 15 a proposta é a peça “A Noite de Molly Bloom”, pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, enquanto que o músico Tiago Bettencourt sobe ao palco a 16 de maio, no encerramento do programa comemorativo. Todas estas iniciativas no Cineteatro têm início marcado para as 17h00, excetuando a peça de teatro que acontece às 21h00.

O Conservatório de Música de Loulé – Professor Francisco Rosado associa-se a estas celebrações e, entre os dias 10 e 14 de maio, às 20h00, irá transmitir em streaming, através do Facebook da Autarquia, concertos com os seus alunos de classes de diferentes instrumentos (cordas, piano, trombone, flauta, saxofone, flauta, cravo e guitarra portuguesa).

Para promover o seu património e dar a conhecer um pouco do “Loulé Criativo”, nos dias 10, 11, 12, 14 e 15 de maio, o Palácio Gama Lobo, sede deste projeto e um exemplo de uma obra de excelência ao nível da reabilitação, abre as suas portas para visitas guiadas. Os interessados poderão inscrever-se através do telefone 289400829 ou loulecriativo@cm-loule.pt

O ambiente, uma das grandes bandeiras da ação da Câmara Municipal de Loulé, vai estar também em foco nestes dias. Na segunda-feira, 10 de maio, às 16h00, numa parceria com a AREAL, realiza-se o webinar “Saiba mais sobre as comunidades de energia renovável”.

Já na terça-feira, 11 de maio, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, serão entregues os prémios da iniciativa “Desafios de Loulé”. A Câmara Municipal de Loulé e a Inframoura lançaram nas escolas uma plataforma de gamificação, dirigida aos estudantes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, que disponibilizou dois jogos de tabuleiro: um sobre o património cultural e natural de Loulé e outro sobre as alterações climáticas. Os estudantes vencedores marcam presença nesta cerimónia.

“Do litoral ao interior, da cultura à ação ambiental, das obras municipais à proteção civil, são muitos os motivos e os momentos desta Semana do Município. Loulé e as suas gentes merecem celebrar da melhor forma as suas conquistas, depois de um ano com muitas restrições e a exigência de muitos sacrifícios. Por isso, apelamos ao envolvimento de toda a comunidade mas, naturalmente, com as precauções que a pandemia ainda exige”, sublinha Vítor Aleixo, presidente da Autarquia.

O Programa da Semana do Município pode ser consultado no site e redes sociais da Autarquia.