Câmara de Loulé lança obra de beneficiação da EN 124

Obras Municipais

12 de janeiro 2015

Entre o Barranco do Velho e o limite do Concelho, na freguesia de Salir

Foi assinado na passada sexta-feira o auto de consignação da obra de beneficiação da EN 124, entre o Barranco do Velho e o limite do Concelho (Monte da Charneca), na freguesia de Salir.

Esta intervenção que irá beneficiar a rede viária do interior do Concelho de Loulé e reforçar a segurança no local diz respeito a um troço de obra que se inicia na EN 124, junto à povoação de Barranco do Velho, e desenvolve-se para poente, terminando no limite do Concelho de Loulé, em Monte da Charneca, numa extensão total de 29 573,73 metros.

O objetivo da empreitada passa pela repavimentação total da plataforma de circulação da via, saneamento e reposição de zonas degradadas, melhoramentos das condições de drenagem de águas pluviais, regularização de bermas e melhoramento da sinalização vertical e horizontal.

A plataforma existente será integralmente reaproveitada, pelo que as características geométricas da via serão mantidas.

Nas zonas saneadas será reconstruído integralmente o pavimento. Será também reformulado um entroncamento, cujas características atuais não obedecem aos critérios de segurança rodoviária em vigor.

Em relação à drenagem, as valetas serão objeto de limpeza e reperfilamento, sendo executadas passagens hidráulicas, por forma a garantir a continuidade do escoamento longitudinal das águas pluviais.

Estão ainda incluídos neste projeto os arranjos exteriores em diversas zonas, prevendo-se um tratamento urbano nas zonas habitadas, nomeadamente com a introdução de pavimentos em calçada. Nestas zonas serão respeitadas as cotas de soleiras das entradas e passeios existentes, e garantidas as inclinações necessárias a uma adequada drenagem de águas pluviais, bem como a mobilidade de peões.

A sinalização vertical e horizontal será revista, sendo a sinalização vertical reforçada e a horizontal reformulada. Serão ainda introduzidas guardas de segurança em zonas que se consideram perigosas.

A obra foi adjudicada pelo valor de 1.442.129,24 € e terá um prazo de execução de 210 dias.