Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado em Loulé com programa de atividades

Museu Municipal de Loulé

Com o tema “Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar”

14 de abril 2015

Assinala-se no próximo sábado, 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A Câmara Municipal de Loulé associa-se mais uma vez a esta efeméride e irá levar a cabo um conjunto de atividades subordinadas ao tema “Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar”.

Conhecer, para melhor explorar a potencialidade dos recursos patrimoniais na sociedade contemporânea e partilhar o que nos rodeia, preservando a identidade local e a ligação às comunidades, face a um mundo cada vez mais globalizado, são as motivações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2015.

Assim, no dia 17 abril, pelas 10h00, vai ter lugar no Museu Municipal de Loulé a atividade “As 9 Musas – Clio”, por Afonso Dias e Teresa da Silva, atividade direcionada para os alunos do pré-escolar e ensino básico.

Das 10h00 às 11h00 decorrem no Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, em Alte, Concertos Interativos.

Na Sala Polivalente da Alcaidaria do Castelo, pelas 18h00, são apresentados os documentários “Documentar Loulé Interior”, pela Algarve Film Commission. Com este projeto, a Algarve Film Commission pretende promover a valorização e divulgação do Património Cultural Local e gerar uma nova dinâmica em torno das atividades criativas ligadas ao audiovisual.

Já no dia 18 de abril, pelas 14h30, a proposta da Autarquia é a realização do Percurso “Bordados de Pedra e Ferro”, destinado a famílias. Esta atividade tem início às 14h30. Os participantes poderão descarregar a ficha de participação no site da Autarquia ou fazer a inscrição no Museu. Serão atribuídas lembranças no Museu até às 18h00 para quem completar o percurso.

Às 15h00, na Sala Polivalente da Alcaidaria do Castelo de Loulé, é apresentado o livro “Memórias dos Sabores do Mediterrâneo”, por Susana Gómez Martínez, coordenadora da edição. Esta obra surge no âmbito do protocolo de cooperação da Câmara Municipal de Loulé com o Campo Arqueológico de Mértola.

Às 16h00, tem lugar mais uma sessão da atividade “Musealogando com… “, desta vez com o convidado Elísio Summavielle, ex-Secretário de Estado da Cultura, na Sala Polivalente da Alcaidaria do Castelo.

Recorde-se que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.

Os temas anualmente sugeridos pelo ICOMOS pretendem promover a ligação efetiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais, celebrando-se o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.

Este ano, o ICOMOS Internacional - organização não-governamental associada à UNESCO e dedicada à conservação, proteção, usufruto e valorização de monumentos, centros urbanos e sítios - comemora o seu 50º aniversário de existência. Associando-se a esta efeméride, a Direção-Geral do Património Cultural procura, à semelhança dos anos anteriores, apresentar uma programação que inclua um conjunto de atividades atrativas para os cidadãos, convidando as entidades públicas e privadas a associarem-se a esta comemoração.