Site Autárquico Loulé

Movimento "Zero Desperdício" presente no Festival MED: Mais de 200 kg de alimentos recolhidos e doados

Equipa 'Zero Desperdício'

Ação Social

09 de julho 2015

O Festival MED 2015 associou o Movimento “Zero Desperdício” ao evento, pretendendo doar toda a comida não consumida durante os dias do festival a famílias em situação de maior vulnerabilidade do concelho.

Esta ação, contou com a participação de todos os stands alimentares e restaurantes existentes no recinto do festival, que prontamente aderiram à iniciativa tendo doado durante o festival um total de 205,272 Kg de alimentos prontos a consumir.

A operacionalização da ação ficou a cargo de uma equipa de voluntários da Refood; do Banco Local de Voluntariado de Loulé; do Centro Paroquial de São Clemente e São Sebastião, bem como de técnicos da Divisão de Intervenção Social e Voluntariado do Município, que durante a noite fizeram a recolha do excedente, garantindo todos parâmetros de segurança exigidos pela ASAE.

A adesão a esta causa revelou-se muito positiva, tendo respondido de forma muito imediata a meia centena de pedidos de apoio alimentar. 

Com este tipo de iniciativas o Município minimiza o impacto ambiental causado pelos desperdícios alimentares, assim como permite o acesso à alimentação nas famílias em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica.

LOULÉ NÃO SE PODE DAR AO LIXO e como tal envidará todos os esforços para dar continuidade a este movimento em prol do combate ao desperdício alimentar.