Semana Europeia da Mobilidade 2015: Loulé recebeu ações de sensibilização

25 de setembro 2015

A Autarquia de Loulé integrou mais uma vez a Semana Europeia da Mobilidade, efeméride ambiental cuja temática, nesta edição, foi subordinada ao tema “Escolhe. Muda. Combina.”, com o propósito de promover a multimodalidade e incentivar as pessoas a refletirem sobre a variedade de meios de transporte que têm à sua disposição e sobre a melhor forma de os combinarem entre si, numa viagem que se pode tornar mais rápida, agradável e sustentável.

A iniciativa decorreu de 16 a 22 de setembro, período para o qual o Município organizou um conjunto de atividades que, conjuntamente com Concelho Global, EM e a Inframoura, consistiu na distribuição de folhetos de sensibilização ambiental subordinados à Mobilidade Sustentável e à temática da SEM 2015, nos quais encontravam-se incorporados vouchers com ofertas promotoras dos diferentes meios de locomoção que o munícipe teve à sua disposição durante as comemorações da efeméride.

De destacar que, no dia 22 de setembro, Dia Europeu Sem Carros, cuja data foi assinalada com o encerramento da Praça da República ao trânsito motorizado, entre as 9h00 e as 17h00, no qual foram dinamizadas diversas atividades durante toda a manhã, direcionadas para o público em geral e em especial para o público escolar, que contou com mais de 100 participantes da EB1 n.º 3 e 4 de Loulé e utentes da Associação UNIR. Nestas atividades marcaram presença a equipa Unidade de Cuidados na Comunidade Gentes de Loulé do Centro de Saúde de Loulé, com ações de sensibilização na ótica da mobilidade física e da mobilidade com limitações, da alimentação saudável e do tabagismo. A Guarda Nacional Republicana, no âmbito da Escola Segura contou com um Peddy Paper de sensibilização numa vertente inspiradora em ruas seguras, educação para a cidadania rodoviária bem como, uma mobilidade sustentável.

De forma a incentivar o exercício físico, alguns ginásios da cidade - o CrossLift, a Soberanis e o Centro de Yoga de Loulé. Marcaram também presença empresas de comércio local do Concelho com oferta de serviços de aluguer de bicicletas, nomeadamente, a S Bikes e a Bike a Wish. E ainda, promovendo o entusiasmo e prática do exercício físico, foi disponibilizado pela Câmara de Loulé um circuito insuflável com carrinhos a pedal.

Ainda neste local mas, no período da tarde, foi realizada uma medição acústica em contínuo com o objetivo de se avaliarem os níveis sonoros no centro da cidade para posteriormente se caracterizar o ambiente sonoro no local e se proceder a eventuais medidas de atenuação e/ou minimizadores dos limites regulamentares estabelecidos, em caso de necessidade.

No âmbito de uma iniciativa do Projeto Dar Cor à Cidade, no Bairro de Santa Luzia, em Loulé, teve lugar um workshop de pintura de grafitis subordinado à SEM 2015 e mobilidade sustentável, dinamizado em colaboração com a Associação Artística Satori e destinado ao público mais jovem.

A Autarquia editou materiais de sensibilização sobre a mobilidade sustentável, através dos quais procurou sensibilizar para a mobilidade sustentável, impulsionando a utilização de meios de transporte mais sustentáveis, nomeadamente “Entra… que eu levo-te”, slogan que foi colocado nos transportes urbanos de Loulé e Quarteira. Foi também, editado n.º 12 da Newsletter LC Sustentável, subordinada às alterações climáticas e projeto ClimAdaPT.Local e à SEM 2015. A mesma foi distribuída eletronicamente por mailling e foi colocada para download em http://www.cm-loule.pt.