Associação Portuguesa de Escritores e Câmara Municipal de Loulé lançam Grande Prémio Literário

08 de fevereiro 2016

Através de um protocolo celebrado na passada semana entre o Município de Loulé e a Associação Portuguesa de Escritores, vai ser lançado o Grande Prémio de Literatura (Crónica e Coletânea de Dispersos Literários) APE/CM Loulé.

As duas instituições uniram esforços e instituem este Grande Prémio Literário, na área específica da Crónica e Coletânea de Dispersos Literários, que pretende ser uma referência nacional na divulgação da literatura e dos autores.

A cerimónia de entrega deste Grande Prémio de Literatura realizar-se-á anualmente, no Dia do Município em Loulé. O escritor premiado receberá um prémio de 10 mil euros.

No âmbito desta iniciativa, pretende-se igualmente promover nas escolas e/ou espaços culturais do Concelho de Loulé um programa de iniciativas com os autores premiados.

Recorde-se que em 2014 a Câmara Municipal de Loulé assinou um Memorando de Entendimento com a Associação Portuguesa de Escritores que teve em vista a cooperação entre as duas entidades de forma a promover a difusão da literatura nacional e a da língua e da literatura portuguesas, através de iniciativas realizadas no Concelho de Loulé. Nesse sentido, a criação deste Prémio vai ao encontro desses objetivos.

A Associação Portuguesa de Escritores foi criada em 1973 e faz parte dos seus propósitos promover a difusão interna e externa da literatura nacional, a defesa da língua e da literatura portuguesas como património e promover manifestações de carácter cultural e reuniões de escritores para convívio e discussão de assuntos que lhes interessem, e ainda tomar iniciativas para estímulo e valorização da atividade literária.

É reconhecidamente a mais importante organização representativa dos escritores portugueses, e como tal, é Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique (1984), e Membro-Honorário da Ordem da Liberdade (1990).