Cónego Clementino de Brito Pinto dá nome à "Escola Amarela" de Almancil

Cónego Clementino de Brito Pinto dá nome à 'Escola Amarela' de Almancil

05 de maio 2016

Realizou-se ontem a cerimónia do descerrar da placa com a atribuição do nome do Cónego Clementino de Brito Pinto à Escola EB1 nº2 de Almancil, vulgarmente conhecida como “Escola Amarela”.

Com esta iniciativa pretende a Câmara Municipal de Loulé identificar a comunidade escolar com uma prestigiada personalidade desta freguesia. Nesta cerimónia, o presidente da Autarquia, Vítor Aleixo, sublinhou o facto de tratar-se de uma escola com excelentes condições de ensino, uma referência no Concelho, e que passa agora a ter como patrono um homem que foi uma referência cultural no Algarve, em particular nesta freguesia.

Clementino de Brito Pinto nasceu a 7 de novembro de 1924, no sítio da Igreja, em Almancil. Cedo se revelou um aluno aplicado na Escola Primária. Mais tarde ingressou no Seminário de S. José, em Faro, revelando-se nos estudos preparatórios o melhor aluno daquela instituição eclesiástica. Após terminar os estudos no Seminário, estudou para padre em Évora e, porque continuou a evidenciar-se como brilhante aluno, a Diocese do Algarve apostou nele e na sua inteligência, enviando-o para a Universidade de Salamanca, em Espanha, onde se doutorou em Teologia, com distinção.

De regresso a Portugal dedicou-se ao ensino no Seminário de S. José em Faro, em vários estabelecimentos de ensino particular, e ainda no Liceu Nacional de Faro. Destacou-se igualmente como um dos melhores e mais competentes jornalistas do Algarve. Escreveu durante décadas no jornal Folha de Domingo, onde desempenhou o cargo de chefe de redação e, mais tarde, de diretor. Foi considerado um dos homens mais cultos do Algarve pela sua polivalência cultural.