Comemorações dos 8 séculos de Língua Portuguesa com Oficina de Leitura e Expressão Oral em Salir

26 de maio 2014

“Conta aqui, Conta ali – Uma Roda de Histórias”

No âmbito do programa de parceria estabelecido entre  Câmara Municipal de Loulé e a 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação, integrado nas Comemorações dos 8 Séculos de Língua Portuguesa, vai decorrer na próxima quinta-feira, dia 29 de maio, pelas 11h00, no Pólo Museológico de Arqueologia de Salir, a Oficina de Leitura e Expressão Oral “Conta aqui, Conta ali – Uma Roda de Histórias”. vai decorrer na próxima quinta-feira, dia 29 de maio, pelas 11h00, no Pólo Museológico de Arqueologia de Salir, a Oficina de Leitura e Expressão Oral “Conta aqui, Conta ali – Uma Roda de Histórias”.

“Conta aqui, Conta ali” é um projeto de recriação pedagógica e cultural que se apresenta como um Laboratório/Oficina de Leitura e Expressão Oral. Recria, em interação com os participantes, o universo natural de uma roda de histórias, em que o contador tradicional é também o público que tem acesso a uma seleção e co-constrói vários tipos de narrativas, como histórias de vida e/ou ficções, anónimas e/ou de autor, de feição lírica e/ou satírica, dependendo do tema, do objetivo, da localidade onde decorra a sessão e da tipologia do seu auditório.

Realiza-se preferencialmente ao ar livre, em ambiente natural, e destina-se a pessoas de diversas origens da Língua Portuguesa, a várias faixas etárias e a contextos educativos e culturais diferenciados.

Concebido pela algarvia Margarida Catarino, “Conta aqui, Conta ali” foi apresentado pela primeira vez no Festival Sementes, 15ª Mostra Internacional de Artes para o Pequeno Público, no dia 1 de junho de 2010, no Parque da Paz, em Almada. Volta a “Roda de Histórias”, desta vez a Salir, na Quinta-feira da Espiga, para celebrar com as suas gentes a Língua Portuguesa e as suas tradições. Vitorino Pires (acordeonistas) e Gonçalo Pinto (contador4 de histórias tradicionais, poeta repentista, tocador de castanholas e de pedras da ribeira) são os artistas convidados.

As inscrições podem ser feitas no Pólo Museológico de Arqueologia de Salir, Largo Pedro Dias, 8100-200 Salir, dcp@cm-loule.pt ou telefone 289 489 137.

Esta “Roda de Histórias” é o primeiro de muitos eventos com que a 8 séculos de Língua Portuguesa-Associação, entidade promotora das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa e a Autarquia de Loulé brindam as tradições e as gentes da Língua Portuguesa, promovendo a rede para esta celebração.

As Comemorações dos 8 Séculos de Língua Portuguesa iniciaram-se no passado dia 5 de maio, escolhido por ser o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, e terminarão a 10 de junho de 2015.

Pretendem promover uma grande celebração da língua portuguesa partilhada pelos 8 países de expressão portuguesa, Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste e Região Administrativa Especial de Macau.

Realizam-se em rede, em parceria e em todas as geografias com as pessoas e instituições que a elas se queiram juntar. Comemoram-se os 8 séculos do conhecimento dos documentos mais antigos escritos em língua portuguesa, entre os quais avulta o Testamento do Rei D. Afonso II, datado de 27 de junho de 1214, eleito como referencial destas celebrações.

As Comemorações dos 8 Séculos de Língua Portuguesa  são uma iniciativa da sociedade civil promovida pela 8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação, associação cultural sem fins lucrativos, em articulação com outras entidades promotoras nos países e região de expressão portuguesa e de outras geografias.

A língua portuguesa, com mais de 200 milhões de falantes, é a sexta mais falada no mundo, a terceira do Facebook, a quarta do Twitter e uma das dez línguas com maior crescimento a nível mundial.

Todos os falantes da língua estão convidados a promoverem iniciativas e a divulgarem as Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa. Participe!

Contactos:

8 Séculos de Língua Portuguesa-Associação