Site Autárquico Loulé

"Loulé, 630 anos de poder local"

A exposição foi subdividida em três grandes núcleos, organizados em temas marcantes da vida quotidiana local que reportam aos grandes episódios da história nacional, desde o século XIV ao século XXI.

No núcleo Às mais vozes…, ficaram reunidos documentos datados do século XIV ao século XVI, constando aí as atas de vereação mais antigas de que há registo em Portugal, os forais de D. Afonso III e de D. Manuel. O título escolhido para este núcleo inspira-se no processo de eleições e de encerramento das sessões que atestam que as decisões eram tomadas por maioria e em voz alta.

No núcleo Que deus noso senhor nos llyvre…, estiveram expostos os documentos datados dos séculos XVII e XVIII. A intitulação escolhida para este núcleo foi inspirada num período complicado da vida nacional e concelhia, numa fase de crises climáticas e agrícolas, de fome, de doenças, de pragas de gafanhotos, de terramotos que foram cenário de fundo de períodos pontuais de euforia. A expressão que inspirou este núcleo recorda as vozes dos que sofreram estes tempos e sentiram o terramoto de 1755.

No núcleo Tempo de Esperança…, apresentaram-se documentos e objetos que revelaram períodos agitados da política nacional na qual o Concelho de Loulé não deixou de marcar a sua referência.

 

A exposição decorreu de 12/12/2014 a 28/02/2015.