Site Autárquico Loulé

Galeria de Arte da Praça do Mar

 

Exposição `Esplanada´

 de Mike Ghost

com a Curadoria de Miguel Cheta

 

 

Mike Ghost, músico e fotógrafo natural de Quarteira, apresenta “ESPLANADA” uma exposição fotográfica, um ensaio sobre “Quarteira contemporânea”. Na sua já conhecida realista e próxima forma de abordar os temas, convida-nos a conhecer um estilo de vida que se vive na cidade desde sempre, que evolui ao longo dos tempos, mas que não perde a sua verdadeira essência. Uma cidade de pescadores, de habitantes que desfrutam a vida litoral. Turistas de todo o mundo. A imigração dota a cidade de uma mistura multicultural rica que lhe imprime uma forte dinâmica. Um lugar único onde o tempo e as pessoas partilham um ritmo comum.

 

Esplanada

 

Esplanada é um ensaio fotográfico em que o artista Mike Ghost é convidado a trabalhar sobre o seu lugar de origem, Quarteira. Nunca sendo um exercício fácil, o de fotografar as pessoas de um determinado lugar que nos é próximo, mais difícil se torna quando, como fez Mike, cedo saiu para o mundo e dele recebeu novos estímulos e experiências que naturalmente o deslocam do seu lugar de origem, também este em constante mudança. 

 

Mike Ghost fez este conjunto de imagens sem rodeios, da forma mais direta e crua que a fotografia de retrato pode ter, recorrendo a uma lente de curto alcance, utilizando sempre o “ruidoso” flash mesmo fotografando durante o dia, tornando a presença do fotógrafo evidente para o retratado. Mike já esteve nos dois lados da câmara, também trabalhou enquanto modelo, entendendo assim perfeitamente o efeito que a presença do fotógrafo tem no resultado das imagens por ele conseguidas. Mike estuda minuciosamente as câmaras fotográficas com as quais trabalha, o que o permite antecipar o resultado final da imagem. É curioso saber que todo este conjunto de imagens nos são dadas a ver sem qualquer edição, tão cruas como a sua forma de fotografar.

 

Mike Ghost é um talentoso músico e fotógrafo, o som e a imagem tiveram um papel muito importante na sua formação e leitura do mundo, assim como na forma como nele se projeta. O som e a imagem são indissociáveis no seu processo criativo. Imagens e sonoridades acontecem sempre em simultâneo, sem hierarquia. Mike pertence a uma talentosa geração de criativos de Quarteira que hoje é reconhecida internacionalmente. Tiveram a escassez como dínamo que os fez crescer, cresceram juntos, ainda que cada um evoluísse na solidão dos seus quartos.

 

Contudo, os artistas não são ilhas, estão ligados ao mundo e a um legado histórico e imagético. Os artistas recebem influências, trabalham sobre estas, constroem o seu próprio discurso e com ele passam a ter o poder e responsabilidade de inspirar. Mike recebe influências que podem ser reconhecidas no seu trabalho vindas de artistas de gerações precedentes, tais como Martin Parr ou Jurgen Teller, fotógrafos que trabalharam sobretudo o retrato. 

 

O retrato é das temáticas mais antigas a ser explorada na fotografia. Desde os primeiros tempos que o retrato assumiu um papel fundamental na história da fotografia. No século XIX as técnicas de iluminação eram baseadas nos princípios da pintura, ou seja, uma luz de janela a entrar numa sala ou num estúdio de forma a suavizar a luz sobre o rosto, um processo muitíssimo mais rápido do que a pintura com a qual vem competir, mas ainda assim lento enquanto processo fotográfico comparando com aquele que conhecemos nos dias de hoje.

 

Esplanada afasta-nos do ambiente de estúdio do fotógrafo, transportando-nos imediatamente para um ambiente exterior, um terreno descoberto, um lugar povoado por mesas, cadeiras, bebidas e pessoas junto à praia, transporta-nos para um ambiente de verão, quando a população de Quarteira duplica e nas esplanadas encontramos os habituais conhecidos e os habituais desconhecidos. Nesta altura do ano, nestes lugares comuns a cidade que tão bem sabe receber, expande os seus horizontes a tantos que sentem ser Quarteira.

 

Miguel Cheta

 

Até 29 de outubro

 

Horário:

terça a sábado 10h00-13h00 e 14h00-18h00

 

Telefone:

289313275

 

Morada:

Praça do MarAvenida Infante Sagres8125-156 - Quarteira

 

Coordenadas GPS:

Lat: 37° 4' 5,20" NLon: 8° 6' 14,77" O