Site Autárquico Loulé

Orquestra Clássica do Sul

A Orquestra Clássica do Sul (OCS) é herdeira do percurso de sucesso da Orquestra do Algarve, cuja carreira nos principais palcos nacionais e internacionais (passando por países como Áustria, Luxemburgo, Brasil, Espanha, Itália, Inglaterra) foi elogiada pela crítica especializada, enaltecendo a sua elevada qualidade artística e excelência.

A OCS nasce, em Setembro de 2013, com o objetivo de consolidar a sua implementação nas regiões algarvia e espanhola da Andaluzia e alargar a sua atividade às regiões do Alentejo e da Península de Setúbal, oferecendo uma programação diversificada e de elevada qualidade artística.

A promoção de iniciativas em parceria com estas comunidades pretende solidificar o relacionamento com o público, para além de potenciar uma das suas principais missões: promover a música erudita assim como a cultura que se produz nas regiões a Sul do Tejo.

A OCS apresenta ciclos de concertos com maestros e solistas nacionais e internacionais, numa programação que inclui obras do barroco ao contemporâneo, para além dos tradicionais concertos em ocasiões festivas.

Composta por 31 músicos selecionados em concurso público internacional, realiza concertos de música de câmara, ópera, Concertos Promenade (destinados às famílias), concertos ligados a outras expressões artísticas (como jazz, fado, dança, literatura), workshops e masterclasses. Aliado a estas vertentes, aposta numa forte ação pedagógica e educativa junto de camadas escolares, alcançando novos públicos.

O Maestro Cesário Costa é Diretor Artístico e Maestro Titular da OCS.