Site Autárquico Loulé

Flora da Paisagem Protegida Local da Fonte Benémola

A Ribeira da Fonte Menalva corre num vale, em cujas margens existe uma densa galeria ripícola, constituída por espécies arbóreas e arbustivas, pouco comuns noutras zonas do Algarve, como Salgueiros (Salix alba), Freixos (Fraxinus excelsior), Choupos (Populus spp.) e Folhados (Viburnum tinus) que se entrecruzam por entre Loendros (Nerium oleander), Tamargueiras (Tamarix africana), Silvados (Rubus ulmifolius) e Canaviais (Arundo donax).

 

As encostas do vale estão cobertas por vegetação mediterrânica característica do Barrocal Algarvio, como o Alecrim (Rosmarinus officinalis), o Rosmaninho (Lavandula stoechas), o Medronheiro (Arbutus unedo), o Carrasco (Quercus coccifera), bem como espécies de porte arbóreo como a Alfarrobeira (Ceratonia siliqua), o Zambujeiro (Olea europea var. sylvestris) e, apenas numa área de solo xistoso, o Sobreiro (Quercus suber) e a Azinheira (Quercus rotundifolia).

 

Podem ainda encontrar-se várias espécies de orquídeas em determinadas zonas da Fonte Benémola, planta que se destaca pela sua grande beleza.