A Câmara Municipal de Loulé aderiu ao Movimento Zero Desperdício em 21 de Novembro de 2014, através da formalização de um protocolo de colaboração com a Dar i Acordar – Associação para a Recuperação do Desperdício bem como com as Entidades Doadoras diretas, (IPSS’S e Organizações sem fins lucrativos), que aderirem a este movimento.
O Movimento visa promover e contribuir para a recuperação e para a doação de excedentes de um modo geral, e de excedentes alimentares em particular. No que se refere concretamente à utilização dos recursos e bens alimentares, a atividade tem como objetivo o aproveitamento dos excedentes alimentares que se encontram em perfeitas condições para consumo, junto de quaisquer entidades públicas ou privadas, com a exclusiva finalidade de prover necessidades sociais prementes que atingem grupos sociais carenciados.
No cruzamento das competências cada vez mais exigentes dos municípios, e na sua ligação direta e de proximidade com os parceiros para a promoção do desenvolvimento local, o paradigma de gestão do território passa por um qualificado desempenho ao nível da gestão global do território.
Considerando a Responsabilidade Social como um instrumento de competitividade, que modela o crescimento económico e contribui igualmente para as comunidades de influência, o presente programa e protocolo criam condições para que os vários agentes em presença possam repensar o seu papel face aos novos desafios económicos, sociais e ambientais, proporcionando condições favoráveis ao envolvimento dos cidadãos, das organizações e das empresas do Município neste modelo de trabalho. Assim e em conformidade com os objetivos e o manual das boas práticas na área de segurança e higiene alimentar, os excedentes alimentares gerados no Município devem ser canalizados em benefício das pessoas e agregados/munícipes que deles necessitam, por intermédio das organizações do terceiro sector no terreno.
Desta forma o Movimento Zero desperdício assume-se como um complemento às respostas já existentes no Concelho de Loulé e tem ainda como objetivo redistribuir, reduzir e reciclar, os excedentes alimentares existentes no Concelho.
O Movimento Zero Desperdício vem desta forma impor uma atitude de cidadania que poderá ser fomentada localmente através de uma ação concertada com a rede social formal e informal do município.
LOULÉ NÃO SE PODE DAR AO LIXO e como tal envidará todos os esforços para dar continuidade a este movimento em prol do combate ao desperdício alimentar.
Entidades Doadoras Diretas:
- Fundação António Aleixo
- Associação Para a Intervenção e Reabilitação de Populações Deficientes e Desfavorecidas
- Associação Refood – Núcleo Algarve – Almancil
Entidades Doadoras de Excedentes Alimentares:
- Lojas Pingo Doce: Loulé, Quarteira, Almancil
- Supermercado Continente: Loulé, Quarteira
- Agrupamento de Escolas Engº Duarte Pacheco
- Festival MED
Contato:
Divisão de Coesão e Inovação Social
Rua José de Costa Guerreiro, s/n | 8100-596 Loulé
Telefone: 289 400 882
Email: acao.social@cm-loule.pt
Responsável: Dra. Ana Filipe