Site Autárquico Loulé

"A Administração do Concelho de Loulé: um contributo para o estudo dos autos de participação e investigação policial", por Vanda Germano

O século XIX foi um tempo de reforma na administração do território português. O regime liberal introduziu alterações profundas no modelo de organização e gestão do país, com efeitos no desenvolvimento e configuração do Estado.

A par de uma nova divisão territorial advieram agentes do poder central – o Governador civil e o Administrador de Concelho – investidos por propósitos de unificação e centralização capazes de difundir a nova mensagem.

Durante todo um século de codificação administrativa que se seguiu o seu papel saiu mais ou menos reforçado reflexo de políticas centralizadoras ou descentralizadoras que foram implantadas.

O contributo desta conferência pretende desenvolver-se em torno da acção desenvolvida pelo Administrador de Concelho de Loulé com enfoque na sua acção policial e na sua estratégia de controlo da população. 

Pretendeu-se analisar as estratégias utilizadas na forma como se relacionou com as várias autoridades quer concelhias, quer nacionais, e com a população, avaliando-se a importância da sua actuação, a forma como foi exercido o controlo no território, como foram protegidos os interesses do poder central e de que forma foi efectivamente sentida a sua presença.

Como metodologia, foi feita uma abordagem ao caso de estudo de Loulé, contrapondo o caso de estudo da Administração do Concelho de Portimão, tentando fazer a avaliação das duas abordagens, na série documental em particular (autos de participação e investigação policial) tentando se aferir a complexidade do alcance das medidas implementadas a nível local.