MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO – Grau Ouro
Natural de Angola, Carlos Jorge dos Santos Silva Gomes nasceu a 5 de maio de 1961. É casado, tem3 filhos, e reside em Loulé.
Da sua formação profissional, destacam-se o Curso de Oficiais Milicianos e o Curso de Polícia do Exército na Escola Prática de Cavalaria, o Curso de Formação de Oficiais da Guarda Nacional Republicana no Centro de Instrução da GNR e no Instituto Superior Militar, o Curso Específico de Cavalaria no Regimento de Cavalaria da GNR, o Curso de InvestigaçãoCriminal - Oficiais e o Curso de Promoção a Capitão na Escola Prática da GNR e o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto de Altos Estudos Militares.
Pós-Graduado em Segurança e Investigação Criminal, pela Universidade do Algarve, frequentou ainda o 2º Ano do Curso de Ciências Sociais da Universidade Aberta e o 2º Ano do Curso de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa.
Realizou diversas formações nas áreas da segurança, combate à criminalidade, relacionamento interpessoal, legislação, entre outras.
Ao nível do seu percurso profissional, foi Comandante do Comando Territorial de Faro, 2º Comandante da Unidade de Segurança e Honras de Estado, 2º Comandante do Comando Territorial de Faro, Governador Civil do Distritode Faro, Chefe de Gabinete da Governadora Civil do Distrito de Faro, Comandante do Grupo Territorial de Portimão, 2.º Comandante do Grupo Territorial de Faro, Oficial de Operações do Grupo Territorial de Faro, Chefe da Secção deInvestigação Criminal do Grupo Territorial de Faro, Coordenador para a Comunicação Social, Proteção do Ambiente e Investigação Criminal na área do Grupo Territorial de Faro e Oficial de Justiça e de Pessoal do Grupo Territorial deFaro, Comandante do Destacamento Territorial de Loulé, Comandante da Secção Territorial de Faro, Comandante de Pelotão Shorland do Batalhão Nº3, Adjunto de Comandante de Esquadrão e Comandante de Pelotão de Políciado Exército no Regimento de Lanceiros de Lisboa, funcionário na Secção de Pessoal da Empresa Pública de Parques Industriais, onde começou a trabalhar com 16 anos.
A 1 de janeiro de 2012 foi promovido a Coronel. Recebeu diversos louvores, com destaque para o louvor atribuído pelo Ministro da Administração Interna, em 2009. Foi condecorado com a Ordem de Mérito da Guardia Civil – Cruz com Distintivo Branco (2016), Medalha de Comportamento Exemplar Grau Ouro (2016), Medalha de Mérito Militar 1ª Classe (2014), Medalha de Ouro de Serviços Distintos de Segurança Pública (2009), Medalha de Assiduidade de Segurança Pública, Duas Estrelas (2009), Medalha de Comportamento Exemplar Grau Prata e Medalha de Comportamento Exemplar Grau Cobre (2000), Medalha de Mérito Militar (1999) e Medalha de Assiduidade e Segurança Pública (1998).
O Diretor da NATO concedeu-lhe, em 1999, certificado de apreço. Em 1998, recebeu certificado de apreço, atribuído pela Junta de Freguesia de Quarteira. A Associação da Imprensa Regionalista Algarvia distinguiu-o, em 1996, como Personalidade Algarvia do Ano na área da Solidariedade Social.
Colaborou como formador com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (2016) e com o Instituto Militar da GNR Superior D. Afonso III - Loulé (2015/2016).
Participou como orador em diversas conferências e seminários no âmbito da região algarvia, sobre temáticas de segurança e proteção civil, turismo, violência doméstica, entre outros. Participou, como parceiro ou promotor, nos seguintes projetos: “Educação para Todos” – PEPT 2000 - iniciativa do Ministério da Saúde, “Gabinete de Apoio ao Cidadão”, em colaboraçãocom a Câmara Municipal de Loulé e IPJ, “Núcleo de Apoio à Criança Maltratada”, iniciativa do Centro de Saúde de Loulé, “Projeto Integrado de Desenvolvimento Comunitário de Loulé”, iniciativa da Casa da Primeira Infância, Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco “Os Miúdos”, iniciativa da Casa da Primeira Infância de Loulé, “Gabinete deApoio à Vítima Turística”, iniciativa do Projeto INOVAR, “Gabinete de Apoio à Vítima”, em colaboração com a APAV e Câmara Municipal de Loulé, “Sistema Coletivo de Segurança para o Comércio”, iniciativa da GNR em colaboraçãocom a ACRAL, “Ligação à Rede Escolar do Concelho de Loulé ao Sistema Coletivo de Segurança”, em colaboração com a Câmara Municipal de Loulé e a ACRAL, e no Projeto Integrado de Desenvolvimento Social “Crescer a Sorrir”, iniciativa da Casa da Primeira Infância de Loulé.
Integrou em diversas circunstâncias o Conselho Municipal de Segurança, a Rede Social e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loulé, sendo atualmente presidente da Assembleia Geral da Casa da Primeira Infância, instituição da qual também foi vogal, vicepresidente e presidente.