A Floresta é um dos recursos naturais cuja importância ambiental, social e económica é indiscutível.
As florestas têm funções ambientais de fundamental importância, nomeadamente na proteção do solo contra a erosão, regularização do regime hídrico, produção de oxigénio e são suporte de vida de uma grande diversidade de espécies, garantindo o seu equilíbrio ecológico.
Para além da produção de oxigénio, as florestas são ainda importantes sumidouros de dióxido de carbono, desempenhando desta forma um papel primordial para contrabalançar o efeito de estufa, e consequentemente o combate às alterações climáticas.
Também a nível socioeconómico, a floresta desempenha um papel de extrema importância. Para além de ser um espaço de lazer e descontração, da floresta dependem várias atividades económicas: é da floresta que provém a madeira para as indústrias da construção civil, do mobiliário e da pasta de papel, frutos e sementes utilizados na alimentação, cortiça e resina, plantas aromáticas e medicinais, caça e pesca, entre outros.
É por tudo isto que a proteção e preservação da floresta é uma tarefa cada vez mais fundamental e que depende fortemente da ação e intervenção humana.
Sabia que…?
As florestas representam cerca de 38% do território nacional, sendo maioritariamente constituídas por eucaliptos, pinheiros bravos e sobreiros?