Água de Abastecimento Público – Água fornecida pelas redes públicas.
Águas da Chuva ou Pluvial – Água precipitada que não foi objeto de qualquer utilização suscetível de a contaminar.
Águas Cinzentas – São águas residuais domésticas que não contêm águas negras. São provenientes, em geral, de banheiras, duches, lavatórios, lavagem de roupa e cozinhas.
Águas Negras – Águas provenientes das descargas de sanitas e mictórios, ou seja, as que contêm fezes e/ou urina.
Água Subterrânea ou Aquífero – Formação rochosa que contém água explorável em condições técnica e economicamente aceitáveis.
Alterações Climáticas – Qualquer mudança no clima ao longo do tempo, devida à variabilidade natural ou como resultado de atividades humanas. Este conceito difere do que é utilizado na ‘Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas’ (UNFCC), no âmbito da qual se define “alterações climáticas” como sendo “uma mudança no clima que seja atribuída direta ou indiretamente a atividades humanas que alterem a composição global da atmosfera e que seja adicional à variabilidade climática natural observada durante períodos de tempo comparáveis” (AVELAR e LOURENÇO, 2010);
Autoclismo com Sistema de Dupla Descarga – Sistema que permite ao utilizador a escolha entre dois volumes distintos de descarga de água;
Autoclismo com Sistema de Interrupção de Descarga – Sistema de interrupção da descarga, mediante um segundo acionamento do botão de descarga;
Caudal – É o volume de líquido ou gás que atravessa uma secção por unidade de tempo (Q = l/min). Genericamente é a quantidade de água que passa numa torneira num intervalo de tempo. Normalmente exprime-se em litros/minuto.
Desenvolvimento Sustentável ou Sustentabilidade – Não retirar do ecossistema mais do que pode ser naturalmente reposto, que não conduza à exaustão dos recursos naturais e que não comprometa as necessidades das gerações futuras.
Escassez de Água – Insuficiência de recursos hídricos necessários para satisfazer a procura de água para os diferentes usos numa determinada região.
Filtro da Água da Chuva – Dispositivo que permite filtrar resíduos arrastados da área de captação, tais como folhas, detritos ou outros que reduzam a qualidade da água.
Pegada Hídrica - Água necessária para a produção de bens e serviços que consumimos.
Seca - Redução temporária da disponibilidade de água devido, por exemplo, a uma precipitação insuficiente. Tendo em conta dados de precipitação, temperatura do ar e capacidade de água disponível no solo é possível classificar os períodos de seca em termos de intensidade (fraca, moderada, severa e extrema).
Stress Hídrico – Incapacidade para satisfazer a procura de água, humana e ecológica. Em geral, admite-se uma situação de “stress” hídrico quando se dispõe de um volume entre 1.000 e 1.700 m3 de água por pessoa e por ano. Nas plantas, dá-se quando a planta é incapaz de absorver água suficiente para substituir a água perdida por transpiração.
Torneira com Arejador/Redutor de Caudal – Dispositivo que se coloca na saída de água da torneira para reduzir o consumo de água, emulsionando ar.
Torneira com Comando Eletrónico – Utiliza tecnologia de infravermelhos para detetar a presença das mãos do utilizador por baixo da torneira, sem qualquer manípulo para a acionar.
Torneira com Redutor de Caudal – Dispositivo que se pode incorporar na tubagem ou na saída da torneira, e que reduz o consumo de água pela limitação do volume de água que deixa afluir.
Torneira com Temporizador – Torneira com fecho temporizado e caudal limitado.
Torneira Termostática – Torneira com regulação automática de temperatura, o que permite uma poupança de água e de energia;
Transpiração – Perda da água absorvida pelas plantas/vegetação, principalmente através de poros situados nas folhas (estomas).
Tratamento – Depuração suplementar da água da chuva que pode ser necessária em função das características do local de captação ou das utilizações previstas.