Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de junho 2020

  • “O Cuquedo e os pequenos aprendizes do medo” de Clara Cunha

    "Um, dois, três Cuquedinhos, Quatro, cinco, seis Cuquedinhos, Sete, oito, nove Cuquedinhos, Dez Cuquedinhos e mais! Soccorro !!! São milhares e estão prontos para te assustar! O Cuquedo e os Aprendizes do Medo, é uma nova história da dupla Cara Cunha e Paulo Galindro, autores do enorme sucesso O Cuquedo, ao qual sucedeu O Cuquedo e um amor que mete medo. Prometem continuar a causar furor entre a pequenada e voltam com uma sequela divertidíssima acompanhada de magníficas ilustrações."

    https://www.fnac.pt/O-Cuquedo-e-os-Pequenos-Aprendizes-do-Medo-Clara-Cunha/a7203835

  • “Os tempos de Sophia” de Rosabela Afonso

    “Esta é a biografia de uma menina que se tornou mulher/poeta. A maior de Portugal.

    Vejamos e tentemos perceber como a sua circunstância e o seu percurso influenciaram a sua personalidade e a qualidade da sua poesia.

    De menina observadora, criativa e dona de tempos próprios à mulher sensível, crítica e inspiradora.”

    http://novembro.pt/portal/books/os-tempos-de-sophia/

  • “Jim Botão e Lucas, o maquinista” de Michael Ende

    “Pacatalândia é uma ilha tão minúscula que nela só cabem quatro pessoas e uma locomotiva. Um belo dia, chega pelo correio à ilha um pacote misterioso. No seu interior está um rapazinho, o pequeno Jim Botão! Os habitantes ficam muito entusiasmados, principalmente Lucas, o maquinista da locomotiva que, num abrir e fechar de olhos, se torna no melhor amigo de Jim. Mas na ilha não cabe mais ninguém. Para o rapaz poder lá ficar, alguém tem de partir! Assim, juntamente com Lucas e a sua locomotiva, Jim Botão parte para viver aventuras divertidas e extraordinárias, enfrentando dragões e monstros na tentativa de libertar Li Si, a princesa que foi sequestrada.

    Uma belísima história de amizade e coragem escrita por Michael Ende, autor de obras inesquecíveis como A História Interminável e Momo.”

    https://www.bertrand.pt/livro/jim-botao-e-lucas-o-maquinista-michael-ende/23217596

  • “A censura e o vandalismo na arte” de Victor Correia

    “Victor Correia, autor de uma muito diversificada obra de divulgação nas áreas da filosofia e da arte, questiona neste livro várias manifestações de censura e de vandalismo na arte, no passado e na actualidade, procurando as razões que os sustentam e colocando a defesa da liberdade de expressão como um bem fundamental para a criação artística.”

    https://www.bertrand.pt/livro/a-censura-e-o-vandalismo-na-arte-victor-correia/23185871

  • “Dicas da Madalena imprescindíveis em qualquer casa” de Madalena Villalobos

    “Presença assídua nas televisões, a autora do êxito Solucionário, Madalena Villalobos, regressa com um livro imprescindível em qualquer casa. Dicas da Madalena inclui conselhos e truques de limpeza, de cozinha, de beleza, de bricolage e de decoração e até sugestões para o Natal, utilizando somente - como é marca desta autora - produtos e acessórios que todos temos em casa.

    Sabia que:

    - Pode utilizar açúcar e azeite para fazer um esfoliante caseiro?

    - A pasta de dentes serve para tapar buracos nas paredes?

    - As claras de ovos podem disfarçar as olheiras?

    Aprenda:

    - Quais as melhores especiarias para cada alimento;

    - A cozinhar um arroz que fica sempre solto;

    - A limpar panelas queimadas num instante.”

    https://www.bertrand.pt/livro/dicas-da-madalena-madalena-villalobos/22338460

  • “Educar pela positiva: um guia para pais e educadores” de Nuno Pinto Martins

    “Educar sem gritos nem castigos: missão (im)possível?

    Estratégias simples e eficazes, com exemplos práticos e reais, para superar os desafios da educação.

    Educar pela Positiva é um guia para apoiar pais e educadores na mais exigente e emocionante das missões: educar. Com uma linguagem simples e acessível, o autor desmonta as razões por detrás do mau comportamento, apela à reflexão e apresenta um conjunto de dicas, estratégias e poderosas ferramentas para uma relação mais efetiva (e afetiva) com as crianças.

    Este livro dá-lhe pistas concretas para ajudar os mais novos a resolverem problemas, a superarem os desafios do crescimento e a desenvolverem autonomia, responsabilidade, cooperação e autoestima – características essenciais para que cresçam felizes e se tornem adultos realizados.”

    https://www.bertrand.pt/livro/educar-pela-positiva-nuno-pinto-martins/22815822

  • “Vigilância massiva, registo permanente” de Edward Snowden

    “Edward Snowden arriscou tudo para expor o sistema de vigilância massiva do governo dos EUA agora conta a sua história.

    Em 2013, Edward Snowden, aos 29 anos, surpreendeu o mundo quando trouxe à luz alguns dos segredos mais bem guardados da Inteligência americana, a deriva autoritária do Estado e a sua compilação, categorização e uso indiscriminado da informação privada dos cidadãos, incluindo chefes de Estado e de governo.

    Em Vigilância Massiva, Registo Permanente, Edward Snowden conta porque o fez, como ajudou a construir o sistema de vigilância massiva e a crise de consciência que o levou a contar tudo e a pôr em xeque o sistema. Em consequência iniciou-se uma caça e captura internacional que ainda hoje se mantém.

    Desde a infância, como filho de leais servidores do Estado, até ao seu trabalho em destinos secretos da CIA e da NSA, um protagonista fascinante, engenhoso e com uma mente prodigiosa, transformado ao longo da vida em soldado, analista de Inteligência, agente da CIA e, já no exílio, em activista na defesa do direito à privacidade.

    Este livro denuncia a colaboração entre a espionagem e as grandes multinacionais da era digital, que mostra como somos vigiados e se vende a nossa informação pessoal. Porque, como avisa, «a luta pelo direito à intimidade é a nova luta pela nossa liberdade».

    «Dizer que não quer saber da sua privacidade porque não tem nada a esconder não é diferente de dizer que não quer saber da liberdade de expressão porque não tem nada a dizer. […] O facto de esta ou aquela liberdade não terem significado para si neste momento não quer dizer que não venha a tê-lo amanhã.»”

    https://www.fnac.pt/Vigilancia-Massiva-Registo-Permanente-Edward-Snowden/a7102483

  • “Saga The Witcher – O terceiro desejo” de Andrzej Sapkowski

    “Venha conhecer os livros que inspiraram o popular jogo e a série The Witcher.

    O seu nome é Geralt de Rivia. Dizem que é um bruxo e um assassino sem misericórdia que vagueia pelo mundo à caça de monstros e predadores. Mas na verdade vive de acordo com o seu próprio código de conduta. A sua espada serve, em troca de uma recompensa, poderosos reis amaldiçoados, mas também os mais desfavorecidos. Ao longo das suas viagens, Geralt encontra todo o tipo de criaturas - algumas saídas da mitologia eslava e dos contos populares dos irmãos Grimm - como vampiros e lobisomens, elfos, quimeras e estriges, trolls e génios que o tentam, satisfazendo todos os seus desejos.

    Mas este é apenas o início das suas aventuras como viajante e feiticeiro que irá desafiar o destino num mundo em que criaturas de todas as raças coabitam numa paz precária prestes a despedaçar-se...”

    https://www.fnac.pt/Saga-The-Witcher-Livro-1-O-Terceiro-Desejo-Andrzej-Sapkowski/a988680

  • “O amante” de Jodi Ellen Malpas

    “Uma nova trilogia erótica que nos traz mais luzes do que sombras.

    "O Amante" é o primeiro livro da trilogia Este Homem, que narra a história do aristocrata Jesse Ward e de Ava O’Shea, uma jovem designer de interiores. Quando Ava é contratada para um trabalho no Manor, nunca pensou ir encontrar Jesse, um homem confiante, lindo de morrer e em busca de prazer sem limites. Ava tenta resistir, mas não consegue controlar o desejo irresistível que Jesse lhe desperta. Ela tem consciência que poderá vir a sofrer e, embora o instinto lhe diga para sair desta situação enquanto é tempo, ele não está disposto a deixá-la ir. Jesse está determinado a tê-la.”

    https://www.fnac.pt/O-Amante-Jodi-Ellen-Malpas/a972440

  • “Suite 405” de Sveva Casati Modignani

    “Um automóvel de luxo avança velozmente a meio da noite pela autoestrada que liga Roma a Milão. A bordo segue o conde Lamberto Rissotto, proprietário de uma importante indústria metalúrgica que gere com sensatez, apesar das dificuldades inerentes à crise económica do país. Lamberto tem pressa de chegar a casa: acabou de descobrir a última e embaraçosa loucura da sua lindíssima mas impulsiva mulher e quer terminar definitivamente a relação com Armanda. Para mitigar a desilusão leva na memória a imagem do recente e fugaz encontro com uma desconhecida “muito jovem, muito bonita, com muita classe.

    No meio da noite, outro homem viaja na mesma autoestrada de sul para norte, num carro utilitário coberto de pó: é Giovanni Rancati, sindicalista, que regressa de um encontro com operários. Em Milão espera-o a companheira, Bruna, cabeleireira que, após anos de muitos sacrifícios, conseguiu abrir um salão só seu. Vivem juntos num bairro popular, um daqueles em que as casas que partilham a mesma varanda deixam a descoberto as alegrias e as dores de cada um, uma realidade em que é difícil aguentar até ao fim do mês e em que um sonho pode custar as economias de uma vida. Lamberto e Giovanni representam dois mundos opostos e distantes, mas os seus caminhos vão acabar por se encontrar, um pouco por necessidade e um pouco por acaso. Desse encontro nasce um fascinante cruzamento de destinos em que se reflete a Itália de hoje, ainda dividida por contradições e lutas sociais, mas unida por uma profunda e absoluta necessidade de justiça e de amor.”

    https://www.fnac.pt/Suite-405-Sveva-Casati-Modignani/a7129854

  • “O bando das cavernas de Lagos a Loulé com Sophia” de Nuno Caravela

    “As bibliotecas municipais das duas autarquias encomendaram a criação de um livro a Nuno Caravela, autor da coletânea “O Bando das Cavernas”, um livro que abordasse a obra da escritora e fizesse referência às cidades de Lagos e Loulé. Desta encomenda resultou O Bando Das Cavernas de Lagos a Loulé com Sophia.”

    https://www.e-cultura.pt/evento/15974

  • “A cabra Zlateh e outras histórias” de Isaac Bashevis Singer

    “Assaz premiada e mundialmente traduzida, trata-se de uma obra que reúne sete contos tradicionais judaicos que transcorrem numa povoação de tolos. Entre eles, os sete anciãos que protagonizam “A neve em Chelm” são os seus tolos mais famosos. Já noutros contos descrevem-se casamentos rocambolescos

    – “Os pés baralhados e o noivo palerma” – relata-se a incrível história de um jovem que imaginava estar morto

    – “O paraíso dos tolos” – ou a valentia de um menino

    – “O ardil do diabo”.

    De um demoníaco hóspede trata “O conto da avó” e “O primeiro Shlemiel” apresenta um marido guloso e preguiçoso, culminando a obra com o heroísmo de “A cabra Zlateh”.

    Estes contos de Isaac Bashevis Singer, Prémio Nobel da Literatura em 1978, mantêm o encanto da oralidade, que é aqui reforçado pelas ilustrações detalhadas de Sendak que evocam as antigas gravuras.”

    https://www.fnac.pt/A-Cabra-Zlateh-e-Outras-Historias-Isaac-Bashevis-Singer/a7035788

  • “Nada é assim tão grave” de Rafael Santandreu

    "A Filosofia dos Mais Fortes e Mais Felizes. Más notícias: ninguém muda de vida só por ler um livro! Boas notícias: é possível mudar de vida. Basta fazer pequenas alterações ao seu comportamento e à sua visão da vida.

    Um livro de Mindfulness 3G que se baseia nas técnicas mais eficazes da terapia cognitiva para descobrir as suas fraquezas e transformá-las em pontos fortes e vantagens de crescimento.

    Com análises acessíveis sobre o que constitui a força emocional, como combater a ansiedade, como encontrar motivação no trabalho (ou coragem para procurar um trabalho que o motive), como superar complexos, lidar com pessoas difíceis, não cultivar ressentimentos, e muitos outros temas indispensáveis para ver sempre o copo tal como ele está: com espaço para ficar cheio!”

    https://www.fnac.pt/Nada-e-Assim-Tao-Grave-Rafael-Santandreu/a6932932

  • “A fonte” de Tara Swart

    “Se pudesse escolher aquilo que mais ambiciona na vida, o que seria?

    Os avanços da neurociência têm vindo a comprovar que podemos alterar ativamente o modo como o nosso cérebro funciona.

    Agora, a Dra. Tara Swart, neurocientista mundialmente reconhecida, revela no seu livro A Fonte, como todos nós podemos explorar ao máximo o potencial para transformar a nossa mente, atrair aquilo que mais desejamos e agarrar as oportunidades de mudança que diariamente nos passam ao lado.”

    https://www.fnac.pt/A-Fonte-Tara-Swart/a6966824

  • “Gentes no mercado de Loulé” de Vítor Pina

    “Livro de fotografias “Gentes no Mercado de Loulé”, da autoria de Vítor Pina. Trata-se de uma iniciativa integrada no programa comemorativo do 111º aniversário deste ex-líbris da cidade.

    A obra integra 50 fotografias a preto e branco captadas pelo fotógrafo, no âmbito da sua parceria com o projeto municipal Loulé Criativo, durante a atividade de turismo criativo: Loulé Street Photography, aos sábados de manhã. As imagens centram-se nas gentes que vendem no Mercado mas também nas que acorrem à cidade para visitar ou fazer as suas compras. Na sua obra, Vítor Pina tentou captar o “reboliço” que se vive neste local histórico, assim como a importância das pessoas que o frequentam.

    Fotógrafo e arquiteto paisagista, o seu trabalho fotográfico assume essencialmente vertentes de fotografia de rua.”

    https://culturadeborla.blogs.sapo.pt/111o-aniversario-do-mercado-de-loule-6849929

  • “Perdida no Espaço” de S. K. Vaughn

    "No meio da escuridão, a tua voz irá salvar-me. Dia de Natal, ano 2067. May Knox está à deriva no espaço, única sobrevivente na primeira missão tripulada a Europa, uma lua de Júpiter. Um thriller visceral – perfeito para os apaixonados de "O Primeiro Encontro e Perdido em Marte" – em que acompanhamos a única sobrevivente de um acidente espacial catastrófico, tendo tem apenas a voz do seu distante marido, um cientista da NASA, a guiá-la de volta à Terra.

    A comandante May Knox, à deriva no espaço, desperta de um coma induzido, sozinha, e tem pouca ou nenhuma memória de quem é ou do que faz ali. Lentamente, vai descobrindo que é a comandante da nave Hawking II que se dirigia para Europa, uma das luas de Júpiter, e que é a única sobrevivente de um possível acidente que dizimou toda a tripulação.

    Com recursos escassos e muito debilitada, May precisa de confiar em alguém que a possa ajudar a regressar. Mas há um problema: todos pensam que está morta.

    Na Terra, há semanas que a Hawking II não comunica com a NASA, e o Dr. Stephen Knox está de licença a lidar com a suposta morte da sua ex-mulher, cuja decisão de participar na missão a Europa conduziu o casamento a um final inevitável.

    Mas quando sabe que a NASA recebeu uma transmissão de May, Stephen corre em seu auxílio. O que ele não sabe é que nem todos querem que ela regresse com vida e, ainda mais aterrador, pode não estar sozinha na nave."

    https://www.fnac.pt/Perdida-no-Espaco-S-K-Vaughn/a6845630