Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de agosto 2020

  • “Uma nova vida” de Aina Bestard

    “Uma viagem pelo início da vida, conhecendo como nascem diferentes animais, nas mais variadas espécies. Um livro maravilhoso, cheio de surpresas e imagens fascinantes que se revelam entre cada nova página, numa belíssima utilização muito engenhosa de transparências e sobreposições das páginas de papel vegetal.”

    https://www.fnac.pt/Uma-Nova-Vida-Aina-Bestard/a6304746

  • “Os opostos” de Susan Hood

    “Conheces os opostos? Sim ou não? Esquerda. Direita. Parar. Avançar. Nos opostos, não há nada que enganar… Certo?

    Não te precipites! Deves sempre olhar duas vezes. Quem sabe o que é grande se não houver pequeno? Ou o que é baixo se não existir alto? O que está por cima e o que está por baixo?

    A resposta depende de quem quer saber.”

    https://www.fnac.pt/Os-Opostos-Susan-Hood/a1480377

  • “A viagem da sementinha” de Melanie Joyce

    “O que será que acontece à bolota quando cai no chão?

    Acompanha a viagem de uma semente desde que cai da árvore até germinar no solo, dando origem a uma nova árvore!

    A coleção Ciclos da Natureza apresenta temas relacionados com as ciências naturais através de histórias ternurentas e de ilustrações simples e ao mesmo tempo apelativas que as crianças vão adorar conhecer.

    Nota para pais e educadores: este livro amplamente ilustrado oferece uma introdução perfeita ao ciclo de vida das plantas, ajudando as crianças a compreenderem os diferentes ciclos da natureza.”

    https://www.bertrand.pt/livro/a-viagem-da-sementinha-melanie-joyce/24128964

  • “O rapaz ao fundo da sala” de Onjali Q. Raúf

    “Um livro sobre um tema atual, visto pelo olhar de uma criança. Uma história memorável e premiada, que salienta a importância da amizade e da bondade num mundo tantas vezes intolerante e sem sentido.

    Há um colega novo na turma. Ele senta-se sempre na última fila, mas não fala com ninguém nem olha para ninguém. Este rapaz enigmático e misterioso não sorri. O seu nome é Ahmet.

    Intrigados, quatro meninos muito especiais tentam fazer amizade com ele e conhecer a sua história. Descobrem que o Ahmet é um rapaz refugiado que foi separado da família. Ele teve de abandonar o seu país para fugir à guerra.

    Uma vez que nenhum adulto consegue ajudar o Ahmet a reencontrar a família, o quarteto de amigos elabora um plano audaz — nada mais do que A Melhor Ideia do Mundo — que os levará numa aventura extraordinária envolvendo a própria Rainha de Inglaterra!

    Um livro multipremiado: vencedor do Prémio Blue Peter para Melhor História e do Prémio Waterstones para Melhor Livro Infantil, foi ainda finalista do Prémio Jhalak e nomeado para o Carnegie na categoria de Melhor Livro Infantil.”

    https://www.bertrand.pt/livro/o-rapaz-ao-fundo-da-sala-onjali-q-rauf/23414874

  • “Greta Thunberg uma história incrível” de Valentina Giannella

    “Prémio Gulbenkian Para a Humanidade

    «Fazer alguma coisa, ficar com raiva e transformar essa raiva em ação.» — Greta Thunberg

    O que são as alterações climáticas? Quais são as suas consequências? Quem é a Greta Thunberg e como é que mobilizou milhões de jovens em todo o mundo a lutarem por um planeta mais verde?

    Quando Greta se sentou sozinha em frente ao parlamento sueco em protesto pela inação do governo na luta contra as alterações climáticas, nada fazia crer que esse gesto viesse a ter o impacto que teve.

    Greta tornou-se uma inspiração para milhões de crianças, jovens e, até, adultos. A mensagem era clara: «A nossa casa está a arder» e não podemos esperar mais para agir!

    Neste livro, com capítulos curtos, linguagem acessível e direta, dados concretos e ilustrações magníficas, vais encontrar informação sobre o estado atual do planeta, as consequências das alterações climáticas, o que é que os governos podem fazer para as deter e conhecer os fundamentos em que se baseia o aviso sério de Greta e dos cientistas: É preciso agir, não daqui a dez anos, mas já! Contém também ideias essenciais sobre aquilo que podes fazer para lutares, com preparação e determinação, seguindo os valores que norteiam a construção de uma nova Nação Verde: ciência, justiça e compromisso!”

    https://www.fnac.pt/Greta-Thunberg-Uma-Historia-Incrivel-Valentina-Giannella/a7109701

  • “The middle place” by Kelly Corrigan (ed. em inglês)

    “For Kelly Corrigan, family was everything. At thirty-six, she had a marriage that worked, two funny, active kids, and a weekly newspaper column. Yet even as a thriving adult, Kelly still saw herself as the daughter of garrulous charmer George Corrigan. She was living deep within what she calls the Middle Place - 'that sliver of time when parenthood and childhood overlap' - comfortably wedged between her adult duties and her parents' care.

    But Kelly is abruptly shoved into coming-of-age when she finds a lump in her breast - and gets the diagnosis no one wants to hear. When George, too, learns that he has late-stage cancer, it is Kelly's turn to take care of the man who had always taken care of her - and to show us a woman who finally takes the leap and grows up.”

    https://www.amazon.com.br/Middle-Place-Kelly-Corrigan/dp/0091936020

  • “A ciência do pecado” de Jack Lewis

    “Todos os dias enfrentamos uma batalha para nos mantermos afastados das tentações que nos rodeiam. Sabemos que não devemos ceder. Mas porque é tão difícil resistir e fazer o que está certo? Porque é tão difícil manter a dieta, ficarmos contentes pelo sucesso dos outros ou evitar a traição? A Ciência do Pecado apresenta as últimas descobertas da investigação neurocientífica sobre a batalha entre o que sabemos que devemos fazer e o que fazemos efetivamente. Inspirando-se nos sete pecados mortais, o neurobiólogo Jack Lewis apresenta-nos o fascinante tema da tentação: como surge, como lhe resistir e porque todos sucumbimos de tempos a tempos.

    E porque os nossos impulsos são, muitas vezes, demasiado fortes para resistir, o autor apresenta estratégias que nos ajudam a geri-los da melhor forma para atingirmos um objetivo muito concreto - dizer não à tentação e melhorar a nossa vida e a nossa saúde.”

    https://www.bertrand.pt/livro/a-ciencia-do-pecado-jack-lewis/23173285

  • “A carícia essencial - uma psicologia do afeto” de Roberto Shinyashiki

    “Carícia é uma forma de procurar tornar objectivo um tema tão subjectivo como o afecto e as formas de reconhecimento da existência do outro. Neste livro o autor, numa linguagem simples, coloquial, faz uma análise dos caminhos que as pessoas têm para demonstrar amor. Escrito na forma de uma conversa, envolve o leitor numa abordagem de aspectos psicológicos e sociais implícitos na comunicação, que influem decisivamente nos encontros humanos.”

    https://www.fnac.pt/A-Caricia-Essencial-Uma-Psicologia-do-Afeto-Roberto-Shinyashiki/a637122

  • “Descobrir Portugal natural” de Jorge Nunes

    “Portugal tem um vastíssimo espólio natural com preciosidades biológicas que vale a pena conhecer e preservar. Venha conhecê-lo connosco!

    O livro que agora chega às suas mãos é, pois, o espelho de duas décadas a descobrir Portugal - um conjunto de textos e fotografias cuidadosamente escolhidos que abrangem um vasto leque de ambientes e seres vivos, para dar a conhecer curiosidades e aspetos desconhecidos da natureza circundante.

    Uma viagem deslumbrante pelo território nacional, à descoberta do Portugal Natural.

    • A selva urbana - as cidades são o lar de inúmeros animais bravios
    • Últimos uivos - o maior carnívoro português
    • Esculturas da natureza - orquídeas selvagens portuguesas correm perigo
    • Caça ao cogumelo - espécies em risco devido à apanha desregrada
    • Vigilantes do ambiente - os líquenes como inspetores da poluição
    • Olha o passarinho! - mais de 500 espécies de aves em Portugal
    • Guerra dos peixes - espécies exóticas invasoras ameaçam as nativas
    • Invasoras silenciosas - as plantas exóticas infestam Portugal
    • Vegetais gigantes - o mundo fascinante das árvores
    • Majestosos herbívoros - ainda há grandes mamíferos nos bosques portugueses”

    https://www.bertrand.pt/livro/descobrir-portugal-natural-jorge-nunes/23198742

  • “A primeira vez” de Pedro Vidal

    “Na cidade de Évora, o jovem Inspetor Jorge, ambicioso e no início da sua carreira, investiga o brutal homicídio de Carlos Monteiro, um homem da Noite, sociável e obscuro.

    Quando descobre que o morto era homossexual, Jorge vai ter de lidar com os seus preconceitos se quiser resolver o caso quando inicia uma viagem por um mundo que desconhecia e sobre o qual tinha as piores impressões.

    Esta viagem irá mudar drasticamente a sua vida e fazê-lo contrariar tudo o que aprendera. Conseguirá ele descobrir o assassino e retomar a sua vida normal depois disso?”

    https://www.bertrand.pt/livro/a-primeira-vez-pedro-vidal/22151731

  • “O que eu ouvi na barrica das maçãs” de Mário de Carvalho

    “Reconhecido como um dos mais importantes escritores portugueses da actualidade, a sua faceta de cronista passou despercebida à maior parte dos leitores; daí esta selecção das suas melhores crónicas publicadas nas décadas de oitenta e noventa do século passado no Público e no Jornal de Letras.

    Delas emergem o ficcionista, o cidadão, o comunicador e o memorialista, em textos que alguns diriam proféticos e, nas palavras de Francisco Belard: «testemunhos de um largo campo de assuntos, abordagens, dimensões e estilos, através de eras e lugares, sinais de um escritor que declaradamente prefere viajar no discurso e decurso do tempo e do espaço doméstico a fazê-lo em itinerários geográficos, programados e turísticos. Por tudo isto […], os leitores dos romances o vão reencontrar em mudáveis cenários e perspectivas, de outros pontos de vista, na familiaridade e na estranheza diante do seu mundo, que faz nosso.»”

    https://www.bertrand.pt/livro/o-que-eu-ouvi-na-barrica-das-macas-mario-de-carvalho/22838774

  • “Juventude(s) do local ao nacional – que intervenção?” de Maria Manuel Vieira e Vítor Ferreira (coords.)

    “O presente livro surge no âmbito do estudo «Juventude(s) do local ao nacional: que intervenção?” desenvolvido pelo Observatório Permanente da Juventude do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude. Este estudo teve como objetivo proceder ao levantamento exaustivo e integral, para a totalidade dos municípios portugueses, de elementos referentes às políticas municipais de juventude através de uma metodologia que contemplou uma pesquisa documental on-line no site de cada município e um inquérito por questionário on-line aos municípios portugueses do Continente e Regiões Autónomas.

    Com o intuito de identificar formas de intervenção dos municípios na área da Juventude, o inquérito obteve uma taxa de resposta de 81,5% (251 municípios). O levantamento sistemático da informação sobre políticas públicas a nível municipal permitiu identificar e mapear uma diversidade de práticas e metodologias de intervenção à escala local em diferentes dimensões: estrutura de intervenção; formas de intervenção, problemas dos jovens no município e áreas prioritárias de intervenção (2013-2017; 2018-2021).”

    https://www.opj.ics.ulisboa.pt/publicacoes/

  • “Princesa Sofia e a égua da neblina” de Rachel Ruderman

    “A Sofia continua no seu treino para se tronar numa Protetora. E para tal, a fada Chrysta tem mais uma tarefa para ela. Com a ajuda do Minimus e do Skye, a Sofia tem de demonstrar que tem um coração puro. Mas algo acontece na amizade destes três amigos. O que será? Junta-te à princesa Sofia nesta emocionante aventura nas Ilhas Místicas.”

    https://www.fnac.pt/A-Princesa-Sofia-Ilhas-Misticas-Book-4-Disney/a6944712

  • “Angry Birds 2 - Acordo de Inimigos” de Kaiken

    “Os porcos andam a pregar partidas à Ilha dos Pássaros e o Red, o seu grande herói, está pronto a salvar o dia. Mas eis que um novo vilão se quer apoderar da Ilha dos Pássaros e da Ilha dos Porcos… e os pássaros e os porcos percebem que, para sobreviverem, terão de se UNIR.”

    https://www.fnac.pt/Angry-Birds-2-Acordo-de-Inimigos-Kaiken/a6944701

  • “Sementes de música” de Ana Maria Ferrão e Paulo Ferreira Rodrigues

    “Os autores querem proporcionar o contacto com rimas infantis que integram diferentes elementos musicais, com canções que embalam ou que contam uma história, com jogos de ritmo e de interacção. O CD que acompanha o livro contém música gravada para escutar, dançar ou imaginar, com sons de instrumentos, com ambientes de ontem, de hoje e de sempre. Inclui-se propostas de actividades para a 1.ª infância.”

    https://www.fnac.pt/Sementes-de-Musica-FERRAO-ANA-MARIA-E-PAULO-FERR/a92145

  • “O meu avô pirata” de Laya Massons

    “Todos os domingos o avô contava histórias aos netos, sentado no banco do parque que havia ao lado de de casa. Histórias de piratas ou recordações da infância, descobertas ora com a ajuda da imaginação ora nas profundidades da memória. Até que, um dia, levaram o avô para o hospital e tudo mudou.”

    https://www.fnac.pt/O-Meu-Avo-Pirata-Laya-Massons/a6714610

  • “A história do Pedrito Coelho” de Beatrix Potter

    “Pedrito é um coelho traquinas que mora num bosque, com os seus irmãos e a mãe. Um dia, a mãe tem de sair e recomenda-lhes que fiquem em casa. Pedrito, desobediente, resolve fazer uma visita à horta do Sr. Gregório, que por pouco não lhe custa a vida.”

    https://www.wook.pt/livro/a-historia-do-pedrito-coelho-beatrix-potter/16079689

  • “Maria do medo” de Rita Castanheira Alves

    “A Maria adora a escola, os dias de festa e cantar as suas canções favoritas. Desenha com a mão esquerda, sempre com lápis de cera, e adora tomar banho na banheira cheia de água. Mas a Maria tem um problema. Um problema que aparece todas as noites... Na hora de dormir, lá vem ele: O MEDO! Inclui dicas para os pais ajudarem as crianças a gerir as emoções.”

    https://www.fnac.pt/Maria-do-Medo-Rita-Castanheira-Alves/a932498

  • “A admirável história de Greta Thunberg” de Valentina Camerini

    “Prémio Gulbenkian Para a Humanidade. Nunca somos demasiado pequenos para fazer grandes coisas. Uma biografia ilustrada de GRETA THUNBERG, a adolescente que decidiu lutar pelo clima e o futuro do planeta, inspiradora do movimento. #Fridaysforfuture. Rapidamente ganhou apoios e mais participantes, até se tornar um símbolo global dos protestos pela justiça climática. Por essa razão é candidata ao Prémio Nobel da Paz 2019.”

    https://www.fnac.pt/A-Admiravel-Historia-de-Greta-Thunberg-Valentina-Camerini/a6874499

  • “Guinness World Records 2020”

    “Uma edição actualizada e especial, preparada para a nova década dos anos 20 deste milénio... E um novo estilo de layout para uma capa electrizante! Para além das secções e temáticas habituais, a edição deste ano destaca recordes relacionados com robôs e apresenta novidades interactivas.”

    https://www.fnac.pt/Guinness-World-Records-2020-GWR/a7112457

  • “Juliette Society” de Sasha Grey

    “Catherine, uma jovem estudante de cinema que acaba de despertar para o erotismo, descobre a existência de um clube selecto e misterioso, no qual figuras poderosas exploram as suas fantasias sexuais, até as mais obscuras.

    Estas novas experiências, que Catherine jamais sonhara concretizar, proporcionam-lhe momentos de intenso prazer… mas também podem tornar-se o seu pior pesadelo.

    Sasha Grey dá-nos a conhecer uma sociedade secreta e elitista, onde o sexo não conhece limites.

    "Uma estreia literária escaldante." The Sun

    "Sasha Grey é a nova EL James." Independent”

    https://www.fnac.pt/Juliette-Society-Sasha-Grey/a721931

  • “Indulgência plenária” de Alberto Pimenta

    “Num dia de Março, talvez Abril de 2006, Alberto Pimenta sentou-se na esplanada de um restaurante voltado para o Coliseu de Lisboa, abriu a meio o jornal que acabara de comprar, e deu com a notícia da morte de Gisberta Salce Júnior, em Fevereiro, no Porto. Transtornado com a brutalidade do que viu descrito em meia dúzia de linhas, fechou o jornal e disse para si eu vou escrever um poema sobre isto.”

    https://www.fnac.pt/Indulgencia-Plenaria-Alberto-Pimenta/a6528603

  • “Histórias para contar consigo” de Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela

    “Aceite o desafio e entre num jogo para vencer. No final de cada história as suas escolhas irão surpreendentemente mudar a sua vida.

    Histórias para Contar Consigo é um livro ou um jogo?

    A partir da experiência como terapeutas, Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela escreveram estas metáforas que nos ajudam a crescer e a conhecer-nos a nós próprios.

    O livro começa com uma história e no fim dessa história somos confrontados com uma pergunta e várias possibilidades de resposta. A partir daqui estamos por nossa conta. A escolha leva-nos a uma próxima história, uma nova pergunta e assim sucessivamente. No final teremos aprendido mais sobre nós.”

    https://www.fnac.pt/Historias-para-Contar-Consigo-SANTOS-MARGARIDA-E-RITA-VILELA/a239188

  • “Milkman” de Anna Burns

    “Vencedor do Man Booker Prize 2018

    Nesta cidade sem nome, ser interessante é perigoso. A irmã do meio, protagonista deste romance, empenha-se em evitar que a sua mãe descubra a identidade do namorado e em não dar explicações sobre os encontros com o leiteiro. Mas quando o cunhado um descobre a situação e começa o rumor, a irmã do meio torna-se «interessante». A última coisa que queria ser. Porque, nesta cidade, ser interessante implica que te prestem atenção e isso é perigoso.

    Num original misto de inocência e perspicácia, com um estilo único, torrencial e anónimo muito próprio da oralidade, a narradora partilha com o leitor a sua vida, profundamente marcada pela violência física e psicológica. Milkman, de Anna Burns, é uma comovente história feita de rumores e falatório, de aceitação e resistência, de silêncio e surdez intencional, que decorre no auge dos conflitos entre as duas irlandas e que espelha o que de pior há no ser humano.”

    https://www.fnac.pt/Milkman-Anna-Burns/a7083508

  • “Deixei-te o sorriso em casa” de António Santos

    “Uma herança levou Nuno à profissão de livreiro, o coração levou-o a Isabel. Naquela vila templária ninguém duvidava de que Nuno e Isabel, os namorados que coleccionavam sorrisos, acabariam um dia por casar. Um encontro acidental põe à prova um amor que parecia imune à tentação. E as coisas complicam-se quando entram em cena um feiticeiro que perdeu o sorriso e não desiste de o encontrar, um tio desaparecido durante as cerimónias religiosas em Fátima, ou os participantes de uma não menos estranha tertúlia na misteriosa sala de um restaurante madrileno. Entre a calmaria da Beira Baixa e a agitação de Madrid, dos mosteiros ortodoxos da Grécia ao enigmático deserto marroquino – com a poesia de Eduardo Guerra Carneiro como fundo – há paixões que nascem e morrem, promessas que não se cumprem. Porque todos podemos ser tentados um dia e deitar tudo a perder. O sorriso e o próprio coração.”

    https://www.fnac.pt/Deixei-te-o-Sorriso-em-Casa-Antonio-Santos/a293021

  • “Se fosse fácil era para os outros” de Rui Cardoso Martins

    “O narrador parte com quatro amigos, todos eles a atravessarem uma fase menos boa nas suas vidas, para uma viagem através dos Estados Unidos da América. De Nova Iorque até ao Sul profundo e em seguida para o Norte, até às Cataratas do Niagara, já na fronteira com o Canadá, atravessam um país de profundos contrastes onde vão viver aventuras umas vezes divertidas, outras perigosas, se não mesmo fatais. A viagem é, para cada um deles, um encontro sem concessões consigo mesmo e com as memórias de vidas muito diferentes, em que tudo se joga e às vezes tudo se perde, mesmo a vida. SE FOSSE FÁCIL ERA PARA OS OUTROS, o terceiro romance de Rui Cardoso Martins, é uma leitura viva, empolgante, eficazmente servida por um estilo a que o autor nos tem habituado nos argumentos dos filmes e nas crónicas de jornal.”

    https://www.fnac.pt/Se-Fosse-Facil-Era-Para-os-Outros-Rui-Cardoso-Martins/a621865

  • “A substância do amor e outras crónicas” de José Eduardo Agualusa

    “A crueldade feminina fascina os homens. Amar uma mulher sem veneno é como jogar à roleta-russa com uma pistola fulminante. A obscura força que leva um sujeito a lançar-se da Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, preso a uma frágil lona (um parapente ou um asa-delta), em direção ao imenso abismo azul, aos prédios aguçados, às areias luminosas da praia do Pepino, é a mesma que o precipita, indefeso e nu, para os braços de uma mulher.

    Quando o louva-a-deus encontra a sua deusa e esta lhe diz «vem, vou-te comer», o infeliz sabe que aquilo não é uma metáfora. Mesmo assim, seguro de que depois do amor será servido ao jantar, o louva-a-deus persigna-se e vai. É o que nós fazemos – homens e mulheres –, à procura do amor, em fuga do amor, desencontrados.”

    https://www.fnac.pt/A-Substancia-do-Amor-e-Outras-Cronicas-Jose-Eduardo-Agualusa/a1320117

  • “Autoconsciência” de Daniel Goleman e outros

    “A autoconsciência é a base da inteligência emocional que permite que veja seu talento, defeitos e potencial. Mas não será capaz de alcançar a verdadeira autoconsciência com o feedback trimestral usual e o auto-reflexão. Este livro ensinará como entender os pensamentos e emoções, como persuadir os seus colegas a compartilhar o que eles realmente pensam de si e como a autoconsciência gera relacionamentos mais produtivos e recompensadores com seus colaboradores e chefes. Este volume inclui trabalhos de: Daniel Goleman, Robert Steven Kaplan, Susan David.”

    https://www.fnac.pt/Autoconsciencia-Daniel-Goleman/a6932938

  • “A miséria do tempo” de Renato Miguel do Carmo e Maria Madalena d’Avelar

    “O flagelo do desemprego na primeira pessoa.

    A crise financeira internacional de 2008 desencadeou um novo tipo de mal-estar social e económico entre as sociedades europeias, rompendo o equilíbrio prevalecente nos Estados sociais desde a década de 1970. Aos choques no mercado laboral, juntou-se uma série de políticas que visaram a efectiva desvalorização do trabalho, a desregulação das leis laborais e da negociação e contratação colectivas. Cada vez mais pessoas em idade activa entraram em situações de precariedade ou de desemprego.

    O presente volume faz parte de uma grande investigação dedicada ao modo como esse mal-estar tem sido vivido, em Portugal, por grupos sociais fortemente afectados pela conjuntura económica. Desta vez, o tema é o desemprego, flagelo que em 2013 atingiu um máximo histórico de 17,5%. Sem descurarem as estatísticas e as condições sociais objectivas, Renato Miguel do Carmo e Maria Madalena d’Avelar apresentam uma visão aprofundada, qualitativa, que destaca os modos subjectivos como as pessoas em situação de desemprego vivem e percepcionam a sua realidade e o seu tempo.

    Em testemunhos directos, ganham assim voz e visibilidade os actores sociais que estão normalmente arredados do debate público e da disputa política e social. O livro é lançado em simultâneo com a web-reportagem Demasiado Novo para Ser Velho, dos mesmos autores.”

    https://www.fnac.pt/A-Miseria-do-Tempo-CARMO-RENATO-DO-E-MARIA-D-AVELAR/a7607492

  • “O cadastro e a propriedade rústica em Portugal” de Rodrigo Sarmento de Beires

    “Com a necessidade de impulsionar a mobilização da terra e a gestão rural sustentada urge dinamizar o cadastro. Os preceitos legais que enquadram a posse, o uso e a propriedade da terra evidenciam uma “Rede Territorial do Domínio Público” e o seu reverso a “Malha Cadastral das Zonas de Propriedade Registável cuja delimitação permitirá acelerar aquele, a harmonização registral e a identificação das terras abandonadas e sem dono. Propõe-se para estas um fundo público autónomo. Revendo o território e o processo cadastral sugerem-se aperfeiçoamentos. Na questão fiscal dos prédios rústicos, defende-se o princípio da “gestão rural ou pagador” e a organização dos serviços do território, como meio dinamizar o registo e comércio local das terras, visando a expansão das explorações.”

    https://www.fnac.pt/O-Cadastro-e-a-Propriedade-Rustica-em-Portugal-Rodrigo-Sarmento-de-Beires/a700927

  • “Viagem interior” de Telma Veríssimo

    “Um documentário fotográfico sobre desertificação e despovoamento no Algarve. (…)

    A fuga para o litoral à procura de condições de vida melhores, o envelhecimento da população e o desaparecimento de serviços essenciais nas povoações mais pequenas são fenómenos difíceis de inverter. Assiste-se ao abandono da terra e à negligência das zonas florestais. O conhecimento ancestral e as tradições desaparecem. Cada um destes fatores conduz ao agravamento de outros, num ciclo de degradação cada vez maior.

    “Viagem Interior” propõe uma reflexão sobre as dificuldades presentes no Algarve menos conhecido.”

    https://www.ccdr-alg.pt/site/info/viagem-interior-pelo-olhar-de-telma-verissimo-de-4-29-de-agosto

  • "Loulé em 1699: caracterização sócio-demográfica" de João Cosme e Lina Oliveira

    “O documento publicado “Treslado do formullario que el-Rei, nosso Senhor, que Deus guarde, mandou fazer das pessoas e fogos desta notável villa de Loulé e seu termo e das pessoas que tiverem bens no termo desta vila” possui significativas informações de cariz económico e social que permitem ampliar o conhecimento sobre o concelho de Loulé em finais do século XVII.

    Sendo Loulé terra da Coroa, tornava-se imperioso que o soberano conhecesse não só os efectivos humanos mas também recursos económicos e financeiros dos mesmos. Daí que o transcrito e em análise se possa caracterizar com uma fonte tipo eminentemente censitário.”

    http://www.cm-loule.pt/pt/17313/caderno-do-arquivo-n-16.aspx

  • “Zé Pedro: uma biografia” de André Rito

    “A vida, a alegria, rebeldia e carreira de Zé Pedro, um dos mais importantes nomes do rock português. Do primeiro concerto dos Xutos&Pontapés onde a banda tocou seis músicas em cinco minutos, ao concerto numa prisão em Macau, à consagração da banda com o disco Circo de Feras, passando pela morte da mãe de Zé Pedro, o afastamento e reaproximação dos Xutos, e o famoso bar Johnny Guitar - episódios contados pelos amigos e família do guitarrista.”

    https://www.fnac.pt/Ze-Pedro-Uma-Biografia-Andre-Rito/a7287810

  • “Puto normal e a máquina das sombras” de Greg James e Chris Smith

    “Apesar de não ter qualquer dom, o Murph Cooper faz parte da melhor equipa da Aliança de Heróis. Quando o arqui-inimigo, o Supervilão Pica-pica, foge da prisão, o PUTO NORMAL e os Supertotós estão de prontidão para o caçar. Mas, o superbajulador Nicholas Knox está de volta e acredita que só pode ser herói quem tem poderes. E os dois juntos planeiam construir uma máquina ignóbil capaz de DAR a qualquer pessoa superpoderes! Quando o PUTO NORMAL entra na MÁQUINA DAS SOMBRAS, O MUNDO NUNCA MAIS VAI SER IGUAL.”

    https://www.fnac.pt/Puto-Normal-Livro-3-E-A-Maquina-das-Sombras-Greg-James/a7093021

  • “A cidade que deixou de sorrir” de Milu Loureiro

    “A vida na cidade ia de mal a pior. Discussões, mau-humor, impaciência cresciam. A cidade deixou de sorrir e de sonhar. Como em terra de tristes quem tem um sorriso é rei, um vendedor de sorrisos viu naquela cidade uma boa oportunidade de negócio!

    Para lá se dirige com a sua mercadoria: sorrisos! Será que a cidade voltou a sorrir e a sonhar?

    Vem connosco nesta busca da alegria, dos afetos e do sonho!”

    https://www.fnac.pt/A-Cidade-que-Deixou-de-Sorrir-Milu-Loureiro/a6258236

  • “Como ser um explorador do mundo” de Keri Smith

    “Da autora de "Destrói Este Diário" - um enorme êxito de vendas em Portugal. Cada página tem uma proposta diferente e cabe ao leitor interpretar a melhor maneira de executá-la. Um excelente pre-sente para adultos criativos, que não têm medo de desafiar e dar asas à imaginação. Um livro que vai divertir e entreter. Criatividade para além dos limites!”

    https://www.fnac.pt/Como-ser-um-Explorador-do-Mundo-Keri-Smith/a1208789

  • “Porque tem a arte tanta gente nua?” de Susie Hodge

    “A arte é tão cara porquê? Porque tem a arte tanta gente nua? Tanta fruta para quê? E porque nos surpreende e perturba a arte?

    Com perguntas e respostas directas e divertidas sobre as artes visuais, desde a Arte Rupestre ao Cubismo, e do Renascimento à Arte Contemporânea, este livro ajuda os jovens leitores a perceberem melhor a arte e a interessarem-se por ela.”

    https://www.fnac.pt/Porque-Tem-a-Arte-Tanta-Gente-Nua-Susie-Hodge/a1271718

  • “Refugiado” de Alan Gratz

    “Três crianças diferentes. Uma missão em comum: FUGIR! JOSEF é um rapaz judeu que vive na Alemanha nazi, na década de 1930. Com a crescente ameaça dos campos de concentração, ele e a sua família embarcam num navio rumo ao outro lado do mundo… ISABEL é uma rapariga cubana em 1994. Com motins e distúrbios a proliferarem no seu país, ela e a sua família partem num bote, esperando encontrar segurança na América… MAHMOUD é um rapaz sírio em 2015.

    Com a sua pátria dilacerada pela violência e destruição, ele e a sua família encetam uma longa viagem em direção à Europa… Estas três crianças protagonizam angustiantes viagens em busca de refúgio. Vão todas deparar-se com perigos inimagináveis – desde afogamentos a bombardeamentos e traições. Mas há sempre a esperança do amanhã. E apesar de Josef, Isabel e Mahmoud estarem separados por continentes e por décadas, factos chocantes acabam por ligar as suas histórias no final.”

    https://www.fnac.pt/Refugiado-Alan-Gratz/a6944709

  • “Gestão de sistemas de informação – pessoas, equipas e mudança organizacional” de Telmo Henriques

    “A obra "Gestão de Sistemas de Informação" integra um conjunto de dois livros que abordam temas essenciais da gestão de sistemas de informação, partilhando este título em comum, mas exibindo subtítulos distintos em função da natureza diferenciada dos temas abrangidos por cada um deles.

    Este segundo livro – com o subtítulo Pessoas, Equipas e Mudança Organizacional – trata de aspetos essenciais relacionados com a gestão das organizações que são igualmente relevantes para as áreas de Sistemas e Tecnologias de Informação (SI/TI), enquadrando perspetivas fundamentais no domínio do comportamento organizacional, do desenvolvimento e mudança organizacionais, da gestão das pessoas, e da qualidade e excelência organizacional.

    A abordagem aqui apresentada dá-nos uma visão estruturada da organização – uma vez que integrada num ambiente global, dinâmico e competitivo, onde a mudança, a inovação, a aprendizagem e o conhecimento são requisitos essenciais impostos pelo mercado – considerando estes fatores como fundamentais para a sua sobrevivência, desenvolvimento e afirmação na sociedade.

    Este livro tem o duplo objetivo de formar novos quadros profissionais para a organização e de desenvolver os profissionais existentes quer na área de SI/TI, quer nas vertentes de governance e de gestão. Assim, pretende, primordialmente, funcionar como livro de referência para o ensino da Gestão de Sistemas de Informação, quer ao nível de graduação, quer de pós-graduação.

    Temas abordados: ·Comportamento organizacional; ·Mudança, aprendizagem e desenvolvimento organizacional; ·Gestão de pessoas nas organizações; ·Gestão da qualidade e modelos de excelência organizacional.”

    https://www.fnac.pt/Gestao-de-Sistemas-de-Informacao-Telmo-Henriques/a6871640

  • “Gestão de sistemas de informação – frameworks, modelos e processos” de Telmo Henriques

    “A obra Gestão de Sistemas de Informação integra um conjunto de dois livros que abordam temas essenciais da gestão de sistemas de informação, partilhando este título em comum, mas exibindo subtítulos distintos em função da natureza diferenciada dos temas abrangidos por cada um deles.

    Este primeiro livro – com o subtítulo Frameworks, Modelos e Processos – trata de aspetos essenciais associados à gestão de sistemas de informação, numa perspetiva de governance e alinhamento estratégico, gestão de benefícios de investimentos em SI/TI (Sistemas de Informação/Tecnologias de Informação), melhores práticas e modelos de maturidade associados, e gestão de processos de negócio.

    Integra ainda uma abordagem introdutória à investigação em contexto organizacional e culmina com a apresentação de um caso real de aplicação, correspondendo a uma intervenção de mudança realizada numa organização.

    Este livro tem o duplo objetivo de formar novos quadros profissionais para a organização e de desenvolver os profissionais existentes quer na área de SI/TI, quer nas vertentes de governance e de gestão. Assim, pretende, primordialmente, funcionar como livro de referência para o ensino da Gestão de Sistemas de Informação, quer ao nível de graduação, quer de pós-graduação.

    Inclui um caso prático de investigação-ação em contexto organizacional, respeitante a uma unidade de TI de uma grande instituição financeira.

    Temas abordados

    - Introdução e conceitos fundamentais

    - Frameworks de governance

    - Gestão de benefícios de investimentos em SI/TI

    - Melhores práticas e modelos de maturidade em SI/TI

    - Gestão de processos de negócio

    - Investigação em contexto organizacional”

    https://www.fnac.pt/Gestao-de-Sistemas-de-Informacao-Telmo-Henriques/a6654357

  • “Jonathan Strange e o Sr Norrell” de Susanna Clarke

    “O melhor romance de fantasia desde O Senhor dos Anéis!

    Há séculos, quando a magia habitava a Inglaterra, houve um mago que se distinguiu entre todos os outros. Chamou-se Rei Corvo, foi criado por fadas e, como nenhum outro, soube conjugar a sabedoria desses seres com a razão humana. Só que tudo se alterará a partir do momento em que um rei louco e alguns poetas mais arrojados fazem com que a Inglaterra deixe de acreditar na magia. O que acontecerá até meados do século XIX, quando o solitário Senhor Norrell, de Hurtfew Abbey, que faz andar e falar as estátuas da catedral de York, acredita que poderá ajudar o governo de Sua Majestade na guerra contra Napoleão.

    Já em Londres, Norrell, encontrará Jonathan Strange, um jovem, rico e brilhante (mas também arrogante), que descobre por acaso que é um mago, tornando-se seu discípulo. Os feitos de ambos hão-de maravilhar a velha Inglaterra. Até ao momento, no entanto, em que a parceria, que parecia destinada ao sucesso, virará rivalidade. É que, fascinado pela figura sombria do Rei Corvo e atraído pela sua "insensata busca" por magias há muito esquecidas, Jonathan haverá de pôr em causa tudo o que Norrell mais estimava.

    Jonathan Strange e o Sr. Norrell é, pois, um romance "elegante, mordaz e absolutamente arrebatador", envolvido em grande mistério e beleza que agarra o leitor até à última página.”

    https://www.wook.pt/livro/jonathan-strange-o-sr-norrell-susanna-clarke/163602

  • “Deixe-o crescer” de Javier Urra

    “Não ceda à tentação de fechar o seu filho numa redoma de vidro. Javier Urra, psicólogo e autor do bestseller "O Pequeno Ditador", no seu novo livro, demonstra-nos que, mais do que superproteger, os pais têm de ensinar a antecipar, prever e prevenir, e quais as consequências da superproteção.”

    https://www.fnac.pt/Deixe-o-Crescer-Javier-Urra/a7112430

  • “A dieta anti-cancro” de David Khayat

    “A verdade é que os nossos comportamentos alimentares são de facto responsáveis por bom número de cancros que desenvolvemos! O que podemos fazer? Como reduzir o risco de cancro? Podemos fazer alguma coisa em termos de prevenção? Este livro explica-nos o que é o cancro e como se desenvolve. Juntando a sua pesquisa com a dos outros grandes especialistas oncológicos, David Khayat mostra-nos o que significam os estudos, quais são os mais sólidos, e como usar os seus resultados na nossa dieta individual e familiar.”

    https://www.fnac.pt/A-Dieta-Anti-Cancro-David-Khayat/a943947

  • “O crime de Paragon Walk” de Anne Perry

    “Quando a jovem Fanny Nash sucumbe nos braços da cunhada, vítima de um brutal ataque na sofisticada rua de Paragon Walk, cabe ao inspetor Pitt investigar o caso. Recorrendo ao seu incomparável talento e à ajuda de Charlotte, sua mulher e parceira na luta contra o crime, Pitt tudo fará para impedir que o assassino escape impune. Charlotte, cujo cunhado também se encontra sob suspeita, fica incumbida de interrogar todos os residentes da rua, desenterrando sórdidas intrigas e amargas rivalidades. O formidável casal descobre que por detrás das mais elegantes fachadas da sociedade vitoriana espreita algo de muito sombrio. À medida que as máscaras começam a cair, a ameaça de uma nova morte torna-se cada vez mais real…”

    https://www.fnac.pt/O-Crime-de-Paragon-Walk-Anne-Perry/a883203

  • “A educação sentimental dos pássaros” de José Eduardo Agualusa

    "A Educação Sentimental dos Pássaros reúne onze contos, onze histórias, onze cenários, onze possibilidades. Em comum têm uma mesma preocupação sobre a origem e a natureza do mal. Como é que o pequeno Jonas se transformou em Savimbi? O que move Hillary? Anjos e os demónios caminham entre nós e nem sempre se distinguem uns dos outros.

    Com a sua sabedoria, joga com as palavras, vira as probabilidades ao contrário. É do avesso que se faz a melhor Literatura. José Eduardo Agualusa é um autor do mundo, vive entre ideias, realidades, sonhos e medos. Às vezes as histórias aparecem-lhe enquanto dorme. Nunca sabe como terminará uma personagem que lhe surgiu mesmo que seja um anjo. Ou um demónio. Esta imprevisibilidade torna-o ímpar no panorama da Grande Literatura.”

    https://www.fnac.pt/A-Educacao-Sentimental-dos-Passaros-Jose-Eduardo-Agualusa/a513122