Site Autárquico Loulé

Cineteatro Louletano

 

O Cineteatro Louletano, com quase 100 anos de vida, foi durante a maior parte da sua existência um espaço privado, pertença da Sociedade Teatral Louletana que o projetou em 1925 e inaugurou em 1930. Ao longo dos tempos, atravessou vários períodos difíceis e o edifício chegou mesmo, a certa altura, a correr o risco de ser demolido.

Valeu-lhe a intervenção atempada da autarquia, quer através do aluguer do espaço, a partir de 1984, quer mais tarde, com a aquisição do imóvel, em 2003.

Após uma remodelação profunda, em 2010-2011, o Cineteatro Louletano é hoje um espaço moderno e completamente equipado, apto para eventos de música, teatro, dança, cinema e artes performativas, para além de ter condições para acolher seminários, colóquios, conferências, servindo por vezes como um pequeno centro de congressos. A sala tem uma lotação de 314 lugares, dos quais 215 na Plateia, 46 no 1.º Balcão e 49 no 2.º Balcão e 4 lugares de mobilidade reduzida.

Com uma equipa permanente e multidisciplinar, que inclui Programação, Produção, Mediação e Comunicação, o Cineteatro Louletano é hoje um dos polos mais importantes a sul do País ao nível do apoio às artes performativas, patente na diversidade e pluralidade da sua programação.

Paralelamente, é uma estrutura que motiva o trabalho entre artistas residentes no concelho, regionais e nacionais, valorizando novos talentos e potenciando em simultâneo a criação artística.

Espaço de reflexão e pensamento, o Cineteatro Louletano fomenta ativamente o cruzamento entre várias vertentes culturais trabalhando não só a Cultura como despertando a intervenção e a cidadania, garantindo a ligação ao seu público e estimulando em permanência a criação de novos públicos.

O Cineteatro Louletano foi um dos fundadores da Rede AZUL- Rede de Teatros do Algarve e integra a Rede 5 Sentidos.

Para mais informações consulte: http://cineteatro.cm-loule.pt/