Site Autárquico Loulé

Cineteatro Louletano

Multimédia0 Multimédia1 Multimédia2 Multimédia3

 

Nos últimos anos, o Cineteatro Louletano (CTL) tem apresentado uma programação permanente, por temporadas artísticas, que abrange as áreas da Música, Teatro, Dança, Performance, várias rubricas regulares de reflexão e debate, programação direcionada para escolas e famílias, e propostas criadas pelos vários agentes culturais do concelho. O CTL contempla ainda uma vertente formativa e de envolvimento da comunidade local, através de desafios criativos de cariz colaborativo.

Um espaço de desafio à criação e de co-produção mas também de acolhimento de espetáculos dos maiores artistas e companhias nacionais e internacionais. Um equipamento que pensa o território e que cria sinergias com a comunidade local e realiza uma programação fora de portas, com ações em escolas, espaços patrimoniais e em várias freguesias do litoral ao interior.

A sala – com capacidade para 314 lugares (sendo 4 de mobilidade reduzida) – também acolhe seminários, colóquios, conferências, criando também aqui uma espécie de centro de congressos, a par da vertente de sala de espetáculos.

É um dos espaços mais emblemáticos do concelho de Loulé mas também do Algarve, que se manteve ao longo de mais de 70 anos como propriedade da Sociedade Teatral Louletana, constituída em 1925 por vários empreendedores privados.

A inauguração oficial deu-se a 19 de Abril de 1930, com a atuação da Companhia Teatral da grande atriz Ilda Stichini. Após vários altos e baixos, que incluíram o quase abandono do edifício devido a problemas financeiros dos proprietários privados, a Câmara Municipal de Loulé acabou por adquirir, em 2003, este ex-líbris cultural, intervindo mais tarde de uma forma mais profunda, em 2011, com a remodelação total do equipamento.

 

Para mais informações consulte: http://cineteatro.cm-loule.pt/