Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de setembro 2021

  • “O crocodilo que não gostava de água” de Gemma Merino

    “Toda a gente sabe que os crocodilos adoram água. Bem, mas este crocodilo não. Este não gosta NADA de água. Na verdade prefere trepar às árvores! Será que este pequeno crocodilo afinal não é nada um crocodilo?”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-crocodilo-que-nao-gostava-de-agua-gemma-merino/17610914

  • “Os altruístas” de Andrew Ridker

    “Uma saga familiar do século xxi. Um romance sobre dinheiro, privilégio, política, cultura universitária, namoro, infidelidade, indústria cervejeira americana e o que significa «ser uma boa pessoa».

     

    Arthur Alter está metido em sarilhos. É um mediano professor universitário de Engenharia no Midwest, que não consegue pagar a hipoteca da casa, está exasperado com a namorada (uma medievalista trinta anos mais nova), e cujos filhos não falam com ele. Há ainda a questão da pequena fortuna que a sua desaparecida mulher, Francine Klein, manteve secreta e que foi herdada diretamente pelos filhos.

     

    Os filhos são Ethan, um jovem sensível e sexualmente confuso, que vive em reclusão e do dinheiro deixado pela mãe; e Maggie, que pratica um estilo de vida nobre de sentimentos e ações, num regime de pobreza autoimposta.

    Na tentativa de uma reconciliação - motivada pela premência de um resgate financeiro - Arthur convida os filhos (que agora vivem em Nova Iorque) para passarem os dias de Páscoa na casa de família. Abre-se a caixa de Pandora, de onde saem ressentimentos e antigas memórias, sobretudo de Francine, a matriarca, cuja vida pode conter a chave para a coesão da família.

     

    Na senda de Correções (de Jonathan Franzen), Os Altruístas, romance de estreia de Andrew Ridker, é uma saga familiar sombria e divertida, que anuncia uma carreira literária de grande fulgor.

    Publicado em dezassete países, Os Altruístas foi a escolha e recomendação dos editores do The New York Times para romance, assim como da equipa da The Paris Review. Foi galardoado com o Friends of American Writers Award e nomeado para o Prix du Meilleur Livre Étranger e para o Yasnaya Polyana Literary Prize.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/os-altruistas/21077753

  • “O que dizer das flores” de Maria Isaac

    “Bem-vindo a Mont-o-Ver!

    Português que se ponha a caminho da montanha, no inverno, ou da praia, no verão, é certo passar por esta planície de canaviais; mais certo ainda, nem dar por ela. A velha linha férrea passa-lhe ao lado e os comboios já nem sequer abrandam por aqui. Em tanto espaço igual, esta é paisagem fácil de se perder.

     

    Pois permitam que vos apresente os ilustres da vila.

    O padre Elias Froes, o homem santo que tem por hábito gastar tempo a pensar no mundo, raramente em si próprio. Guarda segredos que mais ninguém sabe.

    Catalina Barbosa, aventureira e contestatária. Menina bem-comportada apenas aos domingos, quando a avó a amordaça dentro de um vestido bonito para ir à missa.

    Rosa Duque, a mulher que, em tempos, teve tudo para ser feliz. Foi vencida por um coração partido e resgatada por uma flor.

    Zé Mau, o terror na vida das crianças. Os irmãos Mondego, os vilões nas histórias dos adultos.

    Este vilarejo pode até ser pequeno e parado, mas está cheio de gente atrapalhada com muita vida para esconder.

     

    Descubram comigo o que aconteceu, afinal, na noite do grande incêndio de há uma década e quem são os verdadeiros heróis desta nossa história pitoresca, temperada com os habituais mal-entendidos.

    Bem-vindo a Mont-o-Ver!”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-que-dizer-das-flores-maria-isaac/24736011

  • “O reino” de Emmanuel Carrère

    “O Reino conta a história dos primórdios do cristianismo e de como dois homens, Paulo e Lucas, transformaram uma pequena seita de judeus, liderados pelo seu messias crucificado, numa religião que em três séculos minou o Império Romano e depois conquistou o mundo, tornando-se um enorme e perene sucesso.

     

    Pela mão de Emmanuel Carrère, acedemos ao mundo mediterrânico do Século I, numa trama histórica habilmente entretecida (afinal, não havia assim tanto sossego nos domínios da pax romana…), que é ao mesmo tempo uma meditação sobre o que é verdadeiramente o cristianismo, e em que medida nos interpela ainda hoje, crentes e não-crentes. Tal como em todos os seus livros desde O Adversário, o autor envolve-se totalmente nesta história, com a sua reconhecida honestidade e recusa de autocensura. Carrère foi um cristão fervoroso, um católico praticante, talvez até num grau excessivo, até deixar de crer. Assim, é a sua própria história que reconhecemos mais uma vez como pano de fundo, com todas as suas angústias e questionamentos, enquanto constrói um livro divertido e sério, animado e introspectivo, erudito e mundano.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-reino-emmanuel-carrere/24695742

  • “Ele e ela: alguém está a mentir” de Alice Feeney

    “Anna Andrews tem finalmente aquilo que sempre desejou, ou quase… Ao fim de muitos anos de trabalho árduo, conseguiu enfim tornar-se apresentadora do noticiário da BBC. Mas, porque o acaso se encarrega muitas vezes de desarranjar os sonhos, Anna vê-se novamente como repórter, a cobrir o assassinato de uma mulher em Blackdown, uma pacata vila inglesa onde ela própria viveu a sua infância e adolescência.

    O inspetor-chefe Jack Harper deixou Londres por um motivo, mas nunca pensou que acabaria a trabalhar em Blackdown, e muito menos como principal suspeito do crime que está a investigar e que, de dia para dia, se reveste de contornos cada vez mais sinistros.

    Narrado a duas vozes, cada uma com a sua versão da história, Ele & Ela é um thriller psicológico complexo e sombrio, que manterá os leitores na expectativa até à última página. Porque alguém está a mentir.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/ele-ela/24715739

  • “O lobo e a pomba” de Kathleen E. Woodiwiss

    “Ele é o Lobo…

    Wulfgar é um cavaleiro implacável, capaz de destruir qualquer obstáculo que encontre no seu caminho. Com o coração há muito destroçado, Wulfgar conheceu uma sucessão de mulheres desde então, orgulhando-se de nunca se entregar a nenhuma… até encontrar Aislinn.

     

    Ela é a Pomba...

    Aislinn, uma bela princesa saxã e a orgulhosa filha do senhor de Darkenwald, assiste impotente ao assassinato do pai e à invasão das suas terras pelo exército normando de Wulfgar. Escravizada e humilhada, Ainslinn não desiste de recuperar o seu legítimo lugar como senhora de Darkenwald.

     

     A jovem princesa odeia os normandos e está decidida a vingar-se e a recuperar o seu legado - mas a paixão que sente pelo inimigo é crescente e incontrolável. Contudo, nesta luta, será o poderoso Lobo quem acabará vencido, derrotado pelo seu próprio coração, que bate pela corajosa Aislinn.

    Mas o frágil amor de ambos é ameaçado pela meia-irmã de Wulfgar, que conspira com um inimigo para o assassinar. Entre pactos secretos e alianças improváveis, conseguirá Wulfgar admitir que a mulher que ele conquistou é, na verdade, a conquistadora do seu coração?”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-lobo-e-a-pomba-kathleen-e-woodiwiss/24737718

  • “O cão de Milú” de Mariann Máray

    “«Milu gostava tanto de cães que desejava ter um: grande ou pequeno, selvagem ou dócil, silencioso ou ladrador... queria era um cão! Um dia, quando regressava a casa, Milu encontrou uma bola grande e peluda.…» O amor pelos animais, a amizade incondicional perante a adversidade e, sobretudo, a liberdade são os valores que sobressaem na obra distinguida com o XII Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados.

     

    «O cão de Milu», de Mariann Máray, é a história de uma menina e do seu muito peculiar animal de estimação, que se tornará no seu companheiro de brincadeiras.”

     

    https://www.almedina.net/o-c-o-de-milu-1573732791.html

  • “A sala magenta” de Mário de Carvalho

    “Paixão, luxúria e erotismo. Raiva, crueldade e regelo. Dois tempos. O presente, numa casa na floresta, perto da Lagoa Moura, onde pena Gustavo Miguel Dias, um cineasta em fim de carreira, lambendo as suas feridas e rememorando tempos gloriosos. O passado, impante na capital. As festas. O álcool. Os quartos de hotel. O rol interminável de mulheres e amantes. E aquela sala magenta, duma tal Maria Alfreda, antecâmara da felicidade, conchego alcatifado, jogo perverso entre o desdém, o apaziguamento e a ameaça.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-sala-magenta/17024749

  • “Búfalos; Leões; Girafas” de Pau Miró

    “Um dos mais originais autores europeus, um caso raro de persistência e intensidade. Um teatro mesmo dos dias de hoje vindo de uma cidade não muito distante de Lisboa, a misteriosa, sórdida, grandiosa Barcelona.

     

    A trilogia Girafas, Leões e Búfalos é uma fábula disfarçada para rever as mudanças que Barcelona sofreu desde os anos de Franco até o presente.

    Um olhar emocionado para uma realidade urbana próxima, observada a  partir de um certo voyeurismo a que não falta fascínio e empatia. Uma fábula contemporânea esvaziada de moralismos.”

     

    https://artistasunidos.pt/livrariaonline/produto/bufalos-leoes-girafas/

  • “Ivone, princesa de Borgonha; O casamento” de Witold Gombrowicz

    “Livrinhos de Teatro nº 129

    Uma edição Artistas Unidos/ Livros Cotovia com o apoio Fundação Calouste Gulbenkian e POLAND Translation Program.

     

    Começamos a publicar o teatro genial do genial Witold Gombrowicz traduzido agora directamente do polaco. Que surpresas! Que génio!”

     

    http://www.livroscotovia.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=754

  • “A noite italiana; Fé, esperança e caridade” de Ödön von Horváth

    “Um teatro que interroga a realidade histórica. O quotidiano das pequenas gentes ensombrado pelas curvas da História.”

     

    https://artistasunidos.pt/livrariaonline/produto/a-noite-italiana-fe-esperanca-e-caridade/

  • “Elementos secretos” realizado por Theodore Melfi

    “Início da década de 1960. Os EUA e a União Soviética encontram-se em plena Guerra Fria. A disputa pela corrida espacial entre as duas potências é uma evidência e nenhum dos países está disposto a perder a oportunidade de colocar o primeiro homem no espaço. Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson são três mulheres afro-americanas cujos cérebros brilhantes lhes valeram cargos na NASA, apesar da segregação racial e sexual ser ainda uma realidade. Numa época em que os computadores eram ainda muito rudimentares, foram as suas extraordinárias capacidades de cálculo matemático que definiram as complexas trajectórias que tornaram possível colocar na órbita da Terra o astronauta John Glenn, no dia 20 de Fevereiro de 1962. Tornou-se assim o primeiro norte-americano a fazê-lo (o soviético Yuri Alekseyevich Gagarin, a bordo da nave Vostok 1, já o tinha conseguido em de Abril do ano anterior).”

     

    https://www.cineteka.com/index.php?op=Movie&id=014945

  • “O peru que votou a favor do Natal” de Madeleine Cook

    “Peru Timóteo adoraria que se celebrasse o Natal na Quinta da Pereira.

    Mas como é que isso pode acontecer se a família vota sempre Contra?

    O Timóteo tem uma ideia!

    Vai liderar uma campanha espetacular para trazer as festividades à quinta!

    E será que vão conseguir escapar ao boicote do agricultor Machado?

    Mas como votarão os outros animais na véspera de Natal?”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-peru-que-votou-a-favor-do-natal-madeleine-cook/22307116

  • “Negócio de família” realizado por Eric Khoo

    “Em Takasaki (Japão), Masato gere um restaurante familiar que é muito famoso pela qualidade do seu ramen. Um dia, sem que nada o fizesse prever, o pai morre. Ao remexer nas coisas dele, encontra um velho caderno com fotos e apontamentos pertencente à mãe, falecida quando Masato era criança. Comovido com o que acaba de encontrar, Masato toma a decisão de visitar Singapura, a terra dos seus ancestrais, para reencontrar o que lhe resta da família. Com as pessoas com que se vai cruzando, Masato vai conhecer histórias que o ajudarão a compreender as suas origens, ao mesmo tempo que aprende receitas deliciosas que o vão ligar aos seus antepassados.

     

    Com Takumi Saitoh, Jeanette Aw Ee-Ping, Mark Lee e Beatrice Chien nos papéis principais, uma história sobre laços familiares assinada pelo realizador singapurense Eric Khoo ("My Magic", "In the Room").”

     

    https://www.cineteka.com/index.php?op=Movie&id=015947

  • “A escolhida” realizado por Gerard Bush

    “Verónica é uma jovem escritora de origem afro-americana. Um dia descobre estar aprisionada entre duas realidades distintas: a do presente, onde possui os mesmos deveres e direitos de qualquer outro cidadão do seu país; e a do passado, onde tem de vivenciar a injusta realidade da escravatura nas plantações de algodão.

    Um filme de terror escrito e realizado por Gerard Bush e Christopher Renz. Com a cantora e actriz Janelle Monáe a encarnar a personagem principal, o elenco inclui também com Marque Richardson, Eric Lange, Jack Huston, Kiersey Clemons, Tongayi Chirisa, Gabourey Sidibe, Robert Aramayo, Lily Cowles e Jena Malone.”

     

    https://www.cineteka.com/index.php?op=Movie&id=015967

  • “A forma da água” realizado por Guillermo Del Toro

    “Início da década de 1960. Elisa Esposito é uma rapariga muda que trabalha como funcionária de limpeza num laboratório de segurança máxima em Baltimore, EUA. A sua vida altera-se quando ali chega um humanóide anfíbio capturado nos mares da América do Sul que é mantido em cativeiro e usado em vários testes laboratoriais. Com o passar do tempo, Elisa começa a afeiçoar-se a ele e entre os dois surge algo muito parecido com amor. Quando os cientistas decidem usá-lo como cobaia num programa espacial, ela resolve salvá-lo. Para isso, terá a ajuda de Zelda e Giles, os seus mais fiéis amigos…”

     

    https://www.cineteka.com/index.php?op=Movie&id=015309

  • “Dar ao pedal: um guia para a vida toda” de Jorge Sequeira

    “Jorge Sequeira, um dos mais importantes speakers motivacionais do país, mostra-lhe neste livro como DAR AO PEDAL pode melhorar a sua vida e a dos que o rodeiam. Mas este não é um manual de ciclismo; é, sim, um guia para o ajudar a potenciar o seu desempenho, seja qual for a sua área.

     

    A receita é simples:

    - Deixe-se de Desculpas;

    - Aprenda a Acreditar em si e a confiar nos outros;

    - Seja Resiliente perante as dificuldades;

    - Mantenha-se Atento;

    - Trace Objetivos concretos;

    - Veja sempre o lado Positivo;

    - Arranje uma Equipa para o ajudar;

    - Seja Determinado e motivado;

    - Desenvolva a Autonomia;

     

    E, se fizer tudo isto, alcançará facilmente a Liderança. Professor universitário, investigador e doutorado em Treino Mental e Superação Pessoal, Jorge Sequeira desenvolve ao longo destas páginas inúmeras estratégias para ajudar os seus leitores a desenvolverem as suas capacidades ao máximo e a intensificarem as suas performances.”

     

    https://www.contrapontoeditores.pt/produtos/ficha/dar-ao-pedal/24521510

  • “O jogo do poder” de Danielle Steel

    “Fiona Carson é CEO de uma empresa multibilionária de alta tecnologia - uma mulher de sucesso num mundo de homens. Mãe solteira dedicada, estratega de primeira classe e negociadora feroz, Fiona tem de manter um equilíbrio delicado todos os dias. Enquanto isso, Marshall Weston delicia-se com os frutos das suas conquistas. Ao seu lado tem a esposa Liz, que de bom grado sacrificou a sua carreira para criar os três filhos. Calmo, astuto e irrepreensível, Marshall é um modelo para todos os executivos e o seu poder aumenta o seu carisma - mas ele guarda segredos que podem destruir a sua vida a qualquer momento. Ambos devem enfrentar os seus próprios demónios, e a vida que levam tem um preço alto. Quanto estão eles estão dispostos a pagar?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-jogo-do-poder-danielle-steel/21415199

     

  • “Olá, elefante!” de Rita Amaral

    “Diverte-te com o elefante e os seus amigos da selva.

    Este livro interativo com fantoche de dedo proporcionará aos bebés momentos de muita diversão.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/ola-elefante-/23936548

  • “Os piratas da falésia” de Isabel Ricardo

    “Aproveitando um fim de semana prolongado, os AVENTUREIROS viajam até Vila do Bispo, no Algarve, para participarem no Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza.

    Alojados no tranquilo Forte do Belixe, escutam durante a noite sons estranhos que não conseguem explicar e veem luzes na falésia. Embora ocupados durante o dia com as muitas atividades do Festival, não lhes passam despercebidas algumas situações bem invulgares…

     

    É então que OS AVENTUREIROS decidem pernoitar num lugar simplesmente encantador e misterioso, a Ponta da Grota. No entanto, a meio da noite, são surpreendidos por vozes masculinas que falam em surdina, o que os leva a suspeitar que uma quadrilha procura algo nas falésias escarpadas relacionado com o Infante D. Henrique, ao mesmo tempo que parecem vigiar a costa, talvez esperando algum acontecimento.

     

    Por entre grutas e trilhos ambientais, lendas de piratas e santos, príncipes e reis, espiões e corvos, os jovens acabam por mergulhar numa inesperada e empolgante aventura, recheada de ação e muito perigo.”

     

    http://www.saidadeemergencia.com/produto/os-aventureiros-os-piratas-da-falesia/

  • “Matéria Solar” de Eugénio de Andrade

    “«Discreto arredio dos palcos sociais, mas humanamente fiel e afim ao devir da natureza, mãe de efémeras metamorfoses; sem transcendências, dogmas ou mitos moralizadores, Eugénio de Andrade é um exemplo excepcional, "clássico" portanto, da melhor figura do criador — e esta obra, em pequeno livro, é disso uma muito feliz demonstração.»”

     

    https://www.assirio.pt/produtos/ficha/materia-solar/16218521

  • “Portugal: ano 2071” de Isabel Lindim

    “De todos os países da Europa, Portugal é o mais vulnerável às alterações climáticas. Por um lado, sofremos com o aumento da temperatura e com a diminuição da chuva que são próprios de um clima com influência mediterrânica; por outro, estamos expostos à agressividade do oceano Atlântico, também ele vítima da poluição e das emissões de gases com efeito de estufa. Os fenómenos extremos vão intensificar-se em todo o mundo, mas é no litoral que as consequências serão mais severas - e o nosso país está na linha da frente.

     

    Este livro apresenta o impacto das alterações climáticas para os próximos cinquenta anos em Portugal. É uma projecção, não uma premonição. Foram ouvidos trinta especialistas de diferentes áreas, da geografia à biologia, da saúde à física. Por sermos um país que reúne tanto conhecimento científico, existe uma esperança de que as medidas necessárias sejam concretizadas. Ainda estamos a tempo de evitar o pior dos cenários. Saiba o que pode, ou não, acontecer.”

     

    https://www.wook.pt/livro/portugal-ano-2071-isabel-lindim/24710068

  • “Despertar os leões” de Ayelet Gundar-Goshen

    “Eytan Grin está a passar por um período de escolhas difíceis. Sacrificando os seus princípios e uma carreira promissora de neurocirurgião, aceitou transferir-se da capital, Telavive, para a desolada Be'er Sheva, no meio do deserto israelita. Agora, numa noite de lua cheia, ao conduzir o seu jipe por estradas de terra batida, atropelou um homem, um refugiado eritreu, e fugiu, deixando para trás um corpo moribundo e, sem querer, a sua carteira.

     

    No dia seguinte ao acidente, porém, apresenta-se à sua porta uma mulher, bela e de pele negra, que exige um inesperado preço pelo seu silêncio, precipitando Eytan numa nova vida de mentiras e segredos. Com um registo próximo do livro de suspense, Despertar os Leões transporta o leitor para o universo de amor e violência, vergonha e desejos proibidos que ocultamos no nosso interior.”

     

    https://www.wook.pt/livro/despertar-os-leoes-ayelet-gundar-goshen/24574554

  • “Uma nova história do mundo clássico” de Tony Spawforth

    “A magnífica civilização fundada pelos antigos gregos e romanos é o maior legado do mundo clássico e o verdadeiro berço da civilização tal como a conhecemos hoje. No entanto, as descrições vulgarmente aceites sobre ambos os impérios estão longe de ser precisas.

     

    Uma Nova História do Mundo Clássico, de Tony Spawforth, professor de História Antiga e uma figura proeminente no campo da História do Mundo Antigo e da Arqueologia, oferece-nos uma imagem verdadeiramente original dos povos e culturas que deram origem à nossa civilização.

     

    Desde a ascensão do mundo micénico, no século XVI a. C., Spawforth traça um caminho através do antigo Egeu até ao culminar do estado helénico e a ascensão do Império Romano, a chegada do cristianismo, e as consequências do primeiro califado.

     

    Este livro conta-nos a história de uma «civilização» da qual sem dúvida que subsistem a beleza e, certamente, o fator humano: a subtileza estética dos artistas que ainda hoje nos cativam; o entendimento da Humanidade e a sua descrição objetiva do que constitui as nossas breves vidas, são aspetos que suspendem o desespero face às limitações da natureza humana. Trazem-nos alegria e esperança.

     

    Profundamente informativa e cativante, esta é uma obra única e acessível, que relata a extraordinária História do mundo clássico em toda a sua extensão e grandiosidade.”

     

    https://almadoslivros.pt/products/uma-nova-historia-do-mundo-classico?_pos=1&_sid=feb070d9f&_ss=r

  • “Oh, não! Sou um influenciador digital!” de Álvaro Magalhães

    “Fred vai a caminho de ser um influenciador digital de sucesso, com milhares de seguidores. Mas isso alegra-o ou só serve para o inquietar? Também é professor por um dia, luta contra uma ratazana que lhe quer comer os dedos dos pés, usa uma máquina de resolver problemas e revive a experiência do primeiro beijo, em que viu estrelas e cometas. E ele que só queria ter uma vida normal, sem sobressaltos... Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não?”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-estranhao-oh-nao-sou-um-influenciador-digital-/24528737

  • “Pais e filhos: as nossas perguntas e as respostas dos especialistas” de Rita Costa

    “Os filhos não vêm com livros de instruções e as dúvidas são muitas: será que ouve bem?; precisará de óculos?; a postura é correta para a coluna?; porque faz tantas birras?; como faço para que deixe de estar sempre ao telemóvel; devo dizer-lhe que o avô foi para o céu?; como concilio o teletrabalho com os miúdos em casa?

    No entanto, não somos só nós a questionarmo-nos. Os nossos filhos também têm muitas dúvidas e interrogações: porque é que os meus pais me dizem que tenho de me mexer mais?; já posso tomar a pílula?; porque não gosto de me ver ao espelho?; o meu colega bateu-me, bato-lhe também?

     

    Em Pais e Filhos — As nossas perguntas e as respostas dos especialistas, com base no programa de sucesso da TSF que coordena há mais de cinco anos, Rita Costa procura esclarecer as principais dúvidas que nos assaltam no dia a dia. Contando com a ajuda de dezenas de especialistas das mais diversas áreas, como os pediatras Paulo Oom, Hugo Rodrigues ou Mário Cordeiro, o pedopsiquiatra Pedro Strecht, Teresa Paiva, neurologista especializada em medicina do sono, ou Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, esta é uma obra indispensável tanto para os pais, como para os filhos.

    Com prefácio de Carlos Neto e posfácio do pediatra Paulo Oom, uma das maiores referências da pediatria nacional.”

     

    https://www.contrapontoeditores.pt/produtos/ficha/pais-e-filhos/24529437

  • “O fiasco perfeito” de Miguel D'Ors

    “uma antologia com selecção, tradução, prólogo e notas de Luís Pedroso”

     

    http://edlinguamorta.blogspot.com/

  • “O homem que passeia” de Jiro Taniguchi

    “Nestas páginas com um estilo introspectivo e intimista, Jiro Taniguchi dá-nos a conhecer O homem que passeia, através das suas deambulações,frequentemente mudas e solitárias, através da cidade onde reside. Uma história que se distancia dos estereótipos habituais do mangá, onde se sucedem pequenas histórias sem diálogo, encontros ocasionais, o prazer da contemplação e de andar sem destino.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-homem-que-passeia-jiro-taniguchi/19619635

  • “Um jardim na margem do Orontes” de Maurice Barrès

    “René Gillouin: «Não lemos este livro, respiramo-lo como um perfume, saboreamo-lo como se fossem frutos, escutamo-lo como uma sinfonia, seguimos no fundo de si próprio, na articulação da alma sensível e da imaginação, o desenrolar de uma sucessão de frescos voluptuosos e pungentes.»”

     

    https://www.wook.pt/livro/um-jardim-na-margem-do-orontes-maurice-barres/24788759

  • “Cristo com carabina ao ombro” de Ryszard Kapuściński

    “Na primeira edição polaca deste livro, aparecida em 1975, dizia o próprio autor: «Pouco depois da morte de Che Guevara, o pintor revolucionário argentino Carlos Alonso pintou um quadro que imediatamente se tornou famoso em toda a América Latina: a figura de um Cristo de carabina ao ombro. O quadro de Alonso converteu-se desde então num símbolo artístico do guerrilheiro, do homem que combate a violência e a arbitrariedade na sua luta por um mundo diferente, justo e bom para todos os seres humanos.» É a eles, a todos os jovens rebeldes que lutam pela liberdade nos seus países, que se dedicam as reportagens reunidas neste volume. Kapuscinski apresenta aqui o seu próprio combate contra o silêncio noticioso em torno destas histórias de opressão, num périplo desde o Médio Oriente à América Latina, terminando em Moçambique, cuja guerra pela independência o autor acompanhou até esse histórico ano de 1974.”

     

    https://www.livrosdobrasil.pt/produtos/ficha/cristo-com-carabina-ao-ombro/24523837

  • “Quarteto de Havana” de Leonardo Padura

    “No primeiro fim de semana de 1989, durante uma dura ressaca alcoólica, Mario Conde é acordado pelo toque do telefone. Do outro lado, o seu chefe na Central atribui-lhe uma missão urgente: descobrir o que aconteceu a Rafael Morín, um homem com uma carreira brilhante, um futuro promissor e um passado aparentemente perfeito, que está em parte incerta desde o dia de Ano Novo. O que o chefe não sabe é que o desaparecido é um dos antigos colegas de escola de Conde, e que o seu envolvimento neste caso o fará reviver antigos amores com Tamara, a esposa de Rafael Morín.

    Em Ventos de Quaresma, Mario Conde é chamado para resolver o estranho homicídio de uma exemplar professora de Química do Pré-universitário que, anos antes, também ele frequentou. Ao mesmo tempo, conhece Karina, uma sedutora amante de jazz por quem se perde de amores. E assim, entre os quentes ventos do sul e uma paixão inesperada, Mario Conde vive dias marcados pela decadência moral, o tráfico de influências, a fraude e o consumo de drogas, mas também pela divertida e nostálgica lembrança dos tempos de juventude.

    Um Passado Perfeito e Ventos de Quaresma, protagonizados pelo inigualável tenente Mario Conde, compõem o primeiro volume de Quarteto de Havana, no qual Leonardo Padura, com mestria e humor, transporta os leitores para as ruas, os cheiros e os sabores de Cuba.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/quarteto-de-havana-volume-i/24356963

  • “Desamigados ou como cancelar amizades sem carregar no botão” de António Mega Ferreira

    “Hoje em dia, com as redes sociais, «desamigar» tornou-se um verbo banal e um acto de estranha leveza e eficácia. Contudo, para falar verdadeiramente de desamizade, que é também reflectir sobre amizade, há que ir além do digital. António Mega Ferreira recupera os graus de dor e complexidade que se escondem atrás de uma ruptura real de afectos — espectros, projecções, mágoas, egos, equívocos — através da história de 11 amizades muito conhecidas, que já sabemos que acabaram mal:

     

    CÉSAR e BRUTO

    DANTE e CAVALCANTI

    VOLTAIRE e FREDERICO DA PRÚSSIA

    BOCAGE e MACEDO

    WAGNER e NIETZSCHE

    WILDE e ALFRED DOUGLAS

    FREUD e JUNG

    HEMINGWAY e FITZGERALD

    NABOKOV e EDMUND WILSON

    SARTRE e CAMUS

    GARCÍA MÁRQUEZ e VARGAS LLOSA”

     

    https://tintadachina.pt/produto/desamigados/

  • “Apeirogon: viagens infinitas” de Colum McCann

    “Rammi Elhanan e Bassam Aramin moram perto um do outro – contudo, habitam mundos completamente diferentes. Rami é israelita. Bassam é palestiniano. A matrícula de Rami é amarela. A matrícula de Bassam é verde. Rami demora 15 minutos até à Margem Ocidental. Bassam demora uma hora e meia a fazer o mesmo percurso.

    Aqui, a geografia é tudo.

    Ambos perderam as suas filhas. Smadar, filha de Rami, de 13 anos, foi morta por um bombista suicida. Abir, filha de Bassam, de 10, foi atingida por um membro da polícia fronteiriça, junto à escola. Trazia um doce no bolso que ainda não tinha tido tempo de comer.

    Rami e Bassam tornam-se melhores amigos.

    Neste romance épico – que se apresenta com o mesmo nome da forma geométrica com um número contavelmente infinito de lados – Colum McCann atravessa séculos e continentes, entrelaçando tempo, arte, história, natureza e política numa tapeçaria de amizade, amor, perda e pertença. Musical, forte, delicado e ambicioso, este é um livro para os nossos tempos, por um escritor no auge dos seus poderes.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/apeirogon-viagens-infinitas/24523857

  • “O rochedo de Tanios” de Amin Maalouf

    “Passado no século XIX, num Líbano dividido pelo confronto entre o Egito e o Império Otomano, O Rochedo de Tanios, romance inspirado num acontecimento real, gira em torno da morte violenta de um patriarca cujo assassino, refugiado emChipre, é devolvido à sua terra para ser punido. A reconstrução da história vai desenhando a figura de Tanios, transformado pelo destino num herói lendário e libertador do seu povo.

     

    Amor, vingança e morte servem a Amin Maalouf para tecer a trama desta história vertiginosa, que é também uma deliciosa crónica do quotidiano de uma cidade onde a tolerância é ameaçada pelos acontecimentos que pressagiam um futuro violento.”

     

    https://www.presenca.pt/products/o-rochedo-de-tanios

  • “As 10 questões da pandemia: o efeito económico da catástrofe COVID-19” de João César das Neves

    “Pode a pandemia da Covid ser uma oportunidade para o nosso futuro?

    Em si própria, ela é algo intrinsecamente mau.

    Trata-se não de uma crise, mas de uma desgraça.

     

    Apesar disso, qualquer coisa, por pior que seja, pode ser uma oportunidade para quem souber aproveitá-la. O que conta na vida não é o que nos acontece, mas o que fazemos com o que nos acontece.

     

    Assim, as dez perguntas económicas da pandemia são:

     

    1. Qual a dimensão da crise?
    2. De onde veio isto?
    3. Como classificar esta crise?
    4. Como é que isto se trata?
    5. Como reagiu a nossa economia?
    6. Que efeitos no (des)equilíbrio financeiro?
    7. Como funcionaram as políticas?
    8. Quanto sofreu a nossa sociedade?
    9. Que efeitos da pandemia no desenvolvimento?
    10. Que futuro para Portugal?”

     

    https://www.wook.pt/livro/as-10-questoes-da-pandemia-joao-cesar-das-neves/24710063

  • “O gourmet solitário” de Masayuki Kusumi

    “Com um paladar requintado, mas que aprecia também os pratos mais simples, o Gourmet Solitário deambula pelos restaurantes, em zonas populares e outras mais recônditas ou menos bem frequentadas.

     

    Em cada uma das histórias deste livro acompanhamos o personagem na degustação de pratos japoneses, que lhe despertam emoções, pensamentos… e nos transmitem, com alguma nostalgia e um prazer profundos, os ambientes de uma cultura e da sua gastronomia.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-gourmet-solitario-jiro-taniguchi/24324521

  • “A vida secreta dos animais” de Peter Wohlleben

    “Esquilos superprotetores, corvos apaixonados, ratos de campo compassivos e veados de luto... Mas estes sentimentos não pertencem só aos seres humanos? Peter Wohlleben, autor de alguns dos maiores bestsellers mundiais sobre a vida na floresta e um apaixonado pela natureza, apresenta-nos fascinantes e inesperados factos sobre a vida emocional dos animais. Recentes descobertas científicas, a par de histórias divertidas e comoventes, revelam-nos um mundo por descobrir: o das complexas inter-relações de animais na floresta e na quinta, e da sua vida emocional e cognitiva. Irá ficar surpreendido ao verificar como os animais nos são muito mais semelhantes do que alguma vez suspeitámos...”

     

    https://www.pergaminho.pt/produtos/ficha/a-vida-secreta-dos-animais/19874033

  • “Boas práticas agrícolas para o solo e para o clima”

    “A obra Boas Práticas Agrícolas para o Solo e para o Clima é o primeiro livro da coleção, tratando-se de um manual de boas práticas agrícolas para melhorar o solo, fixar carbono, reduzir emissões poluentes e eliminar a aplicação de herbicidas, cumprindo assim o objetivo de promoção da fertilidade do solo de forma sustentável face às alterações climáticas.“

     

    https://www.wook.pt/livro/boas-praticas-agricolas-para-o-solo-e-para-o-clima-jorge-ferreira/24755719

  • “A terra inabitável: como vai ser a vida pós-aquecimento global” de David Wallace-Wells

    “"É pior, muito pior do que pensa", alerta-nos David Wallace-Wells.

     

    O premiado jornalista sabe do que fala, há décadas que recolhe histórias sobre alterações climáticas. Algumas delas, no início, pareciam-lhe quase fábulas - como a dos cientistas que ficaram isolados numa ilha de gelo rodeados por ursos polares. Com o tempo, porém, deixou de ver nelas qualquer sentido alegórico.

     

    A realidade começou a fornecer-lhe material de reflexão cada vez mais sombrio. Os desastres climáticos sucedem-se agora a uma velocidade e a uma escala sem precedentes na história da humanidade. Ao mesmo tempo, todos os estudos científicos sobre a transformação em curso do nosso planeta apontam num único sentido - o fim do mundo tal como o conhecemos. É pois a partir dos factos observáveis, e das previsões possíveis sobre o modo como vamos viver, que este livro se constrói.

     

    Com um enorme sentido de urgência, e num tom que evoca a reportagem de guerra, o autor dá-nos, resumida e analisada, a informação mais relevante de que hoje dispomos.

     

    E o que todas as projeções antecipam é um cenário de horror bíblico: morte por hipertermia, por afogamento, por inanição, por falta de água potável, por desastres naturais e epidemias. E não estamos a falar de dezenas de pessoas, mas de milhões. E não estamos a falar no horizonte remoto de 2050 ou de 2100, mas daquilo que espera a nossa geração.”

     

    https://luadepapel.leya.com/pt/ideias-e-filosofia/a-terra-inabitavel/

  • “Canoagem” de Joaquim Manuel Magalhães

    “O último livro de poesia de Joaquim Manuel Magalhães, na continuação de Um Toldo Vermelho e Para Comigo.”

     

    https://www.wook.pt/livro/canoagem-joaquim-manuel-magalhaes/24755817

  • “Selvagem” de Salvador Santos

    “A noite é mais clara do que o dia. Em Selvagem, o primeiro livro do autor, a voz angustiada do sujeito e a violência errática do discurso são acompanhadas pela presença constante da noite. A noite enquanto metáfora da dor, da cegueira do pensamento e da barbárie a que o homem regressa constantemente.

     

    A passagem do tempo - a ruínas das coisas e a aproximação da morte -, o avanço continuado das cidades sobre o litoral e a agonia do mundo rural são alguns dos temas tratados no livro.

     

    Nos poemas comprometidos com o real nota-se uma sensibilidade lírica afetada pelo medo do futuro. O agravamento das desigualdades, as ameaças às liberdades fundamentais, a dissolução do passado e da memória, a destruição ambiental.

     

    Selvagem é a reação do autor à angústia de não encontrar, em si, ou ao seu redor, a capacidade para construir um mundo perfetível. O desejo de que a noite seja um raio de luz na claridade do dia.”

     

    https://www.wook.pt/livro/selvagem-salvador-santos/24789190

  • “Andar a pé” de Henry David Thoreau

    “Andar a Pé é um dos mais belos textos de Thoreau. Expõe a sua filosofia de vida e estabelece a arte de caminhar como a forma mais intensa de despertar os sentidos e a alma humana. Um verdadeiro hino de amor à natureza profunda e original, um manifesto pela liberdade que foi escrito muito para lá do seu tempo. A vida reside no lado selvagem. O mais vivo é o mais selvagem. O que ainda não se subjugou ao homem, a terra retempera-o. Aquele que avança em frente incessantemente, nunca descansando das tarefas, se desenvolve depressa e exige infinitamente à vida, irá sempre encontrar-se num novo país ou no meio selvagem, rodeado da matéria-prima da vida.

     

    É como se se transpusesse os troncos das árvores derrubadas das florestas primitivas. Esperança e futuro não estão nos relvados ou nos campos cultivados, nem nas vilas ou cidades, mas nos pântanos impermeáveis e instáveis. É preciso caminhar e prestar atenção, não é preciso ir muito longe. Afinal, o essencial da condição humana reside na simplicidade e não no acumular persistente de coisas”

     

    https://www.wook.pt/livro/andar-a-pe-henry-david-thoreau/24682487

  • “Uma grande história de amor” de Susanna Tamaro

    “Edith e Andrea? Ela, uma jovem progressista; ele, um capitão muito rigoroso? Encontram-se por acaso num ferryboat entre Veneza e a Grécia. O que parece um evento insignificante muda a vida de ambos… para sempre.

    Primeiro, vem a recusa: como podem eles, pessoas tão diferentes, sentir-se atraídos um pelo outro? Depois, as várias fases de um amor inicialmente clandestino, as aventuras de uma longa separação, o perigo de um segredo, uma felicidade inesperada e uma grande provação. E, por fim, a ilha cheia de vento e de luz, para onde os dois se mudam depois de recuperarem uma velha casa abandonada. A ilha onde agora Andrea se encontra sozinho. Porém, os diálogos verdadeiramente importantes nunca se esgotam: enquanto cuida do jardim e das abelhas da amada mulher, Andrea continua a falar com Edith. Conta-lhe, com ternura e paixão, a grande história de amor que os uniu. E promete-lhe que encontrará a filha, Amy, que há muito cortou relações com os pais. Será possível recomeçar, redescobrir a família, apesar da tristeza e das verdades difíceis?”

     

    https://www.presenca.pt/products/uma-grande-historia-de-amor

  • “O circo das cores” de Emanuela Bussolati

    “É entrar, é entrar,

    senhoras e senhores!

    Sejam muito bem-vindos:

    este é o Circo das Cores!

     

    Histórias muito simples bem ao gosto das crianças e com rimas divertidas para cativar ainda mais a sua atenção!

     

    Tudo num livro de cartão ultrarresistente e cheio de buraquinhos, para a criança espreitar, meter os dedos e descobrir desde cedo o prazer da leitura!”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-circo-das-cores-emanuela-bussolati/24789183

  • “Nana, nana, meu menino” de Giovanna Mantegazza

    “Nana, nana, meu menino,

    que a mãezinha logo vem…

    Lá fora o vento está forte

    mas não te leva ninguém.

     

    Histórias muito simples bem ao gosto das crianças e com rimas divertidas para cativar ainda mais a sua atenção!

     

    Tudo num livro de cartão ultrarresistente e cheio de buraquinhos, para a criança espreitar, meter os dedos e descobrir desde cedo o prazer da leitura!”

     

    https://www.wook.pt/livro/nana-nana-meu-menino-gabriele-clima/24789184

  • “O ratinho vai à creche” de Riikka Jäntti

    “O Ratinho está numa idade difícil e nem tudo corre tão bem quanto a sua mãe desejaria. Quer vestir-se sozinho, mas não consegue. a mãe leva-o à creche, mas o Ratinho prefere ficar a brincar nas poças de água.

     

    Quando chega à creche, fica muito contente por ver os seus amigos. Tanto que à tarde não quer ir para casa.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-ratinho-vai-a-creche-riikka-jantti/24692151

  • “Como deixar de fazer-se de vítima e não se tornar um carrasco” de Giulio Cesare Giacobbe

    “GIULIO CESARE GIACOBBE, psicoterapeuta italiano de prestígio e autor do bem sucedido Como deixar-se de masturbações mentais e desfrutar da vida, acerca-nos agora com muito humor à relação entre vítimas e carrascos, que existiu desde tempos imemoriais.

     

    Um livro provocador que nos ajudará a deixar de desempenhar o papel de vítima, algo que, embora pareça mentira, depende de nós mesmos. Deste modo conseguiremos não arruinar a nossa vida. Mas também um livro escrito para todos aqueles carrascos que nem sequer sabem que o são.

     

    – OS QUEIXINHAS

    – OS ETERNAMENTE INSATISFEITOS

    – A TRAÍDA

    – O QUE SE SENTE UM CAPACHO

    – OS APOCALÍPTICOS”

     

    https://www.esferadoslivros.pt/livros/fora-de-coleccao/como-deixar-de-fazer-se-de-vitima/

  • “Os amores do senhor Nishino” de Hiromi Kawakami

    “Nozomi. Natsumi. Minami. Shiori. Ai. Sayuri. Rei. Subaru. Eriko. Kanoko. Dez mulheres tomam a palavra para traçar os contornos de uma misteriosa figura masculina, com tanto de melancólico como de inacessível. Os seus testemunhos são variações imbuídas de humor, sensualidade, inteligência e melancolia sobre esse estranho sentimento a que chamamos amor.

     

    Seja lá o que for o amor...

     

    Todas amaram Yukihiko Nishino, cada uma à sua maneira. E o senhor Nishino? Será que corresponde aos amores? Um retrato em dez variações: poético, melancólico e espirituoso, que se propõe compreender o amor.

     

    Seja lá o que for o amor...”

     

    https://www.wook.pt/livro/os-amores-do-senhor-nishino-hiromi-kawakami/24575785

  • “Grão a grão: pequenos grandes truques para ter sempre mais dinheiro” de Elsa Rodrigues

    “Qualquer que seja o volume do nosso salário, podemos aplicar as várias dicas e conselhos que a autora nos dá neste livro para chegar ao final do mês com mais dinheiro disponível e conseguiremos até concretizar os sonhos que achamos seriam impossíveis.

     

    Elsa Rodrigues mostra-nos como podemos começar a ver as nossas finanças pessoais de forma simples, mas atenta, por forma a conseguirmos realmente esticar o nosso salário mensal.

     

    Porque a vida não é só trabalho Grão a Grão ensina-nos, de forma descomplicada e através de ferramentas úteis, como organizar as despesas mensais, como é possível viver, não só para pagar contas, mas também para cumprir sonhos! E tudo com a nossa força de vontade e gestos simples quotidianos.”

     

    https://www.almedina.net/gr-o-a-gr-o-1616519176.html

  • “Três contos” de Umberto Eco

    “Este livro reúne três contos clássicos do autor que é considerado um dos maiores intelectuais da actualidade: Umberto Eco.

     

    A guerra é posta no banco dos réus nestes três contos alegóricos, em que, por meio de linguagem adequada ao público adolescente, o autor, apoiado por belíssimas ilustrações do abstracionista Eugenio Carmi, faz reflectir sobre a necessidade da tolerância na solução de conflitos e de se legar a todos e às gerações futuras um planeta preservado e sustentável.

     

    As consequências do ódio nas relações sociais e do consumo desenfreado são questionadas por Umberto Eco com lirismo, mas também ironia e até sarcasmo.”

     

    https://www.gradiva.pt/catalogo/52779/tres-contos

  • “Vamos curar a terra” de Julian Lennon

    “Coloca-te de novo aos comandos do Avião da Pena Branca, um avião mágico que pode levar-te até onde quiseres, e faz parte desta aventura para curares a Terra!

    Basta carregares nos botões das várias páginas e inclinares o livro nas direções indicadas.

     

    O Avião da Pena Branca tem como missão transportar os leitores numa viagem pelo mundo fora e mostrar-lhes como podem fazer da Terra um sítio melhor para toda a Humanidade, protegendo o meio ambiente e ensinando todos a amar o nosso planeta.”

     

    https://www.wook.pt/livro/vamos-curar-a-terra-julian-lennon/22990999

  • “Demon slayer” de Koyoharu Gotouge

    “No Japão da era Taishou (1912-1926), Tanjirou, um rapaz de coração gentil, vive uma vida pacata, até que inesperadamente a sua família é devorada por um demónio.

     

    A única sobrevivente, Nezuko, a sua irmã mais nova, transforma-se num dos monstros.

     

    Tanjirou e Nezuko partem numa viagem perigosa, para tentar encontrar a cura para a irmã e destruir o demónio que arruinou as suas vidas.”

     

    https://www.wook.pt/livro/demon-slayer-n-01-koyoharu-gotouge/24733957

  • “Cidades do sol” de Paulo Moura

    “A influencer que criou uma cidade imaginária em Jacarta.

    O escritor de ficção científica da Silicon Valley do Oriente.

    O nonagenário filipino, nomeado para o Nobel da Literatura, que está a escrever um romance sobre Inteligência Artificial.

    O outro escritor, em Hong Kong, que imaginou fazer upload da consciência humana para um computador.

    O casal chinês autor de um livro proibido que vendeu 7 milhões em fotocópias.

    O homem que liderou a revolta da China rural.

    O fotógrafo que forçou o governo vietnamita a aprovar a lei sobre o casamento gay.

     

    Quem mais nos arriscamos a encontrar numa aventura pelos grandes espaços urbanos da Ásia contemporânea?

     

    Não é preciso muito para entrar na alma de Bangalore, Jacarta, Saigão, Manila, Seul, Hong Kong, Macau, Shenzen, Xangai, Pequim, Linquan ou Chongqin: uma mala pequena, duas mudas de roupa, um par de sapatos, uma escova de dentes, caneta e bloco de notas, telemóvel, portátil, passaporte e um pretexto para a viagem: procurar utopias nas cidades do futuro.”

     

    https://www.wook.pt/livro/cidades-do-sol-paulo-moura/24729279

  • “813” de Maurice Leblanc

    “A par de A Agulha Oca, 813 é o mais célebre romance de Maurice Leblanc protagonizado por Arsène Lupin. Mas o gentleman-ladrão é agora mais sombrio e inquietante.

     

    Tudo começa com algumas mortes num elegante hotel parisiense. Um dos assassinados é o multimilionário Rudolf Kesselbach, e as suspeitas incidem em Arsène Lupin, que nunca matou ninguém — mas alguma vez poderá ser a primeira, como diria Ganimard.

     

    Lupin vai encontrar um inimigo à sua altura, decidido, imprevisível e particularmente cruel. Um dos aspectos mais surpreendentes do enredo é o facto de Lupin se ter infiltrado nas forças policiais.

     

    A história tem que ver com um grão-ducado cuja restauração desperta a ambição de Arsène Lupin e também a do seu misterioso inimigo.”

     

    https://www.wook.pt/livro/arsene-lupin-813-maurice-leblanc/24785805

  • “Cruela” da Disney

    “ESTELA é uma vigarista inteligente e criativa, determinada em tornar-se famosa com as suas criações de roupa, em plena revolução do punk rock dos anos de 1970, em Londres. Quando era nova, Estela tornou--se amiga de dois jovens ladrões com uma predileção para as malandrices e juntos conseguem viver nas ruas de Londres. Mas Estela anseia por mais do que depender de assaltos para sobreviver.

     

    Um dia, a queda de Estela para a moda desperta a atenção da Baronesa Von Hellman, uma criadora de alta-costura irresistivelmente chique. Mas a relação das duas desencadeia uma sucessão de acontecimentos e revelações que levarão Estela a aceitar o seu lado perverso e tornar-se uma Cruela severa, elegante e com sede de vingança.”

     

    https://www.wook.pt/livro/cruela/24737722

  • “O misterioso caso de Styles” de Agatha Christie

    “Acontecem coisas estranhas na mansão de Styles... Emily Inglethorp controla a fortuna da família Cavendish desde a morte do marido. Quando decide casar com um homem mais novo (e com um passado suspeito), a sua relação com os filhos do falecido Mr. Cavendish deteriora-se. De tal forma que o capitão Hastings, que está de visita, fica preocupado. E quando Emily aparece morta, vale-lhe a ajuda de um excêntrico detetive belga, entediado e desejoso de um bom mistério com que ocupar os dias…

     

    Hercule Poirot é o personagem mais famoso de Agatha Christie. Este agente reformado da polícia belga é um detetive brilhante, pomposo e de aparência extravagante. Os seus métodos de investigação são únicos e infalíveis. Não há mistério que resista às famosas celulazinhas cinzentas de Poirot.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-misterioso-caso-de-styles-agatha-christie/24690537

  • “Ver é ser visto: fragmentos essenciais” de Eduardo Lourenço

    “«A Eduardo Lourenço devemos a lição de interrogar não só a vida, mas tam­bém a morte com sabedoria, distancia­mento e serenidade, lutando para conter a história nos limites do humanamente aceitável, tarefa como sabemos traba­lhosa e inacabada, mas também indecli­nável se quisermos que a civilização e o humanismo sejam mais do que uma abstração.»

     

    José Tolentino Mendonça

     

    «Antologiar um autor tão diverso e multifacetado é tarefa complexa, mas apaixonante. Os textos e as ideias encadeiam‑se – numa procura permanente de posição e de sentido. O labirinto que o ensaísta percorre traz‑nos a saudade não como melancolia ou como lembran­ça e desejo, mas como interrogação e dúvida, paradoxo e demanda de síntese. A paixão por Camões, Antero e Pessoa significa a procura de compreender a cultura como um diálogo permanente entre o sublime e a vida comum, a uni­dade e a diversidade...»

     

    Guilherme d’Oliveira Martins

     

    Antologia dos principais textos de uns dos mais marcantes pensadores da cultura portuguesa do século XX falecido no final de 2020.  Selecção das principais questões e autores sobres os quais Eduardo Lourenço reflectiu feita por Guilherme d’Oliveira Martins, um profundo conhecedor da obra do ensaísta e um dos seus amigos mais próximos.

     

    «Os textos que constituem a presente escolha procuram abranger momentos importantes do percurso do  autor, começando pela definição da atitude independente e heterodoxa e pela referência fundadora da relação com a Europa e com o diálogo que então nos faltava (1949), colocando essa reflexão na continuidade de quantos portugueses recusaram fechar‑se dentro das fronteiras, desde os renascentistas aos românticos, como Garrett e Herculano, até à complexa atitude de Antero de Quental e da sua geração, de quem se sentiu tão próximo sempre.

     

    E nesta linha repensa Portugal (num contexto existencial), interpreta a conferência de Antero sobre as «Causas da Decadência», interroga Oliveira Martins, analisa criticamente o papel dos mitos, desconstrói a saudade e o sebastianismo, encontra‑‑se com Camões enquanto referência cultural, e mergulha numa reflexão sobre Fernando Pessoa. A existência mítica e os caminhos vários que abre foram uma preocupação permanente do ensaísta, em busca da diversidade, da porta aberta, do melting pot português, das aventuras e desventuras migrantes, do País entre a realidade e o sonho, da língua projectada universalmente. Mas o sentido crítico, sempre muito agudo, levaria à reflexão sobre a Europa desencantada.

     

    E, por fim, nesta recolha é ainda possível encontrar a relação pessoalíssima do ensaísta com a poesia. Hölderlin diria «o que permanece / os poetas o fundam». A amizade com Carlos de Oliveira obriga a explicações sobre «o sentido e a forma da poesia neorrealista», a crítica e a metacrítica aprofundam a atitude criadora do autor, Camões é símbolo da nossa cultura e Antero revela a tensão essencial (bem presente neste ensaísmo) entre o pensamento e a utopia.

     

    Eduardo Prado Coelho falou de uma nostalgia da unidade e do absoluto em Eduardo Lourenço. Num texto inédito de 1954, publicado pela revista Relâmpago (n.o 22, 4 ‑2008) («Ísis ou a Inteligência»), o ensaísta diz: «a mitologia é a verdade dispersa, túnica rasgada de um deus morto a quem só podemos ressuscitar juntando com paciência piedosa todos os pedaços. Essa tarefa é superior às nossas forças». É essa interrogação permanente sobre os mitos que nos revela uma das facetas mais originais do autor. Se bem virmos, é a desconstrução de mitos, como a saudade e o sebastianismo, ou como os excessos contraditórios sobre a nossa identidade, que permite avançar no sentido de uma ideia de emancipação individual ou colectiva.»”

     

    https://www.gradiva.pt/catalogo/52579/ver-e-ser-visto

  • “Detesto os homens” de Pauline Harmange

    “Quando alguém (na verdade, uma mulher) se assume como feminista, ou faz alguma reivindicação de igualdade e é assumida como tal, costuma apressar-se a acrescentar: «mas atenção, não detesto os homens». A ideia de que todas as feministas detestam homens está tão enraizada no imaginário popular quanto a ideia de que as feministas queimaram sutiãs - e é igualmente falsa.

    Ou será?

    Não, as feministas nunca queimaram sutiãs. E não, não detestam os homens.

    Mas deveriam?

    Que outra posição seria expectável e racional quando são os homens a imensa maioria dos responsáveis pelas agressões (físicas, sexuais e psicológicas) e explorações de que sofrem as mulheres? Que outra posição faria sentido, quando eles continuam a recusar alinhar-se com a igualdade plena de direitos?

     

    Com um ponto de partida deliberadamente provocatório, este ensaio serve de desafio às leitoras para tomarem consciência das limitações que lhes são impostas por um sistema desigual e discriminatório, e aos leitores para se juntarem à sua luta pela igualdade, a bem da dignidade humana de todas e todos. Porque, como dizia Audre Lorde: «Não serei livre enquanto qualquer mulher for oprimida, mesmo que as suas correntes sejam diferentes das minhas.»

    Ou, traduzindo para «homem», como dizia Martin Luther King: «Ninguém é livre se não formos todos livres.»”

     

    https://www.pergaminho.pt/produtos/ficha/detesto-os-homens/24572323

  • “A bibliotecária de Saint-Malo” de Mario Escobar

    “Jocelyn é a guardiã da Biblioteca de Saint-Malo, uma mulher órfã que se agarra à literatura e ao seu marido, Antoine. Mas ambos correm perigo:

    A chegada das tropas alemãs à cidade, em especial a do comandante Adolf Bauman que, empenhado em roubar alguns dos incunábulos que a bibliotecária guarda tão zelosamente, quer acabar com a sua felicidade.

     

    Destinados a ser inimigos e obrigados a viver num mundo em que a loucura prevalece, os protagonistas inesquecíveis deste lindo romance transformar-se-ão em heróis cujo amor será capaz de vencer a guerra.

     

    Mario Escobar é um dos autores de romances históricos mais vendido em Espanha e publicou com grande sucesso na HarperCollins: A Canção de Embalar de Auschwitz e Os Meninos da Estrela Amarela.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-bibliotecaria-de-saint-malo-mario-escobar/24729248

  • “Salazar e a II Guerra Mundial” de Arnaldo Madureira

    “A Segunda Guerra Mundial marcou profundamente a vida em todo o mundo. O pesadelo estendeu-se a todos os países, mesmo aos que se declararam neutrais, como Portugal. Este livro revela como Salazar geriu o impacto do conflito e determinou o rumo do nosso país, num equilíbrio de interesses nem sempre fácil de gerir.

     

    Dividido em três partes, a primeira dedicada ao Início da Segunda Guerra Mundial e os seguintes ao Alastramento da Guerra e ao Difícil Equilíbrio do Regime Português, este livro expõe com detalhe e rigor os interesses ambíguos de Portugal, a questão do volfrâmio e a constante ameaça ultramarina, assim como a importância estratégica dos Açores e o papel de alguns diplomatas, espiões e refugiados no país durante este período complexo da nossa História recente.”

     

    https://www.clubedoautor.pt/livro/salazar-e-a-ii-guerra-mundial

  • “O futuro da Terra explicado a quem pensava que o compreendia” de Luís M. Aires

    “O planeta Terra existe há cerca de 4.600 milhões de anos, e a vida que o habita suporta as variações e a inclemência do ambiente há perto de 4.000 milhões, tendo atravessado cinco conhecidas extinções em massa. O que torna a vida tão resiliente? O segredo reside na forma como as diferentes espécies de seres vivos se organizam, adaptam e respondem aos desafios da sobrevivência. Essa forma é o ecossistema, uma complexa teia de relações que, à escala global, é designada por biosfera. Devemos compreender como funciona pois fazemos parte dela, é o lar que nos abriga e satisfaz as nossas necessidades fundamentais, e onde, com certas regras, se joga o futuro. Não o da Terra, que continuará a sua dança em torno do Sol por mais uns milhares de milhões de anos. É do futuro da espécie humana (e de outras) que este livro trata. Todas as espécies são transitórias no grande Tabuleiro da Vida. Será que podemos viciar o jogo, de modo a prolongar a nossa presença nesta gloriosa experiência cósmica?...”

     

    https://silabo.pt/catalogo/ciencias-da-vida/livro/o-futuro-da-terra-explicado-a-quem-pensava-que-o-compreendia/

  • “Filosofia do Reiki” de Sara Cardoso

    “O Reiki pode ser o início de coisas maravilhosas na sua vida! Ao longo dos muitos casos que tenho acompanhado, tenho testemunhado que receber Reiki é abrir as portas a uma vida mais feliz: é começar uma vida tão nova que podemos falar na vida antes do Reiki e depois do Reiki.

     

    É essa a razão pela qual eu faço este trabalho: a transformação que o Reiki traz à vida das pessoas, que é uma transformação muito positiva no sentido do equilíbrio, da alegria e da felicidade!

    Vivemos num tempo em que temos a possibilidade de usar esta energia magnífica para nos ajudarmos a nós mesmos e aos outros, literalmente, está nas nossas mãos! Vai agarrar esta Energia?”

     

    https://www.pergaminho.pt/produtos/ficha/filosofia-do-reiki/24572307

  • “A espera: a vida que ela quer não é a sua...” de Michael Robotham

    “Agatha está grávida, trabalha a meio tempo como repositora num supermercado nos subúrbios de Londres e conta os dias até ao nascimento do bebé. Os seus turnos parecem intermináveis, o que aumenta a cada dia a sua frustração profissional.

    Agatha anseia por uma vida como a de Meghan, uma cliente elegante e moderna que a deixa completamente deslumbrada. Meghan tem tudo: dois filhos perfeitos, um marido maravilhoso, um casamento feliz, um grupo de amigas e também escreve artigos num blogue popular sobre maternidade, artigos que Agatha lê com devoção todas as noites enquanto espera pelo namorado cada vez mais ausente, o pai do bebé.

    Quando Agatha descobre que Meghan está de novo grávida e que as datas dos partos coincidem, ganha coragem para falar com ela, animada por finalmente terem algo em comum. Meghan vai descobrir que aquele momento sem importância que partilhou com uma funcionária do supermercado está prestes a mudar para sempre o curso do que até então era uma vida perfeita.

    The Secrets She Keeps (o título original deste livro) foi adaptado pela BBC numa série de seis episódios, com Laura Carmichael (a personagem Lady Edith de Downton Abbey).”

     

    https://www.presenca.pt/products/a-espera

  • “Um longo caminho em Auschwitz” de Max Eisein

    “«Que Deus te abençoe e proteja. Que seja gracioso contigo. Que volte o Seu semblante para ti e te dê paz.» Estas foram as últimas palavras que o pai de Max disse ao filho pouco depois de ter sido selecionado para morrer no campo de Auschwitz. Quão forte tem alguém de ser para dizer adeus ao último membro vivo da sua família?

     

    Atrás do arame farpado, acrescentou a seguinte frase, que acompanhou Max ao longo de toda a sua vida: «Se sobreviveres, tens de contar ao mundo o que aconteceu aqui.» Estas palavras foram ditas e reditas pelos prisioneiros de Auschwitz que sentiam que não iam sobreviver. Queriam exprimir a esperança de que alguém - uma única pessoa que fosse - sobrevivesse para testemunhar o destino trágico das vítimas inocentes do maior campo de concentração e extermínio da Alemanha.

     

    Max sobreviveu ao transporte inumano, à seleção cega, às tremendas dificuldades do trabalho escravo, à morte de toda a sua família, à evacuação cruel, às transferências penosas para outros campos, e, depois da libertação, ao isolamento, à prisão comunista e à fuga para o Ocidente.

     

    Esta não é a história de uma vida individual. É a história de milhões cujas histórias não puderam ser escritas. Uma lição de vida real de valor incalculável.”

     

    https://almadoslivros.pt/products/um-longo-caminho-em-auschwitz?_pos=1&_sid=302429e98&_ss=r

  • “Sobreviventes” de Alex Schulman

    “Como chegámos a este ponto? Como pudemos nós os três, que éramos como um só na infância, afastar-nos tanto uns dos outros? Quando nos tornamos estranhos? O que aconteceu?

    Três irmãos regressam à casa de campo junto ao lago onde, duas décadas antes, um terrível acidente mudou as suas vidas para sempre. Levam com eles as cinzas da mãe, cujo último desejo os apanhara de surpresa: sempre pensaram que ela desejaria ser sepultada ao lado do falecido marido.

    Benjamin segue ao volante, conduzindo o carro e os irmãos numa viagem através do tempo, até uma época em que eram crianças entregues a si mesmas, perante a indiferença dos pais. São agora adultos. Três estranhos, inevitavelmente unidos por uma história comum de lutas pela atenção do pai e pelo amor imprevisível da mãe.

    O falecimento da mãe traz velhos traumas à superfície, e a tensão entre os irmãos aumenta. Que segredo terá ficado enterrado no seu passado?”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/sobreviventes/24591418

  • “A ciência do destino” de Hannah Critchlow

    “Muitas pessoas acreditam que são livres de criar o próprio destino. Mas, e se o livre-arbítrio não existir? E se a nossa vida estiver em grande medida predeterminada, programada no nosso cérebro? E se as escolhas que fazemos do que comemos, de quem amamos ou mesmo daquilo em que acreditamos não forem de modo algum escolhas?

    A neurociência desafia tudo o que pensamos saber acerca de nós próprios e revela a maneira como tomamos decisões e criamos a nossa própria realidade, ignorando o papel da mente inconsciente.

     

    Saberá, por exemplo, que:

    * É possível que as ansiedades e as fobias passem de geração em geração numa família?

    * Os genes e os recetores do prazer e da recompensa do cérebro determinam quanto comemos?

    * Conseguimos «farejar» o parceiro sexual ideal graças aos genes que dão à nossa prole a melhor probabilidade de sobrevivência?”

     

    https://www.temasedebates.pt/produtos/ficha/a-ciencia-do-destino/23529715

  • “Contagem decrescente” de Blair H. Sheppard

    “Em conversa com pessoas de todo o mundo, de conselheiros de Estado a professores ou taxistas, Blair Sheppard, líder global para a estratégia e a liderança na PricewaterhouseCoopers, descobriu uma matriz comum e preocupações surpreendentemente coincidentes. Neste livro, Sheppard e a sua equipa na PwC sintetizam estas preocupações em cinco pontos principais: assimetria ou a desigualdade económica; perturbação ou as alterações inesperadas introduzidas pela inovação tecnológica; idade ou a disparidade demográfica entre países desenvolvidos ou em desenvolvimento; polarização ou a dificuldade de encontrarmos meios-termos e objetivos políticos comuns e, por fim, confiança ou a perda dela nas instituições que alicerçam a sociedade. Estas preocupações, por sua vez, levam a quatro crises: a crise de prosperidade, a crise tecnológica, a crise de legitimidade institucional e a crise de liderança.

     

    Sheppard e a sua equipa analisam estas crises complexas e preocupantes, mas também traçam o caminho para sairmos delas, num plano estratégico ambicioso e, por vezes, contraintuitivo: da importância da autossuficiência das economias locais numa época de globalização à integração de sociólogos e psicólogos no mundo tecnológico, os autores argumentam com dados robustos e um conhecimento abrangente da realidade global que temos apenas uma década para resolver estas crises - mas temos também a oportunidade de, com criatividade, ponderação e visão, prepararmos o terreno para o dealbar de uma nova era de prosperidade global.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/contagem-decrescente-blair-h-sheppard/24565158

  • “Aqueles que me desejam a morte” de Michael Koryta

    “Quando Jace Wilson, um rapaz de catorze anos, testemunha um homicídio brutal, é atirado para uma nova vida. Assume uma identidade falsa e esconde-se num programa de sobrevivência na natureza para adolescentes problemáticos. O plano é retirar Jace de circulação enquanto a polícia procura pelos assassinos.

     

    O resultado é o início de um pesadelo. Dois homicidas, conhecidos como os Irmãos Blackwell, eliminam de forma metódica quem quer que se atravesse no seu caminho. Tudo o que sobra entre eles e o rapaz são Ethan e Allison Serbin, responsáveis pelo programa de sobrevivência e Hannah Faber, que ocupa uma solitária torre de vigia e intermináveis quilómetros de inóspitas montanhas do Montana. O tempo está a apertar, as montanhas estão a arder e aqueles que desejam Jace Wilson morto já não estão longe.”

     

    https://www.wook.pt/livro/aqueles-que-me-desejam-a-morte-michael-koryta/24737720

  • “Diário da peste: o ano de 2020” de Gonçalo M. Tavares

    “Este é o diário que Gonçalo M. Tavares escreveu sobre a pandemia entre março e junho de 2020.

    Foi a partir de notícias, ou mesmo de experiências pessoais, ocorridas durante esta quarentena global inédita que Gonçalo M. Tavares elaborou uma crítica ética e política à sociedade actual cujos contornos se tornaram mais evidentes nesta fractura de «um século xxi partido em dois por um vírus».”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/diario-da-peste-o-ano-de-2020/

  • “Rodeado de psicopatas” de Thomas Erikson

    “Pouco depois de ter publicado o seu primeiro livro, Thomas Erikson foi abordado no Facebook por uma jovem aspirante a escritora a quem respondeu de forma quase automática. Alguns meses depois, a suposta fã enviou um e-mail à companheira do autor a dizer que eram amantes. Foi o início de uma perseguição implacável, de mentiras e ameaças, que só terminariam com a intervenção da polícia. Mas o mal já estava feito. A família não resistiu à pressão e Erikson acabou por se separar.

     

    Anos mais tarde escreveria o extraordinário bestseller Rodeado de Idiotas. O livro é um guia de relacionamentos centrado num sistema que atribui uma cor a cada uma das personalidades tipo: vermelho (dominância), amarelo (inspiração), o verde (estabilidade) e azul (capacidade analítica). Há, no entanto, pessoas que não se reconhecem em nenhuma das cores. Agem como camaleões, e espelham a personalidade das vítimas para melhor as manipularem. Por outras palavras, são psicopatas. E este livro mostra como lidar com eles.

     

    O autor volta a usar o sistema cromático DISA (criado pelo psicólogo William Marstom), não tanto para desmascarar os predadores (que não têm cor) mas sim para melhor identificar as forças e fraquezas das potenciais vítimas. Ou seja, se eu for amarelo, qual é a minha maior vulnerabilidade? E que armas poderei usar para me defender?”

     

    https://luadepapel.leya.com/pt/desenvolvimento-pessoal/rodeado-de-psicopatas/

  • “Reféns das próprias emoções” de João Carlos Melo

    “Na psiquiatria, nem todos os pacientes nascem iguais. A investigação e a experiência de vários terapeutas mostra-nos que há pacientes com quem é mais fácil de simpatizar do que outros. Os pacientes com perturbação borderline da personalidade são pessoas incompreendidas, como incompreendida é a doença que as faz sofrer.

     

    Que doença misteriosa é esta, definida com tanta imprecisão, tantas vezes ignorada ou esquecida e, contudo, capaz de gerar reações viscerais tão consistentes entre os profissionais de saúde que com ela se cruzam? E o que nos podem ensinar estes pacientes sobre o fascinante mundo da psiquiatria e sobre os mistérios da nossa mente?

     

    João Carlos Melo propõe-nos um olhar mais humano, mais terno e mais esclarecido sobre estas pessoas.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/refens-das-proprias-emocoes-joao-carlos-melo/23932151

  • “Cortina de fumo” de Jørn Lier Horst

    “Oslo, véspera de Ano Novo. A celebração anual com o espetáculo de fogo de artifício é abalada por uma explosão e a Noruega é colocada em alerta terrorista.

    O detetive Alexander Blix e a obstinada jornalista de celebridades Emma Ramm estão no local e, quando uma sobrevivente gravemente ferida é retirada da água gelada diante do cais da Câmara Municipal, Blix reconhece-a de imediato como a mãe de Patricia Smeplass, uma criança de dois anos que foi raptada no caminho para casa dez anos antes... e que nunca foi encontrada.

     

    Na altura, Blix esteve fortemente envolvido na investigação, mas apesar da busca intensa não foi descoberto qualquer vestígio da menina desaparecida. Agora, à medida que o caso ganha uma vez mais a atenção do público, a jornalista Emma Ramm fica também intrigada com o mistério. E haverá alguma ligação entre a bomba da passagem de ano e o rapto de Patricia?

     

    Quando se torna claro que nada é o que parece, Blix e Ramm unem forças penetrando na cortina de fumo que foi concebida para esconder a verdade por trás do desaparecimento de Patricia.”

     

    https://www.wook.pt/livro/cortina-de-fumo-j-rn-lier-horst/24789215

  • “Nonô chucha no dedo” de Sibylle Delacroix

    “Plano Nacional de Leitura

    Livro recomendado para crianças de 1 a 2 anos, destinado a leitura em voz alta.

     

    Prometo que amanhã deixo de chuchar no dedo!

     

    A Nonô está a crescer. Com as suas histórias amorosas e ternurentas, vamos descobrir como o crescimento é uma etapa divertida!”

     

    https://www.wook.pt/livro/nono-chucha-no-dedo-sibylle-delacroix/17415643

  • “Altamente” de Nuno Caravela

    “Este livro, vindo dos confins do tempo, está repleto de aventuras e gargalhadas. Tudo por causa de um grupo muito especial de amigos: o Tocha, a Ruby, o Menir, o Kromeleque, o Tzick e o Sabre. Eles são o Bando das Cavernas!

    Está aberto o concurso anual da «Caça à Mentira». Todos podem participar, mas, atenção… a Mentira é uma criatura muito feia e com pernas curtas, tem um ferrão afiado e não é fácil de apanhar. Onde estará ela escondida? Nas profundezas da selva, no topo do grande monte, junto às nuvens, ou no pântano assustador?

    Participa com os nossos amigos neste concurso da idade da pedra e ri às gargalhadas com o desafio dos Neandertais, onde até entra um peixe-parvalhão. No final descobrirás que, na verdade, esta foi uma aventura altamente. Junta-te ao Bando!”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-bando-das-cavernas-n-13-nuno-caravela/17953448

  • “A arte da viagem” de Paul Theroux

    “Cinquenta anos de viagens celebrados por uma recolha de textos que formaram Paul Theroux enquanto leitor e enquanto viajante - um manual literário de viagem, um guia filosófico, uma antologia de grandes autores que viajaram, entre eles Theroux. A Arte da Viagem mostra toda a bagagem - espiritual ou física - que levaram e que trouxeram; os lugares por onde passaram, ou nunca passaram; os prazeres e os sofrimentos do viajante, os paradoxos da viagem, a solidão, o anonimato, o encontro com estranhos; a estrada enquanto vida; as cidades, os comboios, as paisagens; a aventura; e a tradição, a política e a pornografia na viagem; o tempo e o amor na viagem; e a viagem enquanto transformação. Neste extraordinário tributo encontramos, entre muitos, Vladimir Nabokov, Samuel Johnson, Evelyn Waugh, Mark Twain, Bruce Chatwin, Graham Greene, Isak Dineses, Anton Tchekov, Ernest Hemingway e o melhor de Paul Theroux.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/a-arte-da-viagem/13043281

  • “Três filhas de sua mãe” de Pierre-Félix Louÿs

    “Escrito em 1910, mas só publicado, clandestinamente, em 1926, este romance é uma pérola da literatura erótica e libertina. Pierre-Félix Louÿs, um dos maiores e mais desconhecidos escritores franceses, assina um texto revolucionário e subversivo. Há aqui prostitutas e perversões, mas não mulheres humilhadas. As mulheres desta obra são livres e buscam o seu próprio prazer, rasgando a capa da normalidade e do aceitável. Impõem-se aos amantes, tomam a iniciativa, gozam desalmadamente.

     

    Neste livro, o homem mais não é que mero instrumento do prazer feminino. Mas às nossas heroínas não lhes basta seguirem os seus desejos, procuram também cumprir as suas fantasias mais sórdidas e mais mal vistas aos olhos da sociedade. E é grande o cardápio de perversão e de comportamentos desviantes: sodomia, safismo, pedofilia, incesto, escatologia e até bestialidade. Todos os muros são derrubados, o desviante torna-se normal, e a perversão eleva-se a princípio moral.”

     

    https://www.wook.pt/livro/tres-filhas-de-sua-mae-pierre-felix-louys/24729247

  • “Perseguição” de Jorge de Sena

    “Perseguição (1942) é o primeiro livro da longa produção poética de Jorge de Sena, cuja publicação a Assírio & Alvim agora inicia. Nesta sua primeira coleção de poemas, Sena parece libertar a poesia portuguesa de uma aparente asfixia trazida por Pessoa, reinterpretando o lugar do eu poético face ao mundo observado e subvertendo um certo sentimentalismo lírico:

     

    Ah meu Deus! Se toda esta tristeza,

    se toda esta consciência amarga do desprezo alheio,

    se toda esta raiva contra mim,

    se toda a melancolia que essa raiva me deixa,

    são unicamente para que saia um poema…

    Podes ter a certeza que o esmago.”

     

    https://www.assirio.pt/produtos/ficha/perseguicao/24735781

  • “A biblioteca da piscina” de Alan Hollinghurst

    “Londres, 1983. Aos 25 anos, William Beckwith é exuberantemente gay e escandalosamente sedutor. Durante um engate numa casa de banho pública, o jovem salva a vida de um homem mais velho. Este revela ser Charles, Lord Nantwich, igualmente gay e suficientemente colunável para aparecer nos diários de Evelyn Waugh.

     

    Quando voltam a encontrar-se, Charles pede ao jovem para escrever a sua biografia e entrega-lhe os diários em que confiou o melhor e o pior da sua multifacetada e emocionante vida. É com relutância que William aceita lê-los. Mas o que vai descobrir abala a sua pose altiva, pois Charles é uma figura extraordinária e emblemática da elite homossexual inglesa. Juntas, as histórias dos dois homens compõem um retrato meticuloso e irónico da vida e da cultura gay inglesas.

     

      A Biblioteca da Piscina é uma agridoce crónica de costumes, onde o passado e o presente exibem os seus objectos de desejo, os seus códigos mais ou menos secretos, usos e práticas sexuais e amorosas.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-biblioteca-da-piscina-alan-hollinghurst/24789214

  • “A rapariga do fim” de Leslie Wolfe

    “Depois de o corpo de uma modelo famosa ter sido encontrado sem vida, Tess Winnett recusa-se a aceitar a tese de suicídio e inicia uma investigação para descobrir os verdadeiros motivos daquela morte. Não pode ser de ânimo leve que alguém decide pôr termo à própria vida e ainda menos quando parece ter o mundo aos seus pés.

     

    À medida que se propaga uma onda de crimes assustadora, muitas questões se vão colocando, mas poucas são as respostas concretas. Ninguém sabe que existe um serial killer à solta. Ninguém, exceto Tess. A sua investigação revela mistérios há muito enterrados e mostra uma relação entre as diversas mortes. A agente especial do FBI retira apenas uma conclusão: alguém tem o controlo deste jogo perigoso. E não é ela. Com pouca informação e ainda menos pistas, Tess Winnett tenta encaixar todas as peças de um cenário mortal com um grande número de vítimas em potência. Quanto mais tempo se atrasa, mais uma belíssima jovem se prepara para morrer. Há um plano macabro em execução e a próxima vítima está a ser atraída para um labirinto sem paz nem retorno. Afinal, como se pode fugir de um assassino que não se sabe que existe?”

    https://almadoslivros.pt/products/a-rapariga-do-fim?_pos=1&_sid=6be5d0a56&_ss=r

  • “Os contos mais épicos de Conan” de Robert E. Howard

    “Conan é um dos heróis mais emblemáticos da fantasia. Sinónimo do bárbaro aventureiro, apaixonado pela vida, melancólico, violento mas com um imenso coração. Todos os bárbaros que apareceram depois são meras sombras suas.

     

    Robert E. Howard não poderia imaginar que, quando publicou o primeiro conto de Conan, há quase cem anos, estava a criar uma das personagens mais memoráveis da literatura fantástica. Do cinema à televisão, da animação à banda desenhada, dos jogos de tabuleiro aos RPG, dos videojogos à música e a todo o tipo de merchandise, o cimério tornou-se omnipresente na cultura pop. Sozinho, Howard criou o género sword & sorcery e a sua influência na fantasia só é ultrapassada por J. R. R. Tolkien.

     

    Nesta edição de colecionador, barbaramente ilustrada por 23 ilustradores sanguinários, convidamo-lo a viajar até à Era Hiboriana e aos contos com mais energia, exotismo e sensualidade da literatura. E quem não concordar, por Crom, terá a cabeça rachada!”

     

    http://www.saidadeemergencia.com/produto/litfantastica-bang/fantasia-o-202346/os-contos-mais-epicos-de-conan/

  • “Guia de cabeceira para pais desesperados” de Bárbara Ramos Dias

    “Num guia inovador, a psicóloga Bárbara Ramos Dias, mãe de três doces pestinhas, ensina-o a identificar o tipo de personalidade do seu filho segundo o eneagrama, um teste que une a matemática à psicologia. Será ele do tipo romântico? Ou do género competitivo? Talvez seja um entusiasta, um observador, um perfecionista ou um confrontador. Para cada perfil vai encontrar dicas práticas para melhor lidar com o seu filho. Esta ferramenta ensina-o a valorizar os talentos e a desdramatizar os «defeitos», conseguindo assim um maior equilíbrio e felicidade familiar, com menos conflitos e discussões, pois pais que conhecem os seus filhos educam crianças felizes.”

     

    https://www.presenca.pt/products/guia-de-cabeceira-para-pais-desesperados

  • “Tiny pretty things” de Sona Charaipotra

    “A PERFEIÇÃO TEM UM PREÇO. QUEM CONSEGUIRÁ REALMENTE BRILHAR?

    Gigi, Bette e June, três das melhores alunas na escola de ballet em Manhattan, estão habituadas a alguma dose de drama. A descomplicada Gigi só está interessada em dançar, mas esse simples desejo pode ser fatal. Bette é uma menina privilegiada que pretende sair da sombra da irmã, uma estrela do ballet, e isso torna-a, por vezes, perigosa. A perfecionista June tem de conseguir um lugar de destaque este ano ou a mãe controladora acabará com o seu sonho.

    Quando todos os bailarinos são, ao mesmo tempo, amigos e inimigos, estas três raparigas irão sacrificar, manipular e trair quem for preciso para serem consideradas as melhores das melhores.

    O primeiro volume de uma história incrível, onde ação, ciúme, mentira e traição vivem lado a lado com a amizade, o amor e a competição.”

     

    https://www.presenca.pt/products/tiny-pretty-things-volume-1

  • “Direi sempre que sim” de Mary Beth Keane

    “Francis Gleeson e Brian Stanhope são agentes da polícia de Nova Iorque e vizinhos num subúrbio da cidade. Não são amigos sequer, apenas colegas. Mas o que acontece na intimidade das suas casas - a solidão de Lena, a mulher de Francis; e a instabilidade de Anne, a mulher de Brian - vai ultrapassar as respetivas  esferas familiares e marcar as vidas de todos durante décadas.

     

    Pois embora os dois casais mantenham entre si uma relação tensa, os filhos, Kate Gleeson e Peter Stanhope, são os melhores amigos. Na verdade, amam-se desde que se conhecem. Há algo, porém, que os distingue profundamente. Enquanto Kate tem uma vida fácil e um lar acolhedor, Peter carrega o peso do mundo nos ombros, um peso que nenhuma criança deveria carregar.

     

    E quando Kate tem treze anos e Peter catorze, as duas famílias envolvem-se num confronto devastador. Brutalmente separados, Kate e Peter não conseguem aceitar que terão de viver um sem o outro.

    Com elegância e profundidade, Mary Beth Keane deixa-nos entrar na esfera íntima destas famílias para nos falar sobre um dos temas mais difíceis e desafiadores da ficção: a decência humana.”

     

    https://www.wook.pt/livro/direi-sempre-que-sim-mary-beth-keane/24737698

  • “Em Hollywood” de Maria Inês Bernardo

    “Emily, uma rapariga aparentemente simples, decidiu aventurar-se com a sua melhor amiga num fantástico fim de semana em Hollywood. Por entre muitas aventuras e desafios, Emily encontrou-se inesperadamente com a sua sósia famosa. A partir desse momento a sua vida deu uma reviravolta e, além de conhecer o seu primeiro amor, Emily entrou no mundo das estrelas, um mundo com muita fama, peripécias e, até, traições!”

     

    https://www.chiadobooks.com/livraria/em-hollywood

  • “A cadela” de Pilar Quintana

    “Na costa da Colômbia virada ao Pacífico - num lugar onde a paisagem luxuriante contrasta com uma pobreza extrema e o homem é uma migalha diante da força dos elementos - vive Damaris, uma negra com cerca de 40 anos que toda a vida quis ser mãe. A sua relação com o marido tornou-se, aliás, fria e turbulenta à medida que o casal foi sacrificando tudo o que tinha à obsessão de Damaris e, apesar disso, ela nunca conseguiu engravidar.

     

    Mas a vida desta mulher frustrada parece encontrar uma réstia de esperança no dia em que adopta a última cadelinha de uma ninhada. Só que, tal como os filhos nem sempre correspondem às ambições que os pais têm para eles, Chirli também não será a cadela com que Damaris sonhou.

     

    Esta é uma novela brilhante sobre a maternidade, a traição, a lealdade, a culpa, e também sobre a relação enigmática e por vezes excessiva entre os donos e os seus animais. Uma história narrada pela voz confiante e madura de uma escritora que viu o seu livro ser traduzido em mais de uma dezena de línguas e chegar à final do National Book Award nos EUA.“

     

    https://www.wook.pt/livro/a-cadela-pilar-quintana/24690539

  • “Autobiografia não autorizada” de Dulce Maria Cardoso

    “Três anos depois de Eliete, finalmente um novo livro de Dulce Maria Cardoso. As muito celebradas crónicas que saíram na Visão são de uma intimidade sem precedentes na obra da autora: pessoais, memorialísticas, transparentes, e tão depuradas que se tornam universais, abrindo lugar para cada um de nós. Como uma poltrona que «é moldada, dia após dia, pelo peso de um corpo, transformando-se no seu ninho».”

     

    https://www.wook.pt/livro/autobiografia-nao-autorizada-dulce-maria-cardoso/24755934

  • “Resistir ao tempo”

    “Volvidos mais de vinte anos desde o último esforço para dar a conhecer uma antologia de poesia catalã aos leitores portugueses, Resistir ao Tempo é um novo fôlego na promoção desse território prenhe de vozes singulares. Desde as suas origens até à atualidade, esta antologia entrega-nos encapsulada uma Catalunha por descobrir. Desenhada pela mão dos organizadores e tradutores Àlex Tarradellas, Rita Custódio e Sion Serra Lopes é-nos assim explicado o título deste projeto: «Ao longo da selecção, o leitor vai poder comprovar que muitos dos poemas abordam a passagem do tempo com conotações muito diversas. Termos como a saudade portuguesa, a morriña galega, a nostalgia e a enyorança catalã são uma prova de que o tempo é uma constante em toda a poesia. [...] Pode parecer utópico, mas, como disse Gabriel Celaya, «la poesía es un arma cargada de futuro». Joan Brossa tem um poema visual no qual também define a poesia como uma arma. E a melhor arma para resistir ao tempo é a poesia. Que nunca se esgote a pólvora dos versos.»”

     

    https://www.assirio.pt/produtos/ficha/resistir-ao-tempo/24755827