Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de março 2022

  • “Escavação” de James Rollins

    “No cume dos Andes, o doutor Henry Conklin descobre uma múmia com cerca de 500 anos - um cadáver que não devia estar ali… Embrenhado no interior da selva sul-americana, o sobrinho de Conklin, Sam, depara com um local absolutamente fascinante, aninhado entre dois picos de grandes proporções, uma visão oculta do olho humano há milénios.

     

    Foram dispostas armadilhas engenhosas, letais, com o intuito de afastar os mais destemidos e imprudentes, e um tesouro para lá da imaginação de qualquer um de nós pode ser a recompensa para aqueles que manifestam a coragem face ao terrível desconhecido. Esta perigosa jornada em direção ao interior da Terra desemboca, contudo, no coração gélido e funesto de uma necrópole ancestral - onde há algo que aguarda a chegada de Sam Conklin e da sua equipa de exploradores, algo criado pela mão do Homem, mas, em simultâneo, alheio a tudo o que é humanamente possível. Uma maravilha espantosa… e aterradora.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/escavacao-james-rollins/24029537

     

  • “Momento final” de Robert Bryndza

    “A investigação de Kate Marshall sobre o desaparecimento de uma jornalista há quase treze anos leva-a por um caminho inesperadamente retorcido, num thriller genial e intenso.

    Kate Marshall e o seu parceiro, Tristan Harper, entram no terreno quando são contratados para investigar um caso arquivado, decorrido há mais de uma década. Uma jovem jornalista chamada Joanna Duncan desapareceu depois de denunciar um caso cujo escândalo político teve grandes repercussões. O mistério nunca foi resolvido e ela nunca foi encontrada. A maior parte das pessoas seguiu em frente. Exceto a mãe de Joanna.

     

    Quando conseguem aceder aos arquivos originais do processo, Kate e Tristan começam a seguir as pistas deixadas pela investigação anterior. Mas, ao contrário dos que lhes antecederam, descobrem entre os pertences de Joanna os nomes de mais dois outros jovens que desapareceram sem deixar rasto.

    Enquanto tentam reconstituir os últimos dias destas três pessoas desaparecidas, Kate e Tristan percebem que talvez Joanna tenha descoberto algo ainda mais sinistro do que um escândalo político: a identidade de um assassino em série que se move à vista de todos sem nunca ser apanhado.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/momento-final-robert-bryndza/25720524

  • “Dicionário de artistas” de Gonçalo M. Tavares

    “Este Dicionário de Artistas, este Museu, parte de um pormenor, detalhe ínfimo ou centro centralíssimo, da obra de um artista, e daí o texto vai para outro local qualquer.

    Como um animal que tem fome parte do ninho para um ponto onde pressente o alimento, assim parte o texto à sua vida.

    … os textos deste Dicionário são seres autónomos que saem à rua livres e bem sozinhos depois da meia-noite.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/dicionario-de-artistas-pre-venda/

  • “Anne Frank” de Isabel Thomas

    “Quem foi Anne Frank?

     

    Anne Frank era uma rapariga irrequieta e feliz. Devido à perseguição feita aos judeus na Alemanha Nazi, Anne e a sua família emigraram para a Holanda.

     

    Também aqui começaram a ser ameaçados e foram obrigados a esconderem-se num anexo durante dois anos. Neste período difícil, Anne, que sonhava ser escritora, escreveu um diário. Anne Frank é hoje lembrada como uma heroína.

     

    De artistas e cientistas, passando por personalidades revolucionárias, esta é uma coleção de biografias para crianças, com um visual moderno e atrativo, repleta de ilustrações muito coloridas.”

     

    https://www.almedina.net/pequenos-livros-sobre-grandes-pessoas-3-anne-frank-1564030302.html

  • “Aprender a rezar na era da técnica” de Gonçalo M. Tavares

    “Aprender a Rezar na Era da Técnica conta a história de um cirurgião, Lenz Buchmann, que abandona a medicina para se dedicar à política. Tem a ilusão de poder salvar muitas pessoas ao mesmo tempo, em vez de salvar uma pessoa, de cada vez, no seu acto médico. A sua subida impiedosa no Partido do poder só é interrompida por um acontecimento surpreendente e definitivo. A mão forte que segurava no bisturi e nos comandos da cidade começa, afinal, a tremer.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/aprender-a-rezar-na-era-da-tecnica-pre-venda/

  • “Quarenta e três” de José Gardeazabal

    “Trata este livro da luta entre o amor e o sexo, e a suspeita de que não será o melhor dos dois a sair vencedor. O amor, distante, e o sexo, já se sabe, perigoso e próximo. Ela, Heller e o mundo entre eles, o triângulo é amoroso e imperfeito.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/quarenta-e-tres-pre-venda/

  • “Eternamente jovem” de Andrew Steele

    “O envelhecimento é a maior causa de morte e de sofrimento no mundo. Durante séculos, aceitámos como inevitável a deterioração da mente e do corpo à medida que envelhecemos. Mas os biólogos não estão assim tão convencidos destas evidências. Eternamente Jovem revela-nos a investigação inovadora que está a abrir caminho a uma revolução na medicina. Leva-nos aos laboratórios onde os cientistas estudam todos os aspetos das células - ADN, mitocôndria, células estaminais, sistemas imunitários - num esforço para prevenir ou reverter o declínio do corpo, um fenómeno conhecido como imortalidade biológica. Neste livro revolucionário, Andrew Steele oferece esperança baseada em factos, explicando o que acontece quando envelhecemos e a forma como podemos ajudar a abrandar esse processo. Compreender as implicações científicas do envelhecimento pode levar à maior descoberta na história da medicina - que tem o potencial para melhorar centenas de milhões de vidas e transformar a condição humana.”

     

    https://www.wook.pt/livro/eternamente-jovem-andrew-steele/25736660

  • “Violeta” de Isabel Allende

    “Violeta del Valle é a primeira rapariga numa família de cinco irmãos truculentos. Nasce num dia de tempestade, em 1920, quando ainda se sentem os efeitos devastadores da Grande Guerra e a gripe espanhola chega ao seu país natal, na América do Sul.

    Graças à ação determinada do pai, a família sairá incólume desta crise, apenas para ter de enfrentar uma outra: a Grande Depressão. A elegante vida urbana que Violeta conhecia até então muda drasticamente. Os Del Valle são forçados a viver numa região selvagem e remota, onde Violeta atinge a maioridade e viverá o primeiro amor.

    Décadas depois, numa longa carta dirigida ao seu companheiro espiritual, o mais profundo amor da sua longa existência, Violeta relembra desgostos amorosos e apaixonadas relações, momentos de pobreza e de prosperidade, perdas terríveis e alegrias imensas. A sua vida será moldada por alguns dos momentos mais importantes da História: a luta pelos direitos da mulher, a ascensão e queda de tiranos, os ecos longínquos da Segunda Guerra Mundial.

    Contado a partir do olhar de uma mulher determinada, de paixões intensas, com uma vida plena de sobressaltos, Violeta é um romance épico, inspirador e emotivo, ao melhor estilo de Isabel Allende.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/violeta/25593303

  • “A quinta”

    “Aprende como é a vida numa quinta

    Todos os dias, bem cedo, o agricultor Tomás vai no seu trator dar a volta à quinta: alimenta as galinhas, ordenha as vacas, cuida da horta… A seguir, é preciso carregar a camioneta e ir ao mercado vender todos os produtos!

    Figuras para destacares, montares e brincares

    Páginas recortadas, para dares a volta à quinta com as figuras

    Descobre como é a vida no campo.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-quinta-susana-hoslet-barrios/24528577

  • “A cidade”

    “Aprende segurança rodoviária a brincar

    De autocarro, de carro, de bicicleta ou a caminhar, há muitas maneiras de chegar à escola, pela cidade afora. O que não podemos esquecer é que devemos respeitar os sinais de trânsito!

    Figuras para destacares, montares e brincares

    Páginas recortadas, para circulares pela cidade com vários veículos

    Primeiras noções de segurança rodoviária.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-cidade-susana-hoslet-barrios/24528497

  • “Europeus africanos” de Olivette Otele

    “A extraordinária história dos Europeus Africanos.

    Que papel, tão desconhecido, tiveram na evolução do continente europeu?

     

    É amplamente difundida - e aceite, pela generalidade das pessoas - a ideia de que a presença de africanos na Europa é recente. Em Europeus Africanos, Olivette Otele, uma das grandes historiadoras da atualidade, desfaz esse lugar-comum e oferece-nos a inédita história dos europeus de ascendência africana na Europa.

    Do século III até ao século XXI, a autora resgata a longa herança africana através da vida de pessoas comuns e extraordinárias, traçando uma história desconhecida. Nada é deixado ao acaso: o longo caminho de Europeus Africanos vai do imperador Sétimo Severo aos escravos africanos que viveram na Europa do Renascimento, desembocando nos atuais movimentos migratórios que hoje vemos nas cidades do velho continente.

    E é por investigar, explorar e recuperar em linhas bem definidas - sem com isso deixar de pôr em evidência os matizes, as razões e as contradições - uma história tão esquecida que Olivette Otele dá um enorme contributo para pensarmos algumas das questões mais importantes da atualidade: racismo, identidade, cidadania, poder.

     

    Um livro essencial para repensar o passado, trazer nova luz sobre o presente e projetar o futuro.”

     

    https://www.presenca.pt/products/europeus-africanos-uma-historia-por-contar

     

  • “O pirata das flores” de Tiago Salazar

    “António de Freitas, um jovem aluno do seminário de Angra nascido na ilha das Flores poucos anos antes do dealbar do século XIX, decide abdicar da vida monástica e embarcar, em 1810, numa viagem rumo aos longínquos mares da China, onde sonha fazer-se rico. Para companheiro de fortuna e infortúnios, desencaminha um rapaz que com ele estudara na Terceira, também sem vocação beata mas com apreço pela leitura e talento para a escrita, que é na verdade quem há-de contar a sua história.

     

    Depois de inúmeras peripécias e confrontos, numa sucessão de episódios de autêntica pirataria nos vários navios em que são engajados, o par instala-se então em Macau, acabando António de Freitas por dedicar-se ao tráfico de ópio - na época, um negócio regularizado -, enquanto o seu amigo se entrega doidamente ao vício. Nas Flores, restará um dia um vistoso túmulo de tíbias cruzadas e caveira e um mosteiro cuja elevação está rodeada de mistério e que, volvidos quase duzentos anos, continua a marcar a paisagem da Fajãzinha. E no Oriente, rodeado de prazeres, o narrador destas aventuras vai-se deixando enlevar.

     

    Entre o relato de viagens e o romance histórico, O Pirata das Flores discorre sobre a aventurosa vida de uma personagem extremamente arrojada para a época, à boa maneira de um Sandokan ou de um capitão Morgan, que ainda hoje alimenta as mais variadas lendas nos Açores.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-pirata-das-flores-tiago-salazar/25534713

  • “A herança de uma mulher” de Danielle Steel

    “Fotografias descoloridas de um casal atraente na Europa do pós-guerra. Correspondência antiga que indicia uma perda trágica. E uma magnificente seleção de pedras preciosas de engaste refinado. É este o conteúdo de um cofre há muito abandonado numa instituição bancária de Nova Iorque. Mas quem foi esta mulher que deixou tamanho tesouro sem testamento?

     

    Duas pessoas, ligadas por mero acaso, começam a tentar deslindar este mistério: Jane Willoughby, assessora no Tribunal de Nova Iorque que lida com a homologação de testamentos, e Phillip Lawton, um perito em arte que trabalha para a célebre casa de leilões Christie’s. Aquilo que começa por ser uma simples relação laboral tornar-se-á para ambos em algo pessoal nos seus esforços para reconstruir uma vida de enigmas, esforços que os levarão de Nova Iorque a Londres, daí para Paris, para Roma e para Nápoles, numa série de revelações surpreendentes.

     

    Marguerite Pearson partiu da América aos 18 anos, com um coração partido e na sombra da Segunda Guerra Mundial. Descobriu uma nova vida na Europa, mas viveu sempre no luto daquilo que deixou para trás. À medida que a verdade acerca da extraordinária história desta mulher nos é revelada - o seu amor proibido e a traição da sua família -, outras pessoas serão arrastadas para este puzzle que Jane e Phillip começam agora a desvendar, e, de entre elas, uma herdará a mais preciosa e inesperada dádiva de todas.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-heranca-de-uma-mulher-danielle-steel/21418570

  • “Zen e a arte de salvar o planeta” de Thich Nhat Hanh

    “O livro mais recente de um dos mais respeitados líderes espirituais do mundo.

     

    Atualmente, enfrentamos uma poderosa interseção de crises: destruição ecológica, colapso climático, aumento da desigualdade, injustiça racial e os impactos duradouros de uma pandemia devastadora. Para enfrentarmos estes desafios, precisamos de encontrar formas de fortalecer a nossa lucidez, compaixão e coragem para agir.

     

    A mensagem de Thich Nhat Hanh é muito clara: existe algo que temos o poder de mudar, que fará toda a diferença, e esse algo é a nossa mente. A nossa forma de olhar e de pensar as coisas determina as ações e decisões que tomamos ou evitamos, como nos relacionamos com aqueles que amamos ou de quem discordamos, e como reagimos numa crise.

     

    O mindfulness e as visões decisivas da meditação podem ajudar-nos a criar um mundo regenerativo em que todas as vidas sejam respeitadas. Zen e a Arte de Salvar o Planeta mostra-nos uma nova forma de viver e de trazer harmonia a nós próprios, aos nossos relacionamentos e à Terra.”

     

    https://www.wook.pt/livro/zen-e-a-arte-de-salvar-o-planeta-thich-nhat-hanh/26613225

  • “Cell o médico do futuro” de Robin Cook

    “George Wilson, médico interno no Serviço de Radiologia em Los Angeles, prepara-se para ingressar numa profissão prestes a sofrer uma drástica mudança de paradigma, que antecipa um papel radicalmente diferente para os médicos em toda a parte. O smartphone e as mais diversas apps assumem um novo papel na medicina: não apenas um método auxiliar, antes um «médico de família do século XXI» capaz de fazer diagnósticos e estabelecer planos de tratamento. Leva o nome de iDoc.

     

    O embate inicial de George com esta inovação é devastador. Acorda uma manhã na cama onde a sua companheira jaz agora morta, após ter participado num teste experimental do iDoc. E vários dos seus pacientes perderão também a vida - todos sujeitos do mesmo teste experimental.

     

    Será possível que o propósito do iDoc esteja a ser subvertido? E que o governo dos Estados Unidos esteja envolvido numa tentativa de encobrimento? Apesar das ameaças à sua carreira e à sua liberdade, George perseguirá implacavelmente a verdade, sabendo que, caso esteja certo na sua presunção, as consequências poderão ser letais.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/cell-o-medico-do-futuro-robin-cook/23797252

  • “Nada no amor é por acaso” de Eduardo Sá

    “Eu não procuro o amor. Eu quero-o. Muito!”

    Nos seus sessenta e muitos anos, Artur era um psiquiatra que gostava de trocar pílulas por histórias. Pelo seu consultório passavam pais em desespero, o ocasional suicida…Todos lhe depositavam no colo sonhos

    e dramas. Ele escutava, coração aberto q.b., olho distraído no ponteiro

    do relógio. Até que um dia lhe entrou pela porta Luísa, de longos cabelos dourados, a beleza escondida num camisolão pesado. Trazia com ela muitos passados, cicatrizes de amantes que foram ficando pelo caminho: “Vou acumulando uma despensa cheia de destroços no meu coração.

    E depois já não é uma despensa; é uma despensa e uma garagem. E depois são destroços por todo o lado. E pronto! Estou aqui. Com um bocadinho de esperança em si. Nem sei porquê.” O psiquiatra ouviu e guardou mais esta história. Interessou-se um pouco mais, ansiou por puxar o fio àquela meada. Mas, por mais que ao fim do dia se refugiasse à sombra das magnólias e meditasse, a vida não parava e outros náufragos lhe aportavam ao cais. Como Jarbas, que lhe atirou de chofre: “Pode-se amar duas mulheres ao mesmo tempo?” E é nesse labirinto, onde se desenham encontros e fugas, que Eduardo Sá inscreve o seu novo romance, Nada no Amor é Por Acaso. Espantado sempre com a persistência do amor, que cai e se levanta, o autor lembra-nos que quase tão difícil como nos entregarmos ao amor é conseguir não o fazer.”

     

    https://www.almedina.net/nada-no-amor-por-acaso-1643364331.html

  • “A promessa” de Damon Galgut

    “Obcecados, perseguidos e assombrados por uma promessa não cumprida, os membros da família Swart dispersam-se depois da morte da matriarca.

    Impelidos pelas circunstâncias, as vidas dos três irmãos movem-se cada uma para seu lado através da África do Sul; Anton, um brilhante rapaz que vê amargamente o seu futuro ameaçado; Astrid, cujo poder reside numa beleza sempre em queda; e a mais nova, Amor, cuja vida é marcada por sentimentos de culpa e abnegação.

    Reunida em quatro funerais ao longo de três décadas, esta família, que vai diminuindo com o tempo, reflecte a atmosfera do seu país, feita de ressentimento, renovação e, finalmente, de esperança. A Promessa é um drama épico, que desfralda bandeiras contra a impiedade da história sul-africana.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/a-promessa-pre-venda/

  • “A viagem fantástica!” de Nuno Caravela

    “Olá! Somos um grupo de amigos muito especial que, juntamente com o nosso bando rival, vive aventuras e peripécias vindas dos confins do tempo. Nesta coleção, a professora de História desafiou-nos a fazer uma série de filmes pré-históricos com o tema: «Heróis do Mundo».

     

    Claro que não vão faltar as trapalhadas e gargalhadas do costume. Por isso, já sabes como é: diverte-te a aprender e… junta-te ao Bando!

     

    Marco Polo, o mais famoso de todos os viajantes, parte da cidade de Veneza na companhia do pai, Nicolau, do tio Mateus, da amiga Donata Badoer e de três monges muito especiais para visitar Kublai Khan, o grande imperador mongol. Nessa viagem fantástica, contada ao escritor Rusticiano de Pisa, o viajante afirma ter visto homens com cabeças de bichos, serpentes gigantes e até… unicórnios. Será que viu mesmo? Diverte-te a ler e aprende com o Bando!

     

    Nota para pais e educadores!

     

    Esta aventura pode ser hilariante, mas todos os conteúdos foram revistos e aprovados por uma professora de História. Aprender também é divertido!”

     

    https://www.almedina.net/o-bando-das-cavernas-her-is-do-mundo-7-a-viagem-fant-stica-1617789302.html

  • “Amante revelado” de J. R. Ward

    “Sahvage tem vivido fora do radar há séculos - e tem toda a intenção de se manter «morto e enterrado». Mas quando uma civil o arrasta para a sua batalha com um mal tão antigo quanto o tempo, o seu lado protetor sobrepõe-se ao seu senso comum.

     

    Mae perdeu tudo e o desespero coloca-a em rota de colisão com o destino. Determinada a reverter uma tragédia, ela vai onde mortais deveriam temer ir - e encontra-se cara-a-cara com o novo inimigo da Irmandade. Também descobre com Sahvage um amor que nunca imaginara que pudesse existir.

     

    Mas não há futuro para eles. Sabendo que terão de seguir caminhos opostos, os dois unem-se para lutar contra o que Mae inadvertidamente libertou - enquanto a Irmandade está próxima de reclamar um dos seus condenados, e o mal promete destruir todos...”

     

    https://www.wook.pt/livro/amante-revelado-j-r-ward/25842702

  • “Atlas do holocausto” de Georges Bensoussan

    “Com uma centena de mapas e infografias, esta obra inédita reconstrói a história de uma das maiores tragédias do século XX: o Holocausto.

    Descubra:

    - as raízes intelectuais do genocídio: o papel que a disseminação do anti-semitismo e do darwinismo racial desempenhou na Europa do século XIX;

    - uma abordagem geográfica original, que destaca a concentração espacial dos campos de extermínio e as fases do genocídio nas suas acelerações, simultaneidade e coordenação, chamando assim a atenção para a sua calculada planificação;

    - uma análise com diferentes níveis: do teatro mundial ao epicentro europeu, das políticas de Estado aos caminhos individuais.

     

    Georges Bensoussan, historiador e especialista da história da Shoah, revela-nos as origens, a cronologia, a expansão geográfica e as consequências demográficas do Holocausto. A cartografia de Mélanie Marie ajuda-nos a apreender de forma mais global esta tragédia histórica sem precedentes.”

     

    https://www.wook.pt/livro/atlas-do-holocausto-georges-bensoussan/25811996

  • “Madalena” de Isabel Rio Novo

    “Enquanto se submete a tratamentos para um tumor, uma jovem professora ocupa os longos dias a examinar papéis, retratos e cartas dos bisavós que encontrou num velho armário de livros que outrora lhes pertenceu. É assim que vai desvelando a história dos dois, envolta em mistério, na qual a traição, o ciúme e a tragédia são os ingredientes principais. Álvaro Amândio, o bisavô culto e ensimesmado, mas sobretudo Madalena Brízida, a bisavó sedutora, enigmática e talvez cruel, vão ganhando contornos diante da jovem mulher, à medida que ela própria se vai descobrindo, nos seus amores do passado, nos seus sofrimentos recalcados, talvez até nas razões para ser como é.

    Muito mais do que uma narrativa sobre a doença ou os seus efeitos sobre o indivíduo, Madalena – obra vencedora do Prémio Literário João Gaspar Simões – é um romance notável sobre a família e sobre o que, em cada um de nós, é construído pelos que vieram antes, assinado por uma das grandes vozes da ficção portuguesa contemporânea.

    PRÉMIO LITERÁRIO JOÃO GASPAR SIMÕES”

     

    https://www.almedina.net/madalena-1643811122.html

  • “Os cachorros salvam os Gatinhos Reais!”

    “Oh, não! Os Gatinhos Reais de Ladreburgo foram raptados quando iam a caminho da Baía da Aventura para a grande inauguração do museu.

     

    Quem será o raptor? Onde estarão? Só o Ryder, o Chase e os outros membros da Patrulha Pata podem salvar o dia, usando o seu poder de Polícia Pata!

     

    Está na hora de um resgate especial de polícia!”

     

    https://www.almedina.net/os-cachorros-salvam-os-gatinhos-reais-1642004170.html

  • “Kriola” de Dino d'Santiago

    “Dino transformou-se num dos artistas de maior impacto em território português nos dois últimos anos. Um verdadeiro embaixador. De Portugal. De Cabo-Verde. De um mundo novo que nasce das mestiçagens culturais. E também de Madonna, que se deixou apaixonar por Lisboa, pela música afro-portuguesa, pelo fado e pela história de Cabo Verde, em grande parte graças a ele. Um cantor de grandes recursos, capaz de incendiar multidões, como se viu do norte a sul de Portugal, e também por essa Europa fora.

    E eis que agora chega KRIOLA, um álbum criado entre Londres e Lisboa, com canções de voz envolvente, filtros electrónicos e ritmos como o batuque.”

     

    https://www.fnac.pt/Dino-D-Santiago-Kriola-CD-CD-Album/a8174159#omnsearchpos=1

  • “As crianças do mundo” de Nicola Edwards

    “Descobre como é o dia-a-dia das crianças em todo mundo, enquanto exploras tudo, desde as famílias às casas, passando pelas rotinas simples como a comida, e aprende a cumprimentar novos amigos em vários idiomas diferentes.

     

    Fica a saber onde é educado sorver a comida e onde é falta de educação levantar o polegar. Vê onde se pode ir para a escola de teleférico ou dormir numa cama com um forno por baixo!

     

    Este fascinante olhar sobre a vida das crianças em todo o mundo ensina-nos a celebrar as nossas diferenças e a apreciar o incrível mundo em que vivemos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/as-criancas-do-mundo-nicola-edwards/25880094

  • “Voz e violão” de António Zambujo

    “Nascido em Beja, a 19 de Setembro de 1975, António Zambujo é um dos maiores artistas, autores e intérpretes contemporâneos da música e da língua portuguesas, e um dos seus mais notáveis embaixadores no mundo. Ao nono álbum, oitavo de originais, “ António Zambujo Voz e Violão”, o músico inspira-se no nome de um dos discos da sua (e da nossa) vida, “João Voz e Violão”, álbum de João Gilberto editado em 1999, e volta, nada acidentalmente, ao essencial. Como escreveu o jornalista Luís Osório: «Um dia, num qualquer futuro mais ou menos distante, dir-se-á que este disco é um dos mais importantes da carreira de António Zambujo. Não por se julgarem menores alguns dos álbuns que o antecederam e ainda menos pela qualidade de todas as canções que ainda não compôs ou deu voz. Simplesmente porque “Voz e Violão” será sempre associado a um tempo que nos provou o quanto somos frágeis e o quanto precisamos de nos repensar numa urgência do que é essencial.»”

     

    https://www.fnac.pt/Antonio-Zambujo-Voz-e-Violao-CD-CD-Album/a8470580#omnsearchpos=1

  • “Rua de sentido único” de Walter Benjamin

    “Rua de Sentido Único, Crónica Berlinense e Infância Berlinense por volta de 1900 são peças fundamentais do projecto de crítica da modernidade da multifacetada obra de Walter Benjamin. As três obras, das quais apenas a primeira foi publicada em forma de livro em vida do autor, são conjuntos virtualmente inesgotáveis de textos poético-ensaísticos. Nestes, a grande metrópole moderna, representada pela cidade de Berlim, é o cenário que oferece à “presença de espírito” do crítico inúmeros indícios, rastos, sinais, que lhe permitem ir muito além da aparente solidez de um mundo com fissuras potencialmente catastróficas.

    A abertura incondicional aos espaços da modernidade subverte a noção de interioridade e de subjectividade. É assim que os textos se constituem em local de produção de imagens de pensamento, privilegiando o foco em lugares e objectos mais do que em pessoas e acontecimentos. Como se no mundo das coisas e dos espaços, por mais insignificantes que pareçam, houvesse uma vida secreta que só um olhar ex-cêntrico, materializado, sobretudo nas duas últimas obras, no olhar da criança, consegue captar.

    Tomando por base a edição crítica em curso de publicação desde 2008, a tradução de António Sousa Ribeiro incorpora um grande número de textos e fragmentos até ao momento inéditos em português.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/rua-de-sentido-unico-cronica-berlinense-infancia-berlinense-por-volta-de-1900/

  • “O que faria Nietzsche?” de Marcus Weeks

    “Como os grandes filósofos resolveriam os problemas de hoje em dia?

    A vida apresenta-nos constantemente dilemas que precisamos de resolver e por vezes precisamos de ajuda. Os grandes filósofos vão ajudar e guiar-nos da melhor forma de pensarmos sobre os problemas.”

     

    https://www.presenca.pt/products/o-que-faria-nietzsche

  • “Ilha das memórias” de Nora Roberts

    “Nenhum lugar é seguro…

     

    Simone Knox foi uma das sobreviventes. Naquela sexta-feira em que os atiradores entraram no centro comercial e espalharam o caos e a carnificina, ela escapou à morte. Mas nunca mais voltou a ser a mesma. Anos depois, Simone ainda luta contra o trauma e a culpa. A arte é a forma que tem de expressar os seus sentimentos e de, lentamente, começar a aceitar o que aconteceu. E o relacionamento com Reed, outro sobrevivente, ajuda igualmente a apaziguar as memórias e a dor.

     

    Contudo, há alguém que nas sombras quer terminar um massacre que considera inacabado. Enquanto os sobreviventes reconstroem as suas vidas, um conspirador espera pacientemente para concluir a sua missão. E, desta vez, pode não existir um abrigo seguro.”

     

    https://www.almedina.net/ilha-das-memorias-1643106993.html

  • “Contos místicos e sobrenaturais” de Helena Blavatsky

    “Tendo-se notabilizado principalmente no âmbito da moderna Teosofia e das ciências ocultas, Helena Blavatsky também no campo da ficção literária deu provas da sua excepcionalidade. Comprova-o em absoluto este conjunto de contos que pela primeira vez se dá a conhecer ao público leitor português sob o título Contos Místicos e Sobrenaturais.

     

    Nele podemos admirar não só a mestria da escrita como o poder de efabulação em narrativas que transcendem a realidade para se situarem no domínio do sobrenatural, sem que falte a algumas a visão espiritual e mística que a tornou conhecida em todo o mundo.”

     

    https://www.wook.pt/livro/contos-misticos-e-sobrenaturais-helena-blavatsky/25429968

  • “O problema com os problemas” de Rachel Rooney

    “Alguma vez te deparaste com um Problema? Podem ser criaturas muito difíceis… Mas não deixes que te incomodem, pois há várias coisas que podes fazer para mandá-los embora.

     

    Este livro vai ajudar-te com muitas soluções criativas e, no final, irás tratar os Problemas por tu!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-problema-com-os-problemas-rachel-rooney/26614022

  • “Dos lápis com muito amor” de Drew Daywalt

    “Descobre as cores brilhantes e os tons subtis do amor com a ajuda dos teus lápis preferidos.

    O presente perfeito para aquela pessoa especial que pinta fora das linhas, com uma mensagem importante: o amor pode ser de todas as cores.”

     

    https://www.wook.pt/livro/dos-lapis-com-muito-amor-drew-daywalt/25842635

  • “Uma beleza que nos pertence” de José Tolentino Mendonça

    “Ao longo de uma obra já volumosa e densa, reunindo ensaio, crónica e poesia, José Tolentino Mendonça escreveu fragmentos notáveis e memoráveis - acerca da presença de Deus, do amor, da solidão e da sua necessidade, dos cinco sentidos, da travessia do deserto, do tempo e da lentidão, mas também sobre a beleza que dá sentido às coisas, e que é nosso dever procurar todos os dias.

     

    Este livro transcreve alguns desses fragmentos, transformados em aforismos, ensinamentos para o dia a dia, perguntas que nos devem inquietar ou levar a escolher um caminho, bem como exemplos dessa procura permanente da beleza e da felicidade.

     

    Uma escrita que oscila entre o poético e o confessional, dirigindo-se diretamente a cada leitor, a cada um de nós, e que busca um caminho ou a luz perdida da comunhão com o infinito.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/uma-beleza-que-nos-pertence/23243031

  • “Chama, brasa e cinza” de Adalberto Alves

    “«Com o Fogo, a Brase e a Cinza, o último trabalho de Adalberto Alves, no âmbito poético da sua vasta obra literária, onde pontificam também, entre e várias outras, as facetas de ensaísta e pensador. o Autor continua a desbravar um caminho que muitos críticos consideram sem paralelo no panorama da lírica portuguesa contemporânea. Tal facto, levou a Biblioteca Nacional em 2020, a começar a celebrar esse trajecto com uma exposição sobre os 40 anos do seu percurso de obra e vida, a que se seguirão ainda outros, a levar a cabo em conjunto com a Universidade Lusófona, neste ano de 2021.»”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/chama-brasa-e-cinza-adalberto-alves/25429293

  • Estação” de Moira Butterfield

    “Estação reúne o essencial dos poemas que José Carlos Barros publicou entre 1984 e 1989 no DN Jovem, suplemento do Diário de Notícias. O autor escreveu esses poemas entre os dezasseis e os vinte e cinco anos de idade, tendo sido o mais destacado e premiado colaborador do suplemento na área de poesia.

     

    Um verso é o

    que procuro ainda entre a luz e a cor

    dos teus cabelos (…)”

     

    https://www.wook.pt/livro/estacao-jose-carlos-barros/24394399

  • “Depois da chuva, vem o arco-íris” de Smriti Halls

    “Às vezes é difícil ver o arco-íris por entre a chuva. Mas, com coragem e a ajuda de bons amigos, há sempre forma de sair do escuro. Um belo livro, cheio de uma profunda e indomável esperança no coração.”

     

    https://www.presenca.pt/products/depois-da-chuva-vem-o-arco-iris

  • “A mecânica quântica explicada a quem pensava que nunca a perceberia” de Luís M. Aires

    “A mecânica quântica prova que a realidade infinitamente pequena é no mínimo surpreendente, onde diversas noções familiares sobre o espaço, o movimento ou a natureza dos objetos parecem ter saído mais da imaginação de um autor de ficção científica, do que do espírito analítico de um cientista.

     

    Partindo da ideia de que qualquer propriedade física está limitada a um conjunto de valores discretos, bem definidos e quantificáveis, não podendo assumir valores intermédios (entre 1 e 2 não existe nada), as fórmulas e as leis da mecânica quântica permitiram chegar ao laser, ao transístor, aos relógios atómicos e a muitas outras espantosas invenções.

     

    Surpreendido?

    Então este livro é para si. Cuidadosamente redigido, é uma obra acessível a todos os leitores que pretendam iniciar-se nos segredos dos átomos, da natureza da luz ou da organização da matéria viva. Apesar de o autor recorrer a algumas expressões matemáticas, o acento tónico é colocado nas ideias e nos conceitos gerais, sendo estes explicados com recurso a muitas ilustrações e comentários meticulosamente formulados.

     

    Para aqueles que pensavam que nunca perceberiam a mecânica quântica, este livro é um excelente ponto de partida, apresentando no final um glossário e, ao longo das suas páginas, notas que facilitarão a sua leitura.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-mecanica-quantica-explicada-a-quem-pensava-que-nunca-a-perceberia-luis-m-aires/24314822

  • “Os Aventureiros no monte dos contrabandistas” de Isabel Ricardo

    “Numa visita ao Museu Benfica Cosme Damião e ao Estádio da Luz, os AVENTUREIROS divertem-se enquanto o corvo João prega uma das suas partidas, escondendo o telemóvel a um desconhecido. Quando os jovens descobrem o telemóvel, resolvem ir entregá-lo na morada que encontraram, em Estremoz. Mas, quando se preparam para seguir viagem, são surpreendidos por uma notícia chocante: a águia Vitória foi roubada!

     

    Como as suspeitas desse roubo mirabolante recaem sobre o dono do telemóvel, os AVENTUREIROS decidem investigar enquanto passam momentos muito agradáveis na herdade de uma amiga. É então que, para seu grande susto, João também desaparece sem deixar rasto.

     

    Os AVENTUREIROS decidem fazer tudo para recuperarem um elemento do grupo. Munidos da sua astúcia e coragem, empreendem um assalto à herdade do desconhecido, onde acreditam estar escondidos tanto Vitória como João.

     

    Inevitavelmente, vão deparar-se com uma rede criminosa, envolvida em tráfico de animais, e mergulhar numa aventura repleta de perigo, suspense e ação.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/os-aventureiros-no-monte-dos-contrabandistas-isabel-ricardo/24114724

  • “Matias mondragão e o vestido tangerina” de Christine Baldacchino

    “Há muitas coisas de que o Matias gosta na escola. Mas do que o Matias mais gosta é do vestido tangerina, que faz suich, suich, suich, e crincle, crincle, crincle. e dos sapatos que fazem clic, clic, clic. o Matias gosta da cor do vestido. Lembra-lhe o Sol, os tigres e o cabelo da mãe.

    O Matias faz de conta que não ouve os meninos que troçam dele. Mas ouve.

    Um dia, o Matias acorda com uma estranha dor de barriga. e não vai à escola. Fica em casa, a ler sobre elefantes e a sonhar com aventuras espaciais.

    Inspirado, pinta um desenho fantástico. e tudo começa a mudar no dia em que decide levá-lo para a escola...

     

    A história deste menino, que gosta de viagens espaciais, planetas com elefantes azuis, tigres e do vestido tangerina que faz suich suich suich e crincle crincle crincle, tem cor, aventura e muito amor.

    Com o Matias, crianças, educadores e professores poderão explorar as noções de construção de identidade e de género, de autonomia e de autoestima, para além dos significados de liberdade de escolha e de respeito pela diferença.

     

    Matias Mondragão e o Vestido Tangerina tem sido nomeado para vários prémios e recebeu numerosas distinções, entre elas o CBC Bookie Award for Best Picture Book. ”

     

    https://www.wook.pt/livro/matias-mondragao-e-o-vestido-tangerina-christine-baldacchino/24574697

  • “Pestes e povos” de William H. McNeill

    “Estimulante, bem fundamentado e de leitura compulsiva, Pestes e Povos é um livro raro, tão fascinante como erudito, tão intrigante como esclarecedor. Uma leitura obrigatória, para aqueles que querem conhecer uma nova perspetiva da História da humanidade.

     

    Desde a sua primeira edição que Pestes e Povos se tornou num êxito de vendas, propondo uma interpretação radicalmente nova da História mundial segundo o prisma do extraordinário impacto - político, demográfico, ecológico e psicológico - que as doenças podem ter nas culturas.

     

    Desde a conquista do México, tanto pela varíola como pelos espanhóis, à peste bubónica na China, passando pela epidemia de febre tifoide na Europa, ou pela SIDA na década de 1980, percebemos como a História das doenças corresponde à História da humanidade.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/pestes-e-povos-william-h-mcneill/25460208

  • “50 técnicas de avaliação formativa” de José Pinto Lopes

    “A avaliação formativa é a principal modalidade de avaliação no sistema educativo português. Integra de forma contínua e sistemática o processo de ensino e de aprendizagem, permitindo conhecer a forma como se ensina e se aprende. Ajuda os professores e os alunos a centrarem-se nos objetivos de aprendizagem (descritores de desempenho), a monitorizar a aprendizagem em relação a esses objetivos e a saber como proceder para os alcançar.

     

    A recolha de informação resultante da avaliação formativa possibilita aos professores conhecer o impacto do seu ensino e, assim, fundamentar a adoção e o ajustamento de medidas e estratégias pedagógicas. Aos alunos que monitorizem a sua aprendizagem, avaliando o trabalho que realizam.

     

    Desta forma, compreendem não só o que estão a aprender, mas também como aprendem, tornando-se verdadeiros aprendizes. Nesta 2.ª edição atualizada e aumentada de uma obra de referência na área da Educação, apresentam-se os conhecimentos e as técnicas de avaliação formativa que poderão ajudar os professores a implementar atividades de elevada qualidade na sala de aula, a usar estratégias de intervenção adequadas às necessidades dos alunos e a dar-lhes feedback útil para os envolver na melhoria da sua própria aprendizagem.

     

    Com dois novos capítulos dedicados à Educação a distância e ao uso da Tecnologia no ensino e na avaliação formativa, este livro destina-se a todos os professores, de qualquer nível de ensino ou disciplina, bem como aos alunos de cursos superiores que habilitem para a docência.

     

    Conteúdos abordados:

     

    - Perguntas e Respostas sobre Avaliação e Avaliação Formativa

    - 50 Técnicas de Avaliação Formativa (TAF)

    - Educação a Distância

    - Tecnologias ao serviço do ensino

    - Estratégicas de intervenção”

     

    https://www.wook.pt/livro/50-tecnicas-de-avaliacao-formativa-jose-pinto-lopes/24189871

  • “Olhar, tocar, sentir, criar”

    “Este livro foi especialmente concebido para ser partilhado com o bebé e está repleto de imagens e texturas para ver e explorar.

     

    Cada página propõe uma atividade sensorial, estimulando o bebé a interagir com os vários elementos. À medida que a criança cresce, encontra novas formas de aprender com este livro.”

     

    https://www.presenca.pt/products/olhar-tocar-sentir-criar

  • “Coragem, pequeno caranguejo” de Chris Haughton

    “Hoje, o Pequeno Caranguejo e o Grande Caranguejo vão para o mar! "Vai ser espectacular!", diz o Pequeno Caranguejo. E tica-tica pelas rochas, chape-chape nas poças, chegam à beirinha da falésia. SPLAAASH!

     

    "Não tenhas medo, diz o Grande Caranguejo, vai correr tudo bem." Mas as ondas são grandes, enormes, cada vez maiores... Será melhor voltarem para casa?

     

    Um novo mini álbum do brilhante Chris Haughton, que nos convida a acreditar que com coragem, uns salpicos de ousadia e em boa companhia vamos a todo o lado!”

     

    https://www.wook.pt/livro/coragem-pequeno-caranguejo-chris-haughton/24730257

  • “Praia” de Cristiana Neves

    “Pega na tua mala e vai com o Rafa e os seus amigos passar o dia na praia.

    Há tantas coisas divertidas para fazer!”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/praia/24067958

  • “Emancipar o mundo”

    “Quando passam 100 anos sobre a autonomização da disciplina de Relações Internacionais, este livro dá voz a uma leitura do mundo inconformada com as relações de poder que o habitam e com a teoria que as legitima.

     

    São muito diferentes entre si as perspetivas alternativas à ortodoxia teórica em Relações Internacionais. Dessas várias alternativas, a que congrega os estudos incluídos neste livro é a que coloca no centro da análise das relações internacionais a tensão entre dominação e emancipação.

     

    É isso que define a Teoria Crítica em todo o campo das ciências sociais.”

     

    https://www.wook.pt/livro/emancipar-o-mundo-jose-manuel-pureza/25085881

  • “Apocalipse nunca” de Michael Shellenberger

    “Michael Shellenberger luta há décadas por um planeta mais verde. Ajudou a salvar as últimas sequoias desprotegidas do mundo. Concebeu, com outros, o antecessor do atual Green New Deal. E liderou o esforço bem-sucedido de cientistas do ambiente e de ativistas para manter centrais nucleares em funcionamento, prevenindo um pico de emissões.

     

    No entanto, em 2019, no momento em que alguns diziam que «milhares de milhões de pessoas vão morrer», contribuindo dessa forma para aumentar a ansiedade, desde logo nos adolescentes, Shellenberger decidiu que, enquanto ambientalista de longa data, reputado especialista em energia e pai de uma filha adolescente, devia tomar uma posição para separar a ciência da ficção.

     

    Apesar de décadas de atenção proporcionada pelas notícias dos media, muitos não sabem factos essenciais. Por exemplo, as emissões de carbono atingiram o máximo no passado e têm vindo a diminuir há mais de uma década nas nações desenvolvidas. E o risco de Aquecimento da Terra para temperaturas muito altas é cada vez mais improvável graças ao abrandamento do aumento da população e à existência de gás natural abundante.”

     

    https://www.almedina.net/apocalipse-nunca-como-o-alarmismo-ambiental-nos-prejudica-a-todos-1620127856.html

  • “O profeta” de Kahlil Gibran

    “Publicado pela primeira vez em 1923 e reeditado inúmeras vezes por todo o mundo, O Profeta é uma das obras mais inspiradoras da literatura espiritual, tendo já vendido dezenas de milhões de exemplares.

     

    O segredo do seu sucesso está na linguagem poética simples, mas profunda e inspiradora, oferecendo um autêntico mergulho na sabedoria inata de cada ser humano.

     

    Nesta deslumbrante adaptação da obra-prima de Kahlil Gibran, o artista gráfico Pete Katz reúne os 28 ensaios poéticos, que abordam temas como o amor, a liberdade, a religião ou a dor, cruzando-os com uma história pessoal onde a vida e a morte de quem amamos pode ser uma poderosa descoberta individual.

     

    Esta obra intemporal oferece palavras de sabedoria e conforto espiritual que inspiram leitores de todas as idades.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-profeta-kahlil-gibran/24713208

  • “Linha final” de Don DeLillo

    “«Linha Final, de Don DeLillo, é um romance em que se exploram a fundo os meandros do futebol americano enquanto espelho da angústia e do medo contemporâneos.»”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/linha-final/

  • “Imigração e direitos humanos” de Ana Rita Gil

    “A imigração é um dos temas mais debatidos da atualidade, suscitando preocupações diversas quanto à sua influência na sustentabilidade do Estado social, no emprego, na população, na identidade cultural e nacional ou na segurança interna e externa. Por isso, os Estados têm vindo a reforçar os poderes soberanos de controlo da imigração, entendendo por vezes ter o direito de determinar, de forma totalmente discricionária, quem entra ou permanece nos seus territórios.

     

    No entanto, a evolução da jurisprudência nacional e internacional tem caminhado no sentido de apontar limites às políticas de imigração. É o que se verifica nas situações em que estão em causa direitos humanos dos estrangeiros — como a vida, a não sujeição a tortura ou tratamentos desumanos ou degradantes, a família, a vida privada, ou a proteção da criança — as quais podem implicar, em alguns casos, verdadeiros direitos de entrada ou permanência de estrangeiros no território, ou mesmo a regularização do seu estatuto legal.

     

    Por outro lado, deve ser sempre garantida a observância de um conjunto mínimo de princípios em relação a todas as pessoas que se encontrem em processo de migração, tais como a proibição de discriminação, de expulsão coletiva e de detenção arbitrária, a necessidade de fundamentação das decisões de recusa de entrada ou de expulsão e o direito de acesso aos tribunais.

     

    A presente obra versa sobre a interação entre Direitos Humanos e Imigração, visando demonstrar que, na atualidade, os Estados não são totalmente livres para adotar as políticas migratórias que lhes aprouver, encontrando-se permanentemente vinculados à necessidade de respeito pelos direitos humanos dos imigrantes, tais como afirmados pelas instâncias nacionais e internacionais competentes.”

     

    https://www.wook.pt/livro/imigracao-e-direitos-humanos-ana-rita-gil/24755830

  • “Viver a minha vida” de Emma Goldman

    “VIVER A MINHA VIDA (1931) é a sua trepidante autobiografia, um vertiginoso fresco histórico onde se cruzam revolucionários, como Piotr Kropotkine, Jack London, Louise Michel, Voltairine de Cleyre e John Reed, a par de diversas geografias — Viena, Londres, Nova Iorque, Estocolmo — e de acontecimentos marcantes como o massacre de Haymarket e a revolta de Cronstadt. É também o percurso de uma mulher corajosa, uma resoluta activista com o dom da palavra, que percorreu o mundo e ousou desafiar autoritarismos — pai, mentores, companheiros e Estado —, lutando contra a moral mesquinha em tempos violentos. Emma Goldman soube escolher o seu norte e concebeu o anarquismo não como uma «paixão triste» que exigia uma cega obediência, mas como uma aventura movida pela alegria, na qual «todos os seres humanos nascem com o mesmo direito de participar no banquete da vida».”

     

    https://www.wook.pt/livro/viver-a-minha-vida-emma-goldman/25538377

  • “Maria Keil” de Mafalda Brito

    “O encontro com uma obra de arte é uma experiência especial. Pequenas pistas e muita curiosidade podem ajudar-nos a desvendar os seus segredos. Os artistas veem o mundo de outra forma e mostram-nos coisas novas e surpreendentes! Neste livro vamos procurar os mistérios escondidos na obra de Maria Keil.

     

    “Maria Keil vive muitos anos, sempre doce e delicada como o queijo de figo da casa de Silves. Observa o mundo com os seus olhos de gato e oferece-o com elegância e simplicidade. Há mistérios que não se traduzem por palavras. A magia fica na arte.”

     

    https://barcadoinferno.pt/produto/maria-keil/

  • “Sobre o amor” de Charles Bukowski

    “Haverá pior escritor do que Charles Bukowski para escrever sobre o amor? E, em simultâneo, haverá melhor escritor para o fazer? Nestas páginas vemos o poeta debater-se com as complicações e complexidades do amor, o sentimento que a todos toca.

     

    Alternando entre a amargura e a ternura, o romantismo e o desbragamento, Bukowski expõe as várias faces do amor, em todo o seu espectro de sentimentos e manifestações: a entrega e o egoísmo, a abnegação e o narcisismo, a miséria e a redenção, acima de tudo o seu mistério.

     

    Compilados por Abel Debritto, biógrafo do autor, estes poemas revelam um Bukowski brilhante, mordaz, brincalhão, metafísico, até sentimental.

     

    O amor é o prisma pelo qual o grande poeta americano observa o mundo e o partilha connosco: uma observação por vezes doce, por vezes ácida, sobre esse sentimento tão inescapável quanto fugidio, tão belo quanto cruel.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/sobre-o-amor-charles-bukowski/25280754

  • “Estatística descritiva” de Elsa Negas

    “Este manual apresenta uma exposição teórica dos conceitos básicos da Análise de Dados, apoiada em exemplos ilustrativos e exercícios resolvidos. A abordagem dos conceitos é rigorosa sem ser exaustiva nos seus aspetos matemáticos, de modo a que os conteúdos possam ser facilmente entendidos, mesmo por leitores que não tenham uma preparação matemática avançada.

    Partindo de exemplos práticos, que na sua maior parte se baseiam e descrevem circunstâncias da vida real, introduzem-se os conceitos teóricos e chama-se a atenção para alguns pontos em particular que, pela sua dificuldade ou pela sua importância, necessitam de um maior esclarecimento.

    Em cada capítulo, são propostos dois tipos de exercícios de aplicação: exercícios resolvidos e exercícios de autoavaliação. Nos exercícios resolvidos é apresentada a resolução detalhada, apresentando-se, quando necessário, notas de esclarecimento para a compreensão plena da sua resolução. Nos exercícios de autoavaliação, o leitor é convidado a desenvolver autonomamente a sua resolução e a aferir os conhecimentos adquiridos, podendo confrontar os resultados com os da solução.

     

    Este livro beneficia da vasta experiência da autora no apoio e lecionação das matérias expostas ao nível do ensino superior nas disciplinas de Estatística nas áreas das Ciências Humanas e das Ciências Exactas e, em particular, do seu trabalho desenvolvido com alunos do ensino a distância.

     

    É, por isso, um instrumento conciso, com a clareza necessária ao estudo autónomo, de forma a responder às necessidades de alunos do ensino superior, profissionais e professores do ensino secundário.”

     

    https://www.wook.pt/livro/estatistica-descritiva-elsa-negas/24669218

  • “Comer, beber” de Filipe Melo

    “Durante a Segunda Guerra Mundial, o polaco Franz Majowski esconde uma garrafa de champanhe no cofre do seu popular restaurante em Berlim. Quatro décadas mais tarde, uma célebre tarte de maçã é o motor da viagem de um homem pelo interior da América.

     

    Paladar e memória cruzam-se nestas duas histórias de magnífica simplicidade, uma delas real e a outra imaginada, em que a comida e a bebida são pretexto de reflexão sobre algo maior.

     

    Comer / Beber é o quarto livro dos multipremiados criadores de Os Vampiros e Balada para Sophie.”

     

    https://www.almedina.net/comer-beber-1629891040.html

  • “O bolo de maçã” de Dawn Casey

    “Um passeio pelo campo para recolher os ingredientes de um delicioso bolo de maçã pode ser um momento mágico de comunhão com a natureza.

    Este livro ensina-nos que há gestos simples com os quais podemos demonstrar a nossa gratidão. A receita do bolo, no final, convida a que a mensagem do livro continue presente durante a sua preparação e partilha.

     

    Uma história reconfortante e carinhosa, ideal para o começo do ano, que nos ensina a ir buscar forças e ânimo às pequenas coisas que somos afortunados por ter.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-bolo-de-maca-dawn-casey/24555431

  • “A história dos jogos olímpicos”

    “Reviva a glória do maior evento desportivo do mundo!

     

    Repleto de imagens extraordinárias das provas, dos atletas e dos símbolos olímpicos, A História dos Jogos Olímpicos convida a descobrir a história do maior acontecimento desportivo à face da Terra!

     

    Conhece tudo sobre as 28 edições dos Jogos, desde Atenas 1896 até ao Rio 2016.

     

    Descobre as estrelas que brilharam nas Olimpíadas.

     

    Inclui uma antevisão dos Jogos Olímpicos de Tóquio.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-historia-dos-jogos-olimpicos/24789210

  • “Desde 1880” de Pietro Gottuso

    “«Desde 1880» é uma narrativa gráfica sem texto, ambientada numa cidade ocidental, em que o edifício de uma rua central é o cenário invariável a partir do qual se observa o correr do tempo nos últimos 140 anos, revelado não só pela indumentária dos seus transeuntes, pelos meios de transporte da época ou produtos expostos nas montras; como também pela própria História.

     

    As duas Guerras Mundiais, a pandemia da gripe de 1918, a chegada à Lua e todas essas transformações sociais decorrem sob o olhar atento de Cronos, o deus do tempo, cujo busto se encontra esculpido na fachada desse edifício, onde também se aloja uma livraria, que não resistirá ao progresso nem à dinâmica do mercado…”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/desde-1880-pietro-gottuso/24550465

  • “Probabilidades e estatística: teoria, exemplos & exercícios” de Manuel Cabral Morais

    “PROBABILIDADES E ESTATÍSTICA: TEORIA, EXEMPLOS & EXERCÍCIOS é um manual para quem deseja um rápido progresso na aprendizagem destas matérias. Trata-se de um texto assente na filosofia aprender por exemplos e exercícios e que se quis acessível, sem prejuízo do rigor matemático.

     

    As matérias são motivadas, os resultados são enunciados e ilustrados com exemplos e coroados por exercícios. Estes foram distribuídos estrategicamente ao longo do texto, ao invés de serem relegados para o final dos capítulos ou secções. Na maioria dos casos, são problemas semirresolvidos, com cabeçalhos, alguns passos intermédios, espaços para preenchimento e, finalmente, a solução.

     

    O seu propósito é ajudar o(a) leitor(a) a assimilar gradualmente os conceitos ou resultados e a interagir com este livro-caderno.”

     

    https://www.wook.pt/livro/probabilidades-e-estatistica-manuel-cabral-morais/24329937

  • “Uma vontade de música: as cantigas do Zeca” de Octávio Fonseca

    “José Afonso sempre subestimou a importância das suas canções, achava que eram coisa pouco importante no conjunto das actividades antifascistas. Afinal, tiveram um peso enorme na luta do povo português pela liberdade.

     

    A sua obra, porém, vai muito para além da música de intervenção política.

     

    Ainda assim, muitos persistem em reduzi-lo ao cantor de intervenção que ele também foi, desvalorizando a sua música e a sua poesia no que elas têm de universal e artisticamente superior.

     

    Confinar José Afonso na gaveta da música de intervenção é não compreender que a dimensão artística das suas canções está ao nível do que de mais importante se fez na música popular universal do século XX.

     

    Em cada uma das suas canções pressente-se uma preocupação sistemática para responder musicalmente à mensagem contida nas letras, que para ele tinham uma importância primordial. Para o conseguir, José Afonso inventou soluções musicais extraordinárias e surpreendentes e introduziu diversas inovações na nossa canção popular.

     

    Por trás das suas preocupações políticas e literárias havia sem dúvida uma irrecusável vontade de música!”

     

    https://www.wook.pt/livro/uma-vontade-de-musica-as-cantigas-do-zeca-octavio-fonseca-silva/24785803

  • “Aves dormindo enquanto flutuam” de Masaoka Shiki

    “Aves Dormindo Enquanto Flutuam, de Masaoki Shiki, encerra uma tetralogia de obras dedicadas aos Quatro Grandes da Poesia Haiku (iniciada com Matsuo Bashô e continuada com Kobayashi Issa e Yosa Buson), permitindo ao leitor português mergulhar na poesia oriental nos seus matizes, melodias e imagens plenos. Com introdução, notas e versões portuguesas de Joaquim M. Palma, deixemo-nos seduzir pelos singelos versos de Masaoka Shiki: «Pondo de parte as questões existenciais, o sofrimento e a morte, usufruamos, por agora, da magia e beleza que Shiki — um humano que adorava comer diospiros e questionar convenções — deixou ao mundo do futuro como herança do seu sentir poético.»”

     

    https://www.wook.pt/livro/aves-dormindo-enquanto-flutuam-shiki/25208333

  • “O cantor de gospel” de Harry Crews

    “A chegada de uma Feira de Aberrações a Enigma, no Sul dos Estados Unidos, coincide com o regresso a casa do "Cantor de Gospel", um jovem da terra com uma voz de anjo capaz de converter qualquer alminha. Mas os habitantes de Enigma choram a morte de Marybell Carter, violentamente assassinada por um negro.

     

    Em O Cantor de Gospel, como em toda a sua obra, Harry Crews recorre ao grotesco e ao humor negro para traçar um retrato corrosivo do Sul pobre e decadente dos Estados Unidos, de gente quebrada e inadaptada, e das suas tentativas de iludir o destino.”

     

    https://www.fnac.pt/O-Cantor-de-Gospel-Harry-Crews/a6871636

  • “Per, o afortunado” de Henrik Pontoppidan

    “Per, o Afortunado é o grande clássico da literatura dinamarquesa, tendo o seu autor recebido o Prémio Nobel da Literatura em 1917.

    É um romance de formação, que acompanha a vida de Per Sidenius, filho de um pastor de uma pequena povoação dinamarquesa, na mudança do século XIX para o século XX.

    Per revolta-se contra a rigidez familiar, procurando uma nova vida em Copenhaga, onde se torna engenheiro e persegue a sua realização pessoal.

    A obra mergulha na crise cultural e social que agitou o continente europeu com a erupção da modernidade e as revoluções industrial e científica.

    Na sua capacidade de compreender a crise de identidade dos europeus no início do século XX, a narrativa de Pontoppidan é comparável a Os Buddenbrook e A Montanha Mágica de Thomas Mann.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/per-o-afortunado/

  • “Um pouco de cinza e glória” de Cláudia Andrade

    “Ariel quer imitar Óscar, o seu irmão mais velho, um verdadeiro valente que morreu dias antes de poder finalmente provar a sua coragem na guerra, onde andam todos os homens da aldeia. Nesta sobraram apenas os inaptos para a glória: as mulheres, as crianças, os demasiado velhos ou aqueles que, em segredo, carregam dentro de si um medo entranhado.

     

    Na aldeia, entre os que ficaram, cruzam-se histórias de vingança, de amor, de dor, de luxúria, de violência e de crime, histórias que colocam frente a frente aquilo que somos sob o peso dos nossos instintos mais primitivos face à figura etérea dos nossos desejos mais recônditos.

     

    Depois de Quartos de Final e Outras Histórias e de Caronte à Espera, estreias amplamente elogiadas pela crítica, Cláudia Andrade compõe um romance coral, no qual, partindo dos retalhos das vidas de Fredo e Cora, Balbina e Mateus, Vidal, Calisto e Muriel, se cose a imagem da nossa própria humanidade.”

     

    https://www.wook.pt/livro/um-pouco-de-cinza-e-gloria-claudia-andrade/25429352

  • “O romance de Amadis” de Afonso Lopes Vieira

    “Batalhas, guerreiros, monstros fantásticos, feiticeiros, donzelas em apuros e intrigas amorosas - este é o romance de Amadis, o cavaleiro mais formoso e intrépido de toda a Gaula! Sobre a sua glória escreveram-se sagas em todas as línguas e a sua história foi contada por muitos...

    Mas não só sobre as bravas façanhas de Amadis fala este livro, pois o que seria de um cavaleiro sem a sua amada? O nosso herói é tão devoto à espada como à bela Oriana, e não descansará até fazer dela a sua rainha!

     

    Deixa que a cavalaria invada a tua imaginação!

     

    A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-romance-de-amadis/23529615

  • “Do rio ao mar” de Manuel Rui

    “Neste livro, a voz de Manuel Rui desdobra-se e passa a duas vozes. Uma voz de rio, uma voz de mar. Do Rio ao Mar é, por isso, um livro bilingue, porque a voz de Manuel Rui desdobra também a língua portuguesa e inventa um diálogo ferido de fraterna amizade.

     

    De Manuel Rui para Ivo Machado, meu irmão dos Açores, como em epígrafe lhe chama. Neste livro, a língua portuguesa ganha matizes clássicos e serenos para logo, em contraponto, nela ecoarem aventuras e ressonâncias míticas.

     

    Livro de curvas, búzios e mar, a poesia de Manuel Rui deixa-se envolver pelos traços rupestres de Ondjaki, que ilustram a obra.

     

    O amor, a fome e a guerra são alguns dos temas revisitados, sobressaindo os elementos da natureza, em particular a água, e a figura da mulher e da matriarca.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/do-rio-ao-mar-manuel-rui/25515806

  • “O estado do racismo em Portugal”

    “O debate sobre o racismo em Portugal está atrelado à reciclagem de mitologias que atualizam os legados do colonialismo e da escravização racial. As disputas em torno da intencionalidade e natureza de atos ou episódios — «será que é mesmo racismo?» —, das credenciais não racistas das pessoas brancas — «racista, eu?!, se tenho amigos negros» — ou da priorização dos problemas sociais submetidos a intervenção institucional — «a delinquência juvenil nos guetos africanos e ciganos» — exemplificam a sedimentação do racismo e de soluções políticas que não só impedem que o confrontemos como reproduzem os seus efeitos.

     

    O Estado do Racismo em Portugal pretende contribuir para a descodificação do racismo institucional, identificando e analisando as práticas rotineiras que protegem e reproduzem a ordem racial antinegra e anticigana em diversos âmbitos da sociedade portuguesa: na implementação da legislação de combate à discriminação e ao ódio racial, nas políticas de segurança e policiamento, nos dispositivos de proteção das «crianças em risco», nos órgãos de comunicação social e nas respostas à precariedade e à segregação residencial. Os textos procuram debater horizontes políticos antirracistas e libertadores.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-estado-do-racismo-em-portugal-silvia-rodriguez-maeso/25462901

  • “O lobo mau está doente!” de Jean Leroy

    “Uma história divertida que mostra às crianças que há sempre um amigo por perto para nos animar e nos encher de miminhos e beijinhos!

     

    ATCHIM! O lobo mau não está nada bem e precisa mesmo de ir ao médico. Mas como curar um paciente que, apesar de parecer corajoso, é o MAIOR PIEGAS do Universo?

     

    Um divertido livro-fantoche para ler, brincar e sorrir!

     

    Ideal para crianças pequenas, que convida os leitores (crianças e pais) a encenarem a história com as suas próprias mãos. Os textos são simples, repletos de musicalidade.”

     

    https://www.penguinlivros.pt/loja/booksmile/livro/o-lobo-mau-esta-doente/

  • “Na terra somos brevemente magníficos” de Ocean Vuong

    “Na Terra Somos brevemente Magníficos é a carta de um filho à mãe que não sabe ler. Escrita quando o narrador não tem ainda trinta anos, a carta evoca o passado de uma família e narra uma história que tem como epicentro o Vietname, desvendando aspetos da sua vida que a mãe nunca conheceu e levando a uma inquietante revelação final. Testemunho de um amor duro mas inegável entre uma mãe solteira e o filho, a carta é também uma investigação sobre raça, classe e masculinidade, levantando questões centrais sobre uma atualidade repleta de violência e trauma, que se vão sobrepondo a compaixão e a sensibilidade. Este livro é tanto sobre a energia de contar uma história como sobre o silencio destrutivo de não ser ouvido. Ocean Vuong escreve sobre pessoas aprisionadas entre mundos contraditórios e pergunta como recuperamos e podemos ajudar os outros sem deixarmos de ser quem somos. Procura assim responder a duas questões centrais: como sobreviver e como transformar essa sobrevivência em quase alegria.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/na-terra-somos-brevemente-magnificos/

  • “Mundo” de Ana Luísa Amaral

    “Tecendo o fio que liga o texto à vida, Ana Luísa Amaral convoca-nos para uma paisagem de sons ao compasso dos cheiros, cores que constituem este Mundo: a abelha e a flor em descanso, a mesa e a faca pousada, ou as gentes e as suas interrogações.

     

    GIRASSOL

     

    se pousar nesta folha

    um girassol

    e o quebrar

     

    o que sobra é o sol

    dentro do céu —

    parado —

     

    ou o papel

    aturdido e em

    vertigem?”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/mundo/25113383

  • “Avaliação de empresas”

    “Este manual apresenta e clarifica conceitos e procedimentos relevantes no âmbito da avaliação de empresas, questão muitas vezes fundamental para a tomada de decisão.

     

    Para além dos métodos e técnicas tradicionais de avaliação, apresenta, numa abordagem distinta e inovadora conhecimento útil e atual sobre avaliação empresarial em vários contextos e realidades.

     

    Os exemplos e casos práticos que ilustram a exposição conceptual, permitirão ao leitor uma maior agilidade na aplicação dos conceitos às suas necessidades específicas.

     

    Tendo como público-alvo estudantes e docentes do ensino superior das áreas de gestão, economia e finanças empresariais, este livro será uma ferramenta útil para os profissionais da área financeira e para todos os que necessitem de adquirir conhecimentos e ultrapassar as dificuldades sentidas na compreensão das estratégias de avaliação empresarial.”

     

    https://www.wook.pt/livro/avaliacao-de-empresas-luis-pacheco/25429962

  • “Mundo belo, onde estás” de Sally Rooney

    “Alice, uma jovem romancista, conhece Felix, que trabalha num armazém, e pede-lhe que viaje com ela para Roma, aonde vai promover o seu mais recente livro. Entretanto, em Dublin, a sua melhor amiga, Eileen, está a ultrapassar uma crise amorosa e envolve-se novamente com Simon, que conhece desde criança. Enquanto o verão se aproxima, as duas amigas trocam emails, pondo-se em dia com as suas vidas. Falam da sua amizade, das relações que mantêm, de arte, literatura e de um futuro cada vez mais incerto. Querem encontrar-se logo que possível, mas ignoram o que irá acontecer quando isso suceder.

     

    Alice, Felix, Eileen e Simon são ainda jovens, mas aproximam-se já dos trinta anos. Juntam-se, separam-se, desejam-se e mentem uns aos outros. Fazem sexo, sofrem por amor, pelas amizades e pelo mundo em que vivem. Procuram um mundo belo, mas têm dúvidas sobre a sua existência.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/mundo-belo-onde-estas-pre-venda/

  • “A esfinge uivante” de James Rollins

    “Usando o relógio do seu pai como chave, Jake pretende regressar a Calypsos. Em vez disso, é atirado para uma terra estranha e desértica, onde se juntam a ele os seus amigos Marika, Pindor, Bach'uuk e a sua irmã Kady. Enquanto tentam descobrir o que fazer a seguir, um ataque-surpresa da bela e jovem princesa Nefertiti leva-os a todos para o cativeiro.

    Não tarda que até ela tenha de lutar contra os lacaios do Rei Caveira. É que Jake tem algo que o Rei Caveira quer: um prémio que dará ao seu dono um poder impressionante, incluindo o controlo da temível Esfinge Uivante.

    Numa nova e emocionante aventura, Jake corre contra o tempo para derrotar o Rei Caveira, sabendo que, se este vencer, será imparável.

    Cheio de perigos inesperados, enigmas, desafios e uma ação estonteante, este thriller de cortar a respiração só podia ser criação do ímpar James Rollins!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/jake-ransom-e-a-esfinge-uivante-james-rollins/21076214

  • “Migrantes” de Issa Watanabe

    “Migrantes, refugiados, deslocados. Órfãos e viúvas, filhas e pais. Naufragados? Resgatados? Apátridas, desaparecidos, ilegais. Campos e montanhas, rios e correntes, mares e muros. Êxodo, guerra, terror. Fome. Crise? Pacto? Direitos humanos? Silêncio.

     

    Migrantes, um livro silencioso e um poema ilustrado. Onde a coragem e a esperança são a jangada; onde a empatia e o amor são a nossa salvação.

     

    Prémio Sorcières 2021”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/migrantes-issa-watanabe/24759933

  • “Guerra dos sapatos” de Liz Pichon

    “Da autora da coleção bestseller Tom Gates, com mais de 85 milhões de livros vendidos em todo o mundo!

     

    Uma vilã de gostos bicudos.

    Duas crianças com um pé para a aventura

    e os sapatos voadores

    com que todos sonham!

     

    Vem conhecer a Vila Sapato!

     

    Aqui vivem a Rubi e o Benjamim Pé, filhos do melhor inventor de sapatos! Com câmara ou solas saltitantes, ele adora pôr o mundo aos pés de qualquer um. É por isso que corre perigo. Porque a hedionda Tina Tacão está de olho nos seus sapatos que voam!

     

    Há anos que ela deseja vencer o Troféu Sapato de Ouro - o concurso para calçado extraordinário -, e só com sapatos voadores o conseguirá. Mas a Rubi e o Benjamim têm outros planos: salvar o pai e a Vila Sapato da tirânica Tina Tacão!

     

    Uma coisa é certa… está declarada a mirabolante Guerra dos Sapatos!”

     

    https://www.penguinlivros.pt/loja/booksmile/livro/guerra-dos-sapatos/

  • “Olá, ovelha!” de Rita Amaral

    “Ajuda a ovelha a procurar a sua mãe na quinta.

    Este livro interativo com fantoche de dedo proporcionará aos bebés momentos de muita diversão.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/ola-ovelha-/23936557

  • “As necessidades de formação de diretores de cinco agrupamentos de escolas do Algarve” de Jorge Manuel da Silva Pereira Barros

    “Este livro trata de uma forma objetiva e sucinta o que no plano teórico diz respeito às necessidades de formação, de modo a enquadrar genericamente o que a este propósito se refere aos diretores de escola e em particular a cinco diretores de agrupamentos de escolas do Algarve. Aborda ainda o que a este propósito vem acontecendo em plena pandemia de Covid-19.

     

    Trata-se de um livro, de leitura fácil, que pretende dar a conhecer as necessidades de formação destes últimos atores educativos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/as-necessidades-de-formacao-de-diretores-de-cinco-agrupamentos-de-escolas-do-algarve-jorge-manuel-da-silva-pereira-barros/26610000

  • “A vida nova” de Dante Alighieri

    “Assinalando os 700 anos da morte de Dante, a reedição de um clássico (em edição bilingue, italiano e português) com tradução de Vasco Graça Moura.

    Considerado um dos seus escritos de juventude, Vita Nova terá sido escrito entre 1291 e 1293 em Florença, terra natal de Dante Alighieri. Autobiográfica, a obra intercala verso e prosa, narração e contemplação, lirismo e memória, soneto e balada, alegoria e sensualidade, erotismo e religiosidade, muito ao sabor do dolce stil nuovo - e será uma das obras mais influentes no lirismo posterior.

    O motivo central do livro é a paixão do autor por Beatriz Portinari, desde os nove anos - e o reencontro nove anos depois, aos dezoito -, até que a vida os separa prematuramente. A linguagem é inovadora para a época, a forma como Dante celebra o amor e os seus mistérios e tragédias é uma nova forma de tratar o mais nobre dos temas da poesia, e a figura de Beatriz é simultaneamente símbolo metafísico, sexual e místico.

    No ano em que se assinalam os 700 anos da morte de Dante Alighieri, o maior dos poetas italianos e um dos nomes centrais do cânone ocidental e da nossa tradição literária, a Quetzal reedita a premiada tradução de Vasco Graça Moura, há muito esgotada - e em versão bilingue.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/a-vida-nova-de-dante-alighieri/25159678

  • “Notas de um velho nojento” de Charles Bukowski

    “Notas de um velho nojento mostra-nos Bukowski como ele é (ou como ele queria que o leitor pensasse que ele era). É certo que os leitores de Bukowski sabem que a sua obra é o seu autor, mas nestes textos autobiográficos, publicados desde 1967 no jornal Open City, temos um Bukowski ainda mais inteiro, menos filtrado, mais visceral. Quase sempre bêbedo, quase sempre falido, quase sempre à procura de uma mulher, Bukowski calcorreia as ruas da América pobre e marginalizada, habitada por figuras como John Kerouac, William Burroughs e um sem fim de personagens à deriva.

     

    Apontamentos crus e honestos que deixam o leitor à beira do desespero. Retratos implacáveis da outra cara do sonho americano. Instantâneos de uma vida desregrada e desolada, que sublinham a beleza e fragilidade do que andamos aqui a fazer.”

     

    https://www.wook.pt/livro/notas-de-um-velho-nojento-charles-bukowski/25086463

  • “Flush” de Virginia Woolf

    “Flush é um cocker spaniel da mais nobre linhagem. Além de estar dotado de todas as virtudes que o Spaniel Club deseja para um exemplar de tal condição, tem o dom especial de perceber as emoções humanas. Ainda cachorrinho, é oferecido à grande poetisa inglesa Elizabeth Barrett e por ela sentirá um amor incondicional. A seu lado, vai viver momentos de grande ternura, mas também de muitos ciúmes, e conhecerá tanto a calma de um quarto quanto o bulício das ruas de Londres, a liberdade e a libertinagem em terras italianas.

    A partir da correspondência de Elizabeth Barrett Browning, Virginia Woolf escreveu a biografia de Flush, criando assim um dos seus livros mais originais e inesquecíveis. A edição publicada agora pela Livros do Brasil conta com as ilustrações de Iratxe López de Munáin, que fazem desta pequena maravilha literária um extraordinário objeto artístico.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/flush/24727559

  • “Duas vidas num instante” de Dani Atkins

    “A noite do acidente foi trágica... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está a ruir. Ela mora sozinha num apartamento minúsculo, tem um emprego enfadonho e sem futuro e vive culpada pela morte do seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar atrás no tempo.

     

    Mas a vida não funciona assim... Ou funciona?

     

    A noite do acidente foi mágica... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, amigos fantásticos e a carreira com que sempre sonhou. Mas porque será que não consegue fazer parar as estranhas recordações de uma vida muito diferente?”

     

    https://www.wook.pt/livro/duas-vidas-num-instante-dani-atkins/25381873

  • “Pão seco” de Muhammad Chukri

    “Quando a fome grassa no Rife, uma família parte para Tânger em busca de uma vida melhor. Nas noites passadas ao relento, nos becos da cidade, o pequeno Muhammad, orgulhoso e insolente, descobre a injustiça e a compaixão, a tirania da autoridade, a loucura labiríntica da miséria, o consolo das drogas, do sexo e do álcool. E é na prisão que um companheiro lhe desvenda as maravilhas da leitura, mudando para sempre a sua vida.

     

    Estreia do autor em Portugal, em tradução directa do árabe, Pão Seco foi publicado originalmente em 1973, na tradução inglesa de Paul Bowles (For Bread Alone), quando os editores de língua árabe não estavam ainda preparados para o caos narrativo, a linguagem crua e a indisciplina gramatical que desafiavam a tradição e o «bom gosto».

     

    «Verdadeiro documento do desespero humano» (Tennessee Williams), obra de culto proibida até recentemente nos países árabes por tocar em tabus da sociedade magrebina, este avassalador romance autobiográfico consagrou o autor e continua a iluminar o caminho de várias gerações de renegados marroquinos.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/pao-seco-muhammad-chukri/25114237

  • “Oliver Button é uma menina” de Tomie DePaola

    “Publicada em 1979, esta obra, que aborda os estereótipos e preconceitos de género, é tão atual e necessária como então. Oliver Button, vítima de bullying na sua escola por parte dos rapazes, pelo facto de não gostar de jogar à bola, nem de os acompanhar; mas apoiado pelas raparigas e incentivado pela sua professora de dança e pelos pais, apesar de uma certa relutância inicial, provará, ao não desistir dos seus sonhos, que é na verdade um cantor, um dançarino, um artista e muito mais… uma estrela, como todos reconhecerão no final.”

     

    https://www.wook.pt/livro/oliver-button-e-uma-menina-tomie-depaola/23897335

  • “Pergunta ao teu pai... e outras frases misteriosas dos adultos” de Davide Cali

    “Por vezes, os adultos podem ser misteriosos. Algumas das frases que dizem são vagas e nada fáceis de decifrar. Por isso, ao conversar com eles, é muito fácil acontecer alguns mal-entendidos. Mas isso agora acabou, porque chegou "Pergunta ao teu pai e outras frases misteriosas dos adultos", o manual de interpretação que as crianças tanto têm procurado.

     

    Feito por alguém que ouve adultos há muito tempo, este útil e bem-humorado compêndio vem finalmente trocar por miúdos algumas das frases mais usadas pelos graúdos.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/pergunta-ao-teu-pai-davide-cali/23563492

  • “O pequeno guerreiro” de Ricardo Alcántara

    “A imaginação transbordante da infância reflete-se em «O pequeno guerreiro», que remete para outro clássico dos mesmos autores, «O pirata valente». Desta vez, as peripécias do pequeno João ambientam-se no longínquo Faroeste, visível através da estética dos icónicos "westerns". O protagonista mostra de novo a sua ilimitada capacidade para transformar qualquer objeto no arco e flecha mais certeiro ou no cavalo mais veloz e viver a mais intrépida aventura… até ao momento em que a voz da mãe ressoa como um trovão, fazendo-o regressar à realidade.”

    https://www.wook.pt/livro/o-pequeno-guerreiro-ricardo-alcantara/23762539

  • “As transformações do Homem” de Lewis Mumford

    “As Transformações do Homem (1956) acompanha a nossa longa e sinuosa história, da animalidade à globalização, seguindo o rumo a uma crescente racionalização dos meios de produção e a uma galopante irracionalidade da nossa espécie.

     

    Da invenção da linguagem às origens da religião, do florescer das primeiras cidades à mecanização do quotidiano, esta obra-charneira do autor de Técnica e Civilização (1934) relaciona cada nova etapa do desenvolvimento do ser humano com as subtis alterações ou profundas revoluções na sua personalidade e consciência.

     

    Num discurso claro, sucinto e fluente, Mumford não se fica pelos alertas para os perigos da sobreexposição à tecnologia e da dependência de processos automatizados, mas defende que a humanidade tem em si os meios — espirituais e sociais, mas também os tecnológicos — para criar um futuro livre e sustentável.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/as-transformacoes-do-homem-lewis-mumford/25593278

  • “Música negra” de LeRoi Jones

    “MÚSICA NEGRA é um dos mais livres e radicais exercícios de crítica musical. Nesta reunião de ensaios, recensões, crónicas e considerações pessoais, Amiri Baraka retrata a florescente cena do free jazz norte-americano dos anos 60. Num registo vívido e electrizante, Baraka traduz em palavras a liberdade de improvisação de um género que só pode ser entendido enquanto expressão de uma atitude sobre o mundo, e não apenas como uma forma de fazer música. É dessa expressão única e autêntica da cultura afro-americana que surgem músicos singulares e revolucionários como John Coltrane, Thelonious Monk, Miles Davis, Ornette Coleman, Cecil Taylor, Archie Shepp e Sun Ra.”

     

    https://www.wook.pt/livro/musica-negra-leroi-jones/25593437

  • “A minha incrível escola...” de Davide Cali

    “ENTREM NESTA ESCOLA POR VOSSA CONTA E RISCO!

     

    O Henrique tem uma colega nova e é preciso mostrar-lhe todos os recantos da escola. Numa visita alucinante, descobrem os segredos das salas, dos corredores e do recreio. Há invenções misteriosas, uma biblioteca que é um labirinto, puré de batata explosivo ao almoço e professores que bem podem ser monstros...”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-minha-incrivel-escola-davide-cali/23405681

  • “A gaveta mágica” de António Mota

    “Quando a gaveta mágica das histórias que existe na cabeça dos avós fica subitamente vazia, é sinal de que algo se passa. Mas o quê?

    Quando isso aconteceu à avó do Santiago, o menino ficou muito triste. Também não era para menos! Ele gostava tanto das histórias que a avó costumava contar-lhe todas as noites, ao adormecer…

     

    Mas o que o Santiago também percebeu foi que a avó tinha ficado tão ou mais triste que o neto, para além de preocupada e confusa. Foi então que o Santiago abriu a sua própria gaveta mágica das histórias e surpreendeu tudo e todos com a sua imaginação!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-gaveta-magica-antonio-mota/24737731

  • “Histórias do Vale dos Mumins” de Alex Haridi

    “Livro com três histórias do Vale Encantado dos Mumins.

     

    O Vale dos Mumins é um sítio mágico. É tão mágico que há rios de leite e chão feito de gelado, mas também amor e amizade em cada canto. Há aventuras, risos, sustos e descobertas inacreditáveis. E, no final de cada dia, os Mumins adormecem a sorrir, porque sabem o maior segredo de todos: não há nenhum lugar melhor do que o Vale dos Mumins!

     

    Entra pé ante pé neste mundo de encantar... nem vais acreditar no que os teus olhos veem!”

     

    https://www.wook.pt/livro/historias-do-vale-dos-mumins-tove-jansson/25114258

  • “Vamos brincar com a Minimoni!” de Rocio Bonilla

    “Olá!

    Eu sou a Mónica mas toda a gente me chama de Minimoni.

    Já sabias?

    Então também já deves saber que o que eu mais gosto de fazer é…ARTE!

    O quê? Tu também? Espetacular!

     

    Neste caderno juntei imensas atividades para nós os dois nos divertirmo-nos.

     

    Atividades para pintar, desenhar, pensar e, acima de tudo, para usar a nossa criatividade!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/vamos-brincar-com-a-minimoni-rocio-bonilla/24757586

  • “Cocozinho” de Stephanie Blake

    “Parece que o Simão não sabe dizer mais nada que não Cocozinho. É de manhã, de tarde e à noite… Serve para tudo!

     

    Mas será que ao responder assim a toda a gente não arranja problemas?

    E se aparecer um lobo mau? O que acontecerá então?

     

    Vem descobrir como é que o pequeno coelhinho conseguiu escapar desta.”

     

    https://www.wook.pt/livro/cocozinho-stephanie-blake/24704582

  • “Supercoelho” de Stephanie Blake

    “O Supercoelho está sempre pronto para uma nova aventura e para enfrentar os mauzões. Ninguém lhe escapa!

     

    Vem passar um dia com ele e descobre como é forte e valente.

     

    Não há nada que um pequeno coelhinho, ou melhor, um Supercoelho não possa vencer!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/supercoelho-stephanie-blake/24704583

  • “Escada líquida” de Eduarda Feio

    “Em 1978, duas alunas da Escola Superior de Belas Artes entrevistavam com desenvoltura, de gravador na mão e caneta em riste, Mário-Henrique Leiria, na sua Casa de Usher em Carcavelos (uma das poucas entrevistas dadas pelo autor), Henrique Risques Pereira, no Grémio Literário de Lisboa, e Cruzeiro Seixas, num banco de jardim.

     

    Procuraram em vão e caricatamente por Fernando Alves dos Santos na lista telefónica e chegaram a Pedro Oom por via mediúnica. Mário Cesariny, o «papa do surrealismo português», recusou-lhes a entrevista.

     

    Até hoje inéditas, as presentes conversas, ao brotar do discurso, são um testemunho vivo e espontâneo, sem meias-medidas nem papas na língua, sobre o percurso de vários surrealistas e sobre «a máquina de lavar o cérebro» que foi o surrealismo em Portugal.”

     

    https://www.wook.pt/livro/escada-liquida-eduarda-feio/25457722

  • “Estado de terror” de Hillary Rodham Clinton

    “Estado de Terror é um thriller único e totalmente envolvente, coescrito por Louise Penny, uma das romancistas mais vendidas do New York Times, vencedora de vários prémios, e Hillary Rodham Clinton, a 67.ª secretária de Estado dos EUA.

    Depois de um período tumultuoso na política dos EUA, um novo governo acaba de tomar posse, e, para surpresa de todos, o Presidente escolhe um inimigo político para o cargo vital de secretário de Estado. Uma jogada astuta por parte do Presidente, já que, desta forma, mantém sob seu controlo um dos seus críticos mais severos.

    Poucas semanas depois desta nomeação, terroristas desferem uma série de terríveis golpes. Com o Departamento de Estado em desordem e descrédito, a nova secretária de Estado esforça-se por descobrir o que está a acontecer e o que acontecerá a seguir. A esta crise acresce o estado em que o anterior governo deixou o país: sem muitos amigos ou aliados, os Estados Unidos estão isolados, alheados dos assuntos internacionais e excluídos da diplomacia.

    A secretária Adams percebe rapidamente que a conspiração é complicada, que os riscos são enormes e os inimigos do Estado estão muito mais próximo do que ela jamais poderia ter imaginado. Para dar luta, cria uma equipa de aliados, que inclui a sua própria filha, uma jovem e apaixonada oficial do serviço de relações exteriores e também a sua melhor amiga e conselheira.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/estado-de-terror/25459424

  • “A ordem” de Daniel Silva

    “Gabriel Allon está a passar umas discretas e muito necessárias férias familiares em Veneza. O seu sossego é interrompido quando o papa Paulo VII morre de forma inesperada e o leal secretário pessoal do Santo Padre, o arcebispo Luigi Donati, chama Gabriel a Roma.

     

    Mil milhões de católicos foram informados de que a morte do papa se ficou a dever a um ataque cardíaco. Contudo, Donati tem duas boas razões para pensar que o Sumo Pontífice foi assassinado. A primeira é o estranho desaparecimento do guarda suíço que nessa noite estava de serviço nos aposentos pontifícios. A segunda, a carta que o Santo Padre estava a escrever nas suas derradeiras horas de vida uma carta dirigida a Gabriel.

     

    «Enquanto pesquisava no Arquivo Secreto do Vaticano, deparei-me com um livro absolutamente notável» O livro em questão é um Evangelho há muito suprimido, um Evangelho que questiona a precisão da imagem dada pelo Novo Testamento de um dos acontecimentos mais prodigiosos da história da Humanidade.

     

    Por essa razão, a Ordem de Santa Helena uma obscura sociedade católica com ligações à extrema-direita europeia não se deterá perante nada para evitar que caia nas mãos de Gabriel. Em paralelo, conspiram para se apropriarem do trono de São Pedro. E isso é apenas a ponta do icebergue.

     

    À medida que, em Roma, os cardeais se vão reunindo para o conclave, Gabriel embrenha-se numa investigação desesperada para reunir provas da conspiração da Ordem e para encontrar o Evangelho há muito desaparecido que poderia pôr termo a dois mil anos de ódio mortal.

     

    O ritmo e elegância de A Ordem prenderá os leitores desde o princípio até a um fim de cortar a respiração. É um romance de amizade e fé num mundo perigoso e repleto de incertezas. É a mais recente constatação de que Daniel Silva é o melhor escritor de suspense internacional da sua geração.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-ordem-daniel-silva/24592907

  • "O sonho” de Nicholas Sparks

    “Em 1996, Maggie Dawes tem 16 anos e muito pouca vontade de ir viver com uma tia que mal conhece numa vila costeira remota e ventosa. Mas a ilha de Ocracoke, na Carolina do Norte, vai mesmo ser a sua nova casa.

     

    Contrariada, Maggie encontra refúgio nas recordações da família e dos amigos que deixou para trás. Até ao dia em que a tia lhe apresenta Bryce Trickett, um dos poucos adolescentes da zona. Bonito e genuíno, o rapaz vai mostrar-lhe a beleza da ilha e despertar nela uma paixão pela fotografia que influenciará toda a sua vida daí para a frente.

     

      Em 2019, Maggie é já uma fotógrafa de renome e divide o seu tempo entre viagens a locais remotos e uma galeria em Nova Iorque. Mas uma notícia inesperada obriga-a a permanecer na cidade durante o Natal. Com um fiel assistente por companhia, Maggie passa os últimos dias da quadra a recordar um Natal de outrora e a avassaladora paixão que mudou o rumo da sua vida.

     

      Nesta história de descoberta, perda e redenção, Nicholas Sparks recorda-nos que o tempo que dedicamos às pessoas que amamos é uma dádiva preciosa.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-sonho-nicholas-sparks/25381890

  • “Raparigas em chamas” de C. J. Tudor

    “Uma vigária pouco convencional tem de exorcizar o passado sombrio de uma aldeia remota, assombrada pela morte e por desaparecimentos misteriosos, no novo thriller explosivo e inquietante da autora best-sellerde O Homem de Giz.

    Há quinhentos anos, mártires protestantes foram queimados. Há trinta anos, duas adolescentes desapareceram sem deixar rasto. Há algumas semanas, o responsável da paróquia local enforcou-se na nave da igreja.

    A reverenda Jack Brooks, mãe solteira de uma filha de quinze anos e dona de uma consciência pesada, chega à pequena aldeia com esperança de um novo começo. Em vez disso, encontra Chapel Croft repleta de conspirações e segredos, e é recebida com um estranho presente de boas-vindas: um kitde exorcismo e um cartão que a avisa: «Nada há encoberto que não venha a descobrir-se, nem oculto que não venha a conhecer-se.»

     

    Quanto mais Jack e a sua filha, Flo, exploram a localidade e conhecem os seus estranhos habitantes, mais elas são atraídas para as antigas divisões, mistérios e suspeitas. E quando Flo começa a ver imagens de raparigas em chamas, torna-se evidente que há fantasmas que se recusam a ficar enterrados.

     

    Descobrir a verdade pode ser mortal, num lugar com um passado sangrento, onde todos têm algo a esconder e ninguém confia num estranho.”

     

    https://www.wook.pt/livro/raparigas-em-chamas-c-j-tudor/25326769

  • “Fidelidade” de Marco Missiroli

    “Carlo e Margherita são um casal  apaixonado e feliz.  Mas tanto um como o outro acomodam  desejos que vão para além dos limites do seu quarto: Carlo anseia pela beleza jovem de uma das suas alunas, Margherita fantasia com o seu fisioterapeuta.

     

    É o amor, com a sua naturalidade, que acaba por tirá-los da beira do abismo. Depois de alguns anos de desejos reprimidos e do nascimento de um filho, quando o passado ressurge sob a forma de livros enviados anonimamente, será o amor suficiente para salvar o seu casamento?

     

    «Entre as grandes virtudes de Missiroli está a de ver a literatura como um scherzo, o prazer infinito de desfrutar a literatura, divertindo se com as suas convenções tanto quanto com a sua história, piscando o olho ao leitor, usando truques, evocando autores, exercitando se em jogos de estilo, misturando géneros como um agitador do texto.»”

     

    https://www.gradiva.pt/catalogo/53336/fidelidade

  • “A peste maldita” de Alex Connor

    “A Peste Maldita é um livro que nos remete para uma era distante. A trama desenrola-se em dois tempos em 1510 quando em Veneza a peste enche as ruas de cadáveres e as pessoas têm medo de sair de casa e no século XXI, já em plena pandemia.

     

    O que liga estas duas realidades é o desaparecimento misterioso de um quadro (e respetiva modelo) do pintor Giorgione no século XVI, que se descobre estar relacionado com o assassinato de um negociante de arte, já nos dias que correm, em Londres.

     

    Alternando entre o passado e o presente, este romance transporta-nos no tempo e recorda nos a luta da Humanidade contra as adversidades. E se tudo estivesse destinado a repetir-se?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-peste-maldita-alex-connor/25399097

  • “Uma vida desperdício zero em trinta dias” de Anita Vandyke

    “Uma Vida Desperdício Zero é um guia fundamental para que possa reduzir radicalmente o seu nível de desperdício, sem com isso ter de prescindir do seu estilo de vida. Através do desafio dos trinta dias, a autora fornece-lhe as regras, as dicas e os truques necessários para eliminar o uso de plástico e passar a viver uma vida mais limpa e amiga do planeta.

     

    Este livro muito prático, sustentado numa abordagem positiva do tipo «eu consigo fazer isto», funciona como um apelo à ação. Ao longo de trinta dias, o leitor irá aprender a fazer escolhas mais éticas e sustentáveis em áreas como compras, alimentação, viagens ou beleza, entre outras. Pequenas mudanças podem realmente fazer uma grande diferença. Ao seguirmos estes passos simples e criativos, todos poderemos dar um maior contributo para a salvação do nosso planeta.

     

    Prepare-se para um livro cheio de dicas únicas, criadas por uma ex-engenheira espacial que se tornou uma lutadora contra o desperdício, mudando de uma vida de excessos para uma vida de luxo-ecológico. Não será isso que todos pretendemos? Uma vida cheia de felicidade que não sintamos desperdiçada?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/uma-vida-desperdicio-zero-em-trinta-dias-anita-vandyke/25381869

  • “Atlas histórico dos Estados Unidos da América” de Lauric Henneton

    “Com mais de 100 mapas e outros documentos, esta é a história dos Estados Unidos da América desde o século XVI até aos dias de hoje:

     

    - Do século XVI ao século XVIII, vemos o nascimento de uma nação: as sucessivas vagas de imigração e a expansão territorial que essas vagas geraram.

    - No século XIX, as mudanças a uma escala e velocidade sem precedentes desenham o sonho americano: a jovem América torna-se numa potência graças à urbanização, à industrialização e a uma nova vaga de imigração.

    - O século XX foi marcado por grandes crises, seguidas de uma imensa prosperidade e de um papel geopolítico cada vez mais importante, o da América como polícia do mundo.

    - Por fim, o século XXI começa com fracassos institucionais e desigualdades crescentes.

     

    Será que os americanos conseguirão reinventar, mais uma vez, o sonho americano?”

     

    https://www.wook.pt/livro/atlas-historico-dos-estados-unidos-da-america-lauric-henneton/25430104

  • “Viagens pelo mundo” de Anthony Bourdain

    “Anthony Bourdain viu mais do mundo que qualquer outro. As suas viagens levaram-no aos lugares escondidos da sua cidade natal, Nova Iorque, a casas tribais em Bornéu; da cosmopolita Buenos Aires, Paris e Changai, até à beleza da Tanzânia e à deslumbrante solidão do deserto de Omã - e muitos outros lugares.

     

    Neste livro, a experiência de uma vida é compilada num guia de viagens interessante, prático, divertido e irreverente, que oferece aos leitores uma introdução a alguns dos sítios preferidos de Bourdain. Incluindo conselhos essenciais sobre como chegar, o que comer, onde ficar e, nalguns casos, o que evitar, Viagens pelo Mundo fornece contexto essencial que ajudará os seus leitores a compreender as razões por que Bourdain considerava um local encantador e memorável.

     

    As palavras de Bourdain são complementadas com alguns textos escritos por amigos, colegas e familiares, que relatam inúmeras histórias, incluindo relatos sardónicos de viagens com Bourdain pelo seu irmão, Christopher. Todos enriquecidos com as ilustrações de Wesley Allsbrook.

     

    Para viajantes veteranos, entusiastas da poltrona, Viagens pelo Mundo oferece a oportunidade de experienciar o mundo como Anthony Bourdain.”

     

    https://www.wook.pt/livro/viagens-pelo-mundo-um-guia-irreverente-anthony-bourdain/25381881

  • “Um fogo lento” de Paula Hawkins

    “O livro mais aguardado do ano.

    O novo êxito da autora bestseller mundial.

     

    Um homem é encontrado brutalmente assassinado em Londres, dentro de um barco, o que levanta uma série de questões sobre três mulheres que o conheciam.

     

    Laura é a jovem problemática que foi vista pela última vez com a vítima. Carla é a tia inconsolável, ainda de luto por outro familiar falecido pouco tempo antes. E Miriam é a vizinha bisbilhoteira que encontrou o corpo coberto de sangue, mas que claramente esconde segredos da polícia.

     

    Três mulheres com ligações distintas a este homem. Três mulheres consumidas pelo ressentimento que estão ansiosas por se vingarem do mal que lhes foi infligido. E, quando toca a vingança, mesmo as melhores pessoas são capazes dos atos mais terríveis.

     

    Até onde irão estas mulheres para encontrar a paz de espírito?

    E durante quanto tempo podem os segredos arder em fogo lento antes de irromperem em chamas descontroladas?

     

    Com a mesma força com que cativou dezenas de milhões de leitores em A Rapariga no Comboio e Escrito na Água, Paula Hawkins desenvolve brilhantemente uma história inesquecível de segredos, assassínio e vingança.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/um-fogo-lento-paula-hawkins/24719060

  • “Encontros com livros” de Stefan Zweig

    “Stefan Zweig fala-nos aqui, combinando análise literária com a vida dos autores, de Goethe, Sigmund Freud, Thomas Mann e Honoré de Balzac.

    O seu artigo sobre As Mil e Uma Noites é uma abordagem original que ficará certamente na memória dos que o leiam.

    Stefan Zweig conheceu pessoalmente ou correspondeu-se com os maiores romancistas do seu tempo e também com o próprio Freud.

    A sua relação com os livros está condensada no texto inicial desta obra, «O Livro como Acesso ao Mundo».”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/encontros-com-livros/

  • “O sonho da crisálida” de Vanessa Montfort

    “Uma grave crise de ansiedade obriga Patricia a repensar a sua vertiginosa vida profissional, responsável por problemas com a família, os amigos e o namorado. É nesta altura que conhece Greta, uma misteriosa mulher que, no passado, foi obrigada a rebelar-se contra a sociedade que a rejeitava. Graças ao seu apaixonante relato, Patricia descobre que, num mundo inseguro, a única coisa capaz de a salvar é a crença em si própria.

    Com uma narrativa empolgante e cheia de esperança, O Sonho da Crisálida é uma crónica de rebeldia, uma bonita história de amizade e um retrato verdadeiro e necessário sobre a sociedade do século XXI, uma sociedade que, devido à pressa, ao consumismo, às dependências digitais e à autoexigência, nos levou a esquecer o que realmente importa, convertendo-nos em eternos escravos da urgência.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-sonho-da-crisalida/24722318

  • “Metrópoles” de Ben Wilson

    “Nos vários milénios da nossa existência, nada nos moldou mais profundamente do que a cidade. Das suas primeiras versões, há 7000 anos, às megalópoles atuais, a história da cidade é a história da civilização. Iniciando o seu relato em Uruk, a primeira cidade do mundo, Ben Wilson revela-nos que as cidades nunca foram uma necessidade mas que, a partir do momento em que surgiram, a pressão que geraram deu origem à maior parte das revoluções políticas, sociais, comerciais, científicas e artísticas que conhecemos.

     

    São estes momentos transformadores e definidores de épocas que nos guiam numa viagem emocionante pelas metrópoles que tiveram um papel decisivo na História: Uruk, Atenas, Alexandria, Roma, Bagdade, Veneza, Lisboa, Amesterdão, Londres, Nova Iorque, Xangai e Lagos. Repleto de figuras históricas e retratos da vida quotidiana, Metrópoles é uma grande viagem pelas conquistas humanas que combina de forma exemplar academismo e narrativa histórica.”

     

    https://www.wook.pt/livro/metropoles-ben-wilson/25462904

  • “O sono do meu bebé” de Andreia Neves

    “O seu bebé tem dificuldade em adormecer? Acorda frequentemente a meio da noite?

    Andreia Neves, cardiopneumologista especializada em sono pediátrico, ajuda-o a compreender melhor as necessidades do seu filho e partilha técnicas e estratégias para que tenham noites mais tranquilas.

    Neste guia prático vai encontrar tudo o que precisa para proporcionar ao seu bebé um sono autónomo e saudável:

    - As várias fases e os padrões de normalidade

    - Os princípios para uma boa relação com a hora de dormir

    - A melhor altura para fazer a mudança de quarto

    - A solução para os despertares noturnos frequentes

    - O impacto dos ecrãs

    - A entrada na creche

    Ajude o seu bebé a ter uma boa relação com o sono. Dormir bem é fundamental para um crescimento saudável.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-sono-do-meu-bebe-andreia-neves/24535697

  • “Testes de hipóteses e regressão” de Raul M. S. Laureano

    “A análise de dados é necessária em todas as áreas do conhecimento e tem vindo a ganhar maior relevância no apoio à tomada de decisão, num contexto de crescente adoção de uma cultura analítica por parte das organizações.

     

    Esta obra apresenta e explica, numa linguagem acessível, mas com o necessário rigor científico, as técnicas de análise de dados mais utilizadas, permitindo, quer a estudantes, quer a profissionais, realizarem análises, que envolvam técnicas descritivas, inferenciais e de regressão, com recurso ao IBM SPSS Statistics ou ao R.”

     

    https://www.wook.pt/livro/testes-de-hipoteses-e-regressao-raul-m-s-laureano/24423798

  • “101 histórias ilustradas de animais” de Carole Wilkinson

    “Este magnífico álbum ilustrado contém a mais bela seleção de fábulas, recolhidas nos quatro cantos do mundo. São histórias que, pela sua vertente lúdica, vão cativar leitores de todas as idades; e, pela moralidade que cada uma encerra, vão transmitir valores e ensinar atitudes.

    Um pequeno grande tesouro que enriquecerá qualquer biblioteca.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/101-historias-ilustradas-de-animais-carole-wilkinson/24737740

  • “100 experiências inesquecíveis em Portugal” de Joke Langens

    “É tempo de ir conhecer. De fazer uma breve pausa na sua rotina diária. Uma viagem de um dia. Uma escapadinha de fim de semana. As suas férias anuais de verão ou de Natal. Numa altura indefinida, para algum lugar, algures.

     

    Há sempre algo a experienciar no país mais antigo da Europa. Sobre rodas, a pé ou no ar. Ou talvez por mar? Algo aventureiro, aquático ou urbano, tradicional, astronómico ou cultural. Um evento único anual ou a mais comum das experiências que transforma o ordinário em extraordinário. De noite ou de dia, ao amanhecer ou ao anoitecer. Sozinho, com estranhos ou amigos.

     

    Envolvido pela História, pela inovação contemporânea ou pela contemporaneidade inovadora. No final, a escolha é sua. O quando, o quê, quem, porquê e onde. É tempo de ir visitar.

     

    Este não é um guia de viagens, nem pretende sê-lo. Baseia-se em estórias e histórias, pessoas e outros seres vivos, em cheiros e sons. Não há ordem cronológica nas cem experiências cuja vivência é sugerida neste país maravilhoso.

     

    A geografia assume o papel principal, desde o Norte montanhoso até ao Sul inundado de sol. Interior e litoral. Cidade e campo..”

     

    https://www.wook.pt/livro/100-experiencias-inesqueciveis-em-portugal-joke-langens/25114166

  • “A mais breve história de Inglaterra” de James Hawes

    “À medida que James Hawes avança no tempo, de César até ao Brexit, por entre conquistas, impérios e guerras, tece uma nova e profunda narrativa de Inglaterra. A ilha-fortaleza está dividida por uma linha que é anterior à invasão dos romanos; o seu destino tem estado sempre ligado aos dos países vizinhos, goste-se ou não; e há mil anos que se rege por um sistema de classes diferente de todos os outros no planeta.

     

    Nunca houve um momento melhor para perceber porque é que Inglaterra é como é - e não há melhor guia do que este.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-mais-breve-historia-de-inglaterra-james-hawes/25114169

  • “Skin deep” de António Carlos Cortez

    “Tinhas agora contigo um livro branco

    a casa arrumada a biblioteca organizada

    em função de colecções (ensaio poesia

    política Livros sobre símbolos Dicionário

    de mitologia dicionários de símbolos

    filosofia a apologia de Sócrates sobretudo

    e arte recordas um livro sobre

    arquitectura maia um outro sobre símbolos

    egípcios) e contas a acertar o sol batia na mesa

    de madeira... livros abertos sobre o dorso exausto

    dessa madeira velha lisa, dura, clara...

    o trabalho da plaina portuguesa... as ondas

    de madeira artesanais o sangue

    coalhado sobre a mesa”

     

    https://www.wook.pt/livro/skin-deep-antonio-carlos-cortez/24694038

  • “O rapaz ao fundo da sala” de Onjali Q. Raúf

    “Um livro sobre um tema atual, visto pelo olhar de uma criança. Uma história memorável e premiada, que salienta a importância da amizade e da bondade num mundo tantas vezes intolerante e sem sentido.

     

    Há um colega novo na turma. Ele senta-se sempre na última fila, mas não fala com ninguém nem olha para ninguém. Este rapaz enigmático e misterioso não sorri. O seu nome é Ahmet.

     

    Intrigados, quatro meninos muito especiais tentam fazer amizade com ele e conhecer a sua história. Descobrem que o Ahmet é um rapaz refugiado que foi separado da família. Ele teve de abandonar o seu país para fugir à guerra.

     

    Uma vez que nenhum adulto consegue ajudar o Ahmet a reencontrar a família, o quarteto de amigos elabora um plano audaz — nada mais do que A Melhor Ideia do Mundo — que os levará numa aventura extraordinária envolvendo a própria Rainha de Inglaterra!

     

    Um livro multipremiado: vencedor do Prémio Blue Peter para Melhor História e do Prémio Waterstones para Melhor Livro Infantil, foi ainda finalista do Prémio Jhalak e nomeado para o Carnegie na categoria de Melhor Livro Infantil.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-rapaz-ao-fundo-da-sala-onjali-q-rauf/23414874

  • “Do futebol de 7 para o futebol de 11” de Bruno Rodrigues

    “No futebol de competição existem duas áreas distintas: os seniores, de um lado, e, a montante destes, os escalões de formação, que são vistos como um todo que precisa de ser bem coordenado. Este livro é um guião claro de um processo de formação na área da coordenação técnica desde os escalões de formação à especialização.

     

    Da liderança de treinadores à área do treino, da importância da capacidade de adaptação à realidade clube/escola de todos os intervenientes no processo à métrica para o sucesso na formação, as dificuldades e os desafios de uma função tão exigente como é a do coordenador técnico no desenvolvimento do futebol de formação estão, à luz da experiência, desenvolvidas neste livro.

     

    Porque, na verdade, se trata de uma tarefa bem mais que organizativa: é necessário um saber universal sobre o treino e sobre o desenvolvimento dos jovens atletas no futebol.”

     

    https://www.wook.pt/livro/do-futebol-de-7-para-o-futebol-de-11-bruno-rodrigues/25086469

  • “Como ser um leão” de Ed Vere

    “Livro galardoado com o Oscar’s Book Prize e nomeado para as medalhas Kate Greenaway e Carnegie.

     

    Dizem que os leões são ferozes e têm de rugir bem alto. Mas o Leonardo é um leão e prefere escrever poesia e viver em paz. A sua melhor amiga é Mariana, uma pata, e juntos conversam, passeiam, pensam sobre o mundo, leem, brincam…. Até ao dia em que vão ter de enfrentar aqueles que acham que isto é estranho e inconcebível.

     

    Haverá apenas uma única maneira de ser leão?

     

    Um livro poderoso que nos encoraja a sermos nós mesmos. A empatia, o género, os estereótipos sociais, a aceitação, a inclusão, o bullying, a coragem, a integridade e a amizade são temas presentes no livro.

     

    Ilustrações modernas bem ao estilo único de Ed Vere, autor que já recebeu vários prémios e viu os seus livros aclamados pela crítica.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/como-ser-um-leao-ed-vere/24778622

  • “O império” de Olivier Bobineau

    “O Império é a primeira história política em banda desenhada da mais antiga instituição do mundo: a Igreja.

     

    Como é que a mensagem original de amor e tolerância do Jesus do Evangelho pôde inspirar simultaneamente as guerras religiosas e os mosteiros admiráveis que acolhiam os peregrinos, os pobres e os doentes; as Cruzadas sanguinárias e Francisco de Assis, que falava com os pássaros; o horror da Inquisição e o nascimento da universidade; a decadência dos papas Bórgias e os frescos de Miguel Ângelo?

     

    Durante estes dois mil anos de história política, a Igreja e os papas transformaram e moldaram a nossa sociedade e cultura política. Algumas decisões de soberanos pontífices tomadas da Idade Média ou certas abordagens filosóficas e espirituais nascidas há mais de 1500 anos continuam em vigor e estruturam as nossas instituições políticas sem que o saibamos!”

     

    https://www.gradiva.pt/catalogo/53147/o-imperio---uma-historia-politica-do-cristianismo-(livro-1)

  • “Nunca” de Ken Follett

    “Um oásis no deserto do Sara, um lago que começa a diminuir. Um drone do Exército americano roubado. Uma ilha japonesa desabitada. O arsenal secreto de armas químicas de um país. São estes os ingredientes da crise mundial que começa a escalar.

     

    «Temos de acabar com isto antes que a situação se descontrole. É assim que têm início as catástrofes, com um pequeno problema que não é tratado.» Que o diz é Pauline Green, presidente dos Estados Unidos da América.

     

     

    Mas há quem tente tudo por tudo para evitar o início de uma nova guerra mundial: uma jovem espia; um agente infiltrado entre os jiadistas; um brilhante espião chinês; e a própria Pauline, que está sob o ataque de um candidato populista que a quer derrotar nas próximas eleições.

     

    Povoado de heroínas e vilões, falsos profetas e soldados de elite, políticos cansados e revolucionários oportunistas, esta é uma história que nos transporta para o centro de uma realidade inimaginável. E se isto pudesse mesmo acontecer?”

     

    https://www.presenca.pt/products/nunca

  • “A bola vermelha” de Vanina Starkoff

    “Encontrámos uma bola vermelha. Hum... de onde veio? Ahh, e o que será? Um mundo de possibilidades para brincarmos com a imaginação!

     

    É vermelha e tem forma de bola. Salta à vista no meio do campo. Será animal ou vegetal? Alguém a perdeu, ou terá caído de uma árvore? Uma bola vermelha pode ser muitas coisas! Entre certezas e dúvidas, de AH! a OH!, vamos com ela nesta aventura. IÉÉ!

     

    Um álbum simples e belo como um dia de praia, que nos desafia a ver além das aparências e a estar em sintonia com a natureza.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-bola-vermelha-vanina-starkoff/25178490

  • “Prisioneira do tempo” de Patrícia Madeira

    “Um momento de dor extrema conduz Manuela, sem que o compreenda, a uma viagem no tempo. Chega ao Brasil de 1813, um território sob domínio português, onde na sombra cresce a Revolução Pernambucana, o primeiro movimento a ultrapassar a fase conspiratória, um passo inspirador para a independência do Brasil da coroa portuguesa, que anos antes fugira de Lisboa para o Rio de Janeiro.

     

    Enquanto tenta adaptar-se a um mar de adversidades e preconceitos que resultam da diferença entre séculos, o inesperado acontece-lhe… apaixona-se por um militar e acaba rendida às emoções de uma vibrante história de amor. Manuela revive episódios históricos e cruza-se com personagens verídicas. Convive com a realeza e choca-se com o mais hediondo negócio de todos os tempos… a escravatura.

     

    Uma mulher entre dois territórios, uma alma que se procura a ela própria. Pelos olhos desta viajante assistiremos às origens, tão apaixonadas quanto violentas, de uma nação. Tal como um centelha provoca um incêndio, há um primórdio para toda uma existência. Será possível alterar o passado? Valerá a pena lutar contra o destino ou será o próprio sofrimento o passaporte para o futuro?”

     

    https://www.wook.pt/livro/prisioneira-do-tempo-recife-patricia-madeira/24755925

  • “Segunda casa” de Rachel Cusk

    “Uma mulher convida um prestigiado pintor para passar uma temporada com ela e a sua família, na casa que acabam de construir numa remota zona costeira.

    Profundamente impressionada com a sua pintura, espera que o particular olhar do artista ilumine com uma nova luz a sua própria existência e os mistérios da paisagem.

    Ao longo desse verão, a presença do pintor vai revelar a distância que separa a realidade das ficções que vamos construindo e as subtis dinâmicas de poder que existem nas relações entre homens e mulheres.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/segunda-casa/

  • “Mais livre” de E L James

    “Sinta novamente toda a sensualidade, romance e drama de As Cinquenta Sombras Livre através dos pensamentos, fantasias e sonhos de Christian Grey.

    Vimos por este meio convidá-la/o para o casamento mais esperado de sempre, quando Christian Grey levar Anastasia Steele ao altar. Nuvens negras, porém, aproximam-se no horizonte. Enquanto o pai do noivo tem dúvidas sobre o enlace, e o irmão dele quer preparar uma formidável despedida de solteiro, a noiva recusa-se a jurar obediência…

    O casamento não será um mar de rosas. A paixão que sentem um pelo outro é agora mais forte e profunda do que nunca, mas o espírito desafiador de Ana continua a despertar medos inconfessáveis em Christian e a pôr à prova a sua necessidade de tudo controlar. Enquanto rivalidades antigas e ressentimentos colocam os amantes em perigo, um simples equívoco ameaça separá-los.

    Será que Christian conseguirá superar os traumas da sua infância e o pesadelo que foi a sua juventude e salvar-se a si próprio?

    E quando vier a saber a verdade sobre o seu passado, poderá aprender a perdoar e finalmente aceitar o amor incondicional de Ana?

    Será que Christian conseguirá, finalmente, sentir-se Mais Livre?”

     

    https://luadepapel.leya.com/pt/ficcao/mais-livre/

  • “As miúdas” de Michelle Cascais Rita

    " Desde o início dos tempos que o amor e a liberdade se desejam de mãos dadas. Quando afastados, pelas línguas e leis do preconceito, deparam-se com uma encruzilhada: uma batalha longa, mas feliz ou o conformismo silencioso e assombrado.

     

    As Miúdas é um romance que, sem pretensões de mudar o mundo, reflete sobre almas livres: que vivem na mudança interior, que se soltam das amarras preconceituosas e que cutucam quem anseia viver assim: livre!

     

    Neste livro, há coragem de assumir o amor, há vontade de viajar e de abraçar o presente. Apela-se às conversas e aos sentimentos livres, à verdade e ao lado humano, a ouvir o mundo e a seguir o coração. Os outros são sempre, só, os outros. Na nossa vida, exclusivamente nossa, quem roda o leme somos nós.

     

    Michelle Cascais Rita consolida, com este seu segundo romance, a ideia que nasceu para o que faz: lutar por um mundo livre.”

     

    https://www.wook.pt/livro/as-miudas-michelle-cascais-rita/25670925

  • “Um tesouro na praia” de Teresa Azevedo

    “«Junta-te nesta aventura à Catarina e ao Mário para descobrir o que se está a passar nas nossas praias e que soluções devemos todos pôr em prática no nosso dia a dia para ajudar a preservar o Oceano e os seres marinhos. Podemos contar contigo como guardião do Oceano?»”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/um-tesouro-na-praia-teresa-azevedo/25117323

  • “Nova identidade” de Jorge Gomes Miranda

    “Antologia poética de Jorge Gomes Miranda.

    Num só volume, cinco livros que voltam assim às livrarias - O Muro das Jubilações; Nova Identidade; A Herança; Por Baldios, a Garça; e A História de Uma Enxurrada.”

     

    https://www.wook.pt/livro/nova-identidade-jorge-gomes-miranda/25087355

  • “A educação do estoico” de Fernando Pessoa

    “Pessoa chamou a Bernardo Soares um semi-heterónimo, definição que pode aplicar-se igualmente ao Barão de Teive, por este ser também uma «mutilação» da personalidade do seu criador. O fidalgo encerra as pretensões à aristocracia nutridas por Pessoa, a sua notória timidez, sobretudo no campo do amor, a sua frustração por não conseguir acabar os seus projetos e o seu entranhado vício da razão. É essa implacável razão que, perante tantas ambições irrealizadas ou irrealizáveis, o levará a matar-se. Antes de dar esse passo definitivo, lança fogo a todas as suas obras inacabadas e escreve este seu último manuscrito, A Educação do Estoico, que será, diz ele, não uma confissão mas uma definição de si mesmo.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-educacao-do-estoico-fernando-pessoa/21892016

  • “Adopção tardia” de Maria Sequeira Mendes

    " É uma evidência: segundo os dados mais recentes existem, em Portugal, sete vezes mais candidatos a adopção do que crianças em situação de adoptabilidade e, ainda assim, é elevado o número de crianças e jovens que cresce em instituições de acolhimento.

     

    Porquê?

    Este livro aborda a enorme disparidade existente entre a idade das crianças desejadas pelos candidatos a adopção e as características das crianças adoptáveis. Parte de um conjunto de conversas com famílias que adoptaram crianças a partir dos sete anos de idade, para tentar desmistificar as supostas dificuldades acrescidas de uma adopção tardia.

     

    Pretende, sobretudo, ajudar os candidatos a pais e os pais adoptivos a conhecerem melhor a realidade, contrariando tanto os mitos catastrofistas como uma ideia idílica de família.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/adopcao-tardia-maria-sequeira-mendes/24777147

  • “Palavras são imagens são palavras” de Sérgio Godinho

    “Todos conhecemos letras de algumas canções de Sérgio Godinho, que em cada uma das suas composições conta uma pequena história, apanha e amplifica um momento do quotidiano ou da intimidade, ou capta com ironia (e também lirismo e sabedoria) uma porção do espírito do tempo, individual ou coletivo.

     

    Neste livro, as letras ou os poemas não darão origem a canções, mas a imagens - as que Sérgio Godinho procurou ativamente, ou que foi registando espontânea e aleatoriamente e que vieram a encontrar a «sua» letra. O diálogo que assim se estabelece entre poemas e fotografias atravessa os temas da viagem, do amor, da memória, da arte, produzindo instantâneos de pessoas, lugares, animais, e de acontecimentos diários ou únicos e irrepetíveis.”

     

    https://www.wook.pt/livro/palavras-sao-imagens-sao-palavras-sergio-godinho/25517119

  • “O bar dos dois caminhos” de Gilberto de Voisins

    “Os crimes do amor louco consumados

    com desumana determinação.

    «Há momentos em que já não sou eu…

    em que me transformo num animal enraivecido.

    Nada me pára… São horas em que só o sangue fala.»”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-bar-dos-dois-caminhos-gilbert-de-voisins/25205457

  • “Anaximandro de Mileto ou o nascimento do pensamento científico” de Carlo Rovelli

    “Carlo Rovelli, um dos físicos mais importantes do nosso tempo, propõe uma reflexão sobre o pensamento científico e uma leitura original da natureza desse pensamento, ao mesmo tempo que revela, sob um novo prisma, a história de uma das personagens mais fascinantes da civilização grega.

     

    Anaximandro, nascido há vinte e seis séculos na cidade grega de Mileto, na Anatólia, foi discípulo de Tales. Embora menos conhecido do que o seu mestre, esteve na origem da imensa convulsão conceptual que marcou o nascimento da ciência. a sua resolução de procurar as causas dos fenómenos naturais na própria natureza, em vez de atribuí-los aos caprichos dos deuses, não tem precedentes na História.”

     

    https://www.wook.pt/livro/anaximandro-de-mileto-ou-o-nascimento-do-pensamento-cientifico-carlo-rovelli/25085786

  • “Trabalhar e viver no século XXI”

    “Este livro reúne uma série de reflexões críticas sobre o mundo do trabalho e as questões do modo de vida, além dos desafios globais da efetiva sustentabilidade social e do trabalho realmente digno que hoje se colocam às sociedades globais, e representa a primeira coletânea publicada do trabalho coletivo de estudos científicos, pesquisa-ação e inquéritos públicos desenvolvido no Observatório para as Condições de Trabalho e Vida / NOVA4TheGlobe / Universidade Nova de Lisboa.

     

    Esta obra só foi possível graças ao incentivo e apoio à ciência dado pela Câmara Municipal de Loulé. É uma honra para o OCTV contar com esta parceria entre a sociedade civil e as autarquias voltada para a produção científica, que nos permite reunir anualmente no município de Loulé e agora publicar esta coletânea com contributos centrais para os temas do trabalho decente, do modo de vida global e da sustentabilidade social.

     

    É uma alegria e um compromisso apresentá-lo para o diálogo social mais amplo numa esfera pública do trabalho ainda por construir.”

     

    https://www.wook.pt/livro/trabalhar-e-viver-no-seculo-xxi-duarte-rolo/25498064

  • “Cavalheiro número nove” de Penelope Ward

    “Quando o Channing me perguntou se podia ficar alguns meses em minha casa, enquanto estava em Boston em trabalho, não fui capaz de lhe dizer que não. Só não esperava sentir-me tão atraída por ele, sobretudo depois de o Rory me ter abandonado tão recentemente. Apesar de nos conhecermos há muito tempo, eu não podia envolver-me com o Channing. Afinal, ele era o melhor amigo do Rory.

     

    Quando uma amiga me sugeriu que contratasse um acompanhante, de modo a resolver as minhas carências, a ideia não me pareceu nada má. Foi assim que conheci o Cavalheiro Número Nove. Nos e-mails que trocámos, senti-me à vontade para lhe confessar a atração que sentia pelo meu companheiro de casa, e disse-lhe que uma noite de sexo sem compromisso seria a melhor solução para esquecer esse sentimento que nunca poderia ser concretizado.

     

    Contudo, à chegada ao bar do hotel onde tínhamos combinado encontrar-nos, quem estava à minha espera não era o Cavalheiro Número Nove, mas sim… o Channing! E tinha uma proposta que eu dificilmente conseguiria recusar. “

     

    https://www.wook.pt/livro/cavalheiro-numero-nove-penelope-ward/25382858

  • “Anos de chumbo e outros contos” de Chico Buarque

    “Uma jovem que vai à praia com o tio e acaba por ir longe demais. Um grande artista alvo de sabotagem. Dois irmãos em conflito. Uma mulher que perdeu tudo. Um homem que passeia por Copacabana com Pablo Neruda e outros notáveis. Um fã fervoroso da escritora Clarice Lispector. Um casal numa primeira viagem que tem tudo para dar errado. Um lar incendiado pela traição.

     

    Imersos na atmosfera muito particular da ficção de Chico Buarque - marcada pelo sagaz poder de observação e pelo contraste entre o lírico e o cómico -, os contos que compõem este volume ilustram a sordidez e o patético da condição humana. São oito narrativas em que o sexo, a perversidade, o desalento e o delírio compõem um surpreendente labirinto de vidas cruzadas.

     

    O impressionante domínio da linguagem do autor é posto ao serviço da concisão da forma e da denúncia da barbárie do presente: a estreia de Chico Buarque no conto é arrebatadora.”

     

    https://www.wook.pt/livro/anos-de-chumbo-e-outros-contos-chico-buarque/25538578

  • “Introdução ao cálculo em banda desenhada” de Grady Klein

    “Com Grady Klein e Yoram Bauman como nossos guias, escalamos os dois picos da Montanha Derivada e da Montanha Integral, e dos seus cumes vemos como o cálculo se relaciona com o resto da matemática.

     

    Começando pelos problemas da velocidade e da área, Klein e Bauman mostram como a disciplina é unificada por um teorema fundamental. Conhecemos génios como Arquimedes, Liu Hui e Bonaventura Cavalieri, que sobreviveu aos declives da intuição, mas que nos preparou para a avalancha de perigos postos pelo rigor matemático. Depois escalamos mais, mexendo-nos entre limites, valores extremos, optimização e integração, e aprendemos como o cálculo pode ser aplicado à economia, física e tanto mais. Klein e Bauman completam o livro com um prático glossário de símbolos de forma que não mistures constantes com restrições.

     

    Com uma narrativa viva e envolvente repleta de graças e esclarecimentos, Introdução ao Cálculo em Banda Desenhada é um início essencial para estudantes ou para alguém curioso sobre matemática.”

     

    https://www.gradiva.pt/catalogo/52780/introducao-ao-calculo-em-banda-desenhada