Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de julho 2022

  • “Melancolia em tempos de perturbação” de Joke J. Hermsen

    “«A melancolia não só reflete a dualidade do nosso ânimo, como também a estimula. Poderia dizer-se, portanto, que a melancolia "dá alma" à pessoa, ou a inspira.»

     

    Sendo um dos sentimentos mais complexos e ambivalentes, na Idade Média a melancolia era uma «doença diabólica», no Renascimento estava ligada à reflexão e à sabedoria, e no Romantismo era uma qualidade que encorajava a criatividade e a arte. O problema surgiu quando, no início do século xx, se substituiu a palavra «melancolia» por «depressão», como se fossem sinónimos, e se enveredou pelo caminho da medicalização dos «estados melancólicos».

     

    Neste ensaio, a filósofa Joke J. Hermsen propõe uma nova abordagem da melancolia, assumindo-a como um pilar da civilização e uma forma de nos relacionarmos com o mundo e a natureza. Mostra o ser humano como uma entidade capaz de transformar a perda e a transitoriedade em criatividade e esperança - e, com a ajuda de pensadores como Hannah Arendt, Ernst Bloch e Lou Andreas-Salomé, investiga as circunstâncias em que o ser humano usa e ultrapassa a melancolia para estabelecer uma nova relação com o mundo e consigo mesmo. Ou seja, a melancolia é um dos nossos estados naturais - e um dos mais criativos.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/melancolia-em-tempos-de-perturbacao/25386225

  • “O aliado improvável” de Daniel Pinto

    “Baseado em factos históricos, O Aliado Improvável explora o mistério por trás da campanha de espionagem mais mortífera da Segunda Guerra Mundial, conhecida por Englandspiel.

     

    Em Maio de 1940 os Países Baixos renderam-se à Alemanha, após uma batalha intensa. Em poucas semanas Hitler dominava grande parte da Europa Ocidental. De imediato estabeleceram-se contactos entre os Aliados e os movimentos de Resistência para organizar a libertação. Desesperados, os Aliados recorrem a Simon Clifford, agente enigmático e assassino profissional, para eliminar o homem que ameaça os seus ambiciosos planos.

     

    Preparam um grande desembarque de tropas nos Países Baixos. Porém, nos meses finais de 1943 uma misteriosa mensagem codificada altera os projetos. O que aconteceu? Teriam os alemães sido avisados?”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-aliado-improvavel-daniel-pinto/26697284

  • “Trilogia das constelações” de Mário Cláudio

    “Reúne três romances em que Mário Cláudio percorre de formas distintas as constelações da vida humana e descreve como diferentes personagens reagem às pressões do cosmos. Em Ursamaior, o narrador visita na cadeia o autor do homicídio de uma jovem estudante de Medicina no Porto, mas acaba por contactar com outros reclusos (violadores, traficantes, burlões…), apresentando-nos, sem paninhos quentes, o mundo violento que os muros da prisão encerram.

     

    Também baseado em factos reais, mas em pleno reinado de D. João II, o labiríntico Oríon toma a história de sete crianças judias separadas das respectivas famílias e degredadas em São Tomé, assim punindo os seus pais pela ousadia de desafiarem os mandamentos da fé cristã.

     

    Já Gémeos relata a história de um amor tenebroso entre um velho pintor e a filha da sua amante - uma adolescente que tão depressa o atrai como o exaspera -, bem como das várias personagens que o acompanham no final da vida e que serão retratadas nas suas pinturas murais.

     

    Um trio de obras excepcionais, em que as existências cintilam, como estrelas, diante das fases obscuras por que passam. Como refere o crítico e académico Manuel Frias Martins, «só a melhor literatura consegue penetrar na realidade deste modo».”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/trilogia-das-constelacoes-mario-claudio/26680365

  • “O caso Alaska Sanders” de Joël Dicker

    “«Sei o que fizeste.» Esta mensagem é a chave da apaixonante investigação que volta a reunir Marcus Goldman e Perry Gahalowood, onze anos depois de terem colocado atrás das grades os presumíveis culpados de um homicídio.

     

    Abril de 1999, Mount Pleasant, uma pacata povoação de New Hampshire: o corpo de Alaska Sanders, que chegara à localidade havia pouco tempo, é encontrado na margem de um lago. A investigação é rapidamente encerrada e arquivada. Mas um novo episódio trágico vem ensombrar as conclusões em torno da morte da jovem mulher. No começo de 2010, o caso vem novamente à tona. Gahalowood, sargento da polícia de New Hampshire, recebe uma carta anónima que o deixa perturbado. Estava convencido de que tinha, à época, resolvido o crime - terá, afinal, seguido uma pista falsa?

     

    A única pessoa que o pode ajudar a descobrir a verdade é Marcus Goldman, escritor seu amigo que acaba de alcançar um sucesso tremendo. À medida que ambos descobrem quem era, realmente, Alaska Sanders, regressam todos os fantasmas do passado. E entre eles está o de Harry Quebert.

     

    Uma intriga viciante, com reviravoltas surpreendentes a suceder-se a um ritmo imparável, como é apanágio de Joël Dicker, um dos grandes mestres do mistério literário.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-caso-alaska-sanders-joel-dicker/27058313

  • “Mr. loverman” de Bernardine Evaristo

    “Natural da ilha de Antígua, Barrington Jedidiah Walker emigrou para o Reino Unido nos anos 1960, onde prosperou financeiramente. Bem cuidado e bem vestido, com citações de Shakespeare na ponta da língua e um observador astuto da condição humana, Barry é um gentleman das Caraíbas que aprecia uma boa pândega.

     

    É casado há 50 anos com Carmel, tem duas filhas e um neto — e mantém, em segredo, uma relação amorosa com Morris de la Roux, seu companheiro e amigo desde os tempos de juventude. Aos 74 anos, enfrenta uma crise existencial, constatando ter chegado o momento de assumir a sua homossexualidade e pedir o divórcio. Porém, após uma vida de medos, perseguições e mentiras, a coragem fraqueja dia após dia e a sua última oportunidade para ser feliz parece fugir-lhe das mãos...

     

    Mr. Loverman é um romance cheio de ritmo, humor e subversão, no qual a vencedora do Booker Prize, Bernardine Evaristo, lança um novo olhar sobre a sociedade multiétnica ocidental, destruindo mitos e falácias culturais e expondo preconceitos há muito enraizados.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/mr-loverman-bernardine-evaristo/27143997

  • “As mulheres que dão tudo em troca de nada” de Mariela Michelena

    “Há mulheres que dão tudo em troca de nada. E são muitas mais do que pensamos. A todas elas Mariela Michelena dedica este livro que, como no caso de Mulheres Mal-Amadas - mais de 25.000 exemplares vendidos na Espanha - e de É Possível Esquecer-te, diz as verdades que não queremos ouvir, mas fá-lo com sensibilidade, tato, sentido de humor e vontade de ajudar.

     

    - Se ainda te sentes atada ao teu ex

    - Se fazes de mãe do teu parceiro e te empenhas em aperfeiçoá-lo

    - Se deixas a tua vida em pausa para esperar por ele

    - Se parece que só te interessam os homens que te fazem sofrer

    - Sacrificaste-te - e endividaste-te - para depois ser abandonada

    - Sem nenhuma explicação

    - Se estás apaixonada por um ciumento patológico

    - Se perdoaste uma infidelidade, e duas e...”

     

    https://www.wook.pt/livro/as-mulheres-que-dao-tudo-em-troca-de-nada-mariela-michelena/27120939

  • “O camião das histórias” de Rosário Alçada Araújo

    “O pai vê histórias em todos os lugares. E o menino escuta-as como se tudo tivesse acontecido ali mesmo ao seu lado. Lá vão eles, todas as manhãs, a espalhar magia pela estrada fora dentro de um camião do lixo. Uma casa, um espelho partido, uma planície e até um sapato velho servem de inspiração para recordar histórias que ficarão para sempre no coração do menino.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-camiao-das-historias-rosario-alcada-araujo/26680327

  • “Volodymyr Zelensky: biografia” de Sergii Rudenko

    “Volodymyr Zelenskyi - Biografia revela, em 36 capítulos, as diferentes etapas da vida de Volodymyr Zelensky, começando pela sua infância em Kryvyi Rih e terminando com a guerra russo-ucraniana de 2022. Os últimos episódios desta obra foram escritos num abrigo anti-bombas durante os ataques com mísseis do exército russo sobre a Ucrânia.

     

    Este livro apresenta Zelensky começando como um presidente pela paz e tornando-se um presidente de guerra. Em episódios que destacam a subida ao poder de Zelensky da forma mais honesta e aberta quanto possível, e sem retoques, lemos sobre o triunfo de Zelensky em 2019, mas também sobre as suas diversas derrotas no Olimpo político.

     

    A história do homem que, sem qualquer experiência política ou conhecimento relevante, prometeu aos ucranianos mudar o seu estado. Um homem com a confiança de 13,5 milhões de eleitores. Uma pessoa que compreendeu que confiança implica responsabilidade. O homem que aceitou o desafio que é Vladimir Putin, tornando-se chefe do Estado ucraniano neste período difícil.

     

    Por último, o livro fala sobre a mudança de opinião pública - mas não apenas pública - de Zelensky, passando de um presidente com poucos sucessos e um mau ranking para um presidente a protetor do seu povo, defendendo não só a Ucrânia, mas igualmente a liberdade da Europa.”

     

    https://www.wook.pt/livro/volodymyr-zelensky-biografia-sergii-rudenko/26895813

  • “A repartição do yin e do yang” de Eduardo Mendoza

    “Na primavera de 1975, Franco tem os dias contados. Inquieto e estimulado pelos ares de mudança que se começam a respirar em Espanha, Rufo Batalla prepara o seu regresso a Barcelona. Quando está prestes a deixar Nova Iorque, recebe uma peculiar proposta do príncipe Tukuulo relacionada com o disparatado plano de reconquista do trono da Livónia, um país hoje inexistente.

    Sabendo que Tukuulo aparece na sua vida tão alegremente como desaparece e que o manipula a seu bel-prazer, Rufo deixa-se levar pela admiração e sincero afeto que sente por ele, aceitando uma missão muito incerta no Oriente. Ali chegado, descobre que aquele não é o último nem o único destino de tão louca aventura.

    Em A repartição do yin e do yang, Eduardo Mendoza dá continuidade à tarefa iniciada anteriormente em O rei recebe – a de percorrer de forma bastante lúcida e com grande sentido de humor alguns momentos históricos, culturais e sociais do século xx.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-reparticao-do-yin-e-do-yang/25512797

  • “Eclipse do sol” de Arthur Koestler

    “Originalmente publicada em 1940, a obra-prima de Arthur Koestler, Eclipse do Sol, é um poderoso e perturbador retrato de um comunista revolucionário apanhado na perniciosa confusão dos pseudojulgamentos de Moscovo dos finais dos anos 1930. Durante as purgas estalinistas, Rubachov, um velho revolucionário, é preso e torturado pelo partido a que havia devotado a sua vida. Sob uma pressão que cresce de dia para dia para que confesse crimes que não cometeu, Rubachov passa em revista toda a sua carreira e confronta-se com as ironias e as traições que compõem, afinal, a ditadura revolucionária que se diz ser um instrumento de libertação. Antes publicado em Portugal com o título O Zero e o Infinito, este romance é agora revelado pela primeira vez na sua versão integral, traduzida do alemão por Teresa Seruya e Sara Seruya a partir dos manuscritos originais do autor. Uma obra marcante da literatura do século xx e uma reflexão sobre a implacabilidade dos autoritarismos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/eclipse-do-sol-arthur-koestler/25499205

  • “Penélope está de partida” de Carlos Campaniço

    “Penélope Está de Partida é uma antologia de poemas especial, pela temática e carácter inovador, tocando o clássico com uma atitude contemporânea muito marcante.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/penelope-esta-de-partida-pre-venda/

  • “Cozinha vegetariana para ganhar tempo” de Gabriela Oliveira

    “Uma base, três pratos - cozinhar para o dia-a-dia nunca foi tão divertido!

    Por muita imaginação que se tenha, e mesmo com os melhores livros de receitas à mão, não é fácil cozinhar todos os dias refeições saborosas e criativas. Se ainda procura respostas para a velha pergunta «O que faço para o jantar/almoço?» que o deixem com entusiasmo... encontra-as aqui!

    O mais recente livro de Gabriela Oliveira é uma proposta inovadora para fazer as refeições lá de casa saberem melhor do que qualquer entrega ou takeaway - ao mesmo tempo que combate o desperdício e promove a sustentabilidade. Partindo de alguns ingredientes básicos da cozinha vegana (hortícolas, tofu, seitan e tempeh), a autora apresenta um verdadeiro três em um: a partir de um ingrediente central ou de uma confeção-base, três pratos diferentes. A cozinha saudável, rápida e prática nunca foi tão saborosa e surpreendente!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/cozinha-vegetariana-para-ganhar-tempo-gabriela-oliveira/25880942

  • “Maomé: o profeta que transformou o mundo” de Mohamad Jebara

    “Um rapaz de seis anos chora nos braços da mãe enquanto ela o incentiva com o último suspiro: «Maomé, sê aquele que muda o mundo!» O menino, subitamente órfão numa sociedade tribal que teme mudanças, terá de ultrapassar enormes obstáculos para libertar o seu potencial e inspirar outros a fazer o mesmo.

     

    Ao apresentar ao grande público detalhes conhecidos apenas pelos investigadores, Mohamad Jebara dá vida à história do profeta que fundou o Islão. Desde o seu nascimento dramático, passando por tentativas de rapto e homicídio, Maomé emerge como um homem único. Ao seu lado estão mulheres dinâmicas que o educam, mentores judeus, cristãos que o inspiram e escravos que ajuda a libertar e que impulsionam o seu movimento.

     

    Jebara contextualiza historicamente a vida de Maomé, evocando a sociedade de Meca em que ele nasceu e defendendo que a visão inovadora do profeta ajudou a moldar o mundo moderno.”

     

    https://www.wook.pt/livro/maome-o-profeta-que-transformou-o-mundo-mohamad-jebara/27010003

  • “Não é loucura, é ansiedade” de Sophie Seromenho

    “Em Não é Loucura, é Ansiedade — Primeiros socorros para combater a doença do século, a psicóloga clínica Sophie Seromenho apresenta estratégias de que te vão ajudar a lidar com as tuas emoções de modo a atingires o bem-estar emocional. Recorrendo a exercícios práticos, aprenderás:

     

    - estratégias para gerires a tua ansiedade;

    - como melhorar a relação contigo mesmo e aumentar a tua autoconfiança;

    - identificar a origem dos teus medos e a descatastrofizar os teus pensamentos, emoções e sensações corporais geradoras de ansiedade;

    - como a exposição gradual às tuas fontes de ansiedade pode ajudar-te a enfrentá-las;

    - técnicas que te permitirão lidar com os temidos ataques de pânico;

    - a importância do autocuidado na gestão da tua saúde mental.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/nao-e-loucura-e-ansiedade-sophie-seromenho/25005661

  • “Meadowlands” de Louise Glück

    “Em Meadowlands, de Louise Glück, as vozes dos protagonistas da Odisseia entrelaçam-se com as de um homem e de uma mulher dos dias de hoje, à beira da ruptura. Glück retrata um divórcio em paralelo com as fracturas da relação de Ulisses e Penélope, capturando um amor gradualmente reduzido a nada. É através do prisma da linguagem que a dissolução do casamento é escrutinada, por uma preocupação pela precisão e pela clareza que expõem os silêncios e a incomunicabilidade no âmago do diálogo.

     

    Afastando-se das correntes americanas de poesia confessional, a poeta compõe uma colectânea polifónica onde o eu nunca é redutível a uma única identidade, onde cada voz participa num vasto todo poético. Neste confronto entre o intemporal e o contemporâneo, Glück cria um campo magnético de poder raro, onde o devastador e o cómico se aliam à metáfora para criar uma poesia forte e com um particular poder de sugestão.”

     

    https://www.wook.pt/livro/meadowlands-louise-gluck/26877020

  • “Amor de pechisbeque” de Pedro Rodrigues

    “«Como é que alguém se apaixona? Abrindo os olhos.»

     

    Quando alguém termina um relacionamento amoroso, a vida parece um verdadeiro fim do mundo. O desnorte nos sentimentos baralha-nos em tudo o resto, desde a simples ocupação dos tempos livres com os amigos, à própria estabilidade pessoal e familiar. Amor de Pechisbeque é um romance escrito à flor da pele, que nos faz descobrir vírgulas onde só vemos pontos finais.

     

    «Por momentos, e disto não tenho a certeza absoluta, creio que os nossos corações se sincronizaram, tornando-se num só.»”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/amor-de-pechisbeque-pedro-rodrigues/27059284

  • “O perfume das flores à noite” de Leïla Slimani

    “De uma das vozes mais estimulantes da literatura europeia, um texto magnífico, que combina uma viagem pela memória com uma reflexão instigante.

     

    Como escritora que acredita que a verdadeira audácia vem do interior, Leïla Slimani não gosta de sair e prefere a solidão à distração. No entanto, aceita um inusitado convite para passar uma noite num museu em Veneza - um edifício mítico na Punta della Dogana. A noite insone acaba por ser o pretexto para a escritora deambular por outras paragens e outros tempos.

     

    Percorrendo, de pés descalços, as salas e os corredores do museu, estimulada pelo perfume das damas-da-noite que a transportam para a infância em Rabat, Leïla Slimani fala-nos do belo e do efémero, da virtude do silêncio, da magia da criação artística, da solidão e do sacrifício da escrita. Acompanhada pelas palavras e histórias de outros criadores, como Virginia Woolf, Rilke, Montaigne, Murakami e Emily Dickinson, Leïla conduz o leitor por uma viagem intensa, uma reflexão iluminada e um desfile de memórias comoventes.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-perfume-das-flores-a-noite-leila-slimani/26732005

  • “O segredo da livraria de Paris” de Lily Graham

    “Valerie tinha apenas 3 anos quando viu Paris pela última vez. Perante os horrores da Segunda Guerra Mundial e das perseguições nazis, foi enviada pelo avô para Inglaterra com um familiar, para longe do único lar que alguma vez conheceu. Duas décadas após o final da guerra, Valerie, já adulta e praticamente sozinha no mundo, está determinada a regressar a Paris e perceber o que aconteceu com os seus pais.

     

    Ao saber através de um amigo que a livraria do avô está à procura de contratar alguém, Valerie responde ao anúncio e, dando um nome falso, trava conhecimento com o taciturno e rabugento Vincent, que não a reconhece. E é aí que, entre livros e a sombra de um passado com feridas difíceis de sarar, Valerie fica a conhecer a trágica história de uma Paris ocupada pelos nazis, de um amor proibido e de uma mãe disposta a sacrificar tudo pela sua filha.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-segredo-da-livraria-de-paris-lily-graham/27032279

  • “Acusação” de Caitlin Wahrer

    “Nick saiu à noite com uma amiga e conheceu um homem chamado Josh, com quem bebeu uns copos. Depois disso, não se lembra de mais nada. ao acordar, encontra-se perdido num mundo de confusão e dor, e o homem que conheceu não nega que se envolveram — mas afirma ter sido consensual.

     

    Tony sempre protegeu o irmão mais novo, fazendo tudo ao seu alcance para que nada de mal lhe acontecesse. Assim, quando Nick é violentamente ferido, tudo levando a crer que foi vítima de agressão sexual, a fúria de Tony torna-se incontrolável.

     

    Julia, a mulher de Tony, está assustada com a obsessão do marido relativamente ao caso de Nick. Tony nunca soube esconder o seu temperamento volátil, mas saberá ela do que ele é realmente capaz?

     

    Três pessoas comuns unidas por um acontecimento trágico, capaz de destruir vidas. e quando a polícia começa a investigar o caso, esta família em crise poderá ver-se obrigada a fazer o impensável...”

     

    https://www.wook.pt/livro/acusacao-caitlin-wahrer/26677174

  • “O sanatório” de Sarah Pearse

    “Meio escondido na floresta e rodeado pelos picos ameaçadores das montanhas, Le Sommet sempre foi um lugar sinistro. Desde há muito objeto de rumores preocupantes, o antigo sanatório abandonado é alvo de uma intensa renovação e transformado num hotel de luxo com características singulares, recordações funestas da sua história...

    Um hotel sumptuoso e isolado nos Alpes é o último lugar onde a detetive Elin Warner, ainda a recuperar de uma intensa investigação policial, deseja estar. Mas quando recebe um convite inesperado para comemorar o noivado de Isaac, o irmão de quem há muito se afastou, Elin não tem sequer a desculpa do trabalho para não aceitar. Chegou por fim o momento de ajustar contas com o passado e enfrentar memórias dolorosas.

    A chegada a Le Sommet coincide com o início de uma tempestade ameaçadora, e Elin sente-se tensa – há algo no hotel que a deixa com os nervos em franja. Quando acorda na manhã seguinte e descobre que Laure, a noiva de Isaac, desapareceu sem deixar rasto, a sua inquietação aumenta ainda mais. Mas não é a única: com a tempestade a impedir todos os acessos ao hotel, os restantes hóspedes começam aos poucos a entrar em pânico.

    No entanto, ainda ninguém deu conta de que houve mais desaparecimentos...”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-sanatorio/25444533

  • “A crise dos insetos” de Oliver Milman

    “Os insetos estão por todo o lado. Três quartos das espécies animais conhecidas no nosso planeta são representados por insetos. Mas as pesquisas mais recentes sugerem que o número de insetos está em grave declínio em todo o mundo - nalgumas regiões a redução ultrapassa os 90%.

     

    A Crise dos Insetos explora essa emergência oculta e mostra que o seu impacto pode até rivalizar com o das alterações climáticas.

    A maior parte da nossa agricultura conta com os insetos para a polinização. Além disso, são uma fonte de alimento essencial para pássaros e peixes, muitas das suas espécies são responsáveis pela limpeza de rios e lagos e são um suporte fundamental para a manutenção da vida na Terra, especialmente a nossa.

     

    Numa investigação sólida e divertida, Oliver Milman fala com os cientistas e entomologistas que estudam esta catástrofe à escala planetária e pergunta por que motivos essas criaturas extraordinárias estão a desaparecer, quais as consequências da diminuição das suas populações e o que podemos fazer para conter a perda dos impérios em miniatura que sustentam a vida como a conhecemos.

     

    Constituindo um sinal de alarme, mas também uma celebração da incrível variedade do mundo dos insetos, este livro faz-nos despertar para esse desastre ambiental iminente.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-crise-dos-insetos-oliver-milman/25721618

  • “Caras felizes do jardim”

    “Um livro com a forma da cabeça de um ouriço!

    Este é um livro engraçado e original que fará com que os mais pequenos queiram aprender o nome dos animais do jardim.”

     

    https://www.wook.pt/livro/caras-felizes-do-jardim/25842670

  • “O código Katharina” de Jørn Lier Horst

    “Chegou, de novo, aquela altura do ano. Há vinte e quatro anos, Katharina Haugen desapareceu.

    Tudo o que deixou para trás foi o marido, Martin Haugen, e aquilo que a polícia batizou de código Katharina: números, linhas e uma cruz rabiscados numa folha de papel encontrada na sua cozinha.

     

    Desde então, sempre que chega a 9 de outubro, o inspetor-chefe William Wisting relê os arquivos do caso mas, este ano a casa de Haugen encontra-se vazia e às escuras. No aniversário do desaparecimento da mulher, também Martin Haugen desapareceu.

     

    Ao mesmo tempo, um jovem investigador da Kripos chega de Oslo à procura de Wisting. Especializado em casos arquivados, desconfia do envolvimento de Martin no desaparecimento de outra jovem mulher no fim da década de oitenta, mas precisa da ajuda de Wisting para o conseguir provar.

     

    Ambientado nas ruas geladas e nas florestas sombrias da Noruega, O Código Katharina é uma história de cortar a respiração sobre a obsessão de um homem com um enigma. Atmosférico, emocionante e cheio de suspense, é um policial nórdico de primeira água.

     

    Venceu o Prémio Petrona para o Melhor Policial Escandinavo do Ano (Reino Unido).”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-codigo-katharina-j-rn-lier-horst/27061443

  • “Doce Tóquio” de Durian Sukegawa

    “Apenas as cerejeiras denunciam a passagem do tempo. Primeiro com os seus pequenos botões, depois com as delicadas pétalas que voam ao vento… Numa pequena pastelaria perdida nas ruas de Tóquio, os dias sucedem-se sempre iguais. É aí que Sentarô confeciona dorayaki, um doce tradicional japonês ao qual não dedica grande atenção. Sentarô parece, aliás, ter desistido da vida. Abandonou o sonho de ser escritor, bebe demasiado e não tem amigos.

     

    Mas tudo está prestes a mudar.

     

    No seu caminho surgem Tokue, uma senhora idosa que se entrega à preparação de dorayaki de alma e coração; e Wakana, uma menina solitária que se debate com os seus próprios fantasmas. Aos poucos, os improváveis companheiros descobrem que têm muito a oferecer uns aos outros. Mas Tokue esconde um passado turbulento que, inevitavelmente, vem ao de cima… com consequências devastadoras.

     

    Doce Tóquio é uma história comovente sobre a fragilidade humana, o poder redentor da amizade e a beleza das coisas simples. Numa prosa límpida e bela, Durian Sukegawa fala sobre o nosso propósito na vida, exortando-nos a parar, a escutar e a observar, sempre. Um livro que encanta leitores de todas as idades, intemporal e pleno de sabedoria”

     

    https://www.wook.pt/livro/doce-toquio-durian-sukegawa/26680326

  • “O que fazer com um problema?” de Kobi Yamada

    “Para que servem os problemas?

    Desafiam-nos, moldam-nos e ajudam-nos a descobrir o quão fortes, corajosos e capazes somos.

    Apesar de nunca os querermos, os problemas arranjam uma forma de nos transformar.

     

    Esta é uma história sobre um problema que não se resolve sozinho e um menino que decide encará-lo.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-que-fazer-com-um-problema-kobi-yamada/23788800

  • “Quando crescer, vou ser...” de Richard Zenith

    “O que faz um comandante? Como posso tornar-me cirurgião? O que é um arqueólogo? Alguma vez pensaste no que irás fazer quando cresceres?

     

    Com a ajuda deste livro, vais poder conhecer várias opções e satisfazer a tua curiosidade! Aqui, encontrarás diferentes locais de trabalho e mais de 300 profissões, das mais tradicionais a outras que nem imaginavas que existiam.

     

    Preparado? Anda daí!”

     

    https://www.wook.pt/livro/quando-crescer-vou-ser-silvie-san-a/26993057

  • “Histórias das fadas das neves”

    “As fadas das neves passam o inverno atarefadas: ajudam animais em apuros, preparam a chegada da primavera e divertem-se com os amigos.

     

    Abre o livro e descobre aventuras fantásticas repletas de magia!”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/historias-das-fadas-das-neves/18988585

  • “O dia em que chegaste” de Dolores Brown

    “Uma história sobre a adoção, que aborda a chegada de uma criança à sua nova família. Percebemos a expectativa, os preparativos e a alegria de todos. Apresenta com poucas palavas, mas com detalhes subtis, como foi vivido este momento. o cuidado, a beleza, a espera, a felicidade.

     

    Os filhos adotivos são muito desejados. Este livro pode servir para desbloquear conversas sobre o tema da adoção, mas também sobre o que é a família. Sobre o amor dos pais pelos filhos que começa antes mesmo de o conhecerem. Até sobre o que pode ser acolher uma criança refugiada em casa, mesmo que temporariamente.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-dia-em-que-chegaste-dolores-brown/26875071

  • “A ilha das árvores desaparecidas” de Elif Shafak

    “Estamos na ilha de Chipre e corre o ano de 1974. Dois adolescentes, de dois lados opostos de uma terra dividida, encontram-se numa taverna. Aquele lugar, na cidade a que chamam casa, é o único em que Kostas, grego e cristão, e Defne, turca e muçulmana, se podem encontrar secretamente e esquecer, por breves instantes, os problemas do mundo lá fora.

     

    Naquele refúgio, bem ao centro, despontando por entre as telhas, cresce uma figueira. É ela que testemunha tudo: os silêncios e as confissões; a felicidade dos encontros e a melancolia das partidas; o início da guerra civil e a destruição da cidade - e a separação de Kostas e Defne.

     

    Passam vários anos. Estamos agora em Londres. Ada nunca conheceu a ilha onde nasceram os seus pais e tem muitas perguntas sem resposta. A história da família está envolta em segredos, palavras proibidas e ruturas. A única coisa que a liga à terra da mãe e do pai é a Ficus carica que cresce no jardim de sua casa.

     

    Esta é a história de um amor proibido, num cenário de raiva e violência que tudo quer destruir à sua volta, mas é também a história que dá voz às gerações passadas, tantas vezes silenciadas pelos conflitos. Profundamente humanas, plenas de falhas, dúvidas, generosidade e contradições, as personagens de Elif Shafak emergem de uma escrita arrebatadora, numa mistura de sonho, dor, imaginação e amor.”

     

    https://www.presenca.pt/products/a-ilha-das-arvores-desaparecidas

  • “Práticas de Python” de Adelaide Carvalho

    “O Python é uma linguagem de programação imperativa, de alto nível, que serve adequadamente os dois paradigmas mais populares de programação: a programação estruturada e a programação orientada por objetos (POO). Devido a estas caraterísticas, é atualmente uma das linguagens mais utilizadas no ensino e aprendizagem de programação, constituindo o suporte das disciplinas de Introdução à Programação de vários cursos de licenciatura e mestrado.

     

    Este livro promove o estudo da linguagem de programação Python, através da resolução de 216 exercícios especialmente concebidos para ilustrar os princípios e as regras da programação estruturada e de iniciação à POO.

     

    A resolução dos exercícios segue a metodologia top-down, consistindo na definição da solução geral, na elaboração de um algoritmo apropriado, e respetivo programa em Python, e na sua validação através da execução para dados selecionados.

     

    É, sem dúvida, um instrumento de ensino/aprendizagem útil não só para estudantes, docentes e investigadores, mas também para os profissionais das áreas científicas de Engenharia, Economia e Gestão, e de diversas ciências experimentais, para quem a programação seja um auxiliar essencial para a automatização de sistemas de tratamento de dados.

     

    Conteúdos:

     

    - Operações básicas com dados e variáveis;

    - Estruturas de controlo de execução;

    - Listas e NumPy;

    - Tuplos, dicionários e conjuntos;

    - Funções e módulos;

    - Recorrência;

    - Classes, subclasses e objetos;

    - Erros, validações e correções.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/praticas-de-python-adelaide-carvalho/24702741

  • “Cibercriminalidade”

    “Atualmente, são múltiplos os desafios que a cibercriminalidade coloca: aos cidadãos e às empresas, que procuram novas formas de se protegerem; à comunidade científica, que cada vez mais debate a aplicabilidade das suas teorias à explicação de novos crimes ou, por outro lado, de velhos crimes perpetrados por novas ferramentas; ao sistema de justiça e à investigação criminal, que se veem confrontados com a evolução diária das formas e modus operandi de cibercrimes. A este conjunto de desafios corresponde a necessidade de redefinição de práticas, de controlo e de prevenção de um fenómeno tão complexo como a cibercriminalidade.

     

    Seja no âmbito dos crimes que já existiam antes do surgimento da Internet - mas que ganharam uma nova vida online - como a fraude, a pornografia infantil ou o cyberbullying, seja dos crimes que emergiram com o advento da utilização de sistemas informáticos (como é o caso do phishing, malwares ou do acesso ilegítimo, vulgo hacking), a presente obra torna-se premente à compreensão de uma realidade movediça, atemporal, antiespacial e sem precedentes.

     

    Composta por capítulos escritos por especialistas em diversas áreas como a criminologia, o direito, a psicologia e a cibersegurança, esta coletânea é uma relevante fonte de consulta e de conhecimento sobre o fenómeno da cibercriminalidade dirigida tanto a estudantes, como a profissionais.

     

    Percorrendo os conceitos, os tipos de ofensas e as soluções (ao nível da prevenção, do controlo e da investigação criminal), a presente obra aborda temas tão relevantes como:

     

    - Definições, operacionalização e perceções sobre cibercriminalidade

    - Fake news

    - Métodos de perpetração de cibercrimes

    - Lei do Cibercrime

    - Pornografia infantil online

    - Ciberabuso nas relações de intimidade e cyberbullying

    - Ciberespaço e tráfico de pessoas

    - Direitos de propriedade intelectual

    - Linguística forense

    - Redes criminais na cibercriminalidade

    - Investigação criminal do cibercrime”

     

    https://www.wook.pt/livro/cibercriminalidade-ines-sousa-guedes/25117621

  • “Acolhimento residencial de crianças e jovens em perigo”

    “Este livro pretende fornecer uma compreensão dos traumas da infância, como estes afetam o desenvolvimento infantil e como podemos trabalhar com crianças e jovens traumatizados para facilitar a sua recuperação.

     

    É apresentado o trabalho diário nas Casas de Acolhimento Residencial com crianças e jovens que foram traumatizados por abusos e negligência, mostrando-se que qualquer contexto, situação e ação da vida quotidiana é uma oportunidade para incentivar a mudanças terapêuticas.

     

    Para a conceção desta obra, foram convidados profissionais e investigadores nacionais e estrangeiros, de diversas áreas científicas, por forma a criar uma equipa multidisciplinar. Os temas aqui tratados estão fundamentados, para além da investigação produzida na academia, nas práticas, nos desafios, nos dilemas e no sucesso de profissionais que diariamente trabalham em contexto de acolhimento residencial. Sistematiza-se, ainda, informação importante e significativa para uma intervenção articulada, concertada e em rede em matéria de Promoção e Proteção.

     

    Este livro apresenta-se assim como uma obra de leitura essencial para estudantes e investigadores, bem como uma importante ferramenta para os profissionais das áreas sociais, humanas, educativa e da saúde, que intervêm no Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, concretamente na medida de colocação em acolhimento residencial.

     

    Temas abordados:

     

    - Consequências das Experiências Adversas na Infância

    - Vinculação

    - Cuidados Sensíveis ao Trauma

    - Plano de Intervenção Individual/Plano Terapêutico Individual

    - Resiliência em Acolhimento Residencial

    - Promoção de Competências e Inteligência Emocional

    - Comportamentos de Fuga

    - Qualidade das Relações entre Profissionais e Crianças e Jovens

    - Intervenção com Famílias

    - Pontes com a Comunidade

    - Supervisão e Eficácia do Acolhimento Residencial”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/acolhimento-residencial-de-criancas-e-jovens-em-perigo-carlos-silva-peixoto/25403541

  • “Lisboa árabe” de Sérgio Luís de Carvalho

    "Depois dos sucessos Lisboa Nazi e Lisboa Judaica, uma viagem pela memória árabe da capital.

     

    Os árabes… Desde o século VIII que a sua presença se fez sempre sentir entre nós. Primeiro, como conquistadores e senhores; depois, como vizinhos; mais tarde, como gente apenas tolerada ou perseguida; e por fim, como cidadãos de direito pleno.

     

    As ruas de Lisboa têm a sua marca oculta em muitos cantos, que este livro nos convida a desvendar. Uma marca que, tantas vezes de forma inesperada, ainda hoje vislumbramos num troço de muralha, da dolência de um fado, numa casa da Mouraria ou de Alfama, no sabor de um petisco.

     

    Esta é a história multissecular dos árabes de Lisboa e em Lisboa, uma história rica e nobre, tantas vezes olvidada e tantas vezes diminuída, mas que se reergue sempre, nesta cidade que preza o seu passado e o seu património.

     

    Esta é uma história de Lisboa…

     

    Uma maravilhosa viagem por uma cidade de tolerância e liberdade.”

     

    https://www.wook.pt/livro/lisboa-arabe-sergio-luis-de-carvalho/27113164

  • “O Lázaro do Porto ou o triunfo dos liberais” de Cristina Norton

    “João da Foz, mais tarde conhecido por Lázaro, filho bastardo de um barão sem vintém e de uma formosa lavadeira, nasce durante as Invasões Francesas e faz-se homem vivendo sempre na fronteira das classes que o geraram.

     

    Figura típica da época, amante de mulheres e da vida boémia, conhece num bordel do Porto alguns jovens liberais que o convencem a aderir à Causa. Integra, então, o grupo de fugitivos que seguem para Inglaterra e França e, depois de algumas peripécias e enredos amorosos, regressa ao Porto com o propósito de combater o absolutista D. Miguel. Esperam-no o cerco, a peste, os horrores da guerra, tudo mitigado pela boa disposição própria da juventude e pelo verdadeiro amor, que lhe surge rodeado de mistério.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-lazaro-do-porto-cristina-norton/26680336

  • “Bases de dados” de Feliz Gouveia

    “O conhecimento da arquitetura de um Sistema de Gestão de Bases de Dados Relacionais (SGBDR) e do funcionamento dos seus componentes principais é um requisito fundamental do especialista da área de computadores, sistemas ou gestão da informação. Os SGBDR existentes são produtos muito complexos, com dezenas de anos de desenvolvimento, e que recorrem por vezes a técnicas pouco conhecidas, proprietárias e mantidas em segredo. Poucos profissionais podem participar no desenvolvimento de um SGBDR, mas são muitos os que os utilizam diariamente e deles dependem para fazerem outros sistemas funcionar.

     

    Esta obra apresenta assim os conceitos fundamentais da tecnologia dos SGBDR que estão no centro dos sistemas de informação atuais, em todos os setores de atividade e em todos os domínios, sendo substituídos por sistemas especializados apenas em nichos de utilização. Não se centra num SGBDR em particular, mas dá a conhecer as especificidades dos produtos mais representativos quando a sua importância o justifica.

     

    Os princípios fundamentais dos SGBDR são abordados em capítulos independentes entre si, o que permite, para além da sua leitura sequencial, uma consulta faseada, dependendo do interesse e das necessidades do leitor. Todos os capítulos contêm vários exemplos e encerram com propostas de exercícios. Para quem precisa de realizar um trabalho de investigação, ou aprofundar um tópico em particular, procurando conhecer os detalhes de uma técnica ou de um algoritmo, a obra dispõe de uma secção de Leituras Recomendadas e de uma completa Bibliografia no final de cada capítulo.

     

    Nesta 2.ª edição aumentada foram incluídas secções novas no capítulo de SQL (funções sobre janelas, common table expressions, utilização de vistas temporárias, operadores) e um novo capítulo dedicado a outros modelos de bases de dados alternativos ao Modelo Relacional, que se têm afirmado em muitas aplicações como soluções adequadas e viáveis.

     

    Principais temas abordados no livro:

     

    - Conceitos de bases de dados;

    - Modelo Relacional de Dados e álgebra relacional;

    - Projeto lógico de bases de dados;

    - Linguagem SQL;

    - Armazenamento e indexação;

    - Consultas e otimização de consultas;

    - Gestão de transações;

    - Controlo de concorrência;

    - Níveis de isolamento;

    - Recuperação;

    - Outros modelos de bases de dados (Novo!).”

     

    https://www.wook.pt/livro/bases-de-dados-feliz-gouveia/24617282

  • “O nosso planeta” de Matt Whyman

    “Baseado na série de grande êxito da Netflix (2019), O Nosso Planeta é uma gloriosa celebração visual do mundo. Descobre como os diversos habitats se relacionam entre si para criar o único lugar onde nos sentimos em casa: o nosso planeta.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-nosso-planeta-matt-whyman/23539916

  • “O gnu e o texugo” de Ana Pessoa

    "O gnu e o texugo conheceram-se há uns tempos num dia de grande ventania.

    Desta vez, está a chover! Mas o que pode ser melhor do que beber chá

    e jogar às cartas com um amigo, enquanto a chuva cai lá fora?

    Primeiro baralhar: Bic, bac, buc...

    Depois distribuir: Clip, clap, clup...

    Mas, e agora?

    Como jogar às cartas quando não se sabe jogar às cartas?

    Será que podemos jogar sem regras? Será que as podemos inventar?

     

    O gnu e o texugo vão arranjar uma maneira e talvez até vos convidem para jogar com eles.

     

    Um livro para ler na ida e ler na volta, à medida que as cartas vão saindo.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-gnu-e-o-texugo-esta-a-chover-ana-pessoa/26775420

  • “Cores no oceano” de Deborah van de Leijgraaf

    “Segue o arco-íris. Qual a cor da areia? E a dos peixinhos e cavalos-marinhos?

     

    Segue o arco-íris e aprende as cores do oceano.”

     

    https://www.wook.pt/livro/arco-iris-magico-cores-no-oceano/26798456

  • “Cores na floresta” de Deborah van de Leijgraaf

    “Segue o arco-íris. Qual a cor dos pinheiros? E qual a cor da terra?

     

    Segue o arco-íris pelas páginas do livro e aprende as cores da floresta.”

     

    https://www.wook.pt/livro/arco-iris-magico-cores-na-floresta/26798457

  • “Ilusões perfeitas” de Nora Roberts

    “As vidas perfeitas podem ser uma ilusão...

     

    A família Bigelow parece ter uma vida de sonho. Contudo, as aparências enganam e, por detrás de portas fechadas, Zane e Britt vivem aterrorizados. O pai mantém um controlo férreo sobre a família, e as crianças aprenderam a esconder o medo do resto do mundo. Até ao dia em que Zane comete o erro de discutir com o pai. As consequências separam a família e deixam uma marca indelével.

     

    Anos mais tarde, Zane regressa à cidade onde cresceu determinado a ultrapassar o medo do passado. E basta um olhar para ele perceber que, sob uma aparência alegre e descontraída, Darby McCrae esconde um trauma profundo e doloroso.

     

    Quando as trevas do passado os alcançam, Zane e Darby terão de enfrentar juntos os seus demónios. Conseguirão encontrar forças para superar os medos e defender aqueles que amam?”

     

    https://www.wook.pt/livro/ilusoes-perfeitas-nora-roberts/27010002

  • “Rei do bluff” de Afonso Noite-Luar

    “Quando Camila chega a uma ilha paradisíaca para festejar a despedida de solteira de uma amiga, conhecer alguém não é prioritário. Só que Eduardo vai mudar rapidamente as regras do jogo. Sensual, algo enigmático e com uma autoconfiança arrebatadora, é um homem poderoso que enriqueceu graças à sua astúcia nos jogos de azar. Não está habituado a perder. E quer que Camila seja sua.

     

    O autor bestseller Afonso Noite-Luar está de regresso com um novo romance erótico que vai romper preconceitos e atirar os leitores para um universo glamoroso e envolvente onde nenhuma fantasia fica por concretizar.

     

    Enquanto Eduardo e Camila viajam neste mundo sedutor de jogo, sexo e poder, o inesperado acontece. Talvez não seja apenas uma aventura. Talvez seja algo mais. e talvez nem todos estejam dispostos a permitir que isso aconteça…”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/rei-do-bluff-afonso-noite-luar/27057217

  • “Números” de Sam McBratney

    “A Pequena Lebre Castanha está a aprender a contar até cinco. Lê a história e identifica os números neste livro adorável dos criadores da coleção Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti.“

     

    https://www.wook.pt/livro/adivinha-quanto-eu-gosto-de-ti-numeros-sam-mcbratney/26680399

  • “Cores” de Sam McBratney

    “A Pequena Lebre Castanha está a descobrir o mundo à sua volta.

     

    Lê a história e aprende as cores neste livro adorável dos criadores da coleção Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti.”

     

    https://www.wook.pt/livro/adivinha-quanto-eu-gosto-de-ti-cores-sam-mcbratney/26680398

  • “Nocturna” de Adília César

    “Escrever um poema não é bordar uma toalha de mesa e dar um título à tua tragédia apenas evidenciará o óbvio.

     

    A verdade:

     

    Ninguém quer saber do escuro ou dos esqueletos que dançam nos cantos da casa. O melhor será varrer os despojos para debaixo do tapete: alfinetes, vozes de crianças, flores de compaixão que sabem a chamas. Ninguém os verá, mas tu sabes que os fantasmas estão ali, cobertos por fatiotas de ironia. E no apogeu da festa, tocar pequenos clarins de dor para anotar na consciência uma doce tristeza na medida justa.

     

    Amanhã é um outro dia que não vai chegar.

    É preciso preservar o manuscrito ainda inédito.”

     

    https://www.wook.pt/livro/nocturna-adilia-cesar/26895740

  • “Este livro vai (ajudar a) arrefecer o planeta” de Isabel Thomas

    “O nosso planeta está a aquecer e precisa da tua ajuda!

     

    A boa notícia é que podes fazer alguma coisa em relação a isso. Desde comprar roupa em segunda mão, a reduzir o desperdício de alimentos, ou até organizar uma ecobiblioteca na tua escola, há imensas formas de ajudares a salvar o planeta.

     

    Informa-te acerca do que se passa com as alterações climáticas, torna-te um eco-herói e sê pró-ativo em relação ao teu futuro.

    Vamos começar a arrefecer o clima!

     

    50 ideias para reduzir a poluição, fazeres-te ouvir e proteger o nosso planeta!

     

    Leitura ideal para crianças e jovens com preocupações ambientais, para os seus pais e educadores que querem tornar o dia a dia em casa mais ecológico, e para professores que querem implementar estratégias inovadoras nas suas escolas.

     

    Escrito de forma muito clara e com capítulos curtos, alia o humor das ilustrações a medidas muito originais para salvar o planeta.”

     

    https://www.wook.pt/livro/este-livro-vai-ajudar-a-arrefecer-o-planeta-isabel-thomas/24676579

  • “Mestres do desastre” de James Patterson

    “A aventura que vai pôr os teus heróis preferidos a correr contra o tempo!

    O meu amigo Jimmy e eu resolvemos aprontar mais uma… Mas calma! Desta vez é uma boa ação. Organizámos um enorme festival dedicado aos livros. Genial, certo? Pois… tirando que há um pequeeeno (grande) problema que pode arruinar o dia. E a culpa nem é toda minha! Agora, todos os nossos amigos, desde a Max Einstein aos Boca de Trapo e Túpido, têm de manter o espetáculo no ar antes que a festa vá pelo cano! Se isto não resultar, seremos para sempre os mestres do desastre.

    Este é o 11.º volume de uma das coleções juvenis de maior sucesso em Portugal.

    Autor de sucesso no nosso país e em todo o mundo, James Patterson já vendeu mais de 385 milhões de livros.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/escola-11-mestres-do-desastre-james-patterson/24574538

  • “Introdução à dinâmica dos fluidos para engenharia química” de Alda Simões

    “Como escoam os fluidos?

     

    Quais as forças envolvidas no processo?

    Como posso dimensionar uma instalação para transporte de água?

    Como ocorre a sedimentação de partículas dispersas num fluido?

     

    Estas são algumas das perguntas a que este livro dá resposta.

     

    Tratando o tema geral da mecânica dos fluidos, o livro aborda, em especial, as necessidades ligadas às indústrias de processo e fornece ferramentas necessárias para o planeamento de operações unitárias.

     

    Sendo o principal público-alvo os estudantes de Fenómenos de Transferência em cursos de engenharia química, a obra encontra também grande aplicação em outros ramos da engenharia e tecnologia, em particular engenharia biológica, alimentar, do ambiente ou dos petróleos.

     

    A abordagem é tanto quanto possível simples e são apresentados numerosos exemplos resolvidos ao longo do texto, que facilitam a compreensão prática dos conceitos. Incluem-se ainda diversos exercícios propostos, organizados por capítulos, e respetivas soluções.”

     

    https://www.wook.pt/livro/introducao-a-dinamica-dos-fluidos-para-engenharia-quimica-alda-simoes/24585077

  • “Exercícios de química orgânica” de Pedro Paulo Santos

    “Este livro tem por objetivo permitir aos alunos dos diversos cursos universitários onde são lecionadas disciplinas de química orgânica um estudo acompanhado, que facilite a aquisição dos conhecimentos. Espera-se que este manual de exercícios possa tornar o estudo da Química Orgânica mais fácil e que a consolidação dos conhecimentos contribua positivamente para a restante atividade académica e futura vida profissional dos alunos.

    O livro visa complementar os manuais de texto Química Qrgânica Volume 1 e Volume 2, de Pedro Paulo Santos, editados pela IST Press, e contém cerca de 1000 exercícios práticos de aplicação dos conteúdos teóricos incluídos nos livros atrás referidos. Em cada capítulo são incluídos exercícios-tipo, sendo apresentada uma proposta de resolução detalhada (exercícios resolvidos). Juntam-se também variados exercícios propostos que permitem testar a compreensão dos conteúdos envolvidos, sendo as suas soluções abreviadas incluídas num anexo no final do livro. O livro pode ser complementado com os manuais, de Pedro Paulo Santos, Química Orgânica volume 1 e volume 2 editado na Colecção Ensino da Ciência e da Tecnologia.”

     

    https://www.wook.pt/livro/exercicios-de-quimica-organica-pedro-paulo-santos/16782413

  • “Nonô e os beijinhos” de Sibylle Delacroix

    “À prova de bebé: páginas plastificadas, difíceis de rasgar e fáceis de limpar!

     

    Dar e receber beijinhos é bom.

     

    Beijos carinhosos, beijos de boa-noite e beijos que fazem cócegas!

    Quantos tipos de beijos há afinal?

     

    A Nonô está a crescer. Com as suas histórias amorosas e ternurentas, vamos descobrir como o crescimento é uma etapa divertida!”

     

    https://www.wook.pt/livro/nono-e-os-beijinhos-sibylle-delacroix/24103005

  • “Uma breve história da Terra” de Andrew Knoll

    “Conhece o planeta onde vive?

    A história do nosso planeta e dos organismos que nele habitam é muito mais espetacular do que qualquer blockbuster de Hollywood, recheada de twists que rivalizam com o melhor thriller. No entanto, só recentemente começámos a transformar este mistério que é a vida na Terra numa narrativa coerente.

     

    Inicialmente bombardeada por meteoritos, enquanto gases tóxicos eram libertados na atmosfera, a superfície da Terra foi estabilizando, com a formação de continentes, a explosão de vulcões, o degelo e as transformações dramáticas que deram origem a mundos perdidos que só agora estamos a começar a conhecer. E algures neste processo surgiu uma espécie que fala, pensa, cria e transforma novamente o planeta onde vivemos.

     

    Recorrendo a décadas de trabalho de campo e às últimas descobertas científicas, o reconhecido geólogo Andrew H. Knoll apresenta-nos uma biografia rigorosa e acessível da Terra, descrevendo a épica história de 4,6 mil milhões de anos do nosso planeta. Contextualizando as alterações climáticas do século XXI, Uma Breve História da Terra é um olhar indispensável sobre onde estivemos e para onde vamos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/uma-breve-historia-da-terra-andrew-knoll/25877621

  • “Velhos lobos” de Carlos Campaniço

    “Quando Francisco d'Almeida Lobo decide passar a viver o ano inteiro no Monte do Azinhal para cuidar pessoalmente da propriedade, ignora que a presença da família Velho no Montinho lhe vai criar tensões impossíveis de ultrapassar. Primeiro, porque Jacinto Velho se recusa a dar-lhe uma mão; depois, porque descobre que a mulher dele não é senão Maria Barnabé, com quem teve uma história longe de estar resolvida. Os ânimos, porém, só ficarão ao rubro quando - contra a vontade do pai - o primogénito dos Velho lhe pedir trabalho…

     

    No mesmo espaço agreste, debaixo do mesmo sol escaldante, duas famílias distintas em tudo vivem um litígio insanável. em comum, têm apenas o amor e o ódio e uma solidão que parece não ter cura. Será que algum dia conseguirão sobreviver a uma vizinhança tão declaradamente hostil?

     

    Depois do realismo mágico de Os Demónios de Álvaro Cobra, do virtuosismo de Mal Nascer e da comédia de enganos que é o romance As Viúvas de D. Rufia, Carlos Campaniço regressa com uma ficção desafiante que nos faz pensar como a vida social e a civilidade são absolutamente essenciais ao equilíbrio dos seres humanos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/velhos-lobos-carlos-campanico/27061429

  • “As sete Marias que matavam franceses” de Domingos Amaral

    “Em março de 1809 inicia-se a segunda invasão francesa e o marechal Soult entra com as tropas de Napoleão por Chaves e dirige-se para o Porto, lançando o terror no Norte de Portugal. Com receio de que a sua quinta em Amarante seja também assaltada, as sete filhas ilegítimas do general Galopim regressam à casa onde sempre viveram para a defenderem dos franceses.

     

    Vindas de Lisboa, onde tentavam convencer o pai a perfilhá-las, as sete marias - Maria do Céu, Maria dos Anjos, Maria das Dores, Maria da Fé, Maria da Glória, Maria do Amparo e Maria Madalena - preparam-se para lutar, enquanto o pai, o general Galopim, é colocado no Porto a chefiar os exércitos portugueses, acompanhado da bela Francisca, uma antiga criada por quem se apaixonou. Porém, apesar dos esforços das tropas nacionais, junto das quais lutam o capitão Lobo, Frei António e milhares de populares, o Porto não resiste ao poderoso exército francês.

     

    Derrotados, enquanto esperam pela chegada dos ingleses, os portugueses têm de fugir das pilhagens e dos massacres que fustigam as povoações do Norte, executados pelo mais cruel dos generais franceses, Loison, o célebre Maneta, que já aterrorizara Portugal durante a primeira invasão, e que é ajudado por um famoso assassino de mulheres, o Príncipe de Salm. E será em Amarante, que Loison tenta conquistar e que Salm aterroriza, onde as sete marias, ajudadas por Francisca, pelo capitão e pelo frade, irão ficar célebres por terem defendido a sua terra com bravura, matando a tiro muitos soldados napoleónicos e resistindo com tremenda coragem aos assassinos franceses que as perseguem.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/as-sete-marias-que-matavam-franceses-domingos-amaral/27061442

  • “Frozen II” de Alessandro Ferrari

    “Uma voz misteriosa chama por Elsa, e o povo de Arendelle está em perigo. Determinada a encontrar respostas e em salvar o seu reino, Elsa dá início a uma viagem extraordinária para norte, com destino à Floresta Encantada, com Anna, Kristoff, Olaf e Sven ao seu lado. Pelo caminho, Anna e Elsa irão desvendar mistérios do passado da sua família enquanto procuram a verdade.”

     

    https://www.wook.pt/livro/frozen-ii-novela-grafica/26798445

  • “Ferramentas de Coaching” de Ana Teresa Penim

    “58 Ferramentas de Coaching de diferentes orientações internacionais.

     

    • Sabia que o Coaching é o processo com maior capacidade de transformação pessoal e profissional no particular contexto de Fragilidade, Ansiedade, Não Linearidade e Incompreensibilidade em que vivemos?
    • Tem consciência de que o Coach é, ele próprio, a melhor ferramenta de Coaching, não podendo ficar refém de metodologias ou modelos fechados e pré-definidos?
    • Quer equipar-se com as atitudes e ferramentas essenciais que favorecem a sua agilidade no novo contexto como Coach, Líder-Coach, Especialista em Gestão do Talento, Desenvolvimento Pessoal e de Performance?
    • Quer conhecer diferentes perspetivas de reputados especialistas internacionais sobre Coaching?

     

    Então, este é o livro que lhe oferece tudo isso, à luz dos códigos de ética e competências de Coaching definidos pelas mais reputadas associações internacionais de Coaching.

     

    Um livro com uma configuração pragmática, única a nível mundial e em renovação constante, que o interpela a refletir, experimentar e consolidar a sua própria identidade e prática enquanto Coach.

     

    Esta 9.ª edição inclui novas ferramentas (O Círculo do EU, Coaching Online e Walking Coaching), resultantes das mais recentes experiências dos autores.

     

    Inclui um glossário com correspondência de termos em português europeu e do Brasil.

     

    Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:

     

    - 58 ferramentas de Coaching de diferentes orientações internacionais

    - Contribuições de especialistas

    - Definições de Coaching

    - Associações e organizações de Coaching no mundo.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/ferramentas-de-coaching-ana-teresa-penim/25512598

  • “Marketing digital de A a Z” de Vasco Marques

    “Este manual destina-se a quem estiver a dar os primeiros passos no marketing digital, ou em alguma das áreas integrantes, e que pretenda adquirir rapidamente competências estratégicas.

     

    Dirige-se ao empresário, diretor ou gestor que deseje saber a melhor estratégia a seguir e que pretenda comunicar com proficiência sobre este tema. Ao profissional que queira desbravar caminho no mundo digital. Ao estudante que esteja a começar nesta área. Mas também aos profissionais que não dominem todas as áreas ou que ainda tenham poucos anos de experiência.

     

    Aquele que tiver mais conhecimentos será também beneficiado com as ideias práticas dos vários capítulos e, ainda, com o vasto glossário incluído, que abrange o nível inicial e o mais avançado. É um guia simples, mas seguro, para descodificar terminologias e para ajudar a conhecer as principais possibilidades do marketing digital aplicadas no mundo profissional.

     

    A terceira edição conta com uma atualização completa e contém um desdobrável destacável, para definir uma estratégia de marketing digital.”

     

    https://www.wook.pt/livro/marketing-digital-de-a-a-z-vasco-marques/25877617

  • “Melhoria contínua nas organizações” de José Dinis Carvalho

    “Este livro apresenta o que precisa de saber para implementar realmente a melhoria contínua nas empresas ou outras organizações. Além de todo o suporte necessário para que esta faça sentido, é desvendada a importância da direção certa a norteá-la. O leitor encontrará neste livro as origens da melhoria contínua e todo o enquadramento que a justifica e desmistifica nas vertentes que caracterizam a natureza sociotécnica das organizações.

     

    Esta obra explora ainda a necessidade da convivência eficaz entre os aspetos técnicos e os aspetos comportamentais e culturais, para que a melhoria contínua e a excelência sejam conseguidas nas organizações.

     

    Este livro foi escrito com o objetivo de ajudar estudantes de engenharia em unidades curriculares relacionadas com gestão de operações a desenvolverem competências nesta área, bem como empresários com curiosidade sobre este tema, diretores de produção, responsáveis pela melhoria contínua e todos os profissionais que trabalham em empresas ou outras organizações com responsabilidades sobre o seu desempenho e o seu futuro.

     

    - As origens da melhoria contínua

    - Os principais modelos de excelência operacional

    - O lado invisível das organizações

    - O lado visível das organizações

    - A descodificação da melhoria contínua

    - Os níveis de maturidade da melhoria contínua

    - Alguns modelos e dicas de implementação da melhoria contínua

    - Principais ferramentas associadas à excelência nas organizações”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/melhoria-continua-nas-organizacoes-jose-dinis-carvalho/25155697

  • “Fala com o ex” de Rachel Lynn Solomon

    “Shay Goldstein sempre sonhou trabalhar na rádio. Por vocação mas também por amor ao pai, que perdeu demasiado cedo. Não se deixou abater por não ter voz de apresentadora, e rapidamente encontrou o seu (muito feliz) lugar como produtora numa estação de rádio de Seattle. Mas ultimamente, o seu porto seguro tem sido tudo menos isso. Dominic Yun, acabado de sair da prestigiada Universidade de Northwestern, é o pior pesadelo de Shay. A sua arrogância - como se a experiência dela fosse inútil em comparação com o diploma dele - deixa-a furiosa. Mas a estação de rádio está a enfrentar dificuldades e precisa de um novo conceito. Shay tem algo original para propor: Fala com o Ex, um programa em que um casal de ex-namorados dará conselhos sobre relações amorosas em direto.

     

    Para consternação de Shay, ela e Dominic são os coapresentadores perfeitos, dado o quanto já se desprezam mutuamente. Nunca namoraram, e a ideia de enganar os ouvintes não lhes agrada, mas estão entre a espada e a parede: ou põem de parte os seus sentimentos ou ficam sem emprego. O sucesso do programa é inesperado, tal como a crescente atração entre Shay e Dominic. Mas a mentira começa a pesar cada vez mais, e numa indústria que valoriza a verdade, ser apanhado em falso pode significar o fim de mais do que apenas as suas carreiras. Estarão Shay e Dominic dispostos a arriscar?”

     

    https://www.wook.pt/livro/fala-com-o-ex-rachel-lynn-solomon/25842697

  • “Contabilidade financeira na hotelaria e na restauração” de Ana Lucas Martins

    “Contabilidade Financeira na Hotelaria e na Restauração é um livro adequado às unidades curriculares de Contabilidade inseridas nas licenciaturas em Turismo, Gestão Hoteleira e Gestão da Restauração e às empresas que exercem a sua atividade na área específica do Turismo.

    Se é verdade que a contabilidade, nestas empresas, segue o Sistema de Normalização Contabilística (SNC), também é certo que inclui factos contabilísticos muito particulares, como, por exemplo, a questão dos câmbios, dos vouchers de produtos turísticos, das reservas com sinal, das comissões a intermediários, dos cancelamentos ou prolongamentos de reservas e respetivo ajuste destes valores, do débito ao cliente por falta de comparência, entre outros aspetos.

     

    A obra aborda, assim, os seguintes temas:

     

    - Caracterização das áreas de atividade da Hotelaria e da Restauração;

    - Introdução à área financeira e à Contabilidade;

    - Estudo da Contabilidade de acordo com o SNC, tendo em conta os conceitos, as técnicas e as operações mais comuns na área da Hotelaria e da Restauração.

     

    Inclui ainda um glossário de termos contabilísticos, no qual se podem encontrar também alguns termos próprios do Turismo, da Hotelaria e da Restauração com ligação à Contabilidade, assim como um conjunto de exercícios de elevada utilidade, permitindo ao leitor aferir os seus conhecimentos e competências neste campo de estudo. O código de Contas do SNC está disponível para download na página Web do livro em www.lidel.pt.

    Sendo uma importante ferramenta de apoio para alunos e professores dos cursos de Turismo, Gestão Hoteleira e Gestão da Restauração, este livro é também um instrumento de trabalho para os profissionais da Contabilidade que exercem a sua atividade em empresas desta área, incluindo algumas notas essenciais acerca da fiscalidade aplicada ao setor.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/contabilidade-financeira-na-hotelaria-e-na-restauracao-ana-lucas-martins/25901327

  • “Marketing digital: conteúdos vencedores” de Dina Baptista

    “Certamente já ouviu a frase: "A melhor forma de esconder um cadáver é na segunda página do Google". Sabe o que significa? Ter um excelente produto que ninguém sabe que existe!

     

    Aumente a reputação e a visibilidade da sua marca e dos seus produtos na web e faça do cliente o seu melhor amigo. Conheça-o bem e, através da produção de conteúdos poderosos,…

    ...não convide a entrar! Desperte-lhe o desejo!

    …não peça! Ofereça!

    ...não venda! Conquiste!

     

    Domine as técnicas de copywriting e aprenda a redigir conteúdos que se apresentem como…

    ...solucionadores dos problemas dos clientes;

    ...envolventes, cativantes e capazes de manter o cliente certo sempre fiel;

    …capazes de atrair novos clientes.

     

    Se é estudante de Comunicação ou de Marketing e quer ser, no futuro, um profissional de excelência, este livro é para si!

     

    Se quer alcançar o público certo, dar visibilidade à sua empresa e aos seus produtos, ser encontrado quando alguém procura uma solução para um problema, acrescentar valor à sua marca e aumentar as vendas, Marketing Digital - Conteúdos Vencedores é o livro que procura!

     

    • Paradigma comunicacional
    • Estratégias para atrair e reter clientes
    • Web copywriting - da teoria à prática
    • Conteúdos para diferentes meios de comunicação digital
    • Estratégia de comunicação digital”

     

    https://www.wook.pt/livro/marketing-digital-dina-baptista/25180140

  • “Os piores pais do mundo” de David Walliams

    “Apresentamos-te os piores pais do mundo!

    Estas 10 histórias sobre mamãs perdidas da cabeça e pais amalucados vão dar-te soluços de tanto te rires.

    Põe uma mola no nariz - há um pai que cheira muito mal dos pés...

    Sai da frente que vem aí a mãe-condutora mais rápida da estrada!

    Ah, e não esqueçamos a supermãe, que só te deixa ficar mal. De esfregona em punho, vai tomar conta de ti... e do mundo!”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/os-piores-pais-do-mundo/24456637

  • “A luz de Pequim” de Francisco José Viegas

    “Um corpo pendurado dos pilares da Ponte de D. Luís, no Porto, desafiando uma cidade em transformação, cosmopolita e cheia de turistas. O cadáver de uma mulher abandonado nas colinas do Douro - e a evocação de uma série de crimes no submundo da noite portuense. O que parecem duas ocorrências independentes acabam por revelar ligações que não surpreendem o inspetor Jaime Ramos - que, em simultâneo, enfrenta o seu passado de militante comunista, um inquérito interno à sua atuação na polícia, o estranho pedido de um velho amigo e a busca por um personagem desaparecido, que o levará das ruas do Porto ao Minho e ao Douro e, finalmente, a Pequim.

    Um romance denso e crepuscular em que a figura de Jaime Ramos, agora no seu nono livro, se interroga sobre o sentido de ser português num país dominado por elites cúmplices, endogamias e poderes ocultos.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-luz-de-pequim/23465092

  • “O canto da sereia” de Júlio Dinis

    “«Em O Canto da Sereia, Júlio Dinis envereda, de forma insólita, pelos domínios do fantástico e do trágico, numa narrativa centrada na praia do Furadouro em que se destacam duas personagens: ti’ Cabaça, o velho pescador que conta a história fabulosa de uma sereia que, no tempo do seu bisavô, teria sido trazida, nas redes dos pescadores, até à praia do Furadouro, com o intuito de advertir os pescadores mais novos para os perigos que escondem estes seres fantásticos; e o jovem pescador Pedro do Ramires, inquieto, hipersensível, possuidor de instintos de poeta, que, tendo já ouvido o canto de uma sereia, sucumbe ao seu encanto.

    O Canto da Sereia teve apenas quatro edições autónomas até ao presente, apesar da sua relevância literária e de revelar um outro Júlio Dinis, distinto do autor dos romances, onde se estabelece uma relação com o próprio território, fonte de inspiração e de ligação com o leitor. Também a partir dela, pode ser reconstituído um roteiro dionisiano, ainda que distante no tempo, de evidente interesse cultural, etnográfico e turístico.»”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-canto-da-sereia-julio-dinis/25494785

  • “Mamã... cucu!” de Raffaella Castagna

    “Vamos brincar às escondidas? Cucu!… Quem sou eu?

    Este é um livro que convida todas as mães a brincarem às escondidas com o bebé. Ora olhando através do grande recorte em cada página, ora escondendo-se atrás do livro, a mãe torna-se, gradualmente, uma mamã-maçã, uma mamã-flor, uma mamã-gata, uma mamã-urso… para brincar e abraçar o bebé... Por exemplo, a mãe põe a página com o gato à frente da cara e diz: «Cucu! Quem sou eu? Agora, eu era uma gata. Miau! Vem brincar comigo!» Logo a seguir, retira o livro e diz: «CUCU! É a mamã! A mamã está aqui ao pé de ti!»

     

    Com este livro podemos fazer um jogo mágico, infinito e tranquilizador, que vai ajudar o bebé a superar o medo da separação, dando-lhe amor e segurança.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/mama-cucu-raffaella-castagna/25359460

  • “Os ovos misteriosos” de Luísa Ducla Soares

    “Cada ovo fechado é um mistério! Será de tartaruga, de pata, de águia, de lagartixa, de algum monstro? Quem adivinha?

    Divirtam-se a descobrir e a seguir as tremendas confusões e as aventuras por que passa a boa galinha que chocou uma ninhada de estranhos ovos.

    E descubram, ao mesmo tempo, que, afinal, as diferenças podem unir em vez de separar, e que o amor é a coisa mais importante da vida.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/os-ovos-misteriosos/25459480

  • “Primeiros socorros pediátricos” de José Coentrão

    “As crianças, pela sua vivacidade, curiosidade e espontaneidade, são muito suscetíveis a acidentes. E estes acontecem quando menos esperamos.

     

    Sabe como reagir se presenciar uma convulsão febril? Sabe quais são as prioridades nos primeiros socorros à criança com queimaduras? E se a criança se engasgar? Sabe como intervir da forma mais correta?

     

    Objetivo e prático, este livro reúne a informação necessária, para que possa prestar os melhores primeiros socorros nos principais incidentes que afetam as crianças: traumatismos, envenenamento, reação alérgica grave, hemorragias, desmaios, picadas, etc. Inclui também um capítulo sobre a COVID-19 - formas de transmissão, sintomas, boas práticas e mitos!

     

    A prevenção não consiste apenas em evitar o acidente, mas também na procura de conhecimentos adequados para que nada falhe quando mais se precisa. Por isso, aprenda! Aprenda para que nunca seja preciso, mas na certeza de que estará preparado caso aconteça.

     

    O livro obrigatório para todos os cuidadores de bebés e crianças – pais, avós, profissionais de educação, e não só!”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/primeiros-socorros-pediatricos/23996517

  • “Pessoa: uma biografia” de Richard Zenith

    “Fernando Pessoa é, a par de Luís de Camões, o maior poeta português. E é uma das figuras proeminentes do modernismo europeu, juntamente com escritores como Kafka, Joyce e Proust. O seu vastíssimo legado - da poesia, drama e ficção ao artigo de opinião e escrita mediúnica, cruzando e aprofundando inúmeros domínios do conhecimento (da literatura à religião, passando pela história, a filosofia, a astrologia e tantos outros) - tem vindo a ser progressivamente conhecido pelos leitores portugueses e de todo o mundo.

     

    Porém, o homem por detrás da extraordinária multiplicidade de vozes (os heterónimos e dezenas de outros autores ficcionais), e de uma das obras literárias mais complexas e ricas de todos os tempos, é quase um desconhecido. João Gaspar Simões, com a publicação da sua biografia em 1950, teve o grande mérito de reconhecer a importância de Fernando Pessoa numa altura em que o poeta ainda não era justamente apreciado. Mas a obra não se baseou numa pesquisa mais aprofundada e desde há muitos anos que se sentia a falta de uma obra biográfica de referência.

     

    PESSOA: A BIOGRAPHY, do autor norte-americano naturalizado português Richard Zenith, publicado nos EUA e na Grã-Bretanha em 2021 e que agora se publica em Portugal, vem suprir definitivamente essa lacuna.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/pessoa-uma-biografia/24788783

  • “Manual de criminologia e vitimologia”

    “Entre a criminologia e a vitimologia, mais do que discrepâncias, encontramos "pontes" e ligações que não são de desprezar, mas sim de ser salientadas, de modo que se procurem mais e melhores interpretações do fenómeno do crime e das vítimas por ele atingidas. Na verdade, não raras vezes, as figuras do ofensor e da vítima cruzam-se num mesmo indivíduo, que ora assume um desses papéis ora enverga o outro, dependendo de aspetos contextuais e circunstanciais.

     

    A presente obra constitui-se como um manual de referência, reunindo textos escritos por especialistas que se dedicam a ambos os domínios: o da criminologia e o da vitimologia. Uma obra útil e necessária para estudantes e profissionais que estudam e trabalham nas diferentes áreas do combate ao crime e que representam uma consciência moral e ética da estrutura sociocultural.

     

    Conteúdos abordados na Parte I - Criminologia:

    Análise de risco, perigosidade e reincidência | Avaliação pericial | Ciência criminal | Crime organizado | Criminal profiling | Criminologia forense | Criminologia, desvio e justiça | Delinquência juvenil | Doença mental | Justiça tutelar | Prevenção criminal e policiamento | Psicologia forense | Psicologia investigativa | Reinserção social | Relação droga-crime | Sistema prisional

     

    Conteúdos abordados na Parte II - Vitimologia:

    Cibercrime | Crime | Direitos da criança | Direitos humanos | Forças de segurança | Género | Justiça restaurativa e mediação | Políticas sociais de apoio à vítima | Sistema de justiça | Violência em relações de intimidade | Violência infantil e juvenil | Violência intergeracional | Vitimologia forense | Vitimação institucional | Vitimação de populações desviantes e de migrantes (refugiados)”

     

    https://www.wook.pt/livro/manual-de-criminologia-e-vitimologia-laura-m-nunes/25536471

  • “Instrumentação e medidas” de Pedro M. Ramos

    “Esta obra, que aborda diversos temas da Metrologia, nomeadamente elétrica, dirige-se a todos os engenheiros e técnicos com interesses nessa área, nomeadamente a Engenheiros Eletrotécnicos, Engenheiros Eletrónicos, Engenheiros Aeroespaciais e Engenheiros Físicos.

     

    Os diversos assuntos são tratados de uma forma eminentemente objetiva com o suporte teórico que se considera essencial para um leitor com conhecimentos básicos em circuitos e sistemas elétricos e eletrónicos.

     

    Destacam-se os principais temas abordados:

     

    - Conceitos metrológicos fundamentais

    - Instrumentos digitais e analógicos

    - Aquisição de sinais

    - Medição de grandezas

    - Sistemas automáticos de medida

     

    Pretende-se, também, que esta publicação sirva de suporte ao ensino a cursos de licenciatura e mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e afins. Nesse sentido, a generalidade dos capítulos propõe problemas com soluções e, no final do livro, apresentam-se exemplos de exames, e respetivas soluções, de Instrumentação e Medidas, unidade curricular do Curso em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico.

     

    - Introdução à metrologia

    - Módulos funcionais

    - Geradores

    - Instrumentos analógicos

    - Instrumentos digitais

    - Instrumentos de visualização

    - Aquisição de sinais

    - Medição de grandezas

    - Sistemas automáticos de medida

    - Compatibilidade eletromagnética.”

     

    https://www.wook.pt/livro/instrumentacao-e-medidas-pedro-m-ramos/25878302

  • “Conversas em Princeton” de Mario Vargas Llosa

    “Nunca a boa literatura teve tanta importância na vida e na formação de leitores atentos ao mundo. E nunca Mario Vargas Llosa foi tão sábio e eloquente.

     

    Este livro resulta das conversas que decorreram nos encontros com um pequeno e estimulante grupo de alunos da Universidade de Princeton, que, nas palavras de Vargas Llosa, sabiam mais da construção da sua obra do que ele próprio. Há, assim, a perspetiva do autor, que revela o processo criativo na base dos seus romances; a de Rubén Gallo, que analisa os diferentes sentidos que as obras de Vargas Llosa assumiram no momento da publicação; e a dos estudantes, cujas reflexões e interrogações dão voz a milhões de leitores de Vargas Llosa.

     

    Subordinados ao grande tema «literatura, jornalismo e política», há digressões por outros subtemas que foram sendo introduzidos e discutidos de forma muito fluida e informal, mas sempre com grande rigor e profundidade: teorias do romance, jornalismo e literatura, a ameaça do terrorismo no século xxi - além das histórias e das muitas personagens de livros que mudaram o destino da literatura.

    O livro encerra com um texto de Vargas Llosa escrito depois dos atentados à redação do Charlie Hebdo e ao Bataclan, em Paris.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/conversas-em-princeton/21332354

  • “Reconstituïção portuguesa”

    “Um manifesto que transforma um símbolo do fascismo em gritos poéticos de liberdade.

     

    Inspirados na técnica de blackout poetry, um coletivo de poetas e ilustradores liderado por Viton Araújo e Diego Tórgo aplicou o infame lápis azul sobre as palavras da Constituição fascista de 1933 até que dela se erguessem, apenas, poemas e ilustrações exaltando os valores de Abril: humanidade, liberdade, justiça, igualdade.

     

    No ano em que se celebram 48 anos sobre o 25 de Abril e em que os dias passados em democracia superam, finalmente, os dias sofridos sob o jugo do fascismo, Reconstituição assume-se como um exercício de liberdade poética que celebra um sonho e constrói um futuro: o da liberdade.

     

    Um projeto artístico e político que desconstrói a constituição fascista de 1933, distorcendo e subvertendo as suas palavras, imprimindo-lhe a mesma censura que o Estado Novo exerceu sobre as liberdades dos cidadãos portugueses, até restar apenas a mensagem de Abril.

     

    Participam neste livro: Filipe Homem Fonseca, Gilson Barreto (Dela Mantra), Gisela Casimiro, DJ Huba, João Silveira, Jorgette Dumby, José Anjos, Li Alves, Lila Tiago, Lucerna do Moco, Luís Perdigão, Maria Giulia Pinheiro, Marina Ferraz, Miguel Antunes, Nilson Muniz, Nuno Piteira, Paola D’Agostino, Rita Capucho, Rita Taborda Duarte, Sérgio Coutinho.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/reconstituicao-portuguesa-viton-araujo/26839241

  • “De bestial a besta!” de James Patterson

    “Estou prestes a embarcar na visita de estudo mais louca de sempre!

     

    Coisas que podem correr (mesmo) mal:

    - Causar uma tempestade de vómitos durante um voo de dez horas;

    - Tentar roubar (sem querer) um tesouro real;

    - Ficar completamente perdido numa cidade gigante sem dinheiro nem telemóvel;

    - Querer sair com a namorada daquele que passará a ser o meu (maior) inimigo;

     

    Mas a PIOR COISA que podia acontecer seria: ter de partilhar o quarto com o MILLER, O TERRÍVEL, (sim, esse mesmo!) e…

     

    Não ter para onde fugir!

    Este é o 9.º volume de uma das coleções juvenis de maior sucesso em Portugal.

    Autor de sucesso no nosso país e em todo o mundo, James Patterson já vendeu mais de 375 milhões de livros.”

     

    https://www.wook.pt/livro/escola-9-de-bestial-a-besta-james-patterson/21892048

  • “O quiosque” de Anete Melece

    “A Olga é dona do quiosque mais famoso do bairro. Todos os dias, sorridente, diz olá aos seus fregueses e sabe de cor o que querem.

     

    O quiosque é a sua vida. Mas, às vezes, a Olga gostava de sair, viajar e visitar as mais belas praias ao pôr do sol. Certa manhã, uma série de acontecimentos inesperados vira o mundo da Olga literalmente de pernas para o ar. Querem saber o que acontece a seguir?

     

    Um álbum inusitado e divertido, que nos inspira a ir ao encontro dos nossos sonhos!”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-quiosque-anete-melece/27011939

  • “A ferrovia em Portugal” de Francisco Furtado

    "No século XIX, o comboio significava progresso. No século seguinte, entrou em declínio. E hoje? Sabia que Portugal é o país europeu onde o peso do comboio no movimento de mercadorias mais aumentou na última década e o principal operador do setor é rentável? E que a tendência recente é de crescimento no transporte de passageiros, sobretudo no longo curso entre as principais cidades e no serviço suburbano?

    Este ensaio analisa e explica a evolução de mais de século e meio de existência do caminho de ferro português. Defende a ferrovia como alavanca do desenvolvimento económico, fundamental para setores estratégicos como os portos ou uma melhor organização do território, e o comboio como o único modo de transporte já largamente eletrificado, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis importados e as emissões poluentes.

    Por fim, expõe prioridades e diretrizes para maximizar o potencial da ferrovia no século XXI. Porque o comboio português pode e deve ir cada vez mais longe.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-ferrovia-em-portugal-francisco-furtado/23788782

  • “Segue-me!”

    “Explora o mundo e vira as páginas deste livro com o teu bebé.

     

    Um livro com texturas e imagens a preto e branco, inspirado no método de Maria Montessori.”

     

    https://www.wook.pt/livro/segue-me-agnese-baruzzi/25838239

  • “A minha família” de António Mota

    “Sabes o significado da palavra família? Em que pensas quando a ouves? O que te faz lembrar?

     

    A mim faz-me lembrar um enorme bando de pássaros. Pássaros a voar, pássaros a dormir, pássaros a trabalhar, pássaros a nascer, pássaros a envelhecer… vem daí e entra nesta minha palavra-ninho.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-minha-familia-antonio-mota/26895798

  • “Princípios para investir com sucesso” de Burton G. Malkiel

    “Nas últimas décadas, os livros de Malkiel e de Ellis, ajudaram milhões de pessoas a entender o essencial sobre investimentos e concretização de objetivos financeiros.

    Um equívoco comum entre a generalidade das pessoas é que o investimento bem-sucedido requer muito dinheiro, um portefólio complicado ou uma compreensão detalhada dos mercados. Na verdade, muitas vezes é a abordagem mais simples que alcança resultados.

     

    Neste livro, Burton G. Malkiel e Charles D. Ellis oferecem-nos os ensinamentos necessários para minimizar riscos e ter sucesso enquanto nos focamos em investimentos de longo prazo.

    A abordagem do investidor deve ser equilibrada, diversificada e, mais importante: barata; quanto mais gasta para ganhar um certo lucro, menos guarda para si.

    Não deixe que lhe digam que investir é demasiado complexo. Os ensinamentos aqui contidos são simples e claros. O objetivo é aumentar a sua segurança financeira e ajudá-lo a tomar melhores decisões e a trilhar o caminho certo em direção ao êxito financeiro.”

     

    https://www.wook.pt/livro/principios-para-investir-com-sucesso-burton-g-malkiel/26877149

  • “Seja um super-humano!” de Manuel Pinto Coelho

    "A celebrar 50 anos de prática clínica, o Doutor Manuel Pinto Coelho mostra-nos neste novo livro, de forma positiva, simples e inovadora, como já nos vem habituando, a cuidar de nós de maneira a sabermos prevenir as patologias mais comuns e a vivermos de forma mais feliz e equilibrada.

     

    Em Seja um Super-Humano! vamos descobrir 50 coisas que podemos facilmente pôr em prática no nosso quotidiano, que estão acessíveis a qualquer pessoa e que vão mudar a sua vida para melhor, para sempre.

     

    O autor consegue mais uma vez, com este seu novo livro, trazer informações fundamentadas nos estudos mais recentes, acompanhadas de gestos e dicas que vão surpreender os leitores e ajudá-los a conquistar a saúde plena.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/seja-um-super-humano-manuel-pinto-coelho/26875694

  • “O rebelde” de Nuno Caravela

    “O Rebelde é o 20.º volume da coleção 100% portuguesa que tem provocado muitas gargalhadas nos jovens leitores!

     

    Este livro, vindo dos confins do tempo, está repleto de aventuras e gargalhadas. Tudo por causa de um grupo muito especial de amigos: o Tocha, a Ruby, o Menir, o Kromeleque, o Tzick e o Sabre.

    Eles são o Bando das Cavernas!

    Há quem diga que ler é uma seca. Sobretudo, o Rebelde, um miúdo traquinas que sempre que pode foge da escola.

     

    Conseguirá o Bando fazê-lo mudar de ideias?

    Acompanha-o nesta viagem até ao incrível Reino das Páginas onde vivem enguias-esferográficas, frutos-letras e cisnes-grafitis.

    Um Reino tão maravilhoso que até o Rebelde ficará espantado com tudo o que por lá anda.

     

    Uma coisa é certa: neste livro, a cada página que virares, a diversão será maior. Já sabes como é… junta-te ao Bando!

     

    Lê todas as aventuras do teu Bando preferido!”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-bando-das-cavernas-n-20-nuno-caravela/21479191

  • “A urgência do impossível” de Adalberto Alves

    “O espaço mental está no sul.

    Não apenas o espaço mental: a dúctil sensibilidade, o gume do alfange, a respiração voluptuosa, o "luxo arrepiante", a representação visual de emoções íntimas, ornadas de arcos, ocultadas por reixas.

    Há uma delicadeza singular nestes poemas.

    Porventura a delicadeza das civilizações do oásis: ilhas transfiguradas pelo azul-paraíso sob uma lua crescente, cercadas sem remédio pelo sol mortal do deserto.

    Aí todo o espaço é tempo medido, gestos inspirados, perfeitos, ainda que sob a exigência de regras absolutas e imperativas: o dogma, a sua recitação incessante, na voz, no branco estuque que, no despojado furor de uma ideia estética, se pode repetir numa emoção infinita.

    Os poemas deslumbraram-me. a voz é tua. E o que de melhor posso dizer da tua obra?: a ela retorno e encanto-me sempre... com emoção.

    João Esteves Pinto, (Escritor)”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-urgencia-do-impossivel-adalberto-alves/22065006

  • “Em breve” de Morris Gleitzman

    “«Em breve, espero, o mundo será um lugar seguro e feliz. Mas esta manhã ainda não o é.»

     

    Estamos na Polónia, em 1945, e Felix, um rapaz judeu de 13 anos, vive escondido com Gabriel, de 42 anos, o seu único amigo. Este vai conseguindo comida consertando todo o tipo de coisas que lhe pedem. Felix ajuda-o e socorre quem pode com os seus conhecimentos de medicina.

     

    A guerra terminou, mas por todo o lado há um clima de violência, desespero e desconfiança. As casas estão destruídas, os serviços básicos quase não funcionam, as pessoas têm fome e é difícil saber em quem confiar.

     

    Numa das suas saídas do esconderijo, Felix conhece Anya, uma rapariga misteriosa de quem acaba por se tornar amigo. Noutra saída entregam-lhe um bebé órfão que ele não consegue abandonar e que leva para casa. Até que, por fim, a sua vida se cruza com a de outra pessoa: o enigmático doutor Lipzyk. Este encontro vai marcar as suas vidas para sempre.

     

    Mesmo num período de violência e caos, como é sempre um pós-guerra, Felix continua a ter esperança, coragem e bondade. Ele tudo fará para fazer a sua parte na reconstrução de um mundo melhor.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/em-breve-morris-gleitzman/23922081

  • “Mão verde II: livro & disco” de Capicua

    “Trata-se de um livro-disco ecologista que cruza a música e a educação ambiental, dedicado a crianças, para descobrir e viver em família.

     

    A Mão Verde começou por ser um concerto de música para crianças que se transformou num livro-disco ecologista em 2016. O seu incrível acolhimento, junto de crianças, famílias e comunidade escolar, com vários exemplares vendidos e concertos por todo o País, precipitou a vontade de concretizar um novo capítulo.

     

    Assim nasce Mão Verde II, um livro com rimas e lengalengas escritas por Capicua, sobre plantas, animais, pessoas, insetos, flores, frutos, coisas sérias e coisas boas. Além de pequenos poemas e muitas notas informativas, que ajudam a perceber melhor os temas abordados e que foram escritos com a ajuda de Luís Alves, do Cantinho das Aromáticas.

     

    Com ilustrações de Mantraste, o livro é acompanhado de um disco com dez canções e dois poemas musicados com letras escritas por Capicua e música composta por Pedro Geraldes, Francisca Cortesão e António Serginho.

     

    Um livro-disco ou, como diz a Capicua, um lisco-divro para verdes e maduros.

     

    Mão Verde O nome vem da expressão francesa avoir la main verte, que quer dizer ter o dom de cuidar das plantas ou jeito para a jardinagem. A cor verde está associada às plantas e à natureza e por isso também à ecologia. Ser verde significa ser amigo do ambiente.”

     

    https://www.wook.pt/livro/mao-verde-ii-capicua/26731937

  • “O regresso dos andorinhões” de Fernando Aramburu

    “Toni, um professor de Filosofia zangado com o mundo, decide pôr fim à vida. Por mais livros que tenha lido, Toni confessa que há coisas que não entende, e acredita que já viveu o que tinha de viver. Meticuloso e sereno, escolheu a data: dentro de um ano. Até lá, tentará colocar todos os seus assuntos em dia e descobrir as verdadeiras razões desta resolução. Mas apenas o regresso dos andorinhões, na primavera, confirmará se tomou a decisão certa.

    Durante a contagem decrescente que vai de 1 de agosto de 2018 até à data escolhida para o suicídio, Toni desfaz-se gradualmente dos seus pertences e, todas as noites, no apartamento que partilha com a cadela Pepa, dedica-se a escrever uma crónica pessoal, dura e descrente, mas não menos terna e cheia de humor.

     

    Na sucessão de episódios amorosos e familiares de uma constelação humana viciante, Toni, um homem desorientado, mas determinado a contar as suas ruínas, dá-nos, paradoxalmente, uma lição de vida inesquecível. “

     

    https://www.wook.pt/livro/o-regresso-dos-andorinhoes-fernando-aramburu/26895801

  • “Na minha morte” de William Faulkner

    “Na Minha Morte é o relato, às vezes cómico, às vezes grotesco, do esforço de uma humilde família rural para cumprir a promessa que o pai fez à mulher moribunda: Addie Bundren deseja ser enterrada junto à sua família, na cidade de Jefferson, a cerca de sessenta quilómetros do sítio onde moram.

     

    Esta viagem atribulada, atrasada pelas cheias e pelo fogo, demora nove dias. Durante toda a sua absurda e quixotesca provação, os membros da família demonstram um profundo respeito pelo desejo da mãe, mas também eles têm os seus próprios desejos, e talvez os possam satisfazer nesta oportunidade de visita à cidade.

     

    Recorrendo ao monólogo interior e alternado de quinze narradores com vários graus de coerência e intensidade emocional, William Faulkner constrói um romance poderoso, profundo e inovador, onde explora a natureza da dor, da comunidade e da família. O resultado é um dos melhores e mais amados romances do século XX.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/na-minha-morte-william-faulkner/26895828

  • “Uma flor no silêncio” de Adalberto Alves

    “«Falo de Adalberto Alves, poeta, pensador, escritor, ensaísta, arabista, historiador, conferencista e jurista e que é um dos nossos melhores no panorama da Literatura Portuguesa.

    A sua poesia é a de um buscador incessante da luz do Conhecimento. Para ele o Mundo é uma Pedra Sagrada onde se reflectem as faces do Deserto na sua infinidade, de variantes, assumindo nelas a estética da solidão, unidas à Vertigem do Ser. É este Oriente/Orientação que percorre a obra do poeta no seu eu mais profundo, nessa totalidade, nessa unidade que conecta o mundo exterior à vida interna. Ele fala do Destino, que é o mesmo que abordar o Tempo, de um ponto de vista sufi. o seu Destino cumpre-se na existenciação. Não lhe resta senão servir o Belo, dando-lhe corpo, dimensão e rigor existencial. Diria que o nosso poeta-filósofo ocupa o centro de um quadrado, representando cada canto um elemento constituinte da pessoa humana, a saber: razão, sensorialidade, sentimento e intuição».”

     

    https://www.wook.pt/livro/uma-flor-no-silencio-adalberto-alves/27146282

     

  • “Não quero ir à escola!” de Erine Savannah

    “Este livro apresenta alguns dos melhores argumentos das crianças para não irem à escola e os contra-argumentos que os adultos podem usar para as convencerem do contrário.

     

    Dicas simples e úteis para desmanchar desculpas e suavizar birras!”

     

    https://www.wook.pt/livro/nao-quero-ir-a-escola-marie-bretin/26798464

  • “Não quero ir dormir!” de Erine Savannah

    “Este livro apresenta alguns dos melhores argumentos das crianças para não irem à escola e os contra-argumentos que os adultos podem usar para as convencerem do contrário.

     

    Dicas simples e úteis para desmanchar desculpas e suavizar birras!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/nao-quero-ir-dormir-marie-bretin/26798463

  • “Avó, onde é que estavas no 25 de abril?” de Ana Markl

    “O que sabes sobre o 25 de Abril? Está bem, é feriado. Mas o que mudou na nossa vida e porque é que há pessoas a passear com cravos nesse dia?

     

    O curioso Manu está de volta e quer saber mais sobre este momento histórico, até porque planeia fazer a sua própria revolução. Mas, desta vez, precisa da ajuda de quem viveu esse tempo: a sua avó.

     

    Junta-te ao Manu nesta viagem pela memória. Descobre, afinal, para que é que se fez o 25 de Abril. E não te esqueças de comer brócolos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/avo-onde-e-que-estavas-no-25-de-abril-ana-markl/26776884

  • “Que planeta é este?” de Eduarda Lima

    “Era uma noite como outra qualquer. Quando, de repente, sem aviso... TZZZZR! A cidade inteira ficou às escuras.

     

    Sem luz e sem Internet, lá se foi a reunião da mãe, o jantar do pai, a conversa da irmã com as amigas... Apagam-se os ecrãs, mas abre-se um livro e assim começa esta aventura. Atravessamos desertos alienígenas no Iémen e mares de mil cores na Austrália. Do Alasca à Papua-Nova Guiné, somos surpreendidos por aves do paraíso, árvores ancestrais e luzes que dançam no céu. Uau!

     

    A premiada ilustradora Eduarda Lima faz-nos um convite irresistível: olhar lá para fora e redescobrir este planeta, cujo amanhã está nas nossas mãos construir.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/que-planeta-e-este-eduarda-lima/26838820

  • “Querido monstro” de Dita Zipfel

    “O nosso querido Monstro está um pouco dececionado.... É que ele esforçou-se muito para encontrar a criança perfeita e um quarto onde viver. Escondeu-se debaixo da cama e planeou pregar sustos terríveis, os mais assustadores de sempre! Fez sons aterrorizantes com o nariz e estalou os ossos, afiou os dentes, pôs os cabelos em pé, até projetou sombras monstruosas nas paredes. Fez tudo, tudo mesmo para tentar assustar a criança. Mas nada resultou. Ela continuava a dormir tranquilamente na sua caminha, sorria durante o sono, e por vezes até roncava! Não tinha um pingo de medo. E isso deixava o nosso querido Monstro mesmo muito zangado e frustrado! Por isso decidiu despedir-se e ir embora.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/querido-monstro-dita-zipfel/26692309

  • “O esquilo e as bolotas perdidas” de Ana Stilwell

    “Sabiam que os esquilos se esquecem de onde guardam quase 74% das bolotas que esconderam? Será que os esquilos são tontos? Ou serão muito sábios a ajudar o planeta? ...

    Nesta história vamos perceber que é importante saber olhar para as coisas de uma forma diferente e não desistir. O que pode parecer mau, pode transformar-se em algo bom. Neste caso, o esquilo vai perder uma competição, mas os conselhos da avó vão ajudá-lo a perceber que das bolotas perdidas vão nascer muitos carvalhos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-esquilo-e-as-bolotas-perdidas-ana-stilwell/26839181

  • “As praias de Portugal” de Ramalho Ortigão

    “Neste guia da costa portuguesa, Ramalho Ortigão explora as características das praias e das suas terras, fornecendo preciosa informação social, geográfica, histórica - e até científica. A escrita é tão despretensiosa que num mesmo capítulo se podia falar de carapaus e d’Os Lusíadas, de pianos e de aristocracia, da toilette e do pinhal, dos piqueniques, das tribos e dos hotéis. Ainda que o universo balnear de hoje seja muito diferente do de então - feito de toldos brancos, véus enfunados e leques de senhoras (o livro tem a primeira publicação em 1876) -, este guia da época balnear desenha uma visão do país atlântico, voltado para a celebração do Estio e da vida em sociedade: a frescura marítima, a observação da paisagem, o descanso e a deambulação, o conhecimento e o contacto com habitantes locais, a comida e a diversão mundana.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/as-praias-de-portugal/26697440

  • “Aniquilação” de Michel Houellebecq

    “Aniquilação projeta diante do leitor um futuro próximo, à luz melancólica do declínio do Ocidente, um dos grandes temas de Michel Houellebecq.

     

    O romance abre com uns bizarros vídeos que se tornaram virais online num deles, o ministro da Economia francês é guilhotinado. Logo a seguir, há uma série de atentados terroristas. Estes acontecimentos lançam o alarme em França, onde decorre uma fervorosa campanha para as eleições presidenciais, na qual reconhecemos vários dos peões do jogo político europeu atual. Qualquer semelhança com pessoas reais é puramente deliberada.

     

    O protagonista, Paul Raison é uma personagem maior que a vida. Alto funcionário ministerial, aproxima se dos cinquenta anos e acomodou se à miséria afetiva e sexual. Prudence a sua mulher, tornou se vegan e adepta do Wicca, um movimento religioso neopagão. O casal vive num apartamento em Paris, onde se cruza cada vez menos.

     

    É a partir deste cenário que Aniquilação entretece dois fios distintos o público e o privado mostrando se simultaneamente como thriller político e reflexão metafísica. Michel Houellebecq distancia se aqui do niilismo de que tantas vezes o acusam.”

     

    https://www.wook.pt/livro/aniquilacao-michel-houellebecq/26895757

  • “Clima: um apelo para salvar o planeta” de Dalai Lama

    “As alterações climáticas não podem continuar a ser negadas ou ignoradas, pois constituem uma ameaça à nossa existência na Terra. a cada dia que passa, mais ilhas do Pacífico desaparecem no mar, a extinção de espécies atinge proporções assustadoras e a escassez de água, que já afeta o mundo inteiro, é cada vez maior.

     

    Sua Santidade o Dalai Lama, uma das figuras mais influentes do nosso tempo, faz neste livro um apelo aos dirigentes políticos — e à humanidade — para que lutem por um mundo mais amigo do clima. É preciso reverter os efeitos da ação humana sobre a natureza, pois só assim as gerações mais jovens poderão reivindicar o seu direito a assegurarem o seu futuro.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/clima-dalai-lama/26875067

  • “Parte do teu pesadelo” de Vera Strange

    “«Minha querida e doce criança. Vai em frente. Não tenhas medo…»

     

    Shelly Anderson, de onze anos, só quer ser popular. Os seus pais separaram-se, e ela tem de recomeçar numa nova escola, com turmas diferentes, uma nova equipa de natação, e um cenário social pouco familiar. Então, e se ela só quiser que os miúdos fixes gostem dela? Será que realmente é pedir muito?

     

    Por isso, quando Shelly encontra uma misteriosa concha de náutilo que convoca a infame bruxa do mar, Úrsula, ela tem a oportunidade de fazer um acordo que a tornará em uma das raparigas mais fixes da escola. Mas quando o desejo de Shelly rapidamente se torna realidade, ela tem de descobrir como voltar atrás no pacto com a bruxa antes que isso lhe sele para sempre o seu destino.

     

    Caro leitor, pega na tua lanterna, e prepara-te para te Assustares!”

     

    https://www.wook.pt/livro/disney-sustos-n-1-vera-strange/26798475

  • “O segredo do amor, saúde e dinheiro” de Rhonda Byrne

    “Da autora do bestseller O Segredo chega-nos agora a masterclass que ensina a aplicar a Lei da Atração em três das áreas mais importantes da nossa vida: nas relações, na saúde e no dinheiro.

     

    A felicidade, o bem-estar e o sucesso estão ao alcance de todos, mas para isso precisamos de saber como atraí-los para a nossa vida. Neste minicurso, dividido em três partes, Rhonda Byrne mostra-nos detalhadamente os passos a seguir.

     

    A primeira parte ensina a usar o poder dos pensamentos positivos para atrair e manter novas e melhores relações. A segunda ajuda a aplicar a Lei da Atração à nossa saúde, recorrendo a exemplos inspiradores de pessoas que superaram doenças como dores crónicas ou depressões. A terceira revela o poder que todos temos de criar riqueza, adotando a mentalidade das pessoas ricas para atingir a prosperidade e o sucesso profissional.

     

    A partir destes processos acessíveis e impactantes, poderá experimentar uma poderosa transformação em todos os aspetos da sua vida - e para melhor.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-segredo-do-amor-saude-e-dinheiro-rhonda-byrne/26895804

  • “Queimar livros” de Richard Ovenden

    “Durante três mil anos, destruir o saber foi um objetivo comum e deliberado de várias pessoas, regimes e grupos. Esta é a extraordinária história de sobrevivência da verdade - a que os livros registam, as bibliotecas preservam e nós temos hoje, mais do que nunca, de salvar.

     

    As bibliotecas e os arquivos sofreram muitos ataques, desde a antiguidade, mas a era moderna tem sido ainda mais perniciosa para a sua sobrevivência. Hoje, o saber que guardam é alvo de tentativas de destruição brutais e de negligência intencional. Sem apoio estruturado ou investimento, lutam pela sobrevivência dia a dia. Queimar Livros conta-nos o que em três mil anos passámos e vivemos para chegar aqui.

     

    Da antiga Alexandria à contemporânea Sarajevo, passando pelo Iraque, Richard Ovenden vai aos quatro cantos do mundo e relata vividamente momentos determinantes da nossa História. Analisando as motivações por detrás dos atos, deliberados ou involuntários, de destruição do saber - políticos, culturais e religiosos -, bem como as consequências e ligações a todas as áreas da nossa vida, o autor relata também os episódios vividos por quem tentou prevenir e minimizar os efeitos destes ataques aos livros (e não só), pondo muitas vezes a própria vida em risco.

     

    Na era do imediatismo, em que todos têm opinião sobre tudo, a memória se esboroa e reina a desinformação, este livro é mais importante do que nunca. Lê-lo pode ser o primeiro passo para impedir que três mil anos de História desemboquem, no século XXI, na maior e mais terrível destruição do saber.”

     

    https://www.presenca.pt/products/queimar-livros-uma-historia-da-destruicao-do-saber

  • “Salvação mortal” de J. D. Robb

    “O passado pode ocultar segredos mortais…

     

    Segundos depois de levar o cálice aos lábios durante a celebração de um funeral, o padre Miguel Flores morre no altar assassinado pelo sangue de Cristo. A tenente Eve Dallas confirma que o vinho consagrado continha cianeto suficiente para matar um rinoceronte. Quem mataria um padre de forma tão súbita e horrível? E quem poderia ter acesso privilegiado ao vinho da comunhão?

     

    A autópsia revela detalhes surpreendentes que sugerem que o «padre Flores» não era quem parecia. Enquanto reúne as pistas que sugerem roubo de identidade, ligações a gangs e um ato profundamente pessoal de vingança, Eve espera apanhar quem cometeu este ato profano. Contudo, a descoberta de um segredo obscuro poderá trazer de volta os demónios de Eve e deitar por terra toda a investigação…”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/salvacao-mortal-j-d-robb/26857483

  • “Senhor feroz” de Ondjaki

    “o meu avô levou o seu pássaro

    dentro da sua gaiola

    e fomos todos ver o mar.

     

    nesse dia, na praia,

    um pouco de vento

    abriu a gaiola.

     

    o pássaro voou para longe de nós.

     

    a gaiola ainda era do avô.

    o pássaro já não.”

     

    https://www.wook.pt/livro/senhor-feroz-ondjaki/26798442

  • “A última lua de homem grande” de Mário Lúcio Sousa

    “Chamava-se Amílcar Cabral e foi escolhido recentemente por historiadores de todo o mundo como um dos vinte maiores líderes da História da Humanidade. Com uma vida cheia, mas apenas 49 anos e tanto por fazer, Amílcar Cabral regressa a casa certa noite para encontrar a morte à sua espera. Sem poder fugir aos tiros, cai junto do automóvel e, observando a Lua Cheia, reconstitui, em prodigiosas regressões e bastas reminiscências, todos os passos da sua vida pública e privada para compreender quem o terá assassinado e porquê, desvendando afinal a si mesmo o mistério que permanece até hoje.

     

    Usando a terceira pessoa num original e inusitado monólogo, aquele a quem os seus chamavam Homem Grande revisita a infância, a relação com a mãe, a vida de estudante, os amores, as traições, o sonho da independência para as suas duas pátrias - Guiné e Cabo Verde - e põe a nu o absurdo de uma guerra, os meandros dos interesses internacionais e os desmandos do poder em África.

     

    Finalista do Prémio LeYa em 2021, A Última Lua de Homem Grande é um romance notável com impacto mundial, que envolve a um tempo líderes de mais de vinte países - do Papa às grandes figuras do século XX - e homens e mulheres comuns, quantas vezes anónimos, de todo o mundo.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-ultima-lua-de-homem-grande-mario-lucio-sousa/26895802

  • “A entrada na guerra” de Italo Calvino

    “Inédita em Portugal, A Entrada na Guerra, uma das poucas obras de ficção autobiográfica de Calvino, reúne três magníficas histórias que nos oferecem um vislumbre da vida deste grande escritor.

     

    Situadas no verão de 1940, baseiam-se nas memórias de Calvino da sua adolescência durante a Segunda Guerra Mundial, ainda muito jovem para ser forçado a lutar no exército de Mussolini, mas suficientemente velho para ser recrutado para as organizações juvenis do Partido Nacional Fascista.

     

    Nelas, o inexperiente narrador relata a crescente inquietação de uma cidade preparando-se para a guerra, o saque de uma cidade francesa ocupada pelos italianos e as aventuras noturnas de dois adolescentes durante um blackout.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-entrada-na-guerra-italo-calvino/26798455

  • “Quando a porta fica aberta” de Luísa Sobral

    “«Ora mas quem te disse isso

    nunca ouviu falar

    do segredo dos armários

    que ganham vida ao deitar?»

     

    Ninguém imagina as mil e uma coisas fantásticas que podem acontecer dentro do armário do quarto da Emília quando se apaga a luz!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/quando-a-porta-fica-aberta-luisa-sobral/26798443

  • “A nação das plantas” de Stefano Mancuso

    “O novo bestseller de Stefano Mancuso é uma apologia, e também um manual prático, e a explanação de uma filosofia de vida, sobre o significado mais profundo e abrangente da ecologia.

    A nação mais importante e poderosa do mundo é também a menos ouvida e representada: a das plantas. Os anos mais recentes têm visto um assustador aumento da primazia dos interesses financeiros (ou da negligência política) sobre a proteção ambiental - com resultados desastrosos evidentes para todos, mas sofridos sobretudo pelos mais vulneráveis.

     

    Nesta obra fascinante e reveladora, o autor de A Revolução das Plantas explica como, mais que nosso dever, é do nosso interesse zelar pelo continuado bem-estar desta nação… até porque, por muito que achemos que pertencemos a outro reino, a verdade é que estamos irrevogavelmente enraizados nesta Nação das Plantas.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-nacao-das-plantas-stefano-mancuso/23529692

  • “Fábrica de mentiras” de Paulo Pena

    “«A desinformação é um processo, uma sequência de actos concebidos por alguém com o objectivo de manipular as convicções do maior número possível de pessoas.»

     

    Um pouco por todo o mundo, as infames fake news têm-se revelado um verdadeiro entrave à democracia e uma incubadora de ódio social. Seja no Brexit, na eleição de Trump ou de Jair Bolsonaro, o efeito da desinformação e das mentiras propagadas como se notícias fossem pode ter sido determinante para decidir o voto de muitos eleitores.

     

    Em Portugal, onde 63% das pessoas afirmam receber as notícias que as mantêm informadas através das redes sociais, mentiras meticulosamente plantadas no mural certo, à hora certa podem fazer a diferença num momento decisivo. Mas como chegámos aqui? Quem fabrica estas «notícias» e por que o faz?

     

    Numa investigação de fôlego em coordenação com organismos internacionais, o premiado jornalista Paulo Pena lança-se numa viagem aos bastidores das fake news, nacionais e internacionais, para nos mostrar que a era da desinformação chegou e que está nas nossas mãos combatê-la.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/fabrica-de-mentiras-paulo-pena/23507165

  • “Veva” de Joana Leitão de Barros

    “Genoveva de Lima Mayer Ulrich é uma mulher excêntrica que passeia o seu leopardo à trela pelas ruas de Lisboa dos anos de 1920. Organiza festas exuberantes na sua casa das Amoreiras, viaja sozinha pelo mundo, persegue caça grossa em África e convive com a alta aristocracia europeia ou até mesmo a família real britânica.

     

    Casada com o influente e sóbrio Ruy Ulrich, por duas vezes embaixador em Londres, é também novelista e dramaturga, uma intelectual que publica opinião e discorre sobre sociologia e política internacional. Opositora do nazismo e do fascismo italiano, proclama a sua anglofilia aos microfones da BBC. Gosta de provocar e embaraçar Salazar.

     

    Neste romance histórico sobre a vida atribulada de Veva de Lima, com recurso a algumas das notas e cartas mais íntimas da aristocrata, Joana Leitão de Barros conduz-nos numa viagem apaixonante ao longo do século XX, através das causas, dos amores, das desilusões e das tragédias de uma mulher portuguesa invulgarmente surpreendente; uma grande senhora do seu tempo que quebrou padrões e desafiou tabus como ninguém nesse Portugal bem-comportado que conviveu, estupefacto, com a personalidade fascinante de Veva.”

     

    https://www.wook.pt/livro/veva-joana-leitao-de-barros/26895806

     

  • “O coração do negócio” de Hubert Joly

    “Hubert Joly, anterior CEO da Best Buy, que pegou numa empresa completamente em baixo e a transformou numa líder de mercado, desvenda o seu método para conseguir resultados extraordinários pondo as pessoas no centro do investimento.

     

    As pessoas são absolutamente centrais num negócio. As empresas são organismos vivos feitos por elas, e não por máquinas ou processos inócuos e automáticos. Para as empresas crescerem, é preciso investir nas pessoas. Como? Todos devem ser ouvidos e envolvidos nos processos, para começar. Do mesmo modo, a integração num ambiente propício ao desenvolvimento de skills e à progressão de carreira é fundamental. A isto, acresce um princípio basilar: tratar o lucro como um resultado - e não como um objetivo per se.

     

    O método de Hubert Joly é fácil de perceber mas, antes de o pôr em prática, o autor abre-nos a porta para a filosofia em que assenta. Para a assimilarmos, temos de reconsiderar a forma de olhar para o trabalho e a nossa definição de empresas; temos de parar e refletir sobre o modo de incentivar as pessoas e o nosso estilo de liderança.

     

    Este é um livro essencial para repensar o paradigma do mundo do trabalho, feito de pessoas, por pessoas, para pessoas. É tempo de perspetivar a liderança com propósito e humanidade. O capitalismo pode e tem de ser reinventado, se queremos um futuro sustentável, equitativo e pleno de sucessos. É tempo de investir nas pessoas.”

     

    https://www.presenca.pt/products/o-coracao-do-negocio

  • “Abraça o medo e segue em frente” de Susan Jeffers

    “Todos temos medos que nos impedem de progredir. Vivemos numa era governada pelo medo – do fracasso, da perda, da rejeição, da mudança, da intimidade, de estar sozinho, de envelhecer...

    Com este livro, a psicóloga Susan Jeffers ajuda-nos a explorar os obstáculos que nos bloqueiam, a evitar escolhermos o caminho mais fácil e a identificar as “desculpas” que usamos para resistir a qualquer mudança.

    Abraça o Medo e Segue em Frente é uma leitura imprescindível que apresenta conselhos, técnicas e ferramentas que irão fazê-lo passar de um lugar de frustração, dor e indecisão para um lugar de energia, entusiasmo e ação.

    Este método simples e poderoso irá ajudá-lo a:

    • libertar-se da raiva e do ressentimento;
    • encontrar o trabalho que deseja;
    • criar relações positivas;
    • enfrentar as situações com autoconfiança.”

     

    https://www.wook.pt/livro/abraca-o-medo-e-segue-em-frente-susan-jeffers-phd/25538477

  • “Aves de Portugal continental” de Gonçalo Elias

    “De dois dos maiores especialistas em aves do país, surge o mais completo guia fotográfico de aves de Portugal Continental.

     

    Este livro é, no essencial, um guia de identificação com o objectivo de ajudar os leitores a fazer a correcta identificação das várias espécies de aves que ocorrem no nosso país.

     

    Em Portugal Continental já foram registadas 466 espécies de aves selvagens, das quais 294 são regulares e as outras 172 são raras.

     

    As 294 espécies de aves de ocorrência regular compõem a parte mais importante deste livro. Aqui encontrará três fotos de cada espécie, um mapa de distribuição para cada uma e um texto explicativo com vários dados sobre a ave em questão, incluindo os biométricos.

     

    Com mais de mil fotografias, a grande maioria de José Frade, este é um guia obrigatório para todos os que se interessam pelo maravilhoso mundo das aves.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/aves-de-portugal-continental-goncalo-elias/26993053

  • “Três mulheres no beiral” de Susana Piedade

    “Em plena Baixa do Porto há uma rua icónica com uma fiada de prédios, onde os modos tripeiros convivem com a música dos artistas, a sinfonia das obras, a vozearia dos bares e os bandos de turistas curiosos. É numa dessas casas que vive a octogenária Piedade desde que se lembra e onde tem amigas de longa data. Mas o terror instala-se quando - ofuscados pelo potencial deste Porto Antigo - os proprietários e investidores não olham a meios para se livrarem dos velhos inquilinos, que vão resistindo às suas ameaças como podem, mas começam a sentir na pele as represálias.

     

    Neste cenário tenso e desumano desenrola-se a história de Três Mulheres no Beiral, que é também a de uma família reunida por força das circunstâncias, mas dividida por sentimentos e interesses: Piedade, que trata a casa como gente; José Maria, o filho incapaz de se impor e tomar decisões; Madalena, a neta que regressa com a filha ao lugar onde foi criada para reviver episódios marcantes do seu passado; e Eduardo, o neto egocêntrico e conflituoso que sonha ser rico desde criança e a quem a venda da casa só pode agradar.

     

    Com personagens extremamente bem desenhadas num confronto familiar que trará ao de cima segredos que se pensavam esquecidos e enterrados, Susana Piedade mantém a expectativa até ao final neste romance notável e de rara humanidade que foi finalista do Prémio LeYa em 2021.”

     

    https://www.wook.pt/livro/tres-mulheres-no-beiral-susana-piedade/26895805

  • “Tu és perfeita como és” de Maria Nunes

    “Maria Nunes não é a típica influenciadora das redes sociais: ela tem curvas, já usou aparelho nos dentes, nem sempre está maquilhada e, às vezes, até partilha fotos de pijama. Numa era em que todos querem ser perfeitos, ela é a prova de que é possível ser-se imperfeitamente… feliz!

     

    Com quase 1 milhão de seguidores no Instagram e no TikTok, Maria Nunes inspira todos os dias os jovens a amarem-se tal como são. A escola, os amigos, os namorados e os pais, ela sabe que as coisas nem sempre são fáceis… mas há uma forma de contornar os obstáculos.

     

    Este livro vai ajudar-te: quando sentires que não tens amigos, que os teus pais não te compreendem e que é impossível conseguires safar-te na escola, a Maria tem o conselho certo para ti.

     

    Um livro repleto de dicas e conselhos e uma palavra especial para os pais!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/tu-es-perfeita-como-es-maria-nunes/26744271

  • “Esquerda e direita” de Rui Tavares

    “O que são, afinal, a esquerda e a direita políticas? Trata-se de conceitos estanques, flutuantes, ou relativos? Quando foi que começámos a usar estes termos para designar enquadramentos políticos? Esquerda e direita: Guia histórico para o século XXI é um ensaio historiográfico, político e filosófico no qual Rui Tavares responde a estas questões e explica por que razão a terminologia «esquerda / direita» não só continua a ser relevante, como poderá fazer hoje mais sentido do que nunca.”

     

    https://www.wook.pt/livro/esquerda-e-direita-guia-historico-para-o-seculo-xxi-rui-tavares/16481395

  • “Caras felizes da floresta”

    “Um livro com a forma da cabeça de um ursinho!

    Este, é um livro engraçado e original que fará com que os mais pequenos queiram aprender o nome dos animais que vivem na floresta.”

     

    https://www.wook.pt/livro/caras-felizes-da-floresta/25842671

  • “O menino que gostava de toda a gente” de Jane Porter

    “No primeiro dia no infantário, o Duarte está muito feliz e diz a toda a gente: «Gosto de ti!» Mas ninguém lhe diz o mesmo: uns gozam, outros fingem que não ouviram, e há mesmo quem fique incomodado.

    No dia seguinte, o Duarte sente-se triste e não quer voltar à escola. Mas a mãe mostra-lhe que há muitas maneiras de fazer amigos e de espalhar amor pelo mundo. Uma história sobre a importância dos pequenos gestos de afeto e acolhimento. Promove a aceitação da diferença, gestos de bondade e a inteligência emocional.

    Este livro em co-autoria, de duas autoras premiadas, recebeu uma distinção da Amnistia Internacional de livro que inspira o ativismo; venceu o 2020 Little Rebels Award e foi finalista do 2021 Derby Children’s Picture Book Award.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-menino-que-gostava-de-toda-a-gente-jane-porter/26993058

  • “Toi toi toi” de Catarina Sobral

    “Dá azar desejar boa sorte antes de um espectáculo. Sabiam?

     

    A Noa, o Óscar, a Khadija, a Sara e o Cheng são amigos e querem fazer um espectáculo. Cada um tem a sua ideia. Escrevem, ensaiam e nem sempre se entendem. Mas, diferenças artísticas à parte, tudo é possível!

     

    O novo álbum da premiada ilustradora Catarina Sobral convida-nos a entrar em cena com uma história inclusiva e divertida sobre o universo do teatro, a importância do trabalho de equipa e, também, da amizade.

     

    Preparados? Luzes, pano e... Toi Toi Toi!”

     

    https://www.wook.pt/livro/toi-toi-toi-catarina-sobral/26838817

  • “Pela graça de Deus” de Luísa Beltrão

    "Em pleno século XVI - num período em que Portugal se cumpre como Império - a fortaleza da Torre de Belém torna-se palco de uma série de crimes insólitos e violentos. Acessível por mar e aparentemente inviolável, o monumento é o símbolo máximo da expansão do reino, mas, nos seus pequenos detalhes, parece anunciar também a sua queda...

     

    António de Mello, o jovem Ouvidor da Casa do Cível encarregado de investigar as ocorrências e descobrir o autor dos homicídios, debater-se-á entre os que atribuem as mortes à sanha do demónio e os que, observando as afinidades das vítimas, creem nos planos de uma seita que deplora as mudanças que se avizinham. Porém, em vez de soluções, encontrará cada vez mais obstáculos e a ideia de que, quanto mais avançar, mais tudo ficará na mesma.

     

    Num thriller absolutamente excecional pelo qual perpassam muitas personagens históricas - de Pedro Nunes a Garcia de Orta ou Damião de Góis -, bem como temas tão diversos como a Cabala, a Inquisição, a Astrologia ou a corrupção e os atos praticados em nome de Deus, Luísa Beltrão constrói uma teia exemplar na qual o leitor se enredará tanto como o protagonista para concluir que o passado, ao contrário do que frequentemente se pratica, tem de ser compreendido, e não julgado.”

     

    https://www.wook.pt/livro/pela-graca-de-deus-luisa-beltrao/26895812

  • “O gato que salvava livros” de Sosuke Natsukawa

    “Envolto numa aura de aconchego,

    ternura e felicidade,

    este é um romance que celebra os livros,

    os gatos e as pessoas que os adoram.

     

    Na periferia da cidade, há uma livraria alfarrabista. Lá dentro, as pilhas de livros são como arranha-céus a tocar o teto. Estamos na Livros Natsuki, fundada pelo avô de Rintaro, que ali cresceu, numa espécie de refúgio extraordinário em que a leitura comandava os dias e os mundos amparados pelas lombadas não tinham fim.

     

    Depois da morte do avô, Rintaro está inconsolável e sozinho, e a vida da Livros Natsuki parece ter acabado. Mas é então que surge Tigre, um gato malhado… falante. Tigre pede ajuda a Rintaro: precisa que um verdadeiro amante de livros se junte a ele numa missão muito importante. Não há tempo a perder: é preciso salvar vários livros das mãos das pessoas que os trataram mal, os prenderam e os traíram. Juntos, partem em três viagens mágicas, e no final… Rintaro tem de enfrentar o derradeiro desafio sozinho.

     

    Uma história comovente sobre esperança, altruísmo e o enorme poder dos livros, para todos os que veem neles muito mais do que apenas um conjunto de palavras impressas em papel.”

     

    https://www.presenca.pt/products/o-gato-que-salvava-livros

  • “Os funcionários” de Olga Ravn

    “A milhões de quilómetros da Terra, num futuro longínquo, humanos e humanoides trabalham lado a lado a bordo da nave Seis-Mil. São meros funcionários. Uns nascem e morrem; outros são criados e vivem para sempre.

     

    O contacto próximo com um conjunto de objetos estranhos recolhidos no planeta Nova Descoberta altera inesperadamente o comportamento da tripulação e a perceção que cada um tem de si mesmo. Uma comissão de avaliação é chamada para recolher depoimentos e aferir os efeitos desta ligação. Serão os objetos sencientes? Estarão os humanoides a tornar-se mais humanos? Trabalhar será o mesmo que viver?

     

    Considerado pela crítica internacional uma revelação literária, Os Funcionários é um romance de ficção científica, poético e que, à laia de uma distopia moderna, lança uma crítica à supremacia do trabalho e da lógica da produtividade, ao mesmo tempo que explora as noções de identidade e felicidade.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/os-funcionarios-olga-ravn/26776847

  • “Breve história da filosofia moderna” de Roger Scruton

    “Breve História da Filosofia Moderna é um levantamento lúcido e actualizado dos filósofos e filosofias, desde René Descartes, o fundador da filosofia moderna, a Ludwig Wittgenstein. Roger Scruton tem sido amplamente elogiado pelo seu convincente tratamento da tradição filosófica e por tornar esta matéria fascinante acessível a quem se interessa pela filosofia.

     

    Neste livro, o autor reagiu ao renovado interesse pela história da filosofia, trabalhando-o de forma a ter em conta debates e estudos especializados recentes.”

     

    https://www.wook.pt/livro/breve-historia-da-filosofia-moderna-roger-scruton/25822095

  • “Uma breve história da igualdade” de Thomas Piketty

    "Thomas Piketty apresenta uma história breve mas surpreendentemente otimista do caminho da humanidade rumo à igualdade, apesar de todas as crises, catástrofes e retrocessos. Uma introdução perfeita às ideias que desenvolveu nos seus livros anteriores.

     

    É fácil sermos pessimistas acerca da desigualdade. Sabemos que aumentou acentuadamente em muitas zonas do mundo ao longo das duas últimas gerações. Ninguém tem feito mais para revelar o problema do que Piketty. Agora, num livro surpreendente e poderoso, recorda-nos que o curso da história nos dá razões para sermos otimistas. Ao longo dos séculos, demonstra ele, temos vindo a caminhar em direção a uma maior igualdade. E guia-nos com elegância e concisão pelos grandes movimentos que, para o melhor ou para o pior, moldaram o mundo moderno: o crescimento do capitalismo, revoluções, imperialismo, escravatura, guerras e a construção do Estado-providência.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/uma-breve-historia-da-igualdade-thomas-piketty/25558038

  • “A Rússia de Putin” de Darryl Cunningham

    “Dos pátios atulhados de lixo e ratazanas em Leningrado, onde cresceu, às guerras na Síria, Geórgia e na Ucrânia. Esta é a história de Vladimir Putin. Uma história imperdível ­- e genialmente ilustrada - para quem quer perceber de onde vem e o que quer aquele que hoje é um dos homens mais poderosos do mundo: como chega à KGB, como cresce dentro dos serviços secretos russos, como forma um cartel de crime à sua volta e como vê o seu nome envolvido nos brutais assassinatos de Boris Nemtso (opositor político), Anna Politkovskaya (jornalista) e do ex-espião Alexander Litvinenko.

     

    A Rússia de Putin - A ascensão de um ditador é mais um retrato gráfico brilhante de Darryl Cunningham, o premiado ilustrador britânico para quem Putin só tem uma ambição na Ucrânia: restabelecer a época dourada do poderio soviético. "O medo foi assimilado e todos são agora seus inimigos".

     

    Os envenenamentos, as influências políticas mundiais, a relação com um Ocidente - que, até à invasão da Ucrânia, fez vista grossa ao que se passava na Rússia -, as interferências do Kremlin nas eleições norte-americanas, os ciberataques e a corrupção a uma escala quase inimaginável. Tudo isto faz parte deste livro. Faz tudo parte deste brutalíssimo ditador.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-russia-de-putin-darryl-cunningham/26895818

  • “Jakob, o mentiroso” de Jurek Becker

    “Jakob, o Mentiroso é um dos mais notáveis romances sobre o Holocausto, escrito por um dos gigantes da literatura alemã do pós-guerra, que nos mostra o extraordinário poder do heroísmo e da ilusão.

     

    Entre o suspense, o sarcasmo e o humor, este é um livro que bebe das horríficas experiências do autor nos campos de concentração, mas que se foca na esperança e nos faz pensar no papel que a ficção tem para a nossa sobrevivência: um dos únicos sobreviventes, o narrador, fala-nos de Jakob Heym, um homem que se tornou herói por acaso.

     

    O que é que Jakob fez? Mentiu! Fabricou notícias falsas!

     

    Usou as suas parcas e inimaginativas palavras, sem brilho ou articulação, como arma imaterial que se revelou como o pão para a boca, essencial à sobrevivência de milhares de companheiros judeus prisioneiros.

     

    Numa narrativa comovente, quase alucinante, Becker transmite-nos, com a sua contenção, o poder emocional de uma história que se desdobra com o impacto de uma parábola moral ou de uma lenda popular.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/jakob-o-mentiroso-jurek-becker/26989986

  • “Eu já devia saber” de Bárbara Corby

    “Manu está no segundo ano da faculdade e mal pode esperar por ir viver para Lisboa. Além da melhor amiga, Camila, e do irmão por afinidade, Fred, a única pessoa capaz de a tirar do tédio em que vive é o Edu. Mas não está fácil: se há palavra para descrevê-lo é «misterioso»... Alguém conhece um tutorial no YouTube para lidar com isto?

     

    O Edu parece perfeito: é inteligente, bonito e carinhoso. Mas e se não for a pessoa certa para a Manu? E se houver outra pessoa capaz de lhe roubar o coração, alguém que esteve sempre por perto e que ela nunca foi capaz de ver de outra forma? E se… e se ela se apaixonar pela única pessoa do mundo que não pode amar?

     

    Num romance de estreia emocionante, envolvente e cheio de reviravoltas, Bárbara Corby traz-nos uma história de amor que surge onde ninguém esperava. Só que à medida que este amor se torna mais forte, verdadeiro e intenso, mais claro é para todos que simplesmente não pode acontecer.”

     

    https://www.wook.pt/livro/eu-ja-devia-saber-barbara-corby/26853336

  • “O que carregamos em nós” de Amanda Gorman

    “ISTO É MAIS

    DO QUE UM PROTESTO.

    É UMA PROMESSA.

     

    Esta é a primeira coletânea de poemas de Amanda Gorman, autora de A Colina Que Subimos. Retratando o tempo difícil que vivemos, num movimento de transformação, esperança e cura, em O Que Carregamos em Nós, a poeta explora história, linguagem, identidade e apagamento numa collage íntima e plena de imaginação.

     

    São setenta poemas, pequenos pontos de luz por entre os dias de luto e dor que temos vivido. São setenta inéditos, traduzidos por Carla Fernandes, que revelam Amanda Gorman como a nossa mensageira do passado, a nossa voz para o futuro.”

     

    https://www.presenca.pt/products/o-que-carregamos-em-nos

  • “A planta do mundo” de Stefano Mancuso

    “A terra é um mundo verde; é o planeta das plantas. As plantas constituem um sistema nevrálgico ou um mapa - uma «planta» sobre a qual se escreve o mundo humano. Este livro relata histórias de plantas que, entrelaçando-se com a história humana, se juntam para formar a grande narrativa da vida na Terra. Que papel tiveram as árvores na Revolução Francesa ou na Astronomia? Porque é que as árvores num bosque cooperam em vez de competir? Que relação têm as árvores com a música? Como é que a madeira foi usada para resolver alguns dos crimes mais famosos? Quais foram as primeiras plantas a viajar no espaço? Estas e outras perguntas são levantadas e respondidas através das histórias deste livro, que vai certamente transformar a forma como vê a paisagem ao seu redor. “

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-planta-do-mundo-stefano-mancuso/25518358

  • “Coleção "Uma aventura"” de Luís Dinis

    “O mês de setembro de 1976 avança a bom ritmo e, apesar de não chover, a brisa ligeiramente fria que se sente ao portão da Escola Preparatória Fernando Pessoa em Lisboa convida a entrar. É o que faz a Isabel, uma jovem professora, determinada em fazer deste um ano letivo inesquecível. Mal cruza o portão da escola, e ao passear o olhar pelo magote de gente que ia entrando no recinto, o seu olhar cruza-se com o de outra jovem, também ela igualmente professora, também ela com as mesmas expectativas e os mesmos anseios. É a Ana Maria Magalhães. Os seus olhares cruzam-se. Sorriem. Mal sabiam elas as aventuras que as esperavam.

     

    A partir deste dia de setembro de 1976 tudo irá mudar na vida destas duas professoras. E, de certa forma, tudo irá também mudar nas vidas de cada um de nós, futuros leitores de Uma Aventura. São as histórias desta coleção, que leva já quarenta anos de existência, que vos propomos vir descobrir neste livro. Quatro décadas de histórias e de memórias que marcaram todos os portugueses e que merecem ser contadas, recordadas e vividas. É este o convite que vos fazemos.

     

    Venham connosco descobrir as histórias de Uma Aventura.”

     

    https://www.wook.pt/livro/uma-aventura-o-segredo-do-sucesso-luis-dinis/26895827

  • “Guia de numerologia” de Joy Woodward

    “E se alguém lhe dissesse que existe uma ferramenta que pode ajudá lo a entender as motivações da sua família, dos seus amigos e dos seus colegas de trabalho, e que essa ferramenta pode contribuir para que as suas relações se tornem mais previsíveis? E se lhe dissessem que a tal ferramenta pode ajudá lo a explorar a sua intuição e a promover a confiança que deposita nas suas tomadas de decisão e nas suas escolhas de vida? Pois bem, essa ferramenta existe, e chama se Numerologia. Este livro é um guia completo centrado nesta ferramenta mística e transformadora. Nas páginas que se seguem, poderá aprender a interpretar os números, a criar configurações básicas e a compreender as vibrações subjacentes às energias das suas relações, das suas decisões e da sua vida quotidiana. Preparado para o arranque? Inauguremos, então, a sua aventura no mundo dos números!”

     

    https://www.wook.pt/livro/guia-de-numerologia-joy-woodward/26857360