Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de novembro 2022

  • “A fantástica viagem da sementinha” de Maria Isabel Loureiro

    "Era uma vez uma sementinha que se encontrava em cima de um muro."

    É assim que começa esta história que te conta uma divertida viagem. Descobre o ciclo da Natureza através da vida extraordinária desta sementinha, tão cheia de peripécias!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-fantastica-viagem-da-sementinha-maria-isabel-loureiro/26995137

  • “Crónicas do lugar do povo mais feliz da Terra” de Wole Soyinka

    “Numa Nigéria imaginada, um astuto empreendedor prospera vendendo partes de corpos para serem usadas em rituais. Quando o cirurgião Kighare Menka se apercebe de que o hospital onde trabalha se encontra no centro do fornecimento, decide-se a travar o macabro negócio. Recorre para isso ao seu antigo colega de escola, hoje um engenheiro reputado e bem-relacionado, Duyole Pitan-Payne, que está prestes a aceitar uma posição nas Nações Unidas, em Nova Iorque. Mas o caminho das investigações vê-se tragicamente barrado. Nem o doutor Menka nem Pitan-Payne imaginam quão próximo e quão poderoso é o inimigo que os ronda – e qual a extensão da teia que os circunda. Pérola literária com um engenhoso mistério para desvendar, recheado de ironia e crítica à corrupção política, social e religiosa, Crónicas do Lugar do Povo mais Feliz da Terra é um murro na mesa contra os abusos de poder, dado por um dos mais aguerridos ativistas políticos em África e um gigante da literatura mundial.”

     

    https://www.wook.pt/livro/cronicas-do-lugar-do-povo-mais-feliz-da-terra-wole-soyinka/25499200

  • “Nadar num lago à chuva” de George Saunders

    “Nos últimos vinte anos George Saunders deu aulas sobre os maiores contistas russos aos seus alunos da Universidade de Syracuse, e neste livro partilha esses ensinamentos, reunidos ao longo dos anos, recorrendo a contos de Tchékhov, Turguénev, Tolstói e Gogol, através dos quais explica como funciona a ficção e a razão pela qual nestes tempos conturbados ela é mais relevante do que nunca.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/nadar-num-lago-a-chuva-pre-publicacao/

  • “Projeções” de Karl Deisseroth

    “Karl Deisseroth tem dedicado a sua vida à compreensão da mente e é um dos raros neurologistas que são também psiquiatras e mantêm um trabalho ativo de consulta de pacientes. Daí resultou uma abordagem original na investigação da origem biológica das doenças mentais. É a partir da experiência com os seus próprios pacientes que Karl Deisseroth escreve sobre a história das emoções humanas. Numa abordagem que evoca os trabalhos de Oliver Sacks, fala-nos de casos como o de uma jovem com uma perturbação alimentar cuja mente se revolta contra impulsos tão primários como a fome e a sede, mostra como os seres humanos evoluíram para sentir alegria mas também a sua ausência ou relata o caso de uma solitária mulher uigur que, afastada da terra natal, sofre com a ausência de ligações sociais.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/projecoes-uma-historia-das-emocoes-humanas-pre-publicacao/

  • “Os teus sonhos não têm limites” de Diogo Costa

    “Um dos youtubers mais conhecidos em Portugal, Diogo Costa é idolatrado por milhares de jovens que vibram com as brincadeiras no seu canal, com os covers e os vlogs, mas também com a forma como luta sem medo para alcançar o seu maior desejo: ser músico!

     

    Num livro pensado para todos o que têm um sonho, seja ele qual for, Diogo Costa partilha histórias da sua vida pessoal e incentiva-te a derrotares os teus medos, a calares as vozes dos que não acreditam em ti e a venceres naquilo que TU quiseres.

     

    E há mais. Vais encontrar conselhos fundamentais que te podem ajudar a descomplicar a adolescência e a entrada na vida adulta: por exemplo, como lidares com os teus pais, com o bullying, como criar um canal de YouTube e muitos outros conteúdos. Um livro que não podes deixar de ler!”

     

    https://www.wook.pt/livro/os-teus-sonhos-nao-tem-limites-diogo-costa/27321080

  • “A Peppa tem uma colega nova”

    “Quem tem uma colega como a Peppa, tem tudo. Sobretudo quando se é novo na escola. Ronc!

     

    A Madame Gazela anuncia a chegada de uma menina nova à escola. A seguir, pede à Peppa para tomar conta dela e mostrar-lhe a sala de aula.

     

    Será que a Porquinha Peppa vai arranjar uma amiga nova?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-peppa-tem-uma-colega-nova-neville-astley/25261637

  • “Porque morrem os seres vivos?” de Katie Daynes

    “O que acontece quando alguém morre? Há problema em falar sobre a morte? E como podemos deixar de estar tristes?

    Encontra as respostas neste livro de abas com bonitas ilustrações.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/porque-morrem-os-seres-vivos-/25735662

  • “O futuro é história” de Masha Gessen

    “Neste livro Masha Gessen analisa o modo como, no espaço de uma geração, a Rússia mergulhou num virulento novo género de autocracia.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/o-futuro-e-historia-como-o-totalitarismo-se-apoderou-da-russia-pre-publicacao/

  • “Os quatro livros” de Yan Lianke

    “O cenário desta obra é a China dos anos 50 do século passado, um período em que as autoridades procederam ao confinamento de centenas de milhares de pessoas em campos de “re-educação” e à mobilização dos camponeses para a produção de ferro e aço. Este Grande Salto em Frente decidido pelo Partido Comunista Chinês levou a uma das maiores fomes da humanidade. Yan Lianke recorre a uma linguagem que alterna a prosa incisiva e as palavras de ordem maoistas com uma narrativa do tipo bíblico, da tradição confuciana e da mitologia grega. O primeiro dos quatro livros é a história de um adolescente ingénuo, encarregado de guardar um campo de reeducação de intelectuais, que acabará por se crucificar num tapete de flores vermelhas. As vidas abruptamente sacrificadas de milhões de mulheres e homens configuram um drama inspirado em factos reais. Foi por isso que nenhuma editora na China continental se atreveu a imprimir esta obra (saiu em Hong Kong e em Taiwan), apesar de Yan Lianke ter obtido prestigiados prémios na China, o Franz Kafka Prize em 2014, e ter sido finalista do Man Booker International Prize 2013 com Sonho da Aldeia Ding, já publicado nesta editora.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/os-quatro-livros-pre-publicacao/

  • “Corredor e rota” de Bruno Maçães

    “A estratégia chinesa Corredor e Rota é considerada a mais ambiciosa iniciativa geopolítica contemporânea. Envolvendo mais de uma centena de países por terra e mar, tem consequências em todos os aspetos da sociedade global, da economia ao turismo e à cultura, das pescas à agricultura. Simboliza a nova fase das ambições chinesas enquanto superpotência que pretende refazer a economia mundial e fazer de Pequim o novo centro do capitalismo e da globalização. Bruno Maçães aborda as diferentes etapas desta iniciativa, apontando as realizações já conseguidas e as complexidades do processo. Interroga-se sobre se o Corredor e Rota é apenas uma questão de projeção internacional e lucro. Não existirá também uma tentativa de criar novos valores, capazes de rivalizar com os do Ocidente?”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/corredor-e-rota-uma-ordem-mundial-chinesa/

  • “Jerónimo e Josefa” de José Saramago

    “José Saramago foi ao seu passado de criança buscar o material para esta narrativa literária autobiográfica. O escritor evoca o avô e a avó maternos, Jerónimo e Josefa, fala-nos do seu modo de ser e de estar, põe-nos perante a vida humana no seu esplendor de comunhão com o que existe de mais simples, natural e, afinal, mais profundo: a liberdade infantil, a partilha de valores, a ligação aos elementos da natureza, o amor, a morte.

     

    A arte pictórica de João Fazenda une-se à palavra de Saramago, interpreta-a e tradu-la. O resultado é um mundo-outro que só a memória e a arte podem construir; um mundo em que o mais real e precário se transformam no mais sublime e eterno.”

     

    https://www.almedina.net/jer-nimo-e-josefa-1663074625.html

  • “Antropoceno” de Simon L. Lewis

    “Se comprimíssemos toda a inimaginavelmente longa história da Terra num único dia, os primeiros seres humanos que se parecem connosco surgiriam menos de quatro segundos antes da meia-noite. A Terra conta agora com 7,5 mil milhões de pessoas que, em média, têm vidas mais longas e são fisicamente mais saudáveis do que em qualquer outro momento da nossa história.

     

    Nesta nossa viagem, também exterminámos vida selvagem, abatemos florestas, plantámos, domesticámos animais, emitimos poluição, criámos novas espécies e até atrasámos a próxima idade do gelo. Pela primeira vez nos 4,5 mil milhões de anos de história da Terra, uma única espécie está, cada vez mais, a ditar o futuro da mesma.

     

    No passado, meteoritos, supervulcões e o lento movimento tectónico dos continentes alteraram radicalmente o clima da Terra e as formas de vida que a povoam. Agora, existe uma nova força da natureza que está a mudar a Terra: Homo sapiens os chamados homens sábios.”

     

    https://www.wook.pt/livro/antropoceno-simon-l-lewis/27216588

  • “Emergir para respirar” de George Orwell

    “George Bowling, de quarenta e cinco anos, casado, com filhos, é um vendedor de seguros com um desejo desesperado de escapar à sua vida monótona. Receia os novos tempos — em 1939, a guerra estava iminente —, as filas para as senhas de alimentação, os soldados, a polícia secreta e a tirania. Por isso, decide voltar para o mundo da sua infância, a vila que recorda como um paraíso rural de paz e tranquilidade.

     

    Mas o que irá encontrar quando lá chegar?”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/emergir-para-respirar/

  • “Vou mudar a cozinha” de Ondjaki

    “Um ladrão calmo, uma menina com um machado, uma vaca vermelha, um vento com a exata duração de vinte e um dias, o misterioso homem silencioso, a escritora chinesa com poemas inéditos, um panda zangado e uma mulher que anuncia uma radical mudança na sua cozinha.

    Em seis contos, passando pelo Brasil, Sérvia, Macau e Luanda, Ondjaki aborda narrativas presas a um universo essencialmente feminino, oblíquo e inesperado. Por vezes em ritmo sincopado, como se do vento brotasse uma respiração; noutras, em frases curtas, aponta indagações humanas plenas de mistério.

    O último conto, que dá título ao livro, resultou numa curta-metragem escrita e realizada pelo autor. Partindo de lugares ou situações mundanas (ou não), estas páginas revelam, também, a paixão de um autor que observa, retém e (nos) devolve com minúcia alguns detalhes menos óbvios do vasto comportamento humano.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/vou-mudar-a-cozinha/

  • “Sangue turvo” de Robert Galbraith

    “Enquanto visita a família na Cornualha para ajudar a cuidar da tia doente, o detetive Cormoran Strike é abordado por uma mulher que lhe propõe investigar o misterioso desaparecimento da sua mãe, Margot Bamborough, ocorrido em 1974. Strike fica surpreendido com aquele pedido inesperado, mas resolve aceitar o desafio. Depois de consultar a sua sócia, Robin Hellacott, que está a atravessar um momento difícil - um divórcio litigioso -, juntos organizam uma ronda de visitas às testemunhas que sobreviveram e um rastreamento pormenorizado dos documentos que ainda estão disponíveis passados quarenta anos sobre o caso.

     

    Conforme investiga o desaparecimento de Margot, a dupla de detetives depara com uma história diabolicamente complexa, com pistas que envolvem cartas de tarô, um serial killer psicopata e testemunhas nas quais não é possível confiar totalmente. E mais: percebem que mesmo casos que aconteceram há décadas podem ser mortais.”

     

    https://www.presenca.pt/products/sangue-turvo

  • “Monstrocedário” de Joana Maurício

    “Poderão Monstros cheios de ideias e mil cores explicar o abecedário?

    Há para todos os gostos, só tens de os procurar. Escolhe a letra de que mais gostas, eles estão cá para te ajudar.

     

    Bem-vindo ao Monstrocedário,

    foste o primeiro a chegar!

    Agora que aqui estás,

    a aventura vai começar.

     

    Com o alfabeto dos monstros,

    vais descobrir e aprender

    que, para ler e escrever,

    precisas de o conhecer.”

     

    https://www.wook.pt/livro/monstrocedario-joana-mauricio/27370415

  • “Vou gostar de ti, aconteça o que acontecer” de Debi Gliori

    “O Pequeno tem muitas perguntas sobre o amor. O Pequeno não sabe se vão gostar dele para sempre. Mas a Mãe explica-lhe que o amor entre pais e filhos nunca tem fim. Um livro tão simples quanto tocante sobre o maior sentimento do mundo. A história que encanta milhões de leitores em todo o mundo.”

     

    https://www.presenca.pt/products/vou-gostar-de-ti-aconteca-o-que-acontecer

  • “Planeta Terra” de Gioia Alfonsi

    “Factos

    Uma enciclopédia cheia de factos fascinantes, acompanhada de ilustrações e diagramas explicativos para responder a todas as tuas questões e revelar muitas curiosidades sobre o planeta Terra.

    Atividades

    Várias atividades para compreenderes melhor os conceitos que aprendeste durante a leitura."

     

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/enciclopedia-dos-curiosos-planeta-terra/25693848

  • “Mudar” de Katy Milkman

    “Ultrapasse os obstáculos que o impedem de se transformar na pessoa que sempre quis ser.

     

    Mudar, considerado pelo The New York Times, Financial Times e Amazon um dos melhores livros sobre o tema, demonstra, através de exemplos reais, como identificar e superar os obstáculos mais comuns à mudança:

    • impulsividade
    • procrastinação
    • preguiça
    • falta de confiança
    • normas sociais

    Partindo da mais recente investigação científica, Katy Milkman, premiada investigadora comportamental norte-americana, apresenta uma abordagem inovadora que simplifica o processo de mudança. Depois de anos a estudar casos de sucesso, Milkman descobriu que o segredo para uma mudança bem-sucedida é definir uma estratégia adaptada a cada objetivo.

     

    Ao contrário do que sempre acreditámos, mudar não tem de ser difícil.”

     

    https://www.wook.pt/livro/mudar-katy-milkman/25697034

  • “Calma: o meu primeiro livro de mindfulness”

    “Ensine à sua criança as ferramentas de que ela precisa para se sentir calma.

    Neste relaxante livro, encontra exercicios simples de ioga e de respiração consciente.”

     

    https://www.wook.pt/livro/calma/27370393

  • “Cristo parou em Eboli” de Carlo Levi

    “Pequeno conjunto de casinhas empilhadas sobre um precipício de argila branca, Gagliano surge aos olhos de Carlo Levi, naquela tarde de agosto de 1935, como uma terra às portas da civilização, da História, da humanidade. «Nós não somos cristãos», dizem os seus habitantes. «Cristo parou em Eboli.» Foi para esta localidade, na região empobrecida e isolada da Lucânia, no sul de Itália, que o médico, pintor e escritor se viu enviado para confinamento por oposição ao regime fascista de Benito Mussolini. Durante os cerca de dez meses que ali viveu, Levi refletiu sobre aquela paisagem, as suas gentes e a sua resignação à pobreza, à ruralidade, à perpetuação das crenças dos antepassados. Em 1945, publicou o testemunho desta experiência, uma narrativa envolvente na qual se mistura ficção, memória, registo sociológico, ensaio e literatura de viagem. Considerada a obra-prima de Carlo Levi, Cristo Parou em Eboli foi adaptada ao cinema e estudada nas escolas italianas, permanecendo hoje como um importante retrato daquele período histórico e da divisão de um país.”

     

    https://www.livrosdobrasil.pt/produtos/ficha/cristo-parou-em-eboli/27290657

  • “Misericórdia” de Lídia Jorge

    “A história que a mãe de Lídia Jorge lhe pediu que escrevesse.

     

    Misericórdia é um dos livros mais audaciosos da literatura portuguesa dos últimos tempos. Como a autora consegue que ele seja ao mesmo tempo brutal e esperançoso, irónico e amável, misto de choro e riso, é uma verdadeira proeza.

    Não são necessárias muitas palavras para apresentá-lo – o diário do último ano de vida de uma mulher incorpora no seu relato o fulgor das existências cruzadas num ambiente concentracionário, e transforma-se no testemunho admirável da condição humana.

    Isso acontece porque o milagre da literatura está presente. Nos tempos que correm, depois do enfrentamento global de provas tão decisivas para a Humanidade, esperávamos por um livro assim. Lídia Jorge escreveu-o.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/misericordia/

  • “Filhos de duna” de Frank Herbert

    “Os Filhos de Duna são os irmãos gémeos Leto e Ghanima Atreides, cujo pai, o Imperador Paul Muad’Dib, desapareceu nos terrenos baldios do deserto de Arrakis há nove anos. Tal como o pai, os gémeos possuem habilidades excecionais, que os torna valiosos para a sua tia Alia, uma mulher manipuladora que governa o Império em nome da Casa Atreides. Enfrentando uma traição e rebeliões em duas frentes, o poder de Alia não é absoluto, e a excomungada Casa Corrino planeia uma forma de reconquistar o trono enquanto os Fremen são incitados à revolta pela enigmática figura conhecida apenas como O Pregador. Alia acredita que só acedendo à visão profética dos gémeos poderá manter o controlo sobre a sua dinastia. Mas Leto e Ghanima têm os seus próprios planos, tanto para as suas visões como para os seus destinos.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/filhos-de-duna-pre-publicacao/

  • “Infocracia” de Byung-Chul Han

    “A digitalização avança em quase todas as áreas sociais num fluxo ininterrupto. Influencia agora também a esfera política, levando a grandes alterações nos processos democráticos. As campanhas eleitorais são travadas como guerras de informação com recursos a todas as redes e meios tecnológicos e psicológicos concebíveis. Os social bots — contas falsas automatizadas nas redes sociais —, as teorias da conspiração, as fake news, os discursos de ódio influenciam a formação de opiniões e os votos. A psicometria digital e a psicopolítica são usadas para impor comportamentos que ignoram as decisões conscientes. Este novo ensaio de Byung-Chul Han analisa a atual crise da democracia como resultado da mudança estrutural da esfera pública provocada pelo recurso aos meios digitais.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/infocracia/

  • “Um dia na cidade” de Karolina Kitala

    “Nenhuma cidade tem tantas aventuras e emoção como a cidade da Freya McCloud e do Detetive Duke DeTain. Ajuda a Chefe dos Bombeiros a apagar todos os fogos e junta-te ao Detetive em perseguições loucas. No final, a tua maior recompensa é: acabar o dia com o sentimento de dever cumprido. Estás à altura do desafio?”

     

    https://www.wook.pt/livro/lego-city-um-dia-na-cidade/27370416

  • “Bethany e a besta” de Jack Meggitt-Phillips

    “«Quero que me tragas outra refeição. E sei exatamente o que quero comer… É uma coisa que nunca provei.»

     

    Ebenezer Tweezer é um jovem de 511 anos que mantém uma besta no sótão da sua mansão. Ele alimenta a fera com todo o tipo de coisas extraordinárias. Em troca, a besta vomita presentes para Ebenezer, bem como poções que o mantêm jovem e bonito.

    Mas a besta fica cada vez mais gananciosa, e no seu 512.º aniversário exige ser alimentado com uma criança bonita e suculenta. Quando Ebenezer encontra a órfã Bethany, de 10 anos, pensa que a vida (eterna) continuará normalmente. Mas Bethany não é uma menina qualquer.

     

    Vira as páginas com cuidado este livro Morde!”

     

    https://www.wook.pt/livro/bethany-e-a-besta-n-1-jack-meggitt-phillips/25448220

  • “Stray dog 2” de VanRah

    “Toru encontrou por fim Aki, que deverá proteger a partir de agora. Mas a tarefa revela-se mais difícil do que o previsto: a filha de Senri detesta os Lycans e não faz tenção de deixar que um deles entre na sua vida com essa facilidade.

     

    Todavia, quando uma vaga de assassínios, causados por um Lycan Alfa, se abate sobre Ishtar, o Bird lança o seu mais temível exorcista na pista do demónio assassino em série. Aki poderá mesmo precisar de um Karat que a defenda… e Toru de um aliado que acredite na sua inocência!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/stray-dog-n-2-vanrah/27234301

  • “Quando danças com o coração” de Nicola Yoon

    “Evie tem um poder muito especial: consegue ver o que o futuro reserva, a cada um, no que toca ao amor. Mas e quando, finalmente, vir o seu?

     

    Evie já não acredita no amor. Sobretudo desde aquela tarde em que estava a olhar para um casal a beijar-se e, subitamente, viu não só como começou a história deles, mas como iria terminar. Sim, todas as histórias de amor têm um fim, e muitas vezes é o nosso coração que se parte em mil pedaços.

     

    Enquanto Evie tenta perceber o que lhe está a acontecer, dá por si no La Brea Dance Studio a aprender danças de salão com um rapaz chamado X. Ele é tudo o que ela não é: aventureiro, apaixonado, audaz. X tem uma filosofia de vida: dizer sim a tudo - incluindo entrar num concurso de dança com uma rapariga que acabou de conhecer.

     

    Apaixonar-se por X não é, de todo, o que Evie quer. Se as visões que tem sobre o final das histórias de amor dos outros lhe ensinaram alguma coisa, foi isto: ninguém consegue escapar à dor, ninguém sai ileso. Mas quando Evie e X dançam juntos, se tocam e rodam na pista, entrelaçados, ela vê-se obrigada a questionar tudo o que pensava saber sobre a vida e o amor. Vale a pena correr o risco? Pode o amor ser a coisa mais preciosa - mesmo se não eterna - da vida, quando aprendes a dançar com o coração?”

     

    https://www.presenca.pt/products/quando-dancas-com-o-coracao

  • “Manuel” de João Gomes da Silva

    “Esta é a história de uma família e de uma comunidade, a próxima e a alargada, vista pelos olhos de quem tem de fazer uma escolha, inevitável para uns, impossível para outros.

     

    Esta é a história verídica do nascimento do Manuel, que foi escrita como uma declaração de amor a um filho.”

     

    https://www.guerraepaz.pt/inicio/892-manuel.html

  • “Horizontes” de James Poskett

    “Quando pensamos nas origens da ciência começamos geralmente na Europa, com mentes geniais como Copérnico, Newton, Darwin, Einstein… Mas a história da ciência não é nem nunca foi exclusividade da Europa. Copérnico recorreu a técnicas matemáticas desenvolvidas em textos árabes e persas.

     

    Para desenvolver as suas leis, Newton apoiou-se em observações astronómicas realizadas na Ásia e em África. Darwin consultava uma enciclopédia chinesa do século XVI enquanto escrevia A Origem das Espécies e Einstein inspirou-se no cientista bengalês Satyendra Nath Bose para desenvolver a mecânica quântica.

     

    Horizontes viaja além da Europa, num novo relato da história da ciência, com o intuito de nela inscrever os nomes esquecidos de cientistas africanos, americanos, asiáticos e do Pacífico. Esta é uma história da ciência como nunca a lemos, uma narrativa que nos leva para lá do cânone ocidental e que prova que as maiores descobertas vieram sempre da troca de ideias entre diferentes culturas.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/horizontes-james-poskett/25556658

  • “Capuchinho vermelho” de Jacob Grimm

    “Uma visita à avó pode levar-te à boca do lobo! A história que já conheces mas como nunca leste.

    Com três níveis de leitura: O texto original de 1812 dos Irmãos Grimm na sua versão original, para ler em voz alta. / Uma adaptação simples e cuidada em letras maiúsculas para os mais pequenos. / Palavras-chave em maiúsculas para acompanhar a história.

    Um livro pensado para partilhar a experiência de leitura, manter a tradição oral, com uma das histórias que moldaram o imaginário de gerações e gerações.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/capuchinho-vermelho-jacob-e-wilhelm-grimm/27370390

  • “Como ser humano” de Sophie Mort

    “Existe uma boa razão para que muitos de nós lutem contra um sofrimento que não fomos educados para entender. Em crianças, não nos ensinam a lidar com as emoções nem a questionar as nossas reações. Pelo contrário, somos treinados para sentir vergonha sempre que algo nos aflige.

     

    Quer saber como a sua infância impacta aquilo que é hoje? Como influencia a relação que tem consigo e com os outros? Como a escola, o bullying e as redes sociais que frequenta afetam o seu bem-estar emocional? Quer conhecer realmente as suas emoções, saber o que são, de onde vêm e como geri-las quando ameaçam esmagá-lo?

     

    Se sim, este livro é para si.

     

    Com enorme lucidez, a reputada psicóloga clínica Sophie Mort vai ajudá-lo a compreender a origem da sua ansiedade, insegurança e desânimo, sejam estes sentimentos persistentes ou ocasionais, e dá-lhe as ferramentas necessárias para identificar e ultrapassar traumas, padrões de comportamento, maus hábitos e ciclos negativos.

     

    Mais do que uma cura para os males que nos bloqueiam, este livro é um manual para o conhecimento do íntimo de cada um, daquilo que nos distingue uns dos outros e nos define como seres humanos. Porque só com o entendimento profundo daquilo que somos poderemos desfrutar da vida que merecemos viver.”

     

    https://www.wook.pt/livro/como-ser-humano-sophie-mort/27370408

  • “De que falamos quando falamos de violência sexual contra crianças?” de Ângelo Fernandes

    “O Conselho da Europa indica que uma em cada cinco crianças é, foi ou será vítima de violência sexual durante a infância.

    O abuso sexual de crianças é um problema com uma dimensão bem mais profunda do que comummente pensamos, mas é tema que permanece tabu e repleto de mitos. Muitas mães e pais acreditam que é algo que só acontece aos outros e que, se os seus filhos fossem vítimas, lhes iriam contar. No entanto, esta crença é falsa. A maioria das crianças não partilha a sua história de abuso sexual, o que transmite a mães, pais e pessoas cuidadoras uma falsa sensação de segurança.

     

    Por ser tabu e por não se falar abertamente deste tema, os abusadores sentem liberdade para chegar às crianças, abusar delas e silenciá-las durante anos. É urgente que mães, pais e pessoas cuidadoras se armem das ferramentas necessárias para a prevenção - ferramentas que este livro vem precisamente oferecer. De Que Falamos Quando Falamos de violência Sexual Contra Crianças ensina-nos a chamar as coisas pelos nomes, a perceber melhor o que é e como acontece a violência sexual contra crianças, e o que podemos fazer para a prevenir.”

     

    https://www.pergaminho.pt/produtos/ficha/de-que-falamos-quando-falamos-de-violencia-sexual-contra-criancas/27182237

  • “Atlas mundial da água” de David Blanchon

    “Apesar de ser indispensável aos seres humanos, a água encontra-se ameaçada, sendo por vezes mal gerida e estando, frequentemente, inacessível. Como é que podemos garantir que todas as pessoas têm acesso à água?

     

    Este atlas oferece-nos uma visão geral de vários aspectos:

     

    - A água, um recurso vital, é abundante, mas está mal distribuída, expondo desigualdades sociais e de género;

    - A água é um bem comum ameaçado pela sobre-exploração e pela poluição agrícola, industrial e urbana;

    - Preservar os recursos hídricos e a sua qualidade é um desafio sanitário e social, económico e ambiental, mas também, e acima de tudo, uma escolha política.

     

    Nesta edição, irá encontrar mais de 100 mapas e gráficos actualizados que nos oferecem uma imagem completa dos desafios que o mundo enfrenta actualmente para uma melhor gestão da água.”

     

    https://www.wook.pt/livro/atlas-mundial-da-agua-david-blanchon/27406285

  • “José Saramago: a literatura e o mal” de Carlos Nogueira

    “José Saramago não aceitava o princípio segundo o qual somos impotentes perante um sistema mundial inumano que estimula a desigualdade e a desumanidade. Para o escritor, cada um de nós pode e deve ser um factor de construção de uma nova Humanidade, convocando e aplicando dia-a-dia valores morais voltados para o bem comum.

     

    Este ensaio pretende contribuir para a compreensão da problemática do mal quer em José Saramago, quer, a partir da sua escrita e do seu pensamento, na acção individual e na prática social e política (na vida ética): o mal substantivado na História em instituições como a Inquisição, a monarquia e outras formas de governo, e em poderes económicos como o do latifúndio alentejano anterior à Revolução de Abril e o dos mercados neoliberais; e o mal como princípio não acidental do humano, tão inscrito na nossa natureza como o bem e sempre em vias de se manifestar em múltiplas e (im)previsíveis formas.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/jose-saramago-a-literatura-e-o-mal-carlos-nogueira/27235713

  • “Isabel II, rainha e mulher” de Alberto Miranda

    “Rainha à escala planetária, símbolo para toda a humanidade, conhecida nos quatro cantos do planeta, Isabel II é um verdadeiro ícone dos séculos XX e XXI.

     

    A vida oficial da rainha é pública e amplamente mediatizada, mas a sua vida privada foi sempre um verdadeiro mistério. É o mergulho nesse mistério que este livro pretende e se propõe.

     

    Como encarou o passar dos anos? Como preparou a sua sucessão? Qual o seu papel na união dos Windsor e nos elementos desestabilizadores da sua família?

     

    Além das suas responsabilidades como soberana e chefe da Igreja Anglicana, quais os seus gostos, os seus hobbies, comidas, roupas e joias? Qual a relação com as suas casas privadas?

     

    Estas e outras perguntas serão respondidas através da investigação cuidada de Alberto Miranda, suportada nos relatos de próximos e de especialistas que com ela privaram ou tiveram uma relação directa.

     

    Neste livro, o primeiro escrito em português inteiramente dedicado à Rainha, os seus 96 anos de vida e 70 de reinado são analisados numa perspetiva temática, cuja narração, plena de detalhes e curiosidades, não obedece necessariamente à cronologia.”

     

    https://www.wook.pt/livro/isabel-ii-rainha-e-mulher-alberto-miranda/27411397

  • “Sem amor” de Alice Oseman

    “Nunca tive um fraquinho por ninguém.

    Nem por rapazes, nem por raparigas, ninguém.

    O que haverá de errado comigo?

     

    Georgia nunca se apaixonou, nunca beijou ninguém, nunca teve um fraquinho, mas, como uma romântica obcecada por fanfics, tem a certeza de que um dia encontrará a pessoa certa.

     

    Acabadinha de entrar na Universidade de Durham, em Inglaterra, na companhia dos seus amigos Pip e Jason, numa cidade que lhe é estranha e muito longe de casa, ela sente-se finalmente pronta para um relacionamento.

     

    Mas quando o seu plano de romance causa estragos entre os seus amigos, Georgia acaba na sua própria comédia de erros digna de Shakespeare e, os seus sonhos e pesadelos, baralhados pela proximidade tensa com outra rapariga queer, vão causando inesperados estragos.

     

    Estará destinada a ficar sozinha? Terá andado demasiado tempo à procura da coisa errada?

     

    Sofrendo o enorme peso dos rótulos de assexualidade e arromanticidade, Georgia fica ainda mais incerta a respeito do que sente e começa a questionar por que razão, afinal, parece o amor ser tão fácil para os outros, se é tão difícil para ela.

     

    Esta história sábia e calorosa sobre identidade e autoaceitação revela a imponente escrita de Alice Oseman numa jornada para aceitar que o amor verdadeiro não se limita ao romântico.”

     

    https://www.wook.pt/livro/sem-amor-alice-oseman/27279861

  • “Finlay Donovan vai arrasar” de Elle Cosimano

    “Poderá a vida de uma mãe comum tornar-se ainda mais complicada?

     

    Mãe divorciada, escritora a enfrentar um bloqueio criativo e dona de casa com muitas faturas por pagar, Finlay Donovan não tem uma vida fácil. Como se não bastasse, o novo livro que prometeu entregar à sua agente literária ainda não está escrito, o ex-marido despediu a ama sem lhe dizer nada e a filha mais velha teve de ir para a escola com o cabelo colado com fita adesiva, depois de um pequeno incidente doméstico envolvendo uma tesoura.

     

    Quando se encontra com a agente para lhe falar sobre o processo criativo para o novo livro, a sua conversa é ouvida por alguém numa outra mesa, que a confunde com uma assassina a soldo e a contacta para matar o seu marido. Intrigada e decidida a usar a situação como inspiração para a sua próxima história, Finlay não resiste à curiosidade acerca do que terá levado aquela mulher a fazer-lhe uma proposta tão inusitada e decide aprofundar o assunto.

     

    No entanto, tudo se complica antes de ela conseguir esclarecer o mal-entendido. Quando dá por si, Finlay já se encontra envolvida numa rocambolesca trama, da qual terá dificuldades em sair. Pelo meio, terá também de lidar com a sua conturbada vida pessoal, enfrentando as agruras da maternidade, as quezílias com o ex-marido e as dificuldades de novos relacionamentos.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/finlay-donovan-vai-arrasar-elle-cosimano/27412875

  • “Jogo mortal” de Bruno M. Franco

    “Quando aceitou a ficha de casino com uma inscrição que o rapaz da bicicleta lhe deu, Helena não sabia que a sua vida ia mudar para sempre. Quando clicou no site que prometia dinheiro fácil, ela não sabia que se veria enredada num dos jogos mais doentios e mortais de sempre. Quando começam a aparecer pessoas assassinadas, os inspetores da PJ Leonardo Rosa e Marta Mateus são chamados a investigar. E o que descobrem é muito maior do que teriam imaginado.

     

    Neste segundo livro da saga «Mortal», os inspetores preferidos dos leitores portugueses voltam a trabalhar juntos ao mesmo que tempo que têm de lidar com o que sentem em relação um ao outro. Leonardo, viúvo, começou a ver a colega, a inveterada solteira Marta, de uma forma diferente. Conseguirão eles ultrapassar todas as mágoas passadas e trabalhar rapidamente para impedir mais mortes?

    Atreve-se a ler?”

     

    https://www.wook.pt/livro/jogo-mortal-bruno-m-franco/27348179

  • “Abelhas cinzentas” de Andrei Kurkov

    "Ucrânia, região do Donbass, 2017

    Pequena Starhorodivka é uma aldeia de apenas três ruas em plena Zona Cinzenta ucraniana, a terra de ninguém entre as forças nacionalistas e separatistas. Devido à violência constante de uma guerra que se arrasta há anos, todos os habitantes abandonaram a aldeia, menos dois: Sergey Sergeyich e Pashka, dois animigos de infância. Juntos, encontram formas de sobreviver, no meio de constantes bombardeamentos que não se sabe bem de onde provêm ou quais os seus alvos. Naquela aldeia, o conflito perdera há muito qualquer tipo de sentido.

    Sem eletricidade há meses, e com pouquíssima comida, Sergeyich tem um único prazer na vida: as suas abelhas. Com a chegada da primavera, o apicultor sabe que terá de as transportar para longe da Zona Cinzenta, onde elas poderão recolher o pólen em paz. Esta simples missão leva-o a conhecer combatentes e cidadãos dos dois lados da frente de batalha: nacionalistas, separatistas, ocupantes russos e tártaros da Crimeia. Para onde quer que vá, a inocência e simplicidade de Sergeyich, a par da sua moral irrepreensível, desarmam todos aqueles que encontra pelo caminho.

    Em Abelhas cinzentas, Andrei Kurkov traça, fazendo uso do seu humor desconcertante, um assombroso retrato da terrível situação que o seu país atravessa, mostrando-nos que, mesmo nos contextos mais improváveis, e por vezes da forma mais absurda, a vida encontra forma de seguir o seu rumo.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/abelhas-cinzentas/27203937

  • “Raimundo e o rei na barriga” de Sofia Fraga

    “O Raimundo acabou de descobrir que tem um rei na barriga. Só que, ao contrário daquilo que esperava, o rei que mora no avesso do seu umbigo não é simpático como os dos contos de fadas, e as suas exigências, a cada dia mais insistentes, deixam-lhe os cabelos em pé e um frio na barriga.

    Uma história divertida sobre as muitas vozes que temos dentro de nós, a algumas das quais não devemos mesmo dar ouvidos.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/infantil-e-juvenil/7-9-anos/literatura-infantil/raimundo-e-o-rei-na-barriga/

  • “O rio infinito” de Mia Couto

    “Num certo inverno, o Sol deixou de se levantar e o mundo cobriu-se de escuro e frio. Sem poder caçar, sem poder plantar, a família acreditou ter chegado o fim do mundo. Kianda pensou:

    «É preciso contra histórias às nossas crianças.»”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/infantil-e-juvenil/7-9-anos/literatura-infantil/o-rio-infinito/

  • “Como não ser devorado” de Josette Reeves

    “Recheado de belas fotografias e soberbas ilustrações, este livro promete levar-te numa espantosa viagem pelo mundo natural e dar-te a conhecer as surpreendentes estratégias que os animais e as plantas usam para não serem devorados pelos seus predadores!

    Uns assustam-nos e outros confundem-nos, alguns dão luta e muitos dão espetáculo. É a natureza em todo o seu esplendor!”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/infantil-e-juvenil/10-anos/literatura-infantil/como-nao-ser-devorado/

  • “Como plantar um unicórnio” de Rachel Morrisroe

    "Bem-vindo à loja do Sr. Apanha-Moscas. Uma misteriosa loja de plantas com as criaturas mais fascinantes... e onde tudo pode acontecer!

     

    Junta-te à Sara enquanto ela descobre os segredos para plantar unicórnios (e cria uma grande confusão com eles!) nesta aventura divertida e encantada.

    Uma história mágica e cheia de peripécias inesperadas, incluindo um monte de unicórnios trapalhões e uma avó muito fofinha.

    Anda daí, entra já na loja do Sr. Apanha-Moscas e não te esqueças (NUNCA!) de seguir as instruções.”

     

    https://www.wook.pt/livro/como-plantar-um-unicornio-rachel-morrisroe/27413185

  • “O ladrão de folhas” de Alice Hemming

    “O Esquilo está mesmo zangado!

    Ontem havia tantas folhas bonitas na sua árvore, mas... e hoje?

    Algumas desapareceram! Devem ter sido roubadas. E isso quer dizer que... Há por aí um ladrão de folhas!

    Uma história inteligente e divertida sobre um esquilo surpreendido pela inevitável mudança das estações.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-ladrao-das-folhas-alice-hemming/27370392

  • “O poder da lei” de Fernanda Pirie

    “Ao longo da História, a lei sempre foi utilizada para impor a ordem. No entanto, não é um mero instrumento de poder e de controlo social, é igualmente uma forma de as pessoas expressarem diferentes visões e contribuírem para um mundo melhor.

     

    Em O Poder da Lei, Fernanda Pirie apresenta a ascensão e queda dos sistemas jurídicos que sustentaram antigos impérios e tradições religiosas, ao mesmo tempo que mostra como assembleias tribais, mercadores e agricultores exigiram leis para definirem as suas comunidades, regularem o comércio e construírem civilizações.

     

    Apesar de os princípios jurídicos que tiveram origem na Europa nos séculos XVII a XIX dominarem o mundo, a diversidade de leis é tão grande quanto a das sociedades. Como a autora defende, o que verdadeiramente une os seres humanos é a crença de que as leis podem ser justas, combatem a opressão e criam ordem a partir do caos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-poder-da-lei-fernanda-pirie/27300042

  • “A Ágata tem ciúmes” de Anna Pignataro

    “A Ágata acha a sua prima Melanie o máximo. Em casa e no infantário, todos concordam com ela. Então porque é que a Ágata tem uma sensação estranha na barriga que parece estar a ficar cada vez mais forte?

     

    Uma história sobre compreender o outro e superar o ciúme.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-agata-tem-ciumes-anna-pignataro/23790215

  • “Personalidade e poder” de Ian Kershaw

    “Assistimos na era moderna ao aparecimento de indivíduos que controlaram um conjunto aterrador de instrumentos de controlo, persuasão e morte. Sociedades inteiras foram reconfiguradas e guerras foram combatidas, muitas vezes no desrespeito cruel pelas regras mais elementares. Na cúpula dessas sociedades estavam líderes cujas personalidades de alguma forma lhes possibilitaram fazer o que quisessem.

    O novo livro de Ian Kershaw é uma tentativa cativante, lúcida e provocadora de entender esses líderes, quer operassem a nível global (Lenine, Estaline, Hitler, Mussolini), quer tivessem um impacto sobretudo nacional (Tito e Franco). Que tinham estes líderes, e que tempos foram aqueles em que viveram, que lhes permitiu terem um poder irrestrito e mortífero? E o que suscitou o fim dessa era? Num grupo contrastante de personalidades (Churchill, De Gaulle, Adenauer, Gorbatchev, Thatcher e Kohl), Kershaw emprega as suas excepcionais qualidades para reflectir sobre como estas outras figuras tão diferentes chegaram ao poder.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/historia-e-politica/europeia-e-mundial/personalidade-e-poder/

  • “Pensar e agir como um empresário de sucesso” de Miguel Cocco

    “Não basta ter uma grande ideia ou o produto perfeito. É preciso saber comunicar e convencer.

    De nada adianta ter a melhor ideia de negócio do mundo ou ser a pessoa mais competente na sua área se não souber convencer os outros do seu valor. Empreendedor, licenciado em Psicologia e especialista em Influência e Persuasão, Miguel Cocco percebeu isso muito cedo. Hoje dedica-se a ensinar um método para dominar a comunicação persuasiva. É uma visão de 360 graus, que vai da criação do mindset certo ao desenvolvimento do carisma, passando pela ciência… de apertar a mão. Todas essas competências apontam no mesmo sentido: melhorar a sua performance, a da sua equipa ou da sua empresa; negociar e comunicar mais eficazmente com fornecedores e persuadir os clientes a comprar. Aqui vai descobrir:

     

    >Como analisar o perfil dos interlocutores;

    >Como acionar gatilhos mentais;

    >Como ler microexpressões;

    >Como usar a auto hipnose e a linguagem hipnótica.

     

    São 25 Estratégias Infalíveis de Influência e Persuasão. E vários exercícios que o ajudarão a testar e a pôr em prática tudo o que aprendeu. “

     

    https://www.bertrand.pt/livro/pensar-e-agir-como-um-empresario-de-sucesso-miguel-cocco/27348402

  • “Corações feridos” de Colleen Hoover

    “Com uma vida cheia de obstáculos, Beyah só pode contar consigo própria para alcançar um futuro melhor. Mas a poucos meses de concretizar os seus planos e deixar para trás um passado que preferia esquecer, um acontecimento inesperado obriga-a a seguir um novo rumo e procurar a única saída possível. É assim que, de um momento para o outro, se vê na Península Bolivar, no Texas, a passar os meses de verão com o pai, que mal conhece, decidida a deixar avançar os dias sem levantar grandes ondas.

     

    Tudo muda quando conhece Samson, o vizinho da casa ao lado, que exerce sobre ela um estranho fascínio, apesar de nada terem em comum, pois ela vem de uma vida de pobreza e negligência e ele de uma família rica e privilegiada. no entanto, a convivência fá-los perceber que, apesar das suas diferenças, há uma tristeza inerente que os une e atrai.

     

    É inegável que a ligação entre eles é intensa, mas os dois já traçaram o seu rumo e não querem perder o pé numa relação sem futuro. Só não estavam à espera de que a corrente pudesse arrastá-los para um mar profundo de emoções.”

     

    https://www.wook.pt/livro/coracoes-feridos-colleen-hoover/26839259

  • “O esplendor e a infâmia” de Erik Larson

    “10 de maio de 1940. O dia em que Churchill é nomeado primeiro-ministro, Adolf Hitler invade os Países Baixos e a Bélgica. Ao longo do ano seguinte, a Alemanha nazi bombardeia Inglaterra com uma intensidade inédita. Acossado, o «Velho Leão» tenta preservar, a todo o custo, o moral do seu povo… e convencer o presidente Roosevelt de que é do interesse dos Estados Unidos entrar na guerra.

    Se durante este período a vida pública de Churchill é simplesmente caótica, a sua vida privada não está melhor. Ele e Clementine, a sua mulher, confrontam-se com uma filha rebelde que não aceita a autoridade deles, e o filho, Randolph, debate-se com o adultério da mulher.

    A partir de numerosos documentos inéditos – dos diários íntimos dos protagonistas a documentos confidenciais recentemente desclassificados – Erik Larson devolve à política a sua dignidade, fazendo-nos viver ao lado de Churchill num ano absolutamente excecional. Seja no 10 de Downing Street ou na sua residência privada, este homem de recursos inesgotáveis, e sempre surpreendente, dará provas de liderança fora do comum, que lhe permitirá manter todo um país – e a sua uma família – unidos.

    Inesquecível e de leitura compulsiva, O Esplendor e a Infâmia atingiu de imediato o primeiro lugar das listas de vendas nos Estados Unidos e em Inglaterra. Foi Livro do Ano do Washington Post e Barack Obama incluiu-o na lista dos seus livros preferidos.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/historia-e-politica/europeia-e-mundial/o-esplendor-e-a-infamia/

  • “A breve vida das flores” de Valérie Perrin

    “Violette Toussaint é guarda de cemitério numa pequena vila da Borgonha. A sua vida é preenchida pelas confidências - comoventes, trágicas, cómicas - dos visitantes do cemitério e pelos seus colegas: três coveiros, três agentes funerários e um padre. E os seus dias pareciam ser assim para sempre. Até à chegada do chefe de polícia Julien Seul, que quer deixar as cinzas da mãe na campa de um desconhecido.

     

    A história de amor clandestino da mãe daquele homem afeta de tal forma Violette, que toda a dor que tentou calar vem ao de cima. É tempo de descobrir o responsável pela tragédia que afetou a sua vida.

     

    Atmosférico, tocante e - tantas vezes - hilariante, este é um romance de vida: dos que partiram e vivem em nós, da luz que se pode revelar mesmo na mais plena escuridão. Porque às vezes basta a simplicidade de um gesto, basta a frescura da água viva para nos devolver ao mundo, a nós mesmos e aos outros. «Um romance maravilhoso.»”

     

    https://www.presenca.pt/products/a-breve-vida-das-flores

  • “Qualidade: melhoria e inovação no ciclo de vida” de António Ramos Pires

    “Os modelos de melhoria e inovação devem ser utilizados em todo o ciclo de vida dos produtos e serviços, e não apenas em processos já em fase de produção ou prestação do serviço. Com a crescente redução do ciclo de vida, tem vindo a acentuar-se uma deslocação das atividades críticas para as fases iniciais de pré-produção e venda dos produtos e serviços, e em especial para a conceção e construção da interface da organização com o mercado, onde terá de se identificar o que os clientes pretendem, como percecionam a qualidade e as funcionalidades que os produtos/serviços devem possuir, bem como o preço que estarão dispostos a pagar.

     

    As decisões tomadas nestas fases podem representar cerca de 75% dos custos do ciclo de vida (custos de concepção, aquisição, exploração, manutenção e eliminação), sendo que, normalmente, estes custos não estão suficientemente identificados e relacionados com os resultados.

     

    Este livro identifica tipos de custos que devem ser autonomizados e geridos ao longo do ciclo de vida e interessa aos:

     

    • Gestores e dirigentes, ajudando a definir custos específicos do e no ciclo de vida;

     

    • Responsáveis pelos sistemas da qualidade, da inovação, e do design e desenvolvimento, ajudando na escolha de indicadores, custos e na elaboração de estimativas;

     

    • Estudantes de gestão, economia, engenharia e design, ajudando a perspetivar e calcular os custos do e no ciclo de vida.”

     

    https://www.almedina.net/qualidade-melhoria-e-inova-o-no-ciclo-de-vida-1662639366.html

  • “Ponha o seu dinheiro a trabalhar para si” de Bárbara Barroso

    “O dinheiro parado num depósito à ordem e a prazo não rende. Pelo contrário, a cada dia que passa você fica mais pobre. É preciso pôr o seu dinheiro a trabalhar para os seus objetivos. E, não, não precisa de ser rico, nem de ter uma grande poupança. Com o que tem, Bárbara Barroso, especialista em finanças pessoais, explica-lhe como orçamentar, planear, investir e multiplicar o seu dinheiro.

     

    Neste livro vai aprender, entre outras coisas, a:

    -Construir o seu fundo de emergência

    -Aprender que a 8.ª maravilha do mundo são os juros compostos

    -Quais as ações que deve ter em carteira

    -Como distinguir os diferentes PPR e escolher o melhor para si

     

    Ao longo de 7 passos simples, Bárbara Barroso apresenta-lhe um plano com as estratégias e as ferramentas de que precisa para atingir a tão desejada liberdade financeira. Antes de mais, tem de mudar a forma de se relacionar com o dinheiro: esqueça a sua mente de pobre e reprograme a sua mente para pensar como um rico. Depois é preciso fazer um planeamento financeiro, aprender a poupar de forma eficaz, diversificar as suas fontes de rendimento, investir de forma inteligente e criar uma carteira de investimentos. Os resultados não vão tardar a aparecer.”

     

    https://www.wook.pt/livro/ponha-o-seu-dinheiro-a-trabalhar-para-si-barbara-barroso/25902682

  • “A quinta dimensão” de Nona Fernández

    “Corre o ano de 1984, no Chile. Em plena ditadura militar de Augusto Pinochet, um elemento dos serviços de segurança dirige-se a uma revista oposicionista para confessar a sua participação nos piores crimes do regime. Revela nomes de agentes e de desaparecidos, moradas de centros de detenção e os métodos de tortura aplicados. A jornalista grava o seu chocante testemunho, publica esta história de terror, e escancara as portas de uma realidade paralela, de uma Quinta Dimensão, cinzenta e brutal, somente intuída pela generalidade da sociedade, incluindo a narradora, que é apenas uma criança quando vê pela primeira vez o rosto banal desse homem e as palavras «Eu torturei» na capa da revista. Este facto real, transformado em memória — ou sonho? —, irá marcar indelevelmente a sua vida adulta e a sua carreira de escritora e documentarista, levando-a a embrenhar-se, com a chave da imaginação, nessa dimensão desconhecida, nesse mundo secreto onde as rotinas da manhã, um jogo de xadrez, Iuri Gagarin ou uma série de televisão coexistem com a vida paralela de um país.”

     

    https://www.almedina.net/a-quinta-dimens-o-1663087899.html

  • “O caçador de sonhos” de Tarantini

    ““Como eu gostava de jogar à bola a sério e alcançar as estrelas!”

    Aposto que já te passou pela cabeça uma frase destas ou algo parecido.

    Chamo-me Tarantini e, como tu, tinha um sonho desde criança, que consegui realizar, com muito esforço e sacrifício – meu e dos que me são mais próximos. Mas, também, com muita esperança, fé nas minhas capacidades e a noção de que nada se consegue sem muito, mas muito trabalho!

    Esta é a minha história. O livro que gostaria de ter lido com a tua idade. Quis escrevê-lo especialmente para TI, que sonhas e não desistes; e para TI que, por vezes sentes que não és capaz.

    Porque, afinal, os sonhos não são mais do que o pontapé de saída para uma vida vivida a fundo. Força!

     

    Foi um prazer partilhar contigo a minha história. Espero que te inspire e que te faça refletir sobre os teus projetos e sonhos. E volta aqui sempre que precisares!”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-cacador-de-sonhos-tarantini/25429979

  • “A casa ocupada” de Graça Videira Lopes

    “Um brasileiro torna-viagem mandou construir um palacete à Junqueira, em Lisboa, em 1889, para nele instalar a numerosa prole que não cessou também de aumentar fora de casa. O edifício - abandonado pelos anos 1950 e ocupado na sequência da revolução de abril de 1974 - está hoje transformado num condomínio de luxo onde moram Pedro e Júlia, um jovem casal de economistas.

     

    É pela voz de Júlia - curiosa sobre o passado da casa -, mas também da sua cunhada Sofia, do namorado desta e de outros narradores, que vamos conhecendo não só as histórias das próprias personagens, mas também as que elas vão gradualmente descobrindo: a do republicano José Anastácio, o primeiro proprietário do palacete; e a do pai de Pedro e de Sofia, maoista em tempos da Revolução de 1974 e empresário de sucesso muitos anos depois.

     

    Inteligente, divertido e cheio de surpresas, este romance - finalista do Prémio LeYa em 2021 - toma as décadas anteriores à implantação da República, os anos da Revolução de Abril e os tempos atuais como contexto e cenário, para nos oferecer um retrato breve e irónico de algumas elites portuguesas, desde finais do século XIX até aos nossos dias.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-casa-ocupada-graca-videira-lopes/27348389

  • “O nosso irmão” de Clara Dupont-Monod

    “Havia uma família — pai, mãe e irmãos. Depois, nesse microclima único e irrepetível — como são todas as famílias —, nasceu um menino. Uma criança de olhos bem negros, que se perdem no vazio; uma criança sempre deitada, com bochechas rosadas e pernas translúcidas, nas quais se veem pequenas veias azuis; um bebé com um fio de voz puro e feliz, pés arqueados e palato elevado — um bebé eterno, uma criança inadaptada que traça uma linha invisível entre a família e o resto do mundo.

    Esta é a história de uma família: da que existia antes; da que se confronta com um bebé que descobrem diferente; da família que parece ir desabar e depois se transforma e reconstrói, lenta, dolorosa e amorosamente em redor de uma criança; da família que se adapta ao que cada um sente, na pele, no corpo, na alma; e da família que fica, depois daquele menino, que criou um laço inquebrantável, entre irmãos, para sempre.

    Esta é a história desse menino pelos olhos dos três irmãos: do mais velho, que o adora e protege; da irmã do meio, que se revolta e quer proteger a família; e do mais novo, que reconcilia as três vozes e une as histórias de O Nosso Irmão.”

     

    https://www.presenca.pt/products/o-nosso-irmao

  • “O pequeno unicórnio na escola”

    “Aproxima-te dos teus animais favoritos e toca neles. O que sentes? É o mesmo para o unicórnio e para a lama? Um livro com rimas adoráveis e texturas curiosas para perceberes, experimentares e divertires-te.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-pequeno-unicornio-na-escola/27348188

  • “Animais de todo o mundo” de Paula Neves

    “Dos animais do campo aos animais da selva e do deserto, este livro apresenta uma variada seleção de palavras e imagens sobre os ANIMAIS, que estimularão a criança na descoberta do mundo que a rodeia.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/infantil-e-juvenil/0-3-anos/literatura-infantil/animais-de-todo-o-mundo/

  • “O bebé tiranossauro” de Claire Lloyd

    “Desfruta de horas de surpresas! Encontra os amigos do bebé tiranossauro, que estão escondidos debaixo das abas. Cuidado, que podem saltar!”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/infantil-e-juvenil/0-3-anos/literatura-infantil/pop-ups-cucu-o-bebe-tiranossauro/

     

  • “O grande livro da nossa horta” de Blanca Millán

    “Ter uma horta em casa está ao alcance de qualquer um. Só precisas de adquirir alguns conhecimentos e de pôr mãos à obra.

     

    Neste livro vais encontrar tudo o que é necessário para criares a tua horta em casa a partir do zero.

     

    Vais descobrir o lugar perfeito para isso, os processos de sementeira e colheita, bem como as hortaliças que podes cultivar em cada época do ano para poderes tirar partido de uma enorme variedade de frutos e legumes frescos e ecológicos todos os dias.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-grande-livro-da-nossa-horta-blanca-millan/27438399

  • “Origami” de Yomikoko

    “Com este livro aprenderás a montar, passo a passo, distintos modelos de unicórnios e de outros seres mágicos, como uma coruja, um duende, um pássaro, uma bruxa ou um dragão.

     

    Podes começar com os modelos mais fáceis e ir avançando até chegar aos mais sofisticados.

     

    Prepara-te para as manualidades e diverte-te!”

     

    https://www.wook.pt/livro/origami-unicornios-e-outros-seres-magicos/27438398

  • “O gémeo de Ompanda e as suas duas almas” de Carlos Vale Ferraz

    “Castor e Pólux, duas das estrelas mais brilhantes do firmamento, gémeos mitológicos que, não conseguindo viver um sem o outro, optaram por repartir a eternidade entre o Céu e o Inferno. Mas nem toda a salvação vem dos céus… Para Atsu, gémeo negro sobrevivo a uma maldição, padecendo do sentimento de culpa por ser o que escapou, surge na figura de um amaldiçoado como ele, seu reflexo branco.

    Nos céus de Ompanda, terra das avestruzes e pátria dos cuanhamas, entre o sul de Angola e o norte da Namíbia, há momentos em que as estrelas mais brilhantes de Gémeos são visíveis. Nos de São Pedro de Moel, terra de navegantes e pátria dos portugueses, também. Entre Angola e Portugal, as vidas de Aliene (a cuanhama branca), Francisco Boavida (o branco criado por negros) e Atsu (o negro europeizado) – três lados de um triângulo de amor, ainda que não amoroso – vão-nos sendo desvendadas à luz da sua busca pela identidade. Uma demanda pela essência do ser, entre dissemelhanças pessoais e sociais, dinheiro e política, que culmina com o regresso a casa, a África.

    Com mestria, Carlos Vale Ferraz dá uma vez mais vida a personagens memoráveis, num romance indispensável.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-gemeo-de-ompanda/26732017

  • “Os abismos” de Pilar Quintana

    “Claudia tem nove anos e é filha única. A sua vida gira à volta da mãe homónima, já que o pai – com idade para ser seu avô – passa os dias no supermercado que gere com a irmã, casada às escondidas com um tipo muito mais novo. Quando, porém, uma centelha de aventura parece disparar entre este rapaz e a jovem mãe de Claudia, a crise familiar instala-se abruptamente e mergulha a Claudia adulta numa depressão profunda, durante a qual se mete na cama a ler revistas, comentando com a filha como as mortes de Grace Kelly e Natalie Wood não podem ter sido senão suicídios. E, quanto mais a pequena Claudia precisa de esperança, mais a mãe lhe cria temores que a empurram para o abismo, donde nem as bonecas regressam.

    Tomando como cenário um mundo em que as mulheres não conseguem escapar a casamentos impostos e prisões domésticas, esta é a história inquietante de como uma criança assume as revelações da mãe e os silêncios do pai para construir o seu próprio mundo, sem saber que, apesar de continuarem todos juntos, a família já ruiu há uma eternidade. Depois do sucesso internacional de A Cadela, publicado nesta mesma coleção, a escritora colombiana Pilar Quintana consolida com Os Abismos – vencedor do Prémio Alfaguara de Romance de 2021 – o lugar de destaque que conquistou nas letras hispano-americanas.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/os-abismos/

  • “Simón” de Miqui Otero

    “Este livro é uma vida inteira. A vida de Simón.

    Que abre os olhos num bar, entre duas famílias que não se falam. Que cresce à procura do primo, aquele que lhe prometeu uma vida de romance e desapareceu. Que aprende o que é a amizade junto de Estela. Que experimenta em restaurantes de luxo as receitas que aprendeu no bar. Que se finge um herói em iates e salas de bilhar. Que se obriga a caminhar para a frente em viagens que são fugas. Que se apaixona demasiado e mal. Que depressa se apercebe de que os heróis não existem, as fortunas se devem a alguma coisa e as damas não pretendem que as resgatem. Simón. Que um dia volta. Volta para começar de novo, desta vez a valer, o romance da sua vida.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/simon/

  • “A rapariga que fugiu de Auschwitz” de Ellie Midwood

    “Ninguém sai de Auschwitz com vida. Mala, prisioneira número 19880, compreende-o assim que sai do vagão que a transporta para as profundezas do inferno. Como intérprete das SS, usa a sua posição para salvar tantas vidas quantas pode, escondendo as poucas côdeas de pão que consegue guardar para alimentar aqueles que morrem de fome. Edward, prisioneiro número 531, é um preso político e veterano no campo. Ainda que se assemelhe a qualquer outro preso, mantém a sua luta como membro da Resistência. E tem um plano de fuga.

     

    Ao conhecerem-se, o negrume de Auschwitz é subitamente iluminado por uma promessa de esperança, e Mala começa a acreditar no impossível: escapar com vida de um dos lugares mais cruéis à face da Terra. E da promessa feita entre ambos - que fugirão os dois ou morrerão lado a lado - nasce uma das maiores histórias de amor dos nossos tempos.

     

    Baseado em factos verídicos, A Rapariga Que Fugiu de Auschwitz testemunha o poder da esperança no meio da mais profunda escuridão.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-rapariga-que-fugiu-de-auschwitz-ellie-midwood/27370406

  • “As conspirações que mudaram o mundo” de Frederico Duarte Carvalho

    “Da Bíblia até hoje. Uma viagem aos poderes na sombra. O mundo é um lugar cada vez mais estranho. Todos os dias ocorrem mudanças que não conseguimos compreender e que nos confrontam com uma ideia preocupante de regressão civilizacional. As notícias falam de guerras inaceitáveis e brutais, cisões no plano geoestratégico, ameaças à economia global, escassez de recursos energéticos, catástrofes naturais, destruição galopante do planeta e novas e perigosas doenças, consolidando o medo generalizado dos cidadãos e fazendo crescer a suspeita de que caminhamos a passos largos para o mergulho no abismo. Na origem deste cenário negro, feito de perigos reais que pervertem a noção de progresso e colocam em causa a nossa sobrevivência e o futuro das próximas gerações, encontramos uma longa sucessão de forças na sombra que, agora como no passado, desprezam o bem-estar da Humanidade e são movidas por ambições inconfessáveis. Neste livro empolgante, simultaneamente um despertar de consciências e um desafio aos céticos, Frederico Duarte Carvalho leva-nos uma viagem pela história a esses múltiplos poderes obscuros e às conspirações por eles orquestradas – as quais moldaram, irremediavelmente, a realidade hostil em que vivemos hoje. Com base numa investigação sólida e aprofundada, a que o autor se dedicou ao longo de três décadas enquanto jornalista, As Conspirações Que Mudaram o Mundo explora as intrincadas formas de atuação de sociedades secretas, lobbies políticos, famílias influentes e indústrias tão poderosas como a do armamento, convocando para esta narrativa fluida e apaixonante dezenas de figuras controversas – de Napoleão Bonaparte a Richard Nixon e George Bush Sr., passando por Adolf Hitler, Rudolf Hess ou Vladimir Putin – e célebres vítimas de conspirações, como os irmãos John e Robert Kennedy, Martin Luther King, o Papa João Paulo I, a princesa Diana Spencer e os governantes portugueses Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa. Um livro inquietante, esclarecedor e especialmente oportuno, numa altura em que a possibilidade de uma III Guerra Mundial, até há pouco tempo encarada como absurda, volta a pairar no horizonte.”

     

    https://www.almedina.net/as-conspira-es-que-mudaram-o-mundo-da-b-blia-at-hoje-uma-viagem-aos-poderes-na-sombra-1664360689.html

  • “O lixo na minha cabeça” de Hugo van der Ding

    “De Juliana Saavedra, a psicanalista que deixa os pacientes na merda, a Celeste da Encarnação, velha mas moderna, passando pel’ As Aventuras da Dra. Messalina, Duas Amigas, Dois Astronautas, Dates From Hell e muito, muito mais, sem esquecer – curiosamente – Esteves & Marina e as suas mocas de erva: eis uma seleção altamente criteriosa dos melhores e piores bonecos de um homem que não sabe desenhar, mas por acaso até se safa a mandar umas bocas.”

     

    https://www.almedina.net/o-lixo-na-minha-cabe-a-1659523159.html

  • “Amor cruel” de Colleen Hoover

    "Tate é enfermeira e muda-se para São Francisco, para casa do irmão Corbin, para estudar e trabalhar. Miles é piloto-aviador e mora no mesmo prédio de Corbin. Depois de se conhecerem de forma atribulada, Tate e Miles acabam por se aproximar e dar início a uma relação exclusivamente física. Para que esta relação exista, Miles impõe a Tate duas regras:

     

    «Não faças perguntas sobre o meu passado. Não esperes um futuro.»

     

    Tate aceita o desafio de manter uma relação distante, sem nenhum compromisso, nem sequer o da amizade. A relação alimenta-se assim da atração mútua entre os dois.

     

    Miles nunca fala de si nem do seu passado, e comporta-se perante Tate de acordo com as regras que ele definiu. Será Miles capaz de desvendar o que se esconde por detrás desta necessidade tão grande de se distanciar emocionalmente dos outros?

     

    E poderá algo tão cruel transformar-se numa relação bonita e duradoura?”

     

    https://www.wook.pt/livro/amor-cruel-colleen-hoover/16490019

  • “Baiôa sem data para morrer” de Rui Couceiro

    “Quando um jovem professor decide aceitar a mão que o destino lhe estende, longe está de imaginar que, desse momento em diante, de mero espectador passará a narrador e personagem da sua própria vida. Na aldeia dos avós, no Alentejo mais profundo, Joaquim Baiôa, velho faz-tudo, decidiu recuperar as casas que os proprietários haviam votado ao abandono e assim reabilitar Gorda-e-Feia, antes que a morte a venha reclamar. Eis, pois, o pretexto ideal para uma pausa no ensino e o sossegar de um quotidiano apressado imposto pela modernidade. Mas, em Gorda-e-Feia, a morte insiste em sair à rua, e a pacatez por que o jovem professor ansiava torna-se um tempo à míngua, enquanto, juntamente com Baiôa, tenta lutar contra a desertificação de um mundo condenado.

    Num romance que tanto tem de poético como de irónico, repleto de personagens memoráveis e de exuberância imaginativa, e construído como uma teia que se adensa ao ritmo da leitura, Rui Couceiro põe frente a frente dois mundos antagónicos, o urbano e o rural, e duas gerações que se encontram a meio caminho, sobre o pó que ali se tinge de vermelho, o mais novo à espera, o mais velho sem data para morrer.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/baioa-sem-data-para-morrer/27012007

  • “Contas-poupança” de Pedro Andersson

    “Com a inflação a atingir valores que há muito não se viam, a vida de muitas famílias portuguesas complicou-se mais. Depois de anos em valores negativos, a subida da Euribor foi inevitável. A escalada dos preços de bens e serviços parece não ter fim, em especial a dos combustíveis, que já atingiram máximos históricos.

     

    Saiba como manter o equilíbrio financeiro quando tudo aumenta ao mesmo tempo que os nossos salários encolhem e como pode fazer as suas poupanças crescerem para poder enfrentar o futuro com segurança e tranquilidade.

     

    Dicas para:

     

    - Lidar com a subida da Euribor

    - Saber quais os PPR mais vantajosos e como ganhar dinheiro com os ETF

    - Investir no setor imobiliário comprando e vendendo casas, mesmo com poucos recursos financeiros

    - Fintar o aumento generalizado dos preços e a inflação

    - Aprender a poupar combustível

    - Se é emigrante, poupar milhares de euros em impostos alterando a morada fiscal

    - Aprender a usar de forma inteligente o primeiro ordenado

    - Saber se pode beneficiar do Complemento de Dependência e como o solicitar

    - Atingir a paz financeira de modo a garantir um futuro sem sobressaltos”

     

    https://www.contrapontoeditores.pt/produtos/ficha/contas-poupanca-como-superar-a-inflacao-e-ganhar-com-a-crise/27255642

  • “Vamos regar os cravos” de Nanda Borghetti

    “Vamos Regar os Cravos conta a história da Margarida, uma menina sensível e empática, que reconhece na sua condição de privilegiada a responsabilidade de contribuir para um mundo mais humano.

     

    Esse livro quer ser um abraço, um cravo, um manifesto de esperança.”

     

    https://www.wook.pt/livro/vamos-regar-os-cravos-nanda-borghetti/26889463

  • “A evolução da vida na Terra” de Eliseo García

    "O processo mais maravilhoso da vida foi sua evolução, um desenvolvimento surpreendente desde o organismo mais primitivo à complexa variedade de espécies atuais.

     

    Descubra em que consiste esse processo, por que os seres vivos são do jeito que somos e de que maneira todos nós nos relacionamos como uma única grande família extraordinária.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-evolucao-da-vida-na-terra-eliseo-garcia/25457651

  • “Psicologia social e das organizações”

    “A Psicologia Social e a Psicologia Organizacional entrecruzam-se em diversas contribuições teóricas e abordagens metodológicas, bem como também numa grande diversidade de áreas de investigação e de atuação.

     

    Psicologia Social e das Organizações - Métodos, estudos e perspetivas reflete mais de vinte anos de uma vivência conjunta da Psicologia Social e da Psicologia Organizacional no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, dando a conhecer o modo como a Psicologia Social e das Organizações procura compreender e intervir ao nível da relação entre o indivíduo e os seus contextos, ou entre diferentes grupos sociais, enfatizando a importância da condução de estudos que possam contribuir para uma análise de diferentes problemáticas, quer em termos dos seus modelos conceptuais, quer nas metodologias a que recorre.

     

    Apresentando exemplos e resultados de trabalhos de pesquisa desenvolvidos nas áreas social e organizacional no âmbito do mestrado oferecido pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, este livro evidencia a diversidade possível de temáticas que se podem estudar, bem como as diversas abordagens metodológicas que podem ser adotadas em função das situações e objetivos a que se procura responder.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/psicologia-social-e-das-organizacoes-joana-alexandre/27394185

  • “Bitcoin” de Nathaniel Popper

    “Com Bitcoin: O Ouro Digital, Nathaniel Popper oferece uma visão ímpar sobre a ascensão dramática da criptomoeda como elemento de troca alternativo ao sistema monetário tradicional. É um livro jornalístico, que esclarece os detalhes de uma intrincada tecnologia - sim, o leitor vai ficar a perceber como funciona - e as suas persistentes lutas e atualizações contra utilizadores perversos, bancos e governos.

     

    Bitcoin: O Ouro Digital é, porém, mais do que essa explicação, na forma romanceada como apresenta as personalidades de um grupo de talentosos e revolucionários desajustados, que se conheceram quase todos online. De Pequim a Buenos Aires, desfilam por estas páginas os crentes - é de um pensamento ideológico, talvez filosófico, que se trata - numa mudança para uma estrutura económica mais justa, incluindo um estudante finlandês, um milionário argentino, um empresário chinês, os gémeos Tyler e Cameron Winklevoss (que afrontaram Mark Zuckerberg na criação do Facebook) e ainda o misterioso criador da Bitcoin, Satoshi Nakamoto.”

     

    https://www.wook.pt/livro/bitcoin-o-ouro-digital-nathaniel-popper/26744239

  • “A intuição da ilha” de Pilar del Río

    “Em A Intuição da Ilha. Os dias de José Saramago em Lanzarote, Pilar del Río constrói um mosaico de emoções, momentos passados e livros escritos sob a luz da ilha escolhida pelo escritor para viver. Uma forma de partilhar com os leitores acontecimentos singulares vividos n’A Casa e de contar como era a vida de José Saramago enquanto escrevia as suas obras: os passeios por Lanzarote; as ideias que davam origem aos romances; a convivência com os seus cães; os encontros na ilha com amigos como Carlos Fuentes, Ernesto Sábato, Susan Sontag ou Bertolucci; as experiências que trazia das viagens realizadas e as amizades entretanto nascidas. Um livro que procura dar a conhecer o ambiente d’A Casa e partilhá-la com os leitores.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-intuicao-da-ilha/26857397

  • “Investir”

    “Já todos ouvimos vários investidores explicar a forma «certa» de investir o nosso dinheiro. Mas quantas vezes nos revelaram eles como investem o seu próprio dinheiro? Nunca.

    Investir é o livro que vai mudar o paradigma dos conselhos sobre como, quando e de que modo devemos investir o nosso dinheiro. Nestas páginas, 25 especialistas em investimento partilham connosco de que forma gerem o seu capital nos vários mercados: como investem, poupam, gastam, doam e emprestam o seu dinheiro. Num estilo simples, realista e altamente eficaz, este grupo de gestores de portefólio, conselheiros financeiros e gestores de capitais de risco, entre outros especialistas, dão-nos, além do como, o porquê. Através das suas experiências inspiradoras, que não deixam de parte o que tiveram de ultrapassar e vencer para chegarem onde chegaram, vemos também o que é a nossa relação com o dinheiro, o que ela pode ser e o que representa em termos de valores e princípios.

    Não há apenas uma forma certa para poupar, gastar ou investir. As perspetivas sobre ações, obrigações, ativos reais, fundos e mecenato que estes investidores nos oferecem são tantas e tão diferentes que a primeira lição é só uma: a forma certa depende sempre do conhecimento do mercado, da consciência da nossa posição e de bom aconselhamento, e para isso nada melhor do que começar pela leitura de Investir.”

     

    https://www.presenca.pt/products/investir

  • “Tu atrais o que é teu” de James Allen

    “Ocasionalmente, a alma sente que encontrou paz e uma felicidade convincente através de uma religião ou de uma filosofia. Mas o dia de uma grande dor, de uma doença ou de um infortúnio acaba por chegar e afetar mentes não fortalecidas. Como podemos, então, fugir ao sofrimento e à tristeza?

     

    Segundo James Allen, um dos maiores autores de sempre na área da espiritualidade, existe um método a partir do qual podes assegurar uma prosperidade permanente, sem medo da adversidade. Para teres uma vida plena e feliz, e um caminho que te conduza à paz, é necessário compreenderes a natureza do mal, mergulhando dentro de ti e direcionando os teus próprios pensamentos.

     

    A mensagem deste livro torna-se particularmente relevante ao explorar o poder de uma mente consciente na transformação das condições de vida de cada um, e ao ensinar como tirar proveito do seu poder inato. “

     

    https://www.almedina.net/tu-atrais-o-que-teu-1663151111.html

  • “Nunca fiques onde já não estás” de Manuel Clemente

    “Vivemos num mundo em que se prefere o medíocre, mas familiar e previsível, em vez do desconhecido e, quem sabe, potencialmente melhor. O pessimismo e o medo, tantas vezes infundados, levam-nos a ficar demasiado tempo em lugares, pensamentos e relações que já não são para nós.

     

    Como poderemos nós viver de forma leve, se ainda carregamos pesos desnecessários? Como nos será possível apreciar o presente, se ainda o contemplamos com os olhos do passado? Como conseguiremos nós criar uma vida nova, se ainda repetimos padrões antigos?

     

    SEM EXPERIÊNCIA, NÃO HÁ MATURIDADE. SEM MATURIDADE, NÃO HÁ EVOLUÇÃO.

    Ninguém consegue sem tentar. Não basta querer e acreditar, é preciso mergulhar no processo individual e partir à descoberta de quem realmente somos — esta é a única viagem que importa fazer.

    Porque não experimentar, de uma vez por todas, amar-nos como gostaríamos que nos amassem? Estamos sempre a tempo de descobrir que somos muito mais do que imaginamos.

    Após o êxito de Não Forces, a Vida Flui, Manuel Clemente regressa com novas reflexões, histórias inéditas e inúmeros pensamentos capazes de nos fazer ver a vida como nunca a vimos.

     

    Nunca Fiques Onde Já Não Estás não é um guia com soluções milagrosas nem métodos infalíveis. É antes uma travessia pelo nosso interior, pelas questões que nos inquietam e pelos bloqueios que nos impedem de viver em paz. Uma partilha profunda e sincera que nos permite tomar consciência das mudanças que precisamos de fazer.”

     

    https://www.wook.pt/livro/nunca-fiques-onde-ja-nao-estas-manuel-clemente/27235708

  • “O diabo” de Gonçalo M. Tavares

    “O Diabo, pela mão de Gonçalo M. Tavares, vem juntar-se ao mundo literário das Mitologias, um universo habitado por personagens que se movem num tempo e espaço indeterminados onde o referencial é aquilo que nos vai sendo contado. Aqui a verdade científica e a sua lógica pouco importam. Dotados dessa ampla liberdade, os leitores deambulam entre narrativas fantásticas que tanto actualizam explicações para um mundo em que vivemos como retratam traços marcantes da natureza humana que o habita.

     

    É um espaço imaginário onde, entre muitos outros, se entrecruzam o diabo, a escola, os corvos e o trator, as palas com todas as suas limitações e virtualidades, o cemitério de aviões e a loucura, os direitos dos homens, o Grande-Armazém, o Povo-Armazenado, os três fios vermelhos, os Doze-Apóstolos, a canalização, os piolhos, o crânio de Olga, os nomes, Paris, os Nómadas, o Comboio e os Meninos, o Homem-que-Quando-Fala-Não-se-Entende-Nada, o crescimento de Alexandre (a linha recta). É um mundo de histórias e possibilidades quase infinitas em que um espaço ou uma máquina se podem transformar em personagem, mas é também um universo onde encontramos valores fundamentais, território privilegiado do mito, como o bem e o mal, o medo e a coragem, a tranquilidade e a violência, o desconhecido e o familiar.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-diabo-goncalo-m-tavares/21418638

  • “A mensageira de Paris” de Meg Waite Clayton

    “A bela e rica Nanée nasceu com espírito de aventura. Para ela, aprender a voar significa liberdade. Quando os tanques alemães atravessam a fronteira e entram em Paris, esta mulher com um cão adorável e um coração generoso junta-se à Resistência. Conhecida como A mensageira, uma vez que entrega informações aos que se encontram escondidos, Nanée usa os seus encantos e habilidade para abrigar os perseguidos e colocá-los em segurança. O fotógrafo Eduard Moss fugiu da Alemanha com a filha pequena para acabar por ficar preso num campo de trabalho francês. A sua vida colide com a de Nanée nesta história arrebatadora de romance e perigo passada num mundo inflamado de paixão pessoal e política. Inspirada numa herdeira verdadeira de Chicago, Mary Jayne Gold, que trabalhou com o jornalista americano Varian Fry para tirar artistas e intelectuais de França, A mensageira de Paris é a história inquietante de uma mulher indomável, cuja força, bravura e amor se tornam numa fonte de esperança numa época conturbada”

     

    https://www.fnac.pt/A-Mensageira-de-Paris-Meg-Waite-Clayton/a10309346#omnsearchpos=1

  • “Venha conhecer o lobo mau” de Mário Cordeiro

    “Os lobos habitam dentro de nós. Fazem parte da condição humana. Reprimidos, controlados, amansados, sossegados, a maioria. Revoltados, inquietos, agressivos, esfomeados, alguns. A sexualidade, reserva última da intimidade da pessoa, sendo o elemento que reúne, qual Big Bang, o âmago da alma, do corpo e da mente, é um cenário ideal para que os lobos – maus ou menos maus, simpáticos ou detestáveis, charmosos ou odiosos, sedutores ou repugnantes, inocentes ou criminosos –, que coexistem dentro de nós enquanto pessoas, famílias, comunidades, sociedades, possam vir ao de cima, nos momentos de contornos históricos únicos que estamos a viver.

    Este livro pretende, através de informação factual e científica, pontuada com histórias e exemplos variados da vida real, dar aos adultos e adolescentes momentos de leitura tranquila, mas também conhecimentos para uma melhor gestão da sexualidade, um dos fenómenos mais complexos, mas também um dos mais fascinantes, da condição humana.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/familia/venha-conhecer-o-lobo-mau/

  • “Operação secreta” de Ben Macintyre

    “Abril de 1943: um pescador de sardinhas avista o corpo de um oficial britânico a flutuar ao largo da costa espanhola e desencadeia uma série de acontecimentos que vão mudar o curso da Segunda Guerra Mundial.

    A Operação Mincemeat foi o mais bem-sucedido logro alguma vez tentado em tempo de guerra, e com certeza o mais estranho. Enganou os chefes da espionagem nazi, pôs tropas alemãs a correr na direção errada e salvou milhares de vidas ao pôr em campo um agente secreto que era diferente, num aspeto crucial, de todos os espiões anteriores e posteriores: estava morto. A sua missão: convencer os alemães de que em vez de atacar a Sicília, os exércitos aliados planeavam invadir a Grécia.

    Produto da imaginação de um excêntrico oficial da RAF e de um brilhante advogado judeu, o grande engano envolveu um extraordinário elenco de personagens que incluiu um famoso patologista forense, um prospetor de ouro, um inventor, uma bonita secretária dos Serviços Secretos, o comandante de um submarino, três romancistas, um irascível almirante apaixonado pela pesca com mosca e um vagabundo galês morto.

    Esta é a história do mais extraordinário plano de dissimulação alguma vez engendrado pelos espiões de Churchill: uma mentira descarada que viajou de uma cave em Whitehall até à secretária de Hitler.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/historia-e-politica/europeia-e-mundial/operacao-secreta/

  • “Amar a vida como ela é” de Sofia Caessa

    “Textos inspiradores e de sabedoria para aprender a lidar com o cancro.

     

    Este livro não é sobre como ultrapassar desafios ou sobreviver a doenças. Não é um método, nem é um guia. É a história de uma sobrevivente de cancro, e de como tem conseguido lidar com os desafios que a vida lhe tem dado.

     

    Há a vida antes do cancro. Há a sobrevivência durante o cancro. E há a existência depois do cancro. Como continuamos a viver depois de termos sobrevivido? Como continuamos as rotinas depois de termos tido a morte colada a nós, a seguir cada movimento que fazíamos?

     

    O cancro dá-nos uma nova perspetiva sobre a vida, com novas opiniões e novas emoções. O passado torna-se num lugar distante e olhar o futuro é como olhar para um abismo. Temos uma sede insaciável de viver, de aproveitar cada minuto do dia. Como se vive depois de termos passado tanto tempo a não morrer?

     

    Amar a vida como ela é tornou-se um livro indispensável para doentes oncológicos, seus familiares e amigos. Está repleto de histórias e de pensamentos de quem viveu por dentro a doença, soube encará-la e seguir em frente. É uma obra inspiradora, cheia de experiências, pensamentos, ideias e conselhos práticos para quem precisa de encontrar palavras sábias, lúcidas e inspiradoras a respeito de como lidar com o cancro.”

     

    https://almadoslivros.pt/products/amar-a-vida-como-ela-e?_pos=1&_sid=f2138362e&_ss=r

  • “O bom, o mau e o nem por isso” de Álvaro Magalhães

    “Desta vez, Fred conta a história que nunca tinha contado, por vergonha. É a história do Fred Bom, do Fred Mau e do Fred Nem Por Isso. Também se zanga com a mãe e quer trocá-la por outra. Para ele, mãe não há só uma, há duas, três, as que forem precisas. Também tem de lutar contra um vício muito estranho que lhe pode arruinar o futuro, e, depois de mil peripécias, chega à conclusão de que as raparigas são todas iguais - quer dizer, todas diferentes. E ele que só queria ter uma vida normal, sem sobressaltos... Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não?”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-estranhao-o-bom-o-mau-e-o-nem-por-isso/25594541

  • “D. Manuel II: a biografia do último rei de Portugal” de João Miguel Almeida

    “Foi uma tragédia que levou um jovem de 18 anos ao trono português... e para reinar durante um dos períodos mais conturbados da nossa História.

    A 1 de fevereiro de 1908, D. Manuel viu o pai, o rei D. Carlos, e o irmão, D. Luís Filipe, príncipe herdeiro, morrerem num violento tiroteio. De repente, o infante que só queria «reger uma orquestra» tornava-se rei. O último rei de Portugal.

     

    Homem charmoso, amante e mecenas da cultura, D. Manuel II marcou a História de Portugal na diplomacia, na política e nas artes. No entanto, o seu legado acabaria distorcido e manchado pela perseguição constante de republicanos e pela traição de monárquicos, que julgava serem-lhe próximos.

     

    Quem foi, afinal, D. Manuel II?

    Noventa anos depois da sua morte, o historiador João Miguel Almeida procura responder a essa pergunta numa biografia fascinante, a de um homem que nunca deveria ter sido rei, mas que acabou por subir ao trono para, dois anos depois, assistir à implantação da república e ser atirado para o exílio da pátria que nunca deixou de amar.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/d-manuel-ii-joao-miguel-almeida/27370396

  • “Brandos costumes: o Estado Novo, a PIDE e os intelectuais”

    “Nesta obra faz-se a análise de alguns processos da polícia política de figuras «exemplares» no panorama cultural português. Tendo como base as mais variadas fontes, mas sobretudo os seus processos na polícia política, apresenta os casos de Tomás da Fonseca, Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro, Miguel Torga, Soeiro Pereira Gomes, Fernando Namora, Jorge de Sena, Natália Correia, Luís de Sttau Monteiro, Sílvio Lima, Joaquim Ferreira Gomes, Amílcar Cabral e Agostinho Neto, entre outros.

     

    O título, propositadamente irónico, de Brandos Costumes… revela como foi e é possível manejar uma expressão que foi assumida pelo regime e por alguns autores e simples cidadãos que ainda hoje interpretam assim o Estado de Salazar.”

     

    https://www.wook.pt/livro/brandos-costumes-luis-reis-torgal/26775657

  • “O novo território selvagem” de Diane Cook

    “Agnes, a filha de cinco anos de Bea, definha lentamente debaixo de um manto de smog e da poluição generalizada de uma metrópole hiperdesenvolvida que a maioria da população agora chama casa. Permanecer na cidade será o fim de Agnes, pelo que resta apenas uma solução: o Estado Selvagem, o último resquício de terra intocada e protegida interdita a humanos. Até agora.

     

    Bea, Agnes e outras dezoito pessoas voluntariam-se para habitar este Estado Selvagem; qual ratos numa experiência, o objetivo é perceber se os seres humanos conseguem coexistir com a natureza sem a destruir. Enquanto caçadores-recolectores nómadas, aprendem lenta e dolorosamente a sobreviver num território perigoso e imprevisível, lutando conflito a conflito por poder e controlo, enquanto a traição dá a mão à salvação.

     

    Contudo, à medida que Agnes interioriza a liberdade visceral desta nova existência, Bea compreende que salvar a vida da filha pode significar apenas perdê-la de uma outra forma… Quanto mais longe caminham para lá da civilização, mais a ligação entre as duas é posta à prova sob surpreendentes e dilacerantes formas.

     

    O Novo Território Selvagem. Um grito violento face ao nosso desprezo pelo mundo natural e um retrato profundamente humano da maternidade e do que significa ser-se humano.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-novo-territorio-selvagem-diane-cook/25005682

  • “A rapariga do lago silencioso” de Leslie Wolfe

    “UM THRILLER MAGNÍFICO E INESQUECÍVEL!

     

    Quando um crime abala a comunidade de Mount Chester, a detetive Kay Sharp vê-se obrigada a voltar à sua terra natal, de onde partira há muito tempo e prometera não mais regressar.

     

    Uma mulher de fora da cidade tinha sido encontrada morta, coberta pelas folhas das árvores e envolta num cobertor, perto de um lugar conhecido como o Lago Silencioso.

     

    AS ÁGUAS GUARDAM SEGREDOS.

    O MEDO ESPALHA-SE À SUPERFÍCIE

    Kay reconhece imediatamente os sinais de um assassino em série – a natureza dos rituais que está presente no cenário do crime revela que é apenas uma questão de tempo até que ele ataque novamente...

     

    O INÍCIO DE UMA NOVA SÉRIE DE SUSPENSE POLICIAL

    ABSOLUTAMENTE FABULOSA E VICIANTE!

    Alison Nolan é mãe solteira e decide partir de férias com a sua filha Hazel, para aproveitarem um tempo precioso juntas. Quando chegam aos arredores do Lago Cuwar, onde as montanhas estão cobertas de neve e iluminadas pelos maravilhosos tons do outono, percebe que é exatamente aquilo de que precisavam. Porém, poucas horas depois de lá chegarem, as duas desaparecem misteriosamente.

     

    O instinto de Kay diz-lhe que aqueles dois casos podem estar ligados. Enquanto lidera uma busca frenética para encontrar o culpado, Kay tem de lutar contra a população da cidade que protesta por ela estar a fazer demasiadas perguntas. Conseguirá ela encontrar o assassino antes que seja tarde demais?”

     

    https://almadoslivros.pt/products/a-rapariga-do-lago-silencioso?_pos=1&_sid=88411e292&_ss=r

  • “Nick e Charlie” de Alice Oseman

    “Nick e Charlie, as adoradas personagens de Heartstopper, estão numa encruzilhada, agora que Nick vai para a universidade.

     

    Charlie: Namoro com o Nick Nelson há dois anos. Ele gosta de râguebi, de cães, do som que as canetas de feltro fazem no papel e de desenhar nos ténis. Além disso, gosta de mim.

     

    Nick: As coisas que eu e o Charlie Spring fazemos juntos incluem: ver filmes, namorar, cozinhar, conversar, discutir, rir. Talvez sejamos um bocado aborrecidos. Mas, para nós, está ótimo assim.

     

    Todos sabem que o Nick e o Charlie são o casal perfeito - são inseparáveis. Mas acontece que o Nick vai para a universidade no final do verão, enquanto o Charlie vai ficar no secundário. Todos andam a perguntar se eles vão continuar juntos, o que é uma pergunta verdadeiramente estúpida - afinal, eles são «o Nick e o Charlie»!

     

    Mas a momento da despedida está inevitavelmente a aproximar-se, e ambos se questionam até que ponto será o seu amor suficientemente forte para sobreviver à distância.

     

    Toda a gente sabe que o primeiro grande amor raramente dura para sempre…”

     

    https://www.wook.pt/livro/nick-e-charlie-alice-oseman/27279862

  • “Potencie o seu verdadeiro eu” de Afonso Arribança

    “«Não tenho tempo para nada, nem para respirar.»

    «Não posso colocar-me em primeiro lugar.»

    quando tenho tantos problemas para resolver.»

    «Não consigo parar de repetir padrões.»

    «Acho que não gosto de mim.»

     

    O impacto do inconsciente na forma como nos vemos, e como vemos o mundo à nossa volta, é muito mais poderoso do que imaginamos. Se o leitor deseja conhecer-se e entender-se verdadeiramente, é crucial que compreenda como estas forças obscuras trabalham sob a sua mente consciente. Só desta forma vai potenciar o seu verdadeiro eu e transformar a sua vida.

     

    Num livro descomplicado e com algumas notas de humor, repleto de histórias inspiradoras e elucidativas sobre a forma como a mente funciona, o psicólogo clínico Afonso Arribança convida-o a descodificar o seu inconsciente. Vai descobrir como sair do piloto automático, combater distorções cognitivas (os inimigos da sua paz de espírito), estabelecer limites (não pode ser um carro a circular sem travões), mudar hábitos e até aprender a lidar com a ansiedade. Chegou o momento de reescrever a sua história.

    Um guia inspirador com exercícios práticos que o vai guiar em direção à vida que deseja.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/potencie-o-seu-verdadeiro-eu-afonso-arribanca/27321078

  • “Carrie Soto está de volta” de Taylor Jenkins Reid

    “Seis anos depois de se retirar dos courts de ténis devido a uma lesão no joelho, Carrie Soto vê o seu recorde de vitórias ameaçado por Nicki Chan, uma jogadora intensa e deslumbrante que ameaça tirar-lhe o título de melhor tenista de sempre, um patamar a que ascendera à custa de muitos sacrifícios pessoais e com a ajuda do pai, o seu treinador desde tenra idade.

     

    Aos 37 anos, Carrie não quer perder esse estatuto, por isso decide regressar ao ténis profissional durante um ano, numa tentativa de defender os seus títulos. No entanto, as marcas a nível físico e mental deixadas pelo hiato forçado fizeram com que Carrie já não tenha o vigor e a energia de outrora, resultando numa certa falta de confiança por parte da imprensa desportiva e dos seus patrocinadores.

     

    Mais uma vez, Carrie terá de contar com a ajuda do pai e com a enorme determinação e a fome de vencer que sempre a definiram. Mas terá também de enfrentar desafios inimagináveis, tanto no court como na sua vida pessoal, pois o peso da fama nem sempre a favoreceu e algumas das suas atitudes deixaram más memórias. E para conseguir voltar a singrar terá até de engolir o orgulho e fazer uma improvável aliança com um homem que, tal como ela, ainda tem muita coisa a provar.”

     

    https://www.wook.pt/livro/carrie-soto-esta-de-volta-taylor-jenkins-reid/27231483

  • “A última pedra” de Jorge Gomes Miranda

    “A Última Pedra é o regresso de Jorge Gomes Miranda à coleção de poesia inédita portuguesa da Assírio & Alvim. Um livro onde uma longa meditação sobre a morte e o papel dos mais velhos, «palavras que provocam hoje distância e medo, mas que outrora foram sinónimo de um saber partilhado», dá lugar a um diálogo íntimo entre poesia e as coisas mais efémeras desta vida.

     

    É ainda o negrume, a incerta hora,

    o pensamento ao deus-dará,

    mas não tarda uma memória

    leve, um fulgor minúsculo,

    a euforia de um verso claro.”

     

    https://www.assirio.pt/produtos/ficha/a-ultima-pedra/25845784

  • “Um sonho do tio” de Fiódor Dostoiévski

    “Escrita entre 1856 e 1859, a novela O Sonho do Tio foi originalmente concebida para teatro e é um dos textos de Dostoiévski onde o cómico atinge níveis tais que se transforma numa espécie de origem do mal.

     

    Mária Aleksândrovna, grande dama de província, quer casar Zina, a sua filha de 23 anos, com um velho senil e muito rico, o príncipe K., recém-chegado à sociedade a Mordássov. Porém, há muito rivais, de parte a parte, e o plano parece difícil de concretizar.

     

    Retratando a elite provinciana, na qual o vazio parece circular livremente dentro dos espíritos - como uma grande corrente de ar -, Dostoiévski pinta um retrato acutilante da amoralidade e hipocrisia, onde os mexericos grassam e as intrigas florescem em todo o seu esplendor, pelas mãos de personagens tão rasteiras quanto inesquecíveis.

    Traduzido diretamente do russo por Nina Guerra e Filipe Guerra, vencedores do Grande Prémio de Tradução Literária APT/Pen Clube Português.”

     

    https://www.presenca.pt/products/um-sonho-do-tio

  • “O homem errado” de Tillie Cole

    “Há muitos anos, duas crianças de mundos completamente diferentes uniram-se num laço inquebrável que mudaria as suas vidas para sempre. Salome ‘Mae’ só conhece uma forma de vida – sob o domínio absoluto do homem que se autoproclama Profeta David. Não sabe nada da vida fora da claustrofóbica bolha em que está enclausurada há muito e que acredita ser o seu destino. Até que um acontecimento trágico a liberta...

    River ‘Styx’ Nash tem uma regra na vida – nunca deixar ninguém chegar demasiado perto. Criado num turbulento mundo de sexo, Harleys e drogas, e assombrado por um problema na fala, Styx aprendeu a lidar com os detratores, conquistando a temível reputação de ser um homem a não contrariar. Uma reputação que mantém a maior parte das pessoas bem, bem longe.

    Até uma jovem mulher precisar da sua ajuda…

     

    *Contém episódios de natureza sexual, violência, referências a assuntos delicados e tabu, linguagem ofensiva e temáticas para adultos.

    Recomendado para leitores com mais de 18 anos.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/o-homem-errado/

  • “Descobrimentos desgraçados” de Rui Correia

    “Os Descobrimentos Portugueses foram tão admiráveis como desgraçados. Não acreditam?

     

    Portugal. Esse país miudinho que, durante os séculos XV e XVI, comandou as terras, os mares, as gentes e as estrelas. Como foi possível que, em poucas décadas, um país afundado em crise se tivesse tornado uma potência mundial tão grande que chegou a repartir o mundo todo com Castela («Tu ficas com esta metade, que eu fico com a outra»)? Portugal possui uma história feita de medo, cobardia, violência, crueldade, sofrimento, ganância, ambição, garra, curiosidade, coragem, ciência, engenho e muito, muito heroísmo. Que vida a nossa. As páginas dos Descobrimentos Portugueses são tão admiráveis como desgraçadas. Mas talvez por isso mesmo valha a pena conhecer cada uma delas.

     

    Depois de Idade Média Medonha, o segundo volume da coleção Contos Arrepiantes da História de Portugal.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/contos-arrepiantes-da-historia-de-portugal-descobrimentos-desgracados-rui-correia/24349278

  • “O clube de BD do Supergatinho” de Dav Pilkey

    “Nas aventuras do Homem-Cão, já todos sabem que o Supergatinho é um grande supercompincha. Agora chegou o momento desse gatinho esperto ganhar destaque (e independência!) para mostrar os seus dotes artísticos.

    Num clube dedicado à arte de fazer banda desenhada, o Supergatinho ensina um grupo de sapos simpáticos a expressarem-se através de boas aventuras.

    Explorando diferentes técnicas de ilustração e criação narrativa, Dav Pilkey convida todos os seus leitores a experimentar a arte de contar e desenhar as suas próprias histórias.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-clube-de-bd-do-supergatinho-dav-pilkey/27370389

  • “As 7 vidas de José Saramago” de Filomena Oliveira

    “Da infância na Azinhaga à consagração em Estocolmo, As 7 Vidas de José Saramago ensaia o retrato da vida de um homem profundamente comprometido com o ofício da escrita, dedicado a uma missão transcendente. Ancorados na Josephville que o escritor descreveu em 1968, Miguel Real e Filomena Oliveira contam, simultaneamente, a história de José Saramago e de um outro século XX português.

     

    Menino pobre numa Lisboa hostil de que se sentia excluído em todos os aspetos, decide conquistar a cidade, derrubar as suas muralhas, fazê-la sua. Torna-se serralheiro e autodidata, será escritor, encontrará formas de ocupar o espaço social, cultural e político que lhe permitirá operar a revolução que idealizou e em que crê obstinadamente, o que o levará a criar obras-monumento como Memorial do Convento, O Evangelho Segundo Jesus Cristo e Ensaio Sobre a Cegueira. De 1922 para 1998, ano em que é distinguido com o Prémio Nobel da Literatura, Saramago vê a sua almejada Josephville transformar-se num mundo que o celebra e ao seu trabalho.

     

    Ao longo dos sete capítulos que descrevem os diferentes momentos da vida do escritor, descobrimos um Saramago que se reinventa a cada revés, que desafia a imagem que o país tem de si mesmo e que enfrentou, sem medos, os seus piores fantasmas.

     

    Escrita com total acesso aos arquivos da Fundação Saramago e contendo testemunhos inéditos, esta é a biografia íntima de um homem universal, que se forjou no idealismo de um mundo mais justo e se comprometeu a mudá-lo através da literatura.”

     

    https://www.wook.pt/livro/as-7-vidas-de-jose-saramago-miguel-real/27412871

  • “Uma história laica do Médio Oriente: de 395 ao presente” de Jean-Pierre Filiu

    “Berço dos três monoteísmos, terra de conflitos religiosos e de obsessões identitárias, o Médio Oriente tende a desencadear paixões e a suscitar a repetição de infortúnios. Para retirar uma tal carga simbólica, Jean-Pierre Filiu adota um estilo de narrativa laica, dando-nos uma abordagem nova de uma história de mais de mil e quinhentos anos, a partir de 395, ano da fundação do Império Romano do Oriente.

     

    Este livro intemporal, recomendado a estudantes, professores e todos os que se interessam pelos destinos do nosso mundo, dá-nos a primeira síntese do legado e dos desafios daquele que é considerado «o Meio dos Mundos», a encruzilhada de três continentes: o Médio Oriente.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/uma-historia-laica-do-medio-oriente-jean-pierre-filiu/26671560

  • “Estratégia” de B. H. Liddell Hart

    “Estratégia é considerado um dos mais importantes tratados militares, a par de A Arte da Guerra, de Sun Tzu, e de Da Guerra, de Clausewitz. Nesta obra, Liddell Hart, a quem chamaram «o capitão que ensina generais», recorre a numerosos exemplos de batalhas, desde as Guerras Púnicas à Blitzkrieg da Segunda Guerra Mundial, para ilustrar a sua concepção de estratégia de acção indirecta. Analisando a acção dos grandes estrategos, desde 490 a. C. até à Guerra Fria, Liddell Hart concluiu que as vitórias dos grandes capitães e generais poucas vezes são atingidas através de confrontos directos, antes com recurso a movimentos inesperados que desequilibraram física e psicologicamente os inimigos. Esta edição tem uma Introdução de Luís Barroso e Miguel Freire.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/estrategia/

  • “Curar a dor de costas” de John E. Sarno

    "Tem dores recorrentes nas costas ou no pescoço? Estas lhe impedem de viver uma vida plena? Se sim, pode estar a sofrer de STM (síndrome de tensão mioneural). A boa notícia é que isso pode mudar!

    Oferecendo uma solução surpreendente e não invasiva para o que é considerado uma epidemia de dor, a investigação do médico John E. Sarno sobre a síndrome de tensão mioneural revela que o stress, a ansiedade e outros fatores psicológicos, e não problemas estruturais, são a causa da dor crónica. A STM desenvolve-se como resultado de emoções reprimidas que provocam tensão no corpo e privam os músculos e nervos de oxigénio.

     

    Com histórias de casos e os resultados de uma pesquisa aprofundada sobre a relação mente-corpo, o autor revela como pode reconhecer as causas emocionais da sua STM e explica como cortar as ligações entre dor mental e física... e começar hoje a recuperar a sua qualidade de vida, sem dores de costas.”

     

    https://www.wook.pt/livro/curar-a-dor-de-costas-dr-john-e-sarno/27370413

  • “Uma aventura na quinta dos enigmas” de Ana Maria Magalhães

    “Esta aventura passa-se numa quinta muito enigmática: A Quinta da Regaleira, em Sintra, o seu dono, António Monteiro, é também ele muito excêntrico.

    Um casal lojista, morador na vila, julga que a quinta misteriosa encerra valiosos tesouros.

    Os nossos heróis, ao comprarem uma caixa outrora pertencente a António Monteiro, descobrem por sorte dentro da caixa uns emblemas com um enigmático jogo, que, pensam, leva à descoberta do tesouro. São depois perseguidos pelos lojista burlões que querem ser eles a ficar com o tesouro.

    O que será que se vai passar?”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/infantil-e-juvenil/7-9-anos/literatura-infantil/uma-aventura-na-quinta-dos-enigmas/

  • “O Halloween dos lápis” de Drew Daywalt

    “Nesta história bem-humorada dedicada ao Halloween, os Lápis decidem ir de porta em porta pedir guloseimas, mas estão meio confusos e não sabem o que dizer.

     

    É então que o lápis roxo decide ensinar ao resto dos lápis da caixa as palavras mágicas que devem dizer quando tocam à campainha dos vizinhos.

     

    (Dica: Não é Buu!)”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-halloween-dos-lapis-drew-daywalt/27413191

  • “Breve história de Espanha” de Giles Tremlett

    “A posição de Espanha no canto sudoeste da Europa fez com que se tornasse um ponto de encontro de culturas ao longo da História. Na Idade do Bronze, os homens das estepes russas foram dos primeiros a chegar ao território espanhol, seguidos pelos povos visigodos, árabes e romanos, os exércitos napoleónicos e muitos outros invasores e imigrantes. Mais tarde, ventos e correntes circulares conduziram os Espanhóis ao continente americano, permitindo a Espanha conquistar e colonizar grande parte do Novo Mundo e tornar-se o primeiro império global.

     

    Como resultado, Espanha tem sido um dos grandes alicerces da Europa. Todos os povos com que contactou lhe conferiram uma diversidade étnica e cultural que se revela em tudo, desde a arquitetura e a agricultura até à filosofia ou às touradas.

     

    Porém, sempre que Espanha tentou negar essa inevitável heterogeneidade, procurando demarcar-se e moldar uma identidade singular, isso revelou-se impossível. Neste livro, o autor defende que é a ausência de uma identidade homogénea o principal traço que define esta nação.”

     

    https://www.wook.pt/livro/breve-historia-de-espanha-giles-tremlett/27370412

  • “Um crime familiar” de Jude Deveraux

    "A escritora Sara Medlar é talentosa a partilhar histórias sobre outras pessoas, sempre com a esperança de que a verdade sobre a sua família nunca venha à superfície. Ela adora a sua vida em Lachlan, na Florida, e a relação próxima que mantém com a sobrinha Kate e com Jack, o amigo de ambas. Para mais, tem conseguido ter uma rotina tranquila, já que juraram os três manter-se afastados de mais investigações de homicídio.

    Mas tal parece não ser uma escolha deles. Quando o xerife vai inesperadamente de férias, Jack é encarregue de o substituir. Por seu lado, Kate praticamente tropeça num corpo ao visitar uma amiga e acaba a ser socorrida por um desconhecido num momento de aflição.

    Mas este homem charmoso parece ser perseguido por problemas e ter um passado um tanto ou quanto misterioso. E quando a identidade dele é revelada, Sara teme perder Kate e Jack para sempre.

    Mas família é família – mesmo que às vezes nos apeteça matá-los a todos.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/literatura/thriller-policial/um-crime-familiar/

  • “Conversando com o inimigo” de Henrique Cymerman

    “Com Henrique Cymerman o risco é estarmos sempre no olho do furacão. Este livro é uma viagem excitante: ao Médio Oriente, claro, num retrato único de conflitos e de personagens, com Arafat e com chefes árabes, misteriosas madrugadas dentro.

     

    Mas não só. Este livro é um turbulento registo na primeira pessoa: o premiado jornalista Henrique Cymerman leva-nos a dar um passeio pela história da sua vida. E não esconde nada. Do Porto a Abu Dhabi via Telavive, o autor fala-nos da infância, da decisão de emigrar para Israel, até às surpreendentes conversas com o Papa Francisco, que o nomeou «Anjo da Paz»: está aqui a límpida amizade e o riso franco dos dois.

    Este é um livro em que se arrisca a morte, em que se insinuam «segredos de Estado» ou as mais intrincadas conspirações internacionais e em que tudo se resolve com uma arma, a do diálogo e da diplomacia.

     

    Neste Conversando com o Inimigo, o jornalista Henrique Cymerman dá-nos uma lição de diplomacia, num livro de memórias, que é, afinal, um livro de História, de Política, de Humanidade e de esperança, para reflexão actual e memória futura.”

     

    https://www.guerraepaz.pt/inicio/886-conversando-com-o-inimigo.html

  • “Guia para 50 personagens da ficção portuguesa” de Bruno Vieira Amaral

    “Pela primeira vez, cinquenta das melhores e mais representativas personagens da Literatura Portuguesa dos últimos dois séculos são apresentadas num único livro. Ao longo de mais de um século e meio, os melhores autores portugueses contribuíram para a riqueza e diversidade desta galeria onde não raras vezes o leitor encontrará o reflexo dos seus vizinhos e familiares, dos seus amigos e colegas de trabalho e onde não se deverá espantar por encontrar o seu próprio reflexo. Porque estas figuras compostas de papel, tinta e palavras são, afinal, pessoas como nós. Os textos escritos por Bruno Vieira Amaral são um convite à leitura dos romances, o habitat natural de cada uma das personagens, mas também um extraordinário retrato da história e evolução de um país, Portugal.”

     

    https://www.wook.pt/livro/guia-para-50-personagens-da-ficcao-portuguesa-bruno-vieira-amaral/27341141

  • “A caixa” de Camilla Läckberg

    “Quando uma mulher é encontrada morta numa caixa de madeira, com o corpo perfurado por espadas, a polícia de Estocolmo fica perplexa: é difícil saber se é um truque de magia que acabou em tragédia ou um ritual macabro.

     

    As investigações são confiadas a uma equipa especial: um grupo heterogéneo de agentes selecionados — e alérgicos a procedimentos institucionais —, entre os quais se destaca, pela sua competência como investigadora, Mina Dabiri. É a própria Mina que sugere envolver neste caso o famoso mentalista Vincent Walder, profundo conhecedor da linguagem corporal e do mundo do ilusionismo. Juntos, partem na caça ao assassino, mas a personalidade de ambos, marcada por pequenas e grandes obsessões e segredos indescritíveis, dificulta a investigação, também porque o seu próprio passado acaba por estar perturbadoramente ligado ao caso.

     

    Com o aparecimento de mais um corpo, Mina e Vincent percebem que enfrentam um implacável assassino em série e dão início a uma emocionante corrida contra o tempo, para decifrarem os códigos numéricos e truques de ilusionismo de uma mente brilhante e perversa. Antes que a situação se agrave, a única arma de que dispõem para evitar que o assassino volte a matar é antecipar os seus movimentos: só compreendendo plenamente a sua loucura poderão acabar com ela.

     

    Uma emocionante viagem à parte mais obscura da alma humana e que não deixará nenhum leitor indiferente.”

     

    https://www.bertrand.pt/ebook/a-caixa-henrik-fexeus/27425564

  • “Um crime de categoria” de John le Carré

    “Stella Rode perturbou por duas vezes os velhos claustros do distinto Colégio de Carne: primeiro por ser do tipo errado, com os seus paninhos de renda e patos de porcelana, e seguidamente ao ser assassinada.

     

    Miss Ailsa Brimley, diretora de uma pequena revista, recebe uma carta de uma leitora aflita: «Não sou doida e sei que o meu marido anda a tentar matar-me.» Antes de se dirigir à polícia, Miss Brimley lembra-se de pedir ajuda a George Smiley, seu ex-colega dos Serviços, para perceber se haverá fundamento nestas palavras. Porém, a carta chegou demasiado tarde: a sua autora, Stella Rode, foi já encontrada morta. Esta estranha sequência de eventos aguça a curiosidade de Smiley que, estando desocupado e a precisar de uma mudança de ares, decide ir a Carne para tentar resolver o enigma. Ao fazê-lo, irá descobrir muito mais do que um mero crime passional - em vez disso, dará por si a desvendar, camada por camada, a complexa rede de segredos e ódios que se esconde por baixo do respeitável verniz de Carne.”

     

    https://www.wook.pt/livro/um-crime-de-categoria-john-le-carre/27348411

  • “O clube” de Ellery Lloyd

    “O Grupo Home tornou-se célebre pela sua coleção glamorosa de clubes privados espalhados por todo o mundo, onde os ricos e famosos podem divertir-se longe dos olhares curiosos dos fãs e dos media. O último investimento é o espetacular Island Home — um resort ultraluxuoso e bem guardado, ao largo da costa inglesa —, e a sua festa de lançamento, ao longo de três dias meticulosamente planeados, é o acontecimento mais cobiçado da década.

     

    Mas, nos bastidores, as tensões acumulam-se perigosamente: o projeto, ambicioso e extraordinariamente dispendioso, levou o diretor executivo do grupo, bem como a sua equipa, ao limite, e em pouco tempo se torna óbvio que toda a gente tem algo a esconder — incluindo as celebridades com vidas aparentemente perfeitas que chegam à ilha.

     

    À medida que os conflitos surgem e o ambiente se degrada, aquilo que prometia ser um refúgio idílico rapidamente se transforma numa festa exclusiva para a qual os membros do Island Home começam a desejar nunca terem sido convidados… “

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-clube-ellery-lloyd/27412876

  • “Junto ao mar” de Abdulrazak Gurnah

    “Fugindo de uma paradisíaca ilha de Zanzibar em plena revolução, Saleh Omar aterra no Aeroporto de Gatwick como requerente de asilo político, afirmando não saber inglês. Consigo traz apenas uma caixa de mogno contendo o mais requintado incenso e um passaporte falso. Para comunicar com ele, os serviços sociais recorrem ao seu conterrâneo Latif Mahmud, também ele exilado em Inglaterra. Quando os dois homens se encontram numa pequena cidade junto ao mar, este último acusa o primeiro de roubar a identidade do seu pai e de ser o responsável pela ruína da sua família. Será apenas o começo de uma longa história com duas versões diferentes, que liga os seus passados turbulentos durante e após a revolução, num ajuste final de contas.

     

    Romance magistral sobre a perda e a busca de identidade em terra de exílio, Junto ao Mar é uma história sobre honra, traição e redenção, que convida o leitor a redescobrir a história da África pós-colonial e os mitos do oceano Índico que brotam da memória colectiva.”

     

    https://www.wook.pt/livro/junto-ao-mar-abdulrazak-gurnah/27370403

  • “Um sonho só nosso” de Nicholas Sparks

    “Houve um tempo em que Colby Mills acreditou no seu futuro como músico – até ao dia em que uma tragédia deitou por terra todas as suas aspirações. Ocupado agora a gerir uma pequena quinta na Carolina do Norte, é num impulso que aceita tocar num bar na Florida, buscando apenas uma breve pausa na dureza da vida rural. Não contava era que a encantadora Morgan Lee entrasse na sua vida e o fizesse questionar tudo…

    Filha de médicos proeminentes de Chicago, e com formação musical, também ela sonha com o estrelato, e a sua paixão pela vida é contagiante. Morgan e Colby parecem completar-se na perfeição.

    Os dois jovens não são os únicos a iniciar uma viagem de autodescoberta. Beverly também tenta encontrar o seu caminho, ainda que de maneira bem diferente. Tendo fugido com o filho de 6 anos ao marido violento, procura começar de novo num local tranquilo e discreto. Mas com o dinheiro a escassear e o perigo a espreitar a cada esquina, o desespero obriga-a a tomar uma decisão que vai mudar tudo.

    Enquanto o jovem casal vive os altos e baixos do primeiro amor, a centenas de quilómetros de distância, Beverly vai pôr à prova a sua devoção pelo filho. E o destino depressa se encarrega de fazer o resto, colocando estas três pessoas em rota de colisão e obrigando-as a questionar o poder dos sonhos perante a ameaça das amarras do passado.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/um-sonho-so-nosso/