Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de dezembro 2022

  • “O rei-sombra” de Maaza Mengiste

    “ETIÓPIA, 1935

    Sob a ameaça iminente do exército fascista de Mussolini, Hirut, uma jovem que acaba de perder ambos os pais, esforça-se por se adaptar à sua nova vida como criada. O seu recente patrão — Kidane, oficial do exército do imperador Haile Selassie — está absorvido na missão urgente de reunir os melhores homens e de os preparar para a invasão italiana. Hirut e as outras mulheres anseiam por fazer mais do que tratar dos feridos e enterrar os mortos. Quando o imperador foge para o exílio e a Etiópia rapidamente começa a perder a esperança, é Hirut quem possibilita um plano para manter o moral. Mas como poderia ela prever que em breve enfrentaria a sua própria guerra pessoal, como prisioneira de um dos mais vis oficiais italianos?”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-rei-sombra-maaza-mengiste/27394478

  • “A História da Rússia” de Orlando Figes

    “Nenhum país está tão dividido sobre o seu passado quanto a Rússia. Nenhum outro tem alterado a sua história tão frequentemente. O que os russos dizem dela, e como a reinventam ao longo do tempo, é um aspeto fundamental da sua memória, cultura e crenças. De forma a compreender o que o futuro da Rússia reserva – descortinar o que o regime de Putin significa para o seu povo e para o mundo – primeiro temos de compreender as ideias e significados dessa história. Em A História da Rússia Orlando Figes põe em evidência as vibrantes personagens que integram o riquíssimo passado daquele país, e o que elas fizeram que permanece determinante para que a atual maior nação do mundo faça sentido – da coroação de Ivan, o Terrível aos 16 anos numa catedral iluminada à luz das velas, à surpreendente prisão por parte de Catarina a Grande do marido no palácio dele, e ao fim trágico dos Romanov.

    Magnificamente escrita e baseada numa vida de estudo e de investigação, A História da Rússia é uma inultrapassável e definitiva obra do atual grande contador da história da Rússia: arrebatadora, profunda, magistral.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/historia-e-politica/europeia-e-mundial/a-historia-da-russia/

  • “Salazar e o pós-guerra” de Arnaldo Madureira

    “A Segunda Guerra Mundial constituiu um momento inequívoco de viragem, a todos os níveis, marcando de forma indelével a história portuguesa do século XX.

     

    Neste novo livro, Arnaldo Madureira, um dos maiores estudiosos do Estado Novo, analisa a condução da política do ditador português e o debate interno, o impacto da crise económica e financeira a nível nacional e além fronteiras, a internacionalização da economia portuguesa no pós-guerra e as ameaças à estabilidade do regime.

     

    Além disso, revisita o Movimento de Unidade Democrática (MUD) e o novo alento da oposição, recua ao período do início da construção europeia e a candidatura do general Norton de Matos à Presidência da República. Da mesma forma, nem o Plano Marshall e nem as novas opções políticas de desenvolvimento económico foram deixados de fora, complementando assim a análise do país no período pós-guerra.”

     

    https://www.clubedoautor.pt/livro/salazar-e-o-pos-guerra

  • “A senhora do cãozinho” de Anton Tchékhov

    “A Senhora do Cãozinho é, a par de O Beijo, um dos melhores e mais conhecidos contos de Tchékhov.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/a-senhora-do-caozinho-pre-publicacao/

  • “Não abras este livro: nem no Natal” de Andy Lee

    “Após o sucesso dos outros livros, Andy Lee pede aos seus leitores de todo o mundo para não abrirem este livro…nem no Natal!

     

    Fica a dúvida do que irá acontecer desta vez. Contraria o pedido do autor, abre o livro e vem descobrir o que nos traz este novo título. Mais um livro com um final surpreendente, que não vai deixar ninguém desiludido.”

     

    https://www.presenca.pt/collections/all/products/nao-abras-este-livro-nem-no-natal

  • “A casa suspensa nas árvores” de Ted Kooser

    “«Não muito longe daqui, vi uma casa suspensa nas mãos das árvores. Esta é a sua história.»

     

    Quando nova, era uma casa no meio de um relvado acabado de plantar. Lá, viviam duas crianças com o seu pai. Enquanto as crianças brincavam entre as árvores dos vizinhos, o pai, incansável, cuidava da relva. Gostava de a ver perfeita. Mas as árvores nunca desistem, e verão após verão enviavam-lhe pequenas sementes aladas cheias de esperança.

     

    Uma história terna e inspiradora sobre a capacidade de a natureza acolher a vida e resgatar a beleza.”

     

    https://www.orfeunegro.org/search?q=A+casa+suspensa+nas+%C3%A1rvores

  • “Perdidos de amor” de Helena Sacadura Cabral

    “Na vida e no amor, nunca devemos deixar palavras por dizer nem abraços por dar.

     

    Madalena é uma mulher num corpo de menina. Prestes a entrar na faculdade, nos idos anos 50, vive um coup de foudre que a vai marcar para sempre. A formação universitária era a concretização de um sonho, numa época em que as ambições femininas eram altamente limitadas. Quando conhece António, Madalena vive um sentimento único, avassalador e inexplicável. Por instantes, tudo fica em suspenso. Algo muda dentro de si, mas será a força do seu carácter, mais do que a paixão volúvel, a chama que iluminará as encruzilhadas que a vida coloca diante de si.

     

    Através das cartas e dos registos que fez no seu diário ao longo de vários anos, acompanhamos a vida de Madalena, vivemos os seus amores, sentimos os seus medos, mas também as suas alegrias e a crença inabalável de que somos aquilo que fazemos de nós. Atravessando várias décadas, esta história é também o retrato de uma sociedade em mudança e a cristalização das conquistas femininas no passado recente.

     

    Perdidos de Amor apresenta ainda um conjunto de histórias sobre os inexplicáveis caminhos que nos levam ao amor. Uns, difíceis e tortuosos. Outros, inteiros e alegres. Mas a verdade é só uma: uma vida sem afectos é uma vida sem sal.”

     

    https://www.clubedoautor.pt/livro/perdidos-de-amor

  • “Escolhi viver” de Joana Cruz

    “Uma das caras mais conhecidas da RFM, conta-nos por tudo o que passou, desde as primeiras horas da incerteza de um diagnóstico errado à insistência em saber pelo que o seu corpo estava a batalhar: a vida contra um cancro de mama. Dentro do seu registo de resiliência e positividade, nas páginas de Escolhi Viver é nos dada a conhecer a Joana corajosa e frágil que, apoiada por família, amigos e uma força tremenda, conseguiu vencer a doença. Sempre procurando os melhores profissionais de saúde, terapias e rotinas diárias num cenário de pandemia, que lhe ofereceu mais um desafio além de tudo o que já estava a passar.

     

    «A todos os que estão a passar por um cancro ou a acompanhar alguém que vive com esta doença, espero que este livro seja uma ajuda para que sintam que não estão sozinhos.»”

     

    https://www.wook.pt/livro/escolhi-viver-joana-cruz/27469734

  • “Stora, o meu cão comeu-me o tpc!” de Lah Fernandes

    “A professora mais querida do TIKTOK com mais de 600 mil seguidores.

     

    Bem-vindos a Ressaquinha!  Nunca ouviste falar? Não te preocupes. Só precisas de saber duas coisas: é uma cidade dada a muitas festas e bailaricos e tem a Escola Secundária Bailinho do Bairro. Nesta escola o 8º C já tem fama, graças aos seus terríveis alunos, o pesadelo de qualquer professor.

     

    Ao longo destas páginas vais ficar a conhecer as histórias mais engraçadas e divertidas da pior turma da escola! Tenho a certeza que te vais identificar com algumas situações e soltar muitas gargalhadas.

     

    Temos os alunos que chegam sempre atrasados, os que inventam as desculpas mais absurdas para não terem feito os TPC, os que não têm filtro e dizem tudo o que não devem, as tagarelas, as que querem ser influencers... Mas, neste livro ninguém escapa! Logo, professores, desculpem qualquer coisinha…. Temos o professor que tanto é adorável como, no minuto seguinte, vira monstro, a que consegue adormecer qualquer turma, aquele que dá matéria até ao último dia de aulas e o que nos deixam ter aula livre…

     

    Meus caros alunos, imaginem que estão a ver um vídeo meu no TikTok, mas - e esta é a melhor parte- aqui eu não precioso de fazer parte dois, parte três ou parte quatro, pois está tudo nas páginas deste livro, especialmente escrito para vocês.”

     

    https://www.planetadelivros.pt/livro-stora-o-meu-cao-comeu-me-o-tpc/362473

  • “O livro do clima”

    “Os discursos de Greta Thunberg abalam o mundo. Com O livro do clima, ela criou uma ferramenta imprescindível para todos os que querem ajudar a salvá-lo.

     

    Esta é a história mais importante do mundo, que tem de ser contada aos quatro ventos, que tem de ser ouvida tão longe quanto as nossas vozes alcançarem. Chegou o momento de contarmos esta história e, quem sabe, de mudarmos a forma como termina. Parece uma tarefa impossível assegurar um futuro viável para a vida na Terra, numa escala e velocidade nunca antes vistas, contra forças tão vastas e poderosas – não apenas magnatas do petróleo e governos, mas as próprias alterações climáticas. As probabilidades não estão a nosso favor e estamos a ficar sem tempo. Mas não tem de ser assim.

     

    Por todo o mundo, geofísicos e matemáticos, oceanógrafos e meteorologistas, engenheiros, economistas, psicólogos e filósofos aplicam os seus conhecimentos para desenvolver um entendimento profundo da crise que enfrentamos.  Em parceria com mais de uma centena de especialistas, Greta Thunberg criou O livro do clima, para nos equipar, a todos, com estes conhecimentos. Em estreita colaboração com todos eles, Greta partilha a sua história de aprendizagem, denunciando a «lavagem verde» (greenwashing) com que somos manipulados e revelando a que ponto a Humanidade tem sido mantida na ignorância. Segundo Greta, aqui reside um dos nossos maiores problemas, mas também a nossa maior fonte de esperança. Quando nos são apresentados todos os factos, temos a capacidade de agir. Se uma greve iniciada por uma criança consegue provocar um protesto a nível global, o que conseguiremos, se tentarmos, a nível global?

     

    O livro do clima demonstra como é de todos quantos estão vivos hoje a responsabilidade pelo momento mais decisivo da História da Humanidade e defende que, juntos, podemos o (aparentemente) impossível. Mas teremos de ser nós e terá de ser agora.”

     

    https://www.penguinlivros.pt/loja/objectiva/livro/o-livro-do-clima/

  • “Os perigos do imperador” de Ruy Castro

    "No ano de 1876, D. Pedro II, imperador do Brasil, embarcou num vapor rumo aos Estados Unidos da América para as comemorações do Centenário da Independência. A viagem de cortesia, relatada de perto pelo jornalista americano James O’Kelly desde que partem do Rio de Janeiro, tinha tudo para ser um amigável passeio cultural, enfeitado de belas parangonas. Nos bastidores, porém, planeava-se um tiro certeiro para alvejar o monarca durante uma apresentação do icónico circo Barnum & Bailey, abrindo finalmente caminho para a proclamação da República.

     

    Em Os Perigos do Imperador, Ruy Castro está de volta à ficção, mas sem perder de vista a experiência de grande biógrafo — a trama sucede-se, empolgante, a par da reconstituição habilidosa da atmosfera dos EUA e do Brasil do século xix, com algumas das maiores personagens e dos maiores feitos da época, deixando o leitor entre os factos e a imaginação.”

     

    https://tintadachina.pt/produto/perigos-do-imperador/

  • “Senhor da guerra” de Bernard Cornwell

    “Na batalha final, ele terá de fazer uma escolha definitiva…

     

    Depois de anos a lutar para reclamar a sua casa, Uhtred regressou à Nortúmbria. Apesar de o seu lar estar seguro, Uhtred está longe de estar a salvo. Para lá das muralhas da sua impenetrável fortaleza, tem início uma disputa pelo poder.

    No Sul, o rei Æthelstan unificou os três reinos do Wessex, Mércia e Ânglia Oriental – e agora está concentrado em alcançar o sonho do seu avô Alfredo.

    No Norte, o rei Constantino e outros líderes escoceses e irlandeses procuram estender as suas fronteiras e expandir o seu domínio.

    Uhtred é apanhado no centro do conflito. Ameaçado e aliciado por todos os lados, ele enfrenta uma escolha impossível: afastar-se da disputa, arriscando a sua liberdade, ou avançar para a mais terrível batalha que a Britânia alguma vez viveu.

    Apenas o destino poderá decidir o resultado.”

     

    http://www.saidadeemergencia.com/produto/-o-202127/romance-historico/senhor-da-guerra/

  • “O abismo” de Max Hastings

    “A Crise dos Mísseis de Cuba foi o acontecimento mais perigoso da história, quando a humanidade se deparou com o iminente confronto nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética. Durante esses dias, o mundo poderia ter acabado. O historiador britânico Max Hastings conta com intensidade e talento ímpares o que aconteceu a partir das perspetivas dos protagonistas – desde os líderes políticos e militares diretamente envolvidos, até aos camponeses cubanos e aos apologistas britânicos do desarmamento nuclear. Recorre a testemunhas oculares, arquivos, documentos e diários, gravações da Casa Branca, e à análise da intricada teia geopolítica gerada, para descrever o ambiente da Guerra Fria naquele início da década de 1960 protagonizada pela Cuba de Fidel Castro, pela Rússia de Nikita Khrushchev e pela América de Kennedy; depois, para retratar os angustiantes Treze Dias em que o Armagedão, mais que possível, foi provável.

    Hastings, o historiador inglês mais popular da atualidade, começou a investigação deste livro convencido de que ia contar a história da maior crise político-diplomática do passado século XX. Mas, refletindo sobre o desfecho destes acontecimentos dramáticos, revela como eles continuam a reverberar até aos nossos dias.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/historia-e-politica/europeia-e-mundial/o-abismo-a-crise-dos-misseis-de-cuba-1962/

  • “Promessa mortal” de J. D. Robb

    “O assassinato de uma colega confronta Eve Dallas com o mistério mais sombrio da sua carreira...

     

    Amaryllis Coltraine chegou recentemente à Central de Polícia de Nova Iorque, mas já tem experiência suficiente para se saber defender de um agressor. No entanto, quando é assassinada com a sua arma, as dúvidas sucedem-se: Porque não se defendeu? E quem foi o assassino?

     

    A verdade precisa de ser descoberta, e a caixa que chega às mãos de Eve com a arma e o distintivo de Coltraine adiciona ainda mais mistério a este crime. Quando Eve e Roarke investigam o passado e os colegas da vítima percebem que há uma ligação surpreendente entre este caso… e o passado doloroso que ambos imaginavam ter superado há muitos anos.”

     

    http://www.saidadeemergencia.com/produto/promessa-mortal/

  • “O santo ilusionista” de Cláudia Andrade

    "Camaleónico, esquivo, errante, o Santo Ilusionista, protagonista deste novo romance de Cláudia Andrade, é um vagabundo em fuga (ou em busca?) do seu passado.

     

    Incapaz de se fixar num único lugar, a sua vida é feita de encontros episódicos e de aventuras sucessivas, nas quais, como um espelho invertido, veste a personagem que os outros procuram nele para a sua felicidade ilusória: assim, tanto é o amigo que precisa de ajuda altruística, como o líder impassível que faltava para orientar uma ação violenta, o marido e pai improvisado de uma família desajustada, ou o peregrino depois transformado em mediador de conflitos conjugais.

     

    Criatura de mil rostos e nenhum, perdida no seu próprio abismo que encontra repouso no vazio, sem querer, vai compondo um retrato mordaz de outras tantas mil vidas.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-santo-ilusionista-claudia-andrade/27446779

  • “A devoção do suspeito X” de Keigo Higashino

    Em Tóquio, Yasuko vive uma vida tranquila. Após ter escapado a uma relação abusiva, finalmente acredita num futuro melhor para si e para a sua filha, Misato. Mas tudo muda quando o ex-marido aparece inesperadamente à sua porta. Naquele momento, o mundo confortável e seguro que Yasuko construiu é estilhaçado.

    O reencontro rapidamente se torna violento e termina com um assassínio. Para complicar a situação, há uma testemunha, o excêntrico professor de Matemática que mora no apartamento ao lado e que tem um estranho plano para propor.

    É ao detetive Kusanagi, da polícia da cidade, que cabe reconstituir os acontecimentos desse dia. Só que o agente depara-se com as circunstâncias mais enigmáticas e desconcertantes da sua carreira. Consegue sentir que algo está errado, mas não consegue perceber o quê. Desesperado, pede ajuda ao amigo Yukawa, um físico genial com uma inclinação especial para a resolução de crimes, o que lhe granjeou a alcunha de “Detetive Galileu”.

    Avizinha-se uma luta entre mentes brilhantes, pois só um génio conseguirá compreender o outro génio que está por detrás deste crime…”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/literatura/thriller-policial/a-devocao-do-suspeito-x/

  • “As armas da rainha” de Anne Bishop

    “Apesar de jovem, Daemonar Yaslana já é um líder - característica que partilha com o pai, Lucivar, e com o tio, Daemon. Protetor da sua irmã Titian, é igualmente responsável por refrear as ideias mais aventureiras da prima Jaenelle Saetien. Contudo, quando uma jovem eyriena ataca Titian, a retaliação de Daemonar é implacável, deixando-o sob a tutela de Feiticeira, a Rainha que muitos pensam ser apenas um mito antigo.

     

    Quando alterações perturbadoras começam a afetar a família, Daemonar apercebe-se de que uma maldição pode estar a ressurgir. Juntamente com o pai e o tio, ele terá de descobrir a fonte deste mal - e Daemon Sadi, o Senhor Supremo do Inferno, pode ser forçado a fazer uma escolha devastadora.”

     

    https://www.wook.pt/livro/as-armas-da-rainha-anne-bishop/27371818

  • “Ligação fatal” de Harlan Coben

    “Ele é mais conhecido por rapaz do bosque. Mas o seu nome é Wilde e o segredo mais sombrio da sua família pode estar prestes a ser revelado.

     

    Ele é conhecido como Wilde, o rapaz do bosque. Cresceu sem saber nada sobre os seus pais e ainda menos sobre a sua própria identidade. Até agora. Quando a correspondência num banco de dados de ADN o põe no encalce de um parente próximo - um primo em segundo grau, o único membro da família que alguma vez conheceu -, Wilde pensa que pode estar prestes a resolver o mistério de quem ele realmente é. Só que essa ligação fatal desaparece tão rapidamente quanto surgiu. Destemido, Wilde continua a procurar, não desiste, e acaba por ficar preso a uma comunidade secreta cujo objetivo é desmascarar trolls online.

     

    Então, uma a uma, as pessoas começam a morrer, e rapidamente se percebe que um serial killer está a atacar aquela comunidade secreta. A próxima vítima? Bem, pode até ser o próprio Wilde.”

     

    https://www.presenca.pt/products/ligacao-fatal

  • “A timidez” de S. Couturier

    “O Tomás vai para uma colónia de férias e sente-se um pouco nervoso. Sussurra, cora e não quer conversar.

    Tudo por causa da pequena timidez!”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-livro-das-minhas-emocoes-a-timidez-stephanie-couturier/27370395

  • “A felicidade” de S. Couturier

    “O Francisco vai esquiar na montanha com o seu amigo Afonso. Que grande diversão! Mas o Afonso está um pouco triste…

    Será que a senhora Felicidade o vai visitar e alegrar o seu coração? “

     

    https://www.wook.pt/livro/o-livro-das-minhas-emocoes-a-felicidade-stephanie-couturier/27370394

  • “A vingança perfeita” de Holly Jackson

    “A muito aguardada conclusão de O Homicídio Perfeito. Preparem-se para um final surpreendente.

     

    Está na altura de Pip ir para a universidade, mas o desfecho daquela investigação não lhe sai da cabeça. Sim, ela está habituada a receber ameaças de morte online desde que o seu podcast de true crime se tornou viral, mas há uma pessoa em concreto, anónima, na qual ela repara, pois não para de lhe perguntar: Quem te vai procurar quando fores tu a desaparecer?

     

    As ameaças aumentam e Pip percebe que tem mesmo alguém a segui-la. E depois começa a encontrar semelhanças entre o seu perseguidor e um assassino em série que foi apanhado naquela mesma zona, há seis anos. Será que prenderam o homem certo? Não estará ele, afinal, solto e... a persegui-la?

     

    Para variar, a polícia não quer fazer nada. Pip só tem uma saída: tem de ser ela a encontrar o suspeito, antes que ele a transforme na sua próxima vítima. É um jogo de vida ou de morte, o que Pip inicia, e tudo começa a fazer sentido, mas... se ela não conseguir encontrar todas as respostas a tempo, adivinhem quem vai, desta vez, desaparecer…

     

    Quando terminarem esta trilogia, lembrem-se: as boas raparigas nem sempre são… bem, nem sempre são o que pensamos.”

     

    https://www.presenca.pt/products/a-vinganca-perfeita-o-homicidio-perfeito-3

  • “Autocura” de David R. Hawkins

    “Na sociedade atual estamos rodeados de stresse, ansiedade, medo, dor, sofrimento, estados depressivos, preocupações e muito mais. A cada dia surgem novas doenças, perturbações e dependências. Em geral, temos pouca informação sobre como enfrentar os desafios da vida sem recorrermos a medicamentos, cirurgias ou aconselhamento psicológico.

     

    Mas, será possível sermos um agente de mudança e participarmos na nossa cura? Estamos a falar do nosso corpo: somos nós que «habitamos» nele 24 horas por dia, que sentimos «por dentro» tudo o que ali se passa, que o «guiamos» através de todas as experiências da vida, que o alimentamos, expomos e protegemos do mundo.

     

    Autocura de David R. Hawkins mostra por que o corpo nem sempre responde às abordagens médicas tradicionais e fornece conselhos e diretrizes específicas que podem ajudar na cura de qualquer doença. Todas as doenças apresentam aspetos físicos, mentais e espirituais, e a cura e a recuperação são consequência de uma abordagem simultânea nos diferentes níveis.

     

    Se já se cansou de esperar por respostas exteriores ou se estas foram uma desilusão para si e não se sente melhor, se pretende de uma vez por todas tomar as rédeas da sua vida e curar-se, leia este livro. Observe-se e decida quem quer ser e como quer viver. Coloque a sua vida e a sua saúde em primeiro lugar e tome agora mesmo a decisão de se curar.”

     

    https://almadoslivros.pt/products/autocura-um-guia-completo-para-evitar-que-a-doenca-controle-a-sua-vida?_pos=1&_sid=38b861c87&_ss=r

  • “A fada das multiplicações” de João Pedro Mésseder

    “Na Escola dos Jacarandás, estudam meninas e meninos de todas as cores e de diferentes origens. Mas são iguais numa coisa: todos gostam de brincar e de aprender, e, a meio da manhã, têm todos muito apetite. Dizem que nesta escola também há uma fada. Mas… será mesmo uma fada? Uma "estrela" da multiplicação?

    Descobre tudo nesta divertida história de João Pedro Mésseder, com ilustrações de Helder Peleja, ao mesmo que tempo que aprendes a tabuada de multiplicar.

    E, se quiseres vê-la e ouvi-la contada de modo engraçado, recorre ao QRC.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-fada-das-multiplicacoes-joao-pedro-messeder/27348330

  • “Estranha profecia e outros textos” de Heinrich von Kleist

    “Pequeno livro que revela pela primeira vez ao leitor português uma das facetas mais interessantes da obra de um dos grandes autores da literatura alemã.

    «Entre o início de Outubro de 1810 e o final de Março de 1811, Heinrich von Kleist organizou e editou um dos primeiros jornais diários da cidade de Berlim, o vespertino Berliner Abendblätter. Foi aí que publicou pela primeira vez alguns dos seus textos mais célebres, entre os quais se contam as primeiras versões dos contos A mendiga de Locarno e A Santa Cecília ou o poder da música, e ainda vários ensaios, como Carta a um jovem poeta, Um princípio da crítica superior, ou Sobre o teatro de marionetas.» (do Posfácio)

     

    Assumindo um cariz intencionalmente sensacionalista, Kleist preenche os espaços livres do jornal, os que ficavam no final das colunas de texto dos artigos e dos textos de maior dimensão, com pequenas histórias, relatos de episódios do quotidiano, anedotas, relatórios da polícia de Berlim, relatos de ocorrências estranhas, críticas, opiniões...

     

    Neste conjunto de textos o leitor pode encontrar o antepassado do microconto ou ter uma noção da realidade quotidiana na metrópole alemã na primeira década do século xix. Este livro tanto pode ser lido como um trabalho literário ou como um dos primeiros exemplos da escrita jornalística moderna, mas, acima de tudo, revela a notável polivalência de um escritor incomparável.”

     

    https://e-primatur.com/projectos/estranha-profecia-e-outros-textos-heinrich-von-kleist

  • “Divagação mental” de Moshe Bar

    “Os nossos cérebros são locais barulhentos: algumas regiões estão sempre envolvidas em atividades involuntárias como os devaneios, as preocupações com o futuro e os diálogos interiores, que ocupam cerca de quarenta e sete por cento do tempo que passamos acordados. É isto a divagação mental.

     

    Moshe Bar explica-nos o modo como esse fenómeno multifacetado nos pode ajudar a:

    • Ampliar e enriquecer a nossa experiência pela aprendizagem da «imersão total»
    • Estimular a nossa criatividade pela contemplação do passado e pela antecipação do future
    • Fortalecer o nosso ânimo pela libertação da mente
    • Desenvolver o sentido do eu, promover melhores relacionamentos com os outros e fazer associações que nos ajudem a compreender melhor o mundo à nossa volta
    • Encontrar o compromisso entre o nosso estado de espírito e o que as circunstâncias nos exigem.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/divagacao-mental-moshe-bar/26889589

  • “Ninja em apuros” de Marta Leśniak

    “O Kai, a Nya, o Lloyd, o Zane, o Cole e o Jay precisam de uma ajuda extra para lutarem contra os seus inimigos.

     

    Tens o que é preciso?

     

    Junta-te já aos teus Mestres dos Elementos preferidos e não deixes nenhum golpe por mostrar!”

     

    https://www.wook.pt/livro/lego-ninjago/27413184

  • “A banda que tocou fora da graça de Deus” de António Breda Carvalho

    “O romance A Banda que Tocou Fora da Graça de Deus recria e ficciona a história da Banda do Troviscal, do concelho de Oliveira do Bairro. Em 1922, por ter participado num funeral civil, a banda foi excomungada pelo bispo de Coimbra.

     

    Durante anos aconteceram peripécias entre padres e a banda, apoiada por republicanos laicos. O caso inusitado foi muito badalado no país.

     

    Romance divertido mas sério, retrata um período da nossa História após a implantação da República, quando a Igreja ainda tentava resistir ao domínio republicano de cariz anticlerical.”

     

    https://www.gradiva.pt/catalogo/46622/a-banda-que-tocou-fora-da-graca-de-deus

  • “Breve história da democracia” de John Keane

    “Numa época em que a incerteza sobre o mundo atravessa todas as dimensões da nossa vida, olhar para os quatro milénios de democracia, bem como para o seu verdadeiro valor, pode ser a chave para perspetivar o futuro.

     

    Dos primórdios da democracia - que viu a luz do dia na Mesopotâmia, antes de Atenas - até ao papel que teve no fervor revolucionário em França e na América, esta palavra de dez letras mudou por completo a nossa história. A verdade é que o conceito de democracia desfez o jogo do poder privilegiado porque, com ela, somos impelidos a acreditar em algo radical: juntos, podemos ser iguais e decidir o que queremos fazer da nossa vida, do nosso futuro.

     

    Esta é a história - turbulenta, luminosa, controversa e incontornável - do nascimento, crescimento e disseminação da democracia, escrita por um dos mais importantes pensadores políticos mundiais, John Keane. São mais de quatro mil anos que desembocam num panorama da atualidade, agora que a multiplicidade de regimes democráticos - fertilizada pela América liberal, mas não só - atinge o seu auge, com variantes regionais em todos os pontos do globo.

     

    A democracia tem futuro? Ou irão os demagogos e os déspotas ganhar? Estamos prestes a descobrir. A história completa da democracia, dos seus grandes defensores aos seus não menos importantes detratores, das assembleias da antiga Mesopotâmia até aos perigos que assolam a sua vida no século XXI num livro imprescindível.”

     

    https://www.presenca.pt/products/breve-historia-da-democracia

  • “SOS lixo: vamos reciclar” de Geronimo Stilton

    “As ruas de Ratázia foram, subitamente, invadidas por lixo. Pratos de plástico, garrafas vazias, bandeirolas de papel no chão... que coisa tão estranha! Parece que alguém se esqueceu das boas maneiras e de respeitar o meio ambiente. Mas com a ajuda dos amigos, o Geronimo Stilton vai ter muitas ideias para manter a cidade sempre limpa. Ah, que maravilha! Vem daí viver esta aventura e aprender mais sobre o desperdício e a reciclagem. Porque salvar o planeta está nas mãos de todos nós!”

     

    https://www.presenca.pt/products/sos-lixo-vamos-reciclar

  • “Nesta casa não há pulgas!” de Ana Ferreira da Silva

    “«Nesta casa não há pulgas...» é um escrito catártico, surgido da necesidade de sobreviver psicologicamente à pressão da terceira vaga da COVID-19 no hospital onde trabalho, metamorfoseado a cerca de 90% em "covidário" numa altura em que o SNS lutava para sobreviver ao maior desafio da sua existência.

     

    Recuando no tempo até à próspera Veneza do século XVII, o enredo da peça conduz-nos ao drama repetitivo das epidemias de peste negra veiculada pelos navios mercantes vindos do Extremo Oriente, carregados de especiarias e artigos de luxo tão do agrado da burguesia e das cortes europeias - e de ratos infetados e respetivas pulgas.

     

    No cenário de uma destas epidemias, encontramos o rico mercador Minestrone que, sentindo iminente uma grave crise económica, procura ligar-se a uma família supostamente nobre e opulenta através do casamento da bela filha Angelica com o doutor Lorenzo Malaspina, filantrópico esculápio toscano em autoimposta missão no tratamento dos pestilentos de Veneza.

    Como seria de esperar, o Destino a todos troca as voltas.”

     

    https://www.wook.pt/livro/nesta-casa-nao-ha-pulgas-ana-ferreira-da-silva/25812064

  • “O que procuras está na biblioteca” de Michiko Aoyama

    “Poucas pessoas sabem, mas no coração de Tóquio há uma pequena biblioteca comunitária, e ali trabalha a imponente senhora Sayuri Komachi. Dizem que tecla no computador a uma velocidade estonteante. Nos momentos mortos, com agulha e lã, constrói amorosamente pequenas figuras em feltro que oferece como brinde aos leitores – pode ser um pequeno avião ou um caranguejo, uma colher ou uma flor. Diz-se também que faz a mesma pergunta a todas as pessoas que entram na biblioteca: “O que procuras?”

    A sua voz tem um estranho magnetismo, que leva os clientes a confessarem-lhe os seus sonhos mais secretos. Saem de lá com uma lista de livros, onde há sempre um título inesperado. Mais tarde, quando o leem, descobrem portas e janelas onde antes só viam paredes, encontram desvios, onde antes só viam obstáculos.

    O Que Procuras Está na Biblioteca, o romance da premiada jornalista Michiko Ayoama, apresenta-nos as histórias de várias personagens cujo destino se vai ligando por fios quase invisíveis. Nelas revemos a nossa própria história, os nossos desejos por cumprir. E, tal como elas, percebemos que os livros são mágicos, têm o poder de abrir novos caminhos.”

     

    https://luadepapel.leya.com/pt/ficcao/o-que-procuras-esta-na-biblioteca/

  • “A ligação cérebro-intestino” de Emeran Mayer

    “Descubra como a relação complexa entre o cérebro e o intestino pode afetar a sua vida.

     

    Sabia que o seu cérebro e o seu intestino estão em constante comunicação? E que, além disso, essa relação tem um impacto enorme na sua saúde, no seu humor e até nas suas decisões?

     

    Durante os últimos 40 anos, o Dr. Emeran Mayer estudou as interações corpo-mente, com ênfase na comunicação bidirecional entre o cérebro e o intestino, e verificou as suas implicações em estados como a depressão, a ansiedade, o autismo, nas doenças autoimunes, inflamatórias e noutros distúrbios neurodegenerativos, bem como a sua importância na manutenção da saúde e do bem-estar em geral.

     

    A saúde começa no intestino. Neste livro vai conhecer uma pesquisa inovadora sobre como o nosso cérebro, os intestinos e os biliões de microrganismos que aí vivem, comunicam entre si, determinam a nossa saúde e influenciam a nossa vida, desde o humor com que acordamos às decisões que tomamos durante o dia e ao nosso comportamento.

     

    A Ligação Cérebro-Intestino combina neurociência de ponta com as últimas descobertas sobre o microbioma humano e demonstra conclusivamente o vínculo biológico inextricável entre a mente e o aparelho digestivo.

     

    Além disso, apresenta conselhos concretos sobre dieta e estilo de vida saudáveis para que possa fortalecer o seu sistema imunitário e reduzir o risco de doenças, dando ao corpo as melhores condições para o bem-estar e a saúde ideais.

     

    Grande prémio da sociedade americana de doenças psicossomáticas.

     

    O eixo cérebro-intestino-microbioma.”

     

    https://almadoslivros.pt/products/a-ligacao-cerebro-intestino?_pos=1&_sid=704a8a670&_ss=r

  • “Três dias em fevereiro” de Ricardo Ferreira de Almeida

    “Num prédio da Rua Filinto Elísio, em Alcântara, vivem Abelardo Doce, um professor universitário aposentado e flagelado pela morte da esposa, a obesa Beltrana e o seu marido Heitor, antigo inspector da PIDE, Isabel, uma técnica administrativa que trabalha em Algés, Luisinha, uma aprendiz de cozinheira que congemina furtivamente com o demónio, Luís, um estudante que redige uma tese de mestrado sobre a propriedade no Douro, a sua mãe, Alice, e o seu pai, Freitas Ramalho, motorista de eléctricos da Carris, a senhora Joana, afamada cabeleireira na zona de Alcântara, e Borges, um futebolista reformado. O acaso meteorológico – um nevão em Lisboa –, ou a agoirenta mão da má fortuna, irá pôr em apuros estes seres atormentados pelo passado, pelo presente e pelo futuro. Mas, assim que a neve se vai, Lisboa, a soalheira cidade da luz, proporciona-lhes a redenção e deixa-os à sua sorte.”

     

    https://www.guerraepaz.pt/inicio/883-tres-dias-em-fevereiiro.html

  • “As tuas zonas erróneas” de Wayne W. Dyer

    “Sentes-te incapaz de lidar com os problemas do quotidiano? Vives preso a compromissos afetivos, familiares e laborais que já não te satisfazem? Não consegues ultrapassar os sentimentos de culpa e a preocupação? Precisas da aprovação dos outros para sentires que tens valor? Nunca te aventuras no desconhecido?

     

    Estas poderão ser algumas das tuas zonas erróneas — as facetas da tua personalidade que atuam como barreiras ao êxito, à felicidade e à realização pessoal.

     

    Este livro, um dos mais lidos e vendidos de sempre, vai ajudar-te a compreender os motivos pelos quais estás preso nessas zonas de autoderrota, o que significam, aonde te conduzem, e como deves agir para as ultrapassar.

     

    Cada capítulo está escrito como uma sessão de aconselhamento, oferecendo-te um conjunto de estratégias para te libertares das emoções negativas na tua vida, obteres o controlo das tuas escolhas e alcançares a felicidade no presente.”

     

    https://www.wook.pt/livro/as-tuas-zonas-erroneas-wayne-dyer/27413179

  • “Encontrei-te” de Devon Holzwarth

    “A Caturrinha tem uma missão: ajudar as crianças tímidas a fazerem amigos.

     

    Um dia vê o Sami, um menino num país novo e que brinca sempre sozinho. Com a ajuda da Caturrinha, o Sami descobre que o mundo está cheio de amigos, se soubermos onde os procurar.

     

    Uma história mágica e reconfortante sobre ajudar os outros… e fazer amigos.”

     

    https://www.presenca.pt/products/encontrei-te

  • “Filas de sonhos” de Rita Sineiro

    “O campo para onde nos trouxeram é como uma grande cidade de tendas. Tudo fica longe, há sempre muita gente pelo meio e nada se faz sem esperar numa longa fila. O pai não sabe, mas o que eu sonho mesmo, mesmo, é com uma fila que nos leve de volta para casa.”

     

    https://www.almedina.net/filas-de-sonhos-1648467408.html

  • “Hotel Vendôme” de Danielle Steel

    “O hotel era velho, estava em mau estado. Mas para Hugues Martin, hoteleiro de origem suíça, ele é um diamante em bruto escondido numa rua sossegada de Nova Iorque. Por isso, junta todas as migalhas que consegue para comprar o edifício e transformá-lo num dos hotéis mais luxuosos do mundo. Não tarda que o serviço e a discrição do Hotel Vendôme conquistem uma excelente reputação. É o refúgio ideal para os ricos e famosos e o lar perfeito para a família de Hugues, até que a sua jovem esposa o abandona e deixa a filha de quatro anos de ambos ao seu cuidado.

     

    Apesar disso, Heloise cresce feliz no meio de celebridades, gente da sociedade, políticos, viajantes internacionais e os inúmeros empregados do hotel, que a adoram. À medida que os anos passam e surgem desafios inesperados, Hugues e o hotel continuam a ser o centro da vida de Heloise. É seu desejo seguir os passos do pai e um dia vir a gerir o Hotel Vendôme. As lições que ela aprende com ele vão ajudá-la pela vida fora, iluminando uma história inesquecível. Bem-vindos ao Hotel Vendôme.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/hotel-vendome-danielle-steel/18224019

  • “O poder dos alimentos” de João Rodrigues

    “Se somos o que comemos, escolha ser saudável!

     

    Neste livro, vai ficar a conhecer os alimentos que deve consumir e os que deve evitar, no sentido de prevenir o aparecimento de doenças ou de minimizar o impacto das mesmas. O cancro, as doenças cardiovasculares, a diabetes, entre tantas outras doenças, são exemplos de problemas graves de saúde nos quais a alimentação pode desempenhar um papel muito importante. Com a esperança média de vida a aumentar de forma significativa, manter-se saudável deve ser uma preocupação - só assim conseguirá preservar a sua qualidade de vida. Saber o que comer e o que não comer é, por isso, algo que todos devem valorizar...

    Se somos o que comemos, escolha ser saudável!

     

    «Comer é muito mais do que uma necessidade básica. É um dos fatores que mais contribuem para se manter a boa saúde. Todos os dias é necessário fazer escolhas alimentares, e essas escolhas têm impacto direto não só no presente, mas também no futuro de cada um.»”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-poder-dos-alimentos-joao-rodrigues/27321060

  • “O regresso do leviatã russo” de Sergei Medvedev

    “A relação da Rússia com os seus vizinhos e com o Ocidente agravou-se dramaticamente nos anos mais recentes. A direção de Vladimir Putin reprimiu violentamente a Chechénia, dividiu a Geórgia, apoiou Assad na Síria, anexou a Crimeia, eliminou com armas químicas inimigos na Grã-Bretanha e criou um exército de trolls na Internet para influenciar as eleições norte-americanas. Como é que devemos entender este imperialismo e militarismo agressivos? Sergei Medvedev considera que a nova vaga de nacionalismo russo é o resultado de mentalidades há muito embebidas na psicologia russa. Enquanto, no Ocidente, os movimentos sociais dos anos 60 e a consciência do passado colonialista modernizaram as atitudes, a Rússia manteve um sentimento de superioridade em relação aos vizinhos e uma prolongada nostalgia do império.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/o-regresso-do-leviata-russo-pre-publicacao/

  • “Há um fantasma nesta casa” de Oliver Jeffers

    “Olá, sejam bem-vindos! Há muito tempo que não recebia visitas.

     

    Sabem... ouvi dizer que há um FANTASMA nesta casa. Mas é muito difícil vê-lo. Já fui ao sótão e à cave, procurei debaixo da cama e entrei nos quartos vazios. DUAS VEZES!

     

    Dizem que os fantasmas são brancos e têm buracos no lugar dos olhos. Mas não sei... Será que me podem ajudar?

     

    A novidade de Oliver Jeffers é um objecto requintado e um divertido jogo de escondidas, que vai expulsar medos e entreter os pequenos (e grandes) caça-fantasmas lá de casa.”

     

    https://www.almedina.net/h-um-fantasma-nesta-casa-1662991586.html

  • “Indomáveis” de Yuval Noah Harari

    “«Nós, humanos, não somos fortes como os leões, não nadamos como os golfinhos e, definitivamente, não temos asas! Então como é que tomámos conta do mundo? A resposta está numa das histórias mais fascinantes que alguma vez te contaram. E é uma história verdadeira.»

    Indomáveis é uma épica série do autor bestseller mundial Yuval Noah Harari, destinada ao público juvenil, com belas ilustrações de Ricard Zaplana Ruiz.

     

    Sabias que tens um superpoder? Queres saber qual? Este livro conta-te tudo! Como é que o fogo influenciou a evolução dos nossos estômagos? Sim, leste bem. Estômagos! O que é que o futebol nos diz sobre ser humano? Porque é que o dinheiro é o conto de fadas mais bem-sucedido de sempre? E o que é que isso tudo tem que ver com o facto de sermos a espécie dominante na Terra?

     

    Nesta fantástica aventura imersiva, o autor bestseller de Sapiens: Breve História da Humanidade, com o seu estilo característico, revela que os humanos têm um superpoder e que o usam para criar estranhas e maravilhosas coisas — desde fantasmas e espíritos, a governos e sociedades. Somos conquistadores e insaciáveis, criativos e destrutivos. Numa palavra, indomáveis!

     

    Nesta primeira fantástica aventura da série Indomáveis, Yuval Noah Harari revela os segredos das origens da humanidade, como nunca antes contaram. Como tomámos conta do mundo? A resposta está numa das histórias mais fascinantes que alguma vez irás ler!

     

    Quer tenhas 9 ou 99 anos, Indomáveis pode ser apreciado por qualquer pessoa que já se questionou: Quem somos? Como aqui chegámos?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/indomaveis-1-yuval-noah-harari/27348177

  • “O livro dos sonhos roubados” de David Farr

    “Quando a Rachel e o Robert ajudam o seu pai bibliotecário a roubar um livro proibido, entram num mundo perigoso. Toda a gente quer apanhar O Livro dos Sonhos Roubados e, com o pai preso, eles são forçados a fugir. Desesperados por sobreviver, a Rachel e o Robert têm de esconder e proteger secretamente o Livro, e têm de procurar a misteriosa página desaparecida.

     

    O cruel e calculista presidente Charles Malstain quer O Livro e irá fazer tudo ao seu alcance para o conseguir. Mas, quando as crianças descobrem a estonteante verdade sobre o Livro mágico, vão fazer de tudo para que ele não vá parar às suas mãos - porque, se for, ele pode governar para sempre.

    Entra nas páginas de uma aventura imortal…”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-livro-dos-sonhos-roubados-david-farr/27348392

  • “A melhor condutora do mundo” de António Mota

    “Todos os anos, no dia 10 de agosto, a avó Rita comemora a sua data brilhante de uma forma muito especial. Acorda bem cedo, coloca-se ao volante do seu carro azul e… desaparece! Só volta no dia seguinte e não conta a ninguém nada do que lhe acontece. Este ano, para espanto de todos, ela convidou o neto Artur para embarcar na sua misteriosa aventura. É claro que o Artur não podia recusar tal convite, apesar da preocupação da mãe. Mas na verdade a mãe não tem razões para se preocupar, pois a avó Rita é nada mais nada menos que a melhor condutora do mundo!”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-melhor-condutora-do-mundo-antonio-mota/27348324

  • “Pax: o regresso a casa” de Sara Pennypacker

    “Passou um ano desde que o Peter e o seu raposo de estimação se viram pela última vez. Na altura inseparáveis, levam agora vidas muito diferentes.

    O Pax e a sua companheira, a Bristle, tiveram uma ninhada que precisam de proteger dos perigos do mundo. Enquanto isso, o Peter — agora órfão e entristecido pela culpa e pela solidão — deixa a casa da amiga Vola, onde escolhera viver, para se juntar aos Soldados da Água, um grupo de voluntários determinados a curar a natureza dos males infligidos pela guerra. Quando uma das crias do Pax fica gravemente doente, o raposo volta-se para o único humano em quem sabe que pode confiar. E, por mais que o Peter tente endurecer o seu coração, o amor encontra sempre um caminho. O rapaz e o raposo iniciam uma viagem rumo a casa, a si próprios e um ao outro.”

     

    https://www.wook.pt/livro/pax-o-regresso-a-casa-sara-pennypacker/27370478

  • “Os números nojentos ou mais aventuras de um rapaz que gosta de fazer asneiras” de David Machado

    “Depois do sucesso de O Alfabeto Nojento, da mesma dupla de autores, surge agora uma forma divertida de aprender os números, com a ajuda do traquinas Henrique – um rapaz que só gosta de fazer asneiras – e das partidas nojentas que ele prega aos amigos e a toda a família.”

     

    https://caminho.leya.com/pt/infantil-juvenil/4-6-anos/os-numeros-nojentos/

  • “Coração de pai”

    “Carrega no meu coração. O pai coelhinho adora muitas coisas, mas há uma coisa que ele adora, mais que tudo.

     

    Segue o coração fofo e descobre. É muito macio e faz barulho quando pressionas.”

     

    https://www.almedina.net/cora-o-de-pai-1662032071.html

  • “Apanhar sol; Apanhar ar” de Isabel Minhós Martins

    “Este Apanhar Ar, Apanhar Sol é uma homenagem ao nosso lugar no espaço, ao Sol, à atmosfera, à Terra.

     

    Tem informação, atividades, páginas para respirar fundo, outras só para divertir. Nalgumas páginas respondemos a perguntas para as quais a ciência já encontrou resposta (O que é o vento? Quanto mede o Sol?); noutras, contamos histórias que envolvem abelhas, aves ou sementes voadoras; noutras, falamos de pessoas, claro. O sol que nos entra pela janela, o ar que nos entra nos pulmões. Os chapéus que voam com o vento.

     

    As pessoas que são o sol das nossas vidas.

    Vêm daí?

    O sol está à nossa espera, vamos lá.

    Estamos mesmo a precisar de apanhar ar!

     

    Com a colaboração de Sonia Antón (astrofísica), Ricardo Trigo (meteorologista), Ricardo Tomé e Fernando Catarino (biólogos).”

     

    https://www.wook.pt/livro/apanhar-ar-apanhar-sol-isabel-minhos-martins/26853662

  • “A montanha viva” de Nan Shepherd

    “Escrito durante a Segunda Guerra Mundial, A Montanha Viva descreve as incríveis viagens que Shepherd fez às montanhas Cairngorm, na Escócia, numa poderosa meditação sobre o consolo e a força que se encontra nas regiões indomadas. Baseando-se em diferentes perspetivas do ambiente montanhoso, Shepherd torna o familiar estranho e o estranho arrebatador.

     

    A sua sensibilidade e poderes de observação colocam-na na primeira linha da escrita da natureza.”

     

    https://www.almedina.net/a-montanha-viva-1648632111.html

  • “Mas há melhor do que isto?” de Kurt Vonnegut

    “Esta obra contém a muito aguardada edição portuguesa da colecção de discursos, nas universidades, de Kurt Vonnegut, em conjunto com um inevitável prefácio de Afonso Cruz.

     

    Vonnegut nunca se licenciou na faculdade, e por isso as suas palavras de admoestação, conselhos e hilaridade carregavam sempre o encanto, a ironia gentil e a generosidade de alguém que se deleita com o potencial dos seus concidadãos - especialmente os jovens - do que os seus próprios feitos.

     

    Seleccionados e apresentados pelo companheiro romancista e amigo Dan Wakefield, os discursos em Mas Há Melhor do Que Isto? constituem o primeiro e único livro dos discursos de Vonnegut. Em cada um deles, Vonnegut esforça-se por encontrar as poucas coisas que vale a pena dizer e uma voz conversadora para as dizer, que não seja pesada, pretensiosa ou arrogante, mas também divertida, alegre e séria, mesmo que por vezes não pareça.”

     

    https://www.wook.pt/livro/mas-ha-melhor-do-que-isto-kurt-vonnegut/26876009

  • “Contra a corrente” de Roger Scruton

    “A edição definitiva das colunas e comentários filosóficos e políticos de Roger Scruton, agora reunidos num só volume, editado por Mark Dooley, seu executor literário.

     

    Ao longo desta seleção, lemos Scruton no seu melhor. Por todos estes textos perpassa a mestria da sua prosa, só comparável à desenvoltura da sua veia polemista. Scruton escreve com paixão e convicção sobre temas tão variados como o feminismo, o racismo, o fascismo, Tony Blair, Jeremy Corbyn e Donald Trump, e visa todos aqueles que desafiam o senso comum conservador em favor das falsidades liberais.”

     

    https://www.almedina.net/contra-a-corrente-as-melhores-colunas-criticas-e-comentarios-de-roger-scruton-1653903342.html

  • “Como contar até um” de Caspar Salmon

    “Tu sabes contar, não é verdade? Excelente! Neste livro há inúmeras coisas divertidas para contares: baleias, babuínos, arco-íris, pirâmides… Há apenas UMA regra que terás sempre de cumprir: SÓ podes contar até UM. Não penses sequer em contar até números maiores…”

     

    https://www.wook.pt/livro/como-contar-ate-um-caspar-salmon/27141079

  • “A avó lá de cima e a avó lá de baixo” de Tomie DePaola

    “Publicado inicialmente em 1973, este álbum foi o primeiro que Tomie dePaola dedicou às suas recordações da infância. Numa narrativa autobiográfica, de cariz intergeracional, o autor aborda questões fundamentais da vida como o carinho, a família ou a perda dos entes queridos.

    Nesta história plena de ternura, a passagem do tempo é representada a partir de dois planos, o quotidiano e o existencial, introduzindo-se, assim, subtilmente, o tema da velhice, esse mistério que só os anos ajudam a compreender. Por seu turno, o jovem protagonista, ao enfrentar, posteriormente, o processo do luto, passa por uma experiência que o ajudará a crescer e que, mais tarde ou mais cedo, todos nós acabamos por vivenciar.

    Pelo recurso a uma ilustração figurativa, marcada por cores suaves e enquadramentos frontais, o autor consegue uma atmosfera impregnada de nostalgia e afeto, ao longo de um álbum que já se tornou num clássico da literatura infantojuvenil”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-avo-la-de-cima-e-a-avo-la-de-baixo-tomie-depaola/27235712

  • “Melancholia” de Francisco José Viegas

    “Ao longo de um ano, entre um encontro literário na Póvoa de Varzim e o início da pandemia, ninguém soube do paradeiro de Cristina Pinho Ferraz, escritora extravagante, premiada e temida. Até que, nos jardins românticos do Palácio de Cristal, no Porto, a coberto da copa das árvores, apareceu um corpo enterrado sob a terra, dividido em várias partes.

    Porém, a nova investigação do inspetor Jaime Ramos (que entretanto fora substituído na divisão de homicídios) não começa com a descoberta desse cadáver; pelo contrário, obriga-o a recuar no passado, a ouvir testemunhos sobre vaidade, vingança, literatura e ambição, e também histórias de família ou de amor e melancolia.

    Enquanto o confinamento se espalha sobre vivos e desaparecidos, Jaime Ramos reconstitui a biografia daquela mulher e a história de uma família e de uma genealogia do poder nas margens da tradição judaica portuense, confrontando-se mais uma vez com as suas obsessões: a ameaça da idade e da memória, a fragilidade dos velhos e a reconstituição do passado. Então, o que poderia ser apenas uma história de inveja e traição entre intelectuais desavindos e cómicos, transforma-se num inquérito sobre a melancolia portuguesa.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/melancholia/25036577

  • “Coração de mãe”

    “Carrega no meu coração. A mãe coelhinha adora muitas coisas, mas há uma coisa que ela adora, mais que tudo.

    Segue o coração fofo e descobre. É muito macio e faz barulho quando pressionas.”

     

    https://www.wook.pt/livro/coracao-de-mae/27348398

  • “Dores menstruais não são normais” de Catarina Maia

    “Durante vários anos, Catarina Maia sofreu com dores menstruais agonizantes. Era como se, todos os meses, tivesse uma varinha mágica a trabalhar dentro do seu corpo, sem dó nem piedade. Continuamente, procurou ajuda. Continuamente, os médicos desvalorizaram: era mulher, estava a menstruar e as dores faziam parte. Era tudo «normal».

     

    Não era. Nove anos após a primeira menstruação, Catarina foi diagnosticada com endometriose, uma patologia desconhecida e de difícil diagnóstico que afecta uma em cada dez pessoas que menstruam. Determinada a divulgar a doença, criou a página O Meu Útero, um espaço de partilha sobre endometriose e de combate à normalização das dores menstruais.

     

    Baseando-se na evidência científica mais actual, e com recurso a testemunhos de médicos e especialistas, a autora reúne, agora, em livro, toda a informação a que gostaria de ter tido acesso, com noções úteis e claras sobre o que é a endometriose e quais os seus sintomas endometriose, como e onde procurar ajuda e quais os tratamentos para enfrentar a doença.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/dores-menstruais-nao-sao-normais-catarina-maia/27370397

  • “Como é que te posso fazer feliz?” de Lucas with Strangers

    “Até hoje não sei dizer se o projeto Lucas with Strangers começou por um ato de coragem ou loucura pura. Na verdade, não interessa. O objetivo era eu sentir-me feliz ao fazer os outros felizes, e isso foi conseguido. Agora, dois anos depois, escrevo este livro para te contar tudo.

    Vem conhecer o que acontece por trás das câmaras de alguns dos vídeos mais populares que viste no TikTok e descobrir como é que de uma vontade nasceu o projeto que transformou a minha vida para sempre.

    Espero que a minha história e as histórias das pessoas que passaram pelo projeto te inspirem a fazer mais e melhor por ti e pelos outros.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/lucas-with-strangers-como-e-que-te-posso-fazer-feliz-/25735663

  • “A minha mãe é um bicho” de Victor Le Foll

    "A minha mãe tem um superpoder: consegue transformar-se em diferentes animais! Tem a força de um búfalo, e com tantos braços até parece um polvo. Quando me manda arrumar o quarto é um autêntico papagaio, e quando adormece no sofá ressona como um urso em hibernação... Para me fazer rir, é capaz de mil macacadas! Eu sou o seu patinho, ela é a minha mãe. Um álbum divertido e inusitado que capta genialmente a imaginação de uma criança e os superpoderes reais de uma mãe.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-minha-mae-e-um-bicho-victor-le-foll/27347358

  • “Animais” de Giulia Pesavento

    “Uma enciclopédia cheia de factos fascinantes, acompanhada de ilustrações e diagramas explicativos para responder a todas as tuas questões e revelar muitas curiosidades sobre o mundo animal. Várias atividades para compreenderes melhor os conceitos que aprendeste durante a leitura.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/enciclopedia-dos-curiosos-animais/25693846

  • “Heartstopper” de Alice Oseman

    “Charlie e Nick estão na mesma escola, mas nunca se conheceram... até ao dia em que são obrigados a sentar-se lado a lado. Eles rapidamente se tornam amigos, e Charlie começa a apaixonar-se por Nick, embora ache que não tenha qualquer oportunidade.

    Mas o amor funciona de maneiras surpreendentes e, por vezes, coisas boas estão mesmo ao nosso lado...”

     

    https://www.wook.pt/livro/heartstopper-volume-1-alice-oseman/24558898

  • “Quedas felizes” de Evguénia Bielorrussets

    “«Publicados na Ucrânia em 2018, estes contos de natureza surrealista, escritos por uma conhecida fotógrafa, revelam as experiências de mulheres da região do Donbass. Muitas delas escaparam ao conflito separatista surgido em 2014 e vivem agora como refugiadas em Kiev. Os contos, etnográficos na perspetiva mas gogolianos no registo, gravitam em torno de desaparecimentos inexplicáveis, memórias recalcadas e fantasmagorias. Bielorrussets escreve com “profunda penetração sobre o efeito de acontecimentos históricos traumáticos nas fantasias […] da vida quotidiana” e evoca o humor fatalista das suas personagens marginalizadas.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/quedas-felizes-pre-publicacao/

  • “Os grandes conflitos mundiais” de John Andrews

    " O nosso mundo assenta em bases cada vez mais instáveis. Nos últimos anos enfrentámos uma pandemia global, assistimos a novas convulsões no Médio Oriente e questionámos a liderança global dos Estados Unidos. As mudanças climáticas e os desastres naturais ameaçam cada vez mais o planeta, e as zonas de perigo alargam-se num mundo intensamente conectado, mas ainda fragmentado. Andrews analisa antigas inimizades e as colisões iminentes para nos apresentar um retrato dos grandes conflitos em pleno século XXI.”

     

    https://www.wook.pt/livro/os-grandes-conflitos-mundiais-john-andrews/27372049

  • “Eu, Tituba, bruxa... negra de Salem” de Maryse Condé

    “​Eu, Tituba, Bruxa... Negra de Salem foi publicado pela primeira vez em 1986, e conta a história de Tituba, mulher negra, escrava, julgada e condenada no célebre julgamento das bruxas de Salem, de 1692. Maryse Condé traz-nos a incrível história desta mulher, valendo-se da imaginação para compor os pormenores que o tempo ocultou, e recorrendo aos mesmos fios que tecem e orientam toda a sua obra literária: a escravatura, a influência do colonialismo na cultura e na história das Antilhas, as raízes africanas, a condição feminina e a condição do negro no mundo.”

     

    https://www.almedina.net/eu-tituba-bruxa-negra-de-salem-1657271655.html?gclid=Cj0KCQiA-JacBhC0ARIsAIxybyMlwgkmZIzXkkVp5f28iw7EhlGK5teGbA0dbgHfezPrGT4zZfY6RxoaAt_3EALw_wcB

  • “Memória da memória” de Maria Stepánova

    “FINALISTA DO INTERNATIONAL BOOKER PRIZE 2021

     

    Com a morte da sua tia, a narradora pôde examinar com todo o cuidado o seu apartamento, repleto de fotografias desbotadas, velhos postais, cartas, diários, pilhas de souvenirs, o repositório de um século de vida na Rússia. Carinhosamente reunidos, com calma e mãos cuidadosas, esses objectos contam-nos a história de como uma vulgar família judia sobreviveu às numerosas perseguições e repressões do último século. Em diálogo com escritores como Barthes, Sebald, Sontag e Mandelstam, Memória da Memória recorre aos mais diversos géneros, ensaio, ficção, memória, documentos históricos. Maria Stepánova compõe assim um vasto panorama de ideias e personalidades.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/memoria-da-memoria-pre-publicacao/

  • “Matriz” de Lauren Groff

    “Finalista do National Book Award 2021 na categoria de Ficção

    . Vencedor do Prémio Joyce Carol Oates 2022

    . Considerado um dos melhores livros de 2021 pelo The New York Times, pelo The Washington Post, pela revista TIME e pelo Financial Times, entre outras publicações.

     

    «Uma exibição de talento da autora. Em cerca de 250 páginas dá-nos uma personagem que rivaliza com Thomas Cromwell, de Hilary Mantel.» [USA Today]

     

    Por ser considerada vulgar e demasiado rude para casar ou usufruir de uma vida mais sofisticada, Marie de França, com apenas dezassete anos, é excomungada da corte real por Leonor da Aquitânia e recambiada para Inglaterra. Aí irá desempenhar a função de prioresa numa abadia empobrecida cujas freiras estão assoladas por doenças. Abalada pela dureza da sua nova vida, Marie encontra ânimo na existência coletiva com as suas irmãs, ao lado de quem substitui o seu desejo por constituir família, as saudades da sua terra natal e as suas paixões enquanto adolescente por algo que lhe é inteiramente novo: uma convicção nas suas próprias visões divinas.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/matriz-pre-publicacao/

  • “Um herói na minha pele” de Ariadna Garcia Turon

    “Podemos ferir-nos em qualquer lado: no recreio, quando vamos passear ou durante as férias. A pele protege o nosso corpo, mas quando nos cortamos ou fazemos uma nódoa negra, o sangue corre para nos curar e lutar contra possíveis infeções.

     

    Com este livro vais aprender que, se cuidares bem de ti, as feridas curam-se num instante!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/um-heroi-na-minha-pele-ariadna-garcia-turon/27394439

  • “Sonhos à beira-mar” de Miguel Cocco

    “Uma tarde de final de verão, Tainá, a protagonista deste "Sonhos à beira-mar", convida Luana, a sua pequena vizinha recém-chegada à vila, para irem brincar à beira-mar com o papagaio de papel que recebera pelo seu aniversário. As animadas brincadeiras das duas amigas, ao conseguirem pôr o papagaio a voar, depressa se transformam em confidências, quando param para o observar a elevar-se no céu. Emocionadas, contemplando o horizonte, acabam por confessar sentir saudades do país onde nasceram. As recordações que partilham, num diálogo intimista, antes de uma pequena peripécia as fazer de novo regressar ao entretenimento inicial, ajudam-nas a expressar e a compreender melhor os seus sentimentos e emoções. Em sintonia com este registo, as ilustrações de Rafa Antón, de um suave colorido, põem em relevo uma atmosfera de sonho e nostalgia, mas também de lazer e fruição do verão. “

     

    https://www.wook.pt/livro/sonhos-a-beira-mar-rosa-e-gantes/27216550

  • “Herbarium” de Emily Dickinson

    “Herbário recolhido por Emily Dickinson entre 1839 e 1846

     

    Emily Dickinson nasceu na sua casa familiar de Amherst, no Massachusetts, onde viria a morrer em 1886. Passou a vida rodeada de bosques e prados, coleccionando flores e folhas, que desde criança aprendeu a classificar. Estes poemas de Dickinson falam-nos das árvores sob a luz do Sol, da cor das nozes pela manhã, das bagas, dos campos que a certa hora são escarlates. O seu olhar capta o movimento das abelhas e das borboletas, a sua pele sente a brisa. O seu herbário tinha mais de quatrocentas espécies classificadas, o que evidencia a sua relação apaixonada com a natureza. As etiquetas de papel que identificam as diferentes espécies foram escritas na mesma caligrafia dos seus versos. Neste livro, podemos conhecer essas folhas e flores e os “poemas botânicos” inspirados nos campos de Amherst.”

     

    https://relogiodagua.pt/produto/herbarium-pre-publicacao/

  • “Direita e esquerda” de Joseph Roth

    “Após uma experiência traumática na Primeira Grande Guerra, Paul Bernheim regressa a Berlim e torna-se herdeiro do império bancário do seu falecido pai, alimentando a ilusão de poder satisfazer a sua ambição burguesa de sucesso e riqueza. Contudo, numa metrópole espelho de um país a braços com uma inflação galopante e uma crise política e moral sem precedentes, onde reina a «divina decadência», Bernheim vê-se confrontado não só com a ruína do negócio da família, mas também com a obsessão do seu irmão mais novo, Theodor, pelos camisas pardas e os seus ideais nacionalistas extremados. Para salvar o destino da sua família, Paul recorre aos conselhos do influente e obscuro Nikolai Brandeis, um emigrante russo que se revelará um verdadeiro mestre na arte da manipulação.

     

    Originalmente publicado em 1929, Direita e Esquerda reúne todos os elementos que fizeram de Joseph Roth um dos escritores fundamentais do período entre guerras. Um retrato burlesco e amargo dos anos agitados da República de Weimar: uma sociedade corrupta e mergulhada no caos, que assiste impassivelmente à ascensão do nazismo.”

     

    https://www.wook.pt/livro/direita-e-esquerda-joseph-roth/27370404