Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de janeiro 2023

  • “A inundação” de Mariajo Ilustrajo

    “Uma cidade habitada por animais está lentamente a ser inundada. No início, eles não ligam e vão vivendo as suas vidas atarefados e indiferentes, apenas um pequeno animal se apercebe e chama a atenção dos outros.

     

    Só quando a água atinge uma altura desmesurada, que eles não podem mais ignorar, é que começam a trabalhar juntos para salvar sua cidade. Só unidos é que conseguem resolver o problema que está a pôr em risco as suas vidas.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-inundacao-mariajo-ilustrajo/27413186

  • “O pedaço que falta” de Shel Silverstein

    “Faltava-lhe um pedaço.

    E não era feliz.

    Por isso partiu em busca do pedaço que lhe faltava.

    E enquanto rolava e rolava cantava esta canção:

     

    «Ando em busca do pedaço que me falta O pedaço que me falta quero encontrar Trá lá lá, trá lá lá aqui vou eu, Em busca do pedaço que me está a faltar.»

     

    O que encontra na sua busca pelo pedaço que lhe falta é contado de forma simples e tocante nesta fábula que perscruta a natureza da procura e da realização.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-pedaco-que-falta-shel-silverstein/23065208

  • “Frauda Xeia” de Jeff Kinney

    “O Greg quer ser famoso e, por isso, junta-se à banda de rock do seu irmão Rodrick. Só que aquilo que parecia ser um passaporte para o estrelato acaba por se transformar num sarilho de todo o tamanho.

     

    Com concertos desastrosos, discussões entre músicos e um som de rebentar os tímpanos, o Greg vai perceber que o caminho para a fama está cheio de problemas malcheirosos. Afinal, o que se poderia esperar de uma banda chamada Frauda Xeia?”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-diario-de-um-banana-17-jeff-kinney/27620837

  • “A garrafa mágica” de Sara Rodi

    “Quando Abel descobre, junto ao pontão, uma garrafa com um pedido de socorro, estava longe (muito longe!) de imaginar as voltas que a sua vida daria.

    Na companhia da sua avó e de dois gansos-patolas muito especiais, Abel parte de barco em busca das coordenadas indicadas na mensagem. Coordenadas que o levam a conhecer inúmeras espécies marinhas ameaçadas pela sobrepesca e pela pesca acidental, pela destruição dos seus habitats e pela poluição causada pelo Homem. A garrafa mágica que Abel encontrara continha, na verdade, um pedido de ajuda dos mares e oceanos. Um pedido urgente, a que ninguém pode ficar indiferente...

    A equipa da Sailors for the Sea conta com Abel para levar a cabo esta missão: proteger e explorar de forma sustentável o nosso mar, fonte de riqueza e fonte de vida.

    Mas conta também contigo... Junta-te a nós nesta aventura e vamos transformar o planeta num lugar mais limpo e sustentável.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-garrafa-magica-sara-rodi/16481909

  • “Senas saudáveis” de Mafalda Sena

    “Mafalda Sena é autora da página de Instagram Senas Saudáveis, que reúne mais de 125 mil seguidores, participou no MasterChef Portugal 2021/2022 e, curiosamente, a sua profissão nada tem que ver com cozinha: é arquiteta.

     

    Depois de perder mais de vinte quilos a comer de forma saudável, mas sem nunca abdicar do sabor (e dos doces!), Mafalda é a prova de que conhecimento é poder. Porquê? Porque, às vezes, basta trocar uns quantos ingredientes para a magia acontecer.

     

    Beef Wellington com massa low carb e molho de vinho tinto, hambúrguer de lentilhas e grão-de-bico, bolo de cenoura com cobertura de chocolate negro, cups de chocolate com manteiga de amendoim. Abriu-lhe o apetite? Mafalda Sena apresenta-lhe estas e muitas outras receitas ridiculamente deliciosas que o vão fazer questionar: «De certeza que isto é saudável?»”

     

    https://www.wook.pt/livro/senas-saudaveis-mafalda-sena/27413547

  • “Uma amizade” de Danielle Steel

    “Uma história comovedora sobre segredos dolorosos, segundas oportunidades e o poder do amor e da coragem face às mais graves dificuldades da vida Ginny Carter foi, em tempos, uma estrela em ascensão no meio televisivo da informação, casada e com um filho ainda criança - até que todo o seu mundo perfeito ruiu num segundo após um acidente de viação. No período que se seguiu, Ginny tentou o melhor que pôde voltar a colar os cacos da sua vida, sempre numa batalha para encontrar um novo propósito para a sua existência.

     

    Até que um dia, no aniversário do trágico acidente, conhece Blue Williams, um adolescente de 13 anos que vive na rua, completamente só. Estabelece-se uma conexão imediata e, lentamente, começa a nascer uma amizade entre os dois, cada um tornando-se a família que o outro perdera.

     

    Contudo, no momento em que Blue começa verdadeiramente a confiar nela, Ginny descobre que o rapaz lhe tem escondido um terrível segredo. Será Ginny capaz de cuidar de Blue, ajudá-lo a lidar com todos os seus fantasmas e, ao mesmo tempo, cuidar de si e lidar com os seus?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/uma-amizade-danielle-steel/21415160

  • “Sobre Sophia”

    “Partindo dos textos de 33 reputados autores e leitores de Sophia de Mello Breyner Andresen, este volume reúne os mais importantes ensaios críticos sobre a autora, na altura das comemorações em torno do seu Centenário em 2019. Sob a organização de Maria Andresen de Sousa Tavares e Fernando Cabral Martins, encontram-se textos de Adília Lopes, Anna M. Klobucka, Alva Martínez Teixeiro, Carlos Mendes de Sousa, Cláudia Pazos Alonso, Claudio Trognoni, Emília Pinto de Almeida, Eucanaã Ferraz, Fátima Freitas Morna, Federico Bertolazzi, Fernando Cabral Martins, Fernando J.B. Martinho, Filipa Maria Valido-Viegas de Paula-Soares, Guilherme d’Oliveira Martins, Gustavo Rubim, Helder Macedo, Helmut Siepmann, Joana Matos Frias, João Minhoto, Marques, Jorge Fernandes da Silveira, José Manuel dos Santos, José Pedro Serra, Maria Andresen de Sousa Tavares, Maria Lúcia Dal Farra, Paola Poma, Paula Morão, Pedro Eiras, Pedro Lopes de Almeida, Perfecto E. Cuadrado, Richard Zenith, Rosa Maria Martelo, Silvina Rodrigues Lopes e Sofia de Sousa Silva.”

     

    https://www.assirio.pt/produtos/ficha/sobre-sophia/27164759

  • “Saber envelhecer” de Armando de Medeiros

    “Neste livro o leitor encontra um conjunto muito variado de temas relacionados com o envelhecimento: a preparação da reforma, a saúde mental, as doenças cardiovasculares, a sexualidade e o cancro, entre outros.

     

    Utilizando uma linguagem acessível, situações do dia a dia quando pertinentes e destacando conselhos e dicas, o autor tenta ajudar o leitor a compreender as alterações decorrentes do envelhecimento e a conhecer a melhor forma de prevenir e lidar com as principais doenças relacionadas com o avançar da idade.

     

    Saber Envelhecer - Uma viagem pela saúde dos seniores está escrito de forma rigorosa, sem ser demasiado sério, e de forma positiva, sem deixar de ser objetivo.

     

    -Pratique exercício físico regular, adaptado às suas condições de saúde;

    - Exercite o cérebro, executando tarefas como estudar, ler, escrever ou praticar jogos de tabuleiro;

    - Deixe de fumar! Vai reduzir os sintomas incomodativos, como a tosse, a expetoração e a pieira, e reduzir as infeções respiratórias;

    - Coma alimentos ricos em fibras, como vegetais e leguminosas;

    - Tire os óculos de ver ao perto sempre que for descer escadas;

    - Se tiver uma audição reduzida, tente adaptar-se a um aparelho auditivo, mas sem fazer investimentos excessivos;

    - Se tiver de andar com o auxílio de uma bengala ou andarilho, não deixe que isso o impeça de caminhar.”

     

    https://www.wook.pt/livro/saber-envelhecer-armando-de-medeiros/27438337

  • “N.O.M.: não obedeças mais” de Gustavo Santos

    “Quando iniciei a minha aventura literária a minha missão era levar amor-próprio a quem me lia. Não era, não é, e nunca será, ser aceite ou aclamado por todos.

     

    Com este livro aprofundo a necessidade de cada um se comprometer com a sua própria verdade, de forma que atinja a liberdade ilimitada que tem e que ninguém lhe pode dar ou roubar.

     

    Para isso há que tirar o medo da vontade, há que enfrentar o S.I.S.T.E.M.A., olhos nos olhos, porque se há um ponto fraco do medo, é, sem sombra de dúvidas, ser olhado de frente.

     

    Nestas páginas, viverás o teu combate pessoal. Serás tão abanado como acolhido. Sentir-te-ás tão só como acompanhado; tão cansado como renovado; tão revoltado como apaziguado.

     

    Podem dizer que é polémico. Mas, também, num mundo cheio de mentiras, qualquer verdade é polémica.

     

    Se preferisse que ninguém me julgasse, ficava calado.

    Se preferisse que ninguém me invejasse, ficava quieto.

    Se preferisse que todos gostassem de mim, obedecia, obedecia, obedecia.

    Mas não. Prefiro continuar a ser livre!

    E Liberdade que é Liberdade não tem medo; é expressão, é movimento, é amor-próprio.

    Liberta-te.

    Não Obedeças Mais.”

     

    https://almadoslivros.pt/products/nao-obedecas-mais?_pos=1&_sid=9ae136fed&_ss=r

  • “Gestão de pessoas no lazer, animação turística & eventos” de Anabela Monteiro

    “O lazer, a animação turística e os eventos são basilares na economia de um país com clara vocação turística, revestindo-se de uma enorme importância para o seu desenvolvimento económico, social e cultural.

     

    Este livro segue as tendências atuais destas atividades, pretendendo transmitir experiências reais de quem está no terreno, aliando os conhecimentos e as competências académicas adquiridas às experiências vividas, e não esquecendo as competências essenciais para os novos tempos ao nível das soft skills.

     

    A gestão de pessoas, nestas três áreas, é cada vez mais um fator diferenciador, cujos consumidores são particularmente exigentes e esclarecidos. Este livro aborda as várias fases do planeamento e da gestão destas atividades, com especial destaque para o perfil de cada profissional com as respetivas competências técnicas e relacionais.

     

    De uma forma prática e objetiva, pretende-se transmitir conhecimentos e conceitos inovadores, criativos, sustentáveis e responsáveis para quem trabalha diariamente nestas áreas.”

     

    https://www.wook.pt/livro/gestao-de-pessoas-no-lazer-animacao-turistica-e-eventos-anabela-monteiro/27395601

  • “A minha mãe é a minha filha” de Valter Hugo Mãe

    “Um conto de uma ternura ímpar dedicado a todos aqueles que cuidam.

    «A minha mãe é a minha filha. Preciso de lhe dizer que chega de bolo de chocolate, chega de café ou de andar à pressa. Vai engordar e piorar do fígado, vai ficar eléctrica e sem conseguir dormir, vai começar a doer-lhe a perna esquerda, os joelhos, os ossos todos. E depois dirá: ui, filho, dói-me aqui e dói-me ali.»”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-minha-mae-e-a-minha-filha/27164757

  • “A mãe às vezes tem a cabeça cheia de trovões” de Bea Taboada

    “Às vezes, a mãe tem nuvens na cabeça. Esquece-se do meu lanche e chegamos atrasadas às festas de aniversário.

    Outras vezes, a mãe tem um arco-íris na cabeça. Canta no carro e dá-me milhões de beijinhos.

    Às vezes, a mãe tem a cabeça cheia de trovões. Fala alto e aperta os dentes com força.

    Será que eu também tenho nuvens, arco-íris e trovões na cabeça?

     

    Uma história comovente que mostra a atenção que as crianças prestam às suas mães e como isso as ajuda a compreender e a lidar melhor com as suas próprias emoções.

    Todos temos emoções. E todos lidamos com elas diariamente. Este livro é perfeito para as crianças perceberem que tanto elas como os adultos têm diversos estados de alma no dia a dia e que isso é perfeitamente normal.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-mae-as-vezes-tem-a-cabeca-cheia-de-trovoes-bea-taboada/27141084

  • “Metamorfose necessária” de José Tolentino Mendonça

    “Num mundo em crise, José Tolentino Mendonça propõe-nos a redescoberta de um dos pensadores fundamentais do Ocidente, São Paulo.

     

    O novo livro de José Tolentino Mendonça é uma viagem pela história intelectual do cristianismo: um ensaio sobre São Paulo e o seu contributo para os tempos presentes. Todos ouviram falar de São Paulo, mas quase ninguém o conhece: os seus textos são um clássico não só da religião, mas também da civilização ocidental, e a sua figura é apresentada de forma luminosa neste livro, com o subtítulo Reler São Paulo: «A teologia paulina não só não surgiu como um cogumelo no contexto do cristianismo das origens, mas também não se deixou confinar num esplêndido isolamento. Paulo nunca foi um pregador solitário ou um one man show. Viveu toda a vida num ritmo comunitário, cultivou uma finíssima rede de relações pessoais, tinha um conjunto de colaboradores que partilhavam o seu quotidiano e o seu pensamento, operava numa verdadeira rede social que é parcialmente reconstruível.»

     

    Um livro para retomar o prazer de ler os grandes textos da civilização — e de verificar a sua atualidade. Fundamental.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/metamorfose-necessaria/27234639

  • “A lista de leitura” de Sara Nisha Adams

    “Há livros capazes de mudar uma vida para sempre…

     

    Mukesh leva uma vida pacata num subúrbio de Londres e tenta manter as rotinas estabelecidas pela sua mulher, Naina, que faleceu recentemente. Vai às compras todas as quartas-feiras, frequenta o templo hindu e tenta convencer as três filhas de que é perfeitamente capaz de organizar a sua vida sozinho.

     

    Aleisha é uma adolescente que trabalha na biblioteca local durante o verão e que, curiosamente, não gosta de ler. Até que encontra um papel amachucado dentro de um exemplar de Mataram a Cotovia com uma lista de livros dos quais nunca ouvira falar. Intrigada, e um pouco entediada com o seu trabalho, decide começar a ler os livros aí sugeridos.

     

    Quando Mukesh vai à biblioteca para devolver um dos livros de Naina e pedir outras sugestões de leitura, numa tentativa de criar laços com a neta, Aleisha recomenda-lhe os títulos da lista. É assim que, livro a livro, vão descobrindo a magia da leitura e encontrando novos significados para as suas vidas. E é através destas leituras partilhadas que Aleisha e Mukesh encontram a força necessária para lidar com os desgostos e problemas do dia a dia e reencontram a alegria de viver.

     

    Uma história sobre amizade, amor e o poder que os livros têm de mudar a vida de quem os lê.”

     

    https://www.almedina.net/a-lista-de-leitura-1666801475.html

  • “O rapaz Natal da loja de brinquedos dos irmãos Claus” de David Litchfield

    “Um livro maravilhoso, do premiado autor David Litchfield, sobre a bondade, a empatia e o verdadeiro espírito natalício. Assim nasce uma nova lenda do Pai Natal.

     

    O Nicolau trabalha na Loja de Brinquedos dos seus três tios. O tio João faz os brinquedos, o tio Luís testa-os e o tio Daniel acrescenta-lhes magia. Muitas vezes, o jovem Nicolau via um grupo de crianças à espreita na montra da loja, convidava-as a entrar, mas elas fugiam sempre. Até que um dia, na véspera de Natal, ele decide segui-las, apercebe-se de que moram num sítio escondido e miserável, sem nada para brincar, e toma uma decisão: dar um brinquedo a cada criança. Será que vai conseguir cumprir esse desejo.

     

    Álbum maravilhoso que os fãs de David Litchfield vão adorar e novos admiradores vai conquistar. Um livro de Natal, irresistível!”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-rapaz-natal-da-loja-de-brinquedos-dos-irmaos-claus-david-litchfield/27834525

  • “Lições” de Ian McEwan

    “Lições é a história íntima épica da vida de um homem através de gerações e convulsões históricas: da Crise de Suez à Crise dos Mísseis de Cuba, da queda do Muro de Berlim à actual pandemia, Roland Baines cavalga a maré da história, mas mais frequentemente luta contra ela. Quando o mundo ainda contabilizava os custos da Segunda Guerra Mundial e a Cortina de Ferro se fechou, a vida de Roland Baines, de onze anos, vê-se virada do avesso. A três mil quilómetros do amor protector da mãe, encerrado num internato, a sua vulnerabilidade atrai a professora de piano Miss Miriam Cornell, deixando marcas, bem como uma memória de amor que nunca se desvanecerá.

    Agora, quando a sua mulher desaparece, deixando-o sozinho com o filho pequeno, Roland é forçado a confrontar-se com a realidade da sua inquieta existência.”

     

    https://www.gradiva.pt/catalogo/55827/licoes

  • “Frida e as cores da vida” de Caroline Bernard

    “México, 1925: Frida quer ser médica, mas um terrível acidente põe fim ao seu sonho. Anos mais tarde, apaixona-se pelo sedutor e grande pintor Diego Rivera e, ao lado dele, mergulha de vez no ambicionado mundo das artes. Sempre assombrada por problemas de saúde e percebendo que a sua felicidade pode ter os dias contados, Frida entrega-se à vida com paixão e descobre como trilhar o seu próprio caminho. Com roupas de cores vibrantes e postura de divindade asteca, a artista cria uma aura muito particular e torna-se uma das pintoras mais veneradas dos nossos tempos.

    Frida e as cores da vida é um romance contundente sobre feminilidade, história, arte e liberdade a partir da trajetória de Frida Kahlo.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/frida-e-as-cores-da-vida/26747697

  • “Mistério na floresta tropical” de Susana Illera Martínez

    “Mais uma aventura cheia de magia e de encantar. Dolores ficou noiva e a mãe, Pepa, está com as emoções à flor da pele com os preparativos do casamento, o que significa que o tempo está sempre a mudar. Pedem então a Bruno que veja o futuro, para que Pepa, e o tempo, se acalmem. Mas a visão mostra tudo menos um exuberante vestido de noiva: há falta de água na região, o que está a provocar escassez de alimentos no Encanto.

    Chegou a altura de Antonio pôr o seu dom à prova e mostrar que, embora pequeno, é corajoso e bem capaz de ajudar a família e a comunidade.”

     

    https://www.almedina.net/encanto-mist-rio-na-floresta-tropical-1662032097.html

  • “A Quinta da Fonte da Pipa” de Miguel Madeira

    “Numa noite chuvosa de janeiro, o inspetor Simões, conhecido pelos mais íntimos como Cacau, recebeu um telefonema do seu estagiário, Marciano Lopes, informando-o de que havia ocorrido, em pleno centro de Loulé, a sua cidade, numa casa devoluta referenciada como um local de abrigo de toxicodependentes, um crime de sangue que, à partida, se afigurava como o resultado trágico de uma rixa entre consumidores e traficantes.

     

    No entanto, ao deslocar-se ao local, Cacau descobriu que a vítima era o cunhado do presidente da câmara de Loulé e descendente da família Portela, a mais poderosa família louletana que, havia décadas, dominava a vida social, política e económica do concelho, levando-o a suspeitar que havia algo mais importante em jogo.

    Uma suspeita que os dois assassinatos, que sucederam ao assassinato do cunhado do presidente da câmara - um dos quais profundamente marcante para si -, confirmaram e que o levaram a descobrir um segredo da família Portela, ocorrido décadas antes na Quinta da Fonte da Pipa, residência secular da família, cuja revelação poderá fazer ruir o seu império.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-quinta-da-fonte-da-pipa-miguel-madeira/27154805

  • “Atualizar a história”

    "A resposta a esta questão é sim, se considerarmos a História como conhecimento histórico, como resultado do estudo e da investigação sobre o passado. A análise de novas fontes, perspetivas e abordagens permite redefinir o conhecimento que temos, apesar de muitos mitos e ideias da História de Portugal continuarem a ser repetidos e permanecerem no imaginário popular.

     

    Neste sentido, o objetivo deste livro é o de atualizar muitas destas ideias, desmontando, dentro do possível, alguns destes mitos. Tomando por base 29 temas da História de Portugal, desde Viriato até ao legado da memória do império colonial, 28 autores procuraram redefinir aquilo que sabemos sobre estes assuntos. Um livro para quem quer perceber os vários aspetos de uma História longa e complexa, e não tanto os muitos e longos debates académicos que existem sobre cada assunto.”

     

    https://www.wook.pt/livro/atualizar-a-historia-paulo-m-dias/26857482

  • “Terra de ninguém” de María José Floriano

    “Um álbum impactante, emocionante e imprescindível, que mostra, a pequenos e graúdos, uma realidade próxima, mas muitas vezes invisível: a dos bairros de lata e das povoações marginais que os habitam nos grandes centros urbanos ou na sua periferia. Através do olhar simples, doce e criativo da infância, que empresta a voz a esta narrativa, a autora transforma em literatura a dura realidade daqueles que aí tentam sobreviver. Ao mesmo tempo, revela ainda que a dignidade, o amor e a esperança também subsistem em condições adversas e difíceis. A prová-lo, basta olhar para as crianças desta história que utilizam o pouco que têm para dar asas à sua imaginação, conferindo uma dimensão metafórica ao seu quotidiano, ao brincarem aos ofícios circenses, em condições de risco e perigo, e estendendo esse cariz lúdico à vida também nada fácil dos adultos.”

     

    https://www.almedina.net/terra-de-ningu-m-1664902500.html

  • “Fascismos: para além de Hitler e Mussolini” de Carlos Martins

    “São poucas as palavras tão utilizadas e que, ao mesmo tempo, abarcam uma tão ampla quantidade de significados como «Fascismo». O termo evoca opressão e injustiça, pode referir-se a regimes com tendência para o autoritarismo ou o desrespeito pelas liberdades individuais e, numa aceção mais restrita, ser atribuído a regimes ditatoriais. Mas o que é este fenómeno político tão específico que marcou o século XX?

     

    Com base numa extensa investigação, Carlos Martins apresenta a evolução de partidos fascistas de oito países que estiveram ativos no período entre guerras. Contextualizando a realidade política de cada território, apresenta os antecedentes que permitiram a propagação do fascismo, a história e lutas internas de cada partido, bem como as figuras marcantes e decisivas para o seu sucesso.

     

    De Itália à Alemanha, do Reino Unido à Roménia, de Espanha a França e ao Brasil, passando por Portugal, com Rolão Preto e o nascimento do Nacional-Sindicalismo, este é um livro fundamental para conhecer e compreender o fenómeno político que marcou o século XX.”

     

    https://www.almedina.net/fascismos-1664902161.html

  • “Histórias para crianças que sonham com a paz” de Jose López

    “Biografias e momentos históricos inspiradores para um mundo melhor.

     

    Como nasceram o símbolo e a pomba da paz? Que músicas são hino de pacifismo? Conheces algum monumento para a paz? Já leste a declaração universal de direitos humanos?

     

    Encontrarás a resposta para todas estas perguntas nas páginas deste livro emocionante. Descobre as curiosidades, momentos históricos e conceitos fundamentais sobre a paz, enquanto conheces os heróis de carne e osso mais fascinantes da história.

     

    Aristides de Sousa Mendes, Eleanor Roosevelt, Malala Yousafzai, John Lennon, Martin Luther King, Dalai Lama, Maria Montessori, Iqbal Masih, Henry David Thoreau, Oskar Schindler… e muitos mais!

     

    Não basta falar de paz. É preciso acreditar nela e trabalhar para consegui-la.» - Eleanor Roosevelt”

     

    https://www.almedina.net/hist-rias-para-crian-as-que-sonham-com-a-paz-1668525723.html

  • “Breve história da Europa” de Raquel Varela

    "Breve História da Europa - Da Grande Guerra aos nossos dias é um ensaio histórico sobre os principais acontecimentos que marcaram o continente entre 1917 e 2017, num olhar aguçado sobre as dinâmicas sociais de um século.

     

    Do militarismo imperialista à Revolução Russa, da crise de 1929 à Segunda Guerra Mundial, do fim do pacto social à crise da União Europeia, passando pelas descrições empolgantes do Maio de 68 e da Primavera de Praga, Raquel Varela coloca o trabalho e as suas relações políticas e sociais no centro das grandes mudanças que ocorreram nos últimos cem anos.

     

    Este é um livro que levanta questões provocadoras e que nos dá respostas sérias e rigorosas.

     

    Terá sido o apocalipse da Segunda Guerra Mundial - o episódio mais brutal da história da Humanidade, com a perda de 80 milhões de pessoas - a resposta de uma classe suicidária à crise de 1929? E o século XX, que começou (ainda que não oficialmente) em 1917, terá terminado em 1989 com a queda do Muro de Berlim, ou em 2008, com o fim do pacto social europeu?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/breve-historia-da-europa-raquel-varela/27143966

  • “A energia das palavras” de Cecília Amador

    “Este livro serve para reflexão das palavras e pensamentos que usamos nos nossos negócios como patrões e como empregados no local onde trabalhamos. Será um modo positivo de evitar comentários com pessoas negativas. Zelar pelo negócio até com as palavras que dizemos. Usar o poder da mente, imaginando o que quer que aconteça, fará aproximar a realidade desejada.

     

    Patrões e empregados unidos no trabalho, nas palavras e na visão será uma grande energia, será uma rede sobrenatural para a colheita certa. Para isso ser real a comunicação, as atitudes entre patrões e empregados, deverá ser com gratidão, reconhecimento, honra, união, dedicação, excelência e rigor e com o trabalho bem executado os resultados aparecerão. a união faz a força.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-energia-das-palavras-cecilia-amador/26839267

  • “Natalossauro” de Tom Fletcher

    “Cheia de magia natalícia, esta é uma história comovente sobre o poder de acreditar. Afinal, o impossível pode tornar-se possível…

     

    O Natalossauro sonha em puxar o trenó do Pai Natal e entregar presentes de chaminé em chaminé – mas aprender a voar é muito mais difícil do que parece!

     

    Um encontro inesperado com um menino num Natal especial leva a uma descoberta que muda tudo…

     

    Um álbum maravilhoso, do mesmo autor de Há um Dragão no teu livro, para descobrir a magia do Natal.”

     

    https://www.almedina.net/natalossauro-1664454800.html

  • “Para uma história política da raça” de Jean-Frédéric Schaub

    “A questão do racismo voltou ao centro da arena política quer nas sociedades europeias, quer nos Estados Unidos da América. É por isso fundamental compreender os conceitos de «raça» e de racismo. Mas será que de facto os compreendemos?

     

    Numa abordagem simultaneamente provocadora e original, o consagrado historiador Jean‑Frédéric Schaub demonstra que não, e que precisamos de reequacionar o pressuposto de que o racismo é essencialmente uma forma moderna de discriminação baseada na cor da pele e noutras diferenças visíveis. Pelo contrário, defende Schaub, no Ocidente, o ponto de viragem na história política da raça ocorreu não com o tráfico transatlântico de escravos e com a escravatura no continente americano, mas sim muito antes, na Península Ibérica do século XV, com a racialização dos cristãos de origem judaica e muçulmana.”

     

    https://tintadachina.pt/produto/para-uma-historia-politica-da-raca/

  • “Populismo” de José Pedro Zúquete

    “Hoje em dia, toda a gente fala em populismo.

    Tornou-se a palavra mágica para compreender o nosso tempo.

     

    Em Populismo Lá Fora e Cá Dentro, José Pedro Zúquete escreve sobre o significado e as características do populismo na Europa e no mundo, mas também, e pela primeira vez no mercado editorial nacional, sobre a sua história em Portugal, das suas origens aos dias de hoje, da literatura à política, mostrando como, ao contrário do que tantas vezes se diz, o populismo está longe de ser uma novidade na história contemporânea portuguesa.

     

    Recusando os lugares-comuns, as ideias feitas e a teoria da excepcionalidade portuguesa, Zúquete mostra que em Portugal, não obstante o frenesim do presente, o populismo nunca foi excepção: manifestou-se no passado distante e recente de várias formas e tem condições para prosperar no futuro.”

     

    https://www.wook.pt/livro/populismo-la-fora-e-ca-dentro-jose-pedro-zuquete/26736857

  • “Um lugar ao sol seguido de Uma mulher” de Annie Ernaux

    “Dois meses depois de passar nos exames finais para se tornar professora, o pai de Annie Ernaux morreu. Revisitando a memória da sua vida, no que ela teve de mais particular, repleta de confiança no trabalho árduo e igual dose de sonhos frustrados, complexos de inferioridade e vergonha, uma filha procura preencher um vazio que é seu, traçando em simultâneo um retrato coletivo sobre uma época, um meio social, uma ligação familiar. Pouco depois, também a mãe desapareceu, após uma doença prolongada que lhe arrasou a existência, intelectual e física, e mais uma vez cabe à filha restaurar, através da palavra escrita, a sua presença na história. Neste volume reúnem-se os dois textos de Annie Ernaux sobre estas perdas: Um Lugar ao Sol, sobre o pai, publicado em 1984 e vencedor do Prémio Renaudot, e Uma Mulher, sobre a mãe, lançado em 1988. Duas peças literárias fulgurantes, misto de biografia, sociologia e história, onde resplandece a ambivalência dos sentimentos que unem filhos e pais e o impacto da quebra desse elo vital. “

     

    https://www.livrosdobrasil.pt/produtos/ficha/um-lugar-ao-sol-seguido-de-uma-mulher/27764022

  • “Suspiro” de Augusta Dantas

    “Era uma vez… um livro chamado Suspiro Feliz, que tinha uma história de felicidade para contar.

    Gostava de imaginar um lugar mágico, no meio das nuvens, onde os livros viviam saltitantes e alegres por todo o lado! Um sítio onde ele pudesse também ser feliz. Mas tinha medo.

     

    Suspiro percebe que não quer ficar sem tentar e decide meter páginas à obra e criar uma geringonça que lhe permita voar bem alto.

     

    Será que consegue?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/suspiro-o-livro-que-queria-ser-tambem-feliz-augusta-dantas/27166797

  • “Mudança de rumo” de Nora Roberts

    “Os seus objetivos eram claros: realizar os seus sonhos.

     

    As altas montanhas e as planícies varridas pelo vento chamavam por ela. Mas não pensava ficar para sempre... Até que Jake Tanner agitou as suas emoções como um vendaval de verão e tornou a sua partida impossível. Contudo, nenhum homem ia persuadir Samantha Evans a renunciar aos seus sonhos. Nem sequer um presunçoso vaqueiro que fazia o seu sangue ferver.”

     

    https://www.wook.pt/livro/mudanca-de-rumo-nora-roberts/27406295

  • “Trincas: é hora de dormir!” de Emma Yarlett

    “É HORA DE DORMIR!

    Mas... onde está o TRINCAS?

    Lá está ele outra vez a trincar outras HISTÓRIAS!

    VOLTA, TRINCAS!

    Está na hora de todos os monstrinhos irem para a CAMA!”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/trincas-e-hora-de-dormir-/25693842

  • “Antes de dormir” de Giorgio Volpe

    “Uma raposa e um leirão brincam alegremente na floresta enquanto a estação começa a mudar. O inverno está a chegar. Em breve, o leirão deve hibernar e os amigos se separarão. À medida que a hora de dormir se aproxima, a raposa tenta manter o leirão acordado. O sono realmente deve vir, mas não antes que os dois amigos tenham compartilhado uma última história, sabendo que estarão juntos novamente na primavera.

     

    Esta gentil história de amizade é a alegoria perfeita para o ritual da hora de dormir. E a mensagem tranquilizadora é clara: "Estarei lá para você quando acordar".

     

    Uma história delicada e terna sobre os sentimentos abrangentes que podem ser vivenciados no coração da infância e sobre o significado e o valor dos afetos.

     

    Uma história que se conta num sussurro, um livro que não grita suas pequenas maravilhas, um bom companheiro que, aliás, se chama Antes de dormir.”

     

    https://www.wook.pt/livro/antes-de-dormir-giorgio-volpe/27432117

  • “Energia e recursos na transição energética”

    “Publicação que surge na sequência da iniciativa «Energia e recursos na transição energética — Soberania, segurança, ambiente e desenvolvimento» promovida pelo PCP a 17 de Maio de 2022.

     

    O livro reúne o conjunto das vinte intervenções que reflectem sobre as questões suscitadas pela aceleração de uma transição energética subordinada aos interesses do grande capital, numa conjuntura nacional e internacional marcada pelos impactos da guerra e das sanções com implicações muito diversas, incluindo nos preços e na disponibilidade de energia.”

     

    https://www.wook.pt/livro/energia-e-recursos-na-transicao-energetica/27437692

  • “A mais secreta memória dos homens” de Mohamed Mbougar Sarr

    “Como nos mais importantes romances de Bolaño, no centro desta história está a procura de um escritor obscuro, autor de um único romance não menos obscuro: T.C. Elimane e o seu livro O Labirinto do Inumano. Ambos são matéria de mito: o homem desapareceu sem deixar rasto, do mesmo modo que parece não haver provas físicas da existência da obra. Apenas uma nota biográfica («senegalês com bolsa de estudos em Paris…»), longínquas recensões («a obra-prima de um jovem negro de África, como nunca se viu em França») e vagas referências de boca a orelha sobre o «Rimbaud negro».

     

    O que nos leva a crer que porventura nem um nem outro terão alguma vez existido. Décadas e décadas volvidas, outro jovem senegalês aspirante a escritor, Diégane Latyr Faye, deambulando por Paris, descobre-lhes o rasto. Num encontro casual com a escritora «maldita» Marème Siga D., «Aranha-mãe» de uma escrita genial e sem compromissos, e por isso considerada uma «pitonisa malfeitora», esta entrega-lhe um volume gasto que é nada menos do que O Labirinto do Inumano. Aqui se lançam os dados e se dão os primeiros passos numa epopeia extraordinária que cruza geografias e gerações, as grandes tragédias da História, e a vida e a obra dos escritores.

     

    De grande energia e originalidade, com uma pujança narrativa e uma versatilidade estilística raras, este romance foi finalista de todos os grandes prémios literários franceses do ano, tendo-lhe sido atribuído o celebrado Prémio Goncourt. A crítica tem sido unânime ao aclamá-lo uma obra-prima.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/a-mais-secreta-memoria-dos-homens/26610162

  • “Odes e Epodos” de Quinto Horácio Flaco

    “UMA DAS MAIS IMPORTANTES OBRAS DA LITERATURA UNIVERSAL

     

    As Odes e os Epodos de Horácio (65‑8 a.C.) constituem um marco da poesia latina e universal. São verdadeiros monumentos literários que sobreviveram praticamente intactos a cerca de dois milénios de história. Nesta edição, apresenta‑se a sua tradução integral em verso, assim como a do Cântico Secular, com uma introdução a cada obra e, para cada poema, uma sinopse, notas e comentários.

     

    Os Epodos (30 a.C.) são uma colecção de poemas compostos num ambiente político conturbado, com o homem que a posteridade conheceria como César Augusto a caminho de se tornar o primeiro imperador de Roma; nestas composições, a ironia, muitas vezes cruel, convive com a pureza estilística e a mestria artística que celebrizariam o seu autor no Ocidente. Já os quatro livros de Odes (23 a.C. – c. 11 a.C.) tornariam Horácio um dos grandes nomes da história da literatura mundial, com poemas que continuaram o exercício lírico dos gregos arcaicos e os transpuseram para o ambiente romano, cantando a brevidade da vida, a inevitabilidade da morte, o amor, o vinho e o poder da poesia em versos e expressões que se imortalizaram — como o famoso carpe diem da ode I, 11 ou a aurea mediocritas da ode II, 10.”

     

    https://tintadachina.pt/produto/odes-e-epodos/

  • “Sem medo” de Rafael Santandreu

    “Ter medo é natural.

    Ter medo pode ser racional.

    Ter medo é até saudável.

    Mas como tudo o que é demais, o medo pode fazer mal…

     

    Ninguém o pode negar: vivemos num mundo assustador. Mas não temos de (nem devemos!) viver assustados. O medo é uma reação natural que nos permite identificar situações de perigo para nos retirarmos delas. Mas o medo em excesso, ou descontrolado, faz precisamente o contrário: paralisa--nos. Ficamos presos em estados de ansiedade, imersos em esquemas mentais compulsivos de temor irracional.

    Mas se conseguimos entrar nestes estados - é claro que também conseguimos sair deles! Este livro apresenta uma metodologia simples, acessível e de eficácia comprovada para identificar e ultrapassar qualquer medo irracional que sinta, desde a timidez a ataques de ansiedade, para poder viver uma vida realmente… sem medo!”

     

    https://www.pergaminho.pt/produtos/ficha/sem-medo/26889637

  • “Cem anos de perdão” de João Tordo

    “Na pequena e remota ilha de St Dismas, ao largo da Inglaterra, um crime violentíssimo entre irmãos choca a comunidade, trazendo à superfície o mal-estar entre os ilhéus e os Filhos de Dismas, uma seita religiosa que perdura há séculos.

     

    A Polícia local vê-se a braços com um caso que parece impossível de resolver, com a investigação travada pelo obscuro fanatismo dos crentes.

     

    Max Loar, o homicida confesso, acaba na prisão de Brixton, enquanto ondas de choque repercutem na imprensa do Reino Unido perante a brutalidade do crime.

     

    É na cadeia que conhece Cícero, que está preso por homicídio. Apesar dos esforços de Cícero para compreender o rapaz, as coisas acabam mal. Pouco depois, recebe a visita de Pilar Benamor, a jovem ex subcomissária da PSP que, desde a violenta resolução do caso Drexler em Águas Passadas, desapareceu do mundo. No reencontro com o velho amigo, Pilar recebe a resposta aos seus sonhos premonitórios e não resiste a mergulhar de cabeça na história dos irmãos Loar.

     

    Rumando à ilha — um lugar enigmático, pleno de forças malignas —, Pilar une forças com o sargento Noah contra o inquietante padre Prudence, que lidera os dismáticos, numa investigação aos meandros do fanatismo, do poder e das pulsões mais sombrias do ser humano.”

     

    https://www.penguinlivros.pt/loja/companhia-das-letras/livro/cem-anos-de-perdao/

  • “Medo da consciência negra” de Lewis R. Gordon

    “Segundo o filósofo afro-judeu Lewis Ricardo Gordon, herdeiro do pensamento de Fanon, ninguém nasce com uma consciência negra. A pandemia e a exposição global de episódios chocantes de brutalidade racista a que todos assistimos forçaram a sociedade a confrontar-se com o racismo que lhe é estrutural, um sistema sustentado na desumanização e na invisibilização da pessoa negra.

     

    Neste trabalho original e penetrante, Lewis Ricardo Gordon, um dos estudiosos mais importantes do Existencialismo Negro, guia o leitor pela história da Negritude racializada, pelos problemas que este tipo de consciência coloca e pelas inúmeras respostas criativas das comunidades negras e não-negras nas lutas contemporâneas por dignidade e liberdade.

     

    Partindo da sua experiência, na Jamaica, em criança, e nos EUA, já adulto, Ricardo Gordon recorre a inúmeros aspetos da cultura popular contemporânea, nomeadamente ao cinema e à música, para demonstrar como a celebração - e negação - da Negritude acontece em sistemas de conhecimento e de expressão cultural amplamente difundidos.

     

    Numa investida hábil por terrenos complexos e traumáticos, o autor disseca o narcisismo branco e expõe a perfídia no âmago de muitas discussões sobre raça e racismo, em particular com pessoas que declaram não ver cores e que se creem, por isso, extraordinárias. Extraordinário, declara, é conseguir ter uma vida normal numa sociedade dominada pela supremacia branca.”

     

    https://www.wook.pt/livro/medo-da-consciencia-negra-lewis-ricardo-gordon/27446788

  • “O muro” de Giancarlo Macrì

    “Nesta história, um Rei decide expulsar do seu Reino todos aqueles que são diferentes dele e construir um muro para os manter afastados. No entanto, este Rei rapidamente se apercebe de que, sem pessoas com diferentes talentos e conhecimentos, o seu Reino não poderá continuar a prosperar.

    Este livro, com texto e ilustrações simples e simbólicos, está repleto de significado e mensagens positivas sobre o valor da diversidade, aceitação das diferenças e integração.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-muro/27032141

  • “Bolo negro” de Charmaine Wilkerson

    “Os irmãos Byron e Benedetta não se veem há oito anos, mas a súbita morte da mãe obriga-os sentarem-se finalmente à mesma mesa. Eleanor deixou-lhes um bolo no congelador com a críptica instrução de que o deverão partilhar «na altura certa».

    Para além do bolo, uma homenagem às origens caribenhas da família, há ainda uma longa gravação áudio que abre com uma revelação impensável: Byron e Benedetta têm uma irmã.

    Este, porém, é apenas o primeiro dos muitos segredos que a mãe quer agora, depois de morta, revelar, na esperança de emendar alguns erros do passado.

     

    Nesta estreia surpreendentemente madura, Charmaine Wilkerson explora com fina sensibilidade as questões difíceis da identidade pessoal e social, numa saga familiar intensa, que cruza o tempo e a geografia, fazendo-nos acreditar que é sempre possível regressar a casa.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/bolo-negro/26989846

  • “Pirueta: memórias e suspense num dia de festa” de Mário Zambujal

    “Na linha a que já habituou os seus leitores, o mais carismático autor português regressa às livrarias com uma história plena de suspense e humor. Aos oitenta anos, Mário Zambujal confirma todo o seu talento criativo nesta narrativa inteligente e atual.

     

    Salvador Inácio Confrade completa 90 anos e reúne os amigos para uma festa de aniversário. À medida que os convidados chegam, Salvador recorda outros tempos, numa sucessão de personagens e eventos inusitados. No entanto, um sobressalto abala o seu coração de nonagenário: «Ela não vem.» A mulher dos seus devaneios desapareceu há meio século e Salvador nunca mais soube nada dela, mas mantém a esperança num reencontro. Nas grandes histórias de amor, o desfecho é sempre imprevisível. E de cada vez que a porta se abre os olhos esperam ansiosos a imagem dela.

     

    E essa é a magia dos eternos sonhadores que povoam esta e outras histórias repletas de sensibilidade e de um sentido de humor apurado.”

     

    https://www.clubedoautor.pt/livro/pirueta

  • “Meditações” de Marco Aurélio

    “Meditações reúne uma série de diários do imperador romano Marco Aurélio. Escritos para aperfeiçoamento pessoal, os textos revelam um verdadeiro líder que reflete sobre a autodisciplina, a humildade, a racionalidade e a natureza das emoções.

    O facto de ter escrito esta obra quando o império era fustigado por uma peste confere às suas reflexões um maior significado nos dias que correm.

    Ao registar os seus pensamentos, Marco Aurélio criou uma das maiores obras da filosofia estoica, que continua a ser admirada e consultada por líderes e pensadores da atualidade.

     

    Um guia intemporal sobre o poder da resiliência em tempos de adversidade.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/meditacoes-marco-aurelio/24424822

  • “Animais inventores” de Christiane Dorion

    “Gostamos de pensar que os humanos é que criam as maiores invenções, mas muitas dessas invenções foram descobertas primeiro pelos animais. Nós tiramos imensas ideias da natureza!

     

    Desde materiais adesivos, a máquinas que exploram o fundo do mar até a robots que ajudam a diagnosticar doenças e a roupa que não deixa o frio passar.

     

    Este livro original e divertido mostra-nos como os animais inspiraram os humanos a aplicar as suas capacidades incríveis em criações que nos facilitam o dia a dia! E ainda ajudam a cuidar do ambiente!”

     

    https://www.penguinlivros.pt/loja/booksmile/livro/animais-inventores/

  • “Mãe, doce mar” de João Pinto Coelho

    “Deixando a Europa em guerra dos romances anteriores, João Pinto Coelho viaja desta vez até aos EUA para nos oferecer a história fascinante de uma família que não consegue fugir ao seu destino.

    Depois de passar a infância num orfanato, Noah conhece finalmente Patience, a mãe, aos doze anos. Mas, apesar de ela fazer tudo para o compensar, nunca se refere ao motivo do abandono; e, por isso, seja na casa de praia de Cape Cod, onde passam temporadas, seja no teatro do Connecticut onde acabam a trabalhar juntos, há um caminho de brasas que teima em separá-los mas que nenhum ousa atravessar.

    Quando Noah encontra Frank O’Leary – um jesuíta excêntrico que guia um Rolls-Royce às cores –, descobre nele o amparo que procurava. Mesmo assim, há coisas que o padre prefere guardar para si: os anos de estudante; o bar irlandês de Boston onde ele e os amigos se encharcavam de cerveja e recitavam poemas; e ainda Catherine, a jovem ambiciosa que não temeu desviá-lo da sua vocação.

    É, curiosamente, a terrível experiência de solidão num colégio religioso o primeiro segredo que Patience partilhará com Noah; contudo, quando essa confissão se encaixar no relato do padre Frank, ficará no ar o cheiro da tragédia e a revelação que se lhe segue só pode ser mentira.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/mae-doce-mar/

  • “Descomplicar a menopausa” de Cristina Mesquita de Oliveira

    “Menopausa não é doença. É, somente, uma etapa na vida da mulher, tal como a puberdade. No entanto, continua a ser alvo de preconceitos e de muita informação contraditória.

     

    Stress e exaustão, mudanças de humor, alterações no padrão de sono, confusão mental, baixa líbido, ondas de calor, suores noturnos e aumento de peso são alguns dos efeitos do processo de menopausa. Uma etapa de vida desafiante, que pode parecer solitária, mas não tem de ser assim!

     

    Com este livro, Cristina Mesquita De Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Menopausa, oferece conhecimento, combatendo mitos e mal-entendidos, para ajudar todas as mulheres a transformarem esse momento desafiante num processo emocionante e positivo.

     

    * Descubra o que acontece ao seu corpo durante as três fases do processo de menopausa;

     

    * Saiba o que esperar, os efeitos mais comuns, porque se manifestam e como lidar com eles;

     

    * Obtenha orientação abrangente sobre a variedade de tratamentos disponíveis, incluindo medicina tradicional e complementar.

     

    Deixe a menopausa das suas mães e avós para trás e viva sem medos a menopausa do século XXI!”

     

    https://www.almedina.net/descomplicar-a-menopausa-1664451076.html

  • “Ioga para o meu bem-estar” de Xuan Lan

     

    “O estilo de vida acelerado do século XXI revelou a necessidade de cuidarmos de nós próprios, tanto física como mentalmente, e deixou claro que o nosso bem-estar emocional é frágil e vulnerável.

     

    Xuan Lan, especialista em ioga e bem-estar, partilha os seus conselhos para uma vida saudável e positiva. Pela sua mão, iremos descobrir os benefícios do ioga com posturas dinâmicas e exercícios de meditação e respiração. Também conheceremos os princípios desta filosofia milenar que nos proporcionará, do ponto de vista puramente holístico, orientações para uma vida plena e equilibrada.

     

    O livro inclui ainda receitas saudáveis e deliciosas que, juntamente com playlists das canções preferidas da autora, nos ajudarão a alcançar a harmonia perfeita entre corpo, mente e espírito.”

     

    https://www.wook.pt/livro/ioga-para-o-meu-bem-estar-xuan-lan/27438507

  • “A menina de Kiev” de Luca Crippa

    “Passada no coração da guerra na Ucrânia, esta história lembra-nos de que a esperança só existe, verdadeiramente, quando há também coragem.

     

    Alisa é uma menina de dez anos que mora com o pai, Semyon, e a mãe, Polina, num prédio nos arredores de Kiev. Nos telejornais, as notícias pioram a cada dia, mas ninguém quer acreditar que os russos vão mesmo atacar a capital. Nem Olexandr, o avô de Alisa. Sim, ele não quer acreditar, porque tem idade suficiente para se lembrar das histórias da Segunda Guerra Mundial, e não entende como pode essa tragédia repetir-se no coração da Europa. É sobre isto que a família de Alisa conversa na noite de 23 de fevereiro. Até ao momento em que um enorme barulho inunda o céu, as ruas e as casas de Kiev, e a noite parece partir-se em mil pedaços.

     

    Alisa acorda de repente, tomada por um terror brutal, sem saber o que pensar ou sentir. Que está a acontecer? Terá a guerra chegado finalmente à cidade que a viu crescer? Estará o horror ali, à porta de casa, a espreitar pela janela do seu quarto?

     

    Baseada em factos reais, esta é a comovente história de uma menina, Alisa, e da sua família, no seio do conflito russo-ucraniano; uma história que representa a de milhares de famílias. Aqui, o medo, a fuga e os piores momentos são a antecâmara da história de resiliência, coragem, esperança e amor verdadeiros, que Alisa simboliza para todos nós. Como ela, queremos a paz, de todo o coração, e continuamos a querer acreditar na bondade do ser humano - uma e outra vez, sempre.”

     

    https://www.presenca.pt/products/a-menina-de-kiev

  • “As últimas colheitas” de Philip Lymbery

    “Partindo de um alerta perturbador das Nações Unidas de que os solos do mundo se podem esgotar no período de uma vida, Philip Lymbery, uma das pessoas mais influentes na indústria alimentar, percorre os bastidores do grande agronegócio em vários pontos do mundo, revelando como a pressão sobre os solos constitui uma ameaça séria à nossa sobrevivência.

     

    Nas suas pesquisas, porém, o autor também encontra esperança nas práticas de pioneiros que estão a repensar os métodos agrícolas, a redescobrir técnicas tradicionais e a desenvolver tecnologias para alimentar uma população global em constante expansão.

     

    Influente e persuasivo, este livro alerta para a realidade do sistema alimentar global, demonstrando como podemos regenerar os solos do mundo, acabar com a crueldade animal, salvar a vida selvagem, estabilizar o clima e salvaguardar o planeta para as gerações futuras.”

     

    https://www.almedina.net/as-ltimas-colheitas-1665662174.html

  • “O tamanho do mundo” de António Lobo Antunes

    “Por entre os estalos dos móveis da sua casa em Lisboa, um idoso observa o outro lado do Tejo enquanto se perde nas memórias sobre uma cave e um pequeno jardim com um baloiço.

    Independentemente de ter acabado por se tornar presidente de uma grande empresa, o sucesso jamais debelou a perda daquele tempo, acorrendo repetidas vezes ao local e imaginando que as pequenas coisas e as personagens (mais significativas, como a filha, ou mais casuais, como uma senhora que passa com um carrinho das compras) se mantêm intactas, tal qual um tempo impoluto.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/o-tamanho-do-mundo-2/

  • “Mais por menos: comer bem por 2,50€ a dose” de Teresa D'Abreu

    “Poupe tempo e dinheiro na gestão da sua alimentação.

     

    É possível praticar uma alimentação saudável poupando dinheiro e sem abdicar do sabor? A resposta é-nos dada por Teresa D’Abreu: mais do que possível, é essencial nos dias que correm.

     

    A autora do blogue Healthy Bites traz-nos, com este seu Mais por Menos, inúmeros planos, dicas e truques para evitar o desperdício, aproveitar as sobras e, no geral, poupar desde o momento da ida às compras até ter a refeição na mesa, pronta a degustar.

     

    Sendo este um livro declaradamente prático e interativo, aqui encontra 50 receitas de refeições principais que pode fazer gastando menos de 2,50€ por dose, bem como o acesso a vídeos e a ferramentas que se revelam importantes ajudas nesse processo de ter mais a nível nutricional, com menos gasto de horas e euros.

     

    Descubra como é fácil iniciar o seu caminho nesta jornada de poupança, sem nunca comprometer as essenciais necessidades nutricionais de cada um.”

     

    https://www.almedina.net/mais-por-menos-comer-bem-por-250-a-dose-1664452550.html

  • “A espia do oriente” de Nuno Nepomuceno

    “Um atentado iminente. Um segredo enterrado no passado. Um homem e uma mulher que se odeiam, forçados a trabalhar juntos.

     

    A gozar de uma licença de serviço por motivos de saúde, o diretor do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, um espião ocasional, é chamado de regresso ao ativo. Um cientista foi raptado e um atentado afigura-se no horizonte, ameaçando o equilíbrio político da Europa.

     

    Porém, quando uma mulher enigmática, cujo nome e passado são mantidos em segredo, se oferece para trabalhar com o espião português, o mistério adensa-se. Ela tem no seu historial vários furtos e homicídios, mas será ele capaz de resistir à tentação da sua beleza exótica e invulgar?

     

    Entre cenários tão variados quanto cosmopolitas de locais como Courchevel, Budapeste, Dubai e Lisboa, A Espia do Oriente é um thriller psicológico de leitura compulsiva, que nos transporta para uma teia complexa de mentiras, traições e reviravoltas inesperadas, como só Nuno Nepomuceno consegue criar.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-espia-do-oriente-nuno-nepomuceno/27422389

  • “Minutos de sabedoria” de James Allen

    “Este livro reúne um conjunto de citações de James Allen, renomado autor de múltiplos bestsellers. Os seus pensamentos vão trazer-lhe a luz, a sabedoria e a confiança de que precisa para lidar com as dificuldades do seu dia-a-dia. Pode folheá-lo de forma aleatória ou deter-se em qualquer texto. Leia e depois medite sobre a mensagem lá contida, preferencialmente em silêncio. Verá surgir uma esperança e uma certeza que lhe servirão de orientação e luz no seu caminho. Quando percebe a beleza e a realidade duradoura da reflexão, a sua atitude em relação a si e aos outros, altera-se. Afinal, quem conquista a dúvida e o medo, vence o fracasso.

     

    O objetivo desta obra é estimular o ser-humano para a descoberta e a perceção da verdade segundo a qual «ele é o construtor de si mesmo». Em virtude dos pensamentos que escolhe e encoraja, a sua mente tece a realidade que vive. Aprenda, reflita e delicie-se com as belas mensagens sobre temas como o amor, a amizade, a vida, a morte, a alegria, a coragem, a fé, a liberdade, entre outros.”

     

    https://www.wook.pt/livro/minutos-de-sabedoria-james-allen/27433582

  • “Pompeia” de Robert Harris

    “Ano 79 D.C. Faltam 48 horas para a catástrofe. Intriga política, corrupção e suspense pela mão do mestre do thriller histórico.

     

    É uma semana sufocante e estamos no final de agosto de 79 d.C. Que lugar melhor para passar os últimos dias de verão do que a baía de Nápoles? Ao longo da costa, os cidadãos mais ricos do império relaxam nas suas luxuosas vilas; a frota mais poderosa do mundo descansa, pacífica, em Misenum. Apenas um homem parece preocupado.

     

    Marcus Attilius Primus acaba de ficar encarregado do Aqua Augusta, o enorme aqueduto que abastece de água potável os 250 mil habitantes das nove cidades da baía de Nápoles, e, pela primeira vez em gerações, a seca ameaça chegar. O antecessor do jovem engenheiro desapareceu e há um problema algures nos noventa quilómetros da linha principal, a norte de Pompeia, nas encostas do Vesúvio.

     

    Responsável, respeitável, prático e incorruptível, Attilius garante a Plínio, comandante da frota imperial, que pode resolver o problema do aqueduto antes que os tanques de reserva fiquem sem água. Mas enquanto ele se dirige para o Vesúvio, descobre que em Pompeia, para lá da violência e da corrupção política, existem forças que nem o mais poderoso império do mundo pode controlar…”

     

    https://www.presenca.pt/products/pompeia

  • “Amma” de Pierre Lunel

    “Líder espiritual hindu, Mata Amritanandamayi, mais conhecida como Amma (mãe), é uma luz para a humanidade. Com uma energia e bondade sem par, a santa dos abraços tocou, e continua a tocar, a vida de milhões de pessoas.

     

    Da autoria do conceituado Pierre Lunel, este é um livro que faz mais do que enumerar factos e acontecimentos de vida. Num registo bastante pessoal e apaixonado, o autor oferece-nos um verdadeiro romance da vida real, onde somos guiados pelo incrível destino da filha de um pescador do sul da Índia que, com a sua luta incansável, a sua compaixão ímpar e uma mensagem de sabedoria, transforma o mundo num sítio melhor. Fundadora e inspiração da ONG humanitária Embracing the World, Amma tem sempre uma palavra sobre os temas que mais afetam o dia a dia de todos.

     

    Das mudanças climáticas ao terrorismo, da pobreza aos direitos das mulheres, as suas observações convidam cada um de nós a envolver-se no processo de reconstrução de uma sociedade preocupada e solidária. Porque, no fundo, somos todos um.”

     

    https://www.wook.pt/livro/amma-pierre-lunel/27446784

  • “Finitamente infinito” de David Santos

    “Somos finitos. É uma evidência, um facto, algo natural. No entanto, somos infinitos no amor, na gratidão, na paz. Ou, pelo menos, deveríamos ser. Somos finitos porque morremos. Mas há uma infinitude de memória nos que cá ficam. Há sempre alguém que nos ama e nos guarda no coração. Há sempre alguém que nos eterniza. Somos eternos na extensão das outras pessoas. Somos, por isso, finitamente infinitos. Nos nossos sonhos, nas nossas acções, nas nossas conversas, na hora da morte. Há uma finitude muito real em tudo o que fazemos. Mas podemos contar sempre com o infinito de sermos para sempre. Porque, na verdade, "somos suficientemente maus para nos preocuparmos com coisas finitas/e infinitamente bons e capazes de nos preocuparmos com coisas infinitas./Porque o finito é para o sempre do estar/e o infinito é para o sempre do ser".”

     

    https://www.wook.pt/livro/finitamente-infinito/27320232

  • “Lendas e romarias da Beira” de Elsa Ligeiro

    “A publicação inclui as lendas e romarias da Senhora de Mércoles (Castelo Branco), Santa Apolónia (Alcains), Santa Bárbara (Lousa), Senhora da Orada (São Vicente da Beira), Anjo da Guarda (Alpedrinha) e São Macário (Alcaide).

     

    Este é o primeiro de dois volumes que pretende divulgar, através do trabalho de investigadores regionais, a origem e a dinâmica das lendas e das romarias da Beira.”

     

    https://www.wook.pt/livro/lendas-e-romarias-da-beira-elsa-ligeiro/27009958

  • “Até os monstros lavam os dentes!” de Jessica Martinello

    "Até os monstros lavam os dentes! Não acreditas? Então, abre o livro e descobre o que acontece a uma menina caprichosa que se recusa a lavar os dentes. Tem muito cuidado... poderás encontrar monstros absolutamente monstruosos!”

     

    https://www.wook.pt/livro/ate-os-monstros-lavam-os-dentes-jessica-martinello/27364478

  • “Uma luz inesperada” de José Saramago

    “«E houve também aqueles dois gloriosos dias em que fui ajuda de pastor, e a noite de permeio, tão gloriosa como os dias. Perdoe-se a quem nasceu no campo, e dele foi levado cedo, esta insistente chamada que vem de longe e traz no seu silencioso apelo uma aura, uma coroa de sons, de luzes, de cheiros miraculosamente conservados intactos. O mito do paraíso perdido é o da infância — não há outro. O mais são realidades a conquistar, sonhadas no presente, guardadas no futuro inalcançável. E sem elas não sei o que faríamos hoje. Eu não o sei.»”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/uma-luz-inesperada/25512478

  • “Carta aos líderes do mundo” de Maria Inês Almeida

    “Sofia é uma menina de doze anos. Aflita com os desafios por que passa o planeta, decide escrever uma carta aos líderes do mundo. Com um texto bem-humorado e poético, Sofia escreve sobre diversas questões, tentando chegar a um diagnóstico do planeta. Ela sabe que são muitos os problemas que podem ter levado o mundo à Unidade de Cuidados Intensivos. Mas é uma sonhadora e apresenta soluções.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/carta-aos-lideres-do-mundo/26874237

  • “Tomás e Chiclete” de Joana Pereira

    “A Chiclete era uma cadela muito enérgica, e o Tomás um menino muito amoroso, e eles eram os melhores amigos.

    Havia alturas em que a Chiclete desesperava à procura dele e por não o encontrar de maneira nenhuma, fazia imensas trapalhadas.

    Mesmo sem saber quanto tempo teria passado, quando estavam novamente juntos, nada parecia estar diferente na cumplicidade e amizade dos dois.”

     

    https://www.wook.pt/livro/tomas-e-chiclete/27368323

  • “Severa: 1820”

    "Severa 1820 reúne mais de uma dezena de contributos que incidem sobre os três momentos fundacionais do fado enquanto canção de Lisboa: o nascimento de Maria Severa Onofriana, em 1820; a subida ao palco da peça de teatro A Severa, de Júlio Dantas, em 1901; a inscrição do Fado na Lista representativa do património cultural imaterial da Unesco, em 2011.

     

    Fica de fora talvez o acontecimento histórico mais marcante de todos para o fado: o primeiro registo sonoro de uma voz a cantar o fado, ocorrido no Porto, no ano de 1900. No entanto, nesta obra editam-se em CD todas as faixas do primeiro filme sonoro português - A Severa - realizado por Leitão de Barros e estreado a 17 de Junho de 1931 e um outro CD intitulado Outras Vozes com interpretações de diversos cantores/fadistas desde 1906 até 1956.

     

    Podemos afirmar hoje que Maria não nasceu no dia 26 de Julho de 1820, mas sim no dia dessa estreia, quando os espectadores viram e ouviram no cinema Severa a cantar. Nesse dia, a actriz Dina Tereza fez nascer para todos nós a primeira fadista de Lisboa.

     

    Maria Severa Onofriana veio ao mundo um mês antes da Revolução de 1820 e dois anos antes da 1.ª Constituição Portuguesa. Aí se consagraram os direitos de liberdade de pensamento e de igualdade. Deixámos de ser súbditos para ser cidadãos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/severa-1820/27434156

  • “O festival das bruxas” de Valerie Thomas

    “Depois de conhecerem bruxas de todo o mundo no Festival Internacional das Bruxas, a Mimi e o Rogério partem numa viagem mágica para visitar os seus novos amigos. Quando regressam a casa, há demasiado silêncio. Eis senão quando alguém bate à porta… É uma aventura festiva da Mimi e do Rogério.”

     

    https://www.gradiva.pt/catalogo/55828/mimi-e-rogerio---o-festival-das-bruxas

  • “Poderes e tronos” de Dan Jones

    “Quando a poderosa Roma foi tomada pelos Bárbaros em 410, ficando reduzida a ruínas, acabava uma era - e começavam mais de mil anos que nos transformariam profundamente. Numa narrativa fascinante, onde os grandes nomes inundam as páginas - de Santo Agostinho a Átila, o Huno, passando pelo profeta Maomé e Leonor de Aquitânia - Dan Jones toma conta de um milénio da nossa história e oferece-nos uma perspetiva fresca, poderosa e surpreendente da Idade Média. Século após século, vemos o nascimento da Europa, as grandes capitais da Antiguidade, as cidades mais influentes do Ocidente Islâmico e as primeiras viagens europeias à América.

     

    O mundo medieval foi - lembremo-nos - forjado pelas grandes forças que ainda são combustível da atualidade: alterações climáticas, pandemias, migração em grande escala, revoluções tecnológicas. Aquele tempo foi o que viu nascer as grandes nacionalidades europeias; foi a era do aparecimento das bases ocidentais dos sistemas legais e governativos; foram os séculos de estabelecimento das igrejas cristãs como grandes e poderosas instituições reguladoras da moral ocidental; foi a época em que arte, arquitetura, filosofia e ciência passaram por enormes e importantes transformações.

     

    O Ocidente, tal como hoje o vemos e concebemos, foi construído sobre as cinzas da Idade Média - e emergiu de uma crise e de um sentimento de fracasso que dominavam o mundo.

     

    Nas primeiras décadas do século XXI, quando nos encontramos, novamente, num ponto crítico,

     

    Poderes e Tronos mostra-nos como o passado - percebê-lo, iluminá-lo, debatê-lo - importa mais do que nunca.”

     

    https://www.presenca.pt/products/poder-e-tronos

  • “Missão 1” de Tatsuya Endo

    “No decurso de uma missão em que tem que se infiltrar numa escola particular, Crespúsculo precisa de uma esposa e de um filho.

     

    O que ele desconhece, é que a esposa que escolheu é uma assassina e a criança que adotou é uma telepata!”

     

    https://editoradevir.pt/livro/spy-x-family-01/

  • “Uzumaki Naruto!” de Masashi Kishimoto

    “Há doze anos atrás, a Aldeia Oculta sob as Folhas foi atacada por uma ameaça temível.

    A raposa demónio com nove caudas tirou a vida ao chefe da aldeia, o Hokage, bem como a muitos outros aldeões.

    Hoje, a aldeia vive em paz, e um rapaz desordeiro chamado Naruto luta para se formar na Academia Ninja.”

     

    https://editoradevir.pt/livro/naruto-01/

  • “A ponte do herói” de Masashi Kishimoto

    “Na formação de um ninja, há uma altura em que este tem de pôr de lado os seus princípios morais e enfrentar a verdade: os ninjas são máquinas de matar.

    Para Naruto, que acaba de ver Sasuke morto, esse momento é agora.

    A raiva desperta dentro de si o espírito da raposa de nove caudas, dando-lhe forças para vencer Haku – mas terá Naruto coragem para ir até ao fim? “

     

    https://editoradevir.pt/livro/naruto-04/

  • “Tudo por um sonho” de Masashi Kishimoto

    “Kakashi, mestre de Naruto, acredita que o diabólico Zabuza terá sobrevivido ao último combate travado.

    Antecipando uma nova investida do seu inimigo, Kakashi coloca Naruto, Sakura e Sasuke sob um rigorosíssimo programa de treino para desenvolverem a capacidade de concentração e o autodomínio.”

     

    https://editoradevir.pt/livro/naruto-03/

  • “O pior cliente” de Masashi Kishimoto

    “Fartos de tarefas servis, Naruto, Sasuke e Sakura anseiam por uma missão mais exigente.

    Mas há que ter cuidado, pois os desejos tornam-se realidade.

    Agora, juntamente com o seu mestre, Kakashi, os três têm de zelar pela segurança de um velhote mal-humorado oriundo do país das ondas.”

     

    https://editoradevir.pt/livro/naruto-02/

     

  • “O super-Camões: biografia de Fernando Pessoa” de João Pedro George

    “Fernando Pessoa expôs-se heroicamente em tudo o que escreveu. Abriu o seu coração e mostrou mágoas e carências, angústias e frustrações, transitando entre o humor, o lirismo e o olhar racional, com finura e poder de observação. Apaixonou-se por algumas mulheres, sentiu a vertigem do sexo e interessou-se pelas perversões do erotismo e pelas manifestações do onanismo, da homossexualidade e da androginia.

    Contrariamente ao que se podia crer, não era apenas um escritor de gabinete, isolado na sua torre de marfim, um desses artistas que se recolhem na sombra, rudes, taciturnos e rabugentos. Era amável e prestável (incentivou amigos menos experimentados nas lides literárias, ajudando-os a crescer), agradável e educado, atrevido e tímido, inteligente e profundo, audaz e corajoso, atormentado e divertido (mais do que muitos supõem), autodestrutivo (regado a álcool e a tabaco) e de trato afável, com finura e poder de observação. Incapaz de se levar a sério e de falar demasiado de si próprio na presença dos amigos, andava sempre impecavelmente vestido, tinha plena confiança na sua criatividade, nas suas intuições e na sua genialidade.

    Apesar de ter morrido novo — com 47 anos —, escreveu e trabalhou incansavelmente, viveu muitas vidas ao mesmo tempo. Cidadão comprometido com a sua época, intelectual e homem de acção, não tinha medo de se lançar na vida prática e de conceber projetos empresariais (embora por vezes sentisse mais prazer em imaginá- los do que em concretizá-los). Foi consequente com a sua vida e demonstrou sempre interesse pelos problemas do seu tempo e pelo que acontecia no mundo, participando na vida cultural e política de Portugal, provocando polémicas e envolvendo-se em escândalos, revelando coragem e convicção nas opiniões pessoais.

     

    Esta é a primeira biografia de Fernando Pessoa escrita por um português em mais de setenta anos, desde Vida e Obra de Fernando Pessoa — História duma Geração, de João Gaspar Simões, publicada em 1950. Conciliando o rigor intelectual com a clareza de expressão, sem recorrer ao jargão dos estudos literários nem a uma linguagem supostamente especializada, O Super-Camões estabelece uma relação de simpatia com a vida de Fernando Pessoa e aproxima a sua obra de todos os leitores e leitoras. Um livro onde o prazer da escrita e o prazer da leitura encontram o seu denominador comum e ganham uma verdadeira cumplicidade.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/biografias-memorias/o-super-camoes/

     

  • “Álbum de receitas” de Filipa Gomes

    “Olho para trás e percebo como a comida tem sido poesia na minha vida. Desde que me lembro que tem um papel importantíssimo na pessoa que sou. A comida está em quase todas as memórias boas que trago na alma. É a cola de uma família que não vive sem se encontrar à mesa e dos amigos que têm nela mais uma ótima desculpa para se encontrar, é o alento num dia menos bom, a celebração de momentos especiais, o amor e cuidado que tenho com os meus filhos, o roteiro nas férias… enfim, está sempre presente na minha história.

     

    Por isso, mais do que um livro decidi fazer um álbum, com 113 receitas testadas e aprovadas, que são cromos repetidos em minha casa e que fazem parte de mim e dos meus. E algumas também já fazem parte de vocês que eu sei! Porque a comida tem esta capacidade de unir as pessoas num amor comum.

     

    E não se enganem. Aqui não há só receitas tradicionais, ou complicadas, ou esquisitas. Nem seria um livro meu, se assim fosse. Nada disso. A maioria é simples. Muitas são bastante simples até. Porque a minha vida é igual à vossa. Se ao fim de semana há tempo para dedicar mais tempo à cozinha, durante a semana a coisa tem de ser mais corrida. Mas o sabor, esse, não pode faltar!

     

    Portanto, aqui encontram receitas para todos os gostos e ocasiões, que fui reunindo nos últimos anos nos meus cadernos de apontamentos. Espero que gostem de viajar por este meu Álbum de Receitas e que façam dele vosso.

    E que a comida continue a ser o nosso lugar feliz.”

     

    https://www.wook.pt/livro/album-de-receitas-filipa-gomes/27470325

  • “Solo leveling” de Dubu (Redice Studio)

    “Um dia aconteceu: apareceram portais desconhecidos a ligar o nosso mundo a uma realidade totalmente extraordinária e alternativa, cheia de monstros e seres fantásticos… O seu objetivo? Matar humanos.

     

    Era preciso atacar este novo perigo. Assim surgiram os Caçadores, humanos que foram «despertados» e ganharam poderes para enfrentar aquelas criaturas medonhas. Mas, entre estes, há um que se destaca e é conhecido como «o mais fraco de todos os caçadores». O seu nome é Seong Jinu, e a sua sorte está prestes a mudar: a incursão que tem pela frente devia ser fácil, mas torna-se um verdadeiro pesadelo…”

     

    https://www.presenca.pt/products/solo-leveling-1

  • “A obscena senhora D e outras histórias” de Hilda Hilst

    “Cultivou uma escrita provocadora e muitas vezes considerada imoral e atentatória dos bons costumes; libertou a linguagem de espartilhos formais; misturou a ficção mais desabrida com a biografia confessional mais comovente e o lirismo sempre latente: resgatada da marginalidade nos anos recentes, Hilda Hilst tem arrebatado os leitores e a crítica. a sua voz hipnótica não deixa ninguém indiferente.

     

    Neste livro - composto por histórias escritas ao longo de onze anos, várias das quais até agora inéditas em Portugal - somos iniciados nos temas de eleição de uma escritora inquietada e inquietante: o sexo, a insanidade, a relação com o pai, as escolhas da mulher numa sociedade castradora, o lugar da escritora num panorama impreparado para a receber.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-obscena-senhora-d-e-outras-historias-hilda-hilst/27762521

  • “Rafa e os gatinhos” de David Melling

    “O Rafa não gosta dos gatinhos e não quer partilhar... a sua comida... a sua almofada... o seu brinquedo... a sua bola... o seu pau... nem a sua manta azul!

    Mas os gatinhos vão mostrar ao Rafa que partilhar pode ser muito divertido.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/rafa-e-os-gatinhos/25593540

  • “Astúcia” de Sandra Brown

    “Weston Graham é um enigma.

    O FBI recusa-se a admitir a sua existência.

    Weston Graham é um camaleão.

    Assume vários nomes e inúmeros disfarces, atrai mulheres ricas e desaparece – juntamente com elas e as suas fortunas – para reaparecer com uma nova identidade e uma nova vítima.

    Sem provas ou pistas, qualquer investigação está condenada à partida, mas o agente Drex Easton sabe instintivamente que este homem é real, é perigoso, e não vai parar. Para Drex, o caso é pessoal, e ele não tenciona desistir de o apanhar.

    Mas quem é Weston Graham, afinal?

    Agora, pela primeira vez no seu longo jogo do gato e do rato, Drex tem um suspeito em vista. O atraente e charmoso Jasper Ford casou-se recentemente com Talia Shafer, uma bem-sucedida mulher de negócios. Drex insinua-se na vida do casal, fazendo-se passar por um vizinho, para os poder manter sob vigilância constante. Mas a situação complica-se quando Drex se aproxima demasiado de Talia. Esta é a única oportunidade de Drex superar o astuto inimigo antes de este assassinar novamente e escapar à justiça para sempre. Mas primeiro terá de determinar se Talia é uma cúmplice implacável… ou se os seus dias estão contados.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/literatura/thriller-policial/astucia/

  • “O acontecimento” de Annie Ernaux

    “Uma jovem de 23 anos, estudante universitária brilhante, descobre que está grávida. Tomada pela vergonha, consciente de que aquela gravidez representará um falhanço social para si e para a sua família, sabe que não poderá ter aquela criança. Mas, na França de 1963, o aborto é ilegal e não existe ninguém a quem possa acorrer. Quarenta anos mais tarde, as memórias daquele acontecimento continuam presentes, num trauma impossível de ultrapassar e cujas sombras se estendem para além da história individual. Escrito com uma clareza acutilante, sem artifícios, este é um romance poderoso sobre sofrimento, justiça e a condição feminina. Escrito por Annie Ernaux em 1999, foi adaptado ao cinema em 2021 por Audrey Diwan, num filme vencedor do Leão de Ouro em Veneza.”

     

    https://www.livrosdobrasil.pt/produtos/ficha/o-acontecimento/27119604

  • “Quem matou bambi?” de Monika Fagerholm

    “Emmy e Saga-Lill conhecem-se desde a infância mas as suas vidas seguiram rumos muito diferentes. Emmy é uma jovem mãe, casada com Mats, um consultor de investimentos mais velho. Saga-Lill é uma antiga estudante de teologia que se sente sem rumo. Gusten Grippe, amigo das duas, cresceu num subúrbio rico onde decorre grande parte da história e onde, há anos, aconteceu um terrível crime.

     

    Mas, sob a superfície deste bairro elegante, esconde-se uma ferida antiga: uma brutal violação em grupo que teve lugar numa casa à beira do lago Kallsjön. Outrora o lar da abastada família Häggert, agora abriga apenas o único herdeiro, Nathan. Os quatro agressores eram filhos da comunidade, e o subúrbio pensa ter deixado o violento ataque para trás.

    Mas agora, Cosmo Brant, um dos quatro, voltou e quer fazer um filme sobre o crime: Quem matou Bambi?”

     

    https://www.wook.pt/livro/quem-matou-bambi-monika-fagerholm/27470380

  • “Frio suficiente para nevar” de Jessica Au

    “Uma jovem mulher organiza umas férias com a mãe no Japão, onde percorrem Tóquio, Osaka e Quioto: caminham pelos canais nas tardes de outono, esquivam-se de chuvas e vendavais, partilham refeições em pequenos cafés e restaurantes e visitam galerias para verem alguma da mais radical arte moderna. Enquanto isso, conversam: sobre tempo, horóscopos, roupas, objetos, família, distância e memória. Mas as incertezas abundam. Quem estará realmente a falar – apenas a filha? A mãe raramente fala, aparenta ser uma presença fantasmagórica que não parece estar de facto ali. E qual será a verdadeira razão desta viagem elíptica, ou mesmo espectral?

    Ao mesmo tempo reflexão e elegia, Frio Suficiente para Nevar questiona o facto de todos falarmos sequer uma língua comum, quais as dimensões que podem conter o amor e até que ponto poderemos afirmar conhecer deveras o mundo interior de outrem.

    Escolhido entre 1500 candidatos, este romance venceu o Novel Prize, um novo prémio, bienal, patrocinado pelas editoras Fitzcarraldo Editions, New Directions (EUA) e Giramondo (Austrália) e destinado a distinguir um romance escrito em língua inglesa que explore e expanda as possibilidades do género.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/frio-suficiente-para-nevar/

  • “Na cabeça de Xi” de François Bourgon

    “O poder absoluto da China está nas mãos de Xi Jinping, presidente vitalício: um homem de quem o mundo sabe pouco. O que revela, afinal, o percurso deste imperador vermelho, síntese improvável entre Ming e Mao?

    Xi Jinping está prestes a ser re-entronizado, já sem limitação de mandatos, à frente do país mais populoso do mundo. Concentra hoje mais poder do que qualquer um dos seus antecessores recentes. Num país oficialmente marxista - onde, paradoxalmente, impera um capitalismo desenfreado - o exemplo do descalabro do império soviético está bem presente. Xi Jinping, a quem chegaram a chamar o ‘Gorbachov chinês’, é afinal o ‘anti-Gorbachov’.

    Conjugando maoísmo, nacionalismo e confucionismo, é agora - com mão de ferro - o novo imperador de uma dinastia milenar. Revisto e actualizado pelo autor, este livro tem ainda um capítulo adicional escrito propositadamente para esta edição.”

     

    https://www.wook.pt/livro/na-cabeca-de-xi-francois-bougon/27433578

  • “Posso falar-te em verso?” de António Torrado

    "A presente obra assume se como um singelo mas muito merecido tributo póstumo a António Torrado Trata se de um conjunto de 25 pequenos poemas para crianças que vêm enriquecer o importante legado de uma das mais destacadas figuras do panorama literário português das últimas décadas, o que se espera venha a ser um contributo significativo para a preservação da sua memória junto das atuais e futuras gerações de leitores.”

     

    https://www.wook.pt/livro/posso-falar-te-em-verso-antonio-torrado/27348325

  • “A viúva de Windsor” de José de Bouza Serrano

    “A Viúva de Windsor tem como ponto de partida a morte o Príncipe Filipe, no Castelo de Windsor, a poucas semanas de completar um século de idade e após 73 anos de casamento com Isabel II, a protagonista deste livro e uma das figuras mais admiráveis, e admiradas, da história mundial. Recuamos então à tenra idade de uma princesa que jamais esperara vir a ser rainha, ao curto e polémico reinado do seu tio, Eduardo VIII, e à coroação do seu pai, Jorge VI, a quem Isabel sucederá no trono aos 25 anos. Profundamente conhecedor do tema da monarquia, o embaixador José de Bouza Serrano reconstitui nestas páginas alguns dos episódios mais marcantes do reinado mais duradouro da Grã-Bretanha. Conta-nos como, num complexo diálogo interior entre o dever enquanto soberana e as responsabilidades de chefe da Igreja Anglicana, Isabel II se foi debatendo ao longo das décadas com as difíceis opções sentimentais da única irmã e de três dos quatro filhos, tratando-as com a devida compreensão familiar, mas, antes de mais, como potenciais ameaças ao futuro da dinastia e da instituição monárquica. Atravessando dois séculos de mudanças profundas, tanto do ponto de vista social como político, este é o retrato de uma mulher notável e irrepetível que se manteve sempre fiel à Coroa e que, consciente do seu inestimável pesosimbólico, nunca se esqueceu de preservar a aura de mistério própria dos grandes monarcas. Não saberemos nunca o que a Rainha pensa sobre os mais variados assuntos, desde logo sobre as múltiplas partidas que o destino lhe pregou ou a obra dos numerosos governos que lhe juraram lealdade, mas essa é uma característica absolutamente inseparável do fascínio que continua a exercer nos comuns mortais de todo o mundo.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/biografias-memorias/a-viuva-de-windsor/

  • “Vamos ser pais! E agora?” de Carmen Ferreira

    “A enfermeira Carmen está de volta com uma agenda planner que todos os futuros pais e mães vão querer ter ao seu lado. São duas agendas numa!

     

    Agenda da Grávida

    Semana a semana, veja o que está a acontecer com o seu corpo e o do seu bebé.

    Conheça os exames e testes mais comuns, trimestre a trimestre.

    Prepare-se para as consultas e vá fazendo checks nas listas de preparativos.

     

    Agenda do Bebé

    Mês a mês, perceba como o seu bebé se está a desenvolver e tenha atenção aos sinais de alerta.

    Anote todas as vacinas e consultas, tanto do bebé como da mãe.

    Aprenda a distinguir os diferentes tipos de choro.

    Planeie a divisão de tarefas e registe as mamadas, cocós e chichis.

     

    E ainda…

    Tenha acesso a centenas de dicas, conselhos e informações úteis.

    Anote todos os seus compromissos e tarefas.

    Veja os vídeos exclusivos que a enfermeira Carmen preparou para si.

    Descreva o que sente, faça retrospetiva das etapas por que vai passando.

    Cole as ecografias e as fotografias mais importantes.”

     

    https://www.presenca.pt/products/vamos-ser-pais-e-agora

  • “Uma dor tão desigual”

    “«Este livro resulta de um desafio feito a oito autores portugueses para que explorassem as fronteiras múltiplas e ténues que definem a saúde psicológica e o que dela nos afasta. Em estilos muito diferentes, um leque extraordinário de escritores brinda-nos com textos que mostram como qualquer um de nós pode viver momentos difíceis e precisar de ajuda.

    Estas são histórias de perda, solidão, fraqueza e delírio, mas também de esperança e humanidade. São relatos de gente que podíamos conhecer e talvez conheçamos, histórias íntimas e ricas de homens e mulheres como nós.

    A área da saúde psicológica está ainda sujeita a muitos preconceitos, que dificultam a procura de ajuda profissional e estigmatizam quem sofre. Pretende-se com este livro combater esses preconceitos, despertar consciências e ajudar a encontrar uma saída.»”

     

    https://www.wook.pt/livro/uma-dor-tao-desigual/18547915

  • “O Elmer e o presente” de David Mckee

    "O Elmer andava tranquilamente a dar um passeio quando cada amigo por quem passava o avisava que a tia Zelda andava à sua procura. Como ela é um pouco surda e esquecida, o Elmer decide ir procurá-la. Quando a encontra, a tia Zelda diz-lhe que lhe queria dar alguma coisa… só não se lembra o quê!”

     

    https://www.almedina.net/o-elmer-e-o-presente-1661942369.html

  • “A mulher do dragão vermelho” de José Rodrigues dos Santos

    “Será a China mais perigosa do que a Rússia?

     

    Madina nascera no Turquestão Ocidental, estudara chinês, lera Marx, Engels e o Manifesto Comunista, pertencia ao Partido Comunista Chinês e exaltava, sempre com entusiasmo, o grande líder, no entanto não sabe ao certo porque está presa e todas as noites confessa crimes que não cometeu.

     

    Tomás de Noronha recebe uma mensagem da mulher a pedir ajuda: acabara de ser raptada juntamente com uma mulher misteriosa de lenço preto na cabeça que se autointitula Dragão Vermelho. O historiador ruma à India decidido a resgatar a sua Maria Flor e percebe que esta foi apanhada numa história demasiado perigosa.

     

    Graças a Charlie Chang, um operacional da CIA, destacado para encontrar a Dragão Vermelho, Tomás de Noronha é confrontado com uma realidade que não sabia existir. Descobre a ambiciosa e perigosa estratégia da Nova Rota da Seda, os mecanismos de vigilância e repressão que existem no país e a máxima do Partido: «wai yuan nei fang», ou seja, dissimulação.

     

    José Rodrigues dos Santos, o autor mais lido em Portugal, traz-nos um romance atual, empolgante e com um ritmo frenético que nos alerta para os perigos e contradições do mundo onde vivemos.”

     

    https://www.planetadelivros.pt/livro-a-mulher-do-dragao-vermelho/359954

  • “O príncipe do deserto” de Peter V. Brett

    “Cinquenta anos passaram desde o fim da guerra com os demónios, criaturas das trevas que atormentaram a humanidade por tempos sem fim. Os heróis entre os homens que defenderam os seus pares, tornaram-se heróis, matérias de lendas, outros mantém-se a lutar a batalhar as suas sombras. Olive Papel e Darin Fardos cresceram neste novo e pacifico mundo. Os Demónios pereceram, mas os perigos ainda espreitam para os descendentes dos dos heróis. Olive, a Princesa do Outeiro, tem toda a sua vida delineada pela sua mãe, a Duquesa Leesha Papel. Em passo firme ao longo de uma lista de afazeres para preparar a sua sucessão. Quanto mais a sua mãe escreve esse guião, mais Olive se rebela contra os personagens que a mãe quer que ela interprete. Darin enfrenta desafios de outra natureza. Apesar de livre para escolher o seu caminho, o peso do seu legado é um peso nos seus ombros. Não é fácil ser o filho do homem que dizem ter salvo o mundo. Todos esperam grandeza por parte de Darin, mas a única coisa em que ele tem sido bom é a esconder-se. Mas quando Olive e Darin atravessam as guardas certa noite, descobrem que os demónios afinal não desapareceram e aqueles que ficaram estão sedentos de vingança. Os acontecimentos precipitam-se e só a Profecia pode antever o que os espera, à medida que Olive e Darin procuram os seus devidos lugares no mundo a tempo de o salvar novamente.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/fantastico/o-principe-do-deserto/

  • “Orlando Ribeiro: cadernos de campo, Angola 1960-1969”

    “Tendo por principal objetivo dar a conhecer os cadernos de campo de Orlando Ribeiro em Angola, esta é uma obra compósita, formada por elementos de natureza variada. Inclui a reprodução e transcrição anotada dos cadernos, fotografias, mapas e outros documentos relacionados, estudos de João Sarmento e materiais de apoio que concorrem para a contextualização desta fonte inédita do arquivo, a um tempo pessoal e científico, de Orlando Ribeiro.

     

    Os estudos, por sua vez, não se atêm ao quadro espácio-temporal dos cadernos, isto é, ao terreno angolano e à década de 1960, oferecendo-nos uma leitura de conjunto das missões de geografia às colónias durante o ciclo africano do império colonial português.”

     

    https://www.wook.pt/livro/orlando-ribeiro-joao-sarmento/25877633

  • “Da ciência, do amor e do valor da vida” de Isabel Galriça Neto

    “Com mais de três décadas de experiência e pioneira na criação de unidades de Cuidados Paliativos em Portugal, Isabel Galriça Neto reúne neste livro as histórias que a construíram e formaram como a pessoa e a médica que é hoje. Fala-nos de ciência, de avanços e de recuos, das lições aprendidas e das que devem ser levadas para um futuro melhor para este tipo de cuidados.

    «A escrita deste livro foi para mim um belo presente, mas gostaria que o fosse também para muitos outros. Desde logo para aqueles que ainda não conhecem ou conhecem mal o que são verdadeiramente os Cuidados Paliativos, a realidade de conviver e tratar doentes em fim de vida e seus familiares. Falo de realidade, não dos mitos ou dos preconceitos, das ideias distorcidas que por aí pululam sobre o que é prestar cuidados clínicos a pessoas que estão nos últimos tempos de vida – não necessariamente nos últimos dias de vida –, e em que algumas delas irão morrer.»”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/saude/da-ciencia-do-amor-e-do-valor-da-vida/

  • “A ciência do clima” de Steven E. Koonin

    “Steven E. Koonin revela verdades sobre a ciência climática – e de como esta é extremamente diferente daquilo que o governo e os meios de comunicação nos dizem

     

     «O aumento do nível do mar está a inundar as nossas costas.»

     

    «Os furacões e tornados estão a tornar-se mais graves e mais frequentes.»

     

    «As alterações climáticas criarão um desastre económico.»

     

    Certamente já ouviu tudo isto apresentado como facto. Mas, segundo a ciência, todas estas afirmações são extremamente enganadoras.

     

    Os meios de comunicação, os políticos e outras vozes proeminentes fazem declarações absolutas sobre as alterações climáticas, contudo, o seu discurso é corrompido e perde-se ao longo da cadeia de transmissão e de comunicação.

     

    Agora, um dos cientistas mais conceituados dos Estados Unidos coloca as suas décadas de experiência – inclusive como conselheiro da administração Obama – neste livro para ajudar a dissipar os alarmismos de políticos e activistas e revelar factos pouco conhecidas sobre o que sabemos, o que não sabemos e o que tudo isso significa para o nosso futuro.

     

    Polémico que seja, este é um livro de ciência e baseado na ciência. É um apelo à compreensão de como os cientistas lidam com a complexidade de uma área multidisciplinar em que a investigação se confronta com muitas incertezas e modelos falíveis. “

     

    https://www.guerraepaz.pt/inicio/904-a-ciencia-do-clima.html

  • “Afropeu: a diáspora negra na Europa” de Johny Pitts

    “Afropeu é uma viagem pelos locais do Velho Continente onde os europeus de ascendência africana jogam com obediências múltiplas e constroem novas identidades. Dessa viagem resulta um mapa alternativo, que nos leva da lisboeta Cova da Moura, com a sua economia clandestina, a Rinkeby, a zona de Estocolmo onde oitenta por cento da população é muçulmana. Johny Pitts visita também a Universidade Patrice Lumumba em Moscovo, onde os estudantes oeste-africanos continuam a aproveitar ao máximo as ligações com a URSS surgidas durante a Guerra Fria, e Clichy-sous-Bois em Paris, onde nasceram os motins de 2005. Seja qual for a geografia, são os afropeus os protagonistas da sua própria história.”

     

    https://www.wook.pt/livro/afropeu-johny-pitts/25666017

  • “Bábi iar” de Anatóli Kuznetsov

    “Em setembro de 1941, as tropas nazis conquistaram Kiev. Fascinadas pela elegância dos soldados alemães ou esperançosas na reconquista do exército soviético, as populações dividiram-se. Anatóli Kuznetsov tinha doze anos e assistiu à discordância no seio da própria família. Mas à medida que os dias corriam, tornava-se claro que aquele território estava a ser palco de um crime terrível: os disparos não cessavam, as valas comuns eram abertas, o fumo tomava conta dos céus, e os judeus, os ciganos e quaisquer opositores às regras alemãs desapareciam das ruas. Não existem números consensuais, mas estima-se que mais de 100 000 pessoas terão sido mortas em Bábi Iar, às portas da capital ucraniana, e, durante décadas, quer alemães quer russos tentaram escondê-lo. Em 1961, Kuznetsov submeteu o seu testemunho deste período às autoridades soviéticas e, em 1966, saiu por fim em livro, numa versão fortemente truncada. Apenas após a fuga do autor para Inglaterra, em 1969, seria revelado o texto completo – e é esse que agora, pela primeira vez, se dá a ler em Portugal. Um perturbador retrato da brutalidade da guerra vista pelos olhos de uma criança e uma lição sobre o poder da censura.”

     

    https://www.livrosdobrasil.pt/produtos/ficha/babi-iar/26996222