Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de abril 2023

  • “Ciência”

    EXPLORA a energia que circula no Universo, as forças que atuam numa mota em funcionamento e a ciência por trás da flutuação e do voo.

    DESCOBRE como é que os átomos se ligam, porque é que os diamantes são tão duros mas os metais são maleáveis, e ainda como se formam os cristais e as rochas.

    INVESTIGA os segredos da vida nas florestas tropicais do Bornéu, a metamorfose da libélula e a estratégia de alimentação dos flamingos.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/infantil-e-juvenil/10-anos/literatura-infantil/ciencia/

  • “A revolução da glicose” de Jessie Inchauspé

    " Quando tinha 19 anos, Jessie Inchauspé mergulhou numa cascata, caiu mal, desfez várias vértebras e foi operada. O acidente levou-a a querer desvendar os mistérios do corpo.

    Formada em Matemática e Bioquímica, começou a trabalhar numa empresa de alta tecnologia da Califórnia, onde participou numa experiência pioneira: medir os níveis de glicose de um grupo de pessoas, de manhã e à noite. Ao analisar os dados, chegou a conclusões espantosas: uma fatia de ananás antes da refeição fazia disparar os níveis de açúcar no sangue, mas se fosse no final nem mexia o ponteiro; o chocolate negro de 70% de cacau ou o de 75% tinham efeitos completamente diferentes, tal como beber o café com leite magro ou gordo (spoiler: o leite gordo é muito melhor). Jessie percebeu ainda que os picos de glicose a deixavam irritadiça, sem energia e com dificuldade em adormecer, mas que nada disso acontecia se conseguisse manter os níveis estáveis.

    Fez mais testes e a mais pessoas e partilhou as descobertas no Instagram, onde hoje tem quase um milhão de seguidores. As suas dicas são baseadas em ciência e fáceis de implementar. Não é preciso tornar-se vegan nem contar calorias ou fazer dieta.

    Com este livro desaparecem os problemas hormonais, a inflamação, o acne, o cansaço, a fome emocional e até a diabetes.”

     

    https://luadepapel.leya.com/pt/saude/a-revolucao-da-glicose/

  • “Depois do diário” de Bas von Benda-Beckmann

    “Como foram os últimos dias dos habitantes do Anexo e qual terá sido o percurso depois da prisão, que Anne Frank não conseguiu contar no seu diário? Milhões de leitores em todo o mundo já leram O Diário de Anne Frank. Mas o que se sabe sobre o que terá acontecido à sua protagonista e aos restantes clandestinos do Anexo?

    Através de testemunhos de sobreviventes e amigos, documentos oficiais e outros diários, Bas von Benda‑Beckmann, historiador e investigador da Casa Anne Frank, reconstrói o que terá sucedido a essas oito pessoas depois de terem sido detidas no dia 4 de agosto de 1944.

    Em janeiro de 1945, Otto Frank, pai de Anne, foi libertado de Auschwitz pelos soldados russos e, só depois de vários meses, Otto Frank viria a descobrir que era o único sobrevivente desse grupo de oito pessoas. Depois do Diário é história da viagem que Otto empreendeu.

     

    Quem estava no Anexo com Anne Frank?

    Como foram descobertos?

    Quem era Anne Frank antes de ser capturada e como vivia?

    Onde e como afinal morreram a mãe e as filhas da família Frank?

    Quem foram os verdadeiros protagonistas deste episódio macabro?”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/historia-e-politica/europeia-e-mundial/depois-do-diario/

  • “A minha ama é um monstro” de Tuutikki Tolonen

    “A mãe da Hilla (11 anos), do Kaapo (9 anos) e da Maikki (6 anos e 4 meses) ganha umas férias pagas na Lapónia e, uma vez que o marido está fora em viagem de negócios, o prémio inclui também uma ama para tratar das crianças durante a sua ausência. Tudo parece perfeito!

    O problema é que a ama é… um monstro!

     

    Um monstro de verdade: uma criatura enorme, peluda e malcheirosa que, ainda por cima, não fala a língua dos humanos; só os olhos, grandes e amarelos, são capazes de transmitir as suas emoções. E não é que todas as mães e pais das redondezas ganharam as mesmas férias na Lapónia e todas as crianças receberam um monstro como ama?

     

    É inevitável: os três irmãos vão ter de investigar o que está por detrás de tão estranho fenómeno, ainda que, como ajuda, tenham apenas um roupão falante e um livro com cerca de 80 anos!”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-minha-ama-e-um-monstro-tolonen-tuutikki/27470321

  • “A extraordinária história de Portugal” de Sandra Canivet da Costa

    “Filhos, pais e avós, acompanhem a Matilde e o Ruben e sigam juntos as principais etapas da formação do reino de Portugal e a sua evolução até aos dias de hoje!”

     

    https://www.wook.pt/livro/l-extraordinaire-histoire-du-portugal-a-extraordinaria-historia-de-portugal-sandra-canivet-da-costa/25631919

  • “O retiro” de Sarah Pearse

    "Um oásis de paz… no Rochedo da Morte

    Uma exclusiva e luxuosa estância destinada ao bem-estar é inaugurada numa ilha ao largo da costa inglesa, prometendo descanso e relaxamento totais a quem a frequentar – mas a própria ilha, conhecida como o Rochedo da Morte, tem um passado sombrio, e os rumores de que está amaldiçoada são mais do que meros boatos.

    Quando um corpo é encontrado nas rochas abaixo do pavilhão de ioga, a detetive Elin Warner é chamada ao local para investigar aquele trágico incidente. Aparentemente, a vítima é uma desconhecida – alguém que não era suposto estar na ilha.

    No dia seguinte, uma atividade de mergulho resulta noutra morte, e Elin começa a suspeitar que não há nada de acidental por detrás destes acontecimentos. Mas por que motivo alguém teria na sua mira os hóspedes do retiro? E quem será a próxima vítima?

    Elin tem de descobrir quem é o assassino – antes que a história da ilha se repita…”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-retiro/27774401

  • “Uma herança” de Miguel Bonnefoy

    “A casa na Calle Santo Domingo abrigou três gerações da mesma família. O patriarca chegara no final do século XIX vindo de Lons-le-Saunier, em França. Trazia num bolso um pedaço de videira e no outro um punhado de trocos. Queria emigrar para a Califórnia, mas um golpe do destino desviou-o para o Chile. Ao chegar, um mal-entendido na alfândega fez com que fosse rebaptizado com o nome da sua terra natal - e assim nascia a família Lonsonier.

    Anos mais tarde, o filho Lazare regressaria das trincheiras infernais da Primeira Guerra Mundial para se instalar nessa mesma casa com a mulher, Thérèse, construindo no jardim o mais belo aviário dos Andes, que serviria de berço à filha de ambos, Margot. A criança, cuja primeira visão do mundo foi a de cinquenta pássaros nos seus poleiros, cedo começou a sonhar com as alturas, tornando-se uma aviadora pioneira e mãe de um revolucionário, Ilario Da.

    Ao longo do século XX, de duas guerras mundiais e de dois continentes, os Lonsonier mantiveram viva a lenda de um misterioso tio desaparecido em França. Mas quando uma tragédia se abate sobre a família, será essa figura mítica a guiá-los de volta a casa.”

     

    https://www.wook.pt/livro/uma-heranca-miguel-bonnefoy/28133137

  • “A impostora” de Elizabeth Day

    “Depois de um passado marcado pelo abandono, Marisa parece encontrar junto de Jake a felicidade e a segurança de que tanto precisava. Os dois mudam-se para a casa dos seus sonhos e começam de imediato a planear a chegada do primeiro filho.

    Porém, a tranquilidade é abalada pelo aparecimento de Kate, a inquilina que arrenda um dos quartos da casa. Apesar de parecer a inquilina ideal – responsável e discreta –, Marisa começa rapidamente a aperceber-se de que há algo estranho naquela presença. O modo como olha para Jake, a forma como se aproxima dele, as perguntas constantes sobre o bebé que vão ter… E mesmo que o namorado lhe diga que são apenas coisas da sua cabeça, Marisa sabe que Kate quer algo que lhe pertence.

    Até onde irá Marisa para proteger o que é seu? O que procura Kate? O que estão elas dispostas a sacrificar para conseguirem o que tanto desejam? E, mais importante, o que estão ambas dispostas a perder?”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-impostora/27423361

  • “70072: a menina que não sabia odiar” de Lidia Maksymowicz

    “Lidia Maksymowicz tinha três anos quando, em dezembro de 1943, entrou com a mãe no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, onde foi marcada com o n.º 70072. Durante treze meses, sobreviveu àquele inferno como uma das pequenas cobaias de Josef Mengele, conhecido como «o Anjo da Morte».

    Em janeiro de 1945, após a libertação, sai de Auschwitz na companhia de uma mulher polaca, que decidiu adotar um dos «órfãos» deixados num local repleto de cadáveres.

    É na casa desta mulher que Lidia vive e cresce. No entanto, a pequena sobrevivente não esquece o seu nome nem a mãe biológica: não deixa de acreditar que a mãe está viva, nem de a procurar. E, de forma quase miraculosa, as duas irão reencontrar-se, dezassete anos depois.

    Do campo de concentração, Lidia recorda-se do silêncio necessário para sobreviver, sem poder sequer permitir-se uma emoção. Hoje, volvidos quase oitenta anos da sua prisão, dedica-se a preservar a memória do Holocausto, testemunhando «o que foi o Mal e que o Bem pode sempre prevalecer».”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/70072-a-menina-que-nao-sabia-odiar/25513918

  • “Eu e as babes: a dura, e por vezes muito tonta, vida de um adolescente!” de Ana Luísa Pais

    “O Guilherme é um miúdo igual a tantos outros, que enquanto comia uma merenda mista e desejava ter pelos na cara, decidiu pegar num caderno e numa caneta e escrever o que viveu na adolescência.

    Sem censuras (mas sem nunca ofender), sem gozar (exceto com os manos), sem disparates (tirando os que faz à sua irmã) e com muita, mesmo muitaaaaaa parvoíce, relatou todos os seus feitos. Desde o mais improvável e impensável, ao mais difícil (e muitas vezes impossível de realizar), passando pelo banal, absurdo e pelo incrivelmente cómico, pois tudo isto faz parte da fase mais surpreendente e importante da nossa vida.”

     

    https://www.leyaonline.com/pt/livros/infantil-e-juvenil/10-anos/literatura-infantil/eu-e-as-babes/

  • “Crioulinha” de Bárbara Pereira

    “Às vezes as grandes histórias começam com pequenos inícios, mas nem sempre...

     

    Em torno de um cabelo encaracolado, desenrola-se esta história sensível e poética de uma criança que procura quem tenha um cabelo igual ao seu.

     

    Da autoria de Bárbara Pereira e com as magníficas ilustrações de Mirjam Siim, este é um livro a não perder, indispensável na abordagem da multiculturalidade. “

     

    https://www.bertrand.pt/livro/crioulinha-barbara-pereira/28279781

  • “O segredo da descoberta portuguesa das américas ou as provas irrefutáveis de como Portugal chegou ao Novo Mundo antes de Cristóvão Colombo” de José Gomes Ferreira

    “Antes de 1490, navegadores portugueses visitaram e mapearam secretamente as penínsulas da Florida, Nova Escócia e Labrador, bem como a ilha da Terra Nova, tal como mostram os mapas de Henricus Martellus e de Cristóvão Colombo, de 1490. Antes de 1501, os portugueses também já tinham mapeado a costa leste dos atuais Estados Unidos da América, desde a foz do Rio Mississippi, no Golfo do México, até Cape Cod, no Massachusetts, como se pode verificar no mapa de Cantino e noutras cartas elaboradas nos anos seguintes com base neste planisfério inovador.

    Antes de 1504, os portugueses descobriram a ponta mais a sul do continente americano, o Cabo Horn, e a costa do Pacífico da América do Sul e Central, como revela o globo terrestre em casca de ovo de avestruz - o Ostrich Egg Globe - feito precisamente em 1504. Antes de 1507, toda a costa ocidental do México, dos Estados Unidos da América e uma parte da costa ocidental do Canadá estavam registadas em mapas secretos portugueses, que foram levados para os grandes centros de saber da Europa e serviram de base ao mapa-mundo de Martim Waldseemuller, datado desse ano.

    Neste livro surpreendente e elucidativo, em que as imagens desempenham um papel central, o jornalista José Gomes Ferreira recorre a documentos até agora pouco conhecidos do grande público, bem como ao trabalho de numerosos investigadores independentes, para nos revelar as provas da descoberta portuguesa das Américas, que a História oficial teima em ignorar.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-segredo-da-descoberta-portuguesa-das-americas-jose-gomes-ferreira/27831768

  • “Ainda bem que a minha mãe morreu” de Jennette McCurdy

    “Jennette McCurdy tinha seis anos quando fez a sua primeira audição. A mãe queria torná-la uma estrela e ela não a queria desiludir, por isso sujeitou-se às “restrições calóricas” e a vários makeovers caseiros, entre ralhetes do tipo: “Não vês que as tuas pestanas são invisíveis? Achas que a Dakota Fanning não pinta as dela?” Até aos 16 anos era a mãe que lhe dava banho e tinha de partilhar com ela os diários, o e-mail e todo o dinheiro que recebia.

    Em Ainda Bem Que a Minha Mãe Morreu, Jennette narra tudo em detalhe – e conta o que aconteceu quando o sonho se realizou. Ao integrar o elenco de iCarly, uma série da Nickelodeon, é projetada para a fama. Enquanto a mãe anda nas nuvens, Jennette mergulha numa espiral de ansiedade e falta de amor próprio, que se manifesta em distúrbios alimentares, vícios e relações tóxicas. Os problemas agravam-se quando, depois de entrar na série Sam & Cat (juntamente com Ariana Grande), a mãe morre de cancro. Seriam precisos anos de terapia, e abandonar os palcos, para a atriz recuperar e decidir, pela primeira vez, fazer o que queria.

    Este livro, pontuado de humor negro, conta na primeira pessoa esse trajeto, traduzindo-se numa história inspiradora sobre resiliência, independência… e o prazer de lavar o próprio cabelo sem ajuda.”

     

    https://luadepapel.leya.com/pt/desenvolvimento-pessoal/ainda-bem-que-a-minha-mae-morreu/