Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de maio 2023

  • “O perigo de estar no meu perfeito juízo” de Rosa Montero

    “«Sempre soube que na minha cabeça alguma coisa não funcionava muito bem», diz-nos logo ao início Rosa Montero. Voltando ao solo fértil que alimentou A Louca da Casa, esta sua convicção encontrou eco em estudos científicos e dados concretos, mas sobretudo na observação da sua própria vida e nas biografias desses «loucos» e «estranhos» seres dedicados, como ela, à arte da escrita, almas que transformaram o sofrimento pessoal em matéria literária. Sylvia Plath, Emily Dickinson e muitos outros estão presentes nestas páginas repletas de empatia pelos dramas humanos e, ao mesmo tempo, de admiração por toda a beleza daí resultante.

    O perigo de estar no meu perfeito juízo prova a capacidade extraordinária de Rosa Montero de misturar ficção, autobiografia e ensaio, resultando numa obra perspicaz, tocante e bem-humorada sobre o custo da «normalidade» e o valor da diferença.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-perigo-de-estar-no-meu-perfeito-juizo/28066452

  • “Escritos errantes de apenas alguém” de Pedro Silva

    “A obra que aqui nos traz  é um conjunto de textos que pretendem ir de encontro a uma subcultura anónima onde a visão da Humanidade não se compadece com a actualidade.

     

    Quebrar as barreiras da contemporaneidade e viver com os olhos postos no passado, conquanto o objectivo seja o presente, são as premissas do autor e, por conseguinte, patentes neste livro. Romance, introspecção e a descrença num mundo melhor – uma tríade comportamental das suas personagens, tudo mesclado numa linguagem que se pretendeu simplificada, posto que de complexo já basta o quotidiano. Uma obra simples de ler, mas difícil de compreender.”

     

    https://5livros.pt/livros/escritos-errantes-de-apenas-alguem/

  • “Pedaços de vida” de Judite Sousa

    “Partindo de pedaços da sua vida pessoal e profissional, Judite Sousa reflecte, neste livro, sobre a nossa existência em sociedade, sobre a forma como comunicamos, como agimos, como evoluímos.

     

    Ao longo da vida, passamos por experiências que nos vão marcar, que vão definir a nossa maneira de estar, de pensar e, no limite, de agir. Guardamos o que nos foi acontecendo de bom e de mau. Conhecermo-nos é um exercício difícil, porque as circunstâncias da vida apanham-nos, muitas vezes, de surpresa e não estamos preparados para lidar com mágoas, tristezas, mentiras ou, em sentido contrário, alegrias ou bem-estar.

    O que damos como certo e verdadeiro pode deixar de o ser em horas, minutos, segundos. Em rigor, ninguém pode dizer que está preparado para as maiores adversidades: a decepção, o fracasso ou a morte.

     

    A vida é uma aprendizagem permanente e, neste livro, Judite Sousa fala sobre a Vida, tal como a entende e tal como a vive até hoje.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/pedacos-de-vida-judite-sousa/28004809

  • “A Lia que lia lia e escrevia poesia (aos sete)” de Lia Leite

    “Após completar o primeiro ano de escolaridade, no Universo mágico que é a casa dos avós, a Lia escreveu a sua primeira poesia: ""A lanterna sem pilhas"". Outras se lhe seguiram, escritas em cadernos ou folhas soltas, em casa e nos intervalos da escola, quando o Mundo que a rodeava e a própria imaginação a incitavam a pegar na caneta. Textos recolhidos, transcritos e ilustrados pela própria, com a Natureza e os sentimentos como temas transversais.”

     

    https://www.fnac.pt/mp23136357/A-Lia-Que-Lia-Lia-E-Escrevia-Poesia-Aos-Sete

  • “Perfil de elementos da direção de cinco agrupamentos de escolas do Algarve e o olhar externo sobre a sua liderança e gestão” de Jorge Manuel da Silva Pereira Barros

    “Este livro aborda de uma forma objetiva a caraterização de elementos da direção de cinco Agrupamentos de Escolas do Algarve, em particular dos seus Diretores, assim como o seu exercício nos domínios da liderança e da gestão, bem como um olhar externo sobre a ação dos mesmos, nos domínios citados, por parte da Inspeção-Geral da Educação e Ciência.

     

    Finaliza com as considerações finais sobre a temática citada em que se coloca em evidência o trabalho dos Diretores em plena crise pandémica de Covid-19. Trata-se de um livro, de leitura fácil, que pretende dar a conhecer o perfil de elementos da direção de cinco Agrupamentos de Escolas do distrito de Faro, em particular dos seus Diretores, o desempenho das suas funções, especificamente nos domínios da liderança e da gestão, assim como a avaliação que deles(as) é feita por parte da Inspeção-Geral da Educação e Ciência.

     

    Esperamos que este livro forneça pistas atualizadas sobre o perfil de Diretores escolares, propiciadoras de uma maior reflexão e compreensão da temática estudada e aqui apresentada.”

     

    https://silabas-e-desafios.pt/produto/perfil-de-elementos-da-direcao-de-cinco-agrupamentos-de-escolas-do-algarve-e-o-olhar-externo-sobre-a-sua-lideranca-e-gestao/

  • “A destruição do espírito americano” de Allan Bloom

    “Diagnóstico instigante e visionário das transformações culturais das últimas décadas, A Destruição do Espírito Americano é um livro que não deixa ninguém indiferente. E hoje, com o wokismo a campear nas universidades americanas, sabemos exactamente o que Allan Bloom viu e antecipou.

    Partindo da análise do ensino superior americano, Bloom, numa prosa clara e enérgica, faz uma apaixonante leitura das correntes, mitos e fenómenos intelectuais do nosso século e argumenta que as crises sociais e políticas fazem parte de uma crise intelectual maior: resultado de um perigoso estreitamento das mentes das elites universitárias.

    Publicado em 1987, o filósofo político Bloom dá-nos neste livro a mais importante análise da América contemporânea que, como diz Christopher Lehmann-Haupt, «nos atinge com a força e o efeito semelhantes à terapia de choque».

    Este hino aos Grandes Livros e à exigência da grande cultura tem um prefácio do Prémio Nobel da Literatura Saul Bellow e um posfácio do aclamado autor e jornalista Andrew Ferguson em que este descreve porque é que a tese de Bloom causou tanto furor e porque é que a nossa cultura resiste hoje tão profundamente às suas verdades.”

     

    https://www.guerraepaz.pt/produto/a-destruicao-do-espirito-americano/

  • “Retrato de uma desconhecida” de Daniel Silva

    “Na nova e deslumbrante obra-prima de Daniel Silva, autor número um do top de vendas do The New York Times, Gabriel Allon embrenha-se numa aventura trepidante para descobrir o maior falsificador de arte de todos os tempos.

     

    Após o seu afastamento dos serviços secretos israelitas, o lendário espião e restaurador de arte Gabriel Allon instala-se discretamente em Veneza, o único lugar onde conseguiu ter paz. A sua bela esposa, Chiara, dirige a Restauro Tiepolo e os seus dois filhos de tenra idade frequentam uma scuola elementare do bairro. Enquanto isso, Gabriel dedica os dias a deambular pela ruas e pelos canais da cidade aquática, libertando-se dos demónios do seu passado trágico e violento.

    Mas quando Julian Isherwood, o extravagante marchant de arte londrino, lhe pede para investigar as circunstâncias que rodeiam a redescoberta e lucrativa venda de um quadro centenário, Gabriel não demora a descobrir que a obra em questão, o retrato de uma mulher anónima atribuído a Anton van Dyck, é quase com toda a certeza uma falsificação feita com uma mestria diabólica. Para encontrar a misteriosa personagem que pintou o quadro — e desvendar uma fraude multimilionária na cúspide do mundo da arte —, Gabriel arquiteta um dos planos mais complexos da sua carreira. E para ser bem-sucedido, vai ter de se converter na imagem especular do homem que persegue: o maior falsificador de quadros da história.

     

    Elegante, sofisticado e dotado de um argumento brilhante, o novo romance de Daniel Silva é uma viagem fascinante ao lado escuro do mundo da arte. Desde o elegante começo até às avassaladoras reviravoltas do seu clímax, Retrato de uma desconhecida é uma das melhores histórias de roubos jamais escritas. E mais uma prova de que, dentro do género da intriga e do suspense internacionais, Daniel Silva é inigualável.”

     

    https://www.harpercollinsportugal.com/products/retrato-de-uma-desconhecida?_pos=1&_sid=400a00229&_ss=r

  • “Escola para boas mães” de Jessamine Chan

    “Frida Liu está exausta. Depois de ser abandonada pelo marido com uma filha pequena, vê-se obrigada a conciliar o trabalho a tempo parcial com a educação de Harriet. Mas, por mais que ame a filha e por muito que se esforce, nada parece ser suficiente. E tudo piora quando Frida tem um dia muito mau e se vê obrigada a deixar a menina sozinha em casa por algumas horas.

     

    O Estado tem vigiado mães como Frida: mulheres que deixam os filhos sem supervisão, que se distraem com outros afazeres enquanto as crianças brincam, que cometem erros. Frida perde a guarda de Harriet e é inserida num programa de reabilitação que visa formar mulheres para se tornarem boas mães.

     

    Perante o risco de perder Harriet para sempre, Frida tem de provar que consegue corresponder aos padrões de exigência da Escola para boas mães - que consegue aprender a ser boa, mesmo quando o julgamento parece injusto e o sucesso parece impossível.

     

    Nomeado para vários prémios está a ser adaptado a série televisiva.”

     

    https://www.wook.pt/livro/escola-para-boas-maes-jessamine-chan/28093272

  • “Corações irlandeses” de Nora Roberts

    “Foram para a América à procura do seu destino e descobriram o amor.

     

    Fogo irlandês

    O forte temperamento de Adelia Cunnane acendeu uma chama no coração de Travis Grant. Agora, o orgulhoso e poderoso proprietário do rancho Royal Meadows decidira domar esta fogosa irlandesa... e torná-la sua.

     

    Rosa irlandesa

    A bela e ousada Erin McKinnon aceitou a proposta de casamento de Burke Logan e a sua fria promessa de segurança e riqueza. Mas, poderia esta encantadora rosa irlandesa conquistar o coração do seu insensível marido?

     

    O rebelde irlandês

    Ela era praticamente uma princesa, ele apenas um treinador de cavalos de corrida. Mas Brian Donnelly acabava de chegar aos Estados Unidos, onde poderia até aspirar a conquistar a belíssima Keeley Grant. A sua riqueza e posição social não dissuadiram Brian de atingir o seu objetivo... embora tenha sido a inocência que ela lhe oferecia que seduziu o rebelde irlandês!”

     

    https://www.harpercollinsportugal.com/products/coracoes-irlandeses?_pos=1&_sid=4f8621914&_ss=r

  • “Como o rei de elfhame aprendeu a odiar histórias” de Holly Black

    “«Era uma vez um rapaz com um coração malvado…»

    Antes de ser um príncipe cruel e um rei perverso, Cardan era mimado, sim, mas inocente. Porém, devido às intrigas da corte de Elfhame, o seu coração endureceu, transformando-o no vilão que todos adoram odiar. Eventos traumáticos tornaram Cardan o soberano arrogante e disruptivo que, juntamente com a sua rainha humana, Jude, trouxe o mundo das fadas a uma nova era.

    Nesta aventura, Cardan reencontra uma criatura do seu passado, cujas ardilosas histórias o marcariam para toda a vida como um presságio. Porque os vilões são os melhores contadores de histórias. E as histórias cruelmente contadas criam vilões inigualáveis.

    A partir da perspetiva única de Cardan, os leitores da saga O Príncipe Cruel vão regressar a Elfhame, deliciando-se com ilustrações riquíssimas deste mundo das fadas que tanto encanta como consome.

    Inclui uma mensagem exclusiva dirigida aos leitores portugueses”

     

    https://www.almedina.net/como-o-rei-de-elfhame-aprendeu-a-odiar-hist-rias-1676031948.html

  • “A última coisa que ele me disse” de Laura Dave

    “«Protege-a» é a única palavra que Owen Michaels escreve no bilhete que deixa à mulher antes de desaparecer. Apesar de confusa e assustada, Hannah sabe bem que o homem que ama e com quem se casou um ano antes está a referir-se a Bailey. Com dezasseis anos, a filha de Owen já perdeu a mãe, de quem nem sequer se lembra, e tem agora uma madrasta que preferia não ter.

    À medida que todas as suas desesperadas tentativas de contacto ficam sem resposta e que o cerco das autoridades aperta, Hannah começa a aperceber-se de que o marido não é quem ela pensa. E de que Bailey pode ser a chave para descobrir a verdadeira identidade do pai, assim como o que realmente o levou a desaparecer.

    Juntas, Hannah e Bailey procuram descobrir a verdade. Porém, quando começam a juntar as peças do passado de Owen, depressa compreendem que também estão a construir um novo futuro. Um futuro que nenhuma das duas poderia ter antecipado.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-ultima-coisa-que-ele-me-disse/28091779

  • “Dicionário da invisibilidade”

    “O que pretendemos com o Dicionário da Invisibilidade através destes nomes (podiam ser outros e diferentes, podiam ser mais) é mostrar que, para se ter conseguido acabar com aquelas opressões e barbáries dos séculos passados (hoje, algumas ainda vão subsistindo ou reaparecendo), muitas e muitos se levantaram, lutaram, morreram sem que o soubéssemos, sem que tivéssemos dado conta porque as/os fizeram desaparecer e, desta forma, passando a ser invisíveis, não porque o tivessem sido, mas porque convinha à barbárie e aos opressores que, hoje, não se tivesse conhecimento, que houve gente, mais do que possamos imaginar, que lutou, que perdeu mas também venceu e construiu momentos de vida, de sociedade, de cultura, solidários e harmoniosos com a natureza e com a Humanidade.

     

    A verdade é que as dificuldades que a pandemia nos trouxe, foi também a força que estas pessoas tiveram para ajudar o SOS Racismo a construir este projeto. A partir de Março (2020), apesar das incertezas, conseguimos arranjar um processo de trabalho que permitiu que 160 pessoas, também de muitos países e dos 5 continentes, pudessem colaborar e levar para a frente esta obra, com as virtudes que talvez consigam encontrar e com todos os defeitos que vão conseguir ver.”

     

    https://www.wook.pt/livro/dicionario-da-invisibilidade/25005537

     

  • “Negro nunca mais” de George S. Schuyler

    “UMA SÁTIRA ICÓNICA QUE LEVANTA A PROVOCADORA QUESTÃO: O QUE ACONTECERIA SE TODOS OS NEGROS PASSASSEM A SER BRANCOS?

     

    A prodigiosa história de um estranho processo médico capaz de transformar a pele negra em pele branca, na América da década de 1930. Uma obra pioneira e cáustica de ficção especulativa, por um dos grandes autores do movimento Renascença de Harlem.”

     

    https://tintadachina.pt/produto/negro-nunca-mais/

  • “O lobo que queria mudar de cor” de Orianne Lallemand

    "O lobo decide que está na hora de mudar de cor. Mas será fácil? Verde, vermelho ou amarelo, são apenas algumas cores que o lobo vai experimentar até perceber que é especial ser-se assim: apenas um lobo.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-lobo-que-queria-mudar-de-cor-orianne-lallemand/14873812

  • “O meu pai” de Susan Quinn

    “Pode não ser um super-herói, um astronauta, ou um agente secreto…

    mas o meu pai é o melhor do mundo! Uma alegre homenagem aos pais e ao que fazem para, aos nossos olhos, serem sempre os mais espetacularmente brilhantes.”

     

    https://www.edicare.pt/o-meu-pai

  • “Enquanto isso, na terra...” de Oliver Jeffers

    “Uma viagem em família, pelo Tempo e o Espaço, à origem dos conflitos entre seres humanos. Vamos pôr os capacetes de astronauta e fazer um pequeno desvio...

    O novo álbum da série AQUI ESTAMOS NÓS, convida miúdos e graúdos a continuar a conversa sobre o planeta Terra e o futuro que queremos construir. Num carro transformado em nave espacial, Oliver Jeffers e os dois filhos exploram o sistema solar. Quanto mais longe vão, mais tempo passou na Terra. Pelo espelho retrovisor, observam o passado e as lutas por território, riqueza ou poder. Um álbum deslumbrante e corajoso, que nos desafia e questiona.

     

    Para inspirar hoje os defensores da paz de todas as gerações!”

     

    https://www.orfeunegro.org/products/enquanto-isso-na-terra?_pos=1&_sid=e466162c0&_ss=r

  • “Tudo me lembra de ti” de Colleen Hoover

    “Depois de cumprir cinco anos de prisão devido a um trágico erro, Kenna Rowan regressa à cidade onde a sua vida descarrilou, na esperança de recuperar Diem, a sua filha de 4 anos. Contudo, os fantasmas do passado parecem querer impedir esse reencontro, apesar dos seus esforços para tentar provar o seu valor a todos os que agora fazem parte da vida da menina.

     

    O único que parece disposto a ajudá-la é Ledger Ward, dono de um bar local e um dos poucos que poderão servir de elo entre Kenna e a filha. No entanto, a proximidade entre eles não poderá ser revelada a ninguém, sob pena de perderem a confiança daqueles que lhes são mais queridos.

    Mas à medida que Kenna e Ledger formam uma ligação que parece inabalável, também os riscos que correm se tornam cada vez maiores. E se Kenna quiser construir um futuro de esperança e redenção, terá de encontrar uma forma de se absolver dos erros do passado.”

     

    https://www.penguinlivros.pt/loja/topseller/livro/tudo-me-lembra-de-ti/

  • “Quem dá um beijinho ao crocodilo?” de Suzy Senior

    "Espera encontrar avós heroicas, um crocodilo cheio de dentes afiados e uma festa de arromba neste divertidíssimo recontar da Bela Adormecida!

     

    Uma princesa bebé e um baile real chique… Uma fada que não foi convidada e que não ficou nada satisfeita! Ela lançou um feitiço e agora a princesa adormecida ficará transformada num horrendo crocodilo, para sempre! Será que alguém terá coragem para a acordar com um beijinho?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/quem-da-um-beijinho-ao-crocodilo-suzy-senior/27744577

  • “O tigre que veio para o jantar” de Steve Smallman

    “O Lobo, a Ovelhinha e o Omelete encontraram um pequeno tigre perdido. Era uma cria de tigre muito gira e fofinha. — Podemos ficar com ele? — pede a Ovelhinha. — Tudo o que ele quer é um abraço! Mas nem tudo é o que parece… e o pequeno tigre tem um plano terrível…”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-tigre-que-veio-para-o-jantar-steve-smallman/25898461

  • “O meu pai é meu!” de Eduardo Sá

    “Aos olhos deste menino, o seu pai é um verdadeiro gigante: forte e poderoso, ternurento e divertido, compreensivo e amigo…

    É assim que Eduardo Sá nos revela a admiração e o amor que uma criança sente pelo seu pai e vice-versa. Uma relação mágica, divertida e comovente, ilustrada com a ousadia e a vivacidade de Paulo Galindro.”

     

    https://www.livroshorizonte.pt/produto/o-meu-pai-e-meu/

  • “Dádivas preciosas” de Danielle Steel

    “Uma última prova de amor alterará para sempre os destinos de uma família…

     

    Enquanto mãe devota, Véronique dedicou-se por inteiro às suas três filhas, antes e desde o divórcio. Contudo, num segundo o seu mundo fica de pernas para o ar. O seu ex-marido morre subitamente, deixando-lhe a ela e às filhas uma herança surpreendente em testamento, e indicações precisas: uma pintura de proveniência misteriosa, um palacete no sul de França, a liberdade para perseguirem tudo o que desejam… e uma chocante revelação do passado. Paul, bon vivant, foi um pai ausente. Mas o seu último desejo é que cada uma das filhas realize os seus sonhos e vença os seus medos. Estas dádivas preciosas levá-las-ão numa viagem que mudará para sempre os destinos destas quatro mulheres.

    Nesta que é a história de um homem que quer fazer a diferença com o seu último desejo - para que aquelas que ama possam enfim cumprir o melhor dos seus destinos -, Dádivas Preciosas revela-nos personagens inesquecíveis e as mais puras das emoções, de Nova Iorque e Los Angeles até às capitais do mundo da arte da Europa e ao sul de França. Um romance inspirador sobre o facto de nunca ser tarde demais para nos redimirmos dos erros que cometemos durante toda uma vida.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/dadivas-preciosas-danielle-steel/21416913

  • “Isto começa aqui” de Colleen Hoover

    “Será assim tão simples começar de novo?

     

    Depois do seu reencontro inesperado, Lily e Atlas não conseguem parar de pensar um no outro nem em tudo aquilo por que passaram. Mas uma nova aproximação entre eles poderá não ser tão simples como parece. Lily tem de pensar no bem-estar da filha e na reação de Ryle a uma eventual relação com Atlas.

     

    Atlas também está ciente das dificuldades. Sabe que Ryle não irá aceitar facilmente a sua presença na vida da ex-mulher e da filha e não tem dúvidas de que os problemas de comportamento dele não terminaram com o fim do casamento.

     

    Terão Lily e Atlas força suficiente para enfrentar todos os obstáculos que irão surgir pelo caminho?”

     

    https://www.penguinlivros.pt/loja/topseller/livro/isto-comeca-aqui/

  • “Uma aventura para o fim das férias” de Ana Maria Magalhães

    “Desta vez os nossos heróis ganham num concurso uma estada num excelente hotel, no meio do pinhal.

     

    Logo na primeira noite em que são instalados no hotel, o Ricardo, filho da dona do hotel, sofre um acidente e são eles que o acompanham e ajudam até à chegada da equipa de resgate. Por isso a mãe do Ricardo os convida depois para um passeio de barco.

     

    O irmão da dona do hotel, juntamente com um grupo de malfeitores, planeia raptar o Ricardo para pedir um avultado resgate. Entretanto, durante o passeio, há uma grande tempestade e as coisas complicam-se e os nossos heróis começam a perceber tudo o que se está a passar.

     

    No final tudo se resolve de novo com a intervenção da equipa de resgate marítimo e uma grande festa no hotel. “

     

    https://www.bertrand.pt/livro/uma-aventura-para-o-fim-das-ferias-ana-maria-magalhaes/28365055

  • “A flor e o peixe” de Afonso Cruz

    “Uma fábula poética ilustrada, inspirada em dois contos de José Saramago, pela pena de um dos mais premiados escritores portugueses do nosso tempo.

     

    No sopé do monte Lu, nas margens do rio Yangzi, um menino e uma menina encontram-se sem se encontrarem.

    O menino nasceu numa família em que ninguém ri, o pão se come duro e a janela só deixa passar escuridão.

    A menina nasceu numa família de dançarinos e gosta de distribuir flores a quem passa.

    Num peixe que não se deixa apanhar e numa flor cheia de sede, encontram a beleza. Entre a montanha e o rio, descobrirão a complexa teia que conduz o destino.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-flor-e-o-peixe-afonso-cruz/27924845

  • “O jovem” de Annie Ernaux

    “Uma mulher na casa dos cinquenta envolve-se com um homem quase trinta anos mais novo. Essa relação fá-la regressar a uma cidade do seu passado e ali, entre o entusiasmo do enamoramento, com os seus jogos de sedução e prazer, e os estigmas gerados pela diferença de idades e de posições sociais, é levada a refletir sobre a rapariga «escandalosa» que foi, menina da província, de um meio que já não é o seu e que agora, com estranheza, reconhece no outro. Publicado em 2022, meses antes de ser distinguida com o Prémio Nobel de Literatura, O Jovem é um texto-chave na obra de Annie Ernaux, uma pequena joia finamente cinzelada sobre o tempo e a escrita.”

     

    https://www.livrosdobrasil.pt/produtos/ficha/o-jovem/27913772