Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de junho 2023

  • “Intimidades” de Katie Kitamura

    “Uma intérprete vai trabalhar para o Tribunal Internacional de Haia. É uma mulher de muitas línguas e identidades, e espera encontrar um lugar em que finalmente se possa sentir em casa. Assim que se instala, vê-se envolvida numa teia de dramas pessoais: descobre que o novo amante, Adriaan, embora separado da mulher, está ainda enredado nas malhas do casamento; que a sua única amiga, Jana, testemunhou um ato de violência, acontecimento que se transforma em obsessão; finalmente, é arrastada para uma situação política explosiva ao trabalhar no julgamento de um antigo presidente acusado de crimes de guerra, o que ameaça certezas adquiridas, bem como o seu posicionamento ético, pessoal e profissional.

    Ao longo do livro é testada a maneira como vive as questões do poder, do amor e da violência, tanto na intimidade quanto nas suas funções no Tribunal - e a voragem de dúvida e dor, a par da busca pela verdade, acaba por levá-la a uma certa libertação e à descoberta do sentido que busca para a sua existência.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/intimidades/25558037

  • “Entre a fogueira e a nobreza” de Isabel Braga Abecasis

    “O que têm em comum Manuel Gomes de Elvas, o escravo que se tornou fidalgo, Francisca Coronel, a freira insubmissa encarcerada no convento, Luís Gomes da Mata, o correio-mor e Anne Armande du Verger, a espia francesa, amante do rei D. Pedro II e avó do primeiro duque de Lafões, Pedro Henrique de Bragança?

    São todos membros de uma família a quem os portugueses devem parte do seu património e cuja história é o tema deste livro. Nele se incluem alguns episódios surpreendentes do passado português: desde a peculiar obsessão do herdeiro da coroa, D. Sebastião, que o levou ao desastre de Alcácer-Quibir até ao fascínio da família real pelos autos de fé, passando pelos amores licenciosos nos conventos e os horrores da Inquisição - e, como pano de fundo, os esforços e o engenho de uma família que conseguiu sobreviver aos tumultos da nossa história. Assente em factos verdadeiros, numa investigação que levou a autora aos Arquivos Secretos do Vaticano e a outros arquivos nacionais e internacionais, o livro acompanha diversos momentos marcantes da história de Portugal, como a batalha de Alcácer-Quibir e as suas funestas consequências, a dominação filipina que se lhe seguiu, a ação persecutória do Santo Ofício, as invasões francesas e as guerras liberais.”

     

    https://www.guerraepaz.pt/produto/entre-a-fogueira-e-a-nobreza/

  • “Três” de Valérie Perrin

    "O regresso da autora de um dos romances mais lidos em Portugal.

    Uma história em que a adolescência, a passagem para a vida adulta e as dores de crescimento nos mostram de que matéria é feito um dos mais profundos sentimentos da vida: a amizade.

    Adrien, Étienne e Nina têm dez anos quando se conhecem na escola, em 1986. Rapidamente, tornam-se muito próximos, criam um laço fortíssimo e fazem um pacto: vão partir, juntos, para Paris e jamais se separarão.

    Muitos anos mais tarde, em 2017, é encontrado um carro no fundo de um lago, no lugar onde os três amigos cresceram. Virginie, uma jornalista com um passado nebuloso, faz a cobertura do caso. Pouco a pouco, ela vai descobrindo o que aproximou aqueles três amigos. Que pessoas são, hoje, Adrien, Étienne e Nina? Qual é a relação entre este estranho acontecimento e a história de amizade que une os três?

    Valérie Perrin regressa com um romance tocante em que, uma vez mais, consegue não só imprimir beleza às pequenas coisas da vida, mas revelá-la perante os nossos olhos. É um mergulho nas águas tumultuosas - e tantas vezes turvas - da adolescência e, sobretudo, no tempo que passa e nos separa das pessoas que fomos então.”

     

    https://www.presenca.pt/products/tres

  • “Kin e a grande transição planetária” de Sheila Roma

    “Kin nasceu num planeta chamado Ravinam, um planeta onde vivem numa consciência da nona dimensão, pertencente à constelação de Narito. Quando chegou finalmente a idade de decidir o que queria fazer e tinha aptidão para tal, ela escolheu trilhar o caminho fascinante de uma desbravadora galáctica. a sua escolha alegrou imensamente os seus felizardos familiares e mestres, era uma decisão corajosa, cheia de desafios.

     

    Forma-se com mérito e põe-se na estrada, a caminho da sua primeira aventura. Escolheu um planeta onde além de aprender coisas novas, teria a grande oportunidade de presenciar a tão esperada transição planetária daquele planeta, dando um grande pulo da terceira para a quinta dimensão. E, assim… foi nessa maravilhosa e desconhecida aventura, rumo a Guille.”

     

    https://www.livrariaatlantico.com/11-aos-13-anos/kin-e-a-grande-transicao-planetaria

     

  • “O amigo Sol” de Gracimar Silva de Brito Martins

    “Este livro conta a história de dois amigos que vivem num lindo jardim, onde juntos passeiam no meio da natureza em dias ensolarados e cheios de cor.

     

    Flor, Sol e Raio são os personagens desta encantadora história que trata um tema de grande importância para a saúde, que é a prevenção e os cuidados a ter com a pele ao se expor ao sol utilizando proteção adequada, evitando assim os malefícios causados pelos raios ultravioleta.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-amigo-sol-gracimar-martins/28037360

  • “Esperança e medo: dois conceitos de liberdade” de Isaiah Berlin

    “Esperança e Medo: Dois Conceitos de Liberdade reúne o essencial do pensamento de Berlin sobre a liberdade. Os ensaios deste livro têm sido matéria constante de debate desde que foram publicados pela primeira vez: o que distingue os conceitos negativo (ausência de coacção) e positivo (o direito de se ser senhor de si mesmo) de liberdade.

     

    Reunindo quatro ensaios essenciais sobre esse conceito, este livro «continua a ser – nas palavras de Ian Harris – a discussão geral mais penetrante sobre o tratamento da liberdade por parte de Berlin». O livro inclui ainda três apêndices autobiográficos inéditos de Berlin, neles se expondo a sua preocupação de toda a vida com o liberalismo. Esperança e Medo ajuda-nos a compreender a natureza da «cidadela interior» de Berlin – como ele lhe chamou –, o núcleo de convicção pessoal do qual nasceram alguns dos seus escritos mais influentes.

     

    John Gray, importante filósofo político inglês, resume tudo com esta desarmante simplicidade: «Num mundo em que a liberdade humana se espalhou mais lentamente do que a democracia, os escritos de Berlin sobre liberdade e decência básica são mais instrutivos e úteis do que nunca.»”

     

    https://www.guerraepaz.pt/produto/esperanca-e-medo-dois-conceitos-de-liberdade/

  • “Uma família algarvia: os Correias da Maragota” de António Horta Correia

    “Estudo genealógico da uma família que se manteve no sotavento do Algarve até aos inícios do séc: XX, transmitindo de geração em geração juntamente com as terras, o seu peculiar modo de vida.”

     

    https://arandiseditora.pt/produto/uma-familia-algarvia-os-correias-da-maragota/

  • “Como se fosse a primeira vez” de Raul Minh'alma

    “O autor de Foi Sem Querer que Te Quis, o livro que apaixonou Portugal, traz-nos uma história tocante sobre os desafios do verdadeiro amor.

    De coração partido depois de perder a avó, Aurora decide viajar até à vila costeira onde viveu os melhores momentos com ela. Por ironia do destino, a sua chegada coincide com o início do festival da região, que celebra a memória dos que já partiram. Apesar da dor, durante aquela semana de eventos e festejos, começa uma única e inesquecível história de amor com Lourenço, um rapaz misterioso que não tinha intenções de se apaixonar.

    Seis anos depois, Aurora e Lourenço descobrem que vão ser pais. Além de a gravidez não ter sido planeada, são confrontados com outros desafios inesperados. Será a relação deles suficientemente forte para ultrapassar os medos e as mudanças que se avizinham? Como fica o amor de um casal depois do nascimento do primeiro filho?

     

    Raul Minh’alma, o escritor português mais vendido em 2020 e 2021, regressa com uma história emocionante e envolvente, contada a dois tempos, sobre a força do amor. “

     

    https://www.bertrand.pt/livro/como-se-fosse-a-primeira-vez-raul-minh-alma/27857727

  • “O meu outro marido” de Dorothy Koomson

    “Cleo Forsum é uma romancista bestseller e argumentista de uma série televisiva de enorme sucesso.

    Mas agora decidiu afastar-se de tudo – incluindo do seu marido, Wallace –, num esforço para escapar ao passado que a persegue. À medida que Cleo redige os últimos episódios da série, as pessoas à sua volta começam a ser vítimas de homicídio e torna-se evidente que alguém está a tentar acusá-la desses crimes. Cleo julga saber a razão, mas não pode partilhá-la com a polícia, nem provar a sua inocência. Para isso teria de revelar a verdade sobre o seu outro marido…”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-meu-outro-marido/27848530

  • “Afinal, o que esconde o Natal?...” de Vanda de La Salete

    “Este livro não é um simples livro de histórias.

     

    É um livro que foi começado mas que será construído passo a passo por quem interagir com ele.

     

    A ausência de cor é propositada para que seja complementado e colorido ao ritmo de cada um, seja leitor ou ouvinte.

     

    É um livro que possibilita e convida à interação entre gerações!”

     

    https://www.livrariaatlantico.com/infanto-juvenis/afinal-o-que-esconde-o-natal