Site Autárquico Loulé

Aquisições mês de julho 2023

  • “Perdido” de Mariajo Ilustrajo

    “Um urso polar dá por si longe de casa, num lugar estranhíssimo para ele: uma cidade. E toda a gente parece demasiado distraída e ocupada para o ajudar.

     

    A maior parte das pessoas olha para ecrãs e ninguém está interessada nele, apesar de ser tão diferente dos demais.

     

    Mas eis que uma menina vem em seu auxílio e lhe mostra que até numa grande cidade é possível encontrar amizade e solidariedade.”

     

    https://www.penguinlivros.pt/loja/fabula/livro/perdido/

  • “Haja paciência” de Gonçalo Viana

    “Calhou a este senhor o azar de morar num livro de histórias. Parece divertido, mas ter que saltar da cama para ser Pinóquio ou Cinderela pode ser cansativo. Já para não falar de que às vezes nos cruzamos com o lobo mau numa floresta sombria... É giro ler sobre aventuras, mas e se formos nós a personagem? Nem ao Sábado há descanso. Haja paciência!”

     

    https://www.orfeunegro.org/products/haja-paciencia?_pos=1&_sid=1f3343b90&_ss=r

  • “E se uma baleia me come?” de Susanna Isern

    “O Martim tem uma imaginação incrível que, às vezes, lhe prega partidas. Imagina coisas catastróficas e, por se preocupar de mais, fica a tremer como um pudim flã.

     

    E se todos os balões rebentam na festa? E se ele se perde no passeio da escola?

     

    Então, a mãe resolve a judá-lo a ultrapassar os seus medos... E se o melhor está para chegar?

     

    Um livro cheio de criatividade escrito por Susanna Isern e ilustrado pela premiada autora do título De Que Cor É Um Beijinho?, Rocio Bonilla.”

     

    https://www.presenca.pt/products/e-se-uma-baleia-me-come

  • “O feijão fixe” de Jory John

    “Toda a gente conhece os Feijões Fixes. Eles são fantásticos! Eles são demais! Eles são tãããooo fixes!

     

    E depois há outro feijão de quem nunca ninguém ouviu falar. Um feijão que está sempre à margem, solitário e tímido, que tenta tudo para conseguir ser notado, tornar-se fixe e incluir-se no grupo, mas... sem sucesso...

     

    Mas um dia, um acontecimento improvável vai colocá-lo no caminho dos Feijões Fixes e é então que, quando ele menos espera, a sua vida dá uma grande volta.

     

    Com doses iguais de humor e aprendizagem, a dupla N. º1 do New York Times, Jory John e Pete Oswald, cria uma história maravilhosa, recordando-nos aquilo que é mais importante na vida.”

     

    https://almadoslivros.pt/products/o-feijao-fixe?_pos=1&_sid=f94268d69&_ss=r

  • “A visita do lobo mau” de Clara Cunha

    “«Chegou o inverno, e o Lobo Mau andava esfomeado: os bolinhos da avozinha e as cenouras do Coelho não lhe enchiam a barriga! Abriam-lhe o apetite! E um Lobo precisa de se empanturrar. No quentinho do seu cadeirão, sonhava o Lobo com uma bela refeição. No seu sonho, traçou um plano malvado que o ia deixar refastelado…»”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-visita-do-lobo-mau-clara-cunha/28546332

  • “O geco que descobriu o eco” de Rachel Bright

    “Numa ilha paradisíaca e cheia de sol, um pequeno geco com uma GRANDE personalidade sonha tornar-se uma ESTRELA.

    De manhã à noite, o Gastão só quer dar espetáculo! Mas, até se tornar famoso, o caminho pode ser solitário e difícil… levando-o a uma inesperada viagem de AUTODESCOBERTA.

    Uma história excentricamente divertida sobre o poder de darmos o nosso melhor ao mundo… e as surpresas que recebemos de volta.”

     

    https://www.presenca.pt/products/o-geco-que-descobriu-o-eco

  • “Martim” de Alaine Agirre

    “O Martim é um menino especial, sobretudo para a sua melhor amiga, que o vê como ninguém e dá valor a tudo o que o torna diferente de toda a gente.

     

    Martim sabe de cor a ementa do mês da cantina da escola, mas engana-se a fazer contas. Gosta de abraços, mas não que lhe toquem. Gosta de bicharocos, mas para os guardar no bolso. Um dia, a melhor amiga deixa de o ver na escola e não descansa até perceber onde ele está.

     

    Um livro perfeito para abordar a situação das crianças “diferentes”, com necessidades educativas especiais.”

     

    https://www.penguinlivros.pt/loja/fabula/livro/martim/

  • “A brigada antiecrãs” de Lenia Major

    “A Inês está desesperada, pois o seu irmão Emílio não descola os olhos dos ecrãs o dia todo!

    Ela sabe que há apenas uma coisa a fazer: contactar a B.A.E., Brigada Antiecrãs, para um tratamento de choque!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-brigada-antiecras-lenia-major/28422487

  • “Todos os amanhãs” de Mélissa da Costa

    “É num verão brilhante e insuportável que a jovem Amande Luzin entra pela primeira vez na casa que arrendou na zona rural francesa de Auvergne. Para a acolher, encontra janelas fechadas, escuridão e silêncio: um refúgio.

    É ali, longe de todos, que decide esconder-se para viver o seu luto. Amande nunca abre as portadas e raramente sai à rua, evitando a interferência da luz na sua vida. Até que, um dia, encontra os diários e calendários da antiga proprietária, a senhora Hugues. Numa caligrafia redonda e elegante, há instruções detalhadas para os cuidados do jardim e para a confeção de receitas, uma espécie de almanaque caseiro.

    Amande é uma mulher da cidade que nunca usou galochas nem utensílios de jardinagem. No entanto, apesar da dor que a corrói, decide seguir as instruções da senhora Hugues e recuperar o jardim abandonado, um espaço que parece mágico. A cada semente, encontra um rebento: no pântano da sua dor, cada amanhã traz uma pequena e perfumada promessa de futuro.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/todos-os-amanhas-melissa-da-costa/28476355

  • “A matéria de tudo” de Suzie Sheehy

    “Doze experiências que modelaram a forma como pensamos na natureza do Universo, criaram muitas das tecnologias que usamos no quotidiano e cocriaram o nosso mundo moderno e interconectado.

    No final do século XIX, acreditava-se que as descobertas da física estavam quase esgotadas. Sabia-se que a matéria era composta por átomos e que tudo interagia mediante as forças da gravidade e do eletromagnetismo. O resto eram pormenores. Mas a realidade era bem diferente. Na alvorada do século XX, um pequeno número de cientistas curiosos começou a investigar mais profundamente, querendo penetrar no interior dos átomos: assim nasceu a física de partículas e o mundo não voltaria a ser o mesmo.”

     

    https://www.temasedebates.pt/produtos/ficha/a-materia-de-tudo/24581884

  • “A rapariga da cabana” de Romy Hausmann

    “Uma cabana sem janelas no bosque. Uma corrida desesperada para escapar ao terror e encontrar a segurança.

    Quando uma mulher consegue fugir do cativeiro em que a têm mantido, o final da história é apenas o princípio do seu pesadelo.

    Diz chamar-se Lena, como a rapariga desaparecida catorze anos antes, e até tem uma cicatriz igual à dela. Porém, o pai de Lena garante que esta mulher não é a sua filha. Com ela, escapou também Hannah – uma menina pequena e frágil –, cujas palavras indiciam que algo muito grave aconteceu numa cabana isolada.

    Entretanto, o pai de Lena, devastado com toda a situação, procura juntar as peças deste estranho puzzle, mas elas parecem não encaixar. Por sua vez, a mulher que fugiu só quer poder recomeçar a sua vida, no entanto, algo lhe diz que quem a capturou quer de volta aquilo que lhe pertence…

    Com muito suspense e psicologicamente envolvente, A Rapariga da Cabana, de Romy Hausmann, é um thriller perturbador que não deixará ninguém indiferente.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-rapariga-da-cabana/25513879

  • “Caracóis com cores” de Mariana Jones

    “Laura tem quatro anos e vive um turbilhão de emoções. Tem dificuldade em conter a raiva que a chegada de uma irmã lhe provoca. Uma raiva que se mistura com amor, culpa, vergonha, tristeza e calma. E que se dilui na alegria do tempo passado com os avós.

    Uma viagem pelas emoções exacerbadas e baralhadas que, afinal, são totalmente normais.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/caracois-com-cores-mariana-jones/28422516

  • “O Hotel Nantucket” de Elin Hilderbrand

    “Ainda a recuperar de uma relação que terminou mal, Lizbet Keaton procura desesperadamente um novo começo. Quando é escolhida para diretora-geral do Hotel Nantucket, uma verdadeira relíquia, espera que o seu conhecimento sobre a vila e os funcionários carismáticos consigam dar novo rumo ao hotel – e à sua vida.

    Só precisa de conquistar o novo proprietário milionário, o londrino Xavier Darling, e a muitíssimo popular influencer do Instagram, Shelly Carpenter.

    Mas, por detrás da fachada impecável do centro de bem-estar cinco estrelas e do restaurante liderado por um famoso chef, escondem-se muitos segredos. Os hóspedes do renovado hotel trazem muita bagagem além da roupa de férias.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/o-hotel-nantucket/28132084

  • “A secretária de Churchill” de Susan Elia MacNeal

    “Numa era de desafios sem precedentes, ela pode ser a única hipótese de vencer a guerra…

     

    Londres, 1940. Churchill chegou ao poder e a guerra alastra. Mas isso não detém Maggie Hope, uma jovem com um dom natural para decifrar códigos que rivaliza com as mentes mais brilhantes do governo. Em tempos conturbados e mortíferos, o acesso à Sala de Guerra do primeiro ministro dá a Maggie a oportunidade única de desvendar as conspirações de um grupo determinado a alterar o curso da História.

    Enredada numa rede de espiões, homicídios e intriga, a jovem tem de trabalhar para equilibrar o seu dever com a Pátria e as suas oportunidades de sobreviver. E quando se vê envolvida num mistério que envolve a sua própria família, Maggie descobre que a sua inteligência é tudo o que se interpõe entre o plano mortal de um assassino e o próprio Churchill.”

     

    http://www.saidadeemergencia.com/produto/a-secretaria-de-churchill/

  • “Beijei a Shara Wheeler” de Casey McQuiston

    “Quando procuramos o que queremos, acabamos por descobrir do que realmente precisamos.

     

    Chloe Green está tão perto de conseguir tudo o que queria. Depois de mudar de cidade e entrar na nova escola, onde está a terminar o secundário, o objetivo é ser a melhor aluna do seu ano. Tudo está muito bem encaminhado, mas há um obstáculo: Shara Wheeler, a miúda mais popular, por quem se ouvem suspiros em todo o lado.

     

    Porém, pouco mais de um mês antes da cerimónia de formatura, Shara beija Chloe e… desaparece. Chloe começa a procurar respostas e cedo descobre que Shara não a beijou apenas a si. Pois, há Smith, a crush de longa data, e há Rory, o vizinho bad boy que se apaixonou por ela. Nada, mas mesmo nada une estas três pessoas, a não ser Shara e os cartões com notas que ela deixou espalhados pela cidade, antes de se eclipsar, e que têm pistas sobre o seu desaparecimento. Numa busca frenética, embrenhada num puzzle difícil de resolver, Chloe rapidamente percebe que, se calhar, aquela cidade não é bem o que parece e Shara… bem, Shara, provavelmente, também não.

     

    Casey McQuiston está de volta com uma história sobre quebrar as regras, deixar-se levar pelo que não podemos controlar e encontrar o amor onde menos esperamos.”

     

    https://www.presenca.pt/products/beijei-a-shara-wheeler

  • “Sob a estrela do outono” de Knut Hamsun

    “Sob a Estrela do Outono, até hoje inédita em português, é unanimemente considerada uma das obras fundamentais de Knut Hamsun.

     

    Fugido da «azáfama, dos jornais e das pessoas da cidade», o protagonista deste romance, ao qual Hamsun empresta o seu próprio nome, Knut Pedersen, refugia-se no campo em busca da verdadeira vida, determinado a conquistar aí a calma e a paz interior.

     

    Senhor de si mesmo, vagueia de quinta em quinta, despoja-se da sua roupa elegante para desempenhar o ofício de pedreiro ou lenhador, dá asas à sua veia de inventor, enamora-se de uma mulher casada — um amor proibido que levará este vagabundo idealista de volta ao ponto de partida: um regresso à paixão, ao sofrimento e à cidade.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/sob-a-estrela-do-outono-knut-hamsun/28476351

  • “O achado perfeito” de Tia Williams

    “Um romance imperdível da autora de Sete dias em junho.

     

    Jenna Jones, ex-editora de moda, está falida e desesperada por uma segunda oportunidade — na carreira e na vida. Depois de ter sido despedida da revista onde trabalhava e abandonada pelo noivo de longa data, a sua única saída parece ser um emprego na StyleZine.com, uma publicação online gerida por Darcy Vale, uma antiga colega que não lhe deixou boas recordações.

     

    Mas o que parece ser a sua boia de salvação logo se transforma num fardo muito pesado. Confrontada com um mundo laboral e pessoal dominado pelas ferramentas digitais e as redes sociais, onde os seus colegas são millennials com quase metade da sua idade, Jenna vê-se compelida a exibir uma mentira no que toca ao seu estilo de vida, para tentar manter o estatuto.

     

    Contudo, o que ela não esperava era ter de trabalhar com Eric Combs, o videógrafo destacado para filmar os seus vídeos para o site. Apesar de ele ser quase demasiado delicioso para resistir, Jenna rapidamente se apercebe de que uma maior aproximação entre eles poderá pôr tudo aquilo que alcançou em risco.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-achado-perfeito-tia-williams/28412165

  • “Fantasia mortal” de J. D. Robb

    “O preço da derrota é a morte…

    Bart Minnock, fundador da gigante de videojogos U-Play, entra na sua sala de jogos ansioso por se perder no mundo imaginário do seu último projeto secreto, Fantastical. Na manhã seguinte, é encontrado na mesma sala fechada… decapitado.

    Este é o caso mais intrigante que Eve já enfrentou. E se à primeira vista ninguém parecia ter problemas com o entusiasta milionário, à medida que a investigação avança revelam-se segredos e alianças inapropriadas. Minnock nada tinha de ingénuo e era capaz de ripostar tanto no mundo real como no virtual… mas o assassino é igualmente astuto!

    Eve e a sua equipa estão prestes a entrar no próximo nível de um mundo onde a fantasia é a sedução final — e o preço da derrota é a morte.”

     

    https://www.almedina.net/fantasia-mortal-1682640588.html

  • “A revelação” de Nora Roberts

    “Uma história épica sobre amor, amizade e família.

     

    Há demasiado tempo que o mundo mágico e o dos humanos está dividido, apesar de existirem pessoas, como Breen, que podem viajar entre ambos. A jovem acabou de regressar a Talamh disposta a aceitar o seu poder - e a sua identidade até então desconhecida. Mas não está sozinha: conta com o seu amigo Marco, que fica deslumbrado por este lugar povoado por dragões e fadas, e com Keegan, o líder do povo mágico, que a treinou como guerreira e por quem o seu desejo e admiração continua a crescer.

     

    No entanto, o passado não pode ser esquecido, e o mesmo acontece com os laços familiares. O deus Odran, avô de Breen, conspira para destruir Talamh - e agora todos terão de se unir para derrotar a sua força que se ergue das trevas. Haverá perda e dor, traição e massacre. Conseguirá Breen superar a destruição e caminhar em direção ao seu destino?”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-revelacao-nora-roberts/28400146

  • “A morte e o pinguim” de Andrei Kurkov

    “A vida de Viktor Zolotaryov já teve melhores dias: a namorada abandonou-o, os seus contos não interessam a ninguém e deixou de conseguir pagar as contas do minúsculo apartamento onde vive. A sua única companhia é Misha, o pinguim que resgatou do Zoo de Kiev, quando este deixou de poder alimentar os animais que ali residiam. Misha assiste em silêncio ao desespero de Viktor, e acompanha-o nos festejos – vodca e peixe à discrição – quando a sorte parece mudar: Viktor é contratado para escrever obituários num jornal.

    Mas, estranhamente, o editor pede-lhe que escreva sobre pessoas que ainda estão vivas. Quando percebe que os seus textos se tornam realidade pouco depois de os entregar, Viktor começa a ter sérias dúvidas sobre a real natureza do seu trabalho...”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-morte-e-o-pinguim/28094563

  • “Lágrimas no mercado” de Michelle Zauner

    “Nesta história sobre família, luto e resistência, escrita com humor e emoção, Michelle Zauner prova ser ainda mais do que cantora, compositora e guitarrista. Estreando-se na escrita, a autora conta como foi crescer sendo uma das poucas crianças asiático-americanas na sua escola, no Oregon, nos EUA; explica que estratégias usou para lidar com as expectativas elevadas, e por vezes deslocadas, da mãe; apresenta experiências que enquadram qualquer bom debate sobre os dramas da adolescência.

     

    Lágrimas no Mercado é um relato vivo e franco, como o terno folhear de um álbum de família.

    Zauner aventura-se ainda pelos relatos da mudança sensível para a Costa Este do país, onde estudou na universidade e se iniciou mais a sério no mundo da música, protagonizando os primeiros concertos, e onde conheceu o homem com quem se casaria.

     

    Num caminho sinuoso para saber quem é — e onde e como deveria sê-lo —, só o falecimento da mãe, de cancro, quando Zauner tinha 25 anos, pareceu colocá-la, enfim, em contacto com a sua própria identidade, com os gostos, o idioma, a cultura e a música que são a sua herança coreana. Tudo o que a mãe lhe deixara.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/lagrimas-no-mercado-michelle-zauner/28400141

  • “Gémeas para uma só coroa” de Catherine Doyle

    “Wren Greenrock sempre soube que um dia ficaria com o trono, no lugar da irmã. Treinada desde a nascença para regressar ao palácio e vingar o assassinato dos seus pais, fará tudo para se tornar rainha e proteger a comunidade de bruxas que a criou. Ou este era o plano, antes de um atraente guarda se atravessar no seu caminho e a sua magia imprudente lhe causar problemas…

     

    Rose Valhart é princesa e sabe que com o poder chegam as responsabilidades, e não vai deixar que um pequeno percalço - como acordar no deserto com um extremamente importuno (e muito charmoso) sequestrador - a distraia do seu objetivo. No entanto, a vida fora do palácio é melhor do que alguma vez imaginou e as bruxas que sempre temeu podem acabar por ser a família que nunca teve.

     

    Com o dia da coroação a aproximar-se e as gémeas a esforçarem-se para reivindicar os seus direitos, um velho inimigo está determinado a impedir que as duas consigam aquilo que querem.”

     

    https://www.almedina.net/g-meas-para-uma-s-coroa-um-trono-duas-princesas-1680622212.html

  • “Marcada para a vida” de Emelie Schepp

    “Quando o responsável pelos pedidos de asilo do Conselho para as Migrações é morto a sangue-frio, e na lista de suspeitos se inclui a sua mulher, nada é o esperado. Mais ainda quando algumas das impressões digitais no local do crime são do tamanho dos dedos de uma criança, numa casa onde não vivia nenhuma.

     

    A procuradora Jana Berzelius é escolhida para liderar a investigação. Uma jovem brilhante, dura, distante e impenetrável até ao momento em que é encontrado o corpo de uma criança, numa praia deserta, e junto dele a arma do crime com que foi morto o funcionário público.

     

    Algo de familiar no pequeno corpo cheio de cicatrizes, leva Berzelius a mergulhar cada vez mais fundo neste crime. Na pele da criança tinham sido cravadas letras ligadas ao tráfico de menores, que Jana tão bem conhece e que despertam as mais sombrias memórias da sua infância. Agora terá de proteger a todo o custo o seu passado horripilante de ser descoberto e encontrar quem perpetrou estes crimes.

     

    É urgente jana descobrir o centro da organização do tráfico de crianças, antes que a polícia o faça.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/marcada-para-a-vida-emilie-schepp/28422506

  • “A casa dos galos” de Victoria Belim

    “Em 2014, os marcos da geografia pessoal de Victoria Belim sucumbem às mãos da Rússia. A sua cidade natal, Kiev, é dominada por protestos e alvo de repressão violenta. A Crimeia, para onde Victoria fora mandada estudar a fim de evitar a radiação do desastre nuclear de Chernobyl, foi invadida. Kharkov, onde a sua avó Valentina estudou Economia e se apaixonou; Donetsk, onde o seu pai trabalhou; e Mariupol, onde ela e a mãe compraram uma cerejeira para plantar no jardim, tornaram-se campos de batalha.

    Em plena guerra, e mesmo tendo-se naturalizado cidadã americana, Victoria Belim – então a viver em Bruxelas – regressa ao país de origem para conhecer mais profundamente as suas raízes e investigar o desaparecimento de um tio-avô durante a década de 1930. O que lhe aconteceu, por que motivo sabem tão pouco sobre ele e porque é que a avó, Valentina, a avisa de que nunca é boa ideia perturbar o silêncio do passado?

    Leitura compulsiva e comovente, A Casa dos Galos conta a história de uma família e do passado de um país, mas é, sobretudo, a narrativa lúcida do seu perigoso presente.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-casa-dos-galos/28394857

  • “Um longo caminho para a água” de Linda Sue Park

    “Nya, uma rapariga de onze anos, caminha todos os dias várias horas para ir buscar água para a família, no Sudão. Salva, um rapaz da mesma idade, torna-se um dos Meninos Perdidos do seu país, o mesmo de Nya, e percorre o continente africano, a pé, ao lado de outros refugiados que procuram as suas famílias e um lugar seguro. As suas histórias, contadas em paralelo, passadas em décadas diferentes, vão unir-se de forma absolutamente inesperada.

     

    Baseado numa história real, este é um livro que nos mostra como, até num país cheio de problemas, dois sobreviventes podem encontrar um futuro de esperança - para as suas vidas e as de quem os rodeia.”

     

    https://www.presenca.pt/products/um-longo-caminho-para-a-agua

  • “A contabilista” de Bruna Fernandes

    "Empreender é um caminho com altos e baixos, e a contabilidade pode dificultar ainda mais esse percurso ou, até mesmo, impedir que o coloques em prática.

    Em Portugal, cerca de 65% do tecido empresarial são empresas em nome individual e é sobre estes casos específicos que mais gosto de escrever. Somos um país de empreendedores, mas por vezes a complexidade e o desconhecido geram medos e é por isso que algumas pessoas e negócios ficam aquém do seu potencial. É também para estes que sinto que aquilo que transmito é extremamente útil. Como abrir atividade, IVA, IRS, Segurança Social e emissão de faturas, são alguns dos muitos temas que abordo.

     

    Neste livro, simplifico as coisas de tal forma que o teu foco estará sempre no teu negócio e não na contabilidade e fiscalidade. Vais saber tomar decisões mais seguras e mais adequadas para o teu negócio, e vais poupar muitas dores de cabeça. Bem-vindo a um mundo sem formulários mal preenchidos, esquecimento de prazos e obrigações que nem sabes que existem, ou quando devem ser cumpridas.

     

    A Contabilista - Descomplica o teu negócio, é o livro que te vai fazer poupar muito dinheiro e preocupações.

    Trato as finanças e a contabilidade por tu desde há uns bons anos. E vou mostrar-te que esta área é como aquele tio-avô resmungão nas festas de família: parece muito difícil de se lidar mas, na verdade, essa é apenas a fama que foi ganhando. Ensinar tornou-se a minha grande paixão, e foi por ela que deixei os escritórios de contabilidade de outros para me dedicar ao meu próprio negócio.

     

    Por isso, vamos lá empreender e ter muito sucesso. Vais ver que é simples!”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-contabilista-bruna-fernandes/28398615

  • “Caterina” de Sveva Casati Modignani

    “Chegada à maturidade, a escritora Caterina Belgrado soma uma existência vivida à sua maneira: a beleza, os afetos, o sucesso. Mas nada disso lhe garantiu felicidade. Filha de um comerciante, vendedor de fruta com uma loja no centro de Milão, Caterina, uma luminosa adolescente do pós-guerra, teve marido, depois companheiro e três filhos. Mas também passou muitas privações e alguma fome. Pela vida de Caterina passou Marco, o grande amor de sua vida, com quem viveu dias inesquecíveis.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/caterina/28077633

  • “Engano” de Lesley Pearse

    “Após o funeral da sua mãe, Alice Kent é abordada por um desconhecido. Angus Tweedy afirma ser o pai dela e diz-lhe que esteve na prisão a cumprir pena por bigamia. Para Alice, a revelação apenas abre a porta a um sem-fim de inquietantes dúvidas.

    O que espera ele ganhar ao contar-lhe isto, agora que se passaram trinta anos?

    É mesmo possível que Ralph, que ela tanto adora, não seja pai dela?

    E a mãe? Por que motivo a trairia desta forma?

     

    Alice aprendera a aceitar os defeitos da mãe, a manipulação e a vaidade, até a sua relutância em falar do passado. Mas ao perceber o quão profundamente foi enganada, a jovem decide descobrir quem realmente foi aquela mulher.

    Para poder seguir em frente, Alice tem de descobrir a verdade. Custe o que custar.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/engano-lesley-pearse/28422448

  • “Salvar o fogo” de Itamar Vieira Junior

    “Depois de ter ficado órfão de mãe, Moisés vive com o pai e a sua irmã Luzia na Tapera do Paraguaçu, um povoado cujo domínio das terras pertence à Igreja, que ali detém um mosteiro desde o século XVII. Os irmãos partiram todos em busca de uma vida melhor, mas Luzia foi obrigada a ficar para cuidar do pai e do menino; estigmatizada pelos seus supostos poderes sobrenaturais, leva no entanto uma vida de profundo sentido religioso, trabalhando como lavadeira do mosteiro e educando Moisés rigidamente com o objetivo de o inscrever na escola dos padres e conseguir para ele a educação que nenhum deles pôde ter. Porém, a experiência dessa formação marcará o rapaz de tal modo que ele acabará por deixar intempestivamente a casa.

     

    Será só vários anos mais tarde, depois de um grave acontecimento que é o pretexto para a família toda se reunir, que Moisés reencontrará Luzia - uma Luzia arrependida dos silêncios e magoada pelas mentiras, mas simultaneamente combativa, lutando como nunca contra as injustiças, pela posse da terra dos seus antepassados.

     

    Épico e lírico, emocionando o leitor a cada nova página, Salvar o Fogo é um romance que mostra que muitas vezes os fantasmas de uma família não se distinguem dos fantasmas de um país. A ferida aberta pelo multipremiado Itamar Vieira Junior nesta obra-prima só o leitor poderá fechar.”

     

    https://www.wook.pt/livro/salvar-o-fogo-itamar-vieira-junior/28422507

  • “Colchão de pedra” de Margaret Atwood

    “Uma das vozes mais consagradas da literatura contemporânea, Margaret Atwood revela inteligência e humor em abundância nestas nove fábulas de ambiente gótico sobre as facetas mais absurdas e deliciosamente perversas do ser humano. A irrupção de vampiros, de criaturas possuídas ou de espíritos, que convivem com personagens e episódios íntimos da vida quotidiana, transformam estas peças literárias em caminhos de bifurcações altamente originais sobre as temáticas inesgotáveis da doença, da velhice e da morte, enquanto pressupõem uma argumentação tenaz em prol de valores como o direito à diferença e à liberdade individual, e uma defesa aguerrida das mulheres num ambiente hostil.

     

    Assim, uma escritora de fantasia, agora viúva, é guiada durante uma noite de inverno pela voz do falecido marido. Uma idosa, vítima de alucinações, aprende aos poucos a aceitar a presença de pessoas miniatura ao seu lado. Uma jovem que nasceu com uma malformação genética passa por vampiro. Um estromatólito com 1,9 mil milhões de anos vinga um crime cometido há muito tempo — e o que é um estromatólito? «A palavra vem do grego stroma, que significa "colchão", a que se junta a raiz da palavra para "pedra". Colchão de pedra: uma almofada fossilizada composta por camada após camada de algas verde-azuladas que formaram um monte ou uma campânula. Foram estas mesmas algas verde-azuladas que criaram o oxigénio que hoje respiramos. Não é espantoso?»”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/colchao-de-pedra-margaret-atwood/23797257

  • “Uma longa viagem com Maria Filomena Mónica” de João Céu e Silva

    “Uma rebelde de minissaia, loura e gira, que assustava os rapazes seus contemporâneos. Era assim que viam Maria Filomena Mónica quando, contrariando a mãe, se inscreveu na Faculdade de Letras para estudar Filosofia.

    Insubmissa, nunca fez o que se esperava dela: casou cedo, foi mãe cedo, separou-se cedo e, também cedo, doutorou-se em Sociologia pela Universidade de Oxford. Investigadora na área das ciências sociais e professora universitária, Maria Filomena Mónica é autora de uma longa lista de livros, sejam eles biografias (como a de Eça de Queiroz), de análise social (Os Ricos e Os Pobres), de crónicas (Os Sentimentos de Uma Ocidental), ou autobiográficos (Bilhete de Identidade, a obra em que põe a sua infância e a sua juventude a nu).

     

    Agora, aos oitenta anos, faz neste Uma Longa Viagem com Maria Filomena Mónica um balanço de vida. Nestas páginas, ficamos a conhecer a análise da socióloga, cronista e investigadora, bem como as suas visões sobre Portugal e os principais acontecimentos das últimas décadas. Mas também nos mostram o lado pessoal da rapariga atrevida que nunca permitiu que a classificassem como uma «boneca bonita»: desde a sua experiência em Oxford, em contraste com um país amordaçado pela ditadura, aos amores que viveu, passando pelos filhos, as netas, a relação conturbada com a mãe e o modo como encara a doença e a morte.

     

    Sempre atenta e com uma opinião, revela com humor a única situação que lhe passou ao lado: «Nunca fui vítima de assédio sexual. Provavelmente, porque estava distraída.» “

     

    https://www.wook.pt/livro/uma-longa-viagem-com-maria-filomena-monica-joao-ceu-e-silva/28182782

  • “Mil e uma noites de tentação” de Loretta Chase

    “Depois de passar doze anos no exótico Oriente, onde aprendeu todas as artes da sedução, Zoe regressa a Londres com a reputação destruída. Ela conhece tudo aquilo que uma jovem respeitável não deve saber e ignora as regras mais básicas da sociedade londrina. Estar na sua companhia é um escândalo e um perigo para as jovens inocentes… a não ser que possa recuperar a respeitabilidade perdida!

     

    Lucien de Grey, Duque de Marchmont, tem uma reputação invejável. Sedutor nato e com uma riqueza considerável, o seu encanto e aparência abrem-lhe as portas mais difíceis e respeitáveis da sociedade. O solteiro mais cobiçado no Beau Monde é o único capaz de salvar a reputação de Zoe… se ela não o fizer ceder à tentação e a uma paixão que pode arruinar ambos.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/mil-e-uma-noites-de-tentacao-loretta-chase/28400145

  • “O rapaz do Douro” de Jeannine Johnson Maia

    “Portugal, outono de 1877.

    Enquanto o Porto se prepara para inaugurar a magnífica ponte de ferro de Gustave Eiffel sobre o rio Douro, Henrique, de 17 anos, foge das duras condições de vida rio acima, pelas vinhas de uma propriedade onde se produz vinho do Porto. Para trás fica uma traição que ele quer esquecer. À sua frente, a oportunidade única de trabalhar numa ourivesaria.

     

    Determinado a fazer do Porto a sua casa, Henrique explora as ruas sinuosas da cidade, convivendo com cartógrafos e agitadores, e começa a aprender a delicada arte da filigrana. Até que um conhecido do passado aparece, ameaçando a sua nova vida...

     

    Quando descobre uma conspiração contra a ponte de Eiffel, Henrique tem de decidir até onde está disposto a ir para se salvar a si próprio, o ilustre novo marco da sua cidade adotiva e talvez até a própria família real portuguesa.

     

    Situado numa cidade de mercadores e trabalhadores, marinheiros e reis, privilegiados e pobres, O Rapaz do Douro é uma história de resiliência e amizade, de um rapaz à procura de si próprio e daquilo em que se quer tornar.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-rapaz-do-douro-jeannine-johnson-maia/28394992

  • “Saltinho, a cotovia salva o inverno” de Alex Donovici

    “A pequena cotovia Saltinho e os seus amigos regressam para salvar novamente a floresta e trazer de volta o inverno, que parecia estar perdido. Além do texto e das ilustrações divertidas, há uma lição importante a aprender com este livro: o poder da amizade e da tolerância. A Saltinho vai mostrar que as aparências iludem e que é fundamental cuidar do meio ambiente.”

     

    https://zeroaoito.pt/produto/saltinho-a-cotovia-salva-o-inverno/

  • “Nem todas as meninas gostam de cor-de-rosa” de David Pintor

    “«Quem tem filhas sabe que, mais cedo ou mais tarde, terá de responder a perguntas como: "Pai, o cor-de-rosa é uma cor de menina?" Tive de responder a esta e outras perguntas, e não foi fácil, já que sempre que entramos numa loja de brinquedos se torna bem evidente qual é a secção das "meninas": exatamente, a cor-de-rosa. Foi deste tipo de perguntas que nasceu este livro. Nele, eu quis falar sobre estereótipos de género com a melhor ferramenta que consigo imaginar: o humor.»”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/-nem-todas-as-meninas-gostam-de-cor-de-rosa-david-pintor/28422455

  • “Bichos que contam” de Margarida Fonseca Santos

    “Neste livro há histórias com muito para contar… Ler e ouvir histórias é algo que faz parte da vida de todos nós, mas crescer com elas é uma experiência inesquecível e fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal. Nestas páginas estão cinco, escolhidas a dedo, para ler, reler e escutar.”

     

    https://www.edicare.pt/bichos-que-contam

  • “Adeus, Urso” de Jane Chapman

    “O que fazemos quando morre alguém que amamos? Uma bonita e animadora história sobre a amizade e a superação da perda de alguém.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/adeus-urso-jane-chapman/28394677

  • “A vaca que pôs um ovo” de Andy Cutbill

    “A Vaca Amélia não se sente lá muito especial. Não sabe andar de bicicleta nem fazer rodas, como as outras vacas. Até que um dia de manhã, descobre uma coisa extraordinária... Pôs um ovo!

    Mas será que o bebé que está lá dentro é mesmo dela? As vacas duvidam. As galinhas acham que sim. As emoções estão ao rubro lá na quinta enquanto não se des-có-có-ró-có-bre...”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-vaca-que-pos-um-ovo-andy-cutbill/28413139

  • “As lições de Siddhartha” de Allan Percy

    “Siddharta, de Herman Hesse, é um livro mágico, sobre a jornada espiritual do príncipe Gautama, que um dia se tornará o Buda. Obra fascinante, que encanta leitores de todo o mundo desde 1922, tornou-se obrigatória para todos os que procuram a paz interior.

     

    Inspirado pela sua história, Allan Percy escreveu As Lições de Siddhartha, um manual para a vida quotidiana, baseado na filosofia que Hermann Hesse idealizou a partir da sua experiência pessoal: as suas múltiplas viagens ao Oriente, e o modo como as converteu em textos de uma enorme riqueza espiritual, continuam a inspirar gerações a descobrir a paz interior através do recolhimento, da humildade, do autoconhecimento e da imersão na natureza.

    Escritor iniciático que marcou o século XX, premiado com o Nobel, poeta, romancista, pintor e considerado por milhões como um mestre espiritual, Hesse deixou nos seus escritos conselhos preciosos para encontrarmos o equilíbrio. Allan Percy reúne-os neste livro, associando-os a situações do dia a dia, para nos conduzir a uma vida mais plena, simples e sábia.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/as-licoes-de-siddhartha-allan-percy/28523535

  • “A batata no sofá” de Jory John

    “A Batata está sempre no sofá e tem tudo aquilo de que precisa à distância de um simples clique num botão. Vê televisão, joga, fala online com os amigos e, quando precisa de algo, uma série de engenhocas muito úteis ajudam-na a conseguir o que deseja sem precisar sequer de se levantar.

     

    Um dia, porém, comodamente sentada no fofo e confortável sofá, é surpreendida por uma falha de energia e todos os seus aparelhos deixam de funcionar. Com o passar do tempo, sem aparelhos e aborrecida, decide aventurar-se e sair à rua, apercebendo-se de que um pouco de sol e ar puro pode ser exatamente aquilo de que ela mais precisa. Afinal, poderá a vista da rua ser ainda mais bonita do que a dos ecrãs?”

     

    https://almadoslivros.pt/products/a-batata-no-sofa?_pos=1&_sid=40073d844&_ss=r

  • “Obrigado, avó Omu!” de Oge Mora

    “Um belo livro ilustrado, de uma autora multipremiada, que celebra a bondade, a generosidade, a gratidão e o espírito comunitário.

     

    Toda a vizinhança quer provar o guisado da avó! Atraídos pelo delicioso cheirinho, os vizinhos vão bater à sua porta, um a um, e a avó partilha com cada um deles o seu jantar. Será que tanta generosidade deixará a avó de barriga vazia?

     

    A autora multipremiada de Sábado dá vida a uma história comovente sobre o espírito de partilha e a vida em comunidade, criando colagens tão ricas quanto o guisado da avó e temperadas com uma pitada extra de amor.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/obrigado-avo-omu-oge-mora/28476369

  • “O ladrão de histórias” de Graham Carter

    “Para a Olívia, as aventuras só aconteciam nos livros... até o Ladrão de Histórias aparecer e roubar todos os livros da cidade! Era chegada a hora de pôr em prática tudo o que aprendera nas suas leituras e tornar-se a heroína desta história.”

     

    https://www.edicare.pt/o-ladrao-de-historias

  • “O livro com frio” de André Madaleno

    “Este livro está cheio de frio e precisa urgentemente de se aquecer, mas parece que ninguém sabe como o fazer!

    E tu, sabes como se aquece um livro? Não sabes? Então, procura saber!

    Para descobrires a resposta começa já a ler. Pelo caminho, tenta não te rir pois isto é um assunto muito sério.”

     

    https://www.wook.pt/livro/o-livro-com-frio-andre-madaleno/28515826

  • “O dragão um pouco egoísta” de Nicola Kinnear

    “Era uma vez um jovem dragão chamado Ruby, que vivia no cimo de uma montanha rodeado por um enorme tesouro, que não partilhava com ninguém. E porquê? Porque a Ruby é muito boa a ser um bom dragão. Cumpre à risca as regras d'O Livro de Regras para Dragões: todos os dias tira coisas a toda a gente e não partilha nada com ninguém. Pois, só que os animais do bosque estão fartos! Nisto, encontram o livro da Ruby e… elaboram um plano. Será que conseguem mudar aquelas regras tão antipáticas e fazer uma amiga? Uma história original e divertida sobre a importância de partilhar, maravilhosamente ilustrada por Nicola Kinnear, a autora dos sucessos O Coelho Um Pouco Valente e A Raposa Um Pouco Silenciosa.

     

    Desfrute com o seu filho deste brilhante livro sobre a importância de fazer amigos e de partilhar. O livro ideal para manter as crianças entretidas.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-dragao-um-pouco-egoista-nicola-kinnear/25901505

  • “Todos juntos” de Britta Teckentrup

    “Cada um é especial e pelo seu sonho pode lutar, mas juntos, lado a lado, uma equipa iremos formar.

     

    Uma celebração do amor e da amizade em mais uma maravilhosa obra de Britta Teckentrup. A ilustração vibrante, com páginas recortadas, aliada a uma mensagem magistral, fazem deste livro um tesouro a preservar.”

     

    https://www.edicare.pt/todos-juntos

  • “Tudo boa gente” de Ashley Flowers

    “Margot Davies tinha seis anos quando a sua amiga January foi assassinada. As duas famílias eram vizinhas, e Margot cresceu convencida de que poderia facilmente ter sido ela a morrer. O assassino nunca foi encontrado. Margot nunca esqueceu.

    Vinte anos passaram e ela é agora uma jornalista de sucesso, tendo deixado a sua terra natal para trás. Mas a saúde cada vez mais frágil do seu tio obriga-a a voltar à pequena vila, que encontra como que parada no tempo. A somar a isso, as notícias do desaparecimento de Natalie Clark, de cinco anos, tornam a situação assustadoramente familiar e Margot promete a si mesma encontrar a menina e resolver o assassinato de January de uma vez por todas.

    Mas a polícia, a família, os habitantes da vila - todos parecem esconder alguma coisa. E quanto mais profundamente Margot investiga, mais resistência encontra, e mais afastada da verdade se sente. Poderá um criminoso viver tranquilamente numa comunidade pequena sem levantar suspeitas? Haverá alguém disposto a falar? E qual será o preço a pagar por desvendar o mistério daquela noite longínqua?

     

     Arrepiante e intenso, Tudo Boa Gente coloca a perturbante pergunta: do que são capazes os nossos vizinhos quando pensam que ninguém os está a ver?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/tudo-boa-gente-ashley-flowers/28422494

  • “O tigre e o urso no trânsito da cidade” de Janosch

    “O tigrezinho e o ursinho vivem uma nova aventura e, desta vez, vão até à cidade, onde os espreitam muitos perigos aos quais devem estar atentos, pois andar em sítios com carros não é brincadeira nenhuma! Felizmente, pelo caminho, encontram quem lhes explique as regras do trânsito: desde atravessar a passadeira a caminhar ao lado da estrada, sem esquecer o crucial cinto de segurança quando se anda de carro. Uma história fundamental, mas divertida também, que ensina as crianças a tornarem-se peões atentos e a adquirir responsabilidade rodoviária, com a habitual ternura das personagens, já bem familiares dos leitores de “Oh, que lindo que é o Panamá”, “Correio para o tigre”, “Vamos encontrar um tesouro” ou “Correio para o tigre”.”

     

    https://www.almedina.net/o-tigre-e-o-urso-no-tr-nsito-da-cidade-1681308469.html

  • “Pensar como Churchill” de Daniel Smith

    “Churchill foi um líder carismático e inspirador, o melhor orador do seu tempo e uma das figuras mais marcantes do século XX. Recebeu em 1953 o Prémio Nobel da Literatura.

    O que poderemos aprender com a vida deste grande estadista? Winston Churchill é uma das grandes figuras da história moderna. Foi um político conservador e estadista britânico, famoso principalmente pela sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial e por assumir o compromisso de nunca se render. Conduziu o seu país de um dos seus momentos mais difíceis — isolado e a enfrentar uma possível invasão alemã — aos seus tempos áureos, conseguindo proporcionar ao mundo o tempo e o espaço necessários para poder finalmente derrotar os exércitos de Hitler. Pensar como Churchill convida-nos a explorar as capacidades únicas que Churchill possuía para lidar com os mais profundos desafios políticos do seu tempo. Podemos aprender a pensar como o homem que ganhou a reputação de ter sido o maior britânico de todos os tempos, descodificando a personalidade e os pontos de vista de Churchill, de forma a revelar como podemos aplicar os seus métodos e pô-los em prática em todas as áreas das nossas vidas.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/pensar-como-churchill-daniel-smith/16565514

  • “A estranha vida dos ausentes” de José Viale Moutinho

    “Neste livro reúne José Viale Moutinho uma vasta e heterogénea seleção de contos.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-estranha-vida-dos-ausentes-jose-viale-moutinho/28523539

  • “A neta” de Bernhard Schlink

    “Maio de 1964. Num encontro de jovens das duas Alemanhas, Kaspar e Birgit apaixonam-se. Vivem-se dias radiosos de primavera e naquele momento tudo parece possível. As barreiras que dividem Berlim, porém, são inultrapassáveis e Birgit tem de abandonar tudo e fugir para o Ocidente para viver a sua história de amor. O preço que paga pela fuga só será conhecido décadas depois, após a sua morte, quando Kaspar encontra os seus escritos autobiográficos.

    Kaspar decide então procurar respostas para o enigma em que se transformou a mulher que pensava conhecer melhor do que ninguém. Essa busca vai levá-lo a uma comunidade rural de neonazis. Numa casa que ostenta o retrato de Rudolf Hess na parede, Kaspar depara-se com Svenja, a filha que Birgit deixou para trás. Ao lado dela está uma rapariga ruiva com cerca de quinze anos. A neta?

    Neste seu novo romance, Bernhard Schlink, escritor-filósofo e nome maior da literatura alemã contemporânea, regressa aos temas fundamentais da sua obra: amor, obsessão, traição, ética e dilemas morais. A Neta explora os paradoxos do amor e o enigma do tempo, e oferece-nos mais um grande romance sobre a Alemanha.”

     

    https://www.almedina.net/a-neta-1680279035.html

  • “Filipe I de Portugal, o rei maldito” de Isabel Stilwell

    “Ao contrário da maioria da nobreza portuguesa, nunca aceitaria que o rei de Espanha se tornasse Filipe I de Portugal. Continuaria a lutar até ao fim pela independência da coroa que era sua, nem que para isso tivesse de sacrificar tudo e todos.

    Filipe tentou que D. Sebastião desistisse da ideia de lutar contra os mouros em Alcácer Quibir. Mas o destino estava traçado. Morto o rei de Portugal, era preciso pensar no futuro. Filho de D. Isabel e do imperador Carlos V, neto mais velho de D. Manuel I, entraria triunfante com os exércitos em Portugal, o país da sua adorada mãe, e reclamaria o que era seu por direito. Nem mesmo o fascínio que nutria pela sua prima Catarina o iria desviar do seu objetivo.

    Isabel Stilwell, autora de romances históricos mais lida em Portugal, traz-nos uma história empolgante repleta de conspirações e intrigas, acerca de um período fundamental e conturbado da nossa História.

     

    Narrado a duas vozes, ficamos a conhecer Catarina, uma mulher fascinante e corajosa, esquecida pela História, e Filipe I, um rei apaixonado por arquitetura e botânica, atormentado por episódios obscuros que deram origem a uma lenda negra que ficaria para sempre associada ao seu reinado.”

     

    https://www.planetadelivros.pt/livro-filipe-i-de-portugal/375859

  • “Nunca te esqueças das flores” de Genki Kawamura

    “Quando uma mãe e um filho fecham um ciclo e nasce uma nova geração, o passado ganha vida e traz consigo os delicados fios das memórias perdidas.

     

    Izumi vai ser pai e está tremendamente feliz. Há, porém, uma pequena nuvem que paira sobre esse sentimento: conseguirá ser um bom pai? E o que será isso - ser bom pai? Izumi cresceu só com a mãe, Yuriko, e a relação que têm, até hoje, é tão profunda, tão próxima, que é difícil encontrar palavras para a descrever. E é a mãe que o preocupa ainda mais, e faz a pequena nuvem multiplicar-se e tingir de cinzento o céu.

     

    Na mesma altura em que descobre que vai ser pai, Yuriko manifesta os primeiros sintomas de Alzheimer e Izumi pensa que, de certa forma, vai deixar de ser filho. À medida que a doença avança, chega o dia em que a mãe não o reconhece, e Izumi sente que se reabre uma velha ferida: como esquecer o que aconteceu quando era ainda criança? Porque saiu a mãe de casa? Que ausência prolongada foi aquela e que memórias perdidas há por contar?

     

    Numa história que junta a leveza e a melancolia japonesas na medida certa, o autor de E Se os Gatos Desaparecessem do Mundo regressam com um romance que sublima a aparente simplicidade dos momentos mais íntimos da vida.”

     

    https://www.presenca.pt/products/nunca-te-esquecas-das-flores

  • “Planta sapiens” de Paco Calvo

    “Plantas: vivemos rodeados por elas, mas será que as conhecemos?

     

    Este é o livro que muda radicalmente o paradigma de pensamento sobre estes organismos, que podem, afinal, ser sencientes.

     

    O que já sabemos? Décadas de investigação demonstraram que as plantas têm capacidades impressionantes: comunicam entre si, podem manipular outras espécies e conseguem mover-se de formas sofisticadas. Porém, poucos sabem que há novas provas que apontam para um facto absolutamente revolucionário: as plantas podem mesmo ser sencientes.

     

    Apesar de não terem cérebro, as plantas dispõem de um sistema de ligações que não é assim tão diferente da rede de neurónios humana. Sim, as plantas podem aprender, têm memória, e a inteligência permite-lhes adaptar, alterar, antecipar e direcionar os seus comportamentos para objetivos específicos.

     

    Escrito por um dos grandes especialistas da área, Planta Sapiens junta o melhor da filosofia e da ciência para nos dar uma perspetiva completamente nova. Pela primeira vez, percebemos como se aplicam algumas das ferramentas dos estudos de cognição animal para compreender a inteligência das plantas. Percebemos, também, de que forma as plantas podem contribuir para os avanços tecnológicos - da robótica à inteligência artificial, passando pelo combate às alterações climáticas. E, mais importante que tudo, este livro mostra-nos que as plantas não são objetos ou apenas recursos: as plantas são agentes em si mesmos e para si mesmos. E tanto há para aprender com elas.”

     

    https://www.presenca.pt/products/planta-sapiens

  • “O que eu quero que todos saibam sobre demência” de Wendy Mitchell

    “Desmontando os mitos e os estereótipos sobre o que é viver com demência, Wendy Mitchell oferece-nos um livro, na primeira pessoa, que é simultaneamente um extraordinário guia prático e um tocante relato de esperança.

    O que pode um cérebro doente ensinar-nos sobre o que é ser humano, viver as nossas vidas melhor e ajudar quem vive com demência? Quando Wendy Mitchell foi diagnosticada com demência precoce aos 58 anos, o seu cérebro foi inundado por imagens do último estágio da doença - aquelas coisas que os media, e até os nossos profissionais de saúde, tantas vezes veiculam. Porém, o diagnóstico que a autora recebeu, longe de representar o fim da sua vida, foi o começo de outra bem diferente.

     

    Escrito de forma prática e acessível, com momentos de profunda comunhão humana em que estamos, realmente, lado a lado com Wendy Mitchell, este livro conjuga humor refinado, sabedoria e vasto conhecimento para ajudar quem sofre da doença, sim, mas também cuidadores, profissionais de saúde e, sem sombra de dúvida, todos quantos queiram ver, para lá de uma doença, o que nunca deixa de existir: um ser humano.”

     

    https://www.presenca.pt/products/o-que-eu-quero-que-todos-saibam-sobre-demencia

  • “Kokoro” de Natsume Sðseki

    “O coração da alma japonesa num romance centenário aclamado pela crítica e pelos leitores em todo o mundo.

     

    No Japão do início do século xx, época em que se avizinham grandes mudanças no país, um jovem procura dar sentido à sua existência e perceber o que o rodeia, enquanto dá os primeiros passos na vida adulta. Esse rapaz, cujo nome não conhecemos, encontra num ancião, que também apenas conhecemos como Mestre, um mentor. O Mestre está há muito exilado do mundo, mas vê no ingénuo e jovem discípulo alguém a quem confiar as memórias e os segredos que lançaram uma larga sombra de culpa sobre a sua vida.

     

    A história da amizade entre os dois protagonistas de Kokoro - «coração», em japonês - espelha, subtil e poeticamente, o abismo entre duas gerações que representam, elas mesmas, o desvanecer de um tempo e o nascimento de uma nova era. O Mestre está tomado pela angústia e paralisado pela inação, e o jovem idealista luta por conseguir compreendê-lo, algo que só poderá acontecer quando a morte do imperador Meiji abrir portas para a chegada de um novo Japão.

     

    Este é o mais emblemático romance de um dos mais importantes autores japoneses dos últimos dois séculos, uma história que ilumina a amizade como o sentimento mais profundo da vida.”

     

    https://www.presenca.pt/products/kokoro

  • “Últimos dias em Berlim” de Paloma Sánchez-Garnica

    “Quando Yuri Santacruz assistiu à nomeação de Adolf em Hitler para chanceler, não podia imaginar o quanto a sua vida em Berlim iria mudar. Tinha aí chegado alguns meses antes, depois de fugir de São Petersburgo com parte da sua família, sufocado por uma revolução que os

    deixou sem nada. Na fuga, separou-se da mãe e do irmão mais novo, impedidos pelas autoridades russas de deixar o país. Já em Berlim, o seu sentido de justiça leva-o a defender um jovem comunista agredido pelas tropas de assalto de Hitler. Nesse mesmo dia, conhece o seu grande amor, Claudia.

    A vida de Yuri tomará um rumo inesperado, e o que até então tinha sido a sua principal prioridade – encontrar a sua mãe e o seu irmão – será substituído por um objetivo mais urgente nesses tempos turbulentos: manter-se vivo.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/ultimos-dias-em-berlim/28162378

  • “Atreve-te a pensar pela tua própria cabeça” de Todd B. Kashdan

    “Porque é que evitamos expressar as nossas ideias e ir contra a ordem estabelecida? Porque tememos o inconformismo e amedronta-nos que nos chamem de idealistas? Se há coisa que a história nos mostrou é que precisamos de pessoas rebeldes e contestatárias, que pensem e ponham em causa a opinião da maioria, para que o mundo progrida e as ideias evoluam.

    A timidez, o medo ao ridículo, a pressão social e a hierarquia são fardos pesados que afetam a nossa autoconfiança e que gradualmente sufocam a nossa criatividade e capacidade de insubordinação. Todd B. Kashdan, professor de Psicologia, quer ajudar-nos a perder o medo, a pensarmos pela nossa própria cabeça e expressarmos a nossa opinião, seja na esfera púbica ou numa reunião de trabalho, e fá-lo com conhecimentos científicos, exemplos reais e ferramentas práticas. A mudança nunca surge facilmente, mas neste livro o autor vai ensinar-nos a: criar alianças poderosas, a produzir mensagens que influenciam a maioria – quando se está em minoria – a descobrir o valor de estar perto de pessoas diferentes, com visões divergentes, a cultivar a curiosidade, a coragem e o pensamento crítico e a resistir ao fascínio da complacência.”

     

    https://www.planetadelivros.pt/livro-atreve-te-a-pensar-pela-tua-propria-cabeca/376891

  • “Na linha de sucessão” de Jeffrey Archer

    “Como proteger a mulher mais famosa do mundo?

     

    Londres, 1988. A Grã-Bretanha apaixona-se por Diana, a Princesa do Povo, à medida que um fervor nunca visto em torno da família real varre a Nação.

     

    Está tudo muito bem, contudo, isto significa que a Scotland Yard tem de virar o foco da sua atenção para o protocolo de segurança da família real - e para o líder deste departamento da Polícia Metropolitana de Londres. Tendo como missão proteger a mais célebre família do mundo, a equipa tem de ser pura e simplesmente a melhor. Uma única falha na cadeia de comando pode ser a receita para o desastre.

     

    William Warwick, inspetor-chefe, e a sua brigada da Scotland Yard são destacados para investigar a unidade do Comando de Proteção da Realeza, e Ross Hogan, antigo agente infiltrado que sempre ferveu em pouca água e nunca demora a tomar decisões - boas ou más -, tem sobre os seus ombros uma missão altamente… delicada. Uma mulher única e uma responsabilidade única, diríamos nós.

     

    Não tardará a ser óbvio para Warwick que os problemas dentro da unidade do Comando de Proteção da Realeza estão apenas a começar. Por outro lado, há uma organização criminosa que tem como objetivo atentar contra a segurança do País e da Coroa. A grande questão é saber quem é o próximo alvo… na linha de sucessão.”

     

    https://www.almedina.net/na-linha-de-sucess-o-1679574800.html

  • “A Peppa vai à horta”

    “Os pequenos agricultores Peppa e Jorge divertem-se a ajudar o Avô Porquinho a decidir o que plantar. Além disso, enquanto os legumes crescem, aprendem a ser pacientes.

     

    Os pequenos hortelões Peppa e Jorge gostam muito de ajudar o Avô a tratar da horta. Ele ensina-os a semear legumes deliciosos! A seguir… é só esperar que as plantas cresçam! Quando o verão chega, as cenouras e as alfaces estão prontas para serem colhidas. A Peppa e o Jorge adoram ir à horta! Todos adoram ir à horta!”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-peppa-vai-a-horta-neville-astley/27234514

  • “O fedorento” de Rosemary Tonks

    “Min trabalha na BBC como engenheira de som, onde luta para conseguir reproduzir a sonoridade de um batimento cardíaco. Ao mesmo tempo, em casa, são outros assuntos do coração que fazem troça dela.

    Na teoria, é casada, mas o marido, George, é tão invisível que Min, sem querer, apaga as luzes mesmo quando ele ainda está na sala. Felizmente, ela tem os seus amigos e amantes para se distrair. Na voz mordaz de Min, a vida resume-se à atracção sexual – e nos últimos tempos ela tem sido cortejada por um barítono de renome internacional a quem se refere como «Fedorento». Sentindo repugnância e atracção por ele em igual medida, o seu dilema resume-se a ir ou não para a cama com ele.

    Como num jogo do gato e do rato, Rosemary Tonks prende-nos entre as páginas deste romance brilhantemente irónico.”

     

    https://www.guerraepaz.pt/produto/o-fedorento/

  • “A casa da fortuna” de Jessie Burton

    “Como pode uma mulher ser dona do seu próprio destino contra todos os desígnios da sorte?

     

    Em 1705, Thea Brandt está prestes a completar 18 anos na gloriosa Amesterdão e há um sentimento de esperança que a invade, mas a preocupação teima em tomar o seu lugar. Por um lado, tem o amor da sua vida bem perto; por outro, o pai, Otto, e a tia, Nella, discutem sem parar. No aniversário de Thea - a mesma data em que perdeu a mãe -, os segredos do passado começam a lançar as suas sombras sobre o presente.

     

    Nella está desesperadamente a tentar salvar a família, enquanto procura arranjar um marido para a sobrinha. Quando, inesperadamente, recebem um convite para o baile mais importante da cidade, Nella acredita que aquela oportunidade pode mudar tudo. Porém, ao ver Thea descobrir novas miniaturas, os maiores medos de Nella concretizam-se. Dezoito anos depois de ter entrado no mundo daquela família, a miniaturista pode ter os seus próprios planos e querer decidir a sua vida.

     

    Este é um romance comovente, sobre ambição, segredos e sonhos - e a determinação feroz de uma mulher em escolher o seu próprio destino.”

     

    https://www.almedina.net/a-casa-da-fortuna-1678982154.html

  • “A Turquia sob Erdoğan” de Dimitar Bechev

    “Um relato incisivo sobre a Turquia de Erdoğan - mostrando como a sua perturbadora transformação pode durar pouco.

     

    Desde que chegou ao poder em 2002, Recep Tayyip Erdoğan tem supervisionado uma transformação radical da Turquia. Outrora um pilar da aliança ocidental, o país embarcou numa política externa militarista, intervindo em pontos de fulgor regionais desde Nagorno-Karabakh até à Líbia. E a sua democracia, sustentada pela aspiração de aderir à União Europeia, deu lugar ao governo de um só homem. Dimitar Bechev traça a trajetória política do regime populista de Erdoğan, desde a era das reformas e da prosperidade, nos anos 2000, até aos efeitos da guerra na vizinha Síria.

     

    Numa história de oportunidades perdidas, Bechev explora como a Turquia se afastou dos Estados Unidos e da Europa, abraçou a Rússia de Putin e outras potências revisionistas, e substituiu um regime democrático frágil por um regime autoritário.

     

    Apesar de tudo isto, Bechev argumenta que os instintos democráticos da Turquia são resistentes, os seus laços económicos com a Europa estão tão fortes como sempre, e que Erdoğan falhará em alcançar um regime totalmente autocrático.”

     

    https://www.almedina.net/a-turquia-sob-erdogan-como-um-pa-s-virou-as-costas-democracia-e-ao-mundo-ocidental-1680280711.html

  • “A rapariga que caiu no mar” de Axie Oh

    “Quando uma das mais extraordinárias lendas coreanas é recontada sob uma perspetiva feminina... sigam o fio do destino.

     

    Há muitas gerações que a terra onde Mina nasceu é palco de terríveis tempestades. O Deus do Mar, antigo protetor do lugar, amaldiçoou todos os que nela habitam. Para tentar que a sua ira não seja tão devastadora, todos os anos sacri­ficam uma rapariga, lançando-a para as profundezas da água salgada - chamam-lhes as noivas do Deus do Mar.

     

    Desta vez, todos acreditam que Shim Cheong, a belíssima amada de Joon, irmão de Mina, pode quebrar a maldição. Porém, na noite do sacrifício, Joon segue a mulher que ama, mesmo sabendo que isso pode pôr a sua vida em risco. Mina, disposta a tudo para salvar o irmão, acaba por mergulhar no lugar de Shim.

     

    Viajando até ao Reino dos Espíritos, conduzida por um dragão, Mina vê que o Deus do Mar está preso num sono encantado e que todos - ali e à superfície - correm perigo. É então que a nossa protagonista decide partir numa missão para acordar o Deus do Mar e quebrar a maldição. Mas um humano não pode viver durante muito tempo no Reino dos Espíritos, e os perigos estão apenas a começar…”

     

    https://www.presenca.pt/products/a-rapariga-que-caiu-no-mar

  • “O poder do arrependimento” de Daniel H. Pink

    “Há quem acredite que uma vida bem vivida é uma vida sem arrependimentos. Disparate pegado, para não dizer perigoso, explica Daniel Pink. Viver sem arrependimentos não é viver; os arrependimentos fazem parte integrante e constituinte da nossa experiência de vida. Sem eles, não poderíamos tomar decisões mais inteligentes, ter um melhor desempenho profissional… ou sequer crescer como pessoas.

     

    Ao longo destas páginas, Daniel Pink baseia-se em pesquisa nas áreas da Psicologia, das Neurociências, da Economia e a da Biologia para desafiar muitos dos nossos pressupostos acerca das emoções e do comportamento. Levou a cabo o World Regret Survey, que coligiu arrependimentos de mais de 16 000 pessoas em 105 países para identificar os quatro principais arrependimentos que os seres humanos sentem, transversais a culturas e estratos sociais. Partindo desses arquétipos de arrependimentos, poderemos começar a compreender em que consiste aquilo que para cada um de nós pode realmente ser uma boa vida. Com a sua combinação inconfundível de investigação teórica e dicas práticas, bem como de humor e storytelling, Daniel Pink apresenta aqui um guia indispensável para uma vida bem vivida.”

     

    https://www.pergaminho.pt/produtos/ficha/o-poder-do-arrependimento/27429688

  • “O mito do normal” de Gabor Maté

    “Apesar de vivermos numa era de extraordinários progressos, nos países ocidentais as doenças crónicas não param de crescer. Os números chocam: 30% dos europeus são hipertensos; 70% dos americanos tomam pelo menos um medicamento de receita obrigatória. E não é um problema de idade: basta ver a epidemia de doenças mentais nos adolescentes. Será isto “normal”?

    Quase quatro décadas de experiência clínica levaram o Dr. Gabor Maté a questionar esta nossa falsa “normalidade”. Na opinião do médico, é a nossa cultura que está doente. Negligenciámos a importância que o trauma, o stresse e as pressões da vida quotidiana têm sobre o corpo e a mente, arruinando a nosso sistema imunitário e minando o nosso equilíbrio emocional.

    O Mito do Normal é o resultado de anos de pesquisa e foi escrito com o apoio do filho Daniel Maté. O autor consultou milhares de artigos e livros, fez centenas de entrevistas e apresenta-nos as conclusões: não somos só nós que estamos doentes, é a própria cultura tóxica em que vivemos que gera a doença. Mas se juntarmos as peças do puzzle, podemos ver o ser humano de outra forma, como um corpo e uma alma entrelaçados e inseparáveis do meio onde vivem. É aí que se encontra o caminho para a cura que este livro aponta, e que caem por terra os mitos sobre a nossa saúde.”

     

    https://luadepapel.leya.com/pt/desenvolvimento-pessoal/o-mito-do-normal/

  • “O resgate de Freud” de Andrew Nagorski

    “Em março de 1938, soldados alemães atravessaram a fronteira germano-austríaca. Hitler anexava, assim, a Áustria no Terceiro Reich. Antecipando estes acontecimentos, muitos judeus haviam abandonado o país, mas o mais famoso dos judeus austríacos permaneceu em Viena, onde vivia desde a infância. Sigmund Freud tinha 81 anos, sofria de cancro e estava convencido de que a anexação nazi não representava uma ameaça para ele.

     

    Mas um grupo de pessoas proeminentes próximas de Freud não era dessa opinião e iniciou um esforço coordenado para persuadi-lo a deixar a sua amada Viena e a emigrar para Inglaterra. O grupo incluía um médico galês, uma descendente de Napoleão Bonaparte, um embaixador americano, a filha mais nova de Freud e o seu médico pessoal. A eles juntar-se-ia um burocrata nazi…

     

    Com o ritmo de um romance, O Resgate de Freud conta-nos como este notável coletivo conseguiu finalmente convencer Freud - um homem que se supunha conhecer a mente humana como ninguém - a emergir do seu profundo estado de negação, logrando resgatá-lo das malhas da Áustria nazi para que pudesse instalar-se a salvo em Londres.

     

    Este livro é simultaneamente uma nova biografia incisiva sobre Freud e uma biografia coletiva dos extraordinários amigos que o salvaram das mãos dos nazis.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-resgate-de-freud-andrew-nagorski/27166882

  • “A doença como metáfora; A sida e as suas metáforas” de Susan Sontag

    “Em 1978, quando convalescia de cancro, Susan Sontag escreveu A Doença como Metáfora, um notável ensaio sobre a utilização alegórica e culpabilizante da doença na nossa cultura. Tornou-se num clássico que a revista Newsweek considerou «um dos livros mais libertadores do seu tempo».

    Neste livro, Susan Sontag defende que a maneira mais autêntica de enfrentar a doença - e a mais saudável de estar doente - é resistir a esse «pensamento metafórico» e alegórico. Ao desmistificar essas fantasias, Sontag mostra o que a doença não é: nem maldição, nem castigo, nem um sinal de culpa.

     

    Um ensaio que continua a ter uma enorme influência no pensamento dos profissionais médicos e, acima de tudo, na vida de muitos milhares de pacientes e cuidadores.

    Em 1989, em A Sida e as Suas Metáforas, Sontag retoma este tema e desenvolve-o no contexto da crise da sida, na altura, uma doença nova.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/a-doenca-como-metafora/28151785

  • “Todos os homens são mentirosos” de Alberto Manguel

    “Alejandro Bevilacqua foi um génio literário ou uma fraude? Foi um sedutor nato ou o mais aborrecido dos homens? Um apaixonado ou um desencantado? E morreu num infeliz acidente ou foi assassinado? Talvez se possa responder que o misterioso Bevilacqua foi tudo isso e outras coisas mais, e que nada do que neste livro se diz sobre ele é necessariamente verdade ou mentira.

     

    O que se sabe é que, neste romance escrito (e protagonizado também?) por Alberto Manguel, persegue‑se esse fantasma literário, esse autor maldito ou abençoado de um único e genial livro, Elogio da Mentira, que morreu no dia do seu lançamento. Passados 30 anos, alguém tenta perceber e recordar Bevilacqua – recordando também as excepcionais personagens com quem se cruzou entre a América do Sul e Madrid, os conturbados anos da ditadura na Argentina e as frágeis fronteiras que tantas vezes tentamos fixar entre ficção e realidade.”

     

    https://tintadachina.pt/produto/todos-os-homens-sao-mentirosos/

  • “Porque tu nasceste para brilhar!” de Isabella Miller

    “Olá! Queremos contar-te um segredo:

    Sabias que nasceste para brilhar?

    Há dias em que estás triste e não percebes bem porquê? Quando os teus amigos mostram ao mundo que são especiais, pensas que também gostavas de te sentir assim? A verdade, sabes, é que está na altura de sentires que nasceste mesmo para brilhar! Nunca te esqueças disso.

     

    Neste livro, vais conhecer pequenas histórias que te vão mostrar como todos temos dúvidas e medos, e julgamos, muitas vezes, que não conseguimos ser quem gostaríamos, mas… sim, é possível! Como?, perguntas tu. Bem, o primeiro passo é não receares ser quem realmente és. Já olhaste bem para ti? Vês quão especial és? Talvez não consigas já, já, mas é por isso que é tão importante leres este livro e descobrires como o podes fazer!

     

    Além das histórias, aqui descobrirás ilustrações fantásticas, que podes até colorir, se quiseres, e um conjunto de frases supermotivadoras, que te vão lembrar que todos os dias podem ser mágicos…

     

    Porque Tu Nasceste Para Brilhar!”

     

    https://www.presenca.pt/products/porque-tu-nasceste-para-brilhar

  • “Prova-me outra vez” de Lúcia Vaz Pedro

    "Raquel caminha sem rumo pelas ruas de Ho Chi Minh, no Vietname, depois de deixar para trás Portugal e os tumultuosos acontecimentos dos últimos meses. Fazer amor de olhos vendados com um homem misterioso tornou-a refém de uma obsessão. Contudo, a maior traição acabou por vir do marido. Como é que ela conseguiu ser tão ingénua?

    Agora que o seu casamento chegou ao fim, é altura de seguir em frente. E Raquel não quer repetir os mesmos erros - quer despir-se de tudo o que a magoou, apagar-se e reacender-se com uma nova luz. Ainda sem saber bem como o fazer, só tem uma certeza: não vai envolver-se com ninguém.

     

    Até que aparece Salvador…

    Novamente enredada nas malhas da sedução e da paixão, Raquel não se sente preparada para ter o coração amarrado mais uma vez, à mercê do destino. Mas conseguirá resistir àquele amor que cresce de dia para dia e encontrar a redenção que tanto procura?

     

    Na tão aguardada continuação de Prova-me, Lúcia Vaz Pedro traz-nos mais uma trama intensa e viciante, repleta de desejo e sedução.”

     

    https://www.presenca.pt/products/prova-me-outra-vez

  • “A fórmula secreta” de Joseph Murphy

    “A autoconfiança é o fator mais determinante do sucesso a todos os níveis. Mas é também aquilo de que as pessoas mais sentem falta, sobretudo em situações críticas e decisivas. Existe, de facto, uma fórmula secreta para despoletar todo o potencial da sua autoconfiança, que Jospeh Murphy revela ao longo destas páginas - e essa fórmula assenta na consciência dos poderes infinitos da sua mente.

     

    As indicações simples, persuasivas e transformadoras coligidas neste livro constituem um mapa espiritual e psicológico para a descoberta do poder metafísico dos seus pensamentos e da sua ligação mental ao maior princípio criativo do universo. Quando tomar plena consciência desta verdade, verá claramente toda a extensão das suas capacidades - e descobrirá que não têm limites.

     

    A Fórmula Secreta reúne escritos inéditos de Joseph Murphy e inclui uma nota biográfica acerca do autor e da sua obra.”

     

    https://www.pergaminho.pt/produtos/ficha/a-formula-secreta/26673565

  • “A guerra das papoilas” de R. F. Kuang

    “Quando Rin passou no Keju — o teste para encontrar os jovens com mais talento do Império — todos se admiraram, até a própria Rin, que percebeu que estava livre da servidão e desespero da sua existência. O facto de ter entrado em Sinegard — a escola militar de elite de Nikan — foi ainda mais surpreendente.

     

    Mas as surpresas nem sempre são boas, especialmente quando se é uma órfã de pele escura com raízes camponesas pobres de quem veio de territórios do Sul. Perseguida por rivais, Rin vai descobrindo que detém um poder letal e sobrenatural — uma aptidão quase mística da arte do xamanismo. Explorando o seu poder com a ajuda de um professor aparentemente louco, Rin descobre que deuses considerados mortos estão, afinal, bastante vivos; e que dominar os seus poderes significa bem mais do que sobreviver à escola em Sinegard.

     

    Mesmo com o Império Nikara em paz, a Federação de Mugen espreita, perigosa, do outro lado do mar, antecipando uma nova Guerra das Papoilas. Rin, aprendendo com os seus poderes, teme que, para vencer uma guerra, possa ter de perder a sua humanidade. Se é que já não é demasiado tarde...”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-guerra-das-papoilas-r-f-kuang/28417058

  • “Porco Assado” de An Yu

    “Numa manhã de outono em Pequim, Jia Jia toma o pequeno-almoço com o marido, que prepara as malas para uma viagem. Porém, minutos depois encontra-o morto na banheira; ao lado, o desenho a lápis de uma estranha figura aquosa, uma imagem tão perturbadora que Jia Jia nunca mais vai esquecer e que a obriga a procurar uma explicação para ambas as coisas: a morte do marido e natureza daquele desenho. Então, livre do casamento (que a oprimia), Jia Jia inicia uma jornada que a leva às alturas do Tibete ou a lugares fantásticos e imaginários que ela não sabia que existiam.

     

    Mostrando a complexidade da vida de Pequim e evocando a atmosfera cinematográfica da China urbana de classe média, Porco Assado explora a estranheza íntima da dor, os mistérios dos mundos invisíveis e a autodescoberta cheia de energia de uma mulher jovem e independente em busca de respostas e novidade.”

     

    https://www.quetzaleditores.pt/produtos/ficha/porco-assado/23892071

  • “Tornar-se pessoa” de Carl Rogers

    “Em Tornar-se Pessoa, Carl Rogers descreve as suas experiências a ajudar as pessoas a descobrir o caminho para o crescimento pessoal através da compreensão das suas próprias limitações e potencial.

     

     — O que é o crescimento pessoal?

     

     — Como pode uma pessoa ajudar outra?

     

     — O que é a criatividade e como pode ser fomentada?

     

    Estas são algumas das questões levantadas nesta obra destinada não apenas aos estudiosos da Psicologia, mas a todos os que se interessam pelo desenvolvimento do ser humano e da sua personalidade.

     

    Uma leitura obrigatória para qualquer pessoa interessada em psicologia ou em crescimento pessoal.”

     

    https://www.almedina.net/tornar-se-pessoa-1681308692.html

  • “A filha de Freud” de Romy Seidel

    “Viena, 1923. Na Europa vivem-se tempos turbulentos. No período entre duas grandes guerras mundiais, uma jovem divide-se entre a devoção pelo pai, Sigmund Freud — o fundador da psicanálise —, de quem é secretária e confidente, e o desejo de realizar os próprios sonhos.

    Este livro acompanha a vida de Anna Freud, a filha mais nova do casal Martha e Sigmund Freud, desde Viena, onde cresce e começa a trabalhar, abrindo o seu primeiro consultório no apartamento dos pais, até Londres, onde a família se refugia no alvorecer da Segunda Guerra Mundial.

    O eclodir do nazismo e os ventos de mudança que alastram por toda a Europa impelem a jovem Anna a decidir afirmar a sua individualidade e a seguir o seu rumo, independente da vontade dos outros. Mas, terá ela a força e a capacidade de vencer o peso do nome da família, enquanto luta por sobreviver ao espectro ditatorial que está prestes a destruir a Europa? “

     

    https://almadoslivros.pt/products/a-filha-de-freud?_pos=1&_sid=247b350e2&_ss=r

  • “A dança da traição” de Jeff Abbott

    “Sam Capra e o filho de treze anos, Daniel, desfrutam de uma vida tranquila em Austin, de onde Sam continua a administrar a sua rede de bares e clubes noturnos. Secretamente, porém, Sam trabalha para a agência de espionagem mais sigilosa dos Estados Unidos, conhecida como Secção K, enquanto tenta parecer um típico pai suburbano.

    Um dia, é abordado por um colega, que lhe faz uma revelação incrível: Markus Bolt desapareceu. Bolt é o traidor por definição, responsável por denunciar nomes de agentes aliados dos EUA e segredos militares aos russos. Há décadas que vive exilado em Moscovo, de onde parece ter agora fugido para parte incerta e sem razão aparente. Sam é encarregado de vigiar Amanda, a filha que Bolt abandonou nos EUA, e determinar se ela conhece o paradeiro atual do pai. O objetivo é encontrar o traidor antes dos seus ferozes perseguidores e ajudar à sua captura. No entanto, à medida que a busca se vai intensificando, Sam é forçado a envolver-se mais do que o planeado, não só para proteger Amanda, como para enfrentar um crescendo de ameaças – uma das quais pode mudar a sua vida e a do filho para sempre.”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/a-danca-da-traicao/18687346

  • “A rapariga e a noite” de Guillaume Musso

    “Há vinte e cinco anos, no campus da Escola de Saint-Exupéry paralisado por uma tempestade de neve, a bela Vinca Rockwell, de 19 anos, fugiu com o seu professor de Filosofia com quem tinha iniciado um caso secreto. Para Vinca, «o amor é tudo ou nada». Nunca mais foi vista. O caso foi sendo esquecido. Mas não por todos. Não em definitivo. E o passado voltou com uma força arrasadora.

     

    Os outrora inseparáveis Manon, Thomas e Maxime - os melhores amigos de Vinca - não se encontravam desde a formatura. Vinte e cinco anos antes, em circunstâncias terríveis, os três cometeram um assassínio, sendo o corpo escondido na parede do ginásio, a mesma parede que está prestes a ser demolida para dar lugar a um novo edifício ultramoderno. Agora, os três amigos voltam a encontrar-se.

     

    Será que décadas de mentiras se desvendarão para revelar o que realmente aconteceu naquela noite de Inverno mortífera?”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/a-rapariga-e-a-noite-guillaume-musso/28459521

  • “O reino dos ossos” de James Rollins

    “O Berço da Vida… ou o Reino dos Ossos.

    Ciência revolucionária, mistério histórico e ação frenética

     

    Uma equipa de Médicos Sem Fronteiras faz uma descoberta alarmante numa pequena aldeia do Congo. Uma força desconhecida está a desregular o plano evolutivo dos seres vivos. Mulheres, homens e crianças são reduzidos a um estado entorpecido e catatónico. Já o meio ambiente que os rodeia - as plantas e os animais - tornam-se mais inteligentes, exuberantes e predatórios, evoluindo a um ritmo cada vez mais rápido. Este fenómeno insidioso ameaça espalhar-se por toda a África, pondo tudo e todos em perigo. Será um acontecimento natural? Ou, numa hipótese mais aterradora, será que alguém orquestrou esta mudança?

     

    O que fez com que o ecossistema terrestre se alterasse de forma tão drástica? O comandante Gray Pierce e a Força Sigma estão sempre preparados para enfrentar o desconhecido e o extraordinário, só isso lhes tem permitido manter o mundo a salvo, mas é uma vigilância pela qual pagaram um preço trágico. Ainda assim, nem mesmo estes brilhantes e experientes guerreiros da ciência compreendem o que está por trás deste acontecimento assustador - ou o que fazer para o parar. Numa luta contra o tempo e em busca de respostas, de Washington DC às selvas impenetráveis do continente africano, a equipa Força Sigma não demorará a perceber que se transformou numa presa.

     

    Para evitar uma catástrofe global, os elementos da Força Sigma terão de desvendar o segredo que fez com que o ecossistema terrestre se alterasse de forma tão drástica, um segredo tão antigo quanto a própria vida e mais precioso do que qualquer tesouro. Um segredo que pode ser a resposta para o que somos enquanto espécie e para aquilo que nos espera no futuro. Pois a Mãe Natureza, selvagem e impiedosa, está a virar-se contra o ser humano…”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/o-reino-dos-ossos-james-rollins/24591617

  • “Gente valiosa” de Bernardo Stamateas

    “Um livro imprescindível para se tornar uma pessoa mais empática e manter relações mais saudáveis

     

    Para vivermos uma vida plena, precisamos de nos rodear de pessoas que nos ajudem a ser a melhor versão de nós próprios. Pessoas que nos motivem, que criem ambientes positivos e que constituam o nosso porto de abrigo. Estas pessoas partilham várias características fundamentais, como empatia, generosidade e altruísmo.

     

    Bernardo Stamateas, um conceituado psicólogo clínico autor do bestseller Gente Tóxica, chama a essas pessoas, que nos nutrem com as suas atitudes positivas, pessoas nutridoras. São pessoas que trazem alegria à nossa vida e nos fazem sentir realizados.

     

    Ao intercalar conceitos da psicologia com histórias e relatos inspiradores, o autor demonstra como podemos ser uma dessas pessoas, fornecendo-nos igualmente ferramentas para nos relacionarmos de forma construtiva nas diferentes áreas da nossa vida.”

     

    https://www.almedina.net/gente-valiosa-1680708646.html

  • “A arte da guerra hoje” de Rafael Dávila Álvarez

    “A guerra é intrínseca à condição humana.

    Sempre empreendida como método de conquista, dissuasão ou preponderância ideológica, os seus relatos e experiências ultrapassaram qualquer fronteira temporal.

     

    De todas as disciplinas que a estudaram, a literatura - de Sun Tzu a Clausewitz, de Vegécio a Maquiavel - tem sido a que legou as mais excecionais obras refletindo acerca dos conflitos, as suas dimensões e as consequências que ainda hoje podemos notar.

     

    O general Rafael Dávila Álvarez, com grande profundidade e dimensão intelectual, apresenta ao leitor esta nova arte da guerra moderna que não se centra apenas no próprio evento bélico, mas que também entra pelos seus ensinamentos e em todas as dimensões que convergem no seu desenvolvimento e na sua prática.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-arte-da-guerra-hoje-general-rafael-davila-alvarez/28533550

  • “O balanço de uma geração” de Garcia Leandro

    “Neste livro dedicado à sua geração, o autor faz uma análise integrada de Portugal, no passado e no presente, com particular foco nos séculos XIX e XX e sobretudo nos consulados de Salazar e Caetano e da III República. Além disso, perspectiva o futuro possível, com base na sua vivência e testemunho.

     

    De um modo articulado e objectivo, procura explicar a situação de Portugal a partir da década de 1950 e, nesse contexto, o comportamento de Salazar e de Caetano até 1974. Mas vai além desse período, pois faz o enquadramento internacional desde o século XIX, numa contribuição para interpretar a nossa História e como chegámos ao Estado Novo, depois de décadas muito difíceis e com grandes fragilidades. Para o século XX, a sua análise, assente em dados concretos e factos vividos, aborda a questão ultramarina, os problemas, como foram encarados a partir do início da guerrilha em Angola e o que antecedeu o 25 de Abril de 1974. Que significou esse pedaço da História para a geração nascida durante a II Guerra Mundial e para as populações do então Ultramar?

     

    Além de reflectir sobre esta questão e o funcionamento da III República, o autor analisa a reconstrução das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança, a sua modernização e a internacionalização. Ajudando a compreender este mundo em mudança, Garcia Leandro antevê como poderá ser o futuro do país a curto prazo, os problemas que se podem pôr a Portugal e a nossa viabilidade.

     

    Este é um livro que faltava para uma compreensão melhor e independente de Portugal e das hipóteses que se porão para o futuro mundial.”

     

    https://www.gradiva.pt/catalogo/57250/o-balanco-de-uma-geracao-

  • “O bosão de Higgs não engana” de Javier Santaolalla

    “Viagens no tempo, buracos negros, motores de antimatéria, aceleração do universo… A física moderna parece um filme, mas é ciência, mesmo de verdade, aquela que nos conta uma história fascinante de descobertas e sonhos alcançados, de lutas e disputas, de paixão por compreender a Natureza.

     

    Este divertido livro vai ajudar-nos a perceber, de uma vez por todas, aquilo que nos rodeia, desde o mais pequeno ao muito grande, e a saber que o bosão de Higgs nunca nos vai enganar, mesmo que insistamos nisso!”

     

    https://esferadoslivros.pt/livros/fora-de-coleccao/o-bosao-de-higgs-nao-engana/

  • “Portugal, paraíso das criptomoedas” de Fábio Monteiro

    “Em Portugal, Paraíso das Criptomoedas, à história do dinheiro digital – desde que foi inventado e pela primeira vez transacionado (em troca de piza) –, os autores juntam as histórias dos primeiros investidores portugueses, incluindo a de um adolescente que pagou a licenciatura e do mestrado em Engenharia Informática com as bitcoins que ganhou a jogar RunScape ou dos fundadores da primeira corretora nacional de criptomoedas, a CriptoLoja.

    E demonstram – recorrendo a conversas com políticos e outros especialistas – como, graças ao seu deficiente enquadramento fiscal, Portugal tem sido um autêntico paraíso das criptomoedas, em que é possível transacionar milhões sem pagar impostos ou, sequer, declarar os ganhos às Finanças.

    Porém, neste paraíso podem surgir tempestades a qualquer momento, como a do “criptoinverno” de 2022. Disso mesmo nos dá conta esta profunda investigação dos premiados jornalistas Fábio Monteiro e Inês Rocha, que aqui reúnem tudo o que se deve saber para começar a investir – com cautela – no dinheiro digital.”

     

    https://luadepapel.leya.com/pt/economia-marketing-e-gestao/portugal-paraiso-das-criptomoedas/

  • “Gladius: viver, lutar e morrer no exército romano” de Guy de La Bédoyère

    “O exército romano foi a maior máquina de combate do mundo antigo e a maior organização da Antiguidade Ocidental. O Império Romano dependia dos seus soldados não só para ganhar guerras, defender as fronteiras e controlar os mares, mas também para atuar como motor do Estado. Vindos de todas as partes e estratos sociais, estes soldados recolhiam impostos, eram polícias, engenheiros civis, e na reforma, caso sobrevivessem, eram artesãos, políticos e dignatários cívicos. Alguns até chegaram a ser imperadores.

     

     

    Em Gladius - a palavra latina para designar «espada» - Guy de la Bédoyère oferece uma impressionante recriação do que era ser um soldado, entre 264 a. C. e 337 d. C, nesta extraordinária força de combate que construiu o Império Romano. Recorrendo às palavras de famosos historiadores romanos, mas também dos próprios soldados, tal como ficaram registadas nas suas dedicatórias religiosas, lápides e mesmo cartas e grafitos privados - mais do que uma análise de táticas de guerra ou de uma história do exército -, o autor revela como estes soldados e as suas famílias viviam, quer estivessem estacionados numa guarnição de fronteira isolada, encarregados de guardar o imperador em Roma, a lutar em campos de batalha estrangeiros, a amotinarem-se por questões de salário, marchando em triunfo, a exercer a sua autoridade nas ruas da cidade ou a gozar de estima na sua honrosa reforma.”

     

    https://www.planetadelivros.pt/livro-gladius/377737

  • “Mulheres fortes também choram” de Isabel Baía Marques

    “Eu sei que tu, muitas vezes, te sentes só.

    E, tantas outras, choras sem ninguém ver.

    Eu sei que o mundo te pede para estares sempre bem.

    E que tu vives nessa constante pressão.

    Mas eu quero dizer-te que a chuva é essencial.

    E que tens uma missão muito importante na tua vida.

    A tua vulnerabilidade. As tuas emoções. São a tua maior força.

    Talvez a tua dor esteja espelhada nas páginas deste livro.

    Talvez este livro te mostre a lição de que a tua dor te fala.

    Tudo nos leva ao nosso destino. A tempo e horas.

    Tu não chegaste aqui por acaso. Não pegaste neste livro por acaso.

    Abre-o. Lê-o. Inspira-te. Há algo para ti aqui dentro.

    Mulheres fortes também choram!

     

    Este livro não é um simples livro de desenvolvimento pessoal. É uma obra de superação na primeira pessoa que aborda a importância da vulnerabilidade. Das emoções. Da humanidade. Numa época em que a tristeza não é bem vista ou é totalmente reprimida, este livro mostra-nos quão importante é sermos reais, podermos não estar sempre bem, sentirmos, vivermos, escutarmos e aprendermos com a nossa dor.

    Quão alto nos podem levar as nossas feridas? A quantas vitórias nos podem levar os nossos fracassos? Este é o primeiro livro em todo o mundo que mostra o processo inteiro da criação de um livro de desenvolvimento pessoal, mostrando, assim, não só a luz a que a autora chegou, mas também todas as sombras pelas quais passou. Um livro único e inspirador para qualquer pessoa que queira tornar-se mais autêntica.

     

    A pressão de ter de ser feliz, de ter de estar sempre bem, de ter de ser aquilo que é desejável, quando estás exatamente no polo oposto. É aterrador! Tudo lá fora nos pede isso. E, depois, cá dentro, também. As pessoas à nossa volta pedem-nos isso. A sociedade pede-nos isso. Todos nos pedem para estarmos bem. A tempo inteiro. Como se fosse uma obrigação.

     

    Ninguém se mostra triste nas redes sociais. Não é atrativo. Todos partilham a sua felicidade. Mas a tristeza é totalmente reprimida. Como se fosse algo contranatura. Como se chorar fosse feio. Como se cair fosse devastador. E perder, seja lá o que isso for, fosse proibido. O primeiro a sentir, perde. O primeiro a dar, perde. O primeiro a ser autêntico, de carne e osso, perde. Estamos a tornar-nos máquinas? A humanidade está a perder-se? Quão perigoso pode ser reprimir metade de nós?”

     

    https://almadoslivros.pt/products/mulheres-fortes-tambem-choram?_pos=1&_sid=288e6d3f9&_ss=r

  • “Sobre o céu” de Richard Powers

    “Nove estranhos juntam-se quando uma catástrofe natural está prestes a acontecer.

     

    A forma como as suas vidas se vão entrelaçar, quais raízes de árvores que se tocam e unem, é tão inesperada quanto brutal.

     

    Um artista herda cem anos de retratos fotográ­cos, todos do mesmo castanheiro, a grande e condenada árvore americana. Uma universitária eletrocuta-se, morre e regressa à vida pelas mãos de criaturas de luz. Uma cientista com di­culdades de fala e audição descobre que as árvores comunicam entre si. Um piloto da Força Aérea é abatido em pleno voo, na Guerra do Vietname, e salvo ao cair numa ­figueira. Estas quatro personagens e outros cinco desconhecidos serão todos, de algum modo, convocados pelas árvores e juntar-se-ão para uma derradeira e violenta batalha para salvar os últimos hectares de floresta virgem no continente americano.

     

    Das raízes à copa e lançando em nós as sementes, este romance magistral constrói-se em anéis concêntricos e junta estranhos, de tempos diversos, no que será o eterno conflito entre a humanidade e a Natureza. Há um mundo para lá do nosso, um mundo enorme, que se move lentamente, se interliga, cheio de engenho e astúcia, quase invisível aos nossos olhos. Esta é a história das nove pessoas que, de súbito, veem esse mundo e lutam por ele, esplendorosa e ferozmente.”

     

    https://www.presenca.pt/products/sobre-o-ceu

  • “A vida, o universo e tudo o resto” de Douglas Adams

    “A maior aventura do Universo começa quando o mundo acaba

     

    Os infelizes habitantes do planeta Krikkit estão fartos de olhar para o céu noturno acima das suas cabeças – por isso, planeiam destruí-lo. Ao Universo, esclareça-se. Agora, apenas cinco indivíduos separam os robôs mortíferos de Krikkit do seu objetivo de aniquilação total.

     

    Eles são Arthur Dent, um viajante no tempo e no espaço que tenta aprender a voar atirando-se ao chão e falhando; Ford Prefect, o seu melhor amigo, que decide ficar louco a ver se gosta; Slartibartfast, o vice-presidente da Campanha pelo Tempo Real; e Trillian, a sexy cadete espacial que está dividida entre um persistente Deus do Trovão e um muito deprimido Beeblebrox, o ex-presidente da galáxia.

     

    Como irá terminar esta aventura? E terminará? Só esta resoluta tripulação sabe à medida que tenta evitar o Armagedão «universal» e salvar a vida como a conhecemos – e não conhecemos.”

     

    http://www.saidadeemergencia.com/produto/a-vida-o-universo-e-tudo-o-resto/

  • “A maldição do ex” de Erin Sterling

    “Há nove anos, Vivienne Jones tratou do seu coração partido como qualquer jovem bruxa faria: com vodca, banhos de espuma… e amaldiçoando o namorado. Era uma brincadeira, algo feito para durar um dia ou dois. Mas quando Rhys Penhallow, descendente dos fundadores da cidade, destruidor de corações e irritantemente lindo como sempre foi, regressa a Graves Glen, para o festival anual de outono, tudo se torna um desastre. Vivi percebe que o seu pequeno feitiço pode não ter sido assim tão inofensivo. E, além da maldição, precisa ainda de resolver a enorme atração que sente por Rhys…”

     

    https://www.almedina.net/a-maldi-o-do-ex-1679302758.html

  • “Bairro das cruzes” de Susana Amaro Velho

    “O Bairro das Cruzes é a história da Luísa. E da Rosa. É a história das cruzes que se carregam desde a infância e que condicionam escolhas. Caminhos que se seguem e outros que se evitam. O Bairro das Cruzes mistura comunistas e PIDE e sobrevive às cheias de Lisboa.

     

    Carrega um fardo pesado e agarra à terra quem lá nasceu. Numa história que podia muito bem ser a nossa, Susana Amaro Velho mostra-nos como as raízes, a família e os laços que criamos na infância podem influenciar-nos para sempre. Faz nos rever os nossos avós, numa narrativa rápida e pontuada por detalhes cheios de humor, num romance que revela as gentes e as histórias do Portugal dos anos setenta.”

     

    https://www.wook.pt/livro/bairro-das-cruzes-susana-amaro-velho/28509972

  • “Onde crescem os limoeiros” de Zoulfa Katouh

    “Uma história de amor e perda.

     

    Um país em plena revolução. Quanto estamos dispostos a pagar por aquilo em que acreditamos?

     

    Quando os gritos pela liberdade se começam a ouvir na Síria, Salama está a estudar Farmácia. Por esses dias, ainda tem consigo os pais e o irmão mais velho, e há até um rapaz com quem se irá encontrar para falar de casamento.

     

    Porém, de repente, a guerra civil instala-se no país e Salama vê-se no meio de um hospital onde cada vez mais pessoas chegam a precisar de ajuda. Agora voluntária, a jovem de 18 anos sente que o seu coração está como Homs, a cidade onde nasceu: destruído. Os pais e o irmão morreram. Só lhe resta Layla, a sua cunhada grávida, que quer tanto proteger. Sair do país parece ser a solução, mas Salama está tão ligada àquelas pessoas, à sua terra, onde, mais do que uma guerra, acontece uma revolução pela qual é preciso - e vale a pena - lutar. E Kenan, o rapaz de 19 anos que acaba de ali chegar, com os sonhos desfeitos e disposto a mostrar ao mundo o que se passa, pode ser mais uma grande razão para ­ficar. Porque a esperança é como os limoeiros em Homs: há-os em cada casa, em flor, e por mais que os tentem destruir, continuarão sempre a crescer.”

     

    https://www.presenca.pt/products/onde-crescem-os-limoeiros

  • “E se eu morrer amanhã?” de Filipa Fonseca Silva

    “Helena é uma viúva de setenta e nove anos aparentemente pacata. Vive com o gato num apartamento, independente dos filhos e netos adultos, gozando de ótima saúde física e mental. Até ao dia em que, por acidente, pega fogo à sala de estar.

     

    Obrigada a mudar-se para casa da filha, que começa a questionar a sua sanidade, acaba por revelar um segredo que deixará toda a família boquiaberta: afinal, tem uma vida sexual ativa. Muito ativa.

     

    A partir desta confidência, Helena conta-nos as suas aventuras amorosas e o lema de vida que adotou desde a morte do marido, com quem partilhou mais de quatro décadas de descontentamento.

     

    E se eu morrer amanhã? é um romance hilariante, que nos leva a refletir sobre os preconceitos em relação às mulheres mais velhas e o enorme tabu em torno da sua sexualidade. É também uma luz de esperança, iluminando a ideia de que nunca é tarde para descobrir o que nos faz feliz.”

     

    https://www.penguinlivros.pt/loja/suma-de-letras/livro/e-se-eu-morrer-amanha/

  • “Terror na piscina de bolas” de Scott Cawthon

    “Do criador de um dos videojogos de terror mais espetaculares de sempre, FIVE NIGHTS AT FREDDYS, com milhões de jogadores em todo o mundo.

     

    Estão prontos para regressar ao universe mais assustador de sempre? Este é o primeiro livro da nova série Five Nights at Freddys, e os arrepios estão só a começar…

     

    Qual é o teu maior desejo? Eis uma pergunta para a qual Oswald, Sarah e Millie pensam ter resposta. Oswald queria que o verão não fosse uma seca tão grande; Sarah quer ser bonita; e Millie só gostaria mesmo de desaparecer da face da Terra.

     

    Mas no mundo perturbador de Five Nights at Freddys, os seus desejos vão custar muito mais do que alguma vez podiam imaginar.

    Não percas os livros da primeira série!”

     

    https://www.presenca.pt/products/five-nights-at-freddy-s-terror-na-piscina-de-bolas

  • “Estendais” de Gisela Casimiro

    “«Em todas as histórias, a Gisela está em si, buscando o outro. "Fiz de perder o meu ofício", resume algures. "Às vezes perco tempo a observar as pessoas e perco uma boa fotografia", observa noutra página. "E a menina, escreve sobre Portugal ou sobre África?", perguntam-lhe no metro. "Sobre o mundo", responde. Sobre o seu mundo, acrescento eu. Um mundo com tanto sentir como saber, onde quem tem um livro, mesmo que pouco mais, tem tudo.»”

     

    https://www.wook.pt/livro/estendais-gisela-casimiro/28422503

  • “No sítio errado, à hora errada” de Gillian McAllister

    “Outubro está a acabar. Já passa da meia-noite.

    Jen espera que o filho de 18 anos chegue a casa. Da janela, vê-o aproximar-se e percebe que Todd não está sozinho: o jovem caminha na direção de um homem armado.

    Jen duvida do que os seus olhos veem: o filho adolescente, um jovem equilibrado e feliz, acaba de assassinar um estranho, ali mesmo no meio da rua onde mora. Sem saber quem é a vítima nem a razão de tudo aquilo, a única certeza de Jen é que o filho de 18 anos foi levado pelas autoridades e está agora detido.

    Jen nem quer acreditar no que está a acontecer.

    O futuro de um jovem brilhante comprometido. Tudo parece um pesadelo.

    Por fim, exausta, adormece.

    E quando acorda… está no dia anterior.

    Confusa, Jen só tem um pensamento: será que ainda pode evitar que o filho se torne um assassino?”

     

    https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/no-sitio-errado-a-hora-errada/28022215

  • “A evolução da mente” de Joseph Jebelli

    “Uma viagem através da mente humana, repleta de histórias surpreendentes, ciência inovadora e factos incríveis.

     

    O cérebro humano é um órgão sem paralelo em nenhuma outra forma de vida na Terra, capaz de entender a linguagem, a matemática e a música, de explorar o espaço sideral e até de sequenciar o seu próprio ADN. Mas como foi possível o surgimento de um cérebro tão singular e inteligente? Poderão acidentes genéticos, adaptações ao meio ambiente, inovações tecnológicas e até mesmo perturbações do espectro autista ter contribuído para a evolução do cérebro? Dar resposta a estas perguntas constitui uma saga de sete milhões de anos. É a história épica de como o cérebro humano evoluiu.

     

    Baseando-se nas mais recentes descobertas da neurociência, da biologia evolutiva, da psicologia e da filosofia, o Dr. Joseph Jebelli, um conceituado neurocientista, guia-nos através das mudanças surpreendentes que moldaram o nosso cérebro desde os primeiros primatas até à era moderna, tentando apurar de que modo essas evoluções nos proporcionaram maiores probabilidades de sobrevivermos e nos reproduzirmos, e especulando sobre o que o futuro reserva para este órgão tão excecional em permanente mudança e com uma adaptabilidade ilimitada que nos torna humanos.”

     

    https://www.wook.pt/livro/a-evolucao-da-mente-joseph-jebelli/28476361

  • “Um muro e uma cerca” de Elisabete Martins de Oliveira

    " Pequenos gestos podem mudar o rumo de uma vida.

     

    Elias vive sozinho numa casa demasiado grande, já sem os três filhos, que emigraram, e sem a mulher, que morreu. Quando uma família se muda para a moradia ao lado - entre as muitas que de repente chegaram à Margem Sul do Tejo, desafiando-lhe o sossego -, desenvolve antipatia e desconfiança para com os vizinhos.

     

    Do outro lado, contudo, um rapaz negligenciado pelos pais e pela avidez da vida moderna vai-se aproximando, curioso, apesar das barreiras erguidas por Elias. Com Santiago a começar de forma turbulenta o quinto ano na escola nova, o menino procura consolo e atenção junto do vizinho.

     

    A sintonia entre Elias e Santiago cresce, mas uma notícia perturbadora vem ameaçar-lhes a amizade e trazer ao de cima as vidas difíceis que levam, e os segredos que escondem um do outro.”

     

    https://www.almedina.net/um-muro-e-uma-cerca-1680818753.html

  • “A vertigem nazi: fins e meios no regime de Hitler” de Henrique Varajidás

    “Que ideias distinguiam Adolf Hitler no seio do nacionalismo alemão? Qual o lugar da ideologia racial na respectiva hierarquia de prioridades? Que relações estabeleceram os nazis com as elites e massas alemãs? Que políticas concretas – na segurança interna, sociedade, economia, cultura e política externa – começaram por animar o seu regime? Em que medida as intenções originais embutidas nessas políticas se foram concretizando no decurso dos anos 30 do século XX? Qual a relação dessas aspirações com a escalada de radicalização e expansionismo de 1938 a 1941? Quão apto a precisar, perseguir e atingir os seus fins se pode dizer, afinal, que o regime de Hitler era?

    Procurando aliar rigor científico e legibilidade, apoiando-se numa vasta gama de fontes, esta obra reconstrói os móbeis, a marcha vertiginosa e as perspectivas do nazismo, entre 1919 e 1941, em busca de respostas sólidas para estas e outras questões.”

     

    https://www.guerraepaz.pt/produto/a-vertigem-nazi/

  • “Essa dor não é tua” de Mark Wolynn

    “Mark Wolynn, aclamado especialista em constelações familiares, apresenta uma abordagem transformadora que permite quebrar traumas transmitidos ao longo de gerações. Muitos dos problemas pelos quais passamos, como dores crónicas, depressão, ansiedade e fobias, podem estar relacionados com a nossa história familiar e com um ciclo de sofrimento que se tem perpetuado.

    Pioneiro no estudo dos traumas herdados e com mais de vinte anos de experiência a trabalhar com indivíduos e grupos, Mark Wolynn partilha neste livro ferramentas eficazes para nos libertarmos dos legados emocionais que nos aprisionam.

    Quando ganhamos consciência dos nossos vínculos ancestrais, podemos compreendê-los, honrá-los e aprender a quebrar os padrões inconscientes que nos estão a impedir de viver uma vida mais leve, plena e feliz.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/essa-dor-nao-e-tua-mark-wolynn/28140034

  • “Pecados passados: o primeiro caso da comissária Kerstin Seeliger em Portugal” de Manfred Grebe

    “Kerstin Seeliger é uma jovem e atraente aspirante a comissária da Polícia Judiciária de Hamburgo. Sobre a morte acidental do avô Ulrich, repentina e envolta em mistério, Kerstin tem a sensação de que há alguma coisa que não bate certo. Ulrich levava a cabo uma investigação em torno do pai que não chegara a conhecer, mas isso colocou-o na pista de um segredo de proporções inimagináveis. Agora, também Kerstin começa a fazer perguntas, o que trará consequências que colocam em risco a sua vida — não restam dúvidas de que há mais nesta história.

     

    Nos documentos de arquivo do avô encontrará indícios sobre o submarino alemão U 193 desaparecido em 1944 e registos que apontam para uma vila na costa portuguesa. O próximo passo só pode ser partir para Portugal e, por sua própria conta e risco, continuar a investigação no nosso país. Contudo, ao regime nazi acrescentar-se-á o fantasma da PIDE, e ainda uma misteriosa quinta em Sintra, que parece guardar a chave para o enigma. As mortes não vão ficar por aqui… Quem poderá desejar, nos dias de hoje, que acontecimentos do período da Segunda Guerra Mundial permaneçam em segredo?

     

    Num thriller imparável que entretece uma investigação emocionante do presente com crimes terríveis do passado, Manfred Grebe oferece-nos também uma homenagem a Portugal, à sua geografia e às suas pessoas.”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/pecados-passados-manfred-grebe/28076060

  • “O livro dos nomes perdidos” de Kristin Harmel

    “Eva Traube Abrams, uma bibliotecária da Flórida, está a arrumar livros nas prateleiras, quando os seus olhos se fixam numa fotografia do New York Times. Eva congela; é a imagem de um livro que não vê há sessenta e cinco anos. Um livro que ela reconhece como O Livro dos Nomes Perdidos.

     

    O artigo que acompanha a fotografia fala da destruição de bibliotecas praticada pelos nazis em toda a Europa durante a Segunda Guerra Mundial - uma experiência que Eva recorda demasiado bem – e a procura de reunir as pessoas com os textos que lhes foram retirados. O livro na fotografia, um texto religioso do século XVIII que se pensa ter sido retirado de França nos dias de guerra, é um dos casos mais fascinantes. Agora, no catálogo de uma biblioteca de Berlim, parece conter algum tipo de código, mas os investigadores não conhecem a sua origem, nem o que significa. Apenas Eva detém a resposta. Mas terá ela a força necessária para revisitar velhas memórias?

     

    Em 1942, Eva é forçada a fugir de Paris quando o pai, um judeu polaco, é levado pelo exército nazi. Encontrando refúgio numa pequena vila da zona livre, Eva começa a falsificar documentos de identidade para crianças judias, que fogem para a Suíça neutra. Mas apagar pessoas tem um preço. Juntamente com Rémy, um misterioso falsificador, Eva percebe que tem de encontrar uma forma de preservar os verdadeiros nomes das crianças, demasiado jovens para se lembrarem da sua verdadeira identidade. Quando Rémy desaparece e a célula da resistência para a qual trabalham é traída, os registos que mantém no seu livro, O Livro dos Nomes Perdidos, tornar-se-ão ainda mais importantes para recordar a verdade.”

     

    https://www.planetadelivros.pt/livro-o-livro-dos-nomes-perdidos/376892

  • “Uma boa rapariga” de Elle Kennedy

    “Mackenzie Cabot é a típica boa rapariga que faz de tudo para agradar a toda a gente. Mas ela não é uma jovem comum. Não sonha com festas e rapazes, mas sim em ver singrar o negócio que iniciou na Internet, só que para isso terá de fazer a vontade aos pais e mudar-se para a pequena cidade de Avalon Bay, para terminar o curso na Universidade Garnet.

     

    Com os planos para a sua vida futura já delineados, nada faria prever que o seu mundo pudesse vir a ser abalado. Mas tudo muda quando conhece Cooper, um rapaz da terra que irá pôr à prova a sua reconhecida capacidade de refrear o seu caráter mais impulsivo.

     

    Só que... também Cooper é apanhado de surpresa pela personalidade de Mac, que em nada se assemelha à dos estudantes universitários ricos e pretensiosos que todos os anos está habituado a ver em Avalon Bay, e os dois tornam-se bons amigos.

     

    O grande problema é que Mac não faz ideia do que levou Cooper a aproximar-se dela…“

     

    https://www.penguinlivros.pt/loja/topseller/livro/uma-boa-rapariga/

  • “Autoimune” de Amy Myers

    “As doenças autoimunes são, quase sempre, de difícil tratamento e, até agora, a medicina convencional não oferece uma perspetiva clara de cura para os pacientes que sofrem de males crónicos e debilitantes. A maioria das vezes, os tratamentos consistem numa conjugação de substâncias tóxicas que não abordam o mal pela raiz.

     

    Mas não tem de ser assim. Existem alternativas terapêuticas que trazem esperança e melhor qualidade de vida. Neste livro, a Dra. Amy Myers, especialista em medicina funcional, apresenta um método de prevenção e tratamento de um amplo espectro de sintomas e problemas de saúde relacionados com processos inflamatórios e doenças autoimunes, incluindo alergias, obesidade, asma, doenças cardiovasculares, síndrome do intestino irritável, tiroidite de Hashimoto, dores de cabeça crónicas e muito mais.”

     

    https://almadoslivros.pt/products/autoimune?_pos=1&_sid=6c3e0da6d&_ss=r

  • “Histórias inacabadas” de Camilo Castelo Branco

    “Por razões várias, Camilo Castelo Branco deixou incompletas seis narrativas de ficção, material este que assim permaneceu durante mais de cem anos. Numa singular homenagem ao autor de Amor de Perdição, outros tantos escritores do nosso tempo aceitaram dar o remate ao que ficara inacabado!

     

    Lídia Jorge

    Um Episódio de Alcácer Quibir

     

    Francisco Duarte Mangas

    Talento e Desgraça

     

    José Viale Moutinho

    Aventuras de um Surdo

     

    Nuno Júdice

    Um Filósofo de Trapeira

     

    Julieta Monginho

    Como Deus Castiga

     

    Mónica Baldaque

    A Via Sacra”

     

    https://www.bertrand.pt/livro/camilo-castelo-branco-historias-inacabadas-francisco-duarte-mangas/28161951