Site Autárquico Loulé

Oferta Educativa Municipal

PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR

  • Melhorar as práticas educativas e as aprendizagens dos alunos
  • Promover um ensino de qualidade para todos
  • Combater o insucesso escolar
  • Criar igualdade/ equidade de oportunidades
  • Aumentar a eficiência da qualidade da escola pública

 

  • Pré-Escolar

    Tema

    Diagnóstico Pré-Escolar – Aptidões Básicas para a Aprendizagem

    Descrição

    Rastreio das Aptidões Básicas para a Aprendizagem Escolar a crianças que frequentam os Jardins de Infância da rede pública de do concelho

    Objetivos

     

    Avaliação da maturidade da criança para o início da escolaridade obrigatória

    Identificação precoce das crianças que necessitam de uma resposta especializada;

    Sinalização/Referenciação das crianças com evidentes fragilidades no desenvolvimento e aptidões básicas para a aprendizagem

    Monitorização das crianças que transitam para o 1º Ciclo que se situam nos intervalos percentílicos de 1 a 39

    Consultoria a Educadores/as e Docentes 1º Ciclo

    Participantes

    Crianças com 5/6 anos de idade da Educação Pré-Escolar

    Local

    Jardins de Infância

     

    Tema

    “Detetive …”

    Descrição

    A atividade consiste em trabalhar a noção de problema, através da apresentação de situações concretas de casos com problemas para resolver, com a finalidade das crianças expressarem as várias hipóteses de solucionar a situação e por fim, chegarem, unanimemente, a uma solução.

    Objetivos

    • Estimular a capacidade de resolução de problemas;
    • Promover a tomada de decisão em grupo

    Participantes

    Crianças da Educação Pré-Escolar

    Local

    Jardins de Infância

     

    Tema

    “Desliga-te”… O impacto do uso das novas tecnologias no desenvolvimento infantil

    Descrição

    Entrega de um flyer/panfleto com Informações Gerais acerca do tema, destinados aos Encarregados de Educação

    Objetivos

     

    • Sensibilizar as crianças, educadores/as e pais/ Encarregados/as de Educação, para os riscos/perigos inerentes à utilização excessiva das novas tecnologias
    • Contribuir para a promoção do desenvolvimento da autorregulação do comportamento online nas crianças
    • Incentivar à promoção de hábitos/estilos de vida mais saudáveis, atendendo ao desenvolvimento global infantil

    Participantes

    Crianças da Educação Pré-Escolar

    Educadores Titulares de Turma

    Encarregados de educação

    Local

    Jardins de Infância

     

    Tema

    Brincando e Aprendendo

    Descrição

    Atividade com Estações de Brincadeira que proporcionam às crianças a oportunidade de acederem a espaços e tempos de brincar, que promovem o seu desenvolvimento e equilíbrio a nível físico, cognitivo, social e emocional.

    Objetivos

     

    • Sensibilizar a comunidade educativa e comunidade em geral sobre a importância do Brincar no desenvolvimento global da criança;
    • Exercer o Direito ao Brincar, artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU - Declaração Universal dos Direitos da Criança

    Participantes

    Crianças, Educadores/as, Pessoal Não Docente, Famílias

    Local

    Parque Municipal de Loulé

     

    Tema

    Tocar o Mundo - Programa de Massagem

    Descrição

    Consiste num instrumento para promover a qualidade de vida das crianças na escola. Permite à criança a oportunidade de experimentar o toque nutritivo, de forma lúdica e segura e oferece aos pais um novo modo de interação com os filhos.

    O programa é dividido em dois aspetos, o primeiro, em que existe a rotina básica de movimentos da massagem, encorajado a integrar no dia-a-dia da sala, envolvendo a equipa da sala. O segundo em que o toque e o movimento são encorajados como um todo, a integrar nas aprendizagens diárias das crianças.

     

     

    Objetivos

     

    • Desenvolver estratégias e ações que enriqueçam o desenvolvimento global da  criança
    • Desenvolver técnicas de contenção, relaxamento, massagem direta e indireta de forma lúdica
    • Envolver equipas pedagógicas e técnicas no processo de realização e práticas da rotina
    • Envolver as famílias na prática do toque nutritivo

    Participantes

    Crianças do Pré-Escolar, Equipas Técnicas e pedagógicas, famílias

    Local

    Jardins de Infância

  • 1º Ciclo

    Tema

    Brincamos?

    Descrição

    Brincadeiras de rua praticadas antigamente

    Objetivos

    • Sensibilizar a comunidade educativa e comunidade em geral sobre a importância do Brincar no desenvolvimento global da criança;
    • Exercer o Direito ao Brincar, artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU - Declaração Universal dos Direitos da Criança

    Participantes

    Crianças do 1º e 2º Ciclo

    Local

    Parque Municipal Loulé

     

    Tema

    Mãos de Barro

    Descrição

    A atividade consiste na realização de uma série de oficinas/workshops de cariz lúdico-expressivo, nas quais as crianças terão a oportunidade de aprender a manipular e a experienciar algumas técnicas de trabalhar o barro, com matérias primas de origem natural, e proporciona uma experiência sensorial.  

    Objetivos

    • Contribuir para o desenvolvimento motor (destreza psicomotora fina, lateralidade, distinguir direita e esquerda) e cognitivo (concentração/atenção);
    • Promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, tais como a capacidade percetiva, de focar a atenção em estímulos relevantes, a capacidade de coordenação visomotora (olho-mão), de memorização da informação captada sensorialmente;
    • Desenvolver a Comunicação /Linguagem verbal, através da promoção de momentos prazerosos de intercâmbio comunicativo entre pares e adultos
    • Proporcionar ferramentas de inovação educativa de acordo com os resultados do diagnóstico Pré-Escolar;

    Participantes

    Alunos 1º e 4º Ano

    Local

    Escolas 1º Ciclo

     

    Tema

    “Destrava a tua Língua”

    Descrição

    Projeto de Promoção da Leitura e Escrita

    Objetivos

    • Promover momentos de encontro entre alunos através da brincadeira com trava-línguas, cantilenas e jogos de roda
    • Promover o desenvolvimento de competências de literacia emergente, tais como:
    • Discriminação auditiva e articulação de palavras
    • Memória auditiva e concentração
    • Consciência fonológica
    • Desenvolvimento do vocabulário

    Participantes

    Alunos 1º ano do 1º Ciclo

    Local

    Escolas 1º Ciclo

     

    Tema

    Tocar o Mundo - Programa de Massagem

    Descrição

    Consiste num instrumento para promover a qualidade de vida das crianças na escola. Permite à criança a oportunidade de experimentar o toque nutritivo, de forma lúdica e segura e oferece aos pais um novo modo de interação com os filhos.

    O programa é dividido em dois aspetos, o primeiro, em que existe a rotina básica de movimentos da massagem, encorajado a integrar no dia-a-dia da sala, envolvendo a equipa da sala. O segundo em que o toque e o movimento são encorajados como um todo, a integrar nas aprendizagens diárias das crianças.

    Objetivos

    • Desenvolver estratégias e ações que enriqueçam o desenvolvimento global da  criança
    • Desenvolver técnicas de contenção, relaxamento, massagem direta e indireta de forma lúdica
    • Envolver equipas pedagógicas e técnicas no processo de realização e práticas da Rotina
    • Envolver as famílias na prática do toque nutritivo

    Participantes

    Alunos 3º e 4º ºano do 1º Ciclo, equipas técnicas e pedagógicas, famílias

    Local

    Escolas 1º Ciclo

     

    Tema

    Concentra-te

    Descrição

    Consiste na prática de exercícios que promovam a capacidade de atenção/concentração, bem como dotar os/as alunos/as e os/as docentes de ferramentas que facilitem essa aptidão.

    Objetivos

    • Promover e estimular a capacidade de atenção/concentração nas crianças de pré-escolar
    • Consultoria com Docentes

    Participantes

    Alunos/as de 1º e/ou 2º anos

    Local

    Escolas de 1º Ciclo

     

    Tema

    “A Caixa da (Des) Igualdade”

    Descrição

    Atividade baseada numa história, onde é feito uma pequena abordagem ao tema para elucidar as crianças sobre a temática igualdade de género

    Objetivos

     

    ·         Sensibilização para as questões da igualdade de género

    Participantes

    Alunos/as de 3º Ano

    Local

    Escolas de 1º Ciclo

     

    Tema

    Elogia +

    Descrição

    Dinamização de variadas atividades que abordam a temática da empatia e relacionamento interpessoal. Comtempla ainda a entrega de um flyer para os encarregados de educação.

    Objetivos

    • Estimular estratégias adequadas para construir um bom ambiente em contexto de sala de aula;
    • Desenvolver o autoconhecimento e a conexão com os outros;
    • Promove a construção/manutenção de relações sociais;
    • Fomentar uma cultura de respeito.

    Participantes

    Alunos/as de 4º Ano

    Professores Titulares de Turma;

    Encarregados de educação.

    Local

    Escolas de 1º Ciclo

     

    Tema

    Um salto para o 5º ano

    Descrição

    Peddy Paper

    Objetivos

    • Integração dos alunos no 5º ano

    Participantes

    Alunos/as dos 4º anos

    Local

    Escolas 1º Ciclo

     

    Tema

    Yoga/Meditação

    Descrição

    Prática da Yoga inserido em contexto escolar. Sendo o meio social privilegiado, pretende-se com esta atividade, educar para as competências pessoais relacionais/sensoriais

    A criança adquire a confiança e a segurança que lhe permite abrir-se a contactos com o meio envolvente, a capacidade de explicar as suas necessidades, bem como a de satisfazer as necessidades dos outros, construindo relações estáveis, sendo este o mecanismo responsável pelo desenvolvimento sócio emocional, consciência corporal e espacial.

    Objetivos

    • Desenvolver a capacidade de relacionamento inter-pessoal, desenvolvimento psicomotor e emocional, sendo uma experiência única que promove o seu desenvolvimento global e a capacidade de concentração e autocontrole.

    Participantes

    Alunos/as de 3º Ano

    Local

    Escolas de 1º Ciclo

     

    Tema

    5 ao Dia

    Descrição

    Programa de responsabilidade social de Promoção para a Educação e Saúde. O Programa 5 ao Dia foi criado pela para dar resposta à necessidade crescente da educação cívica consciente das crianças para uma alimentação variada e saudável. As sessões do Programa 5 ao Dia, cujos conteúdos são homologados por um Conselho Científico, envolvem diversas atividades que de uma forma lúdica e com conteúdos adaptados para cada faixa etária, sensibilizam par a importância de uma alimentação saudável.

    Objetivos

    • Promoção de uma alimentação saudável das crianças e jovens
    • Sensibilização de todos os intervenientes para a importância de adotarem hábitos alimentares saudáveis nomeadamente através do consumo diário de, pelo menos, 5 porções de frutas e hortícolas

    Participantes

    Alunos 1º Ciclo

    Local

    Escolas 1º Ciclo

  • 2º, 3º Ciclos e Secundário

    Tema

    Brincamos?

    Descrição

    Brincadeiras de rua praticadas antigamente

    Objetivos

    • Sensibilizar a comunidade educativa e comunidade em geral sobre a importância do Brincar no desenvolvimento global da criança;
    • Exercer o Direito ao Brincar, artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU - Declaração Universal dos Direitos da Criança

    Participantes

    Crianças do 1º e 2º Ciclo

    Local

    Parque Municipal Loulé

     

    Tema

    5 ao Dia

    Descrição

    Programa de responsabilidade social de Promoção para a Educação e Saúde. O Programa 5 ao Dia foi criado pela para dar resposta à necessidade crescente da educação cívica consciente das crianças para uma alimentação variada e saudável. As sessões do Programa 5 ao Dia, cujos conteúdos são homologados por um Conselho Científico, envolvem diversas atividades que de uma forma lúdica e com conteúdos adaptados para cada faixa etária, sensibilizam par a importância de uma alimentação saudável.

    Objetivos

    • Promoção de uma alimentação saudável das crianças e jovens
    • Sensibilização de todos os intervenientes para a importância de adotarem hábitos alimentares saudáveis nomeadamente através do consumo diário de, pelo menos, 5 porções de frutas e hortícolas

    Participantes

    Alunos 2º Ciclo

    Local

    Escolas 1º Ciclo

     

    Projeto

    Projeto Municipal de Promoção da Saúde Mental Juvenil do Concelho de Loulé

    Designação

    Serviço de Apoio Psicológico à Juventude (SAPJ)

    Descrição

    Serviço de Apoio Psicológico à Juventude (SAPJ) - Serviço de atendimento e apoio na área da Psicologia clínica, dirigido a crianças/jovens das escolas do concelho, ou seja alunos entre o 6º ano e o 12º ano de escolaridade, que funcionará fora do contexto escolar, com o objetivo de apoiar as necessidades relativas às problemáticas de saúde mental identificadas em meio escolar e, para as quais os recursos do SNS, não dispõem de capacidade de resposta.

    Objetivos

    O objetivo principal do SAPJ, é dar resposta às necessidades sentidas pela comunidade escolar do concelho de Loulé, reforçando a comunidade, com uma equipa de Psicólogos/as Clínicos/as que possam colmatar e proporcionar uma resposta adequada às situações/problemáticas identificadas.

    Destinatários

    Alunos entre o 6º ano e o 12º ano de escolaridade no ensino público, nas escolas do concelho de Loulé

    Local de Atendimento

    Freguesia de S. Clemente, S. Sebastião, Almancil e Quarteira

     

    Tema

    Ser Social; Comunicar e Ser Social; Opções e Escolhas; Dinheiro; Jack Petchey Speak Out Challenge; Igualdade de Género

    Descrição

    Trabalhar com os jovens um conjunto de competências que os apoie no seu percurso escolar e/ou no acesso ao mundo do trabalho

    Objetivos

    • Contribuir para a formação de jovens conscientes da realidade, das diferentes opções relativas às escolhas que terão de fazer no seu percurso pessoal, académico e profissional de forma a que venham a encarar o futuro numa perspetiva positiva rumo ao sucesso

    Participantes

    Alunos do 2º e 3º Ciclo

    Local

    Escola 2º e 3º Ciclo

     

    Tema

    Educação para o Empreendedorismo

    Descrição

    Programa com domínios de ensino relacionados com o empreendedorismo e com a constituição de empresas. Atividades destinadas a incentivar o empreendedorismo jovem, numa abordagem evolutiva, ou seja, um programa que acompanhe os alunos do 10º ao 12º anos

    Objetivos

    • Desenvolver iniciativas de despertar o espírito empreendedor nos jovens do concelho, ligando-os também aos recursos e economia local.

    Participantes

    Alunos do 10º, 11º, 12º anos do Ensino Profissional

    Local

    Escolas Secundárias; Escola Profissional

     

    Tema

    Somos (P)arte

    Descrição

    Programa que promove vários espetáculos nas diferentes áreas artísticas dirigido ao público escolar dos diferentes níveis de ensino, em articulação com a Divisão de Eventos e Cineteatro.

    Objetivos

    • Proporcionar/diversificar as ofertas culturais e proporcionar à comunidade educativa novas e enriquecedoras experiências
    • Combater a desigualdade de oportunidades educativas

    Participantes

    Alunos do Pré-Escolar; 1º ao 3º ciclo do Ensino Básico; Ensino Secundário

     

     

    Ciclos Temáticos

    Ações de Sensibilização Temáticas

    Tema

    PREVENÇÃO DE COMPORTAMENTOS DE RISCO

    Objetivos

    • Consciencialização para a importância da adoção de comportamentos saudáveis nas relações de namoro;
    • Identificar fatores de risco e de proteção numa relação de namoro

    Participantes

    Alunos do 10º, 11º, 12º anos do Ensino Secundário

    Local

    Escolas Secundárias; Escola Profissional

     

    CAPACITAR e INOVAR

    Ações Temáticas

    Objetivos

    • Promover a capacitação, cooperação e inovação para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas nas escolas junto da comunidade educativa
    • Promover um ambiente de trabalho saudável, assim como uma relação de confiança entre todos os elementos da comunidade educativa

    Destinatários

    Docentes

    Pessoal Não Docente

    Técnicos Especializados

    Famílias/Encarregados de Educação