Agraciado com a Medalha Municipal de Mérito Grau Prata
Em 31 de Outubro de 1985 foi oficialmente criado, por escritura pública, o CLUBE AUTOMÓVEL DE LOULÉ. Preenchia-se assim um vazio sentido no Algarve, onde apenas, uma vez por ano, o Rallye do Algarve preenchia a animação desportiva no mundo do desporto automóvel, então organizado pelo Racal Clube de Silves.
Em 1986, em pleno “boom” do Todo o Terreno em Portugal, o Clube
Automóvel de Loulé organiza um passeio entre Sagres e Alcoutim/Vila Real de Santo António, que deixaria marcas nos muitos participantes que disseram sim à proposta do C.A.L. Por força da regulamentação, o TRANSALGARVE, como era denominado o Passeio, passou para competição. Prova inaugural dos Campeonatos, tem o seu lugar “cativo” no calendário desportivo nacional, constituindo um importante cartaz promocional do Algarve.
No dia 11 de Agosto de 1986, o Clube Automóvel de Loulé conquistou o título de “Organizador de Provas Desportivas de Automobilismo”, sendo admitido como membro filiado do Automóvel Club de Portugal, à altura Autoridade Desportiva Nacional, com o Nº74.
O ano de 1987 marca assim o início da actividade desportiva federada do C.A.L., desta feita com a organização do 1º Autocross do Algarve. É construída a Pista Permanente da Lagoa de Momprolé, tendo aí sido disputadas provas dessa modalidade até 1992, sempre pontuáveis para o Campeonato Nacional de Autocross.
Em 1993 o Automóvel Clube de Portugal convidou o Clube Automóvel
de Loulé para organizar o Rallye do Algarve, em virtude do desinteresse do Racal Clube de Silves, na sua organização. Por força da não organização desta prova em 1992, o mesmo deixou de pontuar para o Campeonato. Trazer o Rallye do Algarve de novo ao Campeonato Nacional foi um dos os objectivos do C.A.L. na época.
A partir de 1994 o Clube Automóvel de Loulé entrou igualmente no
mundo das duas rodas. O TRANSALGARVE passou a contar para o Campeonato Nacional de TT. Em 1996 o Clube passou a organizar provas de Supercross para o respectivo Campeonato Nacional.
Em 1996 reeditámos a organização do Passeio para o Todo o Terreno
no Algarve, para comemorarmos o 10º aniversário do TRANSALGARVE. Em plena época de apogeu do todo o terreno turístico, o Clube lançou aos muitos adeptos do 4X4 um outro desafio denominado “Rota dos Mouros”, realizado durante três anos em Espanha e posteriormente em Marrocos. Por sugestão de vários responsáveis políticos, autarcas e empresários da Região, considerando a abrangência das organizações do Clube e por aprovação dos seus associados, através da sua Assembleia Geral, em 12 de Novembro de 1996 o Clube passou a denominar-se CLUBE AUTOMÓVEL DO ALGARVE.