O concelho de Loulé devido à sua situação geográfica possui grandes potencialidades para o aproveitamento das energias renováveis, como é o caso da energia solar, pois possui um elevado número de dias com incidência solar.
Deste modo, a Agência Regional de Energia do Algarve, no âmbito do projeto ENERSUR, elaborou o Mapeamento Eólico, Solar e de Biomassa da Região do Algarve, o que permitiu quantificar os recursos energéticos endógenos do Concelho (solar, eólica e biomassa), nomeadamente em termos da sua distribuição espacial e caraterização quantitativa, para assim, avaliar a viabilidade técnico-económica do aproveitamento destes recursos.
Sabia que…?
- As energias não renováveis provocam impactes negativos sobre o Ambiente, tais como: o efeito estufa, as alterações climáticas, as chuvas ácidas, a produção de materiais radioativos e redução dos recursos não renováveis?
- No concelho de Loulé, as energias renováveis têm sido aproveitadas ao longo dos tempos por parte da população, como por exemplo, através dos moinhos de vento e dos moinhos de água?