O Concelho de Loulé possui cerca de 51,3% da sua superfície classificada como área protegida, englobando uma grande diversidade de habitats, propícios à ocorrência de muitas espécies de avifauna, fazendo deste território um dos mais interessantes para a prática de birdwatching no Algarve.
As diferentes paisagens que constituem o Concelho de Loulé permitem dividir o território em 3 tipos de habitats distintos, cada um com a sua relevância ornitológica: o litoral (zonas húmidas, lagoas costeiras e dunas), barrocal (matos e escarpas) e serra (floresta e ribeiras).
No Concelho de Loulé são assim vários os locais propícios à observação de aves, pelo que a autarquia, em forte colaboração com a Associação Almargem, desenvolveu e editou o Guia “Observar Aves no Concelho de Loulé - Roteiro Ornitológico”, um documento através do qual se pretende contribuir para a divulgação dos valores ornitológicos do Concelho de Loulé. O Roteiro é resultado de dados recolhidos ao longo de vários anos, durante vários censos de aves, muitas saídas de campo, bem como saídas de reconhecimento de terreno.