Agraciado com a Medalha Municipal de Mérito Grau Ouro
José Mendes Bota
Deputado à Assembleia da República
José Mendes Bota nasceu em Loulé, a 4 de agosto de 1955, no seio de uma conhecida família de comerciantes de frutos secos, ali tendo passado a infância e a adolescência. Fez os estudos secundários no Liceu Nacional de Faro, e cedo rumou para Lisboa, onde concluiu a licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. O seu caminho na juventude ficou marcado por múltiplas prestações e atividades nos domínios do escutismo, da música, do teatro, da poesia, da rádio, do jornalismo e, especialmente, do desporto, onde foi atleta e dirigente em modalidades como o atletismo, o andebol e o ciclismo, no qual se destacou como presidente da Associação de Ciclismo do Algarve durante vários anos.
Iniciada a sua carreira profissional, cedo foi "desviado" para a atividade política, em 1979, dando início a um percurso ascendente e duradouro até aos dias de hoje, e que só conheceu uma interrupção entre 1999 e 2004, período em que se dedicou exclusivamente à atividade privada e empresarial nos domínios da banca e do turismo.
A sua "escola" política começou pela Autarquia de Loulé, na qual exerceu mais de catorze anos em diferentes cargos, desde vereador, vice-presidente da Câmara, presidente da Câmara e presidente da Assembleia Municipal, numa experiência marcante pela inovação e pelo empenho com que procurou desbravar os caminhos do desenvolvimento e da infraestruturação de um município onde, no início do seu primeiro mandato, faltava a eletricidade, o saneamento básico, a rede viária, a habitação e uma rede de equipamentos culturais e desportivos para a esmagadora maioria dos louletanos.
A marca da sua dinâmica, nesses anos de grande carência financeira, e que guindou Loulé à condição de município de referência, ainda hoje se faz sentir na obra física que deixou e na memória de muitos dos seus habitantes. Foi um dos fundadores da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em 1984, onde desempenhou o cargo de vice-presidente da Assembleia Geral e do Congresso até 1989.
Mendes Bota é o parlamentar algarvio com mais tempo de atividade (22 anos) no regime democrático do 25 de Abril, servindo a causa pública em oito Legislaturas na Assembleia da República (1985-1999 e desde 2005 até à atualidade), com duas passagens pelo Parlamento Europeu (1989-1994 e 1998-1999).
É, desde 2011, o presidente da Comissão Parlamentar para a Ética, a Cidadania e a Comunicação da Assembleia da República e o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Polónia, desde 2010. Foi, entre 2005 e 2009, o presidente da Subcomissão Parlamentar de Turismo.
Aquando da sua passagem pelo Parlamento Europeu, foi presidente do Intergrupo de Turismo, e vice-presidente da Assembleia Paritária ACP-CE, que congregava parlamentares de oitenta e um Estados da Europa, África, Caraíbas e Pacífico.
Regionalista convicto, desde sempre fez repercutir em todos os mandatos públicos que exerceu até hoje uma defesa intransigente dos interesses do Algarve. Fundou, em 2007, o Movimento Cívico "Regiões, Sim!", que pugna pela regionalização administrativa. Homem de causas, Mendes Bota destacou-se pela sua oposição à exploração petrolífera do Algarve.
Iniciou, em 1988, a sua participação como membro da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, sediada em Estrasburgo, onde mantém uma intensa atividade, na qual se destaca a presidência da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens sendo, desde 2012, o Relator Geral sobre a Violência Contra as Mulheres e o Coordenador da Rede Parlamentar "Mulheres Livres de Violência".
Foi o coordenador da campanha da Assembleia da República contra a Violência Doméstica (2006-2008), realizada em Portugal, no quadro da iniciativa lançada pelo Conselho da Europa.
Assume um particular destaque o seu contributo para a redação e a aprovação da Convenção para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica (Convenção de Istambul), cuja ratificação e entrada em vigor constituem atualmente o seu principal objetivo político.
Produziu inúmeros relatórios de referência nos domínios da Igualdade de Género, do "Lobbying" ou do Turismo Sustentável, encontrando-se, presentemente, a elaborar um relatório sobre o Tráfico de Seres Humanos e a Exploração Sexual.
O seu exemplo de um homem que luta pelos direitos humanos das mulheres é internacionalmente apreciado, sendo frequentemente convidado para participar em conferências, como orador, sobre igualdade e violência de género, em muitos países e instituições de todos os continentes
Todo o seu percurso político foi feito em representação do Partido Social Democrata (PSD), do qual foi vice-presidente, vogal da Comissão Política Nacional e membro do Conselho Nacional, durante vinte e um anos, no somatório dos diferentes cargos, tendo sido vice-presidente do Grupo Parlamentar durante três anos.
A nível regional do PSD/Algarve, foi presidente da Comissão Política Distrital durante catorze anos (eleito oito vezes), e presidente da Assembleia Distrital durante quatro anos. A nível local do PSD/Loulé, foi presidente da Comissão Política de Secção (1981-1985), e presidente da Assembleia de Secção (1992-1998).
Publicou 16 livros, nos campos da poesia e da política, editou 3 obras discográficas, e produziu 13 programas televisivos para a série "Jamboree". Editou, também, a Coleção "Cadernos PoesiAlgarve", divulgando obras de poetas algarvios como Fátima Murta, Manuel Neto dos Santos e Fernando Cabrita.
Mendes Bota foi distinguido, em 1965, com o Prémio "Prof. Cabrita da Silva", outorgado pela Câmara Municipal de Loulé ao melhor estudante do concelho, no ensino primário, durante o ano letivo de 1964-1965. Foi-lhe atribuída a qualidade de Sócio de Mérito do Sporting Clube Farense (1989) e de Membro Honorário da Associação de Beneficência Algarvia de Newark, nos Estados Unidos (1992). Em 1992, foi o vencedor do Prémio "Mensagem para a Europa", atribuído pelo "Brupark" de Bruxelas, à melhor mensagem europeia, por escolha de jornalistas portugueses, entre os eurodeputados de Portugal. Em 1999, foi-lhe atribuída a Medalha de Honra do Grupo do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu, em reconhecimento da ação ao serviço da integração europeia, na qualidade de deputado europeu. Em 2011, foi distinguido com a medalha da Assembleia Interparlamentar Europeia de Segurança e Defesa da União da Europa Ocidental.
Nos domínios da cidadania e da participação cívica, destaca-se: Membro e cofundador do Agrupamento de Loulé do Corpo Nacional de Escutas (1968-1973); Vice-presidente da Direção do Louletano Desportos Clube (1976-1977); Presidente da Direção da Associação de Ciclismo do Algarve (1979-1984); Cofundador e presidente da Direção do Núcleo Sportinguista de Loulé (1993-1995), e presidente da respetiva Assembleia Geral (1996-1998); Vogal do Conselho de Administração da Fundação António Aleixo (1996-1998); Vice-Presidente da Comissão Executiva da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (2001-2004); Presidente da Assembleia Geral da associação "Algarve Golfe" (2001-2004); Vice-Presidente da Direção do Círculo Teixeira Gomes (2005-2006); Presidente da Assembleia Geral da Associação Empresarial de Almancil (2001-2004 e 2008-2011); Presidente da Direção do Movimento Cívico "Regiões, Sim!" (desde 2007); Presidente da Assembleia Geral da Associação da Serra do Caldeirão (desde 2007).
Corrida, marcha atlética, leitura, escrita, canto, gastronomia, desfrutar da Natureza, práticas solidárias, colecionismo e cultivo de amizades, fazem parte dos seus interesses atuais.