Site Autárquico Loulé

um olhar retrospectivo

musica antiga

Encontros de Música Antiga de Loulé Francisco Rosado

“Uma herança com futuro”

 

Os Encontros de Música Antiga de Loulé nasceram em 1999, pelas mãos do professor Francisco Rosado, que desenvolveu e dinamizou este evento, cujo principal objetivo é levar às igrejas do concelho grupos e solistas especializados na música entre a Idade Média e o início do período clássico. Ao longo de 17 edições, Francisco Rosado trouxe ao panorama musical algarvio uma enorme diversidade de agrupamentos especializados em Música Antiga e preocupados com interpretações historicamente informadas, tanto a nível da música vocal como da instrumental. Paralelamente aos concertos, os Encontros de Música Antiga de Loulé têm integrado também uma componente pedagógica, que, através de workshops, masterclasses e seminários temáticos, permitem ao público aprender mais sobre este género musical.

A existência de um equilíbrio entre aquilo que se faz a nível nacional e além-fronteiras tem sido uma preocupação constante. Por Loulé têm passado alguns dos mais destacados valores nacionais, evidenciando-se as presenças de Concerto Atlântico, Ensemble Barroco do Chiado, Flores de Música, IL Dolcimelo, Banchetto Musicale, Segréis de Lisboa, Concerto Campestre, Ludovice Ensemble, La Caccia, Officium, Divino Sospiro, A Imagem da Melancolia, Vozes Alfonsinas, Udite Amanti, Quarteto Arabesco, Miguel Serdoura, La Nave Va, Mediae Vox Ensemble, Officina da Musica e L'Universo Sommerso; e também alguns grupos estrangeiros de prestígio internacional oriundos de diversos países europeus, tais como os consorts de flautas Brisk Recorder Quartet Amsterdam, Flanders Recorder Quartet, Flautando Köln, Amsterdam Loeki Stardust Quartet, The Royal Wind Music e também os brasileiros Quinta Essentia, bem como grandes nomes solistas da música antiga como Jordi Saval, Jill Feldman, Kees Boeke, Pamela Thorby, Hopkinson Smith, Dorothee Oberlinger, Maria Christina Kiehr e Bart Coen.

No que diz respeito às atividades pedagógicas destacam-se as masterclasses de flauta de bisel e consort de flautas com Bert Honig, Kerstin de Witt, Paul Lenhouts, Karel van Steenhoven, Bart Spanhove, Pamela Thorby, Dorothee Oberlinger, Bart Coen e Renata Pereira. São de realçar também as masterclasses de canto com Guillemette Laurens e Maria Christina Kiehr, de ornamentação renascentista com o cornetista William Dongois, e ornamentação barroca com Pedro Sousa Silva. Houve também palestras sobre o alaúde, a viola da gamba, os instrumentos de sopro do Renascimento e uma palestra proferida por Rui Vieira Nery intitulada A Voz e o Alaúde no Renascimento. Quanto aos workshops, cabe destacar o de construção de flautas com Monika Musch, o de dança renascentista com Catarina Costa e Silva e o workshop de manutenção de flautas com Julie Dean.

Esta herança deixada pelo professor Francisco Rosado, falecido em 2015, segue a mesma orientação em 2016 e no futuro, baseando-se na performance historicamente informada e com instrumentos da época. O ciclo, agora intitulado Encontro de Música Antiga de Loulé Francisco Rosado, constitui um dos raros exemplos de iniciativa cultural nacional exclusivamente dedicada à música da Idade Média aos finais do século XVIII. Tem tido uma atividade ininterrupta desde 1999 até aos nossos dias e tem-se afirmado como um dos eventos de relevo promovidos pela Câmara Municipal de Loulé. 

 

Ana Figueiras,

Novembro 2016