Quarteira EcoLab apresentado com presença de ministro do Ambiente

22 de agosto 2017

Laboratório Vivo para a Descarbonização no Concelho de Loulé

Foi apresentado esta segunda-feira, no Centro Autárquico de Quarteira, o projeto da Câmara Municipal de Loulé para a implementação de um Laboratório Vivo para a Descarbonização no âmbito da candidatura ao Fundo Ambiental – Quarteira EcoLab, numa sessão que contou com a presença do Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes.

O Ministério do Ambiente desafiou os municípios portugueses a planearem, desenvolveram e implementarem Laboratórios Vivos para a Descarbonização, iniciativa que se traduz numa abordagem de incentivo à criação de espaços de promoção do desenvolvimento de tecnologias inovadoras de baixo impacte ambiental e cujo projeto pretende fomentar a descarbonização das cidades através de soluções tecnológicas que aumentem a eficácia e reduzam o consumo de energia, contribuindo para criar cidades inovadoras, sustentáveis e inclusivas, que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.

Neste âmbito, e decorrente da sua Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC de Loulé), o Município de Loulé apresentou uma candidatura ao programa Laboratórios Vivos para a Descarbonização do Fundo Ambiental, tendo como território pensado para o efeito a cidade de Quarteira. Como explicou o presidente da Autarquia, Vítor Aleixo, numa parte da malha urbana de Quarteira serão aplicados critérios à luz das preocupações ambientais e que serão testados neste “laboratório vivo”.

Mobilidade, Ambiente, Economia Circular, Energia e Edifícios são as áreas temáticas de intervenção. De entre as ações propostas, é intenção da Autarquia criar uma ciclovia e estruturas de apoios à mobilidade suave, bem como implementar soluções para a mobilidade pedonal. A criação de passeios artísticos e sensoriais, a reabilitação da rede pública de iluminação, a disponibilização aos cidadãos do acesso a energia proveniente de fontes de energia renovável, a criação de um sistema inteligente de gestão do tráfego, o desenvolvimento da Plataforma EcoLab (aplicação móvel), o desenvolvimento de ações de promoção da alteração de comportamentos de consumo, a criação de um sistema de rega inteligente e energeticamente autossuficiente ou a iniciativa avenida mais verde são algumas das ações propostas a aplicar em Quarteira.

Nesta fase preliminar do programa - Concurso de Ideias -, Loulé foi um dos 12 municípios escolhidos para desenvolverem o plano de implementação do seu Laboratório Vivo para a Descarbonização, posicionando-se num “honroso” oitavo lugar e sendo-lhe atribuído 80 mil euros.

O desenvolvimento do Plano de Implementação decorrerá até meados deste ano, seguindo-se o período de avaliação e aprovação de 6 a 10 projetos para a segunda fase de financiamento para o qual o Governo irá dotar uma verba de 4 milhões de euros. A partir do próximo ano será a fase de concretização dos projetos.

O Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, considerou os três vértices das opções políticas do Ministério que tutela e que bem presentes na Estratégia Municipal de Loulé para Adaptação às Alterações Climáticas: valorização do território, descarbonização (redução das emissões com efeitos de estufa) e promoção de uma economia circular.

Empenhado na defesa ambiental e na sustentabilidade do futuro do Planeta, Vítor Aleixo sublinhou o facto desta ser uma “matéria global mas para a qual nem todos os municípios estão ainda sensibilizados”. “ Estamos conscientes das principais metas da Cimeira de Paris. A nossa vida vai mudar em muitos domínios e vamos ser todos chamados a cumprir, de forma responsável e consciente, sob pena do Planeta – a nossa “Casa Comum” – não ficar habitável para os nossos filhos e netos”, afirmou perentoriamente o autarca.