Loulé: Operação Montanha Verde e Rota pela Floresta contaram com 300 voluntários, 5 mil árvores plantadas e participação em telenovela

11 de novembro 2017

Durante o dia de ontem, 9 de novembro, o Município de Loulé realizou uma ação de plantação de 5000 árvores, na Lagoa de Monprolé, abraçando duas importantes iniciativas, que casaram na perfeição: a 2ª edição da Operação Montanha Verde 2017 promovida pelo Zoomarine e a Rota pela Floresta da Associação Bandeira Azul (ABAE), que reuniram praticamente 300 voluntários. Este constituiu um importante contributo para ajudar a reflorestar Portugal e a recuperar uma área de 5,3ha, propriedade da Autarquia, atualmente desaproveitada.

A iniciativa Operação Montanha Verde, para além do Concelho de Loulé, teve ainda lugar em Silves, totalizando a plantação de 10000 árvores na região do Algarve, o que ajudou a restituir parte do que foi perdido ao nível nacional pelos incêndios florestais e a contribuir para a mitigação dos efeitos nefastos das alterações climáticas, dando, deste modo, um contributo em prol da defesa da biodiversidade ao agir pela proteção dos ecossistemas, com particular enfoque na promoção da floresta portuguesa.

As ações integraram-se ainda no projeto “Do CO2 ao O2”, tendo sido convidadas a participar na iniciativa as Eco-Escolas do Concelho. De forma a incentivar todos os participantes para uma mobilidade mais segura e sustentável, os alunos deslocaram-se de bicicleta e/ou de transporte coletivo de passageiros, da escola até ao local onde foi dinamizada a ação de plantação de espécies arbóreas e arbustivas. O percurso foi guiado por técnicos da Autarquia e acompanhado pelas autoridades.

Para além da Autarquia de Loulé, do Zoomarine e da ABAE, estas iniciativas tiveram a relevante colaboração de diversas entidades, entre elas, a Universidade do Algarve, a Agência Portuguesa do Ambiente, a Guarda Nacional Republicana, a Algar SA., a TerraCrua, a Infralobo E.M., os diversos agrupamentos de escolas e Eco-Escolas do Concelho de Loulé e uma turma de uma escola de Olhão, entre muitas outras.

Destaque ainda para a participação nesta ação dos atores Bárbara Norton de Matos e António Pedro Cerdeira. As personagens de Mónica Marques, diretora do Zoomarine, e Henrique Ribeiro, médico veterinário neste parque, da telenovela “Paixão”, rodada no Algarve e em exibição na SIC, deram também o seu contributo a esta plantação.

Para a organização, com este gesto criou-se um novo e importante “núcleo de absorção de CO2 e produção de O2” no Concelho de Loulé.