António Costa participou no "Abraço Verde" no Parque Municipal de Loulé com 3 mil crianças

António Costa participou no 'Abraço Verde' no Parque Municipal de Loulé com 3 mil crianças

01 de junho 2018

O Primeiro-Ministro António Costa e Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, juntaram-se esta manhã a cerca de 3 mil alunos das escolas do Concelho de Loulé, no Parque Municipal da cidade, para participarem na iniciativa “Um Abraço Verde”. Sob a temática do Ambiente e numa clara aposta na sensibilização para a defesa da Floresta, esta ação de âmbito nacional visou assinalar o Dia Mundial da Criança de uma forma diferente, despertando consciências, com o forte envolvimento da comunidade educativa.

O responsável governamental, acompanhado pelo presidente da Autarquia, Vítor Aleixo, e por uma comitiva alargada, cumprimentou as crianças – vestidas com uma camisola verde – que, no meio de muita alegria e de muitas brincadeiras, aqui vieram para participar em atividades lúdico-pedagógicas direcionadas para a preservação do meio ambiente.

Mas o momento alto da manhã foi mesmo o abraço coletivo a uma árvore, com António Costa ao lado das crianças a participar num gesto simbólico de celebração da vida e que pretendeu mostrar a importância da Floresta para todos nós, um património comum que importa cuidar e preservar.

Não foi só em Loulé que esta iniciativa decorreu: de Norte a Sul do País, dezenas de milhares de alunos de cerca de 500 estabelecimentos escolares do pré-escolar e 1º e 2º Ciclos aceitaram o repto lançado pelo Ministério da Educação e celebraram este momento com muito entusiasmo e um espírito ecológico.

Numa altura em que o País está expectante relativamente ao período mais sensível em termos de incêndios florestais, António Costa sublinhou o empenho e “mobilização de todos para assegurar que a Floresta é um bem que temos”. Para o Primeiro-Ministro, a preocupação ambiental é uma matéria transversal a todas as idades: “Desde a infância todos nós sabemos que as árvores são nossas amigas, mas essa preocupação passa, na idade adulta, por procurarmos ter a Floresta mais limpa, termos todos um comportamento que evite a existência de ignições e, depois, a capacidade de responder quando há os incêndios”, considerou o líder governamental.

Vítor Aleixo, por seu turno, enalteceu esta ação “pelo número de crianças participantes, envolvimento dos professores e funcionários das escolas, a cor, o movimento e as muitas atividades aqui realizadas”.

O autarca destacou a importância do trabalho realizado junto da comunidade escolar ao nível da “pedagogia e sensibilização para os valores da sustentabilidade ambiental”, referindo ainda que esta é apenas uma das várias medidas integradas na forte aposta do Município ao nível da Adaptação às Alterações Climáticas. “ Nada melhor do que colocar o foco desta política de despertar consciências do que escolher as crianças como público-alvo. Esta é uma política que está alinhada com o que vai acontecendo em todo o mundo, temos responsabilidades para com as novas gerações e para com o nosso Planeta que tem limites físicos”, considerou ainda o presidente da Câmara Municipal de Loulé neste dia pintado em tons de verde em Loulé.