Autarquia de Loulé prepara Programa de Animação de Natal 2019

05 de novembro 2019

Este ano a Câmara Municipal de Loulé volta a apostar num programa de animação de Natal diversificado que pretende levar o espírito desta quadra às localidades, promovendo o comércio tradicional e atraindo visitantes. Uma das novidades vai ser a criação de uma “Praça Natal” em Quarteira, criando um novo polo de animação a par da cidade de Loulé.

A chegada do Pai Natal volta a marcar o arranque deste programa. Em Loulé, o “velhinho das barbas brancas” vai chegar no dia 30 de novembro, pelas 15h00, acompanhado por uma “Parada dos Sonhos” com os elementos das associações e clubes desportivos. O meio de transporte utilizado pelo Pai Natal vai ser a grande surpresa neste momento em que mas as muitas crianças que o irão esperar terão também a oportunidade de receber uma prenda entregue pelo próprio. Já ao final do dia, a iluminação de Natal, que este ano é uma das apostas da Autarquia em termos de criatividade artística, será inaugurada. Refira-se que todas as freguesias do concelho terão um apontamento decorativo alusivo ao Natal pois a ideia é levar o espírito natalício a todo o território, do litoral à serra.

A 1 de dezembro, Quarteira (Praça do Mar, 11h00) e Almancil (Jardim das Comunidades, 15h30) também serão palco da chegada do Pai Natal, com o apoio das juntas de freguesia locais. Em Quarteira junta-se, neste dia, outro momento muito especial: a inauguração da “Praça Natal”. Este ano, a Câmara de Loulé, com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira, decidiu criar, na Praça do Mar, mais um ponto de atratividade durante a época natalícia, onde não faltarão personagens que fazem parte do imaginário infantil como os duendes que ajudam o Pai Natal na construção dos brinquedos. Um carrossel, um insuflável, casinhas típicas de madeira, com espaços como a oficina do Natal ou bancas com iguarias desta quadra são alguns espaços que irão recriar esta “Praça Natal”.

Já na Rua Vasco da Gama, o coração da atividade comercial desta cidade, a Junta de Freguesia, com o apoio da Autarquia, promove, de 14 a 24 de dezembro, das 11h00 às 18h00, a atividade “Rua de Natal”. Pretende-se, deste modo, incutir uma maior dinâmica no comércio quarteirense nesta época natalícia.

O dia 6 de dezembro é outra das datas especiais deste programa de animação uma vez que será o momento em que a “Aldeia dos Sonhos”, em Loulé, aquela que é já uma das principais aldeias de Natal do sul de Portugal, abre as portas.

O dia inaugural volta a contar com o desfile das crianças dos estabelecimentos de ensino do concelho que terão a oportunidade de ver, em primeira mão, o que há de novo nesta aldeia. A Cerca do Convento, a Alcaidaria do Castelo, o Largo D. Afonso III e o Largo de S. Francisco vão acolher as várias áreas da “Aldeia dos Sonhos” que estará aberta ao público até ao dia 29 de dezembro, com diversas atividades previstas.

E porque o Natal é (sobretudo) das crianças, à semelhança dos anos anteriores, a Câmara de Loulé irá apresentar também um espetáculo de Natal dirigido aos mais novos. Este ano, com a chancela do canal Panda, “Era uma vez… Panda e os Caricas” vai estar no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, dia 7 de dezembro, em duas sessões: às 11h00 e às 15h00. Os bilhetes já estão à venda na ticketline.

O encerramento deste programa acontece na tarde de 6 de janeiro, junto ao Monumento Engº Duarte Pacheco, com o tradicional “Bolo-Rei Gigante” que irá deliciar todos os que por aqui passarem para reviver uma das tradições ligadas a esta quadra.

“O Natal constitui um momento muito importante para o nosso concelho, não só por tratar-se do um ponto alto em termos de dinamização económica, em especial no que toca ao comércio, na designada época baixa do turismo, mas também pela vivência do espírito festivo, de paz e fraternidade que temos o dever de promover junto dos nossos concidadãos. É por isso que, ano após ano, apostamos num programa de animação diferenciador que tem sido reconhecido por todos aqueles que aqui vivem e que nos visitam”, consideram os responsáveis municipais.